Pra conta

O Fluminense empatou mais uma no Campeonato Brasileiro porque tem um elenco menos qualificado do que o do Cruzeiro e um dos mais enxutos da competição, razão por que vai sempre lamentar a ausência de qualquer um de seus titulares, na atual conjuntura tricolor, andorinhas que fazem sim um verão – casos dos lesionados meia equatoriano Sornoza e do artilheiro Henrique Dourado.

Esbarrou ainda na boa atuação de Thiago Neves, campeão brasileiro e vice da Libertadores pelo clube, que teve participação direta no gol da Raposa, ao servir Sassá, finalizando ainda outras duas vezes contra o gol de Júlio César – isso só no primeiro tempo, porque, no segundo, o meia ainda acertaria a trave.

Desta vez, nem a entrada de Calazans no lugar de Pedro mudou o panorama do Fluminense, que teve muita dificuldade de sair e propor o jogo – em parte também por conta de sua formação original, com três volantes, Marlon Freitas, Orejuela e Wendel.

O empate se deve também ao sempre regular Wendel e a Richarlison, que ascende de novo na temporada, depois de quase ter se transferido para o Palmeiras, há pouco mais de um mês. Não à toa, foi da dupla a jogada que resultou no gol tricolor antes do intervalo – o primeiro pela bela esticada, e o segundo pela cobrança perfeita do pênalti, que ele mesmo sofreu.

Quando fez as vezes de pivô, Richarlison também serviu bola açucarada para Gustavo Scarpa, mas sua má fase perdura faz tempo – de frente para o goleiro Fábio, desperdiçou a bola que daria a segunda vitória consecutiva ao Flu no campeonato.

Seria o desfecho perfeito para as comemorações dos 115 anos de fundação do clube, completados nesta sexta-feira, 21 de julho.

Pioneiro em quase tudo no futebol brasileiro, o Fluminense acrescenta mais um feito ao seu currículo – é o primeiro clube do mundo a disputar um campeonato nacional profissional com um time de juniores.

E com um detalhe: quase ao fim do primeiro turno, mesmo nestas condições, está a apenas dois pontos da zona de classificação para a Libertadores.

Parabéns, Gigante!

______________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

118 thoughts on “Pra conta

  1. Tenho uns amigos no grupo do Wats ,e um amigo postou a foto da nossa torcida no fla x FLU do Brasileiro desse ano.
    ele falou uma parada que doeu no coração, ele falou que se o Fluminense depender da sua torcida vai acabar em 10 anos.
    Porra que soco no estômago.

  2. Caro Marciel, esteja certo de que em minha resposta pretendi apenas alertar para o fato de que os comentários deste Blog – quase que em geral – resumem-se a criticas pela critica.

    Na minha opinião não dispomos de elementos para condenar os atos desta diretoria.

    Da mesma forma, muitos solicitam a tal ‘transparência’ sem que se saiba exatamente do que se está falando. Ou será que alguém imagina que esta ou a diretoria de qualquer organização vá divulgar extensamente – tornar público – todos os detalhes dos atos e fatos de sua gestão ?
    Isso simplesmente não existe.
    E tratando-se de futebol (e seu ambiente de tumultuada paixão) menos ainda.

    Então, tentando resumir, tenho visto esta fase como extremamente desgastante e frustrante aqui no Blog.
    Está ficando enfadonho !

    Não se fala de jogador, senão para baixar a porrada.
    Não se fala de futebol, senão para minimizar a vitória e debochar na derrota.
    Não se fala de acertos.
    Comemos o bom queijo suíço mas reclamamos de seus ‘buracos’.

    O Richarlison, por exemplo, é citado como vitima de uma venda forçada.
    Não se fala no acerto que foi a contratação deste jogador. Na ocasião, uma incógnita.

    Fala-se da saída (por cláusula de contrato) do Well Silva.
    Mas ninguém levanta a voz para dizer que este jogador veio SEM QUALQUER ÔNUS para o Fluminense.
    Isso mesmo : um dos melhores jogadores do time chegou aqui a custo ZERO.
    Mas, isso não se comenta, não se valoriza, não se enfatiza.

    Agora, sobre a contratação do Danilim, do Marquim, do Maranhão, etc., não faltam cornetagens.

    Em suma, municiado pelo fogo de trincheira do NetFlu, formou-se aqui no blog uma verdadeira cortina de terrorismo, de pressões pouco responsáveis, que só podem prejudicar o trabalho.

    Quanto já se falou (e xingou) aqui por conta de uma ‘venda’ do Wendel ?
    E da mesma forma sobre uma venda do Scarpa ?
    Acontece que – ambas – não aconteceram. Pelo menos até agora.
    E isso ninguém cita. Ninguém retruca.
    É só porrada !

    Em suma, isto aqui está se transformando em uma verdadeira casa da mãe joana.
    Só falta a luz vermelha na sala.

    Ver um time de garotos lutar como contra o Cruzeiro e sair vaiado de campo é duro, Maciel.

    Isso é destrutivo.
    Isso não leva a nada, senão à desgraça.

    Você começa seu comentário solicitando gentil e educadamente que eu defina a categoria em que eu enquadro seus comentários.
    Resposta : quem sou eu para classificar – ou enquadrar – colegas de blog, Maciel ?

    Posso, isso sim, e o faço com muita convicção, afirmar que considero você uma pessoa educada, equilibrada e que contribui em muito com comentários pertinentes e bem intencionados.

    Não pretendi critica-lo pessoalmente, Maciel.

    Veja que eu me incluo no “ tititi, mimimi, trololó e blablablá ”, meu caro.

    Quando digo :
    “ E enquanto isso nós ficamos aqui de mimimi, tititi, trololó e blablablá ! ”
    certamente não o estou citando, pessoal e diretamente, mas todos aqui do Blog.
    Incluso o Amaury ~ Rio.

    Aliás, o comentário-mestre, no caso, foi emitido pelo Pedro. Nem era seu !

    E se v. quiser saber minha opinião, creio que o Pedro postou um belo e lucido texto.

    Pena que seja uma ode à liberdade de escolha do jogador sobre onde trabalhar, coisa que é uma craca no futebol, que nem mesmo a Lei Pelé conseguiu eliminar.

    Obrigado pela educada atenção, Maciel.

    22:30 > 22JUL

    1. Prezado Amaury

      Você é um craque dos comentários neste blog. Agradeço suas palavras e a atenção ao meu longuíssimo texto. Procurei responder à sua postagem porque acho que minhas críticas não são meras críticas. São, penso eu, um posicionamento político sim, porque estou criticando as atitudes políticas dos políticos que mandam no nosso Fluminense.

      Ao contrário do que muitos pensam, criticar as ações dos políticos, (os dirigentes esportivos são e agem como políticos), não significam que estou pleiteando o lugar deles, mas é sim uma atitude política. Partidarismo, somente nos momentos das eleições, e nesse caso, os grupos políticos hegemônicos das instituições sabem se preparar para não perder o controle político. Foi assim, nas duas últimas eleições do mesmo grupo político, na última inclusive, sem a participação efetiva da massa de sócios torcedores.

      Mas você é muito perspicaz e consegue ver além das minhas palavras, quase me convencendo de que você tem toda razão e não é apenas condescendente como certa vez em outro embate entre nós, eu qualifiquei seus comentários.

      Você tem razões, mas eu também tenho as minhas. Aceito as suas críticas, mas não deixarei de criticar aquilo que vejo de errado nas ações dos dirigentes que: .afetam o desempenho do nosso time em campo; ..arranham a imagem do nosso clube na mídia parcial e cínica; … aumentam a antipatia ao clube nos torcedores adversários; …geram a discórdia entre nós torcedores do Fluminense; e ….. colaboram para o não crescimento da nossa torcida, que se afasta dos estádios e não influencia nas novas gerações o amor pelo clube.

      Vou apenas me reportar a dois tópicos citados em sua resposta. Os elementos para condenar (“ou apenas criticar”) os atos desta diretoria (“e das anteriores também”), são exatamente o que vemos na mídia que divulga o que se passa nos clubes e no Fluminense em especial, e a tal transparência solicitada é para questionar o que se divulga como “acertos” desde as duas gestões anteriores.

      É evidente que uma diretoria não vai abrir o jogo das coisas que faz, mas não podem ser arrogantes e soberbos a ponto de exaltar acertos e vitórias, sem a devida comprovação. Transparência é verdade, e as diretorias que eu critico, são as que divulgam verdades que não se apoiam na realidade. O Fluminense atual é um enigma para sua torcida, mas os dirigentes e seus apoiadores juntamente com uma parte da torcida do clube social, continuam falando como se fossem donos da verdade. E a verdade é que o Fluminense há muito mudou de patamar no panorama do futebol brasileiro. E não foi para um patamar superior como alguns aqui acreditam.

      Com todo o respeito que sua inteligência impõe, solidarizo-me com todos os companheiros de blog que comungam com as opiniões críticas aos desacertos dos políticos encastelados nas Laranjeiras, e não me incomodo com a sua qualificação de “asas….” aos nossos comentários.
      Intolerável é ler as bobagens que pelo menos dois daqui usam para ofender os que se unem nas críticas, mas pelo menos um, eu já bloqueei. Quanto à você, aceito as críticas e a sua educação no trato de nossas divergências. Seu texto em resposta ao meu, será lido e relido por mim para reflexão. Mas, infelizmente já não vou mais conseguir mudar a antipatia que nutro pelos dirigentes da gestão anterior e da atual. Presidente que admite um “shopping center” na sede tradicional do Fluminense, merece o meu mais forte repúdio. E as atitudes dele em face da situação de “penúria” financeira do clube, só reforçam a minha divergência com a administração atual.

      Saudações tricolores

      1. Todos nós temos o direito ao livre arbítrio, caro Maciel.

        Todos nós temos o direito à liberdade de pensamento e expressão.

        E você está exercendo corretamente seu direito a ambos, já que não invade o espaço alheio.
        Não ofende, não insulta e tem suficiente coragem e educação para dirigir-se diretamente a seu interlocutor. Não manda recados. Não deixa ‘insinuações’. Não fala por entrelinhas e indiretas.

        Por tudo isso você não é por mim considerado um ‘Asa’, caro Maciel.

        A Confraria dos Asas Negras (habitantes do Vale das Sombras e da Morte) está aqui com outro propósito, muito diferente do seu e do meu.
        E – detalhe – não são àguias ou mesmo corvos.

        São genuinamente U-R-U-B-U-S , Maciel, sem mais nem menos.

        Afetuoso abraço, parceiro.
        18:41 > 23JUL

  3. Prezado Amaury

    Com todo o respeito que tenho pela sua inteligência futebolística, e fidelidade ao nosso Fluminense Futebol Clube, e, mais uma vez, não desejando polemizar com o ilustre companheiro, ativo colaborador do blog no nosso anfitrião João Garcez, mas venho pedir a sua opinião: em que categoria o amigo enquadra os meus comentários, já que me pede para apontar uma solução prática, “mimimi”, “tititi”, “trololó” ou “blablablá”?

    Eu acompanho este blog há muitos anos e sempre participei com minhas opiniões nos momentos mais difíceis da trajetória do nosso Fluminense, particularmente nos últimos 10 anos ou mais, tendo acompanhado a saga tricolor no período da ex patrocinadora/investidora, que colocou no clube jogadores caros e nem sempre eficientes, o “pior” exemplo, na minha modesta opinião foi o endeusado para muitos, a maioria talvez, Romário.

    Aliás, prezado Amaury, talvez a crítica em que mais me identifico com a sua opinião seja mesmo a vontade de ver o ex presidente da dita patrocinadora/investidora, longe das Laranjeiras e da possibilidade de influenciar na política do clube, por causa de tanta arrogância e megalomania daquele senhor. Sei que com isso, muitos torcedores aqui já cairiam de pau sobre mim, porque o tal ex patrocinador/investidor é mesmo endeusado por muitos que consideram que ele “deu” os títulos que os jogadores em campo ganharam.

    Você me desafia, com seu questionamento sobre soluções práticas, como se o meu comentário apenas fizesse críticas superficiais às péssimas administrações da era dos Pedros, o nacional e o estrangeiro. Eu fiz alguns bons comentários no meu modesto entendimento, um deles no início do ano fazendo um paralelo entre as 2 gestões anteriores e a atual que então se iniciava, exatamente com a mesma atitude que eu criticava na época, a escolha do mesmo treinador, o atual Abel Braga, a quem considero como ultrapassado e pouco eficiente, apenas um treinador que treina mal, mas jamais um técnico de futebol que entenda o que eu vejo em campo com os jogadores que usam o nosso uniforme.

    Infelizmente ocorreu algum “problema” nessa nova plataforma que abriga o blogo do JG, que impediu a publicação do meu comentário. Cheguei a desconfiar que pessoas que trabalham na empresa que operacionaliza o portal, pudessem “censurar” um comentário que considerasse ofensivo aos políticos que dirigem o clube. Isento o nosso blogueiro JG de qualquer atitude capaz de permitir essa ação. Mas, fiquei com a suspeição de que eventualmente, comentários contrários à política dos políticos da situação não agradem à todos, inclusive à alguns leitores aqui do blog, um deles inclusive, que precisei bloquear para não ver mais as arbitrariedades escritas contra os críticos da gestão.

    Acrescento que no momento da primeira eleição do ex presidente PS, eu me identifiquei com aquela candidatura, considerando-a mais modernizante naquele momento e necessária para corrigir os equívocos das administrações anteriores e criasse uma nova forma de relacionamento para melhorar os efeitos do tipo de patrocínio que o clube possuía na época. Cheguei a me filiar como sócio torcedor ainda no primeiro momento, o que considerei um grande feito daquela administração. Depois percebi que não era mérito do presidente recém eleito, afinal, todos os clubes profissionais precisam da associação dos torcedores, uma modalidade que se impõe nos moldes do futebol profissional atual.

    Com os eventos já conhecidos por nós torcedores, que quase vitimaram o nosso clube no final de 2013, depois de um ano anterior glorioso com o nosso quarto campeonato brasileiro, o que vimos na gestão anterior foi um festival de equívocos no campo do futebol profissional. Desnecessário seria, repetir aqui todos esses erros cometidos, sob a desculpa que se estava saneando as finanças do clube, corrigindo os erros das gestões anteriores e preparando o clube para se “libertar” do patrocínio da empresa que investira durante anos na formação dos elencos do Fluminense. O discurso era que o Flu naquela gestão se preparava para caminhar com os próprios pés, e livre das dívidas impagáveis, com as contas em dia e as finanças saneadas, o clube voltaria ao patamar de grande clube brasileiro.

    Essa visão otimista e irreal, no meu entendimento, permitiu que a administração anterior fosse sucedida pelo candidato oficial, apoiado pelo ex presidente. Naquele momento, eu tinha esperança de uma candidatura de oposição real, que afastasse as possibilidades de eleição do atual presidente, do candidato ex presidente da ex patrocinadora/investidora e o equivocado candidato, ex vice presidente de futebol da gestão anterior, pela visão míope na formação dos elencos. Os então candidatos de oposição que eu poderia escolher como eleitor, acabaram se unindo à chapa da situação e os eleitores do clube social (cerca de 5 mil sócios) elegeram a chapa vencedora, sem que a grande maioria dos eleitores sócios torcedores ( cerca de 8 mil sócios) segundo informações oficiais da comissão eleitoral, influísse no resultado daquela eleição. Os números que cito aqui são baseados apenas nas informações que foram divulgadas pelos sites que informam sobre o nosso Fluminense.

    Soluções práticas no meu entendimento passariam pela substituição dos atuais dirigentes, dos seus apoiadores, pela ineficácia na administração. O que muitos aqui criticavam nos anos anteriores, mostra-se agora realidade. Nunca houve transparência nas atitudes político/administrativas dos dirigentes anteriores, capitaneados pelo ex presidente, endeusado por muitos, e algumas vezes tolerado em alguns comentários do prezado companheiro Amaury. O que vemos agora e que “surpreende” o atual presidente é uma situação de falência financeira e rombos não admitidos. O que não entendemos é novamente a falta de transparência para explicar as atitudes do atual presidente e seus colaboradores na gestão do futebol profissional, que fazem o clube não encontrar uma empresa como patrocinador master para o time num período já bastante longo, creio que mais de um ano.

    Somos o único clube da Serie A que não conseguiu nem o talvez miserável patrocínio da Caixa, que patrocina praticamente todos os demais clubes. Somos o único time da série A que não conseguiu formar um elenco de primeira divisão e se vê obrigado a atuar com um time com 5 ou 6 titulares considerados recém saídos das categorias de base. Dirão os otimistas que a bruxa está solta nas Laranjeiras, ou no CT, quebrando um grande número de jogadores com contusões sérias e de longa recuperação. É justamente para isso que um time profissional se prepara com um elenco qualificado para uma disputa tão exigente.

    Não existe dinheiro para contratações? Sim, o clube está falido e não tem patrocínios decentes. Os torcedores não confiam na diretoria e não se sentem estimulados à se associarem para aumentar o quadro de sócios torcedores. E assim vamos caminhando, aos trancos e barrancos, graças ao talento individual de alguns ou de muitos jogadores, com o agravante de que o treinador incompetente ainda atrapalha quase sempre com os equívocos na escalação, nas substituições e na ausência de treinamento eficiente que inspire o time a jogar taticamente bem.

    Soluções práticas existem sim, caro Amaury, mas elas não são unanimidade entre nós torcedores e muito menos são aceitas pelos políticos da gestão atual que apenas deram continuidade aos erros das duas gestões anteriores. Não sou entendido de futebol como o companheiro, que sabe explanar tão bem sobre as características dos jogadores e dos modelos táticos em campo. Não sou especialista em administração, finanças e contabilidade. Sou apenas um torcedor apaixonado pelo Fluminense, que viu as glórias do clube desde o ano glorioso de 1969, por influência de meu saudoso pai, também tricolor. Um torcedor que aprendeu a amar o clube e foi estudar um pouco da história gloriosa do clube nos tempos de meu pai como jovem torcedor. Passei a admirar os ídolos de meu pai como se fossem do meu tempo. Esse torcedor apaixonado, não pode estar satisfeito com o que acontece nas Laranjeiras, no clube de futebol que encanta uma grande torcida, que não pode ser responsabilizada por não encher os estádios, aliás, nem o Maraca é nosso, nem o acanhado Giulite pode ser considerado.

    Com todo o respeito por todos que aqui escrevem, com exceção de apenas dois insuportáveis detratores dos críticos das gestões, que não faço questão de ler seus comentários maliciosos, agradeço ao prezado Amaury a atenção ao meu comentário e me desculpo pelo tamanho exagerado dessa resposta.

    Saudações tricolores

    1. Luís,

      Confesso que li por trechos o seu comentário, mas “vi” ali muita coisa que penso e já expus aqui, inclusive quanto às expectativas.

      Nem todo texto longo é enfadonho de ler. Exige tempo, sim. Mas este seu texto está muito bem desenvolvido.

      ST

      1. Caro TT

        Agradeço suas palavras e concordo com você. Temos que usar esse blog para debater o nosso Fluminense, mesmo que sejamos incompreendidos por alguns e ignorados pelos dirigentes arrogantes. Obrigado pela sua atenção ao meu texto.

        Saudações tricolores

  4. Caríssimos torcedores,

    Desisto de entender, porque até agora não me convenci com nenhuma explicação sobre o “eu não sabia”. Não vou ficar perguntando mai e nem tocando no assunto, porque não virá a resposta, e não querem que pareça mero questionamento de algum segmento político.

    Ao contrário, queria esclarecer o que, para mim, é importante. Mas deixa pra lá.

    ST

    1. Eu acho que o Fluminense devia ser vendido, como foi o Milan, o PSG, o Chelsea…

      porque não?

      Viria alguem com dinheiro, pagaria um valor, investiria no clube, o time continuaria a ser da torcida, como sempre foi

      e o investidor mandaria a turma da piscina, essa flusocio, e essa diretoria amadora, picareta e mau carater pra PQP.

      Qual é o problema???

      o que a torcida quer é um time que recebe investimentos, que compra e forma jogadores, que disputa e ganha titulos,
      e que tenha condições e dinheiro, pra jogar SEMPRE no Maracanã, enquanto constrói o próprio estadio.

      Qual é o problema???
      essa gangue da flusocio que está no comando, não investe um centavo, só faz retirada daquilo que NÃO PERTENCE A ELES,
      não entendem nada de futebol, só de esquema
      estão acabando com a marca Fluminense Football Club,
      destruindo a Torcida Pó de Arroz,
      implantando o padrão de qualidade ‘Edson Passos’
      vendendo os ‘ativos’ a preço de banana e fodam-se os titulos, que é a razão unica de um time como o Fluzão existir.

      Esse grupelho de safados, que nunca botou um centavo no Fluminense, age como dono, e estão saqueando o Tricolor,

      e se é pra ter um dono, que o Tricolor seja de alguem que tem dinheiro A ALTURA do tamanho do Tricolor.

      $$

      O Milan tem uma historia gigantesca, 18 titulos internacionais, 07 Champions, 04 mundiais
      e está sob nova direção,
      com o apoio maciço de sua torcida, que não aguentava mais ser um timinho nos ultimos 10 anos.
      O time e sua historia são da torcida e a gestão de um grupo endinheirado.

      $$

      Com essa turma de quebrados e safados da FLUSOCIO,
      o nosso Fluminense vai bater no fundo do poço.Os caras agem e falam como se fossem os donos e sequer torcedores são,
      o negocio deles é vender os ativos e administrar o Tricolor como se fosse um quiosque, comprou por 1 vendeu por 2, tá bom
      e vão enchendo os bolsos com todo tipo de maracutaia, taí a administração do Peter sendo revelada, muito a contragosto dessa cambada.

      $$

      Sou francamente favoravel a uma nova visão de gestão profissionalizada do Tricolor,

      e que venham os investimentos e os TITULOS!!!

      1. Não é má ideia, Guilherme.

        Creio – entretanto – que não precisamos chegar a tanto, i.e., a vender.
        O Depto de Futebol poderia ser desligado do restante do clube.
        Tornando-se uma empresa de capital aberto.
        E assim, lançando ações na Bolsa.
        E os torcedores comprariam tais ações, na medida de suas posses.
        E todos seriam felizes para sempre.

        Ah, um detalhe : isso aí acima é um sonho. Já esvaiu-se, etéreo.

        Sim, porque a julgar pelos resultados do programa Sócio-Torcedor …….
        já viu, não ?

        As ações do Flu seriam as mais baratas do mercado, ‘alavancadas’ ladeira abaixo pelo pessimismo dos que ‘torcem’ pelo clube.
        11:37 > 23JUL

      2. Guilherme,

        Certamente não seria um negócio puro e simples de compra e venda. As cláusulas do negócio estabeleceriam limites e responsabilidades.

        Interessante!

        Já que para ser presidente não precisa sequer ser torcedor, por que não se pensar em um modelo que privilegie o lucro e, ao mesmo tempo e de forma garantida, a paixão clubista?

        ST

  5. Caros,

    https://www.netflu.com.br/esses-tres-anos-sao-um-periodo-de-plantio-avisa-presidente-tricolor/

    Queria estar errado quando disse em comentário, aliás mais de um, que só teríamos uma realidade melhor ao final deste mandato, em 2019. Basta procurarem mais atrás. Enquanto falavam em 2018, fiz as contas para 2019.

    Depois haveria a conversa sobre a necessidade de mais três anos. A reeleição.

    Isto já vem desde os primeiros três anos do grupo no poder, lá atrás.

    E assim serão doze anos, boa parte com bastante dinheiro e quase nenhum título relevante. Não plantamos essa base lá atrás, quando havia muito dindim no clube.

    Hoje não arregimentamos nem mais torcida como resultado de um período áureo.

    O problema é que não foi isto o prometido…

    ST

    1. Não vão ser 12 anos NÃO!

      Não vão ser nem 09 anos, chega dessa dessa raça aí,
      se eles querem um time pra chamar de ‘seu’, então comprem um, na mão grande não vão levar não.

      Fora cambada!

  6. Quando o Peter assumiu o clube, era aquele papo de contas em dia e que em um futuro próximo as coisas iriam começar a andar. Não andou, deixou o clube na merda com contratos de jogadores horrorosos e o clube quase falido. Agora chega outro presidente com cara de panaca, com a mesma ladainha. E que só em 2019 o FFC pode pensar em algo.
    Resumindo, vai acabar o seu mandato, vai entrar outro e vai ser o mesmo Papinho pra enganar a torcida do Flu que é bem pacata e omissa.
    Enquanto isso a Flasocio vai enchendo o burro de dinheiro e a gente nem sonha em ganhar outro campeonato Brasileiro, nossa torcida não faz porra nenhuma também para melhorar, não enche estádio e fica só reclamando nas redes socias, não rola um protesto, essa porra chamada Fluminense é nossa C@r@lho não é do Abad não, vamos tirar o rabo do sofá e vamos fazer algo, vamos lá pedir para conversar com a Flasocio mostrar que não estamos gostando da forma que estão tratando o nosso clube, a culpa também é nossa. Somos muito passivos.

  7. Excelentes os comentários do Luís Roberto Maciel, do Carlos Rodrigues e do Luiz Antônio…esses sim podem ser considerados comentários de torcedores tricolores autênticos, que conhecem a história e o tamanho do clube, sem essa palhaçada de ‘selo’. O mesmo não se pode dizer de um certo lunático , usuário de óculos rosados e que sempre coloca o mesmo blá blá blá. Esse é um autêntico Flu ócio, com mentalidade de torcedor do Bangu ou do XV de Piracicaba…um ‘caso perdido’.
    Flu /To , amigos aqui de Saquá disseram q o Robert estava na reserva do Boavista e não queria nada com nada. Tomara q não, mas parece outro Maicon (sem as drogas).
    Ricolor e Guilherme, convidei o nosso treinador Abel fanfarrão para um ‘queijos e vinhos’ aqui e ele está esperando a presença de vcs, para um grande abraço e explicações sobre o q está acontecendo com o time. Pediu também paciência, já que o objetivo é preparar o time para 2050.

    1. Eu sou um grande admirador do Abel,

      torço todos os dias pra ele concretizar o sonho de dirigir um clube na Champions League,
      já que recebeu o convite, e burro selado só passa uma vez…

  8. Escutei atentamente a entrevista do Abad:

    http://radioglobo.globo.com/media/audio/105561/pedro-abad-confirma-venda-de-wellington-e-nao-gara.htm

    Estranho o fato dele declarar que “pegamos o clube assim…”

    A realidade dos fatos demonstra que ele que fez parte da gestão passada e desde lá vem sendo apoiada pelo grupo político que está arrebentando com o futebol do Clube.

    Mas o Abad dar nome aos bois e fazer a mea culpa será muito difícil.

    Enquanto isso vamos vendo alguns bons valores chamados “ativos” pelo Abad estando na mira de alça do futebol estrangeiro.

    Quanto as reposições que ele falou, não será bem um reforço cascudo por que obviamente, a grana que entrar que é pouco, será destinado uma boa parcela para quitações salariais, tributárias e outras despesas que outra verdade foi escondida pela gestão passada que as dívidas do Clube estavam “saneadas”.

    1. Olha essa do Abad flusocio

      “Abad diz que saída de Wellington renderá ao Flu mais do que proposta do Bordeaux”

      $$

      ou seja,
      o Bordô ofereceu pro Fluzão menos do que pagou para o Arsenal pra ter o mesmo jogador,
      o W Silva.

      Resumindo,
      se for pra comprar direto do Tricolor nóis frances paga menos,
      assim o Bordô, preferiu essa triangulação com o Arsenal pra gastar mais dinheiro!!!

      e o Abad singelamente ainda vem explicar, aplicar…

      no mesmo estilo do Peter flusocio
      que vendeu o Kenedy pra um grupo de investidores pra estes revenderem pro Chelsea,
      provavelmente porque vendendo direto pros ingleses ia receber menos dinheiro.

      Aí nessa onda flusocio vem o dinheiro da venda do Gerson, vem o troco pela venda do Marlon,
      vem o esquema da clausula ‘Biro Biro’, um negocio da china
      a doação do Fabinho(Monaco), ao Rio Ave
      as 02 vendas recentes para o Estoril, a preço de banana
      a saída gratuita estranhíssima do Denilson pro Granada, atualmente no S.Paulo
      e muito mais, muito mais…

      e uma turma de gente safada e sem vergonha como essa FLUSOCIO não paga um cara como Pedro Antonio e aborta um projeto grandioso para o nosso Tricolor

      Muito provavelmente o Richarlyson vai sair pelo menor preço,
      vai pra quem pagar a melhor comissão por fora.

      Aê Abadflusocio, VTNC!

    2. Pedro Abad, que era mandatário do Conselho Fiscal na época em que Peter Siemsen comandava o clube, voltou a dizer que foi pego de surpresa em muitas situações após assumir o Tricolor.

      –”O presidente faz o que ele quer… Estou me dispondo a abrir mão de boa parte do meu poder em prol de garantir que no futuro o Fluminense não vá passar o que passou nos últimos anos em questões de lavratura de contrato. Realmente, algumas coisas a gente se surpreendeu. Não são todos os documentos que passam pelo conselho deliberativo ou fiscal. Quando chegamos encontramos uma situação bem mais complicada do que esperávamos – frisou.”

      $$$$

      Esse bundão desse Abad ‘que foi pego de surpresa’
      TEM A OBRIGAÇÃO de mostrar o que está descobrindo MUITO TARDIAMENTE ref aos 06 anos de comando do Peter/Flusocio.

      Pra um dirigente que tomou a atitude que tomou contra um tricolor benfeitor do porte do Pedro Antonio,
      pra que resguardar alguem/alguns que bateram a carteira do Fluzão?

      FALA FDP!

  9. RICHARLISON: SER HUMANO OU MERCADORIA?

    Há algum tempo atrás, Richarlison manifestou publicamente seu desejo de não se transferir para qualquer clube estrangeiro, porque não se sentia preparado pessoalmente para morar fora do Brasil.
    Trata-se de um rapaz muito jovem, humilde, família muito simples, tímido, que fala mal o português, avesso a oba-obas, mas a quem Deus deu o talento formidável de jogar futebol muito bem.
    Reparem como ele comemora cada gol que faz! É o seu momento de glória pessoal!
    O que terá acontecido para ele mudar de ideia e se dispor a jogar fora do Brasil? Será que superou suas limitações pessoais e amadureceu do dia pra noite? Ou será que foi “convencido” por empre$arios e dirigente$ que querem o bem dele e o fizeram ver a oportunidade que perderia, se “teimasse” em ficar no Brasil?
    Dá pra entender agora porque os olhos deles brilharam com a proposta do Palmeiras?
    A resposta é óbvia! Richarlison deixou de ser gente, virou uma mercadoria valio$í$$ima capaz de saciar a $ede de um clube quase falido e de “cuidadores” do seu interesse ávidos em receber alguns milhões de euros, dólares ou reais, pouco importa.
    Torço muito pelo Richarlison que, mal começou a nos alegrar, já vai embora, mas É MUITO GRANDE O RISCO DE DAR ERRADO E ELE SOFRER E MURCHAR!
    A não ser pra quem vai com a passagem de volta marcada, a HOLANDA É UMA BELA DROGA, ou UMA DROGA BELA, como queiram!
    País muito frio, língua estranha e difícil, pessoas estranhas, comida estranha, sempre haverá o risco de atirarem uma banana pro garoto, porque a xenofobia na Europa é um fato inquestionável.
    Sentirá falta da brasilidade, do carinho, do nosso feijão com arroz, da família, enfim sentirá falta do Brasil, pois disse com todas as letras que não está pronto para passar por uma ruptura tão grande em sua vida!
    São tantas as histórias de rapazes que foram em busca do pote de ouro ao final do arco iris e encontra um pinico de m…
    Temo pelo nosso garoto, ao mesmo tempo que torço pra que tudo dê certo e Deus o proteja, amém!

    1. Sugiro que seja lançado um fundo ” Fica, Richarlison ” no qual a torcida dê sua contribuição C-O-N-C-R-E-T-A , isto é, D-I-N-D-I-N , objetivando cobrir o valor que potenciais compradores pretendem oferecer pelo jogador.

      Ou que se aponte uma S-O-L-U-Ç-Ã-O concreta para a situação de caixa do clube, caro Pedro.

      A cada mês que passa (e ficamos neste tititi, trololó, mimimi e blablablá) vence mais uma folha de pagamento, no valor de S-E-T-E M-I-L-H-Õ-E-S de Reais, Pedro.

      Enquanto isso, o jogo Fluminense x Cruzeiro recebe 4.700 torcedores.

      E o time de meninos – sob o comando de Abel O Grande – faz bonito.

      É duro, parceiro !
      É duro !
      11:30 > 22/JUL

      1. Amaury,

        O que o Peter, cuja gestão também foi objeto de pedido de confiança aqui mesmo é apontada como excelente, tem a sugerir?

        Outro caminho é buscar a responsabilização da patrocinadora/investidora como já está sendo feito.

        A verdade é que há muitas coisas a serem feitas. Não tenho dúvida de que a meta desta diretoria em acertar as finanças do clube se dá com boa-fé, premidos pela necessidade. Mas isto não quer dizer que erros acumulados e que a criação de expectativas durante a campanha não sejam parte desta falha.

        Veja que o Abad deu uma entrevista exatamente sobre o ponto que venho abordando aqui: a transparência. Mas em nenhum momento ele explica como é que ele não sabia disto quando fez as promessas. Pressuponho, então, que ele tivesse a solução como prometeu.

        Amaury, acho um equívoco o Fluminense não disputar torneios de formação sem o maior objetivo de vencê-los, como depreendi do que disseram sobre o interesse de formar para negociar jogadores. Ou será que li errado? Os títulos chamam a atenção para o clube como bom formador, além de dar cancha para essa turminha.

        A reforma de Xerem foi uma medida acertada, mas para qual linha de pensamento? Formar ou Ganhar títulos?

        O próprio processo de negociação pode conter cláusulas de permanência que sejam boas para os três: Fluminense, jogador e clube adquirente.

        O negócio é que dirão que isto depende dos envolvidos e ti ti ti, mi mi mi e blá-blá-blá.

        Volto ao início, porque para acreditar eu tenho que acreditar desde o início. Como ele não sabia dos problemas financeiros?

        ST

        1. TT
          A primeira coisa que um omisso faz num sistema presidencialista é delegar poderes que lhe são afetos a terceiros.
          Com Peter Pedro António estaria mantido e o estádio pronto em um ano, conforme a previsão de PA.
          O resto não debato mais pq são necessários textos longos e enfadonhos, e precisamos eleger um CB da vida para vermos aonde podemos chegar.
          ST

          1. Reis,

            Quando o Abad nega a ciência dos fatos, a mim ele deixa confuso sobre a continuidade da gestão anterior.

            Ora, se ele agora começa a dizer que recebeu problemas, talvez a melhor pessoa para resolvê-los fosse o Peter.

            Certamente teríamos problemas com qualquer outra opção. Sempre achei isso. Acho até que, naquelas circunstâncias, talvez a opção menos pior fosse a continuidade.

            Nem comparo Peter com outros, porque “estremecia nas
            bases” com a gestão Horcades, já que os frutos não correspondiam ao que esperava e achava possível.

            Mas tenho sérias críticas a anterior.

            Valeu!

            ST

        2. Caro TT, meu comentário dizia respeito a apenas um tema :

          ” o dia a dia do clube rola na vida real. As dívidas crescem’.

          A cada dia que passa dividas se acumulam.
          A cada dia que passa novos valores se somam aos anteriores.
          E a receita do clube é cada vez menor.

          Reclamam de tudo mas poucos são capazes de promover um movimento sério que trate de ajudar o clube.

          Por que razão devo exigir explicações da diretoria ?
          Simplesmente porque o Fluminense ‘teve a honra’ de ser eleito como clube de meu coração ?
          Não dou absolutamente nada em troca e mesmo assim penso que tenho o direito de sair por ai, cornetando a honra de todos os que tentam contornar as dificuldades ?

          Também não fico feliz com a saída do Well.
          Muito menos se acontecer a venda do Richarlison.

          Mas, …. e daí, caro TT ?
          Que direito tenho eu em sair por aí achincalhando com a dignidade e honradez dos dirigentes, sem dispor de bases e elementos que sustentem minhas acusações ?

          Não, caro TT.
          Não faço isso porque tenho senso de responsabilidade.
          Tenho muito cuidado para não cometer leviandades.

          E, de antemão, asseguro-lhe de que nada diz respeito à sua forma de ser aqui no Blog.
          Sei que não faz parte de seu perfil, criticar destrutivamente.

          ‘ Isto ‘ está virando uma verdadeira ‘gaiola das loucas’, TT.

          1. Valeu Amaury.

            Eu até entendo o seu posicionamento sobre achincalhamento, como você destacou acima.

            Mas, como você também disse, apesar de não ser meu estilo “achincalhar”, eu reparo que certas críticas no mesmo tom de outras já não são vistas desta forma. E, repare, não falo de você, é uma observação sobre o comportamento de todos.

            Então, acho que é uma questão de simpatia com uma ou outra linha. Para evitar isso o bom é cada um dar a sua opinião sobre o que pensa, mesmo que seja para tentar convencer os demais sobre isto, e respeitar o que o outro fala, ainda que seja em sentido oposto, também.

            Um critica de forma irônica, outro põe a raiva para fora, outro tenta ou faz uma análise técnica, outro pode até ter interesse político.

            O melhor é deixar o ofendido tomar as providências que achar cabíveis e que, se você for pensar direitinho, só ele pode fazer. Ninguém mais pode fazer isto por ele, porque se fala de adultos e capazes.

            Amaury, eu, por exemplo, acho que o Abad tem mesmo que equacionar as dívidas. Ele não pode sair contratando jogadores, mesmo que para pagar só salários, diante da situação atual do clube. Mas também acho que ele tem que assumir a parcela de culpa que lhe cabe como integrante de um grupo que vem à frente do clube a tanto tempo. Ele tem que explicar como não sabia dos fatos, sendo da situação. Não é só porque o sistema sendo presidencialista e ti ti ti e mi mi mi, como você se expressou.

            Amaury, para mim isto é que é importante, porque se há um projeto, eu só confio mesmo se eu tiver certeza sobre determinados pontos do seu executor.

            Veja que, e não imagino que você leia e se lembre de tudo que postei como comentário, é fácil acertar o que acontecerá, os passos da gestão atual no futebol, já que muitas coisas são óbvias.

            Ele promete, mas não contrata. Na boa! É legal ter Xerem na equipe, mas não dá para ser assim como está. As lesões? Amaury, no futebol o anormal é não existirem lesões. Com o time mal montado e na conta do chá, veja como estamos. Torço para dar certo, mas foi a maior bola fora. Saída de jogadores? Sim. Saem jogadores, mas tem reposição. No nosso caso, na conta do chá, elas essenciais. De onde virão? Quem são? Promessas? Ótimo. Mas vamos precisar de realidade.

            Ou seja, não estamos, verdadeiramente, disputando nada. Tentamos nos manter e, se der, abocanhar uma vaguinha da Libertadores. Quem sabe a Sula não cai no nosso colo?

            Camarada, desculpe-me, mas é totalmente diferente de quando a oposição chega ao poder e diz que vai acertar a casa, pedindo um prazo para isso. Ele é e sempre foi a situação.

            Diria assim:

            “Mostra quais foram os erros. Diga se foi enganado nas informações da gestão anterior e por isso fez promessas equivocadas. Peça sacrifícios e exponha claramente o planejamento. Aí irei confiante no rumo que o timoneiro der ao barco.”

            ST

      2. Amaury
        Incrível como os totalmente rejeitados Richarlison e WS hoje são defendidos pelos que sentaram a lenha qd estavam chegando. O bipolarismo é latente.

        1. Meu caro, se você quis se referir a mim, falou m…, pois eu nunca sentei a lenha no Richarlison, nem no W Silva.
          Ao contrário, o histórico do Rich no America Mineiro me animou e quanto ao W Silva sempre achei que o Fluminense o queimou, ao vendê-lo prematuramente.
          Se quer inventar, vá procurar a sua turma, junto a qual você deve fazer sucesso!

          1. Prezado, seu nome não é Amaury.
            Quando eu me referir a sua pessoa você vai ler bem claro. Se você não criticou a vinda dos dois não é para você, evidente.
            Até pelas palavras do seu texto defendendo o jogador percebe-se que não se refere a sua pessoa. Exceto se você não tiver lido a quantidade de críticas tanto ao retorno de WS quanto à contração de R.
            Li seu texto agora e vi que nem se refere a WS.
            Pratique indagar antes de mandar para qualquer lugar porque se evita inimizades por causa de inutilidades.

  10. Não gostaria de falar sobre o jogo de ontem, mas será que só eu vi uma falha bisonha do Henrique no gol do Cruzeiro ? Subiu para cabecear igual a uma mulherzinha, cortou a bola praticamente para trás deixando o Thiago Neves com a faca e o queijo na jogada.
    Parabéns meu Fluzão, pelos seus 115 anos de glórias.
    E domingo, podem anotar, vamos tirar a virgindade dos gambás. ST !

  11. Nenhuma peça dos uniformes treino jogo passeio tem algum detalhe do flu nada, parece que foi feito as pressas, acho que gostei um pouco por causa das da dryworld.

  12. Caros tricolores

    O Fluminense é o único time da serie A que joga literalmente com um time de juniores. Os garotos são bons, alguns são excelentes, é normal um clube grande formar bons jogadores, mas participar de um campeonato brasileiro com um time com 5 ou 6 jogadores formados na base, com idade em torno dos 20 anos é arriscar muito o nome do Fluminense e de quebra, pode queimar etapas para esses jogadores.

    Deveríamos ficar contentes com essas promessas em campo, mas não dá para ficar satisfeito com essa situação. Além do mais, começou o show do desmanche dos jogadores mais talentosos. Wellington Silva e Richarlisson já vão, a todo momento ouvimos falar que o Henrique Dourado está sendo sondado.

    E tem muitos torcedores que se vangloriam disso tudo. O Fluminense está tomado há três gestões, incluindo a atual, por políticos da pior classe, para quem o Fluminense não tem uma tradição no futebol brasileiro. O elenco é muito heterogêneo e reflete bem a cara feia desses dirigentes. E eles, apoiados nos torcedores do clube social, incluindo alguns que aqui aparecem para ofender quem critica a situação, são arrogantes e soberbos e não tem nenhuma sensibilidade para respeitar o Fluminense e sua torcida, razão de ser de um clube de futebol.

    Infelizmente parece que a velha frase se faz necessária: Quero o meu Fluminense de volta!
    Eu comemoro hoje o aniversário do meu time do coração, mas jamais participaria de uma festa ao lado desses dirigentes canalhas e de uma parte da torcida satisfeita com os feitos desses políticos sem escrúpulos.
    O Fluminense é muito maior do que essa gente que tomou de assalto o clube, e é do tamanho de sua torcida verdadeira.

    Saudações tricolores

      1. Atenção, atenção, pessoal, este ” Onde assino? ” do Guilherme refere-se ao comentário do Maciel.
        Aliás, como está explicitado na ‘setinha’ ao lado de seu (dele) nome.
        11:47 > 23JUL

    1. Aponte uma solução prática, Maciel.
      Isto é, uma solução que implique em prover recursos para que o clube possa investir em jogadores.
      Melhor dizendo : para que o clube NÃO TENHA QUE VENDER jogadores para fazer caixa.
      Cada mês que passa surge um novo passivo : A folha de pagamento no valor de 7 milhões de reais.
      E enquanto isso nós ficamos aqui de mimimi, tititi, trololó e blablablá !
      É duro, Maciel.
      É duro.
      11:37 > 22JUL

      1. Minha solução, Amaury, é entregar o Flu ao presidente de fato até 2015, o aclamado CB. Precisamos urgentemente resgatar o passado, melhorando nosso relacionamento com a PF e o Fisco para ganharmos alguns títulos agora sem a unimed. Vai dar certo!
        Ah, os caras que não me venham com aquele chavão: CB de um lado, Flusócio do outro, blá, blá. É só botarem um nome para analisarmos porque pelo que sei todas as correntes estão no comando (só quem está correndo por fora é o time de CB e de Bittencourt).
        O tempo inteiro fazendo política, e alegam que não estão.
        Maciel, é uma postagem não específica ao seu texto, ok? Um pensamento geral.

        1. Isso certamente seria o fim do mundo tricolor, Reis.
          Seria ‘ a volta do Sobrenatural do Almeida ‘.
          Saudações tricoloríssimas, parceiro !
          22:38 > 22/JUL

      1. Tem todo o direito de assim proceder, caro Guilherme.
        Fique à vontade para discordar e assinar.
        Até porque o Maciel é gente da melhor qualidade.
        Lidamos com educação e inteligência há muito tempo.
        11:45 > 23JUL

  13. Vendo que o Richarlisson agora está se tornando um bom jogador de futebol e com possibilidades de virar um ótimo jogador (craque está muito longe ainda) ele será vendido para abastecer o tanque do Flu Lada (lembram deste carro?).
    Tenho a convicção que em menos de um ano o Ajax (é este que irá levar?) o vende por uns 80 a 100 milhões de euros.
    O Santos sofreu a mesma investida no Neymala, segurou mais um ano e vendeu por muito mais do que receberia um ano antes. O que fizeram com a grana é outra história.
    Se o Richarlisson continuasse até o final do brasileirão e jogando o que vem jogando (é muito raçudo, ajuda a marcar e é constante perigo para a zaga adversária) vai melhorar muito no quesito finalização e se tornaria um dos melhores do campeonato.
    É o tipo de jogador que tem tudo para evoluir e jogando direto está começando a pegar as manhas.
    Aí o Flu vai vender por duas mariolas e um Guaravita…
    Não aparece ninguém para levar o Cavalieri??? Por que será???
    SSTT

  14. De repente, fui tomado por uma profunda tristeza ao realizar a saída de Richarlison e Wellington Silva, os nossos dois melhores jovens jogadores e que sempre jogaram com alma, suaram a camisa e honraram o nosso escudo.
    Acreditar num Fluminense com um time campeão é como enxugar gelo!
    Uma pena! Muita pena!

    1. É um presente da diretoria/flusocio pra torcida Tricolor pelos 115 anos de historia.

      Esse Abad pegou os dois que estão ‘performando’ bem, e está liquidando, nem vender essa raça não sabe. A janela de transferências vai até o final de agosto.

      O Vasco vendeu o Douglas rapidinho por 13 mi euros,
      o Richarlyson vale muito mais, tinha que ficar no Fluzão, ou sair por muito dinheiro.

      Tem um por fora nesta historia, estão com muita pressa.

      VÃO ACABAR COM O TIME!

  15. É uma porra, mesmo, pessoal, desculpem os castos.

    Mas, repetindo sempre, noventa por cento dos escribas do blog pediam, de joelhos, que a diretoria mandasse os antigos embora, os “medalhões”, e que fossem usadas as joias da base, que fosse dado vez a esses jovens para se mostrarem, e nego apostava que isso daria certo.

    Caceta, o Abel chegou e fez exatamente isso. Começou a lançar a molecada, alguns estão até se dando bem, o time tem enfrentado vários dos fortes, perdeu algumas, mas não foi humilhado ainda; perdeu como tantos têm perdido, ganhou como todos têm ganho, e há gente muito zangada com o time de garotos, justamente esses que queria ver representando as nossas cores.

    Agora, estão reclamando e malhando o time porque empata com alguns, ganha de outros com dificuldades, e – é de fazer dó – estão zangadinhos porque o time empatou com o Cruzeiro, clube que fez várias contratações caras, que ainda é apontado pela mídia e por muitos torcedores como um dos sérios candidatos ao título do Brasileirão, e acham que “o Flu tinha obrigação de ganhar”.

    Ora, vamos deixar de empáfia, rapaziada, nosso time é esse que está aí, que, para forma-lo, ninguém deste blog deu um centavo, ou uma ajuda qualquer por mais simples que fosse, ao contrário, previa catástrofe logo no início do ano, e não aceita, agora, que o time não esteja brigando lá nas cabeças da tabela, e execram o Abel porque “ele tem que fazer um grupo que ganhe tudo”.

    Vamos deixar de sacanagem com esses factoides de que ” tem que tirar o Abel”, que o time está mal escalado, mesmo vendo que tem havido contusões de gente importante, cuja saída tem desmanchado o time, e já começam a desacreditar o Scarpa, que teve uma fratura no pé, quebrou um daqueles ossinhos finos, e, com toda razão, ainda está meio temeroso com qualquer esforço maior.

    Eu dou crédito a esses garotos todos que estão sendo utilizados, e dou crédito ao Abel que chegou numa sucata, começou a pegar peças, juntá-las, e fez este time que está aí como outros estão.

    Scarpa estava muito bem quando sofreu uma contusão séria, do mesmo modo que aconteceu com o Sornoza, que deixou um buraco ali naquele lugar. O WS fez enorme falta e fará. Dourado, que era escrachado, está fazendo falta , e alguns torcedores com essa paranoia de que o Abel é o culpado de tudo.
    ST/T
    (21/07 – 16:30)
    lalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalala

    .

    . .

    1. Fazendo um contraponto ao que vc afirmou Paulo sobre “…ninguém deste blog deu um centavo, ou uma ajuda qualquer por mais simples que fosse…” muitos aqui e fora do blog a qual me incluo tem dado sua contribuição sim nas várias modalidades de sócios que o Clube tem (apesar de que a gestão não tem dado a devida atenção) e que a direção faz uso de tais recursos para o futebol, a não ser que esteja destinando para outros fins que desconhecemos.

      ST

    2. Concordo em gênero, número e grau.

      Exceto qto à teimosia de escalar o Marquim, coisa que só o destino resolveu.
      E agora está ensaiando algo semelhante que culminará por queimar o Pedro.

      Tirante isso, concordo com tudo o que v. relata aí acima.
      É isso mesmo, PCA !
      19:51 > 21/JUL

    3. PCA, entendo que v. tenha generalizado em sentido figurado, quando diz que ” ninguém deste blog deu um centavo, ou uma ajuda qualquer por mais simples que fosse, ao contrário, … “.

      ° O Flu tem 33 mil sócios-torcedores.
      Verdade que este número não aumenta desde mil oitocentos e vovó mocinha.
      Mas, pelo menos não diminuiu.
      O que significa que a turma da Fludepress não está conseguindo emplacar sua onda de desencanto e negativismo.

      ° Enquanto isso torcedores de arqui-rivais fizeram com que seus programas semelhantes (sócio-torcedor) alcançassem duas, três e até quatro vezes o número de associados do Flu.

      ° Entretanto, até aí tudo bem. Não querem – ou não podem – participar …, é um direito que lhes assiste.

      ° O que considero um verdadeiro escárnio é a sabotagem à imagem do programa Sócio Torcedor e – porque não dizer ? – do próprio Fluminense, incitando o torcedor a (1) não se associar e (2) não comparecer ao estádio.

      ° Agora, ultima moda, já há quem use o blog para incitar o torcedor a NÃO
      ASSISTIR aos jogos pela TV, como se todos fossem manipuláveis a este ponto.
      Como se fôssemos massa de manobra !
      Como se fôssemos gado !

      Veja que absurdo, PCA !
      11:05 > 22/JUL

  16. Não tive como assistir o jogo, mas vendo os comentários, pelo visto nada mudou.

    La nave va…..espero que não afunde..

    ST

  17. “O Fluminense empatou mais uma no Campeonato Brasileiro porque tem um elenco menos qualificado do que o do Cruzeiro e um dos mais enxutos da competição…”.

    É o mal de o mesmo não contar com uma gestão a sua altura,caso contrário,creio que não seria difícil faturarmos o pentacampeonato nesse Brasileirão 2017 sem nenhum timaço imbatível.

    Escrevo isso porque os favoritos estão dando bobeira.Os cheios da grana Flamengo e Palmeiras ficaram só no empate,o nada extraordinário Corinthians apenas empatou com o Avaí,e até o Cruzeiro,ontem,não fez nada demais.Inclusive tiveram sorte na falta de pontaria do Scarpa,que,aliás,só não está no banco porque não há opção.

    E parabéns,Fluminense! Dias melhores virão.

  18. Caros,

    Não devemos nos preocupar com a triste saída do Wellington Silva, um dos nossos melhores jogadores ou mesmo com a saída do Lucas Fernandes, pois afinal teremos, com certeza, os ativos Richarlison ou Calazans para a posição, não é mesmo?

    E lembrem-se: ainda teremos o Scarpa e o Wendel, que o Marcelo Veiga, este “Jênio” dos negócios, garantiu que NÃO SAI,,, por menos do que 15 milhões de Euros.

    🙂 / ‘)

    É mesmo rir pra não chorar…

    SDs Tricolores e FT e DJ

  19. Fala Garcez!

    É meu amigo, depois de muito tempo eu acho que um mês eu volto a postar aqui no seu belíssimo blog, eu queria falar ontem sobre o jogo contra o Cruzeiro, foi um empate tivemos a chance de sair com a vitória mas empatamos contra uma ótima equipe, acho o Cruzeiro um time muito forte, mas se o Scarpa não tivesse perdido aquele gol a história seria outra.

    Eu estou preocupado com o jogo de domingo contra o Corinthians que é a mesma coisa! Não é um super-time, mas joga um bom futebol e vem capengando nesses últimos jogos, espero que o Fluminense vença domingo no Maracanã pois na moral o Maracanã é a casa do futebol carioca, ou seja é do Fluminense também! Fico muito triste o que governantes e essa maldita FIFA fizeram com o estádio do povo! Mesmo jogando em Edson Passos ou no Maracanã o Fluminense tem que fazer sua parte que é vencer. Antes de mais nada como faz falta o Sornoza e o Henrique Dourado!

    Esse time do Fluminense é jovem, vem sendo muito explorado pelo mercado internacional, o que complica muito! Graças a esses empresários acabou o futebol brasileiro, mas enfim! Mesmo assim quero deixar meus parabéns a esse clube, tenho um orgulho muito de torcer para esse time, mesmo nas vitórias, nos empates e nas derrotas também! Parabéns Fluminense Football Club, 115 anos de muita história! Espero ver esse time melhorar nesses momentos difíceis e que venham mais títulos e glórias.

    Grande abraço João Garcez! Desculpe pelo meu sumiço, mas espero voltar mais para comentar os jogos e sei que você é um blogueiro nota 1000!

    ST sempre! Feliz aniversário Fluminense Football Club! O Tricolor mais amado do Brasil! Valeu meu amigo, que venha os três pontos no domingo perante ao Corinthians.

  20. Parabéns pelos 115 anos, FLUMINENSE! Parabéns torcedores do Fluminense!
    Que a história volte a nos fazer justiça, nos recolocando no lugar que nos é devido: o TOPO.
    Amo você, meu TRICOLOR!

Deixe um comentário para Amaury ~ Rio ~ Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *