Alento para um 2020 diferente

Garantido na Série A de 2020 desde o fim da rodada 36, o Fluminense, ao encerramento do campeonato, ainda beliscou a última vaga para a Copa Sul-Americana.

O clube, finalista em 2009, semifinalista em 2018 e outras três vezes nas quartas de final (2005, 2017 e 2019), terá mais uma oportunidade de conquistar a competição, que lhe vem batendo na trave, a despeito das seguidas campanhas ruins em Brasileiros.

Será também a última chance de o Tricolor participar do novo Mundial da Fifa, em 2021, que passará a ser realizado a cada quatro anos, sempre com 24 equipes.

No Brasileiro, disputado por 20, o Fluminense terminou outra vez em posição modesta, incompatível com sua condição de tetracampeão do país – 14º.

Venceu, na última rodada, o Corinthians, em Itaquera, repetindo o feito de 2016, quando Cícero, no minuto final, silenciou a Arena.

Desta vez, foi Evanilson, artilheiro do Estadual e do Brasileiro Sub-20, o goleador tricolor, ao marcar duas vezes, ainda no primeiro tempo – o segundo, uma pintura, que deixou Cássio estático.

O menino valoroso tem contrato só até fevereiro próximo, e não há ainda nenhuma garantia de que vá permanecer nas Laranjeiras.

Os R$ 12,8 milhões que o Fluminense receberá da CBF por sua colocação devem servir para que as promessas de acertos de salários a profissionais do clube sejam cumpridas.

O atraso na folha de pagamento é só uma das tantas razões que explicam por que o Flu vem encontrando dificuldade para segurar seus Evanilsons.

Este, herói em Itaquera, colocou o Flu em vantagem também nos confrontos diretos com o Corinthians: 40 vitórias, contra 39 do adversário, em 111 jogos na história.

O time paulista não conseguiu vencer nenhum dos quatro jogos contra o Tricolor em 2019.

De seus 12 triunfos no Brasileiro, por sinal, sete se deram contra equipes que jogarão a Libertadores de 2020 – Palmeiras, São Paulo, Grêmio (também duas vezes), Internacional e Corinthians.

A irregularidade do tricolor Robin Wood é também reflexo de sua indigna posição na tabela.

A torcida tricolor, que mais uma vez disse presente mesmo diante de tanto maltrato, já inicia movimento para alavancar o número de sócios-torcedores.

Ela não está feliz, apesar do ato final, mas apenas resignada.

Em 2020, o Flu precisa dar um salto de qualidade – não pode mais deixar passar.

Será efetivamente o primeiro ano planejado pela nova diretoria, que assumiu em junho.

Que tudo não tenha sido meras palavras ao vento.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

163 thoughts on “Alento para um 2020 diferente

  1. Impressionante como qualquer atleta nosso quando negociado, por diferentes motivos, as lamentações aqui sempre são meio estridentes culpando agressivamente o diretor da hora, por termos perdido um ótimo jogador ou então com grande potencial.
    No entanto o que vem ocorrendo sistematicamente é que os “craques” negociados e os que deram um jeitinho de cair fora, principalmente os que eram titulares, não ficam às vezes nem no banco dos clubes para onde foram.
    A lista é gigantesca: Dourado, Scarpa, Everaldo, Luciano, Sornoza, Richard, Calazans, Bruno Silva e outros que nem lembro, além do Pedro que até agora pouco atuou na Fiorentina, que já está querendo se livrar dele.
    Já o que está dando certo mas que terá de retornar, porque a equipe onde foi jogar não tem dinheiro para pagar o valor do passe, a torcida rejeita: Orejuela.
    Realmente temos muita razão por estarmos decepcionados, carentes e sem esperança porque levando-se em conta a inutilidade que são nos clubes para onde nossos jogadores foram, fica comprovado que nosso time era uma porcaria, como a maioria desconfiava.
    E, para piorar ainda mais, os dois únicos que se salvaram em todo o campeonato estão de malas prontas.
    Pensam que eu desisti? Não, continuo otimista achando que algo vai acontecer neste ano e vamos fazer uma boa temporada 2020.

  2. O site UOL apresenta matéria sobre contatos entre o Flu e o Barroca, desconhecido técnico que dirigiu o Botafogo, de onde foi demitido e o Atletico Goianiense, este último por 45 dias apenas.
    E a própria matéria cita :

    ” Porém, com a falta de resultados expressivos e a queda de rendimento no Brasileirão, a diretoria alvinegra optou em demitir o treinador em outubro. Na ocasião, o comandante deixou o Botafogo com 10 vitórias, três empates e 14 derrotas.”

    Se isso for verdade, é sinal de que os caras da diretoria não aprendem mesmo. Não há como !
    Brincam com a sorte e com a conspiração do Universo a favor do Flu.
    Até que ….. um dia …. a casa cairá !
    E então a torcida terá sido a culpada.

    É de pasmar, a falta de competência !

    E se isso não é verdade, que se processe quem veiculou a noticia.

    1. Que se processe então o veiculador da notícia Amaury!

      Odair Hellmann foi o treinador contratado.

      Sinceramente, eu já ando calejado com essas especulações de final de ano e ando preferindo fazer vistas grossas a elas, enquanto não existe o preto no branco.

      Não vale a pena queimar neurônios e gastar o tempo, com tantos factoides existentes nesse período de ressaca do futebol nacional.

      ST

  3. Pelo que se anda divulgando sobre as dívidas dos clubes, a grande maioria está quebrada.

    Mas a prática salarial que esses clubes adotam para fechar os contratos de jogadores e de treinadores chega a ser um crime de lesa pátria e por fim, quase sempre terminam em ações judiciais milionárias.

    Infelizmente as notícias sobre as pretensões do MB em trazer o Fred e o TN estão cada vez mais fortes e ele não deve estar acompanhando as enquetes que os sites estão fazendo onde a maioria da torcida não quer a vinda dos 2 ainda mais pelo nível salarial alto e o físico deles deixam a desejar.

    Enquanto isso, o que o MB está a esperar para anunciar o novo treinador que não seja algumas das malas do futebol brasileiro?

  4. Fico pensando como presidente de clube é burro, ou fazem de má fé. 99,99 % da torcida quer o Ariel Holan, porque o cara não trás e joga na conta da torcida?
    Trás o cara e obriga o torcedor se associar, diz que agora é com vocês. Nem marketing os cara sabem fazer. Precisamos de vocês e blá blá blá. Aquela política suja que só eles sabem fazer, nem com a nossa paixão esses burros sabem explorar, aí eles vão na contra mão, trás um barroca da vida e os 8 mil sócios saem fora. Vão ser burro assim lá na pqp

    1. Pô, Guaratiba, que vc queira o Hrolan, tudo bem! Mas, qual é o cartel do Hrolan? Só duas experiências como técnico, e o fato de eliminar o Flamengo!
      Precisa ensinar o MB, ludibriar o torcedor?

    2. “obriga o torcedor se associar” ..;.”obriga” … eu, hein!
      Finalmente, quem é essa panacéia futebolística? Por que está desempregado desde maio?
      Só porque é gringo? Isso me faz lembrar a paixão de parte da torcida pelo “goleiraço” De Amores, que não jogou um só minuto no Fluminense.;

  5. Amaury, quem sabe, sabe!
    Quem não sabe bate palmas! (Se, for esperto, tenta aprender… tô, tentando)
    Mais uma vez, tiro o meu chapéu para você.
    A resolução da equação: Orinho + Nando = Orinando, de fato, foi uma ótima sacada!
    Fechamos o ano com chave de ouro!
    E, claro, vou deitar e rolar!
    Em tempo: Nando, deve tá arrependido, do malogrado Orinho eterno. Hahaha

    1. Haha !!!!
      Ainda bem que o Orinan ….. (ops !!!) ….. que o ‘Orinho eterno’ levou na esportiva, Marmund.
      Aliás, o Nando é, definitivamente, gente da melhor qualidade.
      Mas, ….. eu não podia perder a piada, como diz o povão.

  6. ” Flu fecha o Brasileiro com artilheiro com menos gols da era dos pontos corridos “. (sic).

    Eita sitezinho de bosta, este NetFlu.
    Escarafuncham os dados até encontrar algo que possa ser depreciativo.
    E aí, lançam com manchete de matéria principal.
    Estes caras devem ser financiados pelos arqui-rivais, com projeto de desconstruir o Flu custe o que custar.

    1. E levantando a bola pra algum ‘artilheiro’ que está ficando disponivel no mercado, que duvida.

      Esse site é agenciador de jogadores e tecnicos, sempre foi assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *