Em terreno argiloso

A situação do Fluminense no Brasileiro não é mais sequer razoável.

O time não vence há cinco partidas e estagnou sua pontuação no campeonato.

Como consequência, uma inevitável queda livre na tabela, em que já aparece em 15º.

Como há 13 times embolados na parte de baixo, matemáticos garantem que nem 46 pontos serão suficientes para permanecer na elite.

Certeza mesmo só poderá ser dada para quem fizer, no mínimo, 47.

Em 2013, o Flamengo foi salvo(?) pela Portuguesa de uma queda à Série B.

O Flu terminou em 15º graças à trapalhada(?) da dupla, que, se não tivesse acontecido, atingiria o próprio Tricolor, que terminou a competição com 46 pontos.

Há 12 rodadas do fim, o Fluminense já se encontra quase numa situação de precisar vencer uma a cada duas partidas.

Seis vitórias o levariam a 49 pontos, número que o garantiria.

O que mais preocupa, além do parco futebol, é que, ao lado do Atlético-GO, o Flu é o time que menos venceu na competição (sete).

Soma-se a estas a enxurrada de empates da equipe (dez).

E temos a explicação para a perigosa situação em que o Flu se meteu.

Para se manter entre os raros clubes que nunca caíram na era dos pontos corridos, o Fluminense vai ter que vencer no terço final do Brasileiro quase o mesmo número de vezes que nas 26 rodadas já ultrapassadas.

Luz grená acesa.

***

Diego Cavalieri teria ganhado as manchetes de segunda-feira se o Flu não tivesse sofrido pela enésima vez um gol no fim da partida.

O goleiro teve uma atuação de encher os olhos, que surpreendeu a muitos – a este colunista, inclusive, sempre muito crítico a ele –, praticando pelo menos quatro defesas salvadoras.

O banco, ao que parece, fez bem a Cavalieri, que andava desinteressado e sofrendo gols tolos, por questões de posicionamento e falta de iniciativa.

Se continuar  assim, terá sua titularidade garantida.

***

Sigo entusiasta da garotada. Não são responsáveis pela situação do Fluminense.

Está visível que não seguraram o rojão de sustentarem sozinhos um clube do tamanho do Fluminense.

Desde a partida contra o Vasco, a terceira do returno, o time simplesmente parou.

O futebol sumiu.

Muitos já não jogam nada, estão travados, paralisados.

Sentem-se agora ainda mais pressionados, carregam o peso de terem de tirar o clube dessa.

Está osso, como se diz na linguagem popular.

A hora é do presidente e dos homens do futebol chamarem para si a responsabilidade.

Fazer como o prefeito do Rio, que só veio a público uma semana depois da ocupação na Rocinha, abalará ainda mais o prestígio da cúpula, que anda chamuscado.

Organizem-se para o terço final do campeonato e levem a público suas ideias, pretensões e o que farão para colocar o Flu nos trilhos.

Deixar tudo nas costas grandes de Abel, que também vem pecando muito em escalações, substituições e até no plano tático, e da garotada não me parece algo digno das tradições do Fluminense.

A corda está curta, mas ainda a tempo de ser puxada.

Sob risco de a governança sucumbir logo no seu primeiro ano.

________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

449 thoughts on “Em terreno argiloso

  1. A rodada dessa quarta trouxe bons resultados na tabela no que se refere aos time que estão no z4 onde todos perderam pontos.

    A dúvida que resta é saber se esse time do Fluminense com o apoio que vem recebendo da sua torcida vai se aproveitar e ir pra cima do mulambo com objetividade na busca da vitória ou vai fazer a opção de jogadas do tipo troca de passes entre os zagueiros, bolas diretas para o H. Dourado……..

    À conferir nessa quinta-feira de feriado.

  2. PCA, cadê você meu rei? amanhã é dia de fla x flu precisamos de todos torcendo e jogando com o time. E q negócio é esse de deixar o nosso amiguinho Nando e o cantor Tim ficar tirando ondinha com essa bicharada toda? é pomba rola, pica-pau e agora peru. PCA tem q jogar duro c/ os caras. Vai deixar barato?

  3. hoje e dia de torcer para o foguinho ganhar ou empatar com a chape , o bacalhau empatar, o galo empatar, o furacao empatar ou perder, o gamba ganhar do coxa, quem diria chegamos nesta situaçao grotesca.
    amanha todos eles vao torcer pro urubu contra nos, espero ao menos um empate digno amanha.

    mudando de assunto, o PCA-baiano deve ta mais feliz que pinto no lixo, ontem o Peru entrou na rabeira
    mas entrou.

    1. Olá, Filósofo Iludido carioca,

      E com está a rabeira de vocês daí agora, da “ex-cidade maravilhosa” onde começaram as marchas pelas diretas, para “redemocratizar” o país e derrotar a “ditadura cruel”?
      E como estão vocês que eles deixaram sob a ditadura dos bandidos agora, esta que já têm território onde a polícia não entra mais? Como se sentem?

      Mas, quando esse pulhas saqueiam o país e perdem o poder civil, acaba a ordem, e a disciplina vai pelo ralo, quem é que eles chamam para repor essa ordem e disciplina.?
      Ainda bem que é você que está dizendo e sentindo que o Peru entrou. Faça bom proveito. kkkkkkkkkkkk
      (11/10/17 – 20:30)
      hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

    2. Em matéria de bola cristal você dá de dez a zero no ” pai nãodo sacal”.
      Parabéns, Tim.
      Tudo como o determinado em sua ‘premonição’.
      Vamos ver hoje, como nos sairemos, Tim.
      11:48 > 12Out

  4. É pelo visto, vamos ser engolido nos 3 jogos contra o framengo. Os cara já esgotaram a norte, daqui a pouco vão pedir pra abrir a Sul para eles.
    Na final do Carioca nos 2 jogos foi vergonhoso, falo porque fui no 2, contra o Vasco só colocamos mais porque 10% era deles, se fosse meio a meio eles seriam maioria. Nossa torcida é medrosa. Contra o Avaí e São Paulo vai lotar.
    O Fla x Flu da final parecia que a gente tinha direito a 10% nunca vai aquilo em uma final, foi patético.

        1. Jr Nense e também os demais envolvidos no assunto,

          Vale a leitura desta matéria. Tem dados interessantes sobre “maior torcida e clube grande”. O enorme Olympique não ganha nada tem tempos. Por outro lado, os Lyon e o PSG viram crescer a torcida porque tiveram conquistas significativas (no caso do PSG também craques consagrados) – Ah! Vejam de quando é a matéria, porque é importante para analisar o que pode ter mudado com o PSG.

          http://sinopsedofutebol.blogspot.com.br/2013/06/maiores-clubes-da-franca.html

          ST

          1. Caro TT…
            Se vc fizer uma enquete nas escolas de ensino básico francesas das regiões em torno de Paris com a molecada de 5 a 8 anos, exatamente as que definem seus clubes para o resto da vida, vc deverá encontrar uns 70 a 80% de moleques que torcerão para o PSG.
            Se o PSG vencer a Champions então… este número sobe para uns 90% facinho.
            O que aumenta torcida são crianças. E demora uns 15 anos para elas aparecerem nos estádios.
            Já falei disto no passado… o que o Flu tem feito de real no futebol nos últimos… hmmmm… 20 anos de forma a refletir na arquibancada?
            Tirando os dois brasileiros, mas isto recente, e uma meia dúzia de outros títulos como campeão do segundo turno do carioquinha ou dos que ficaram fora da disputa de título do mesmo… ou da Primeira Liga (recente também), o que ficamos marcados foi mesmo pelo tapetão.
            Portanto… nossa torcida é isto mesmo que vai sempre ao estádio: 15 – 30 mil gatos pingados. E com viés enorme de baixa.
            Ou seja… estamos a 5 anos sobrevivendo e tomando cipoada. Somente crianças abnegadas e devidamente cooptadas por parentes viram tricolores. Nossa torcida definha ano a ano porque as gestões do futebol do clube são fracas e ineptas. E isto se reflete nos times, mal montados e mal treinados, e consequentemente no descaso de seus parcos torcedores.
            SSTT

            1. Caro Ricolor

              Perfeita e precisa análise da situação, mesmo que uns três ou quatro de meia dúzia, vejam nisso apenas a visão derrotista, como é o caso de todos aqueles que consideram as três últimas gestões, incluindo a atual, como excelentes e jamais responsáveis pelos problemas que a nossa torcida enfrenta há sete temporadas.

              Saudações tricolores

              1. Maciel
                A questão é a seguinte:
                1) Tivemos uma gestão, e somente uma, da queda para a série C até o final de 2015. Quem não compreende isso necessita voltar para os primórdios do estudo de casos. Caso contrário, vai estar buscando soluções embasando-se em premissas distantes da realidade;
                2) Você tem dado muita importância ao ‘poder’ de meia dúzia de três ou quatro e ao fato de eles não enxergarem na forma que o fenomenal costureiro do DF descreveu. Para alguns é absolutamente compreensível porque estão claramente fazendo campanha, o que não seria seu caso conforme sempre explicita aqui.
                Meus pais eram tricolores. Meus filhos são todos tricolores. Não precisei de esforço algum para que assim o fossem. Eles compreendem desde cedo que a vida não é um mero conto de fadas. Compreendem que para se impingir responsabilidades deve-se ser responsável e que o exemplo parte de cima. Compreendem e conhecem o tamanho da história do Fluminense, sabem sob quais valores tudo isso está calcado.
                Você anda ouvindo falar mais alguma coisa sobre o estádio do América? Concluir que a diminuição do tamanho da torcida do Flu se deve meramente a ‘gestões’ é desconhecer o mínimo para propor qualquer solução. E remeter ao chavão do “tapetão’ é típico de flamenguista marionete do mesmo antro que transformou o futebol do país num clube lucrativo para muito poucos.
                Portanto, o texto do costureiro está anos luz atrás do real.
                http://aqipossa.blogspot.com.br/

            2. Ricolor, quantos anos tem o FFC ? Quantos títulos brasileiro o FFC tem? Quantas vezes vc viu o FFC ser campeão nacional? – As duas maiores torcidas do Brasil desde sempre são Flamengo e Corinthians. O Corinthians passou 23 anos sem conquistar um título estadual! Acabou com o jejum em 1977. Ganhou o primeiro brasileiro em 1990. Já o Flamengo ganhou o primeiro titulo brasileiro na era Zico! em 1980. Importante ressaltar que em 1980 o FFC tinha + títulos que o Flamengo. Idem em 1990 em relação ao Corinthians. E, nem por isso tinha + torcida q Fla e Corinthians. Ricolor, ganhar títulos é muito bom! Mas, não é fator determinante para ter a maior torcida. Veja o caso do Santos de Pelé! A julgar pela sua tese Santos e São Paulo teriam as maiores torcidas do Brasil. Em tempo: em 1975 e 1976 tivemos times BEM montados e nem por isso ganhamos o titulo nacional. Deixa de ser mala se alça. Se vc não pode e/ou não quer ajudar, por favor não atrapalhe. VENCE O FLUMINENSE!

  5. Quando em 2017 o Flu teve uma semana (ou mais) livre para treinar …. pagou vexame no jogo seguinte.

    Lembro-me claramente da sonolência que tomava conta do elenco naquelas ocasiões.
    Folgas, dias de descanso, fisioterapia, preguiçosa troca de bolinhas em campo, etc., etc.

    Sempre nos demos mal. Em todas aquelas ocasiões. E não foram poucas.
    Raramente temos um ano-calendário tão cheio de ‘inter-temporadas’.

    Vi atentamente o desempenho do time da seleção brasileira ontem.
    Como se movimentam intensamente, sem a bola. Como se apresentam para desafogar um colega.
    Como estão atentos para dar cobertura aos volantes e aos zagueiros.

    Como correm, os caras. Como correm os dois laterais. Como correm os volantes, os meias, atacantes.
    Depois de uma viagem e de jogos disputadíssimos por seus clubes, na Europa.
    Parecem – eles sim – meninos recém promovidos das divisões de base.

    Serviu também para vermos como jogam verdadeiros zagueiros de área.
    Que jogador, este Miranda.
    E o Marquinhos não fica atrás.

    Vamos aguardar o jogo de amanhã deste time do Abel, modorrento e sem qualquer noção de tática.

    E os defensores olhando a bola que chega pelo alto, enquanto o adversário passa às suas costas e conclui livre, na cara de nosso goleiro.

    Valei-nos, João de Deus.
    11:54 > 11OUT

    1. Esse o maior problema, na minha opinião, Amaury. O que deve ser ‘contratado’ é uma dúzia de balões de oxigênio pra uso em todos os jogos. Juventude sem pulmão algum e sem desculpas pelo preparo físico de tartarugas.

      1. ‘Organizada emite nota oficial de repúdio a grupo político do Fluminense
        Young Flu critica a Flusócio

        Por Redação – 11 de outubro de 2017 14:03

        A Young Flu, uma das maiores torcidas organizadas do Fluminense, divulgou um comunicado oficial. Nele, critica a Flusócio, grupo político de apoio à gestão Pedro Abad. Explica que não a união em prol do time não tem qualquer relação com uma aproximação com a facção política.

        Antes, a Garra Tricolor e Força Flu emitiram notas semelhantes’

        xx

        Pô Queens,
        aquela nota que vcs da flusocio emitiram, a respeito da ‘união’ das torcidas,
        é tão mentirosa quanto as adm. Peter/Abad.

        todas as grandes torcidas Tricolores negaram de oficio essa palhaçada da flusocio,
        não tem vergonha não Queens, de apoiar essa gangue? PQP

        Voces estão afundando o Tricolor!

        FORA CAMBADA DE MENTIROSOS INCOMPETENTES!!!

        1. Dr. Flusócio
          Como você frequenta aquele blog, hein?
          2019: Flusócio vai acabar mais uma vez com você!
          Muda o disco porque desse jeito você não ganha mais nem pra porteiro de cooperativa falida.

            1. Se você que é eleitor de um dos maiores fraudadores da história não se importa… falta estofo para cobrar de alguém.
              Continua fazendo sua campanha porque já atingiu 3% do eleitorado. E se prepara para o mandado de recolhimento porque é difícil postar de lá.

        2. Gui, tá virando porta voz de torcida organizada? Rapaz esses caras querem é cortesias para entrar no estádio s/ pagar e vida mansa. Acorda Guilherme. E antes q esqueça o Fred vai te pagar! ST

          1. Não é o meu caso, mas é bem melhor ser porta voz de torcida Tricolor,

            do que ser porta voz do Peter e da flusocio e dessa administração falida do auditor de merda,

            coisa que voce e o Queens fazem todos os dias aqui , incontáveis vezes, se revezando no teclado:
            ‘vai Mundinho’,
            ‘agora é voce, Rainha’

          2. Esquece o Fred, acabou de passar a bola do pênalti, pra um tal de Fabio Santos bater, acabou o cara, esquece e vai dormir Mundin.

            12 jogos sem marcar!!!
            mas o pagamento tem garantia real.

    2. Meu caro observador estrategico, pode anotar, os caras vao marcar por pressao em nosso campo, a defesa vai se enrolar, ninguem se apresentara para receber a bola e tome chutao pra frente pro H. Dourado sozinho disputar a bola contra 2 ou 3 defensores adversarios entao a segunda bola sera sempre deles e tome pressao sobre nos , todos fazem isto contra nos e o asno Abel perdidao no banco sem saber o que fazer.
      o empate amanha sera uma vitoria pelo que este timeco vem jogando.

  6. no jogo do Brasil contra o Chile , a presidente chilena Michelle Bachelet esteve presente ao jogo, como manda o cerimonial e a boa conduta diplomatica o nosso “amado” presidente Mishell Temer deveria fazer as honras da casa e estar presente para prestigia-la, pergunto onde estava o ‘”fujao'” ?
    “Lamento” ‘sua ausencia pois seria certamente ovacionado pelos coxinhas.

  7. Argentina na Copa , graças a Deus, uma Copa sem Messi seria uma lastima, o melhor jogador do mundo que vi e vejo jogar e uma bençao .
    efeito Trump-ete , o boquirroto arrogante, Estados Unidos fora da Copa da Russia, chupa que e de uva !
    o Paraguai deu mole em casa e se lenhou como diria o advogado baiano e o Chile dormiu em berço esplendido nas conquistas recentes e nao acordou para a realidade.

    1. Vc deve ser muito novo se Messi eh o melhor jogador q vc viu jogar ( O otimo jogador q so ganha titulo no barcelona), temos muitos jogadores melhores q ele na historia recente do Brasil e do mundo.

      Atualmente ate CR7 eh melhor q o Messi, pelo menos faz diferanca para selecao dele e clube.

      Queria a Argentina muito fora, selecaozinha q nao ganhar nada a quase 30 anos…

      Torcer para Argettina sendo brasileiro eh o mesmo q torcer pro Flamengo sendo Tricolor.

      Torco para q a Argentina perca em qlq esporte.

  8. Este negócio de sequência de jogos mais difíceis ou menos difíceis só serve para times com um padrão de jogo, coisa que até hoje não vimos no Fluminense.
    Há tempo?
    Sim, mas tem de mostrar alguma coisa em campo, eu ainda torço para que apareça.

  9. 10 dias brincando de futvolei. Torcida conversando com elenco e com Abel.
    Chega na hora do jogo ele vem de Nogueira, Lucas, Léo. E 3 volantes e Dourado perdido lá na frente sozinho.
    Se vier com esse mesmo esquema e com Léo e Nogueira é outra porrada na certa.

  10. Caros,

    Sobre a ida à Florida: Se for para continuar a fazer vergonha, melhor não ir. O amistoso aqui – Maracanã cheio, transmissão nacional – com o PSG seria muito, mais muito interessante. Mas…

    SDs Tricolores e FT & DJ

    1. Muito mais interessante e eu creio que bem mais barato.

      O argumento é internacionalizar o Fluminense,mas em uma competição que dura apenas alguns dias e com esse retrospecto ruim,o melhor resultado foi um 1 x 1 contra o Shakhtar Donetsk,realmente,melhor não ir.

      Muito mais interessante também seria um projeto Libertadores.

    2. Eu ainda faria algo mais interessante: Convidaria outro grande time da Europa e o Flamengo e organizaria um torneio, tipo Copa Interacional de Futebol da Cidade do Rio de Janeiro, de apenas dois jogos. Os dois vencedores do primeiro confronto fariam a final. O primeiro jogo na sexta e a final no domingo. Garanto que entraria uns 50 a 100 milhões de reais fácil para o Clube organizador do evento. Como a diretoria do Fluminense é composta de muares (com todo respeito a eles, os animais), esse pensamento se encontra bem longe da cabeça deles, em outra dimensão. São incapazes de alcança los. Mau sabem vender jogadores, imagine organizar um torneio e ganhar dinheiro de verdade.
      Abraços Tricolores.

      1. A ideia eh boa o negocio eh como achar outro time grande europeu para jogar. Eles estarao no meio d temporada e so viriam se o negocio fosse mega rentavel pro clube.

      2. Concordo com Juarez, pois sempre achei que os quatro grandes do Rio deveriam fazer uma abertura de temporada rodos os anos, em rodadas duplas com quatro grandes times internacionais: uma espécie de Taça Rio de Janeiro. Podia ser o campeão último mundial, da Liga Européia, campeão Argentino e um da Concacaf parar atrair recursos. Jogos eliminatórios num Sábado e num Domingo, uma rodada no meio da Semana, uma Final no Domingo de Carnaval, ou uma semana antes. É altamente viável, rentável e elevaria o nível do nosso futebol. Poderia ser tb um pouco antes, ou logo depois do Carnaval com festa das torcidas e um monte de turistas no Maracanã.

    3. tb acho, se o Flu quer mesmo internacionalizar a marca tem q tratar a Florida Cup como decisao d libertadores….

      Corinthias fez isso e Atletico Mg fez o mesmo.

  11. O autor pegou o desempenho do time desde o inicio até aqui.
    Isso inclui o 1º turno, quando rodeávamos a 6ª posição na tabela, toda rodada
    Assim, é fácil projetar que não chegaremos à Z4.

    Entretanto, se ele olhar o desempenho em apenas o 2º turno ….. já estamos lá, meu caro.

    1. Bem historico d performance serve para ajudar a nao ser apenas um “chute cientifico” e mostrar q ainda nao eh tao critica a situacao. Sim o time vem jogando mal mas a analise mostra q eh bem possivel sair dessa situacao.

      Eu acredito na recuperacao.

    2. falou tudo em poucas palavras sabio professor, o maluco da globo ta no mundo da lua ou perdido no espaço dentro de uma espaçonave nao identificada ou seria um ovni ?

  12. Mais uma lapada nessa quadrilha flusocio, que se acham muito espertos,
    xx

    “Mais uma torcida organizada critica o principal grupo político do Flu
    Garra Tricolor não poupou a Flusócio

    Reiteramos ao grupo político FLUSÓCIO, qual orienta a gestão do presidente Pedro Abad, que nossa união na arquibancada não nos faz compactuar com a gestão falha e amadora que vem sendo trabalhada pelos senhores.”

    1. “Em vídeo, grupo político explica como quer ver o Fluminense
      Tricolor de Coração é oposição a atual gestão do Fluminense”

      kkkkkkkkkk

      Porra, mais uma torcida Tricolor se declara oposição

      afinal, na situação(caotica) só estão aqueles 2000 sem vergonhas da flusocio?

      E os caras ainda aparecem pra aplicar, “estamos juntos, obrigado pelo apoio”, PQP!

