Na bacia das almas, Speedy desencanta

A torcida tricolor, nos últimos meses, tem sentido mais alívio nas vitórias do que, propriamente, felicidade. Ao derrotar o CSA por 1 a 0, segunda à noite, em Maceió (AL), o Fluminense colocou três pontos no paletó e subiu para a 15ª posição – e a esta altura, isso é mesmo tudo o que importa, ainda que o time apresente incrível vocação para não matar as partidas, como aconteceu mais uma vez, no Rei Pelé.

Com sua recomposição defensiva quase sempre lenta e falha, os torcedores se habituaram, neste Campeonato Brasileiro, a ver o Fluminense dominar a maioria dos jogos e perder ou sofrer gols no fim, pelo baixo desempenho do time num dos fundamentos capitais do futebol – a finalização.

Menos mal que a cabeçada estilosa de Yony González teve endereço certo, logo no começo da etapa final, o que deixou o jogo à feição do Flu, só que Caio Henrique, de frente pro gol, e Nenê fizeram questão de deixar suspensa a respiração da torcida até o apito final de Luiz Flávio de Oliveira.

De volta ao Rio, o Flu parte pra outra, quinta, no Maracanã, contra o Palmeiras, que luta apenas pelo vice-campeonato, depois de ter sido derrotado em casa para o Grêmio, na última rodada.

Com o título definido, ainda que o decacampeão brasileiro não tenha todo esse interesse na partida, seu elenco é tecnicamente amplamente superior ao do Flu. Mas como o esporte em questão é futebol, sua última derrota antes de ter ficado um ano invicto na competição foi justamente para o Fluminense, em julho do ano passado – e num sem-pulo do jogador mais contestado da atualidade, Gilberto, veja você.

Suspenso com três amarelos, o Flu não terá Yuri, que, com Allan, Daniel e Ganso (mais adiantado), compôs a formação de meio de campo mais produtiva do ano.

Verdade que em momento tardio, mas, espera-se, a tempo de salvar a temporada – e, com uma pitada de sorte, podendo ainda abraçar a última vaga para a Sul-Americana, caso termine em 14º.

Promessa de bom público na quinta.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

216 thoughts on “Na bacia das almas, Speedy desencanta

  1. vamos esquecer abad, peter,diniz,mario b., gilberto,etc , vamos nos mobilizar e ir ao maraca hoje apoiar o flu , jogo importantissimo para nossa sobrevivencia como foi o passado e como serao os proximos .
    nada de vaias ( se tiver que faze-las , faça-as apos a partida ).
    obrigado urubu, quando tava 1×0 ceara em certo momento voltei ao tempo e lembrei daquele jogo contra o bahia na ilha do governador em 1996 muito bem lembrado pelo lucido tricolor Nando quando eles entregaram o jogo com papai joel no comando e fomos rebaixados, alguem se lembra ?
    nao inventa marcao , coloca o Airton no lugar do yuri, se ele estiver mal recua allan e entra com JP.

  2. Sobre a movimentação de outras torcidas como a do Palmeiras que está cobrando da direção mais ações para buscar conquistas de títulos, vemos que eles não estão satisfeitos com determinados atos desses gestores.

    A torcida do Fluminense deve sim ao fim do brasileiro promover a cobrança diretamente ao senhor presidente Mário Bitencourt ações a curto prazo que visem o reerguimento do futebol onde vai chegar janeiro e não se sabe qual será o planejamento para um 2020 que não pode ser a repetição de anos anteriores.

    Como mandatário, ele já tem o conhecimento dos problemas que não são poucos do Fluminense e tem que usar a criatividade de pessoas capazes que toquem a administração visando a adoção de atos que possam encontrar soluções como aplicar melhor as receitas que ainda entram nos cofres do Clube.

    Outros Clubes estão usando alguns instrumentos para aumentar suas receitas a curto prazo como o Vasco que está conseguindo a adesão de novos sócios e o Botafogo está em tratativas para receber recursos de investidores que podem vir a ajudar as suas finanças.

    Se a gestão MB souber usar a criatividade para a manutenção de alguns dos jogadores que vem se destacando na equipe titular, o incremento de ainda buscar na base de empréstimo de um jogador como o Everaldo da Chapecoense e mais o aproveitamento de jogadores do sub 20, o Clube se livra de trazer um caminhão de jogadores encostados de empresários e nas mãos de um treinador estrangeiro possa se dar o início de um padrão de jogo mais competitivo para o Fluminense?

    Ou vamos ver o Fluminense vivendo na mediocridade ano que vem?

  3. Pois é!
    Assistindo alguns momentos de framengo x Ceará, é impossível não lembrar de um certo framengo x Bahia em 1996.
    Os tricolores mais antigos (e os fidalgos) devem lembrar…
    Vão esperando ajuda dessas tralhas pra não cair…
    O Flu que trate de fazer a parte dele.
    Já começo a achar q vai precisar vencer o parmera.

  4. É, turminha, pelo treino de hoje iremos de Airton no lugar do Yuri, amanhã, contra o Palmeiras.
    Falei em Dodi (esquema mais conservador) e Allan (mais agressivo) porém creio que Airton é boa escolha

    Tem bola, o gajo.
    Tudo vai depender de como o Marcão instrua nosso Caterpillar. Se ele não passar do meio-campo, para poupar sua condição fisica e reduzir o percurso da perseguição às ‘lebres’ do adversário, se ele não passar dali, repito, pode fazer um belo trabalho. Bola não lhe falta. Apenas é lento e pesadão.

    Quando o time estiver compactado na defesa o Airton faria o papel de 3º zagueiro, marcando o Digão bem de pertinho. O Yuri fez isso no jogo passado e surpreendentemente o Digão fez uma partida impecável.
    Parece que o ‘bafo no cangote’ colocou o Digão em alerta máximo durante todo o jogo. Haha !!!

    Noticia meio estranha é que o João Pedro não está relacionado, apesar de ter feito dois treinos completos na semana.
    Será que houve algo disciplinar com este rapaz ?
    Vai fazer falta amanhã.

    O time que treinou hoje foi :
    Marcos Felipe
    Gilberto – Nino – Digão – Caio Henrique
    Airton
    Ganso – Allan – Daniel
    Yuri – Marcos Paulo.

    Dá para o gasto e não fazer vergonha.
    O único resultado inaceitável amanhã, em minha opinião, seria uma derrota.
    Vamos que vamos, turminha !!!!!

    1. Sobre a ausência do JP, creio que seja para preservar ele caso fosse o escolhido para o exame antidoping que iria acusar o uso excessivo uso de “mel” caro Amaury.

      Agora, a realidade que soa estranho a sua ausência no banco de reservas.

      Aguardar qual a justificativa vai ser dada pelo Marcão.

      ST.

  5. A torcida do palmerda foi até a sede do clube vestida de bananas de pijamas para criticar os dirigentes, mesmo com o time tendo ganho os brasileirões de 2016 e 2018 e estando entre os 3 melhores desse ano…
    enquanto isso, no Flu, tem gente chamando de NOTÁVEIS, dirigentes que destruíram o clube, vendem todo ano jogadores a preço de BANANAS e colocaram o time hoje do nível de CRB, CSA e Avaí kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Nando, por acaso eu assisti ao lance da ‘torcida banana’.
      Eram CINCO gaiatos vestidos de banana.
      Apenas CINCO ! Juro.
      Incrédulo com a ausência ‘da torcida’, o reporter até saiu do posto para dar uma ‘olhadinha’ lá fora.
      E voltou dizendo : realmente são apenas CINCO pessoas !
      Que, aliás, escafederam-se de fininho quando chegaram duas patrulhas da PM.

      1. É só pra zoar Oni, Amaury… e cá pra nós, é ser muito bobo sair de casa pra fazer esse tipo de ‘protesto’. As maiores cobranças ainda acho que são as em forma de vaias e cartazes.

        1. O maior protesto é aquele que a torcida entra porta a dentro, e o presidente se esconde dentro de uma panela, na cozinha do clube kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. O Vasco já está na casa dos 50 mil sócios.
    O Botafogo caminhando pra ser S/A o Fluminense vai ser a putinh@ do RJ. Nossa torcida é morta. O Vasco se mobilizando e o FLU morto, entregue as traças. Por todos, torcida+dirigentes. O nosso futuro é o fim.

      1. Cara, eu comecei a ser sócio na época do David fischel. Lembra do velhinho? A gente na 3 divisão, um clube gigante, e até hoje o FFC não consegue nem 30 mil associados, que pprr@ de torcida é essa cara?
        A gente fala de Fluminense o dia todo, vamos nos jogos, e porque essa desgraça de torcida não se associa?
        Vão ficar esperando a globo dar 300 milhões de cota pra gente?
        A nossa torcida não acordou pra realidade. Nós queremos direitos iguais os molambos, mas a gente pra botar 30 mil no estádio é uma tortura. Nossa torcida tem que fazer barulho, tem que ser nojenta igual a deles, tem que chegar em final, e parar o RJ tbm, com bandeiras, fogos o dia todo, bares lotado. Porr@ nós somos grande cara. O que falta pra gente Fazer a nossa parte?
        A globo não vai encher o nosso R@bo de dinheiro, acorda tricolores!!!

        1. Você é um verdadeiro guerreiro, Rodrigo.
          Mas, …… um conselho, se me permite, …… seja um guerreiro do BOM combate.
          Entra nessa de violência não, Rodrigo !

          1. Ah cara, tem oras que tem que ser no susto. Muita fidalguia tbm a gente está aonde está. Foi muitos anos de TO vou tentar melhorar kkkk
            Mas está no sangue, não tenho sangue de barata não parceiro.

    1. “O nosso futuro é o fim”

      O que é isso Guaratiba?
      por algum momento esteve em contato com o Mundin?
      procure se vacinar contra febre por mordida de rato (Sodóku), cujo nome cientifico retrata um habito cotidiano desse baiano sem vergonha.

  7. Tem neguinho tão animado com a histórica goleada contra o CSA que já está escalando o goleiro, isso mesmo, Marcos Felipe no meio campo.
    Não sei o que acontece com o rapaz, mas todo ano ele escala o time e se empolga achando que temos uma seleção e vamos brigar pelo título.
    Mas mudando de assunto e se for verdade, aí sim é para animar: Hoje na estrada, escutando um programa esportivo no rádio, o locutor, que é Fluminense afirmou que a Rede Bull pode ter dois times na série A do Brasileiro 2020, o Bragantino, já fechado e o outro que está prestes a ser definido em reunião está semana que seria o Fluminense.
    Seria um patrocinador Master que de início entraria com a grana para revitalização das Laranjeiras.
    Enquanto isso não acontece, vamos de Alan como primeiro volante e Marcos Felipe, recuado para a função de meia-atacante, kkkkkkkkkkkkkkk.

      1. Obviamente vc entendeu que foi o corretor do smartphone que cometeu esse erro que me passou despercebido, mas já corrigido.
        Mas se fosse uma fábrica de rede e colocasse dinheiro no Clube, também seria bem vinda.

  8. Essa será mais uma rodada em que o Fluminense vai ter que se agarrar a João de Deus para sair com a vitória e como consequência colocar mais uma margem de pontos sobre os adversários diretos

    Botafogo, Cruzeiro e Ceará são esses potenciais adversários e na minha opinião, o Cruzeiro que não vai ter a vida fácil, pois tem adversários difíceis pela frente, bem diferente em relação ao Fluminense.

    Estou torcendo muito que o time do Fluminense pare com aquelas trocas de passe na defesa, recuar em demasia todo o time é os jogadores terem mais calma e capricho nas finalizações, pois perder aquele caminhão de gols como foi contra o CSA, num jogo difícil como o Palmeiras isso não pode se repetir.

    Já estou começando com a contagem regressiva para o o Marcão voltar logo para o seu cargo de auxiliar da próxima comissão técnica assim que o brasileiro acabar.

  9. Prá ganhar desse time do Palmeiras aí vai ter que jogar, lutar, correr, marcar, atacar, e colocar prá dentro qdo tiver as chances.
    👇😎👇
    Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Zé Rafael e Luiz Adriano.
    Se ficar todo lá atrás, dando toquinho pro lado, trocando bola na defesa, marcação frouxa e sem agredir qdo atacar, vai levar uma piaba daquelas.
    Só lembrar como foi em SP.

  10. ” Marcão vive um dilema para escalar o Flu “, por conta da suspensão do Yuri.

    Ola bolas, parece até que é um teste de matemática superior !

    Duas hipóteses, caro Marcão :
    1) Conservadora : Escala o Dodi, que é predominantemente marcador.

    2) Agressiva : Traz o Allan para 1º volante (não me agrada, mas já jogou ali), recua o Marcos Felipe para a função de Meia-atacante e entra com o ciclista João Pedro como centroavante.

    Eu arriscaria a segunda opção, pois temos que agredir o Parmera, senão vamos tomar um sacode !
    Lembremo-nos de que nosso time não joga bem a segunda partida dentro de um prazo de 3 dias.
    Nunca jogou bem estas segundas partidas.
    É um time que já nasceu cansado.
    Nota : este não é o caso do JPedro. O rapaz está assim …. depauperado ….. (com trocadilho, hahahaha) desde que teve acesso ao Jardim do Eden e conheceu a maçã que lhe foi dada pela serpente. Haha !!!

    1. Amaury

      Marcos Paulo recuado para a função de Meia atacante… Marcos Felipe fechando o nosso gol, desde que a defesa não nos cause problemas. Suas sugestões são ótimas. João Pedro como centroavante é uma preocupação para a defesa e volantes do parmera. Que o Marcão honre nossa camisa, escalando corretamente.

      Saudações tricolores

  11. Passada a ‘euforia’ pela vitória sobre o CSA de Madrid, vem aí uma rodada ainda mais complicada contra um adversário muito mais qualificado. Não dá para perder gols feitos contra o parmera… até pq, com certeza aparecerão poucas chances.
    As tendências nessa rodada, são vitória do Cruzeiro, empate ou vitória do botinha e derrota do Ceará (embora muitos mulambentos estejam pedindo pro nosso ‘coirmão’ framengo entregar o jogo para o prejudicar o ‘Flu da fidalguia’, como gostam de dizer o ex-presidente Horta e outros).
    Ao contrário do jogo do CSA, quando a vitória era necessária, acho que o importante contra o parmera é não perder.
    Mas, no momento, o que me deixa mais intrigado é tentar entender um dos maiores enigmas da atualidade: o que faz o Marcão manter o Gilberto, que não faz absolutamente nada, não chuta, não sabe cruzar, não marca… como titular absoluto?
    No jogo contra o CSA, a única chance de vitória deles era com o Apodi, nas costas do Gilberto. Só o Marcão não percebeu isso. Por pouco, mas muito pouco mesmo, os caras não conseguiram tirar pontos do Flu por ali.

    1. Nando, o MB ao dizer que esses 12 anos vai ser o prazo beira a falta de noção aonde com uma torcida a mairoria envelhecida vai ver o Fluminense levar que título?

      A paciência do torcedor tem seus limites e depois como ele vai pedir a compreensão para eles irem a estádio ou se associar vendo o time em campo patrocinando vexames em ficar brigando para não ser rebaixado?

      O MB se especializou em dizer nada x nada.

      Brincadeira.

      ST

      1. Esse Mario B(angu) 12 anos, é um bosta

        nem conhece a historia de superação do Fluzão.

        Vindo da serie C em 1999
        já no ano de 2000 o Fluminense foi 9º colocado e nos anos seguintes foi 3º e 4º

        O que esse velhaco quis dizer foi para a torcida Pó de Arroz não cobrar nada nos proximos 12 anos,
        ele e a galera flusocio dele e dos conselheiros só no esquema de Xerem, vendas de jovens subfaturadas, micropatrocinios no escambo, antecipação de receitas, e aquele monte de empregos na adm. do Flu.

        O que nós vamos cobrar é o seu afastamento, seu impeachment, ou seja lá o que for, seu FDP

      2. https://www.netflu.com.br/confira-o-ranking-de-media-de-publico-atualizado-do-brasileiro/

        A Torcida do Fluzão realmente faz a diferença,
        jogando o BR todo no Z4, sem plantel, sem diretoria, com a midia massacrando, numa sequencia de 07 anos de amargura
        e a Torcida Pó de Arroz mantendo esse desempenho na arquibancada, é impressionante o potencial do Fluminense Football Club.

        Tirando Fortaleza, Bahia e Ceará que estão na frente e são participantes eventuais do BR, já dá pra ter uma ideia real do que podemos fazer com um time competitivo.

        E com o lançamento do maior estadio do mundo, o Fluminense vai chegar a 300 mil socios em um ano, e depois só subir.

        Da-lhe FLUZÃO.

        Fora cambada de vagabundos.
        O que esse Mario Bangu quis dizer é que eles precisam de 12 anos pra tentar acabar de destruir.
        Vão se fuder muito antes do que imaginam.

  12. Recuperado de uma crise de anemia profunda por excesso de ‘cycling’ (by Nando) , João Pedro já estará no banco no jogo de hoje.
    De celular em punho, entretanto, ficará por todo o tempo vendo as fotos de sua bicicleta (by Nando), sonhando em voltar para os braço dela. Ops ! Correção : sonhando voltar para o selim dela.
    Haha !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *