Rumo às alturas

Alheio à efervescência da política tricolor, o Fluminense, em campo, não encanta, mas, à base de um esforço comovente, segue surpreendendo.

Ao ser campeão da Taça Rio, na goleada sobre o Botafogo, e deixar escapar a classificação consecutiva à final do Estadual no seu único revés em clássicos até aqui, o tetracampeão venceu três de seus últimos cinco jogos, nos quais balançou oito vezes as redes oponentes.

Resultados que, sejamos francos, estão além do que imaginávamos que entregaria, sobretudo porque o grupo é enxuto, limitado e discutível.

Pesa também a seu favor o fato de só agora, na quarta rodada, o Tricolor ter enfrentado um dos clubes de menor expressão do Brasileiro – e, ainda assim, em Salvador.

Antes, os comandados de Abel haviam cruzado com ninguém menos que Corinthians, Cruzeiro e São Paulo, respectivamente, o campeão brasileiro, a sensação da Libertadores e um dos quatro invictos da competição.

Autor de um dos gols da goleada sobre o Nacional (BOL), Pablo Dyego voltou a marcar na primeira vitória do Flu como visitante no Brasileiro

Pablo Dyego (foto), pedindo passagem a Marco Júnior, e Gilberto, que pagou com juros e estilo o grave erro de duas semanas atrás, marcaram os gols da virada da primeira vitória do time como visitante.

Os poupados Ayrton Lucas e Gum, que estarão em campo no temido jogo de quinta pela Sul-Americana, marcado numa insalubre altitude de quatro mil metros, foram substituídos por Marlon e pelo estreante Nathan, que agradou.

O Fluminense enche seu elenco de zagueiros e volantes, mas padece de qualidade no meio de campo e de um jogador de mais rodagem no ataque, apesar da boa fase de Pedro e da promessa Pablo Dyego.

Contra o Nacional Potosí, é provável que a equipe mude sua característica. Em que pese a boa vantagem construída no jogo do Maracanã (3 a 0), há entre jogadores e comissão técnica compreensível receio de que o Flu sinta os efeitos do ar rarefeito de Potosí. O mais provável é que o time economize ar postando-se de maneira entrincheirada na defesa, reduzindo espaços,  para administrar a larga diferença que leva na bagagem.

Num duelo tão temerário assim, para o qual balões de oxigênio serão deixados preventivamente no vestiário tricolor, nada pode ser exigido do time, senão que façam o melhor que a natureza lhes permitir que consigam.

Não custa lembrar, há poucas semanas, o Vasco foi goleado por 4 a 0 a três mil metros de altura, em Sucre, depois de ter vencido pelo mesmo placar o Jorge Wilstermann em São Januário. O time carioca avançou à fase de grupos da Libertadores nos pênaltis.

Que o sofrimento do Flu, porém, não chegue a tanto.

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

121 thoughts on “Rumo às alturas

  1. Graças a Deus que essa rodada foi contra o Vitória. Se fosse contra o Grêmio hoje, sem exagero, pelo que eles jogaram, e pelo o que jogamos, era 8 a 0 fácil. O que o Grêmio joga é futebol, agora o que o Fluminense joga eu não sei que * de esporte é esse não.

    Se não contratar dois bons meias e um centroavante, e se continuar com esse esquema que não consegue jogar, vamos empatar muitos jogos, e quando pegar um time melhor, vamos perder. Até agora, 2 vitórias achadas no campeonato, e futebol zero, pelo menos estão jogando com vontade, até o salário não atrasar, é claro.

  2. Completando o domingo de bom futebol… esqueci que tinha Gremio x Santos agora a noite. Quando liguei estava 2 x 1 e o Maicon iria bater uma falta e… gol.
    Daí em diante assisti a um time praticamente perfeito e o outro atordoado em campo. A marcação do Grêmio na intermediária chama a atenção. São 3 ou 4 em linha minando os passes. Aí o zagueiro, ao ficar meio perdido com a bola, vê sair um jogador do Grêmio lá de trás que vai como um louco para cima dele. Ele acaba se desesperando e dando chutão ou atrasando para o goleiro ou passando para um companheiro que recebe a marcação de dois ou três jogadores do Grêmio e acaba perdendo a bola. Se ele atrasar para o goleiro o time do Grêmio avança todo e só no chutão.
    Tinha visto isto contra o time paraguaio.
    Resultado… Grêmio 5 x 1 Santos e ficou barato para os santistas.
    Se os demais não tiverem treinamentos bons para sair da marcação imposta pelo Grêmio…
    A diferença entre a marcação do Corinthians e a do Grêmio é pequena. Só que o ataque do Grêmio é muito mais eficaz e a saída de bola lá de trás para o ataque é bem rápida.
    Ahhh… e tem jogadores que sabem chutar bem da entrada da área.
    Vamos ver se conseguem manter a toada. Os demais irão observar e tentar anular.
    Eu já espero que tentem copiar… só assim melhoraria o futebol brasileiro.
    Em tempo… o Grêmio não está devendo nada aos times europeus no momento. Não digo que esteja no mesmo nível dos melhores, mas em qualquer campeonato lá chegaria para brigar.
    SSTT

  3. Valeram os três pontos, óbvio !
    Mas, em que pese a fragilidade do adversário, gostei muito do estreante, bem melhor que os zagueiros que temos no elenco. Se tudo correr dentro de uma “normalidade”, em breve teremos Gum (não que eu concorde), Nathan e Ibanez, no esquema do Abel.
    Marlon, apesar de voluntarioso, está muito abaixo do Ayrton. Gilberto, porra louca, mas pelo menos tem sangue nas veias, diferentemente daquele horroroso do Lucas. Aliás, ele não estava no Vitória ?
    Pedro, muito bem. Marco Jr. apagado, Pablo Dyego tem que ser titular.
    Robinho tecnicamente muito bom, a despeito de aparentar uma certa indolência.
    Detalhe: O Flamengo é o líder “fake” do campeonato, só pegou “baba do quiabo cansado”, e não venceu o Vitória lá. Estamos a três pontos deles.
    Todavia, acho que esse campeonato vai ser mole para o Palmeiras, a ver. ST !

  4. Pois é, pois é.

    Deve ser bem complicada a vida daquele cara que tem uma vida modesta, mora num bairro também modesto, na sua casa que pôde construir, mas reclama dela que é pequena, precisa de melhoras, que tem mesmo é vontade de deixa-la e ir para outro lugar muito melhor.
    Nem mesmo quando fazem festinhas por lá ele gosta, e sempre detonando até o lazer que pode ter.

    Mas vive de boca aberta pelos condomínios bacanas que vê onde passa, e diz que aquilo que é lugar para se morar, com piscinas, playground para a criançada, salas de jogos, campinho de futebol, e vive sonhando melhorar de vida para ir morar em um desses bem chique, e esculhambando o lugar em que mora, e sempre bem depressivo.

    É por isso que eu num bairro comum, na minha casinha, não fico babando por condomínios de luxo.
    Gosto de esporte, e torço por um time brasileiro, bem modesto hoje, não fico extasiado com times lá de fora, e que são isso tudo (às vezes, nem tanto), porque levam os maiores jogadores do mundo todo que queiram comprar.

    O Flu jogou na Bahia contra um time comum, e, se ganhou limpamente estou comemorando e isso me gratifica bem mais do que o empate entre Real e Barça, porque não sou ridículo de menosprezar o meu time de tantas jornadas só para fazer beicinho.
    Sou tricolor com selo de qualidade.
    Saudações tricolores sem besteirol.
    (06/04 – 20:00)
    hahahahahahehehehehehihihihihihohohohohohuhuhuhuhu.

    1. Ou seja, vive na mediocridade, gosta da mediocridade e acha que são invejosos aqueles que ambicionam voos maiores e torcem para ver um time grande, respeitado e vencedor de títulos.
      Realmente Sensacional esse seu lema de vida.

      1. Parece mentira… ele ficou ou o morde/assopra deixou seu nick mais abilolado para trás.
        Realmente… o cara mora em local modesto e não sonha sequer em morar no condomínio com piscina, amplo, seguro e onde sua família usufrua de coisas boas.
        Pois eu consegui isto e agora penso em como conseguir viajar todo ano para algum lugar maravilhoso com minha mulher e filha e dar a elas umas duas semanas maravilhosas a cada viagem. Quero ir ao Hawai, para as Seicheles, para as ilhas Polinésias e coisas do tipo… quem sabe um dia…
        Ou… posso me contentar em ir ali no piscinão de Ramos mesmo… (ainda existe?)
        Ou seja… vencer o Vitoria, o Sport, o America MG, o Ceará já o fará extremamente feliz… hahahahahahahahahahaha… acho que este é o pensamento da FluÓscio mesmo…
        SSTT

      2. Ora, ora, ora.
        No campo da vida comum, qualquer um tem direito e dever de querer crescer, ter uma vida melhor, e conseguir bens os mais diversos que puder dentro da lei.

        Mas ficar se maldizendo com ódio do seu modo e vida, com ódio do que tem, com essa neurose de ficar rico, tendo essa inveja que quem está melhor de vida que ele, isso aí é coisa de quem vive assaltando e matando os outros para conseguir o que não pôde ter, até por não ter encarado a vida com fé. Esse nunca foi o meu lema. É o de alguns de vocês?

        No campo do esporte, este time modesto é o que temos hoje, não por culpa de diretoria, de torcida, como alguns querem fazer crer. Isso se dá, simplesmente, porque o poder do futebol mudou, nosso país foi saqueado, está quebrado, nossos clubes estão indigentes, e não há solução imediata à vista que possa mudar essa realidade rapidamente.
        Quem não vê isso está vivendo enganado por incapacidade mental.

        O que me revolta é o deboche que alguns fazem, sistematicamente, com a situação do Flu, e querem esfregar na cara da gente essa realidade que há na Europa, querendo provar o quê?

        O nosso timeco ganhou ontem, e eu me sinto bem, até porque é esse time que eu tenho hoje. Ficar desejando e babando por times lá da Europa, e achando que está fazendo vantagem, é coisa de otário, e o que eu disse no parágrafo, isso tem conotação direta com o modo de pensar de alguns de vocês. Né não? .

        Mas o que escrevi precisa ser entendido, e nem é preciso grande esforço. Mas, Interpretar ao pé da letra, só produz mesmo é muita asneira.
        Tentem de novo.
        (07/05 – 15:00)
        oooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

        1. Paulo C. Araújo,

          “No campo do esporte, este time modesto é o que temos hoje, não por culpa de diretoria, de torcida, como alguns querem fazer crer. Isso se dá, simplesmente, porque o poder do futebol mudou, nosso país foi saqueado, está quebrado, nossos clubes estão indigentes, e não há solução imediata à vista que possa mudar essa realidade rapidamente.
          Quem não vê isso está vivendo enganado por incapacidade mental.”

          Especificamente quanto à esta parte acima destacada do seu comentário, penso que isto somente teria o “peso” que parece ter sido por você atribuído caso não houvesse todo um problema de gestão no clube, que vem sendo apontado pelo próprio membro da diretoria e que é responsável por isto, no caso e salvo engano o VP de finanças.

          O saque ao país e qualquer corrupção devem ser combatidos. É mesmo caso de Polícia. Mas o país vem sendo saqueado há muito tempo, já que antes não havia divulgação. Não dá para colocar “tudo na conta” de um “saque ao país”.

          Então, tudo deve ser bem separado, para que erros de gestão não sejam misturados com situação econômica do país.

          Penso que as questões devem ser analisadas e explicadas segundo o entendimento de cada um, não sendo adequado, seja lá de que lado for, taxar de incapaz mentalmente quem não concorda com uma linha de pensamento.

          Claro! Também gostaria de lhe dizer que não vejo esta questão como você a vê, mas estou longe de qualquer incapacidade mental.

          ST

          1. Ora , T T, veja bem.

            Mas o “problema de gestão” dessas últimas diretorias surgiu, justamente, por falta de dinheiro no clube, e, quando o dinheiro falta, isso faz até casamentos baseados em status desmoronarem, e todos sabem disso.

            Reafirmo o que disse no primeiro parágrafo, mas retiro a “incapacidade mental”, e coloco “falta de visão” dessa situação que se abateu sobre o futebol brasileiro depois que os estrangeiros começaram a levar nossos craques por qualquer migalha.

            Realmente, saquearam o país, e, sem piedade, saquearam a ex-Cidade Maravilhosa, onde o Flu está situado, que perdeu investimentos, e a torcida perdeu emprego e renda. Não vejo solução a curto prazo. Só um milagre.

            (08/05 – 16:00)
            wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

            1. Paulo C. Araújo,

              Entendo, realmente, o seu ponto de vista. apenas não associo uma coisa à outra. Louvo o seu cuidado na alteração da expressão.

              ST

        2. “não por culpa de diretoria”

          O cara diz que a diretoria não tem responsabilidade pela mediocridade do time . Segundo ele, a culpada é a crise do país …

          O interessante é que a crise financeira de Pindorama, parece não ter afetado o Grêmio, o Flamengo, o Chorinthians, o Cruzeiro, o Patético MG …

          1. Djacastro.

            A resposta que dei para o TT aí em baixo, é a mesma para você.

            É a mesma coisa que os filhos ficarem chorando e aporrinhando o paí, porque o vizinho, pai dos seus colegas, tem uma Hilux do ano, e esse pai só pode ter uma saveiro de dez anos de uso?
            (08/05 – 17:00)
            QQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQ

    2. Lembrei-me de Cazuza, em Blues da Piedade:

      “Agora eu vou cantar pros miseráveis

      Que vagam pelo mundo derrotados

      Pra essas sementes mal plantadas

      Que já nascem com cara de abortadas

      Pras pessoas de alma bem pequena

      Remoendo pequenos problemas

      Querendo sempre aquilo que não têm

      Pra quem vê a luz

      Mas não ilumina suas mini-certezas

      Vive contando dinheiro

      E não muda quando é lua cheia”

      É isso aí, meu caro!

      ST

  5. Uma tarde de domingo com bom futebol para se assistir é muito bom.
    Que jogão foi este empate.
    O Barça saiu logo mostrando as unhas e o Cristiano Ronaldo logo disse para se aquietarem em uma jogada onde assina o porquê de ser um dos melhores do mundo atualmente. Domínio de bola, visão de passe e se deslocando para matar a jogada. Tudo como manda a cartilha de um jogador fora de série.
    Real poderia ter matado o jogo no primeiro tempo, mas no lance do gol o seu principal nome tinha torcido o pé.
    Aí o jogador do Barça dá um soco no Marcelo e é expulso ao final do primeiro tempo.
    Com o adversário com 10 e o jogo empatado, Zinade resolve poupar seu astro. Aí o outro astro em campo, que estava meio apagado acende de vez.
    O Barça com 10, jogando contra o timaço do Real não se intimida e… com ajudinha do juiz (não marcou falta do Suarez na disputa no meio de campo), vê o outro dos melhores do mundo fazer o segundo logo no início do segundo tempo.
    Aí imaginei que seria um sufoco do Real para cima de um time fechado em copas na defesa… que nada. Jogo aberto e o Barça jogando na saída de bola em velocidade e quase ampliando até em uma enfiada o Bale faz um belo gol da entrada da área em rara vacilada da marcação. Coisa que no Flu não temos um mísero chutador dali.
    E o empate persistiu até o final em jogo quente e brigado mesmo o Real tendo o Liverpool pela Liga a frente e o Barça já campeão. Se fosse aqui no Brasil qualquer time teria entrado com um mistão e desinteressados na partida.
    Enfim… baita jogo de futebol.
    ___________________________________________________

    Parabéns pelos 3 pontinhos que parece que foi meio que… suado.
    Mas será sempre assim contra os… pequenos e contra os grandes será… se nosso jogador sorte atuar bem como contra o Cruzeiro.
    Vi os melhores (ou seriam piores?) momentos agora a pouco e no primeiro tempo tirando uma falta o Flu parece nem ter entrado em campo. Assim como no segundo tempo o Vitória assistiu o jogo também.
    Imagino que o Tapir tenha feito substituições táticas e técnicas que fizeram com que o Flu anulasse o Vitória no segundo tempo.
    Vai… me digam que foi isto… vamos?… digam… que ele… tirou leite de pedra… que jogar contra o Vitória é sempre… complicado?
    SSTT

  6. Vitória muito boa, três pontos bem vindos.
    Mas o futebol apresentado muito fraco.
    Time apático, sem criatividade alguma, a sorte e o adversário contribuíram para a Vitória.
    Comemorar Sim, se iludir não.
    Valeu pelos pontos conquistados.

  7. Nao jogamos porra nenhuma, futebol feio do crl. O Abel nao tem coerencia nenhuma na escalação, o perez está um mês no clube e não entra nunca na vaga desse desgraçado do Chaves ou do Frazan, ai o tal do Nathan que é bom zagueiro por sinal entra, precisamos de um ótimo meia, sornoza é outro volante, e um centro avante matador, pedro não vai aguentar o rojão, abad fdp, precisamos de reforços.

  8. Turma do blog,

    Comemorar a vitória.

    Encontramos um time fechado, porque consciente de que ainda está jogando muito mal e não achamos qualquer jogada de penetração. Vejam que a zaga deles falha muito e o goleiro não transmite confiança.

    Dá a impressão de que não tem quem entre tabelando na área ou que não temos uma jogada treinada para confundir apaga adversária. Temos posse de bola, até porque o adversário dá a bola para nós e espera sair em velocidade, mas não temos efetividade.

    O Nathan parece ser melhor do que temos no laranjal.

    O MJ e o Frazão não estavam bem, porque o primeiro não cumpria bem a função no ataque e o segundo parecia inseguro. O Richard estava bem no desarme.

    ST

  9. ufa, conseguimos os 3 pontos, muito importante neste início. Não podemos perder pontos para os times mais fracos.
    Repito que o time não jogou bem, nem teve a pegada que estava tendo no segundo tempo das outras partidas.
    Mas teve força para virar, e o Vitória deu uma apagada no final.
    Bom para não ficar na parte de baixo da tabela .
    ST

  10. Aleluia, virada que confesso para mim inesperada em função do que o time vinha jogando.
    Faltam poucos minutos, vamos torcer.
    Mas ainda acho que o time está jogando mal hoje.

    ST

  11. Treino para segunda feira ( isso mesmo, nada de folga )
    8h às 12h chute a gol
    13h às 15h chute a gol
    Jogadores profissionais não podem chutar tão mal assim.
    ST

  12. 21 minutos do segundo tempo e continuamos perdendo com três zagueiros e dois volantes em campo!
    O time não tem uma jogada, o time é só chutão, uma lástima!
    ***
    E qdo ele mexe, ele tira um volante e mesmo o Vitoria todo recuado, ele continua com os três zagueiros!

  13. Minha nossa, apresentação digna de série B.
    Coisa horrorosa.
    A sensação é de que nem em uma semana este time faria gol…..

    ST

  14. Infelizmente a mesmice de sempre.
    Vitória, um time fraco e está ganhando.
    Agora que tomamos um gol, bora ver se este time tem atitude.

  15. Abel escala 3 zagueiros, um estreante que chegou semana passada, e reclama do posicionamento!
    Não vê que o time não tem nenhuma estratégia de jogo.
    Aliás, tinha que pedir patrocínio da azul, da tam ou da gol! Campeão em jogada aérea ! Traduzindo, ataque se resume em chuveirinho na área.
    Muito pouco abel, muito pouco.
    Mas é complicado, olha o banco deles.
    La nave va

    ST

  16. Uma tragédia esse primeiro tempo.
    Uma porrada de zagueiros, uma porrada de volantes, um meio de campo acéfalo e o Pedro sózinho na frente.
    O time só tem cruzamento na área!
    Uma tragédia!
    Fora Abel de m*rda!

  17. Final do primeiro tempo.
    O fluminense jekill and hide apareceu de novo.
    Jogador mais acionado do time doi o Júlio César … mau sinal.
    Vamos agora torcer para que no segundo tempo ocorra a transformação, e o time justifique o ingresso do torcedor no estádio.
    Ainda acho que precisamos de um meia e um atacante …..
    La nave va…

    ST

  18. Mais um primeiro tempo ridículo.
    Este time não tem qualidade nenhuma para sair jogando, impressionante coml se atrapalha facilmente .
    Não sou fã do futebol deste Jadson, para mim atrapalha mais que ajuda.
    Time não sabe finalizar, e o Abel quer que o time trabalhe mais a bola….o resultado estamos todos vendo.

    ST

  19. E logo após o brilhante conselho do Abel ao time, que deve tocar mais a bola (deve estar tocando pouco) tomamos o gol numa jogada de velocidade .
    Não tem que tocar mais abel, tem que aprender a finalizar. Dois chutes horrorosos ao gol.
    Vamos ver se o time reage.
    ST

  20. Saiu a escalação.
    O Abel vai com três zagueiros; vai com Renato Chaves, Nathan e Frazan!
    ***
    Nossa esperança é que com a ida do Abad, o Abel vai junto!
    Ida prá PQP, os dois!

  21. Esquece os três zagueiros, Abel, pelo menos hj!
    Coloca mais um meia ou um atacante!
    Pode ser o Robinho ou o Pablo.
    O time do Vitória é horroroso!
    Vai ficar feio se der vexame!
    Vai ser complicado!

    1. Com abel é sempre complicado caro Luiz.
      Ele vai dizer que o Vitória jogando em casa é complicado, olha o banco deles, o time está de parabéns, etc.
      Enquanto isso vamos despencando na tabela.
      La nave va…
      ST

  22. Hola tricolores,
    Jogo à contra pelo. Todavia, as dúvidas sobre o esquema podem resultar benéficas pois ao menos o Vitória não vai à campo de forma espelhada. É torcer e esperança na mística da tradição tricolor.
    ST

  23. Parece que a Fox vai transmitir o embate Barcelona x Real Madri agora as 15h…
    Estou com a tarde livre e em casa… adivinhem se assistirei? Ou depois procuro na internet onde esteja passando Vitoria x Flu?
    Hahahahahahahaha… em momento algum a balança pendeu para o timeco (por ser mal treinado apenas) do Tapir.
    ___________________________________________

    Pelo que entendi no post passado, o Morde/Assopra se mandou e explodiu todas as mensagens que tinha escrito, certo? Ao mesmo tempo sumiram Marmundinho Marmundão e o Rei dos Paus? O baiano capixaba também se foi?
    Algumas suposições:
    1) voltaram para o planeta rosado e abriram o blog “Fluóscio nas Terras Rosadas” onde tudo é lindo e róseo, cheio de palminhas e oba obas, com distribuição farta de oclinhos e historinhas de como o ataque é imparável, a defesa intransponível e o meio de campo incomensuravelmente maravilhoso, o treineiro é boa praça e tira leite de tudo quanto toca ou;
    2) se tratava da mesma pessoa com vários nicks e que ficava se “auto elogiando a si próprio” inúmeras e incontáveis vezes ou;
    3) a real Flusócio parou de pagar o jabá para os defenderem por aqui e ele(s) foi(ram) para o site dos mulambos ou dos vascaídos defender quem pagar melhor por lá ou…
    4) (preencham vcs o motivo da saída do(s) mesmo(s)…)

    Espero, sinceramente, um bom jogo para os abnegados sofredores que assistirem… vou de Barça x Real que sei que será uma boa peleja e me divertirei bebericando uma (ou algumas) pale ale.
    SSTT

  24. Creio que o elenco do Vitória esteja equiparado ao do Fluminense com o diferencial de que a partida de hoje é lá na casa deles.

    Para o Fluminense chega a ser a busca da primeira vitória fora de casa e lembrando que tem jogo pela sulamericana lá nas alturas contra o Potosi.

    Veremos se o time que vai a campo diante do Vitória vai em busca do resultado positivo e assim tentar segurar a vantagem que tem diante do Potosi que vai significar também em premiação para o Fluminense e assim ajudar as finanças para o Clube.

  25. Como sou Tricolor do Coração, sempre acredito em uma vitória.
    O problema é o Abel acreditar também e fazer com que seus comandados também acreditem.
    Se ficar jogando coo time pequeno, recuado e esperando uma bola de contra-ataque, já era.
    Então torço para que consigam entender que jogam em um time grande e entrem para vencer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *