Maior ídolo da história recente do Fluminense, um dos principais na geral, Fred está de volta ao clube.
O fato, no último domingo, se deu a apenas dez dias da data de saída do craque, um triste 10 de junho, quando o divórcio doeu em ambas as partes, há quatro anos.
Este Terno e Gravatinha foi o primeiro veículo da crônica esportiva do país a anunciar o retorno do craque, ainda no alvorecer de 2020.
“O final feliz só não aconteceu ainda porque o contrato do atleta com o Cruzeiro é considerado de altíssima complexidade e o Fluminense quer se resguardar juridicamente para que nada respingue em sua conta. Nas tratativas entre cariocas e mineiros, é consenso entre as partes que a condução da volta de Fred ao Flu não pare também na Justiça, o que atravancaria qualquer possibilidade de transferência imediata do jogador, que tem pressa”, escreveu o T&G, em sua coluna de 8 de janeiro.
Sem acordo, Fred acabaria colocando o Cruzeiro na Justiça, o que foi decisivo para a morosidade do acerto. Sem falar, evidentemente, na pandemia do coronavírus, que, por falta de perspectiva sobre o cenário da bola, tornou tudo ainda mais complexo.
Fred chega ao Fluminense inteiramente ciente da realidade do clube e disposto a cooperar no que for preciso. Sem futebol no país mas já vinculado ao Tricolor, topou receber apenas dois salários mínimos por mês até o início do Campeonato Brasileiro, um pedido do presidente e seu amigo particular, Mário Bittencourt. E mesmo depois disso, aceitou embolsar, fixo, apenas um quarto do que recebia em seu último contrato, no Cruzeiro.
Duas vezes artilheiro do Brasileiro, Fred tem 172 gols em 288 jogos pelo Fluminense. Teria muito mais não fosse por seu problema de relacionamento com Peter Siemsen, presidente na época em que se transferiu para o Atlético-MG. Foi vice da Sul-Americana e ganhou o Campeonato Brasileiro logo em seus dois primeiros anos nas Laranjeiras. Dois anos depois, quebraria o jejum de seis anos sem título Estadual. Após ter sido protagonista no tetracampeonato brasileiro, em 2012, Fred, que só atuou na estreia (foto acima), seria coadjuvante na conquista de seu quarto título pelo clube, este de âmbito regional, a Copa Sul-Minas-Rio, em 2016, meses antes de sua saída.
Na final da também chamada Primeira Liga, o Flu derrotou, em Juiz de Fora (MG), o forte Atlético-PR, que, estruturado, enfileiraria títulos de expressão nos anos seguintes, como a Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana e a Levain Cup.
Campeão estadual, regional e nacional pelo clube, Fred acredita que haja tempo de estender a sua coleção de troféus para além das fronteiras nacionais, embora saiba que a realidade atual é bem diversa à que o clube tinha em sua outra passagem.
Até em função da longevidade, houve momentos em que, por equívocos de conduta do atleta, o casamento sofreu abalos, o que por um tempo chegou até a dividir a torcida em jogos no Maracanã – parte o vaiava (minoria), parte o apoiava.
Sobre isso, o jogador outra vez mostrou humildade em sua live de apresentação, ao fazer mea-culpa e citar Marcelo Penha, atual coordenador administrativo, como seu moderador em momentos em que agia de maneira errada.
Momentos, porém, que ficaram para trás. Com quase 37 anos, Fred demostra a maturidade de um veterano e a liderança assertiva de um capitão.
Sua função já não mais será estrita ao campo. Como bandeira tricolor que é, Fred chega para ser a grande referência do clube nos próximos dois anos. Seu simples anúncio mobilizou as redes sociais e fez alavancar o programa de sócio-torcedor do Fluminense.
Apesar de estar bem clínica e atleticamente, sabe-se que não estará o tempo todo em campo, mas sua liderança, dentro ou fora dele, se faz imprescindível neste momento em que o clube batalha para se soerguer.
Apesar do drama financeiro, o Fluminense segue dando exemplo: não demitiu um único funcionário durante a pandemia e vem trabalhando intensamente nos bastidores, como se viu na excelente ação da apresentação do ídolo, horas antes da reprise do jogo do tetra, pela TV Globo. Anunciado hora e meia antes, ao início da transmissão, Fred já falava como jogador do clube para 16 estados brasileiros do território nacional. Um golaço.
Fred chega para somar. Maduro, e portanto agora desprovido de vaidade, ainda fala em retribuição ao episódio de 2014, no período “mais difícil da carreira”, em que se viu sem chão após a Copa, ao ser covardemente responsável pela tragédia. No dia em que voltou às Laranjeiras, no trajeto até o clube, torcedores sinalizavam a cada quilômetro que o ídolo estava mais perto de sua “casa”.
Dom Fredon, maduron, humilde, feliz como está, é um garoto de 18 anos a serviço do clube. Embora não haja promessas, torce-se veladamente pelo canto do cisne. Ao fim do contrato, em 21 de julho de 2022, data de aniversário de 120 anos do Fluminense, terá o desfecho que merece, sendo nomeado embaixador tricolor, tal como foi até morrer Assis, o carrasco.
Já Fred é renascença, vida nova em seu velho clube, por escolha própria, seu amor definitivo.
Continuo achando que o presidente do Flu não está querendo jogar mais.
Caramba, pelas suas reações verbais, parece estar forçando a barra para que não haja mais futebol neste resto de ano, mesmo tendo trazido o Fred que, com certeza, vai jogar de graça só pelo prazer de correr atrás da bola, e nem vai querer saber de dinheiro.
Você acha que não, ONI?, .
(16/06/20)
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
PCA, o nosso presidente não é tolo, com sabedoria está fazendo o dever de casa.
Sabe que de março até julho, NÃO tem receita! Só bilheteria, e k pra nós…salvo nos jogos com o mulambo, SEMPRE ficamos no vermelho!!
Se acertou com o grupo, reduziu em 25% a folha.
Vamos contar: março/parte – abril, maio, junho integral- julho/parte. Na pior das hipóteses vai economizar umafolha, PCA, na situação do Fluminense, é muita coisa. Né não?
Acho q o MB está certo! Ah, dessa vez, a opinião pública está com o Flu. Vamos ao tribunal? Sim. Prefiro o tribunal q o cemitério! A vida é o nosso maior patrimônio! Nesse sentido, o nosso MB tá dando show! Sabemos o quanto é desagradável e injusto ouvir nos estádios ‘time tapetense’ imagine ouvir time de assassinos??
Essa fama é deles,PCA, dos mulambos. Argh.
CAMPANHA FLUMINENSE UMBRO MANGA LONGA
Ué! Mais um dia sem comentários no TG. Qual o motivo?
Acho que tá provado … O negócio é esculachar o Fluzão! Cadê os exterminadores do Fluzão? Kkk
Kd o povo?????
Acho q foi pescar, caro titio. Eita povinho danado de bom!
Pois é, ONI.
Pela declarações do presidente do Flu, sempre se manifestando contra o reinício das atividades esportivas, essas em que o futebol do Clube pode voltar, dá impressão que ele está temeroso de ver o
time que ele montou não se dar bem.
Ele, pelo que parece, quer mesmo é que acabe o campeonato e que se parta pra outra.
Minha impressão somente.
(10/06/20)
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
O presidente tá certo PCA, já viu o q diz o art. 483 CLT?
A CLT acabou, ONI.
Eu só acho que ele está parecendo sem empolgação nenhuma, e parece mais que tá curtindo esses dias todos sem futebol. .
(11/06/20)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
https://www.youtube.com/watch?v=TowqV3qm4mo
Linda homenagem ao FLUZÃO
De quarentena…rs
Pois é, gente.
Por mais que eu queira não me aborrecer com sacanagens que se vê na mídia hoje, eu não consigo.
Eu fico pensando que nós todos sempre soubemos através dessa mídia mesmo que o nosso sistema de saúde era uma porcaria, reportagens mostrando hospitais superlotados, pessoas querendo atendimento, gente deitada nos corredores, faltando médicos, remédios; mulheres com crianças doentes implorando por atendimento, gente morrendo por falta de tudo, e era o caos total.
Mas, como ficou a situação dessa enorme quantidade de gente que entupia esses postos de atendimento de saúde todos os dias nesse sufoco? Esses todos se curaram ou morreram? Pergunto por que não se vê ninguém mais a mídia falar nessa situação, mostrar pessoas querendo um atendimento específico, reclamando da situação. O que a mídia diz é que todos que vão procurar atendimento estão com o vírus, e, assim são contabilizados com tal. Disso, sabemos nós.
Como decifrar isso? Onde está a sacanagem ?
(09/06/20)
>
CAMPANHA FLUMINENSE UMBRO MANGA LONGA
Aqui está o time dos sonhos com jogadores ‘lançados pelo Flu’, na minha opinião :
…………………………………..Castilho
Carlos Alberto Torres – Thiago Silva – Ricardo Gomes – Branco
Denilson (Zulu)
………………. Pintinho ……………………………Samarone
Telê ……………………………..Valdo……………………………..Lula
Justificativas para Valdo e Lula.
Valdo : 403 jogos e 319 gols pelo Fluminense.
Lula : 377 jogos e 102 gols pelo Fluminense.
Divirtam-se.
Fui para o bunker !
Haha !!!
Pois é, Amaury.
Até, meio sem querer, andei vendo uns VTs de jogos da seleção na Copa América de 89, e, ali, apareceram, no lado esquerdo da zaga, Ricardo Gomes e Branco, e eu prestei muita atenção neles dois. Pombas, como jogavam bola esses dois caras que estiveram no Flu e a gente os achava normais somente, até porque havia outros de bom quilate naquele time campeão brasileiro de 84.
Logo depois, eles dois formaram esse lado da seleção de 90, uma beleza de time, com Mauro Galvão, Dunga, Careca, Renato Gaúcho, Bebeto, Romário, mas foram desclassificados pela Argentina num jogo em que a seleção poderia ter feito uns três gols no primeiro tempo.
O futebol cruel em tanta vezes.
Sobre esses times “mais, mais” de todos os tempos, é muito difícil alguém montar um somente que seja, e, mesmo assim, não cometendo injustiças ainda.
ST
(07/07/20)
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Legal! Ainda temos: Félix, Paulo Vitor, Jorge Vitório -Toninho, Aldo, Ronald – Assis, Silveira, Edinho, Sorley – Marco Antônio, Eduardo- Zé Mário, Conca, Thiago Neves, Deco, PC Caju- Gil, Mário Tilico- Manfrini, Doval- Zezé, Paulinho etc., etc.,
Em tempo: o Fred vai te pegar!! Hahaha. Bom domingo!
CAMPANHA FLUMINENSE UMBRO MANGA LONGA!!!
Mandei um email para a umbro, me responderam e vão estudar fazer, se a galera chegar junto quem sabe!!
Mostre o e-mail da Umbro, Junior, por favor, que eu quero mandar uma mensagem para eles lá. Se for possível você fazer isso.
(06/06/20)
mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
http://www.umbro.com. br, no fale conosco acho. Ja recebi a resposta deles, se a galera mandar mensagens…porra vai ser linda a camisa
No próprio site tem o meio de comunicação da uma força que vamos conseguir este manto que ja temho com mangas longas.
Galera,
https://www.netflu.com.br/f…
Vamos nos inscrever no Youtube.
É só dar um click em “INSCREVER”
https://www.youtube.com/use…
ST
Fred aceitou redução de salário para assinar com o FFC? O fato é que nenhum outro clube demonstrou qq interesse em contrata-lo (ou isso ou nada);
Fred impulsionou o programa sócio torcedor com o acréscimo na receita de $ 400 mil ao ano? I fato é que isso só se verificará se os novos sócios mantiverem fidelidade e os $ 400 mil, pasmem, é suficiente para pagar apenas um só salário dos treze anuais de apenas um só jogador do elenco dos trinta que o compõe (no caso o jogador, claro, é Fred).
https://www.youtube.com/watch?v=1xzdrrgW74o
Craque Tricolor é isso aí.
Pois é, Guilherme.
Se esse cara fizesse isso no campo, escondesse a bola dos adversários, pelo jeitão dele dava pra entrar no time, né não? Aí seria mais um craque padrão ancião.
Mas esse pessoal que faz malabarismo com a bola, geralmente não consegue jogar futebol. Lembro da Milene, aquela belezinha que fazia peteca com a bola, mas, quando entrou na seleção, não conseguiu mostrar grandes coisas. Aí, bonitinha, coisinha meiga, foi casar logo com o feio brucutu Ronaldo. Mas reclamar de quê? Ela tá com a tropa toda na sombra.
Mas, se acreditem ou não, eu, nos meus tempos de correr atras de bola, fazia um troço que vi um jogador do América fazer. Batia a bola com os dois pés, e a parava em cima do pé direito, abria a perna até ficar na horizontal, fazia a bola parar no lado da chuteira, e ficar ali pelo tempo que quisesse.
Eu aprendi, fazia, mas muito neguinho tentava e não acertava. .
Fazer o quê, né?
Quanto à praga do coivd, há muito mais gente se recuperando do que os que morrem, mas a mídia não revela isso nem a pau, esses continua no rol do infetados, nem diz que remédio foi usado nos que se safaram. Por que, hein?
Quanto às gripes que agem muito no frio, a prevenção é mesmo fazer suco da fruta que a pessoa goste, meter um álcool de cana bem puro dentro, em proporções certas, um mel de abelha puro, botar na geladeira e ir bebericando de vez em quando.
Afinal, o álcool bate no estômago e em dez ou quinze segundos chega ao cérebro, já circulou pelo sangue, invadiu a garganta, os pulmões, entrou naquelas cavernas todas ali onde o bicho se esconde, como falam, e não deve passar em branco, não. .
Então, cacete, se o álcool e indispensável para matar o bicho nas mãos, nos rosto, nas mesas, nas maçanetas de portas e carro, por que não pode matar esse vírus no interior do copo da pessoa?
(05/06/20)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Tens razão PCA. Geralmente, fazer malabarismo com a bola é coisa de circo. O verdadeiro artista da bola faz malabarismo dentro de campo. Que o diga Garrincha, Pelé e Maradona. Falando em Maradona, o Alemão, ex jogador do Botafogo e Nápoli, falou sobre o que ele fez na época do Nápoli. O Dieguito subiu uma escada, aquela de abrir com degraus dos dois lados, com uma bola de ping pong, subiu e desceu os degraus fazendo embaixadas com ela, sem deixar cair. Um verdadeiro malabarista ou artista da bola, dentro e fora de campo. Bem vindo, Fred! Seja um líder dentro e fora de campo, com muita humildade. Agora que estais mais maduro, o Fluminense e o time precisa muito de você.
Abraços ou amplexos, segundo o Amaury.