Nos braços da galera

Nesta semana em que o Terno e Gravatinha completa 12 anos de fundação (15), o Fluminense o brinda, bem como seus milhões de torcedores, com uma bonita e categórica goleada sobre o Cruzeiro, atual bicampeão da Copa do Brasil.

O Blog do Torcedor do Fluminense, três vezes eleito o melhor do país (Prêmio Top Blog), é o mais longevo em atividade, e há anos mantém-se entre os mais acessados da blogosfera. Este escriba, em outra fase da vida aos 40 anos, agradece e cumprimenta seus leitores, dos mais antigos aos recentes.

O T&G tinha apenas um ano quando o Cruzeiro venceu pela última vez o Flu no Maracanã, em 2008. Nesta semana, teve outras duas oportunidades, e em nenhuma delas saiu vitorioso. Pior: deixou o Rio amargando uma derrota por 4 a 1 e levando na mala um punhado de incertezas.

Já o Fluminense, no dia seguinte à despedida de Everaldo, tem ratificada a outrora forte desconfiança de que já conta com duas realidades no time principal: João Pedro e Marcos Paulo.

Em intervalo inferior a 72 horas, JP fez nada menos que três dos cinco gols tricolores sobre a Raposa, e MP participou dos dois convertidos sábado pelo amigo, a quem trata como “fenômeno”.

Já Fred, que marcou época no Flu ao conquistar dois dos quatro títulos Brasileiros do clube, deixou a cidade sem ter finalizado uma vez sequer contra os gols de Rodolfo e Agenor, que ganhou oportunidade como titular – e não decepcionou, antecipando-se a cruzamentos pelo alto e desviando com a ponta dos dedos centros rasteiros da linha de fundo.

A leveza do meio de campo – o volante Allan agarrou a vaga e não a soltou mais – e a agilidade dos laterais Gilberto e Caio Henrique melhoraram notavelmente o padrão do jogo tricolor. O time finalizou mais de 70 vezes só nas últimas três partidas, sem os cangaceiros Bruno Silva e Airton, lesionados.

Na zaga, Matheus Ferraz é daquelas apostas que deram certo. O jogador se impõe por seu estilo, personalidade e liderança. E é ótimo no cabeceio, mostrando-se importante inclusive em suas subidas ao ataque.

Embora tenha sido seu companheiro, Nino, quem abriu, de cabeça, o placar, colocando, com categoria, no contrapé de Rafael.

A goleada sobre um dos elencos mais caros e qualificados do Brasil não apenas deixam os tricolores otimistas quanto a suas possibilidades de classificação na Copa do Brasil como enchem a galera de confiança para o importante jogo de quinta, contra o Atletico Nacional, pela Sul-Americana.

Na última vez que se esbarraram, nas oitavas da Libertadores de 2008, o Flu venceu lá e cá (2 a 1 e 1 a 0), mas isso aí já é outra história.

História, contudo, que a família tricolor anda querendo reviver em futuro próximo.

Mas que passa pelo abraço ao trabalho presente, impróprio para açodados.

Porque se é só devagar que se vai ao longe, é na pressa de trocar treinadores que não se vai mesmo a lugar algum.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

163 thoughts on “Nos braços da galera

  1. Hoje vou voltar no tempo, ouvir no radio, na verdade no YouTube da radio tupi. Sofrimento em dobro. Mas quem é da cidade maravilhosa compareça, incentive por que no final valerá a pena.
    Redetv vai toma no c.

  2. O que dignamente o Fluminense para garantir seus interesses poderia a fazer a respeito dessa convocação do Marcos Paulo pela Seleção de Portugal, era procurar a dispensa do atleta se esse torneio da França não ser data FIFA.

    Nesses momentos é melhor o Fluminense se resguardar quanto ao aproveitamento do atleta até em função daquelas dispensas que o Scarpa teve para tratar de documentação para tirar passaporte italiano e depois fez o que fez com o Clube. Isso não isenta também as sucessivas trapalhadas da gestão Abad.

    Não quero generalizar, mas canja de galinha e atenção que o caso requer não faz mal ao Fluminense.

  3. Amigos, olha essa. A FDP da rede lixo TV, vai passar o VT de Corinthians x D. Lara. Pqp que emissora filha da put@. Conseguiram ser mais escrota que a globo. Viu seus presidentes de bosta, o que vocês fizeram com a gente? Tem certas coisas que vou pegando ódio no nosso País, essas emissoras são uma delas. Nosso país é uma zona, por isso eu odeio a seleção, torço que perca sempre. Se alguém tem e-mail da rede lixo TV, pode encher a caixa de mensagens deles, com um sonoro VTC rede lixo TV.

      1. Ter vergonha na cara, frequentar os jogos como a torcida corintiana faz. Onde você viu, leu
        o torcedor corintiano esculhambar o seu clube? Juarez, esse comportamento só existe aqui no blog.

        1. Meu comentário foi totalmente isento. Não entendi a sua resposta. Se escolhessem passar o jogo do Fluminense, tudo bem. Do contrário, tanto faz, tanto fez! Sou sócio torcedor!

          STs.

  4. Companheiro de blog comentou:

    “Paulo C. Araújo – ES • 20 horas atrás

    “Eu, como bom olheiro, se fosse técnico, jamais liberaria o M. Calazans, já que não há esses cobras todos para aquele lado esquerdo, e porque ele entraria num time bem mais equilibrado agora, tem velocidade e boa intimidade com a bola,”

    Confio no PCA.

    Tá sempre de olho bem aberto.

    ST

    1. Ó, nobre Limonto. Eu sei que você é um colega sempre aberto a um bom “diálogo”, e é por isso que eu “só cunfio” em você sempre.
      Mas, você parou de reclamar do tamanho do meu poste, e parece que se acostumou porque tem sentido e gostado de uns bem maiores por aí, né não?
      Mas, você também se aborreceu com um comentário que fiz sobre a Marta?
      Caramba, parece que o blog todo ficou ofendido. Ó céus, mares, trovões e arco íris.!!!
      (23/05)
      ppppppppppppppppppppppppppppqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqppppppppppppppppppppp

  5. Peter e Abad já estão na mesma galeria do carinha que comemorou com champanhe, mas pelo menos esse e o Gil Carneiro tiveram a dignidade de renunciarem.

    1. Também acho q as duplas estão no mesmo ‘patamar’ …destruíram com o futebol do clube e acostumaram vários torcedores com a mediocridade.

      1. Amiguinho, complete sua seleção: Gil Carneiro de Mendonça, Álvaro Barcelos, Arnaldo Santiago, Fábio Egyto, tá bom pra você? Ah, ia esquecendo do Alfredinho. rsrs

  6. Um exemplo a ser seguido pelos donos do site NetFlu e alguns comentaristas aqui deste Blog :

    “Luiggi
    HÁ 2 HORAS
    Eu era Flamenguista, mas depois desse jogo do Fluminense contra o cruzeiro, eu virei tricolor de coração. Que clube espetacular. Além de terem a camisa mais linda de todas. Sou tricolor de coração de agora em diante. Cheirinho nunca mais.”

    Fonte : Site Globoesporte.com

      1. Dom Quixote de La Mancha acredita que Moinhos de vento são dragões, que uma defesa formada por Pum e Renato Chaves é intransponível e que um comentarista do globo esporte.com se converteu em tricolor por conta do Fernando Diniz

    1. Kkkk amigo, com todo respeito, eu já fiz isso aí várias vezes. Quando quero um pouco de diversão vou na página dos mulambos e escrevo ” eu era flamenguista mas depois que compramos a lusa para ficar na serie A eu virei Flusão.” Os caras ficam putos kkk É sacanagem de algum tricolor.

    2. Hahahahahahahahaha !!!!!!!!!!
      Eu estava esperando a reação dos coveiros de plantão !!!!!!!
      Hahahahahaha !!!!!!!
      Queria uma boa diversão, como diz que já fez por várias vezes o Kauã.
      Hahahahahahaha !!!!!
      Como vocês são inocentes !!!!
      Não sabem de nada !!!!
      Obrigado pela pronta reação !!!!!
      Foi muito bom !!!!!

  7. Eu acho que amanhã na redetv as 21 30 irá passar um jogo da sula. O flu joga as 21 30, o time paulista as 19 15. A redetv vai provavelmente passar o vt do jogo do paulista ao invés do ao vivo do flu. Pracaba.

    1. Anunciou Corinthians. Vocês acham mesmo que vão passar o Flu? É Corinthians e Flamengo para qualquer emissora, o resto só passa obrigado.

  8. STT.

    “Após determinação da Fifa, jogadores voltam a ser donos de seus direitos econômicos. O que permite que possam realizar as próprias negociações. Regulamento sobre o Status e as Transferências de Jogadores (RSTP), que passará a vigorar em 1.º de junho. FONTE: R7

    Se esta lei já estivesse em vigor, João Pedro ainda seria jogador do Fluminense. Um golpe certeiro em presidentes de clubes como o Abade. Garcez! O meu comentário entre 18:00 e 19:00 horas foi moderado. Não tinha conteúdo ofensivo, apenas informativo.

    Saudações Tricolores.

    1. Você quis dizer apagado, né, Juarez?
      Amigo, esqueça o Garcez, já que ele é, hoje, o El Cid do Blog.
      Sobre jogadores serem donos dos seus passes, eu penso que isso já existe, pois alguns deles sempre foram empresariados por seus pais, como esse Diego do Fla, e parece que o Neymar também, e, pelo que se fala, qualquer jogador só está preso ao clube durante o contrato.

      Entretanto, há algo que que ainda não entendi direito, porque dá a impressão que o clube não pode ter o passe do jogador, mas empresários podem, porque o cara vende seus direitos para eles. É algo que eu gostaria de ver bem explicado porque não e sei mesmo como isso funciona. .
      ST
      (22/05)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< .

      1. DIREITOS FEDERATIVOS: é o direito que a entidade desportiva/clube possui de registrar o atleta na Federação como vinculado a ela. Esse direito nasce com a celebração do contrato de trabalho entre o clube e o praticante desportivo e é acessório ao pacto laboral. Assim sendo, uma vez rescindido ou terminado o contrato de trabalho desportivo, extingue-se o direito federativo. É relevante ressaltar que os direitos federativos serão sempre 100% (cem por cento) da agremiação na qual o atleta está registrado no momento. Dessa forma, podemos concluir que os mesmos não poderão ser parcialmente cedidos.

        DIREITOS ECONÔMICOS:
        este representa a receita gerada com a transferência do atleta profissional e são decorrentes da cessão onerosa (temporária ou definitiva) dos direitos federativos. É comum os direitos econômicos serem negociados com os chamados Grupos de Investidores, que adquirem um determinado percentual dos mesmos sobre um praticante desportivo, pagando ao clube que detém os direitos federativos o preço ajustado para a negociação.

        Assim o Direito de Arena/Imagem é previsto no art. 42, parágrafo 1º, da Lei 9.615/98 (Lei Pelé) e decorre de participação do atleta nos valores obtidos pela entidade
        esportiva com a venda da transmissão ou retransmissão dos jogos em que
        ele atua. Por essa razão, o clube deve pagar aos atletas, no mínimo, 20%
        do que recebem na venda dos jogos para a TV.

        STs.

  9. Li a provável escalação, com João Pedro desde o início.
    Faço apenas um reparo. Entraria com Marcos Paulo e deixaria o Daniel-zinho no banco.
    Se a dupla dos meninos não funcionar, aí pensaria na troca.
    Vamos ver se o Ganso joga como ganso e não como sapo. Até agora não justificou a contratação.
    A ‘ordem do dia’ é ‘fazer o placar’ em casa!

    Boa sorte, Fluzão!

  10. Eu, como bom olheiro, se fosse técnico, jamais liberaria o M. Calazans, já que não há esses cobras todos para aquele lado esquerdo, e porque ele entraria num time em bem mais equilibrado agora, tem velocidade e boa intimidade com a bola,

    Não dá para descartar um garoto desses num campeonato duríssimo, e com o Flu disputando duas competições ainda, onde nego pode ser suspenso, pode se machucar, cansar e ele tem potencial para entrar na vaga sem preocupar o técnico e a torcida.

    O Léo Arthur, jogando ali no lugar do Everaldo, só tem o pé direito, não tem explosão nem intenção de driblar para dentro dele e para fora no campo, e já vai avisando ao adversário que nunca sairá pelo lado da linha lateral, só para dentro do campo, como o Everaldo fazia quase sempre, e, lá uma vez ou outra, saía pelo lado da linha. . .
    Eu acho que será uma grande mancada do Diniz liberar este MC, porque ele só entrou nas podres.
    (21/05)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>! .

    1. Em se tratando desses caras, 18 dias ainda é uma eternidade. Que embarquem diretamente pra lata de lixo da história do Flu.

  11. STT.

    O Santos informou através de noticiário que não vai liberar o seu jogador convocado para o Torneio de Toulon, por não ser data FIFA. Devemos supor que a não liberação por parte da CBF do jogador Pedro a pedido do Fluminense, seja uma notícia FAKE. Vale salientar, que o Fluminense não é obrigado a liberar o jogador para a seleção olímpica. Veremos o desenrolar desse imbróglio.

    Saudações Tricolores.

  12. Estou vendo umas notinhas informativas sobre assuntos do Tricolor, e estou sentindo que vai acontecer o que eu sempre penso com relação a jogadores, até desconhecidos, que o clube traz mas que, depois, fica complicado para mantê-los.

    Estava lendo que o Ferraz tem contrato até o meio do ano (pode nem ser), e que o clube já está tratando de renovação, etc,etc. Mas se alguém chegar com uma “merreca” um pouquinho maior, será que o clube banca e o correto zagueiro fica? ,

    A mesma coisa é com o Allan, que os entendidos queriam que fosse mandado embora do “seu tricolor”, por ser horrível, “onde acharam aquilo”, e blá-blá-blá.
    Ele pertence ao Liverpool, estava emprestado a um clube italiano, e, provavelmente, depois ver as atuações dele, um dos dois deva querer leva-lo de volta.

    Ai, vem o Caio Henrique, o Nino, o Gilberto, que já se sabe que custará 15 ‘milhos”, o que pode dar nó, e o Yony que parece ter contrato curto também, e, só aí, já vai metade do time. (toctoctoc)
    E se isso acontecer, será que a fábrica da base fará peças de reposição rapidamente?
    (21/05)
    <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

    1. Vender ou vender … esse é o padrão da Flu Ócio … agora só nos resta torcer para que o próximo presidente de fim a essa política de apequenamento do clube

      1. Ajuri, meu filho! Cheguei! Haha
        Diga-nos quem é você na dupla CARACU? aí, fica fácil saber quem é Carlos Rodrigues. Hehe

    1. Onivaldo, Hara-har, já que você insinuou a “dignidade” entre eu e o ajuricacatche: como anda o seu caso com Peter, O Notável?

      1. Caso? tá vendo!? foi preciso passar menos de dois anos, para você reconhecer o notável trabalho! Todas CNDs, zero de penhora, idem atraso de pagamento, CT padrão FIFA, Fluminense tetracampeão, tudo isso graças a Xerém. Antes Carandiru, hoje universidade de futebol. De fato, notável.

        1. “zero de atraso de pagamento” ?!?!?!? Como assim ??????
          OVNIMUND MARMALDO, na sua cruzada psicotica em defesa da Flu Ócio agora deu pra brigar com a realidade ….

          Justo ele, que sempre se auto-intitulou como o Paladino Anti-Fake news …

        2. Ora Onivaldo! Não acho ele nada nele notável a não ser o cinismo. “Notável“ foi uma designação sua para este que foi um dos piores presidentes do Fluminense, não lembra?

  13. Algo tem que ser feito para resgatar o respeito da imprensa esportiva em relação ao Fluminense.

    Só se fala da ‘derrota’ do Cruzeiro.
    É inacreditável o enorme tempo de TV que estes mequetrefes da imprensa esportiva dedicam a comentar e analisar as ‘razões’ pelas quais o Cruzeiro perdeu para o Fluminense.

    Da mesma forma com que dedicaram enorme tempo para justificar as causas da derrota do Grêmio para o Flu.

    Mas, …………. e aí é que está o mistério, NINGUÉM fala das virtudes do Flu, que causaram as vitórias.

    É de pasmar !!!!!!

    O novo ‘governo’ tricolor, a ser eleito agora, dia 8 de Junho, TERÁ que se preocupar com o resgate de nossa imagem e do respeito que nosso querido Fluzão merece, incontestavelmente.
    Só estes mequetrefes – possivelmente pagos para nos afogar – é que não respeitam nosso clube.

    1. Amaury, o candidato Tenório, já demonstrou preocupação com o tema. Disse que desde 2012, figuras conhecidas pelo clube, financiam campanhas objetivando desestabilizar o Fluminense. Aliás, esse foi um dos motivos para ele abandonar a dupla Celso e M.B.
      Disse… têm que mudar isso aí.
      Viu netflu, explosão tricolor, terno e gravatinha?

      1. Prezado Garcez , não sei se vc percebeu, mas OVNIMUND MARMALDO insinuou sutilmente aí em cima que vc recebeu propina do Celso Barros para falar mal da Diretoria.
        Essa bem que poderia ser a gota d’água que faltava para vc extirpar de vez essa figura do blog.

    2. Nisso vc está coberto de razão. Acompanhei varias resenhas e todas elas foram exatamente nesse sentido, dizendo que o Cruzeiro deu muito mole … como se os caras tivessem perdido prum Guarani ou Vitória da vida.

      Exaltam o Diniz , mas esculacham o clube e o time. O velho clichê de sempre : “Diniz está tirando leite de pedra com esse elenco limitado”

      Na ESPN então é vergonhoso. Tratam o Fluminense como um clubeco de 5a categoria.
      Foi nisso que A Bad nos transformou

  14. Estive a pensar o quanto essa COMEMBOL está a sacanear com a torcida tricolor especificamente.

    Que tem assinatura de TV a cabo em sua residência, tem a opção de fazer seu pacote para acompanhar os jogos do Fluminense em qualquer competição que seja ainda mais se morar fora do RJ que é o caso de muitos pelo Brasil a fora.

    Até o ano passado era assim.

    Em 2019 a COMEMBOL simplesmente vendeu os direitos de transmissão da sulamericana para o site DAZN e com isso mais outra despesa para assistir aos jogos do Fluminense cai no colo da torcida tricolor tendo a opção claro de cancelar a assinatura não sendo mais de interesse acompanhar o time caso venha a fracassar na competição.

    Ah, e com a tecnologia de internet que temos no Brasil e sendo um serviço caro para os padrões brasileiros essa conta só tende a aumentar.

    Sei que enquanto cidadão, vou abrir denúncia administrativa contra a operadora da TV que tenho em casa, pois me sinto lesado por não poder acompanhar todos os jogos do Fluminense como é minha intenção.

  15. a raposa desta vez não teve a sorte como companheira como no ultimo jogo e se deu mal, vitória categórica e maiúscula do eterno tricolor, mesmo o time vencendo continuou com a pegada atacando ate o fim e finalmente joao Pedro entrou “cedo ” aos 22 minutos do segundo tempo e acabou com o jogo.
    há tempos atrás os grandes portugueses benfica e porto vinham ao brasil fazer feira e levavam jovens promissores a preço de banana depois os revendiam por preços elevados para outras praças, eram craques em fazer isso.
    agora o minúsculo e esperto Watford inglês faz o mesmo, já levaram o richarlison e agora levam o jovem joao Pedro, caso de policia.
    o Luciano tem que levar uma chamada, leva muito cartão por reclamação, já e hora de melhorar a marcação pela direita, nosso lado direito ta muito vulneravel
    estarei quinta no maraca, espero não me iludir.
    fica diniz, fica abel !

    1. Diga, sabidão, em que época os portugueses fizeram essa jogada “inteligente” de levar jovens promissores para revendê-los a preço de banana, e quais foram esses jovens envolvidos nesses negócios que se destacaram e fizeram história no futebol mundial?
      Cite os nomes deles todos.

      Os portugueses são tão bons nesse negócio de reconhecer jovens promissores que tiverem o Thiago Silva três vezes lá e o descartaram. ***
      (21/05)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      1. PCA, só corroborando… o São Paulo clube mais organizado e com torcida mais participativa que a nossa, negociou o jovem Éder Militão com o clube português, após 6 meses o Militão foi negociado com o espanhol Real Madrid. Sabe quanto lucrou os portugueses?
        PCA, pergunta para o sabido cadê o nosso Robert? quanto faturamos com Robert?

  16. Entendo perfeitamente a euforia com João Pedro e Marcos Paulo, ambos já sendo chamados de craques, que valem no mínimo 100 milhões etc.

    Devagar com o andor! Ambos são adolescentes, ainda. Vi várias partidas boas, mas também ruins, deles, no sub-17.

    Estão entrando no segundo tempo, pegando adversários cansados e que ainda não conhecem seu jogo.

    O que é muito diferente de serem escalados desde o início, jogarem partidas seguidas e terem suas maneiras de jogar estudadas pelos adversários.

    Já vi dezenas de garotos aparecerem assim, de maneira fulminante, serem incensados por torcida e mídia e depois sumirem ou virarem jogadores comuns.

    O Pedro mesmo demorou um bom tempo até virar o jogador que é hoje. Lembro-me com clareza de muita gente que hoje o idolatra, dizendo que ele não daria jogador.

    Vamos aguardar, dar tempo ao tempo, sem precipitar as coisas e confiar no Diniz. Ele é a pessoa mais qualificada para avaliar o melhor momento decolocar os dois no time titular.

    ST

    1. Cláudio, mais um belo texto! Pertinente, oportuno e necessário.
      Você disse ter CORPO FECHADO, não duvide, já, já vão querer o seu sangue. rsrs

  17. Por vezes, chego a achar que você, Garcez, tem um pouco de “sangue de barata” em excesso. Mas, por outro lado, é evidente que você tem determinação, sabe o que quer e, não tenho dúvidas, é capaz de tomar as decisões necessárias nos momentos oportunos. Junte-se a isso a sua educação e excelente redação e você é o melhor blogueiro de quantos conheço (isto não quer dizer que sempre esteja de acordo com aquilo que você escreve, claro; mas quer dizer que a sua opinião sempre é digna de ser lida e analisada, pelo menos). Que mais seria preciso para lhe dar um GRANDE PARABENS?

  18. Um desconhecido que se diz jornalista, um tal de “Paulinho”, publicou em seu insípido blog, sem qualquer repercussão e que não gerou comentários nem a mínima consequência, chamou o Fluminense de tapetense.
    Aí, a cavalgadura que lastimavelmente ainda preside(?) o Clube, ajuíza ação por danos morais, improvida em primeira instância.
    Pronto! Além da divulgação depreciativa ao Tricolor, “Paulinho” virou celebridade estampada na página de abertura de todos os sites, e claro, passará ater acessos em seu blog.
    Mais uma produção do intestinal abadiano!

    1. Se o clube não tivesse feito nada, vocês estariam reclamando que não houve defesa institucional.

      O negócio é reclamar.

  19. “Candidato à presidência torce para Abad não cometer “insanidade” de vender Marcos Paulo”.
    xx — xx

    Todos nós torcemos! Mas, em se tratando de Abad, melhor contratar alguém para um “boa noite Cinderela” nele! rs

  20. Marcos paulo, João pedro, Pedro, Richarlisson. só ai acho que o Flu tinha que faturar uns 400 milhões em vendas, só com estes jogadores, Nenhum desses poderia sair por menos de 100 milhões. espero que o próximo presidente saiba vender. chega de fazer doação para os outros, essa venda do JP o Abad era para sair preso do clube, que sacanagem que fizeram com a gente, qual foi o motivo de vender esse moleque assim? nem esperaram para ver qual seria dele, assistindo o sub 17 ja dava para ver que era diferenciado, o Fluminense é uma quadrilha, tem que ficar de olho no próximo presidente, xerém é fábrica de dinheiro, tem muita gente se enriquecendo nas custas do FFC. Tem que acabar com essa farra, ou a torcida toma conta do Clube, ou esses caras vão enriquecer e nós vamos ficando para trás anos após anos. O FLUMINENSE É NOSSO, E NÃO DELES!!!!

    1. o richarlison foi revendido depois pelo clube inglês por 50 milhões de libras esterlinas ( mais de 250 milhões de reais), os caras vieram aqui e o compraram a preço de banana.
      agora retornam e levam o joao Pedro por ninharia, crime de lesa pátria tricolor ;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *