Passei o Réveillon, e sigo nestes primeiros dias de 2023, num hotel-fazenda na Serra Fluminense. Na véspera da viagem, Edson Arantes do Nascimento deixou esse plano. Embora, dada a gravidade de seu quadro, todos esperássemos cedo ou tarde essa notícia, não deixei de ficar impactado. A partir daquele instante, fui absorto por tudo que se falava sobre o Rei do Futebol — por sorte, as malas já estavam prontas.
Já no hotel, segui acompanhando o noticiário, seu velório e todo o cortejo fúnebre pelas ruas de Santos, mesmo com certa dificuldade de enquadrar na cabeça o que se passava diante de meus olhos. Foi uma experiência, no mínimo, estranha ser lembrado de que Pelé, figura icônica e venerada em todo o mundo, era uma pessoa física e que seu corpo também colapsaria, o que acabou acontecendo às 15h27 do dia 29 de dezembro.
Quando fez 80 anos, em outubro de 2020, escrevi aqui no Terno e Gravatinha um texto em sua homenagem — e também em homenagem ao meu pai, que havia completado 70 anos dez dias antes do Rei (leia aqui).
E neste “novo mundo”, logo no dia seguinte ao cortejo, o Santos venceu o São Raimundo-RR pela Copa São Paulo de Futebol Júnior e homenageou Pelé com minuto de silêncio, socos no ar e uma coroa em seu distintivo agora remodelado. Pentacampeão, o Fluminense também inaugurou a era com estreia vitoriosa na Copinha, sobre o Porto Vitória-ES, gol de Agner, nos acréscimos.
Ainda nas férias deste espaço, a Copa do Mundo, a última com o Rei vivo, foi disputada a toda no Catar. O apagão que acometeu a Seleção Brasileira contra a Croácia, nas quartas, não passou nem perto de Messi, o craque da Copa, e Mbappé, o artilheiro. O astro francês, por sinal, me fez lembrar Thiago Neves, que marcou três gols na final da Libertadores de 2008 e também terminou sem o título.
Mas o Fluminense esteve muito bem representado no país da Copa por seu artilheiro, Germán Cano. Imagino, aliás, que 2022 tenha sido o ano de sua vida: goleador máximo do futebol brasileiro (44) e quarto do mundo, atrás de feras como o norueguês Haaland e Mbappé; ganhador de dois troféus do Prêmio Bola de Prata — o de melhor atacante e o de artilheiro do campeonato —, e nas férias ainda viu a sua Argentina ser campeã numa final que, para muitos, foi a melhor entre as 22 edições de Mundiais. Fico pensando o que teria faltado ao carismático hermano no ano que passou? Talvez só mesmo ter sido convocado por Scaloni para fazer a festa em campo com seus compatriotas — mas que fez abraçado à mulher e ao filho no Lusail.
Superar 2022 não será tarefa fácil, mas Cano está feliz, curtindo o momento, o reconhecimento público e tem tudo para voar baixo também em 2023.
***
Não me lembro de ter estado num hotel com tantos tricolores reunidos. Muitos são os que vão para o restaurante e as áreas de lazer com a camisa do clube. Todos com quem venho falando estão animados pela temporada que passou e confiantes para a que se iniciará. Fernando Diniz tem hoje enorme aceitação entre os torcedores, e a manutenção da espinha dorsal do elenco campeão estadual e terceiro colocado no Brasileiro, que ganhou reforços pontuais em setores mais vulneráveis, também é um dos principais motivos da expectativa de grandes conquistas.
A coluna falará brevemente sobre o elenco na próxima semana.
A você, amigos e familiares, um ano cheio de graças — e de muitos troféus.
***
Foto principal: Pelé, entre Gilberto Gil e Jorge Ben, em apresentação para a TV francesa, em maio de 1988. Crédito: Luiz Alberto Andrade.
Mais uma do Ano Novo e bons hábitos!
“Mais uma …Felipe Ogaz e Nicolás Matamoros chegam por empréstimo ao Fluminense
O Fluminense acertou, nesta terça-feira (10), a chegada de dois reforços para a equipe sub-20 tricolor. Tratam-se dos chilenos Felipe Ogaz e Nicolás Matamoros, que atuavam no O’higgins (CHI). Ambos chegam por empréstimo até o final de janeiro de 2024, com opção de compra.”
Acho que já é o suficiente! Né não?
Vida longa aos Verdadeiros Tricolores!
Fluminense é para os fortes!
Mais do Ano Novo e bons hábitos!
Exemplo fresquinho: “A Copa São Paulo de Futebol Júnior, além da disputa esportiva, serve como celeiro de promessas para grandes clubes. Neste sentido, informa o jornalista Venê Casagrande, em sua coluna no O Dia, que o meia Diego Rodrigues, do Barretos, atraiu a atenção do Fluminense, mas já negocia com o Flamengo.
De acordo com o colunista, o rival enviou proposta recentemente para contar com o jogador de 17 anos em sua equipe sub-20. Logo, saiu na frente nas tratativas.”
É assim que funciona a coisa. Havendo + de 1 interessado, aí, vai rolar uma graninha. Quem der +leva o gajo e assume o risco.
Tal qual aconteceu com Ibannez/Fluminense e o time gaúcho. O Fluminense utilizou o Ibannez, vendeu para Europa e pagou a vultuosa cifra de R$700 mil reais.
E, olha para quitar foi um parto!
Fluminense é para os fortes!!
Vida longa aos Verdadeiros Tricolores!!
Objetivando proteger os clubes financeiramente e economicamente menos favorecidos dos mais poderosos. No mundo do futebol foi criado a “multa”. A multa guarda relação direta com o salário do atleta jovem.
Todavia, não temos registro de que tenha sido realizado algum negócio envolvendo o mero depósito/pagamento da multa para aquisição do jovem atleta.
Nesse sentido, fica a nossa humilde sugestão:
– conhecer os detalhes contratuais dos jovens atletas que fazem parte das categorias de base do clube;
– saber quantos jovens atletas chegam aos clubes, sem custo, para mero estágio.
Ex: Pedro, começou na base do Flamengo, foi dispensado; foi para o Artsul, q o emprestou para Fluminense e virou atleta profissional.
André, mais importante jogador do Fluminense, era Jogas da base do Bahia.
Bruno Guimarães, ex- Atlético-Pr, e seleção brasileira, foi negociado por uma fortuna no mundo europeu. Antes, foi dispensado na base do Fluminense, Flamengo e Botafogo.
Arão, foi dispensado pelo Corinthians, chegou de grátis no Botafogo, foi na marra para o Flamengo, ganhou títulos e foi vendido para Fenebache- Turquia.
É ano novo! Que tal bons e saudáveis hábitos ?
Por que o Fluminense não oferece o Caio Paulixo para o Ceará, em troca do Vina?
Ano novo!
Vida nova!
Velhos hábitos???
Por que tanto desejo – desejo mórbido em linchar o Fluminense?
Sugestão: falar, comentar, compartilhar fatos verídicos!
Caso Luan Brito…
Matéria Netflu “A negociação de Luan Brito com o Porto, de Portugal, ainda não está sacramentada. Informa em seu canal no YouTube o jornalista Victor Lessa, da Rádio Globo/CBN, que o Fluminense só aceitará a transferência se os portugueses acenarem positivamente ao valor pedido pela diretoria tricolor em contraproposta.
Desta maneira, vira condição primordial para o acerto que os portugueses aceitem a opção de compra em 4,5 milhões de euros (cerca de R$ 25,3 milhões na cotação atual). Num primeiro momento, o atacante de 20 anos irá por empréstimo.”
Ano novo.
Velhos hábitos.
Porque não descreve a matéria toda sobre essa transação?
1. A multa rescisória do Luan Brito é de 50 milhões de euros.
2. A proposta do Porto é de um empréstimo sem custos e o valor fixado em 3 milhões de euros.
3. O Fluminense fez uma contra proposta de 4,5 milhões de euros, ainda com o empréstimo sem custos.
4. A diferença da multa para a contra proposta é só de 45,5 milhões de euros.
5. É um negócio da China, para o Porto é claro, leva o jogador de graça e se ele vingar paga “que seja” os 4,5 milhões por que o jogador vai valer muito mais, se não der certo devolve.
E depois vende por 45.000.000 de euros!
Mais uma vez, nessa suruba, o Fluminense entra com a bunda!
Olá Pedrão!
Se vende por 45.000.000 de euros! É pq tem comprador. Certo?
Mas, no caso Luan, não tem comprador. Tem apenas um clube interessado em empréstimo do nosso Luan. Isso é fato!
O Fluminense esta emprestando o Luan Brito de graça para o Porto, com o valor de venda estipulado em 3 milhões de Euros.
A multa rescisória do garoto é de 50 milhões de Euros.
Para ter o Nathan emprestado em 2022 pagou 1 milhão de reais ao Galo.
O Cristiano foi contratado ao custo de 9 milhões e dispensado.
O John Árias adquirido em 50% dos direitos sem definição do valor dos outros 50% que hoje estão supervalorizados.
Se não me engano o Caio Paulista quando estava emprestado e em boa fase, também contratado sem definição do valor dos direitos, depois pagou uma grana preta no jogador e ele nunca mais jogou nada.
Enfim, a administração Tricolor gosta de jogar dinheiro no rab@, ops, digo no ralo.
STT.
Que negociação estranha essa do Luan Brito. Jogador sairá de graça para um clube europeu supostamente rico. Só no Fluminense. Mais um jovem promissor sendo doado. Eu avisei que isso iria acontecer na reeleição. Luiz Henrique arrebentando na Espanha, trocaram a Copa do Brasil pela venda dele. Esse pessoal não liga para títulos.
Saudações Tricolores.
E lá se foi o Dinamite. Baita jogador !!!
Formará um tremendo ataque, com Pelé e Garrincha.
Vida longa para o Tite !
Que fique aqui, entre nós, por muito tempo.
Caso contrário ele já chegará no céu dando ordens e estragando tudo.
Haha !!!
Complementando algo sobre a saída de Pelé.
Eu vi homenagens a ele antes de algumas partidas de campeonatos europeus.
Os ingleses, então, emocionam a gente pela reverência com que fazem isso. Se é minuto de silêncio pode-se contar no relógio que são sessenta segundos mesmo. Público e jogadores imóveis e em silêncio absoluto. Se é minuto de palmas, são sessenta segundos com todos batendo palmas sem nenhuma coreografia idiota com isso. Vi os espanhóis , nesses minutos de palmas, e todos como em absoluta contrição, como os italianos também.
Entretanto, em alguns jogos da copinha brasileira, vejo uma molecada quase toda se movendo, alguns saltitando, olhando para os lados, e que espetáculo ridículo e estúpido.
Onde estão os “professores” dessa molecada para explicar a ela que, em momentos que se reverencia alguém, é obrigatório comportamento imóvel impecável. Reverente.
Mas esta molecada é toda subvinte e, pode ser que, quando passar dos trinta, ela aprenda, embora essa reverência nunca tenha sido levada a sério aqui no nosso país.
(07/01/23)
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Pois é, meu caro PCA!
Para você e família um ótimo 2023, extensivo ao Fluminense dentro e fora das quatro linhas!
Além da perda do nosso Rei. Rei Pelé, fato que deixou o futebol mais triste é mais pobre. O Criador, também levou o nosso Tremendão Erasmo Carlos, dessa vez, deixando a música mais pobre e mais sem alegria!
Vida que segue… o Criador sabe o que faz. Né não?
Sempre lembrando: Vida Longa aos Verdadeiros Tricolores e, que o nosso amado Fluminense
é para os fortes!!
Complemento sobre perdas… acabamos de perder Roberto Dinamite, grande craque, vai com Deus!
Diz a midia que o Vina ( não confundir com Obina ) está sendo oferecido ao Flu .
E que as partes já iniciaram as conversas .
Junte-se a isso a confessada vontade do jogador em voltar a jogar no Flusão.
Fica um caldo de “negócio bem provável”.
Minha opiniáo : ótimo armador.
Dos melhores que estão no mercado.
Não sei por que, sempre achei o futebol do Vina muito parecido com o do Deley.
A ver, turminha !!!
A torcida -que também quer o jogador – bem que poderia encher a caixa de e-mails do reizinho, pedindo esta contratação.
* Leia-se ” Fluzáo “
Quem é o moço?o fato de querer jogar no ffc já e um ponto positivo. Tem muita gente que está no ffc hj por falta de opção. Se tivessem tido oferta de outro clube não estaria lá certamente.
Pelo que v demonstra saber do Flu, v conhece o Vina.
Jogou no Flu em 2019 ainda com o nome de Vinicius.
Depois deram-lhe o nick de Vina, que pegou.
Meia, bom de bola, chuta muito bem, bons pulmões, competitivo.
Com André, Mattinelli, Ganso e Árias, faria uma meiuca de respeito
Abs !
Penso que o Vina é um bom jogador, mas 500 mil para um reserva, acho muito.
Pelo menos foi o valor noticiado que ele recebe.
Desse jeito os reservas vão ser os melhores salários no Fluminense, veja: Felipe Melo, Bigode …….
STT.
Não entendo essa obsessão dos jogadores brasileiros em jogar na Europa. A maioria desse jogadores não ganham super salários, a diferença é o cambio, vão para times comparados aos brasileiros são de série B ou C. Veja o exemplo do Gustavo Escarpa que joga no Nottingham Forest, acabou de perder hoje para o Blackpool, time da segunda divisão do futebol inglês por 3 x 0. O incrível é que saiu do Palmeiras, atual Campeão Brasileiro. Esse time que ele joga perde para qualquer time até o 16º da tabela do Campeonato Brasileiro 2022. Vale a pena esse sacrifício? País estranho, outra língua, custo de vida caro! Se por um acaso esse time que o Scarpa joga fosse disputar o Campeonato Brasileiro série A seria rebaixado. Será que vale a pena sair do Brasil jogando em um time grande para jogar em um time pequeno da Europa? O resultado dessa debandada foi o pífio desempenho da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, jogadores sem raça jogando mais para aparecer para a câmera que correr atrás da bola com sangue nos olhos como os argentinos fizeram. Sou contra convocar jogadores de fora, principalmente as estrelas, na minha opinião tem que querer jogar na Seleção com muito orgulho, participar de competições como se fosse para uma guerra e não para aparecer e fazer propagandas para faturar mais dinheiro, tem que faturar as competições. Enquanto a Seleção não sair desse esquema dificilmente será campeã novamente, principalmente sendo comandada por técnicos velhos e ultrapassados.
Saudações Tricolores.
Falou e disse !!!
Resumiu muito bem. Veja o caso do Gerson que já foi duas vezes não se firmou e vai encerrar a carreira no Brasil mesmo. O Scarpa foi com uma certa idade, diz querer aprender outro idioma, viver outra cultura. E tinha o sonho de jogar fora. Ok nao parece ter sido por dinheiro somente, como a grande maioria. Mas não tem mercado num grande time teve de ir para um time médio. Me parece opção de vida e não imposição de empresário como é a maioria desses garotos de 18 anos que vão para lá sem jamais ter jogado um campeonato brasileiro da primeira divisão. Achar que esses meninos farão a diferença por lá e serão titulares absolutos e absurdo. Nenhum deles e um jogador formado, tem sérias deficiências em fundamentos básicos. São adquirido a por uma mixaria para os padrões europeus e não passam de uma aposta. Se vingarem, ótimo. Se nao, o prejuízo é pequeno.
E o Fluminense se tornou um grande fornecedor desses ativos. No caso: bom e barato.
O primeiro caso da nova “jestao” do Mário está aí: Luan Brito….. se não tem oferta de 50 milhões, ou a multa, porque não o promover pro time principal, dar-lhe cancha, bagagem e vender, se for o caso, mais caro? Esse tipo de venda não adianta para o caixa do clube, não é tanto dinheiro assim, e o pior, irão “repor” contratando jogadores questionáveis. Qual a vantagem pro ffc? Realmente não sei.
Foi o pior final de ano e início de outro da minha vida. Tempo horrível, nebuloso, chuva desde o início da Primavera, enchentes , estradas e casas sendo levadas nas enxurradas, cidades e vilarejos sendo cobertos pelas águas, pelo país inteiro que parece chorar ainda hoje por essas tragédias e por outras piores que estão por vir. O sol não brilhou como em outras épocas ainda, mas que ele volte a brilhar logo, logo.
Sem muita coisa para fazer em dias chuvosos, dei uma revisada em alguns livros que tenho, peguei e lembrei da fábula a “Revolução dos Bichos”, de George Orwell, livro que os fdps dos cupins comeram, mas cuja ideia está parecendo bem atual, o que dá para pensar muito como ele parecia brincar com certas coisas futuras. Mas é fábula, só isso!
Quanto ao Flu agora, o que aconteceu foi que ficou tudo como antes. Manteve-se o técnico e a base do time o que já dá esperança. Neguinho fala, desdenha, esperneia, aponta erros mas não tem nada para fazer diferente , o que mostra que, dependendo desse tipo de gente, o clube poderia acabar que haveria muitas risadas e chacotas.
Seleção brasileira de futebol. Perdeu por não estar superior em nada, nem tão bem preparada. Técnico que nunca foi essa beleza, mas que já programava vencer a copa e sair até esnobando certas autoridades. Mas a “seleção” que ele torce vai jogar campeonatos dificílimos e ele pode ser até convidado para um dos muitos postos que se abriram nela.
Vi, ontem, o Fluzinho na copinha paulista massacrando adversário fraquíssimo, pelo que deu para entender, mas sem querer desmerecer a capacidade da molecada. Gostei de ver vários deles arrumando a jogada no drible curto que se faz necessário em certos momentos. Ora, o cara sabendo fazer esse drible pode ir parar na cara do gol inimigo ou colocar um colega lá para fazer o gol. Isso é fundamental treinar sempre. Também gostei de não ver a frescura explícita de moleques caindo por esbarrões normais.
A saída definitiva de Pelé. Eu tinha uma imaginação que ele viveria muito tempo, mas, coitado, foi abatido como tantas pessoas têm sido. O mais triste for ver como a mídia é cruel. Desde que foi anunciado que ele tinha esse problema, toda ela já preparou o seu retrospecto sobre a vida dele para lançar assim que fosse dito que ele fechou os olhos.
Qual o prazer que pode ter dado a alguém ter sido o primeiro a anunciar essa morte?
Um abraço a todos do TG, com saudações tricolores, verdes e amarelas.
(07/01/23)
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++