Garantido na Série A de 2020 desde o fim da rodada 36, o Fluminense, ao encerramento do campeonato, ainda beliscou a última vaga para a Copa Sul-Americana.
O clube, finalista em 2009, semifinalista em 2018 e outras três vezes nas quartas de final (2005, 2017 e 2019), terá mais uma oportunidade de conquistar a competição, que lhe vem batendo na trave, a despeito das seguidas campanhas ruins em Brasileiros.
Será também a última chance de o Tricolor participar do novo Mundial da Fifa, em 2021, que passará a ser realizado a cada quatro anos, sempre com 24 equipes.
No Brasileiro, disputado por 20, o Fluminense terminou outra vez em posição modesta, incompatível com sua condição de tetracampeão do país – 14º.
Venceu, na última rodada, o Corinthians, em Itaquera, repetindo o feito de 2016, quando Cícero, no minuto final, silenciou a Arena.
Desta vez, foi Evanilson, artilheiro do Estadual e do Brasileiro Sub-20, o goleador tricolor, ao marcar duas vezes, ainda no primeiro tempo – o segundo, uma pintura, que deixou Cássio estático.
O menino valoroso tem contrato só até fevereiro próximo, e não há ainda nenhuma garantia de que vá permanecer nas Laranjeiras.
Os R$ 12,8 milhões que o Fluminense receberá da CBF por sua colocação devem servir para que as promessas de acertos de salários a profissionais do clube sejam cumpridas.
O atraso na folha de pagamento é só uma das tantas razões que explicam por que o Flu vem encontrando dificuldade para segurar seus Evanilsons.
Este, herói em Itaquera, colocou o Flu em vantagem também nos confrontos diretos com o Corinthians: 40 vitórias, contra 39 do adversário, em 111 jogos na história.
O time paulista não conseguiu vencer nenhum dos quatro jogos contra o Tricolor em 2019.
De seus 12 triunfos no Brasileiro, por sinal, sete se deram contra equipes que jogarão a Libertadores de 2020 – Palmeiras, São Paulo, Grêmio (também duas vezes), Internacional e Corinthians.
A irregularidade do tricolor Robin Wood é também reflexo de sua indigna posição na tabela.
A torcida tricolor, que mais uma vez disse presente mesmo diante de tanto maltrato, já inicia movimento para alavancar o número de sócios-torcedores.
Ela não está feliz, apesar do ato final, mas apenas resignada.
Em 2020, o Flu precisa dar um salto de qualidade – não pode mais deixar passar.
Será efetivamente o primeiro ano planejado pela nova diretoria, que assumiu em junho.
Que tudo não tenha sido meras palavras ao vento.
_________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
Impressionante como qualquer atleta nosso quando negociado, por diferentes motivos, as lamentações aqui sempre são meio estridentes culpando agressivamente o diretor da hora, por termos perdido um ótimo jogador ou então com grande potencial.
No entanto o que vem ocorrendo sistematicamente é que os “craques” negociados e os que deram um jeitinho de cair fora, principalmente os que eram titulares, não ficam às vezes nem no banco dos clubes para onde foram.
A lista é gigantesca: Dourado, Scarpa, Everaldo, Luciano, Sornoza, Richard, Calazans, Bruno Silva e outros que nem lembro, além do Pedro que até agora pouco atuou na Fiorentina, que já está querendo se livrar dele.
Já o que está dando certo mas que terá de retornar, porque a equipe onde foi jogar não tem dinheiro para pagar o valor do passe, a torcida rejeita: Orejuela.
Realmente temos muita razão por estarmos decepcionados, carentes e sem esperança porque levando-se em conta a inutilidade que são nos clubes para onde nossos jogadores foram, fica comprovado que nosso time era uma porcaria, como a maioria desconfiava.
E, para piorar ainda mais, os dois únicos que se salvaram em todo o campeonato estão de malas prontas.
Pensam que eu desisti? Não, continuo otimista achando que algo vai acontecer neste ano e vamos fazer uma boa temporada 2020.
O site UOL apresenta matéria sobre contatos entre o Flu e o Barroca, desconhecido técnico que dirigiu o Botafogo, de onde foi demitido e o Atletico Goianiense, este último por 45 dias apenas.
E a própria matéria cita :
” Porém, com a falta de resultados expressivos e a queda de rendimento no Brasileirão, a diretoria alvinegra optou em demitir o treinador em outubro. Na ocasião, o comandante deixou o Botafogo com 10 vitórias, três empates e 14 derrotas.”
Se isso for verdade, é sinal de que os caras da diretoria não aprendem mesmo. Não há como !
Brincam com a sorte e com a conspiração do Universo a favor do Flu.
Até que ….. um dia …. a casa cairá !
E então a torcida terá sido a culpada.
É de pasmar, a falta de competência !
E se isso não é verdade, que se processe quem veiculou a noticia.
Que se processe então o veiculador da notícia Amaury!
Odair Hellmann foi o treinador contratado.
Sinceramente, eu já ando calejado com essas especulações de final de ano e ando preferindo fazer vistas grossas a elas, enquanto não existe o preto no branco.
Não vale a pena queimar neurônios e gastar o tempo, com tantos factoides existentes nesse período de ressaca do futebol nacional.
ST
Você está coberto de razão, Jota !
Pelo que se anda divulgando sobre as dívidas dos clubes, a grande maioria está quebrada.
Mas a prática salarial que esses clubes adotam para fechar os contratos de jogadores e de treinadores chega a ser um crime de lesa pátria e por fim, quase sempre terminam em ações judiciais milionárias.
Infelizmente as notícias sobre as pretensões do MB em trazer o Fred e o TN estão cada vez mais fortes e ele não deve estar acompanhando as enquetes que os sites estão fazendo onde a maioria da torcida não quer a vinda dos 2 ainda mais pelo nível salarial alto e o físico deles deixam a desejar.
Enquanto isso, o que o MB está a esperar para anunciar o novo treinador que não seja algumas das malas do futebol brasileiro?
Fico pensando como presidente de clube é burro, ou fazem de má fé. 99,99 % da torcida quer o Ariel Holan, porque o cara não trás e joga na conta da torcida?
Trás o cara e obriga o torcedor se associar, diz que agora é com vocês. Nem marketing os cara sabem fazer. Precisamos de vocês e blá blá blá. Aquela política suja que só eles sabem fazer, nem com a nossa paixão esses burros sabem explorar, aí eles vão na contra mão, trás um barroca da vida e os 8 mil sócios saem fora. Vão ser burro assim lá na pqp
Pô, Guaratiba, que vc queira o Hrolan, tudo bem! Mas, qual é o cartel do Hrolan? Só duas experiências como técnico, e o fato de eliminar o Flamengo!
Precisa ensinar o MB, ludibriar o torcedor?
“obriga o torcedor se associar” ..;.”obriga” … eu, hein!
Finalmente, quem é essa panacéia futebolística? Por que está desempregado desde maio?
Só porque é gringo? Isso me faz lembrar a paixão de parte da torcida pelo “goleiraço” De Amores, que não jogou um só minuto no Fluminense.;
Marcos Felipe também não jogava, e aí, culpa de quem? Acho que esta no elenco tem que ser testado.
Amaury, quem sabe, sabe!
Quem não sabe bate palmas! (Se, for esperto, tenta aprender… tô, tentando)
Mais uma vez, tiro o meu chapéu para você.
A resolução da equação: Orinho + Nando = Orinando, de fato, foi uma ótima sacada!
Fechamos o ano com chave de ouro!
E, claro, vou deitar e rolar!
Em tempo: Nando, deve tá arrependido, do malogrado Orinho eterno. Hahaha
Haha !!!!
Ainda bem que o Orinan ….. (ops !!!) ….. que o ‘Orinho eterno’ levou na esportiva, Marmund.
Aliás, o Nando é, definitivamente, gente da melhor qualidade.
Mas, ….. eu não podia perder a piada, como diz o povão.
” Flu fecha o Brasileiro com artilheiro com menos gols da era dos pontos corridos “. (sic).
Eita sitezinho de bosta, este NetFlu.
Escarafuncham os dados até encontrar algo que possa ser depreciativo.
E aí, lançam com manchete de matéria principal.
Estes caras devem ser financiados pelos arqui-rivais, com projeto de desconstruir o Flu custe o que custar.
E levantando a bola pra algum ‘artilheiro’ que está ficando disponivel no mercado, que duvida.
Esse site é agenciador de jogadores e tecnicos, sempre foi assim.