A desejada vaga na Libertadores estará na mão do Fluminense se o clube seguir repetindo, até o fim do Brasileirão, o script do primeiro turno.
Na 11ª rodada, em setembro, o time tinha rigorosamente a mesma pontuação que obteve até agora no returno: 14 pontos.
Se igualar o próprio aproveitamento de 56,1% da primeira metade do campeonato (32), o time atingirá pontuação não de G6, G7 ou G8, mas de G4, que lhe dá vaga direta na fase de grupos da copa internacional.
Verdade que a troca recente de comando, a saída de jogadores funcionais, como Dodi e Evanilson, e a queda de rendimento de outros, como Nenê e Marcos Paulo, sinalizam para uma pontuação inferior no segundo turno.
Embora problemas sempre atrapalhem, o Fluminense tem de olhar com positividade para a situação, porque, para se classificar, não precisará somar os mesmos 32 pontos do turno.
Em 2014, o Flu terminou o Brasileiro em sexto, com 61 pontos, empatado com o Grêmio, sétimo, mas à frente nos critérios de desempate.
Naquele ano, até hoje o melhor desde a conquista do tetra, as vagas para a Libertadores eram mais reduzidas, mas o sexto lugar deu ao Flu uma vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil.
Na edição de 2020, repetir a colocação de seis temporadas atrás representará voltar à principal competição da Conmebol, embora até mesmo o oitavo lugar possa vir a ser suficiente, caso os campeões do Copa do Brasil e da Libertadores terminem no G6.
É evidente que os números de um campeonato não necessariamente se repetirão em outro, mas a coluna os emprega como amostragem, elucidação, para mostrar, por fim, que o Flu não está longe de jogar sua sétima Libertadores.
Tem a faca, o queijo e a calculadora na mão.
Que assim seja.
***
A T&G, claro, não desconsidera a má atuação do time na vitória contra o Sport, que serviu mesmo só para o Fluminense virar a página da goleada do meio de semana.
Marcão até tentou arejar a equipe, barrando volantes que engessavam o time, e Wellington Silva, mas a ideia de agilizar a transição para chegar em bloco à frente e dialogar com Fred não funcionou.
Jogando com um a mais desde os 39 minutos, Marcão também demorou muito para mexer, correndo riscos desnecessários.
Dessa vez, o gol de Lucca bastou, mas a autocrítica depois da partida foi um sinal de maturidade do grupo, que parece saber da necessidade de se aprimorar.
***
Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?
Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br
***
Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha
Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha
T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu
Lucca e LHenrique, jogando como protetores de laterais.
No meio, “encarregado” por parte da “criação”, o proprietário do “flusquinha”: Yago!?!?
Na área técnica: Big Marc, se assemelhando mais a um tangedor de galinhas, do que a um treinador de futebol.
Na lateral direita, um jogador de qualidade, mas inoperante como lateral.
Na lateral esquerda, um cara que pensa ser um jogador de futebol, só que não é!
No meio de campo, ninguém que saiba ou consiga jogar, como jogador de armação. Talvez aturdidos em ver por ali, Yiuryi, Hudson, Bebê, Yiagu, Gansu; só cabeça de bagre com assento cativo ontem e hoje, basta ver as substituições. O time fez duas jogadas parecidas com futebol. Em uma delas aconteceu o gol – não sem a formidável ajuda dele, o Sobrenatural D’Almeida -, a outra o SdA ajudou um pouco, mas acho que já estava cansado de tanto evitar gol dos Sportenses. Foi quando o MAraujo chutou, recebendo “o passe” do ciclista. Aliás, o “ciclista” parece estar entendendo sua nova função, mas também parece, que ninguém ainda não atentou pra isso no time. O “ciclista” joga isolado porque é um ermitão, ou porque não tem dois jogadores no time, capazes de entender como se joga futebol?
E o Big Marc nas substituições?
Entram: Caio, Cardozzzo, Bebê, em substituição a MAraujo, Fred, Lucca?
Ou é muita ignorância, ou tem dinheiro, ou tem sexo, nessa negociação.
Uma merda como treinador, pior como técnico. Está no clube onde passaram Parreira, Muriçoca, Telê, Didi; pra citar poucos nomes, e não assimilou nada, isso está claro. Mas não é sua culpa estar nessa posição. Falta-lhe coragem para dizer: não posso assumir esse cargo. Me falta conhecimento. O presidente_zinho pode ir no mesmo caminho. É só um bosta.
Mas pode ser um ótimo cheerleader!
É por isso tudo que esse time, assim como está, não cairá na temporada 2020. Mas, esse mesmo time do jeito que não joga futebol, não deve estar na libertadores. Será só mais uma desclassificação nas primeiras rodadas.
Um clube bem dirigido, iniciaria agora, enquanto há tempo, o plano para entrar na libertadores, e quando estiver lá, jogar como time grande que almeja um título, e não do jeito que esse time não está jogando futebol. Esperar a vaga sem grandes, enormes mudanças e melhorias, pode até acontecer, mas será apenas casualidade. E assim como entrou casualmente, sairá por incompetência.
Só quero entender qual é esse planejamento criado pela dupla dinâmica MB e Angione caso o Fluminense venha a disputar as competições previstas para 2021.
Ir com treinador interino e um time sem ser competitivo vai se pedir para repetir o que está aí e a diferença é que o público vai voltar aos estádios.
O Curica tá tomando de 4, do Parmera.
Óia, só! o tantim de nada que o Fru tá jogando!
É isso, Haguiar… o time sem guerreiros levou uma traulitada do curica, que flertou com o rebaixamento durante boa parte do campeonato, e agora as gaivotas levaram essa cacetada do parmera. Imagine esse time na Liberta…
Isso se a Libertadores realmente vier né Nando ? Com esse futebolzinho catatônico que o Flu vem jogando não sei não hein. Sem falar que, se realmente conseguir a vaga, precisará de muitos reforços. O atual time não passará nem da fase de grupos.
Antes já tinha levado traulitada do Flargh, que levou do Atletico-Go. São Paulo e Bahia levaram do Bragantino, Palmeiras levou do Coritiba. Coritiba e Santos levaram do Fluminense… É por aí, Nando, assim caminha o futebol.
Pensei exatamente o mesmo que você, Haguiar. A mesma mulambada que nos atropelou (parecia a Alemanha) foi facilmente goleada pelo Palmeiras. Isso mostra, com precisão, o quanto estamos distantes dos principais times do país. Nos últimos anos o Flu se apequenou e não consegue mais brigar de igual para igual com os mais fortes. Falta grana e, principalmente, competência administrativa.
E Matheus Martins, do sub 17 tricolor, se comparando ao Neymar. …. É cada uma …
Feliz pelo Abel Braga, prefiro que o galo seja campeão mas se o internacional ganhar ficaria bem feliz pelo Abel.
Quem comanda a parte técnica e tática do Internacional é o Ramirez. O Abel só faz figuração, está tentando se aposentar em grande estilo.
Abraços
Acho que o Abel não aceitaria fazer papel tão vergonhoso, Franco.
Se há uma virtude no Abel, essa é a hombridade, o caráter, pelo pouco que o conheço.
Creio que ainda cabe um caminho de busca no Fluminense : identificar os jogadores mais ativos.
Assim, creio que o Calegari está se mostrando um desperdício na lateral direira.
Este rapaz é tão bom de bola, mas tão bom de bola, tão combativo e tão raçudo que deveria ser melhor aproveitado em uma das meias, talvez com a camisa OITO.
É disparadamente o jogador mais ativo do time, juntamente com o Lucas Claro.
Assim, ao invés de encaixotarmos um meia na lateral direita para que dê o primeiro combate ao lateral direito adversário (tática que usamos hoje para os ‘atacantes’ de flanco tanto na direita como na esquerda)
faríamos o oposto : lançaríamos com a camisa OITO (apoiador) um jogador com capacidade técnica para atacar e também começar o combate lá na frente, deslocando nosso meia para fazer o meio-campo, como deve ser feito em todas as circunstâncias.
Para ocupar a lateral direita talvez até valesse a pena jogar com o Igor Julião.
Assim, teríamos :
Marcos Felipe
Julião – Ferraz (na direita) – Claro (na esquerda) – e Danilo.
Martinelli e Yago Felipe
Calegari e Michel Araujo
Lucca e Fred
Com treino tático adequado este grupo poderia dar caldo.
É, Amaury, com um técnico de verdade no comando, quem sabe isso possa acontecer!
Com Marcão, acho pouco provável que aconteça.
ST.
Com Julião e Danilo?
Pô Amaury, isso aí parece caldo da Madame Min com a Maga Patolojika
Kkkkkkkkkkkkk !!!
Estava me referindo apenas a um melhor aproveitamento do Calegari, passando o gajo para a meia. Se o Julião é o reserva dele, não há como fugir.
Opa! Você dispensou o NINO, ou ele continua doente, ou já foi “vendido” e a gente nem soube?
Pra mim, Nino tem vaga na zaga de qualquer time desse da série A.
Eu faria três, cinco dois com esse plantel que temos.
(18/01/21)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Estava me referindo a um melhor aproveitamento do Calegari, passando o gajo para a meia.
De resto mantive os jogadores que têm sido escalados. Inclusive o Ferraz, que inclusive considero um ótimo zagueiro, assim como o Nino e o Claro.
Julião, não!
Amaury discordo desse time , Ferraz , Danilo Barcelos e Lucca não podem estar no flu quanto mais jogando e Yago um ótimo reserva , meu time para o restante do campeonato
Marcos Felipe, Calegari, Lucas Claro , Nino (Luan) e Marcos Pedro
André , Martinelli , Wallace e Araujo
Luiz Henrique e Fred
Esse time classifica para Libertadores .
Estava me referindo a um melhor aproveitamento do Calegari, passando o gajo para a meia.
De resto mantive os jogadores que têm sido escalados. Inclusive o Ferraz, que considero um ótimo zagueiro, assim como o Nino e o Claro.