O Fluminense pintou e bordou no Maracanã.
Entregou arte, encanto e fantasia.
Foi uma atuação primorosa, espetacular.
A melhor sob o comando de Fernando Diniz, segundo o próprio treinador.
A goleada de 7 a 0 sobre o Volta Redonda, da maneira que foi construída — de forma imponente, avassaladora —, fez marejar olhos de pais, filhos, crianças e idosos.
Uma tarde histórica, de gala, presenciada, em comunhão, por quase 50 mil tricolores — e por um eufórico e enfeitiçado Marcelo, na tribuna.
A supremacia do espírito tricolor, como escreveria Nelson Rodrigues, foi também a supremacia física e técnica de um time a cada dia mais articulado, contra um adversário que está na terceira fase da Copa do Brasil (uma anterior às oitavas) e que, neste mesmo Estadual, já havia derrotado o próprio Flu por duas vezes.
O Volta Redonda tem ainda o melhor ataque do campeonato, com 28 gols, um a mais que o campeão da Taça Guanabara, embora este tenha a fortuna de contar em seu elenco com um cometa chamado Germán Cano.
Mais da metade dos gols marcados pelo Fluminense em 2023 são do atacante argentino (14), que superou Conca na lista de goleadores estrangeiros do clube (58 a 56, entrou no Top 5), e Lelê na artilharia desta edição (14 a 13), depois de ter iniciado a partida em desvantagem de três gols.
Sim, o inacreditável Germán Cano marcou quatro vezes nesta tarde de sábado e 12, em suas cinco participações no Maracanã desde o hat-trick contra o Audax, na sétima rodada. A partir de então, foram dois contra o Vasco, mais dois contra a Portuguesa e o gol de empate na vitória de virada sobre o Flamengo, além da quadra na semi.
Cano não para, é insaciável, um fenômeno indiscutível, com 58 gols marcados pelo Fluminense, em pouco mais de um ano de casa.
Que anda a cada dia mais feliz, harmônica e familiar.
Como é gostoso ver o Fluminense assim, com pessoas amigas entre si, desfrutando de suas companhias, carinhosas com as crianças, jogando pelo grupo e pelo clube que o acolhe, abraça e respeita.
O Fluminense hoje é isso — uma grande e afinada família, com amplo sentido de união e responsabilidade, liderada por um excelente treinador, celebrado por suas ideias inovadoras e arrojadas.
Não tenha dúvida: se o Fluminense hoje leva 50 mil pessoas a um jogo de Estadual contra o Volta Redonda, é porque Fernando Diniz devolveu aos tricolores a capacidade de sonhar acordado.
Diniz faz de um limão uma limonada, porque extrai o melhor de cada atleta, fazendo-o acreditar em si e naquilo que pode entregar.
Na goleada de 7 a 0, por exemplo, a doação foi tanta que praticamente toda a equipe jogou muita bola — que partida fizeram Samuel Xavier (abriu a contagem), André, Martinelli (fez um golaço de cabeça), Jhon Arias, Keno e Cano, e que passe magistral deu Ganso para Alexsander marcar seu primeiro gol como profissional.
Tanta eficiência fez da classificação para a final resolvida ainda no primeiro tempo, quando o time adversário desceu ao vestiário nas cordas e com um 5 a 0 às costas.
A despeito de tudo isso, ninguém tem bola de cristal para dizer, com certeza, se o Fluminense conquistará o bicampeonato.
Mas todo mundo tem olhos e discernimento bastante para dizer que, ao menos na bola, o Tricolor vem jogando um futebol de campeão.
***
Fotos: Maílson Santana/FFC e João Garcez (torcida)
Ontem assisti uma parte do jogo do sub-20 pelo Brasileiro, a partir dos 16 minutos do segundo tempo e que show de horrores.
Li em algum lugar que Xerém teria o mesmo modelo de jogo do time principal e sinceramente, se o Diniz estivesse vendo, teria tido um ataque cardíaco fulminante.
Bicão a toda hora a procura do João Neto, sistema tático perde para qualquer time de favela.
Se a geração que está por vir foi essa de ontem, estamos fudid…………
Cheguei a essa conclusão tb que esse time está sendo mal treinado e jogando muito diferente do que o profissional.
E a qualidade técnica de alguns jovens é preocupante, pois eles estão a vestir uma camisa de peso.
ST
Esse garoto Arthur que tantos elogiam e dizem ser a nova jóia de Xerém, vi todos os jogos da Copa São Paulo e não conseguir enxergar nada nesse garoto.
Ontem, da mesma forma.
É a geração Xerém Perna de Pau
A selecao, a permanência e o corte dos garotos têm que atender somente à ….. meritocracia.
Não sei se isso está acontecendo lá.
Filhos e parentes de dirigentes ou apadrinhados não têm necessariamente talento para o esporte.
O talento para a coisa é inato, de berço. Pode ser desenvolvido, se pré-existente, mas não pode ser criado, se inexistente.
E aí, …….. começa o jeitinho brasileiro.
E dá “naquilo” que vimos ontem.
(mera suposicao)
Lendo a reportagem sobre divisão de cotas de tv, os clubes que estão tocando o grupo oposto que tem o Fluminense nele, simula a divisão de receitas baseada na audiência do brasileiro de 2021.
A lógica deveria ser como critério o campeonato do passado.
Deveriam apresentar uma boa razão para escolha do período de 2021.
Alguém deve estar “tirando vantagem” com a ideia, Wash.
Oooo se tem Amaury.
E a parada para os 2 jogos da decisão do carioca estão ajudando é o rival para tentar encontrar uma solução para vencer o Fluminense.
Se é que eles vão encontrar já que na bola está difícil.
Há males que vêm pra bem.
A derrota para o VR foi um deles.
Diniz e os jogadores perceberam que todo o trabalho poderia ir por água a baixo, se nós não classificassemos.
O VR acendeu o maçarico no rabo dos jogadores, o que rendeu a vitória espetacular no segundo jogo.
Agora, relembrando Nelson Rodrigues, temos de calçar as sandálias da humildade, mas COM A FACA NOS DENTES .
Até lá, treino treino, treino e muita conversa tática.
Somos MUITOS melhores, sob todos os aspectos, e VAMOS GANHAR , mas sem descuidar!
Que venha o urubu
.
Bigode is gone. Thanks God ! Já foi tarde ! Mais um jogador que não deveria ter sido contratado. Em um ano no clube fez míseros 6 gols (Cano, em apenas 1 jogo, fez 4). Péssimo custo-benefício. Wiliam é um atacante muito caro pelo pouquíssimo futebol que entrega. Não serve como jogador, muito menos como “gerenciador de investimentos”, vide o escândalo das criptomoedas.
A parte boa foi ver o traíra do Scarpa tomando na cabeça tb. A lei do retorno é implacável. O Fluminense devia salários – e isso é errado – mas a forma como ele saiu do clube, ignorando o contrato que estava em pleno vigor, e não querendo pagar a multa, foi muito suja. Zero pena dele.
Que fique a lição para o Fluminense parar de contratar jogadores caros, que já não valem o que cobram. Queremos menos “bigodes e Alans da vida” e mais Canos e Lelês.
Perfeito!
Chegou como bigode e saiu como pentelho!
Jogador muito meia boca
Ahhahahaah Adoro os seus comentários, querido Pedro ! Esse bigode é mais um boi cansado, que não rende mais nada dentro de campo. Ainda bem que foi embora do Fluminense. Não fará a menor falta.
ST
O Skarpa tomou na cabeça? Na cabeça, sério? Não foi no furico?
Que se exploda esse traíra, prezado ajurica. Uma das piores coisas desse mundo é a ingratidão. O Fluminense o projetou para o futebol, revelou ele na base, e quis dar um balão no clube, indo de graça para o Palmeiras. A torcida tricolor nunca irá esquecer essa sujeira. Portanto, bem feito que caiu no golpe lá. Aqui se faz, aqui se paga.
ST
Esquecendo o fato de quererem colocar o amplo favoritismo do Fluminense na decisão do carioca, uma estratégia que o rival queira colocar nas 2 partidas pode ser a querer ganhar na base do grito e a pressão sobre a arbitragem.
Olhando pelo que eles estão jogando a lógica será a de que vão perder e feio para o Fluminense.
O que o rival tem na verdade na minha visão é a preocupação de como vencer o Fluminense pela bola que vem jogando do que do lado da Gávea.
Caros,
Uma enquete:
https://somosfanaticos.fans/br/futebolbrasileiro/Portal-ingles-aponta-os-10-escudos-mais-bonitos-do-futebol-apenas-um-clube-do-Brasileirao-na-lista-20230317-0037.html
SDs T
Perigoso apregoar que o Fluminense joga o melhor futebol do Brasil tendo por paradigma as goleadas sobre Bangu e Volta Redonda. Já expus aqui que julgar-se superior é o caminho mais direto para a derrocada. Calma, gente. Vamos acreditar, confiar, mas conscientes que os campeonatos regionais não balizam para as competições de padrão mais alto. Assim fosse, o ABC do RN seria imbatível.
Esqueceu que vencemos o Flamengo de virada na decisão do primeiro turno ganhando a Taça Guanabara (lindo nome)? Não é pela goleada que afirmei que o Fluminense está jogando o melhor futebol no Brasil, é pela disposição tática e condição técnica e física dos jogadores. Caro ajuricabatche, observou o posicionamento dos laterais na partida? Foi o segredo para desmontar a defesa do Volta Redonda, eles estavam preocupados com o Árias, Cano e o Keno, quem apareceu de surpresa foram Samuel Xavier e o Alexsander com um gol cada, foi por aí que a mágica surgiu e deu iniciou para a goleada. Observando os principais times nos melhores momentos dos jogos não vi nenhum preparado taticamente e com padrão de jogo enfrentando os seus adversários. Já falei aqui que não observo só o resultado dos jogos vejo o comportamento tático da equipe, como ela ataca, se defende, como os jogadores desenvolve e se articulam na partida. Como o Fluminense não vejo o comportamento tático amadurecido em outras equipes, jogam mais pela qualidade individual de seus jogadores. Não sei se vai ser Campeão mas os Deuses do futebol privilegiam quem está jogando melhor. Lembra do Flamengo em 2019. Agora é a vez do Fluminense.
Abraços.
Não há temor, mas há que haver respeito sempre, em especial por se tratar de clássicos com o incremento de serem decisórios. Vejamos SP. Dos cinco times da série A, só um chegou à final. Três dos quatro grandalhões nem mesmo foram à semifinal, realidades que estão a esbofetear a arrogância de seus torcedores. É nesse sentido meu comentário, que na essência nao destoa do seu. Abraços.
Olhos de ver cérebro de entender e alma de conviver.
É isso , Tche e Franco.
Exatamente, Juarez, inclusive, naquele jogo, o Fernando Diniz fez aquela substituição clássica: zagueiro por meio campista, recuando o André para zaga. Viramos o jogo contra o Flamengo.
Vale lembrar que na nossa derrota para o Volta Redonda, teve gente infeliz, aqui no blog creditando a derrota do Fluminense aos pontas jogando aberto e o recuo do André para zaga.
Abraço!
Olhos de ver, cérebro de entender e alma de conviver .
É isso aí Franco !
Bondade sua Amaury. Isso se aplica a todos aqui do Blogue.
braços.
Todos – 1, parceiro.
A todos???
A verdade é uma só , se jogassemos sempre como jogamos sabado , no Brasil não ha time que não consigamos ganhar , mais sabemos que não é assim sempre e achei legal ter essas duas semanas , abaixa a adrelanina e sejamos humildes e reconhecer que temos que treinar e jogar sério para sermos bi campeões cariocas .
Caros,
A FlaPress já começou a secar ( PVC, Elia Júnior …). Ótimo, porque nos somos o time que está melhor e, portanto, favorito sim! Que menosprezem como sempre e que sejam obrigados a nos engolir como de hábito.
E que se F…. com F de Fluminense!
SDs T
Fundamental que Marcelo e Lelê tenham suas
transferências regularizadas, pois todos serão
necessários para a maratona de jogos em Abril.
Será uma pedreira.
Aí está a qualidade do planejamento da FERJ :
O Flu ficará 15 dias sem jogar e aí …………… terá
que realizar 384 jogos nos seguintes 19 dias.
FERJ é FERJ. SDs T
Estava pensando nisso, abril vamos enfrentar uma maratona de jogos, Libertadores, Carioca, Copa do Brasil e Brasileiro e agora 15 dias sem jogar.
Mas acho que é por causa dos amistosos da Seleção, coisa que ninguém mais está importando, Seleção Brasileira.
Também não entendo, TO.
ST.
Isso decorre do recesso por conta da inútil “data fifa” tão defendido por dirigentes, técnicos, jogadores e jornalista. Não há culpa da FERJ, assim também ocorrerá o recesso no campeonato paulista. E qq clube que participe de grandes competições deve ter elenco para isso. Se não tem, a culpa é do clube. Vale dizer: quem não tem competência não se estabelece.
Se as Federações fizessem seus papéis isso teria uma outra solução, Tche .
Já imaginou se todas as Federações da Europa parassem por tanto tempo para a tal ” data Fifa ” ?
E mais : quem indeniza os clubes por este tempo em que os altíssimos investimentos continuam sendo remunerados, mas não trabalham ?
E vamos batizar isso de “competência ” ?
??? Na Europa sempre houve recesso por conta da “data fifa”. Já está tudo parado. Retorno só em abril.
Caro Tche, ainda assim o “sistema” continua sendo burro.
Aliás, ainda mais burro, por somar inatividade dos gigantescos investimentos que ficam inativos também na Europa …. para em seguida terem que fazer três jogos por semana e compensar o atraso
STT.
Estava assistindo a Band antes da corrida de formula 1 quando o tal do Elia Júnior falou bem do Fluminense mas afirmou que na sua opinião o Fluminense não será o Campeão Carioca. Ainda bem que ele disse que não entende muito de futebol, de fato isso da sua opinião deixou claro que não entende mesmo do assunto. O Fluminense está jogando o melhor futebol dos times da série A do Brasil, vejo times grandes que sequer conseguiram se classificar para as finais de seus campeonatos, como Cruzeiro e Santos, tem o Palmeiras que se classificou fazendo um gol, único da partida de forma irregular contra time considerado pequeno como o Grêmio do Renato e Vina que perdeu para o Ypiranga de virada. Ha! Mas foi contra o Volta Redonda, qualquer time que jogasse ontem contra o Fluminense perderia o seu jogo, o Flu foi irrepreensível! Jogou muita bola. Diferente do Elia, eu acredito que os Deuses do futebol vão querer que o melhor futebol prevaleça e ajude ao Fluminense a ser o Bicampeão Carioca.
Saudações Tricolores.
Ora, Juarez, esqueceu que essa gente (mídia esportiva) trabalha para a Flapress!
O Elia Júnior é nosso contemporâneo, velho conhecido, década de 70, tempos do Esporte Clube Vitória, fazia parte do time de Luciano do Vale, Juarez Soares, Datena e cia.
Pelo tempo que milita no futebol, penso que conhece bem.
Pior que a Flapress, é o fogo amigo oriundo da flumimi. Semana passada, a novidade da flumimi foi afirmar sem nenhuma lógica q o Flu perdeu para o Volta
Redonda pq o Diniz escalou Árias encaixotado na direita e Keno na esquerda e mimimi e tititi kkkk e, no maior carão de pau dizem q a vitória de 7 a O com os mesmos jogadores inclusive, Árias e Keno abertos nas pontas, contra o Volta Redonda, foi pq o Árias ficou solto.
Juarez, acaso vc viu o Árias atuando no lado esquerdo no último jogo?
Pois é, essa mesma bobagem foi perguntado ao Diniz na entrevista pós jogo, e o Diniz, com base em fatos deitou e rolou.
É o Diniz fazendo um ótimo trabalho no Fluminense é de grátis ensinando um pouquinho a Flapress e flumimimi.
Juarez, uma coisa é certa: se o Fluminense for bicampeão é pq foi o carioquinha!
Se o Fluminense perder o título o Diniz é o professor Pardal e mimimimi e tititi.
Fluminense é para os fortes!
Abraço!
Realmente no primeiro jogo da semifinal o Árias jogou encaixotado na ponta direita, já no segundo jogo ele jogou mais solto, a diferença do jogo não foi o posicionamento do Árias mas o posicionamento dos dois laterais. Os dois laterais jogaram entre a linha lateral se apresentando atacando mais pelo meio, foi fundamental para abrir a defesa do Volta Redonda propiciando ataques avassaladores. Foi por aí o caminho da goleada.
Abraços.
É isso aí, Juarez.
Opinião de quem tem olhos de ver, cérebro de entender e alma de conviver..
Abraços, parceiro..
Desculpa, Juarez, mas acaso vc viu às entrevistas de Keno, Samuel Xavier e Árias?
Samuel Xavier, lembrou q no primeiro jogo tbm pisou na área deles, inclusive, perdeu um gol na pequena área; Keno, elogiou o adversário e lembrou oportunidades desperdiçadas por Martinelli e Cano qdo o jogo estava 0 a 0. Já o Árias, negou peremptoriamente, ter ficado preso no lado direito. Disse: joguei também no meio e no lado esquerdo. É que quando não vem a vitória, conforme o Diniz, temos q procurar um culpado.
Abraço!
Fla X Flu na final!
Será um.prazer quase sexual conquistar o bi em cima deles.
O Fluminense está MUITO BEM, vai de novo JOGAR PRA CA*ALHO, já conhecemos o caminho das redes do gol deles.
Mais do que confiante, estou convicto de que seremos bicampeões!
Que assim seja, prezado Pedro !! Como sempre, estarei no Maracanã para apoiar o nosso amado time. Temos que entrar com a faca nos dentes, igual a postura do jogo contra o Volta Redonda. Quero gritar Bicampeão !!!
ST
Se o Fluminense jogar a final como jogou ontem, daqui a pouco estaremos conhecendo o Vice Campeão Carioca.
E não interessa se foi contra o Volta Redonda, esse time é o melhor ataque do campeonato até aqui e nos ganhou por duas vezes.
Só que ontem o Fluminense não deixou eles jogarem, lembro de uma única defesa do Fábio e que defesa heim.
20 21 22 foram anos bons, que 23 seja muito melhor!
O Flu com uma atuaçao de gala , com algumas correçoes pontuais e com uma postura agressiva atropelou o bom time do Volta Redonda, parabens a todos !
Assim como o ” exigente tricolor ex surfista ” so solto foguetes , confetes e serpentinas se for campeao !
O nobre e participativo tricolor Pedro do Rio felizmente acertou sua previsao !
Kkkkkkkkk conheço os caras, mas não sou das ondas não. Por falar nisso, o saquaremense João ‘chumbinho’ acabou de ganhar uma etapa do Mundial…viu isso?
Quanto ao Flu, seguimos esperando por títulos, q são o que importa.
Mas Luiz, vc (sua maneira de se expressar) se parece muito com o querido , prezado e sumido Tim Maia. Não sei não…olha q dificilmente eu erro hein 🤔🤔😄
Vitória maiúscula do Fluminense. É essa postura que a torcida quer ver. Time partindo para cima desde o 1 minuto, fazendo gols, com movimentação de todos os jogadores.
Melhor partida do Martinelli, com muito dinamismo, velocidade e até gol.
Excelente jogo do Xavier. É um jogador que vem subindo de produção, e foi merecidamente premiado com o seu gol.
Lindo lançamento do Ganso, e bela conclusão do Alexsander. Uma pintura de gol.
Nota 10 para o nosso artilheiro. German Cano foi a melhor contratação que o Flu fez nos últimos 10 anos. Seu faro de gol, somado ao seu senso de colocação na área, e sua raça, já estão rendendo frutos ao time. Vida longa ao argentino no clube !
Linda festa da torcida tricolor. A nossa energia é sem igual. Foi uma tarde que ficará guardada na minha memória para sempre. Que venha a mulambada ou o bacalhau. Estarei no Maracanã para lutar por mais uma taça ! Vamos pra cima Fluzão !
Caros,
Eu com minha bola de cristal tinha avisado depois da derrota em Volta Redonda que depois do caos, da entropia, o universo iria se recriar hoje de novo… Pois bem: não deu outra.
Que o difamado e injustiçado “professor pardal” continue se recriando e reinventando sempre e nos proporcione de tempos em tempos espetáculos como o de hoje. Podemos até não sermos bicampeões, mas esse futebol já conquistou corações inclusive de jovens e crianças, renovando assim esse sonho chamado Fluminense em novas pessoas.
Somos hoje também a esperança de ressuscitar o futebol brasileiro na sua essência, isso não é pouca coisa, é só um gigante como o Fluminense talvez possa mesmo realizar tal tarefa. Afinal, nada mais justo que de onde tudo começou ressurja a força e a vida.
Futebol é espetáculo, o resto é armazém de secos e molhados, com suas Maioneses Helmmans, Titezismos, Abelismos, etc. etc.
Agora, espero que o MB tenha entendido de uma vez por todas que o maior patrimônio de um clube de futebol é sua torcida, que se realimenta de títulos, vitórias sobre os rivais e espetáculos como o de hoje. E, é claro, que trate de preservar ídolos.
Afinal Sr. MB, como digo há anos: Sem craque não se ganha nada!
E ainda bem que hoje temos vários no time.
E… (por fim, parodiando um outro placar de sete)…Gol do Fluminense…
SDs T
Caro Carlos, o universo foi recriado porque o ‘injustiçado professor pardal” não inventou desviando o André para a zaga nem amarrou o Arias na linha lateral do gramado.
Deixou o Ganso jogando de frente para o campo adversário, fazendo a do 8, armando, distribuindo e criando.
Com isso todos tiveram mais espaço para jogar, sendo que o Xavi, o Keno e o Ganso fizeram sua melhor partida no ano.
Notável, o desempenho de todos.
Incluso o Diniz.
Alegria de ver vários setores do time se consolidando para formação de um Fluminense que a décadas não tínhamos… Hoje o Volta Redonda teve o troco com juros e correções monetárias (7 x 0)! Parabéns à torcida Tricolor e todos os jogadores que honraram as três cores que traduzem tradição – vence o Fluminense!
O Diniz deu um super esporro no Alecsandro, que saiu ganindo, mas obedeceu é fez um gol bonito!
Fazia tempo que um lateral esquerdo não fazia gol, só fazia m*rda!
Futebol de plástica irrepreensível, irretocável !
Falar o que ?
Estava tudo ali !
Tudo !!!.
Por isso, ……. ” prefiro não comentar.”
Massacramos impiedosamente o VR.
Esse é o nosso Fluzão . Impecável na defesa, mortal no ataque. O meio de campo mais próximo da defesa e do ataque fez a ligação perfeita transição rápida.
E o Cano? Fudêncio hein!
Que venha quem vier a gente espera com.garras abertas.
Basta deixar o Arias sem amarras. Simples assim
Ele merecia um gol
Foi em show de futebol, parabéns ao Fluminense que alegrou meu final de semana!
Pois é! Atuação de gala do Flu. Independente do jogo do voltaço no meio da semana, não é todo dia q se vê um 7×0. Parabéns (agora sim) pra todos…gostei muito do André caranguejo (😁) hoje, e de todos os demais, mas Cano é f*da né? Esse cara ‘non ecxiste’, como diria o Padre Quevedo.
Que venham os mulambentos novamente, que pra mim já estão na final também.
Fogos, confetes e serpentinas só em caso de título (pra mim).
Atuação de time que sabe o que busca no jogo.
Objetividade e velocidade.
Resultado mais que merecido.
Agora é jogar desta forma na final.
ST
Creio que nem o Tricolor mais otimista pensaria em um resultado assim no primeiro tempo.
Show de bola, valeu Fluzão.
É só jogar com objetividade e um pouco de velocidade e… 5 gols.
Não tem mistério. Fatura liquidada.
Agora é pegar mulambo ou vasquim.
ST
A mudança de postura do time foi nítida Andrei na medida que os jogadores do Fluminense estavam mais focados.
Se pudesse manter essa constância na forma de jogar o time conquistava tudo pela frente, mas como é futebol sabemos que não é bem assim.
Ir para a final contra qualquer um e ganhar o título.
Não penso outra alternativa.
ST
Isso aí Washington, a verdade é que time que não joga com objetividade e velocidade é apenas mais um time na disputa.
Veja que sempre que o time joga desta forma dá show.
Concordo que não é fácil manter, mas não dá para entender como jogou na semana passada tão mal…
Agora é focar na final, independente de quem venha vai ser dificil.
Meu palpite é que será o mulambo, vamos ver.
ST
Nem precisou dos 15 minutos, precisou de 8.
Agora não pode ficar no titi-caca, esse VR é um time perigoso.
ST
Flu terá 15 minutos para mostrar o que foi fazer no maraca.
Se ficar no titi-caca vai ser na base da sorte ou falha do VR.
A ver.
ST