      1. Gui, acorda! aqueles gatos pingados q protestaram no CT são torcedores do Flamengo travestidos de tricolor. Os caras foram atrás de cortesia/ingresso e autógrafos. Aceita q dói menos. rsrsrsr

    1. Claro q nao esta td bem, para mim Flu nao deve nunca brigar para nao cair e sim brigar por titulos.

      Estou preocupado claro, mas ainda acredito no time e o historico ajuda a analisar a tabela/performance

  13. Here we go, Florida!
    Já que a Disneylandia é mais aproveitada pelos adolescentes e o Fluminense tem a tradição de ser o saco de pancadas do torneio, melhor mandar o Flu Samorin para a Florida Cup.

    1. Aí sim…
      Se bem que começamos a tomar pancada em todas as vezes que fomos, mais uma vez em nada mudará.
      O pior foi que as “mulheres de malandros” gostaram de apanhar. Apanham até hoje onde vão… carioquinha, Copa do Brasil, Primeira Liga e no Brasileiro…
      SSTT

    1. Queens,

      voce acha mesmo que no blog da quadrilha flusocio, tem alguma menção de torcida que se manifestou contra a eles, ou contra o anuncio fajuto que fizeram?

      Acorda Cinderela, esquece esse papo de fada madrinha, para de sonhar com o projeto flusocio,
      eles são os exterminadores do futuro do Tricolor.
      flusocios são uma minoria absoluta, e desqualificada.

      1. Tá, e daí? Você vai fazer o quê, além de choramingar em blogs? Eleição você não ganha uma; tirar um reles Abad você não consegue…

  14. Turma do blog,

    O problema é quando, afastada qualquer questão política, se lê a matéria relativa à entrevista do Marcelo Teixeira dizendo que “Enfraquecemos a categoria (sub-20) pensando no desenvolvimento dos atletas”, mas o que se sabe como notícia é que “O projeto no Fluminense diz que revelar é mais importante que ganhar, apesar das vitórias não serem deixadas de lado. Mas a opção deixa o time sem títulos relevantes na categoria sub-20 desde 2015, quando a molecada de Xerém conquistou o Brasileiro.” (https://www.netflu.com.br/revelar-ou-ganhar-titulos-flu-troca-resultados-na-base-por-formacao-aponta-site/).

    Aqui, além da divergência ente o que fazer com os jovens jogadores, parece que há uma clara opção do clube.

    Quem tiver tempo para pesquisar as propostas da gestão do Fluminense neste assunto, por favor, pode tentar esclarecer?

    ST

    1. Bem vou dizer o q entendi/interpretei

      Base nao deve ser projetada para ganhar titulo e sim formar jogador, titulo eh consequencia e nao objetivo.

      Entao os times da base vao sempre jogar para ganhar e disputar as competicoes mas o time nao entra com objetivo de ganhar titulo e sim de formar os jogadores da base, desenvolver os jogadores para estarem prontos para o profissional onde o objetivo eh ganhar titulos.

      Pela fala do Teixeira, ele parece estar focando/falando nesse ponto, o q eu estou de acordo 100%, base nao eh para ganhar titulo.

      Para efeito d comparacao a FIFA considera jogador em formacao ate 23 anos.

      1. Ernani,

        Entendo o seu pensamento.

        Mas não consigo entender a razão pela qual o jogador com título não vale mais. O próprio dirigente tricolor disse isso para justificar o preço do Wendel.

        Além do mais, o fato de formar campeão e, por conseguinte, torná-lo convocável, não impede a sua formação para posterior negociação.

        ST

        1. Pelo q entendo e da pouca informacao q tenho, titulo da base vale mas nao eh o “plus a mais” q todos procuram. Jogos da base sao bem diferente d profissionais, tivemos varios casos no flu d atlenta q eram monstros na base e qdo subiram sumiram.

          Veja na historia do nosso futebol quantos craques vieram da base campeoes?

          Ate onde eu sei muito pouco ou quase nenhum.

          O ser campeao da base eh extra para jogador medio-bom para ganhar uma varolizacao.

          Eu entendo q o Flu esta com a idea d q se valorizar o Atleta ao invez de titulo, formara mais jogadores medio – bom, o q torna possivel ter mais caixa (mais venda d jogadores) e a chance d garaimpar um jogador excelente – otimo aumenta.

          Muito treinador d base so pensa em titulo para:

          1 – nao perder emprego
          2 – tenta um emprego num time profissional

          E muito clube quer titulo da base para vender jogadores rapidamente e nao aproveita-lo no elenco profissional.

Deixe um comentário para Nando, Saquarema Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *