Sem tempo para cair

O Fluminense teve apenas a noite de domingo para esquecer a derrota no Fla-Flu e se concentrar na partida contra a Chapecoense, no Maracanã. O confronto do próximo sábado, às 19h30, nem pode ser considerado daqueles de seis pontos. O time catarinense jogou a toalha depois de completar o 12º jogo sem vitória, ao levar o empate do Goiás depois de estar vencendo por 2 a 0, como reconheceu o goleiro João Ricardo.

O Flu, porém, não deve esperar facilidades. Primeiro, porque seu próprio elenco já não inspira confiança, e também porque a Chape endureceu pra cima de todos os seus últimos três adversários – Cruzeiro, Palmeiras e Goiás.

Que o torcedor não se engane: Fluminense x Chapecoense será final de Copa do Mundo. A diretoria precisa pensar numa forma de atrair a torcida porque a rodada foi péssima para o Tricolor, que viu a turma de baixo grudar de novo em seu calcanhar.

No clássico do fim de semana, o Fluminense, ao contrário do jogo do turno, desta vez foi inferior. Com suas linhas desordenadas, o time foi facilmente infiltrado, e em nenhum momento pareceu conseguir acompanhar a velocidade do jogo rubro-negro, o que fez de Muriel, ao lado de Caio Henrique, o principal jogador tricolor.

Na frente, Wellington Nem, que ganhou a vaga de João Pedro, e Yony González ainda conseguiram levar problemas à defesa do Fla, que, quando ameaçada, não se mostrou esta fortaleza toda.

Pablo Marí, por exemplo, deveria ter sido expulso por falta que justificaria um segundo amarelo, mas Anderson Daronco preferiu ignorar. Em outro lance polêmico, Nino até tocou na bola em carrinho dentro da área, mas o zagueiro do Flu pareceu ter cometido falta no primeiro momento.

Sobre Ganso, desta vez substituído por Lucão, fez mera figuração no gramado. A torcida, que o vaiou muito ao sair, parece ter perdido a paciência de vez com o meia, que jamais entrou no timing do clássico.

Foi também o primeiro Fla-Flu de Jesus, que, se no hino tem “Ai” na frente, à beira e fora do campo teve muita fidalguia ao afirmar que viu qualidade no elenco tricolor e que estaria em situação melhor na tabela, se jogasse sempre da mesma maneira que fez contra o time que ele comanda.

Pareceu perfumaria, o que é, ao menos, melhor do que presunção.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

322 thoughts on “Sem tempo para cair

  1. Noto que agora surgem as ondas para desmerecer o trabalho de nosso arqui-rival.
    Pura inveja, me perdoem.
    Façam com que a torcida cresça e se associe ao Socio Torcedor.
    Elejam gente profissional e competente para gerir a grana e o clube.
    E então voltaremos a ser O FLUMINENSE, independentemente de colocarmos o nariz em cima do muro para ‘olhar o quintal do vizinho’.
    Perdoem-me, companheiros, mas ……….. vamos deixar a inveja de lado, ok ?
    Fica feio !

  2. Eu digo sempre neste blog que um time de futebol, mesmo que seja considerado pior do que o adversário, não pode ficar encolhido na sua defesa levando sufoco por todo o tempo do jogo. O que um técnico vai esperar dessa atitude? Tomar gols mais cedo ou mais tarde.

    Jogadores não são iguais tecnicamente, é lógico, mas um não tão craque pode ter o mesmo vigor físico que um cracaço, ou até mais, e todos têm que ser treinados pela comissão técnica para o combate ao adversário no campo dele, orientados a não irem no adversário como o touro vai no pano do maluco à sua frente, não indo de primeira para tomar drible o que pode abrir um buraco na sua defesa, nem podem ir para fazer falta burra o que inviabiliza uma blitz no campo do inimigo.

    Um time tem que trenar para jogar desse jeito, e o Flu, o que nos interessa, pode convidar um militar tricolor de quatro costados para ensinar ordem unida ao time, um tenente, um capitão, que estão com todo pólvora ainda, isso que é para ensinar um grupo a pensar e agir de modo sincronizado para atingir um objetivo. O time aprenderá a pensar e agir igual para encarar o adversário, e cada um tendo uma missão séria a cumprir, sem dispersão, com muita atenção, sem relaxamento momento algum. No meio militar, se estão fazendo uma apresentação e um erra o passo apenas já prejudica, Se for numa ação à vera, aí, pode ferrar o grupo todo. Não há dificuldade nenhuma aprender isso.

    Mas uma coisa que que vi foi que o Flu andou saindo da defesa, contra o Fla, várias vezes com bola no pé, muito mais bem feito do que o Grêmio, e isso não tem nada de mal, pois todo cara que está num campo de futebol tem obrigação de saber tratar a bola e se aprimorar nisso para seu bem e do time. Isso não pode ser combatido nem ridicularizado, como alguns gaiatos querem fazer.

    Ontem, vi o VT integral na FOX, e o Grêmio parecia bem mais assutado que o Flu, e deu chutão para todos os lados, e bola caindo sempre no domínio do adversário, e houve momentos em que os dois time ficaram dando chutes para cima várias vezes amontoados no meio-campo. O Grêmio teve medo de marcar a defesa deles do mesmo modo que a sua foi marcada, e houve muito erro primário de domínio de bola no seu time, ninguém conseguia dar um drible, aliás, isso que desapareceu do nosso futebol, e que era o que os gringos não sabiam fazer e babavam por quem sabia.

    Mas nenhum fdp se preocupa em obrigar a essa molecada marrenta a aprender o drible necessário hoje, aquilo que clareia uma jogada feia, e o que se vê é futsal nos gramados.
    (25/10)

    1. Concordo, futebol é marcação no campo do adversário. Tocar bolinha no nosso campo é coisa de imbecil. Teve que vir um português pra descobrir isso, chega a ser hilário. Como os técnico brasileiros são fracos. JJ deu um tapa na cara no nosso futebol.

    2. Tambem acho que o Fluminense – a despeito de suas dificuldades – deu muito mais trabalho ao Flamengo do que o Grêmio conseguiu dar, PCA.
      Jogamos de igual para igual e em várias ocasiões perdemos oportunidades que poderiam mudar o rumo da partida.
      Já o Grêmio acompanhou a toada da arrogância de seu ‘mestre’ e deu-se muito mal !

  3. Bom dia a todos!

    Tanto se fala no investimento do Flamengo, planejamento, resultados obtidos, como estariam o reconhecimento e resposta para as famílias dos 10 garotos que morreram no Ninho do Urubu?

    A mídia influenciadora e manipuladora(Globo), não tem interesse algum nesta explanação. Haja visto, ser o time sensação, o time que ao longo dos anos teria sido alimentado por esta, para que o retorno fosse certo.

    Imaginem vocês, caso esta tragédia tivesse ocorrido, graças a Deus que não, em alguma dependência do Fluminense. Estaríamos sendo execrados, cobrados e crucificados todos os dias pela dona mídia.

    Vamos ver que se em caso de vitórias vindas da Libertadores ou Brasileiro, lembrariam dos pagamentos para todas as famílias das vítimas desta tragédia.

    https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/05/deportes/1565029915_728322.html

    Nem todos estariam nas mãos da dona Globo.

    https://www.tribunapr.com.br/esportes/athletico/athletico-e-o-clube-com-mais-partidas-transmitidas-na-globo/

  4. A goleada da Carniça em cima do Grêmio, ontem, fez um “barata voa” de dar dó nas demais torcidas.

    Eu já tinha dito que o time deles, no momento, era imbatível aqui no Brasil e previ uma derrota nossa se nada de sobrenatural acontecesse.

    De fato, dar de 5 no Grêmio numa semifinal de Libertadores é mesmo pra espantar.

    Embora, de fato, os caras estejam recebendo muito dinheiro da Globo (depois volto a esse assunto) e tenham trabalhado direitinho as questões da dívida e da reorganização interna, há um componente de sorte importantíssimo que não pode ser desprezado.

    Vale lembrar algumas coisas :

    1 – Já no segundo mandato de Eduardo Bandeira de Mello o investimento no futebol cresceu barbaramente, ficando atrás, talvez, apenas do Palmeiras. Ainda assim, só ganharam estaduais, alguns deles com garfada da arbitragem. Os vexames na Libertadores continuaram os de sempre ;

    2 – Essa nova administração aproveitou o elenco montado na era Bandeira de Mello e investiu como nunca dantes (dizem que a folha deles é de 17 milhões/mês). Ainda assim, começou o ano com Abelanta. Qual a importância desse detalhe ? Ele mostra que a diretoria não é tão expert em futebol quanto possa parecer;

    Por quê eu digo que há um alto componente de sorte no sucesso desse time ?

    1 – O Jorge Jesus estava pelo Brasil, cavando uma vaguinha em algum grande clube (chegou a assistir jogo do Atlético Mineiro pra avaliar proposta). Com a demissão de Abelanta e a falta de opções no mercado, o nome do portuga surgiu como uma alternativa arriscada, e a diretoria resolveu bancar essa aposta. Poderiam ter contratado algum outro medalhão nacional ou apostado em alguém da casa, como tantas vezes fizeram;

    2 – Por quê era uma aposta ? Porque a diretoria não conhecia em detalhes seu trabalho, a forma preferida de montar o time e seu relacionamento com os jogadores; Em relação a esse último item, sabemos bem que o choque entre a cultura descompromissada e , às vezes, relapsa dos jogadores no Brasil e o modelo profissional e disciplinado dos europeus pode gerar atritos sérios, capazes de pôr a perder um trabalho. Pois o português não só cativou os jogadores, como conseguiu vender seu modelo de jogo, que exige muita intensidade, sacrifício e concentração até para alguns jogadores com histórico de mau comportamento em outros clubes (Vitinho, Bruno Henrique e, principalmente, Gabigol). Quanto ao modelo de jogo, uma vez implantado, nem foi muito difícil fazer sucesso num país tão atrasado em termos táticos, técnicos e físicos como o nosso;

    3 – O português levou muito menos tempo que o normal para conhecer o elenco, suas possibilidades e suas carências. Outro sucesso inesperado;

    4 – Aproveitando oportunidades de mercado, o Flamengo conseguiu trazer dois jogadores muito experientes, com histórico de seleção brasileira e muitos anos de futebol europeu, que todavia já estavam entrando em viés de baixa no Velho Continente. Normalmente, esse tipo de jogador, já cheio de títulos na bagagem, volta ao Brasil louco para que o mundo acabe em barranco para ele morrer encostado, mas Rafinha e Felipe Luís mostraram apetite de garoto. Então, foram duas as jogadas de sorte : o aparecimento da oportunidade de compra no momento certo (o time deles sofreu por anos com Pará e Rodinei) e o comportamento engajado dos veteranos, mostrando sede de títulos;

    5 – Foram buscar um zagueiro espanhol de segunda linha, que topou vir jogar no Brasil (o que, para um jogador europeu, poderia representar um retrocesso, e o cara formou uma ótima dupla com o Rodrigo Caio, que no ano passado vivia dando pixotadas;

    6 – Esses três jogadores, com mais Diego Alves e Diego Ribas, acabaram formando uma base de experiência e suporte, adquirida por anos jogando em clubes europeus, que certamente ajudou muito no enquadramento dos jogadores que poderiam ser mais rebeldes e refratários a grandes cobranças e na implantação do estilo de jogo intenso do Jorge Jesus. Duvido muito que os dirigentes do Flamengo tenham pensado nesse aspecto na hora em que decidiram contratá-los ! ;

    7 – Contrataram o Gérson, que nunca se firmou na Europa, já tinha sido emprestado pelo Roma, que aceitou vendê-lo em definitivo por uma grana altíssima para os padrôes brasileiros. Eu mesmo, pelo que conhecia do jogador na sua época de Fluminense, achei que eles tinham jogado dinheiro fora. Aí, o cara chega maduro, jogando em outra posição, com um estilo sóbrio e objetivo que nada lembrava o moleque indolente e exibicionista que tinha saído daqui. Outra vez, duvido que a direção da Carniça tenha avaliado o jogador com esse nível de rigor e muito menos intuído que ele poderia vir a se tornar o grande articulador e ponto de equilíbrio do meio-campo ! ;

    Sabemos que o futebol não é cartesiano. Quantos clubes em outras épocas , em circunstâncias de abundância de recursos, investiu em verdadeiras seleções no papel, que se mostraram fracassos em campo ? Quem aqui se recorda de ter visto um treinador europeu, pouco conhecido aqui, chegar e conseguir lograr êxito, provocando uma verdadeira revolução no futebol brasileiro ? Quantas vezes uma diretoria novata conseguiu tantos acertos logo no primeiro ano de administração ?

    Então, meus caros, não é só o dinheiro ou eventualmente a competência dos atores (que no caso da diretoria, ao menos em termos de conhecimento de futebol, eu ponho em dúvida) que estão fazendo o Flamengo arrasador que estamos vendo. Há muito trabalho do acaso, também.

    Aliás, no caso deles, isso é quase um lugar comum. Quem se lembra de Carlinhos, um eterno auxiliar técnico, entrando pra cobrir buraco de treinador demitido e acabar campeão brasileiro ? E Andrade, em 2009 ? E Petckovic exigindo um contrato para jogar, como forma de pagamento de uma dívida que o Flamengo tinha com ele, sendo aceito contra a vontade da diretoria, que o considerava decadente por conta da idade, entrando no time e sendo um dos principais destaques na mesma conquista do Brasileiro de 2009 ? Eles são cagões, isso eles não podem negar !

    Voltando à questão do abismo financeiro, não adianta a gente ficar colocando a culpa no clube da Gávea, nem na Globo. Ambos estão defendendo os seus interesses, queiramos nós concordar com eles ou não.

    O problema maior está na mentalidade atrasada dos dirigentes dos nossos clubes, que são amadores, muitas das vezes estão mais interessados em explorar a instituição que administram e , agindo mais como torcedores do que como gestores profisionais, se perdem em picuinhas que acabam impedindo o fechamento de uma agenda comum.

    Quando todo mundo achava que o novo modelo de distribuição das cotas de TV aberta ia acabar com a iniquidade e o favorecimento aos queridinhos , eis que ficamos sabendo que ambos conseguiram negociar na surdina enormes vantagens nos contratos de pay-per-view, mantendo a enorme vantagem financeira sobre os demais.

    O que os “honoráveis” dirigentes dos demais clubes fizeram ? Porra nenhuma e tudo ficou do jeito que a Globo e os nababos queriam.

    Se ainda pudéssemos organizar um movimento de boicote aos pacotes pay-per-view, com cancelamento em massa, e boicote total às transmissões da TV aberta, envolvendo torcedores de todas as torcidas dos clubes prejudicados, talvez conseguíssemos fazer o que seria obrigação dos dirigentes, mas, infelizmente, o brasileiro não tem essa cultura.

    Talvez esse tsunami rubro-negro consiga assustar torcedores e dirigentes o suficiente para tirá-los do imobilismo. Talvez isso seja apenas o começo de algo que já era previsível, mas que vinha sendo empurrado com a barriga porque , apesar do dinheiro, a Carniça só colecionava vexames. Agora, parece que é pra valer e tá todo mundo com o fiofó na mão.

    Na minha opinião, só a transformação dos clubes em empresas, entregues a donos e administradores profissionais, será capaz de conter essa espanholização. Se não avançarmos nesse sentido, em poucos anos Fluminense, Botafogo, talvez Vasco, Santos , os de Minas e os do Rio Grande do Sul poderão se tornar clubes médios, meros coadjuvantes dos que são hoje prestigiados pelo esquemão CBF-Federações-Globo.

    ST

    1. Boa!
      Me permita incorporar mais um “momento sorte” do Flamengo: a lesão do Diego.
      Diego, um excelente jogador, na minha visão injustiçado na seleção brasileira quando mais jovem, já dava mostras de esgotamento e desmotivação, jogando com pouco vigor e tornando o time um pouco lento, mas ainda era a estrela do grupo pelo seu passado recente.
      Com seu afastamento por motivo de saúde Jesus pode formar este terrível meio campo / ataque que é um primor em rapidez e eficiência: Everton Ribeiro (voltou a ser o craque do Cruzeiro), Gerson, Arrascaeta, Gabriel e Bruno Henrique que ainda ganharam a ajuda lateral de Rafinha e Felipe Luiz. Tudo de bom!
      Estão jogando futebol de Champions League porque correm sem parar e participam ativamente da marcação tanto na saída de bola do adversário quanto no recolhimento total da equipe nas bolas paradas contrárias.
      Todos defendem e ficam no campo defensivo virando uma ameaça poderosa, prontos para contra ataques de enlouquecer qualquer defesa no estilo “brasileirinho”.
      Será que apareceu outro treinador, tipo Béla Guttmann, para mudar nossos rumos?

    2. Cláudio, em complemento a sua explanação, outras ações que o Flamengo realizou estão dando seus resultados também.

      Constantemente a base está ganhando a Copinha SP e alguns jogadores surgindo o que possibilita eles poderem vender para o futebol europeu por valores bem consideráveis. O Lucas Paquetá é um exemplo.

      Uma ressalva que tenho de fazer Cláudio que o Athlético PR não assinou com a plim plim a transmissão dos seus jogos do brasileiro. Parece que hoje essa verba não está fazendo falta para eles diante das receitas que eles estão conseguindo com os títulos e a bilheteria dos seus jogos.

      Outra idéia que o Flamengo está tendo é a transmissão de jogos pela internet para o exterior. Logo deve virar outra fonte de receita.

      Certamente eles estão trabalhando há tempos para alcançar o que eles ainda não alcançaram, mas logo, o pensamento deles é a de voltar a época que ganharam o Mundial de Clubes de 81.

      Não será surpresa se um dia eles vierem a administrar o Maracanã sozinhos, porque hoje o Fluminense está sendo o patinho feio diante da ascensão do Flamengo no futebol nacional.

      ST

      1. O que eu mais espero é que eles se contentem com o Maracanã,

        e o Fluminense trabalhe com alguma empresa do exterior,
        que queira estar presente no maior palco do futebol mundial, o Rio de Janeiro,
        e construa o maior estadio do mundo aqui na pátria do futebol.

        E isso tem começar já, nós temos que parar de pensar pequeno, senão é caixão.

    3. Sem esquecer que meter 5 gols nos caras nós tambem fizemos,

      de virada e no campo deles.

      Mas o Flamengo tá fazendo a coisa certa, no campo e fora.

    4. Eu falo aqui no meu bairro com colegas flamenguistas que o principal fator da ascensão do time deles é o técnico europeu. O Fluminense teve a oportunidade de contratar o técnico argentino Ariel Holan, preferiu efetivar o Marcão. O resultado já estava previsto, fuga do rebaixamento. Ainda contrataram especialistas inchando a comissão técnica, que juntando todos eles não dá um Ariel. Gestão burra e inoperante. A torcida querendo protagonismo a Gestão nos dá um time coadjuvante para fazer papel de ponta em filmes de terror, tipo que morre no início. A tática, a técnica e o preparo físico são horríveis.

      Abraços.

  5. Infelizmente pelo que tempo que durou a parceria Fluminense e UNIMED, os ganhos teriam sido maiores para o Clube se não houvesse a falta clara de atribuições e responsabilidades entre as partes.

    Durante todo o período da existência da parceria, o que vimos acontecer em termos de focarem num projeto que as 2 instituições caminhassem juntas, muitas das vezes, víamos disputas entre as partes quanto a contratações de atletas que não deram o retorno técnico e financeiro outros até vingaram por um prazo, interferências em escalação de times, um abismo salarial entre os jogadores do próprio elenco, o não aproveitamento de muitos jogadores da base, vendas de alguns destaques como o Conca, etc.

    E essa era representou em 3 títulos nacionais, 1 na série C e 3 estaduais.

    Pelo tempo que durou, mais títulos poderiam ter sido conquistados como pelo menos uma Libertadores ou uma Sulamericana.

    No fim das contas, a parceria acabou e o Fluminense seguiu sua vida.

    De lá para cá o que vemos é um Fluminense que nada lembra aquela Instituição que foi respeitada por entidades do futebol, imprensa e os rivais. O Clube possuia até uma boa reputação no exterior no passado. E hoje?

    E não será surpresa se amanhã o IBGE vier a fazer o CENSO das torcidas no Brasil e o resultado apresentar a queda no número de torcedores.

    Ainda não sabemos quais são os planos que a atual gestão possui para fazer o Fluminense voltar a ser o Fluminense, pois o projeto de protagonismo do seu maior rival vai se consolidando de vento e popa e pode ser duradoura.

  6. De novo esta bobagem de renda per capta….
    O que é melhor, 60 mil pagando 5 reais ( mulambos) ou 5 mil pagando 20 reais (guerreiros tricolores)?
    Com a palavra os especialistas.
    ST

    1. Andrei,
      o melhor mesmo é 120 mil tricolores pagando ‘cincão’, no proprio estadio,
      casa cheia com geral, pó de arroz e tudo mais.

      É só começar a construir que o Fluzão vai ressurgir no cenario mundial

  7. Flamengo 327 milhões de cota
    Fluminense 75 milhões.
    Confere esse número? Se for realmente isso é melhor acabar o FUTEBOL. Não tem como competir com tamanha disparidade. Os times tem que se unir a globo conseguiu o seu objetivo. A tal sonhada Espanholização.
    Ninguém peita a globo, deixa o flamengo sozinho se continuar essa sacanagem de grana. A globo deposita dinheiro na conta deles no escuro.

  8. Prezado(a)s Tricolores,
    Vendo a intensificação dos veículos de comunicação em cima do Frameigo, penso que será muito difícil (para não dizer impossível) conseguir um grande patrocínio e obter mais espaços na mídia no ano que vem. Por estas e outras dificuldades, seguiremos na eterna busca de um patrocinador master e sendo o patinho feio além de 2020 – já que a vitrine rubro-negra é a grande vedete para investimentos e retorno midiático até sabe-se lá Deus quando!? Assim, o mundo mais que ideal para o Fluminense é única e exclusivamente a sua permanência na Série A, sobretudo para seguirmos esperançosos de que algo sobrenatural aconteça a partir de 2021 e as tão desejadas mudanças, enfim, ocorram nas Laranjeiras. Mas isto se as coisas nos forem favoráveis e passarmos esse e o próximo ano secando os times cariocas…. Nessa reflexão, embasada no futebol do Framengo, chego a pensar que o desaparecimento da torcida Tricolor se dará dessa maneira – torcendo contra ou secando os adversários – e assim vamos aprendendo a deixar de ser torcedores do Fluminense, sem dores e doses de morfina, mas anestesiados como sempre!

    1. Sem time disputando titulos não vai ter midia nunca.

      O Fluminense tem que sair dessa armadilha da Globo e ir buscar se destacar onde essa tv não influencia.

      O Fluminense vai aparecer na midia mundial e local, se partir pra um projeto grandioso, no padrão ‘historia Tricolor’.
      Nós temos que buscar parceiros pra construir aqui no Rio o maior estadio do mundo.
      O Fluminense tem uma historia grandiosa no futebol brasileiro,
      e o Rio de Janeiro é a capital mundial dos grandes recordes de publicos em estadios de futebol.
      E isso motivaria uma adesão em massa ao Socio Torcedor, nossa torcida tem essa historia e aí não dependeríamos de cotas da globo. Uma coisa leva á outra.
      Nessa inercia que estamos é caixão !!!

      Um grande estadio, aí nós vamos reaparecer pro mundo dos negocios no futebol.

      1. O caminho será imperiosamente o Fluminense virar Clube Empresa Guilherme.

        Se não der essa guinada, o Fluminense está a um passo apenas de virar um América ou Bangu.

        ST.

  9. 420 milhões de Reais é a dívida do Fluminense.
    420 milhões de Reais é a dívida do …………………..Flamengo.

    Então, por que razão os dois clubes têm desempenho tão distinto, tão drásticamente diferentes, seja no campo de futebol, na relação com a midia, no trato com os jogadores, nas relações com a torcida, nos esportes olimpicos, e em seus planos e programas de marketing, em geral ?

    A resposta é muito simples : PROFISSIONALISMO COMPETENTE !

    A gestão Bandeira de Mello recolocou nos trilhos a locomotiva chamada Flamengo, e tratou de fazer com que tudo girasse em torno da busca do sucesso em seus empreendimentos.

    E aí está o resultado.

    Enquanto isso, no nosso Fluminense os energúmenos que o dirigem tentam de todas as formas sacanear os jogadores que estão em fins de contrato (vide o caso Daniel), os enganando com propostas dignas dos melhores vigaristas do mercado, esquecendo-se (os energúmenos) de que o clube depende destes jogadores para tentar sair da dificil situação em que se meteu, à beira da Z4.
    São o mais puro exemplo da miopia absoluta, para não dizer cegeira, e talvez também da má fé e malversação de recursos.

    Sugiro que contratem o Bandeira de Mello como consultor para orienta-los sobre como fazer do Flu aquilo que ele fez no Fla.
    Ele é profissional e certamente aceitaria esta tarefa.

    1. Isso é mentira, os cara ganham 327 milhões de cota de TV e nós 75. Inverte isso é vamos ver quem é quem? Não tem bandeira, tem a globo a cada ano fortalecendo mais e mais eles. Contra fatos não há argumentos.

      1. Não entendi o que v. quer dizer com ” Isso é mentira ….. “.
        O que seria mentira , Rodrigo ?
        O valor da dívida do Flamengo ?
        São dados oficiais, divulgados até mesmo na internet.
        E mais : o valor da divida não tem nada a ver com cota de televisionamento.
        Um (a divida) é Passivo, e o outro (a Cota) é receita de televisionamento.
        Espero ter contribuido, parceiro.

          1. Suja ?
            Por que, suja ?
            Se o Flu colocar 40/50/60 mil torcedores todo jogo a Globo faria o mesmo conosco.
            Queremos receber 300 milhões como cota, quando colocamos 10 mil torcedores nos estádios ?
            Quando temos 14 mil sócios torcedores e não saimos disto há 7 anos ?
            Não é o Flu que está falindo, Rodrigo.
            É sua torcida !
            E, por extensão, seus dirigentes.

      2. Caro Rodrigo

        Você colocaria 327 milhões nas mãos de Peter Siensen, Pedro Abad, Mário Bitencourt e Celso Barros?

        Você acha que estes políticos das gestões do Fluminense recente e atual seriam capazes de gerir o futebol tricolor com alguma competência?

        Saudações tricolores

  10. Dando uma olhada ontem no massacre do framengo, pude notar claramente que nenhum dos dois times usa o ‘legado Diniz’, também conhecido como ‘imbecilbol’.
    Aliás, muito pelo contrário…o comentarista PVC usou de maneira apropriada a expressão ‘asfixiar o adversário’. É isso o que o framenfo faz… ele ‘asfixia’ o adversário, não dá tempo nem para os defensores respirarem. Podem prestar atenção, no jogo contra o ex-pathético,o Flu e ontem, os caras ficaram em cima da marcação, esperando o erro que em algum momento certamente acontecerá. Assim que tomam a bola, partem pra cima e fazem um caminhão de gols, em praticamente todos os jogos.
    O bruxo flamenguista, que parece uma mistura de Mick Jagger com Steve Tyler, engoliu o Renato fanfarrão Gaúcho que, pra variar, disse que até uma mulher grávida faria gol ontem.
    Quando vi a escalação do Grêmio com André balada, Cortez, e Paulo Victor (pqp! nos dois jogos falhou em uns quatro gols, até nos anulados), percebi que não haveria como eliminar o framerda.

    E a gente aqui se desesperando por causa de um jogo contra um time já previamente rebaixado… que fase!

    1. Rapaz, pensei o mesmo. Esse jogo que o Diniz quer que os jogadores joguem é coisa de imbecil. Marcação alta e intensidade. Esse é o futebol a ser jogado por todos. Os molambos passam por cima. O preparo físico dos cara é animal.

      1. Rodrigo, e outra coisa também q ficou clara é como os técnicos brasileiros são errados em suas táticas de poupar jogador. O portuga não poupa ninguém e tem tudo pra ganhar as duas competições.

        1. Importante apontar Nando que uma equipe tem que possuir um banco de reservas a altura.

          Olhe no Fluminense quem é o reserva do Muriel, JP ou o Allan.

          É para sentar no meio fio e chorar.

          ST.

          1. Mas Wash, foi exatamente isso que eu quis dizer… o bruxo do framengo poderia perfeitamente colocar o time reserva em vários jogos como o Renato, mas não o fez. Só não jogava quem estava realmente ‘arrebentado’… sem essa de poupar.

        2. Eu vi uma reportagem do JJ que ele diz que os jogadores do Flamengo quando ele chegou corria errado. Imagina como corre errado o nosso time? Será que nosso time corre? Kkkkkk
          E o grêmio mostrou que corre muito errado. Esse português entende pacarai de FUTEBOL.

  11. Flu recebe um milhão de euros a cada dez jogos em que JP participa pelo menos de 45 minutos. Foi assim que por duas vezes quitou salários. Então, escalem o cara e que fique em campo pelo tempo necessário +45’, mesmo que não esteja jogando nada. Precisamos de $

  12. Ser tricolor é sofrer todo ano e achar que no próximo será melhor.. pois bem.. Ano que vem será o nosso ano! Vamos ganhar no mínimo 2 títulos, carioca e sula. Podem anotar aí e depois me cobrar. ST

  13. Poderíamos ter o seguinte time:
    Cavalieri, Gilberto, Renato , Ibanez , Airton
    Allan, Wendell, Caio Henrique e Scarpa
    Pedro e Richarlison

    Teríamos vendido alguns para pagar esses que estão acima .

  14. Acho que se o fluminense acabar será melhor que ficar todo ano sendo um mero sparring. Tem gente que está feliz por perder apenas de 2. Mas no clube tem piscina para rivais nadarem.

  15. Interessante… Nos mulambos, o jogador quebra tornozelo, opera joelho, afunda o osso da face e volta a jogar “ontem”. Sei que existem casos e casos, mas no Flu jogador corta a unha errado e fica sair meses fora. Vai entender…
    Está tudo tá ruim assim??
    Caramba!!!

  16. E aconteceu ontem com o grêmio o que eu temia que acontecesse contra o Flu.
    Os caras marcam o jogo inteiro, correm um absurdo, e estão com tesão de jogar.
    Bem diferente do time das Laranjeiras….
    ST

  17. Da uma p inveja ver o comprometimento dos jogadores e de toda diretoria do Fla! Será que daqui 50 anos eu vejo algo do tipo no Flu? Lembro que em 2012 o time do Flu poderia ter terminado o campeonato com uma pontuação histórica, mas Fred e cia já estavam em farra há muitos dias e não deram a mínima.. isso sem falar nas vezes que poderíamos ter ganho a liberta e Sula.. vou nem comentar. O que falta no Flu é pressão e uma adm séria! Ou vamos acabar sumindo de vez.

    1. Isso se chama maracanã lotado. Você correria jogando no fla?
      E você correria jogando no FLU?
      Viu o clássico? Imagina você jogador do FLU subindo o túnel e depara com a nossa torcida?

      1. Mas como a torcida vai a campo pra ver tantos perebas reunidos? Se o Flu tivesse um timaço repleto de estrelas como o fra e praticamente ganhando tudo, a torcida estaria lotando todo jogo tmb.. lembro que em 2010 e 12 nossa torcida estava batendo de frente com a deles. O negócio é saber aplicar a grana das vendas das nossas jóias em jogadores que nos tragam retorno. Alem de segurar eles mais tempi no time principal. Chega que encher o bolso de empresários e dirigentes ladrões.

  18. Estou perplexo com a bola que o Flamengo está jogando. Colocou o Grêmio no bolso e, mais uma vez, jogou bem e de forma ofensiva. Jorge Jesus, com apenas 3 meses, mostrou o quanto os treinadores brasileiros precisam mudar e parar de serem retranqueiros (Fazem 1 x 0 e recuam o time para segurar o resultado). O clube da Gávea teve a competência de sanear suas dívidas, contratar bons jogadores e impulsionar seu programa de sócio-torcedor, atraindo vários novos patrocinadores. Sou tricolor mas é inegável reconhecer o quanto o Flamengo está em outra galáxia se comparado aos demais clubes. Em relação ao frágil e falido Flu então, está em outra dimensão !

  19. Caros,

    Alguém acha que fizemos o Flamengo sofrer, coisa que o Grêmio não conseguiu? Ainda bem que eles não jogaram contra a gente com a intensidade de hoje.

    É impressionante o amadorismo dos nossos dirigentes. O jogador entra sonolento. O jogador derruba treinador. O jogador faz um gol e o time para de jogar, esquecendo que a torcida quer competitividade e futebol durante os noventa minutos. E se o treinador exige atenção o tempo todo, como faz o do Urubu, o jogador acha o cara chato, e até os comentaristas dizem que é um exagero essa cobrança.

    Há anos, com muito dinheiro da Unimed, não chegamos neste nível. Perdemos tempo.

    O treinador é o “Paizão” ou o animador de elenco.

    Estamos mil anos luz distante do profissionalismo.

    E se houver rebaixamento… A estória do clube terá que ser reescrita, como fez o River. Ou pode cerrar as portas e ficar só com a piscina.

    ST

    1. Perfeito caro Torcedor Tricolor !

      Assino embaixo tudo o que você escreveu. O Fluminense tem “brincado de série A” nos últimos anos. Não tem administração, receita, jogador nem organização de um clube de elite da 1 divisão. Vive de fazer figuração nos campeonatos que disputa, pois nunca ganha nada, ou luta para não ser rebaixado todo santo ano. Eu, como muitos tricolores que cresceram frequentando o Maracanã, me afastei dos jogos justamente por ter cansado de ver tanta mediocridade (dentro e fora de campo).

      Parte da torcida tem sua “culpa no cartório” tb, primeiramente por ter conduzido a Flusocio ao Poder (2 mandatos do Peter + 1 mandato do Abad – o pior grupo político que já passou pelas Laranjeiras) e depois por essa eterna postura do “Não pode cobrar o time, temos que apoiar incondicionalmente e bla bla bla”. Resumindo : Há muitos anos que não há cobrança em cima dos jogadores. Como o clube é um eterno devedor de salários atrasados, não há a menor cobrança em cima de resultados. Com isso o Fluminense virou um time PERDEDOR, onde os jogadores não estão nem aí para a instituição, pois, além de não receberem, não tem nenhuma conexão com a história do clube. Tá tudo ERRADO !

      Vendo o Flamengo jogar percebo que, se não resetarmos o sistema e começarmos do zero, NUNCA MAIS o Fluminense vai levantar um título de expressão. Essa é a realidade e precisa ser encarada de frente, de peito aberto, caso contrário continuaremos no atual patamar de time mediano e vivendo apenas da história do clube.

      ST

    2. Caro TT,
      Tenho lido na rede vários comentários de torcedores fora de órbita dizendo que fizemos frente, que perdemos por detalhes.
      Cegueira total.
      Olho o time dos caras: rafinha e felipe luiz. Olho o nosso, Gilberto e CH improvisado.
      Paro por aqui, pois tirando o Muriel, perdemos em todas as posições de goleada.
      ST

  20. Vendo Flamengo x Grêmio, além da diferença de plantel e administração pela diretoria, vejo também uma enorme diferença na vontade de jogar bola.
    Começo do segundo tempo, 2 x 0 e os caras querendo fazer mais.
    Pronto, pênalti pra eles.
    Mais um, 3×0.

    1. Na minha opinião que os mulambos tem demais é cobranças, preparo físico e disciplina e bons jogadores em todas as posições , os primeiros critérios quem passa é uma diretoria responsável e o último um técnico ganhador e disciplinador.
      Lembrando em 2009 o Flu no desespero fez isso tudo .

  21. Não está fácil a situação do Fluminense dentro de campo.

    Fora dele não vê no horizonte um facho que seja de luz para essa direção conseguir tirar o Fluminense do brejo.

    Eles estão tentando a renovação do Daniel e lhe fizeram uma proposta inusitada que nem merece comentar. O que pode acontecer é a novela Scarpa voltar e o Clube ficar chupando o dedo.

    Speedy dando indícios que vai vazar.

    Quando vai atrás de patrocinador consegue algumas pequenas marcas e de forma pontual.

    A arrecadação de bilheterias nos jogos em casa apresenta déficit.

    O programa de sócio ainda não empolga o torcedor diante do contexto de não ver time competitivo há tempos.

    Atrasos salariais constantes e quando paga já está vencendo outro mês.

    Realmente como se fazer um planejamento para o futebol diante de um cenário como esses e ainda tendo outros fatores como as famosas penhoras que aparecem com força?

    Enquanto isso, o maior rival vai caminhando para abocanhar no mínimo uma boa premiação pelo brasileiro que está por conquistar.

    Voltando para o futebol, como a torcida vai ter a primazia de poder apoiar um time que está caminhando para quase uma década competindo da forma como vem acontecendo repetidamente em todo campeonato que participa?

    E para completar. Porque até hoje chamar de “Guerreiros”???

    1. Prezado Washington,

      Impossível a torcida se animar a sair de casa e gastar o seu suado dinheirinho para ver o time lutar para não cair todo santo ano e a não ganhar nada nunca. Time de futebol que nunca é campeão de coisa nenhuma não atrai patrocinadores nem mídia. A consequência é a eterna falta de dinheiro, jogadores loucos para deixar o clube e, os que aceitam jogar nas Laranjeiras, o fazem por falta de interesse dos principais clubes do país. O Fluminense deixou de ser prioridade dos jogadores realmente bons de bola e, hoje em dia só atrai jogador meia boca. Nem mesmo os tais “meninos de Xerem” apresentam o menor compromisso com a instituição, vide o Gerson hoje no Fla, mas isso será objeto de um futuro post meu.

      Abraço

      1. Tenho certeza que você fará uma boa abordagem sobre Xerém caro Rafael, pois tenho certeza que a missão da base não está sendo cumprida em toda a sua concepção.

        Estarei aguardando.

        ST

  22. Esse ano nós fomos da euforia, pro desespero, pra euforia de novo, e então pra fossa.
    Depois do jogo do Bahia, vi gente falando de libertadores, agora bateu o desespero de novo.
    Nosso time na realidade é de meio de tabela, que é exatamente nossa classificação no returno (11°, 1,4 pto por jogo, 8 jogos), 17 pontos desde o jogo com o CSA, também 1,4 ponto por jogo, meio de tabela também. Mantendo essas médias, com 11 jogos, chegamos a 44-45 pts, que deve salvar, no limite. O que nós explode porém foi o início do campeonato, resultados muito ruins. Se cairmos, será por causa disso .
    O fato é que o Athletico e, mais ainda, o Flamengo estão em um nível muito acima, infelizmente, e o resultado foi totalmente previsível (os caras ganharam 13, dos últimos 14 jogos), mas dava pra tirar um ponto do Patético.
    Marcão tá aprendendo a ser técnico, conseguiu na base do vamo lá e do vambora 10 pts em 4 jogos, mas tem limite. Não vejo no mercado, porém, opções muito melhores e que queiram pegar o Fluminense agora.

    1. Não creio que houve euforia caro Nehemias.
      No carioqueta ficamos atrás do bangu. Tirando a sula, onde conseguimos chegar mais longe, não tivemos nenhum momento para comemorar nada.
      Derrotas nos clássicos, campanha pífia no brasileiro e ilusão de que jogávamos bonito!
      Enfim, um desastre, como tem sido nos últimos anos.
      ST

  23. Pedro do Rio,

    Sinto informá-lo que vc não viu um jogaço!!!

    O que vc viu foi um jogo com forte componente emocional como será o de hoje, porque vale vaga para a final da Libertadores.

    E a pior notícia:

    – Nem vc, nem eu nem ninguém consegue mais ver jogaços aqui na América do Sul, desde o início da década de 90, por um simples motivo:

    – Para existirem jogaços, é necessário um componente fundamental: craques. E todos os craques do continente jogam na Europa, desde os anos 90.

    E, aqui na América “Latrina” não há nenhum craque. Só jogam aqui dois tipos de jogadores:

    1) O que brilhou na Europa, foi para China aos 36 anos, ganhou mais um dimdim e vem de carreira encerrada enganar os trouxas. Exemplos não faltam: Tevez, Deco, os dois Ronaldos, Nêne, etc

    2) O que se destacou um pouquinho aqui, foi para a Europa e lá constatou-se que é um verdadeiro cabeça de bagre e voltam ainda com 20 e poucos anos para enganar os trouxas. Exemplos não faltam: Ganso, Gérson (ex-Flu), W. Nem, Diego, etc

    Hoje vc vai achar que também viu um jogão, mas só terá visto na verdade, aquele bando de aposentados que jogam no flamengo e no Grêmio.

    Eu não me iludo mais (By Tim Maia)

    ST

    1. Oba, oba, ,obaaaaa!!!!!!

      Valeu, Limontam, até que apareceu algo diferente que dá para aproveitar. Você disse uma verdade verdadeira, (algo que eu digo muito) pois o futebol sul- americano é jogado por aqui hoje com o que sobra da Europa, com o que eles tiram o caldo lá e devolvem o bagaço mas que ainda dá umas gotas que satisfazem certos dirigentes e certos torcedores.

      Parabéns, LImontam por você também enxergar isso tudo, porque eu tenho visto jogos feios pra cacete em vários países de onde quer que transmitam, e só vejo correria, trombadas, simulações infames de que recebeu falta e etc, e, por aqui, é a mesma coisa. Aquela bola redonda e eficiente nunca mais. Quem pensa que haverá jogo bonito hoje está bem por fora da realidade do futebol em geral, que não está mais bonito em lugar nenhum.

      Mas é isso aí. Essa verdade eu sempre tive na mente que a primeira linha e a até segunda do nossos jogadores estão no exterior, e falo para todo mundo.

      Lá para trás, quando uma pessoa falava o que outra estava pensando, esta lhe dizia que ela havia lhe tirado a palavra da boca. E, neste caso, eu digo que você ao falar isso “tirou a minha da boca” também.
      (23/10) (20:40)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    2. Ele não viu o jogo, com certeza.
      Ele se entusiasmou com a virilidade dos argentinos, só pode ser.

      E afirmou que o tanto o Boca, e o River no outro jogo, jogaram pra ‘caralho’
      daí a paixão do Pedrão.

      A proposito, o jogo foi bem mais ou menos.

  24. Pqp que angústia, os cara vão levar o Brasileiro, e tem chance de ganhar a libertadores. Alguém tem que fazer o FLU a voltar a ser grande, pelo amor de Deus. Quem gosta de futebol e se diz ser apaixonado tem que fazer algo. Porr@ vamos nos associarmos c@r@lh*. Vamos reerguer o nosso time, olha o Rio se Janeiro sendo tomado pelo flamengo.
    Mário, venda o FLU, pega empréstimo, rouba, sei lá …mas tire a gente desse lamaçal. Está insuportável morar no RJ. Vocês que não são daqui não tem ideia do que estamos passando. Impossível ver canal de esporte.
    Socorro, estamos pedindo socorro!!!!

    1. Acredite Rodrigo, aqui em SP também já viramos motivos de chacota.
      Já recebo mais memes do pessoal daqui do que do RJ….
      Tempos sombrios…
      ST

  25. Com apenas 17 pontos ganhos e há 12 jogos sem vencer, a Chapecoense é o prato ideal para o Flu.

    Não !
    Não é isso que vocês estão pensando !
    Não quero dizer que é o ideal para ser massacrado pelo Flu.

    Na realidade, penso que é o ideal para que “as Carmelitas (com todo respeito à Congregação)” resolvam fazer mais uma caridade e ressuscitar mais um moribundo.

    Vamos, Carmelitas, vamos lá !!!!! Vamos Carmelitas, vamos lá !!!!
    Lideradas pelo Capitão Gancho !!!

    1. Eu tenho a opinião que se o time fizer um gol e se entrincheirar lá atrás, toma uma virada e aí sabemos o final do filme.

      Com isso, o Marcão vai tirar um zagueiro e um do meio de campo enchendo o time de atacantes onde até o Muriel vai tentar fazer o gol em escanteio.

      Portanto, afirmo que o Fluminense tem que entrar ligado e com o objetivo da vitória.

      Não há mais gordura para queimar Amaury.

      É a dura realidade do Fluminense estar refém dos jogadores e do Marcão nesse momento.

      Todos os anos tem sido assim.

      Parece uma sina.

      ST.

    2. Amaury a cota de caridade em casa nesse brasileirão precisa ter sido encerrada lá atrás contra o Avaí. Chega de praticar “boas ações” nesta edição. Isso já está custando muito caro ao time. Não é possível que a turminha (by vc) lá das Laranjeiras não entendeu isso ainda. Já passou até da hora né?!

      ST

  26. Dando uma olhada agora no Netfla (o blog do Daniel Azulay), estão informando que Yoni Gonzalez não quer ficar, e Gilberto quer mas o Fluminense não quer…
    imaginem a vontade com que esses caras jogarão as últimas 11 partidas, sabendo que não continuarão no clube em hipótese alguma? O que que esse dirigentes tem na cabeça praticamente dispensando jogadores faltando um mês e meio para o campeonato continuar? Já é o planejamento para a segundona?

    1. E agora anunciam que o Daniel também está de saida, para o Grêmio ou futebol europeu.
      É uma verdadeira vergonha, o que fazem os diretores do Fluminense, Nando.
      Os melhores são torrados para que sejam pagos os salários dos (piores) que ficam.

      1. Pois é, Amaury! Acho que o Flu tem grandes possibilidades de vir com esse timaço para 2020… Agenor, julião, Digão, Frazan e Orinho; Ayrton, Dodi, Nenê e Ganso; Lucão e Fred.
        Técnico: Marcão/Ganso.

  27. Temos um co-irmão que nos estende a mão, em uma fase em que ele é o ‘primo rico’ e nós somos os ‘primos pobres’, os ‘mendigos’.
    Refiro-me à atitude do Fl(argh), ao acatar a parceria com o Flu no Maracanã.

    Devemos render homenagens a esta postura de verdadeira fidalguia de um co-irmão, em um momento em que tinha (ele, o Fla) todas as condições para arcar sózinho com a gestão do equipamento ‘Maraca’.

    Rivalidade em campo, e nada além disso !

  28. no jogo contra o gamba paulista onde fomos eliminados da sul americana numa quarta-feira a noite 57 mil tricolores compareceram ao maraca, espero que ao menos metade compareça no jogo de sabado na “primeira decisao ” contra os barrigas-verdes da chape. um jogo muito mais importante que significa muito em termos de recuperaçao e sobrevivencia do tricolor, eu estarei la novamente.
    lamento que parte da torcida e muito oba-oba e so vai na boa nao e ricolor ?
    rodada totalmente desastrosa a que passou, ate o favorito bahia nos sacaneou,volta sorte nao nos abandone !
    torcer pro urubu derrotar o csa domingo e para ser campeao antecipado para desmotivar o palmeiras quando ele nos enfrentar la na frente no maraca, pqp onde nos chegamos , o grande problema e o urubu tambem arregar.essa duvida e que me mata.
    o dignissimo tricolor Joao Garcez citou as palavras do portuga Jorge Jesus em relaçao ao nosso time espero que elas sirvam de incentivo aos jogadores para as proximas partidas .
    tem muita gente reclamando da atuaçao mas a qualidade do urubu e abissal em relaçao a nos.
    a hora e de uniao e esperança nao joguemos a toalha antes do tempo.

    mudando de assunto , o capixaba foi fazer exame na prostata na segunda e ate agora nao deu as caras, sera que aconteceu algo ?
    o medico falou que nao ia doer nada que ia ser rapido, mandou ele contar ate 10 e ate agora ele esta contando , ja chegou a 1000, o que sera ?
    Mestre Nando, ja fez esse exame ? e tao demorado assim ?

    1. Lúcido e sensato Tim, Mestre com m maiúsculo só tem um amigo… eu sou apenas um aprendiz dos mais humildes.
      Quanto ao exame, eu ainda não fiz…um pouco por alguns problemas (incluindo o lado financeiro) e um pouco por ‘desleixo’ mesmo. Acho que o nosso querido Ovni faz todo mês, segundo fiquei sabendo (não sei se há essa necessidade)… talvez ele possa tirar essa dúvida com clareza.

  29. Viram o borderô dos jogos contra Bahia e patéticos? Como um clube vai ser reerguer com uma torcida morta dessa?
    O fundo do poço chegou.
    Nem na terceira divisão essa torcida muquirana tinha abandonado assim.

    1. Perfeito, a torcida da cidade do Rio de Janeiro é responsável também pelo nosso momento indigesto. Fortaleza nosso concorrente média 30 mil.

    2. nobre e indignado Rodrigo como ta a praia de guaratiba, ta limpa ainda, sem poluiçao ?
      frequentei muito, e muito pequena, e ali ao lado a Restinga de Marambaia, imensa e totalmente limpa mas so os milicos podiam desfruta-la, era muita sacanagem, ainda existe essa picaretagem com a populaçao local ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *