A convite de Rafael Marques, chefe de reportagem da Rádio Globo, estive neste domingo na emissora carioca para participar de um debate que abriria os trabalhos para Vitória x Fluminense. Ao lado dos também jornalistas Carlos Eduardo Eboli, Felippe Cardoso e Leandro Lacerda, tratamos de assuntos relacionados ao Fluminense por uma hora.
Ampliamos o olhar para além da partida que seria disputada dali a pouco no Barradão e focamos no retrospecto recente do clube. Foi impossível não esbarrar na parte política e administrativa da atual direção.
Lembrei que, já há alguns anos, o Fluminense não consegue atravessar um momento daqueles de fazer o torcedor se orgulhar e atribuí o fato à falta de comando no futebol do clube, lembrando que, nas Laranjeiras, o rendimento independe de técnico e elenco, já que os jogadores não se sentem cobrados pela diretoria.
Leandro Lacerda, que mediou o debate, listou uma série de atletas contratados nos últimos anos que deram n’água. Fiz um aparte e mencionei que Lanzini, convocado para a seleção olímpica da Argentina, havia sido uma honrosa exceção.
Citou também a média de um técnico a cada cinco meses contratado pelo clube desde o início do segundo mandato de Peter Siemsen. Carlos Eduardo Eboli fez uma ressalva, falando da cultura de demissões no futebol brasileiro, embora reconhecesse que, até a chegada de Levir, o presidente só vinha apostando em nomes de menor força, o que fazia deles mais suscetíveis a quedas.
O momento desconfortável de Levir Culpi também foi debatido. Todos na mesa foram unânimes em concordar que a situação do treinador ficou mais delicada a partir da afirmação de que não se sentia confortável no cargo porque os jogadores não estariam cumprindo com o combinado nos treinos. Eboli lembrou que, em 2013, Mano Menezes, no Flamengo, também se disse incompreendido pelos atletas, mas que deixou o cargo após a declaração. Levir, não.
Falamos ainda da situação de Xerém. Leandro Lacerda sinalizou para um certo açodamento com as revelações do CT de base do Fluminense: “É um veneno esse negócio de Xerém. Todo mundo que ganha o carimbo de lá ou é craque ou é candidato a craque”.
Ilustrei o comentário do mediador citando o time campeão brasileiro sub-20 no ano passado. “Nenhum dos campeões está entre os titulares do time profissional de hoje”, disse, esquecendo-me do volante Douglas.
Sobre Fred, a quem Felippe Cardoso considera o maior ídolo da história do clube, disse que, com o orçamento estourado, Peter teria interesse em se desfazer do atacante para economizar cerca de R$ 40 milhões, que gastaria se o mantivesse até o fim de seu contrato, em dezembro de 2018.
Outros tantos tópicos relevantes foram debatidos. O Fluminense passado a limpo em 60 minutos. Com o clima altamente descontraído da mesa-redonda, deixei o estúdio da Rádio Globo com a sensação de que havia acabado de pedir a conta ao garçom.
Bons debates se fazem assim: com seriedade, mas com respeito à opinião do colega, e muita informação. Tudo em alto nível.
Foi a minha segunda participação no estúdio da Rádio Globo.
E, como disse ao encerramento, voltarei sempre que for convidado.
Honrosamente.
***
Quer ouvir o debate com a participação deste colunista?
Então clique em http://radioglobo.globo.com/arquivo-radio-globo/ARQUIVO-RADIO-GLOBO.htm
Na sequência, coloque “Rio de Janeiro” e “10/07/2016”. O programa foi ao ar das 17h30 às 18h30.
Como não há hora fracionada entre as opções, ouça os horários das 17h (arrastando o cursor rigorosamente até a metade) e depois, das 18h.
***
Rápida palhinha sobre Vitória 0 x 0 Fluminense.
A paciência de Levir com o ataque está por um fio, após novo empate sem gols. As entradas, no atacado, de Marcos Júnior, Samuel e Richarlison evidenciam a iminente situação.
Com a melhora gradativa do condicionamento do primeiro, não será surpresa se o treinador iniciar a partida contra o Cruzeiro, no próximo fim de semana, com o autor do gol do título da Primeira Liga ao lado de Magno Alves, já que a dupla funcionou contra o Santos, ou mesmo do velho – mas nem tão bom – Samuca.
A conferir.
______________________________________________________________
Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.
O simples fato de não estarem escalados os estrupícios Giovanni, Osvaldo e Pierre, já me permite pensar em assistir à partida de hoje. Mas se e quando um desses tarugos pisarem o gramado com a camisa do FLU, eu mudo de canal e vou me divertir com a ‘Escolinha do Professor Raimundo”, farei companhia ao nobre pai do nosso João Garcez.
Isto enquanto eu nao tiver que cancelar o pacote dos jogos, depois que o tal Mordomo de filme de terror, aquele amigo íntimo do Cunha e catreva, vier a detonar a CLT e os direitos dos aposentados e de quem pensava que um dia iria se aposentar.
Enquanto isso, locupletam-se os rentistas do mercado financeiro, os senhores mui ricos da FIESP, o judiciário, aqueles pastores daquelas igrejas e a aliada mídia. Esta galeringa aí nunca paga nenhum pato.
ST !
Racing tem um jogador que está jogando muita bola, chama-se Gustavo Bou. Esse sim seria o atacante ideal para o Fluminense.
Óscar Romero também encaixaria como uma luva nesse time. Sornoza e Guerra idem. Pena que o primeiro é muito caro e os dois últimos não podem vir por causa da Libertadores.
Lembro que o Sneijder foi especulado; poderiam avaliar a situação dele.
Ben Arfa, também especulado, foi contratado pelo PSG.
Contente-se com W. Silva, Marquinhos, Danilinho, Dudu, Maranhão,…
Pelo visto teremos que nos contentar com esses jogadores aí mesmo… Que scout horroroso!
Será um crime se eles não contratarem nenhum meia de criação, porque o Fluminense está precisando muito e faz tempo que não tem um decente.
Bruno,
Com o Campeonato bem adiantado, agora é tentar salvar o que dá.
Pode ser que dê tudo certo, sejamos até campeões. Pode dar tudo errado. Mas o que não vai mudar é o fato de que o planejamento foi horroroso. Aliás… Quando, nesta gestão, no nosso futebol, foi realmente bom?
E que se esperava algo diferente. Outras foram muito ruins. Mas isto não muda o fato de que estamos sofrendo tem tempo.
ST
“Para o Flu jogar em Edson Passos, TV teve exigência atendida por escolta policial”
Também quero escolta. Sou contribuinte contumaz e tenho os mesmos direitos à segurança que a GLOBO tem. Bem, mas eles são os proprietários do Brasil e das mentes dos brasileiros, né?
Depende do tipo de brasileiros que deixam que suas mentes sejam dominadas pela Globo..
Só pode ser esse pessoal que vê a novela das 2, reprise, das 6, das 7, das 9 e das 12, e por aí afora.
Sobre escolta policial para alguns, Beto, o povo tem que ter coragem de comprar sua arma e mantê-la em casa, no seu estabelecimento comercial, no seu sítio se possuir, e dane-se a lei que foi criada por esse governo comuna que destruiu o país, e que fez a bandidagem ficar fora de controle.
fffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
Como é que eu não pensei nisso?
Estou estupefato diante de formulação tão refinadamente elaborada. Isso daria tese de pós-doutorado.
Perplexo! Sim, sim… quedo-me na mais caprina perplexidade. O hebetismo sai do seu sono pejoso.
Quem fez uma tirada imbecil foi você.
Quem sabe você não tirou o que disse de uma tese de seu “doutorado”.
vvvvvvvvvvvvvvvv.
Até que o nosso time está ficando arrumadinho para a Série B ano que vem.
Vi o Risek falando ontem no seu programa que fizeram um enquete entre os especialistas de futebol de vários países sobre qual o melhor dos Ronaldos.
Esse pessoal considerou o “Fenômeno” como melhor, 42, o C. Ronaldo o segundo, 26, e Ronaldinho o terceiro muito abaixo do CR com 12, por aí. .
Foi uma pena que Ronaldinho tenha caído tão abruptamente de rendimento, ainda ali começando os seus trinta anos. porque se tivesse a saúde de alguns maiores de trinta que rodam por aí ainda, ele estaria servindo à seleção brasileira e com muita valia, e nas cabeças como um dos maiores jogadores de todos os tempos.
Da mesma forma, o Ronaldo, que parou por contusões sérias, pois é gritante a diferença com que certos craques de agora tratam a bola em comparação com o que ele fazia. .
Na mesma enquete entre torcedores deu os dois brasileiros bem acima do portuga e eu me incluo e concordo com esses torcedores, sem desmerecer o CR. .
eeeeeeeeeeeeeeee
Kkk na boa..comparar o gênio do cr7 com o Ronaldo fofometro pegador de travesti é piada…
Cr7 é um dos gênios do futebol ao lado de Messi, Romario, Maradona…
Ronaldo fofometro foi apenas um bom jogador supervalorizado pela globo.. Assim como zico e Edmundo
Caceta, André.
Estou falando do Ronaldo daquele seus áureos tempos quando ganhou o apelido da imprensa européia, antes de sofre a contusão terrível que sofreu. Se você tem bronca do cara, é outra história.
CR é um jogador esperto, veloz, é de área, mas ele não faz as jogadas que o dois Ronaldos faziam, pode procurar por aí, e o seu drible é sempre para frente, confiando na sua velocidade, e tem a favor dele o fato de não se machucar com seriedade.
Mas, quando vejo alguém querer desmerecer o Zico, aí eu já tiro meu time de campo.
ffffffffffffffffffffff
PC, isso tem nome, chama-se força do hábito = INVEJA. É exatamente esse comportamento que diferencia alguns de nós aqui no blog. ST
Poutz, vai me desculpar, mas desmerecer o Ronaldo Fenômeno assim é no mínimo não conhecer de futebol! Outro equívoco é você dizer que ele foi supervalorizado pela Globo… Fenômeno foi craque, só não foi mais longe e bateu todos os recordes por causa das infinitas lesões nos joelhos… e vai me desculpar de novo, o cara era do Flamengo, mas dizer que o Zico também era supervalorizado pela Globo é muita má vontade com o cara. Ele era craque sim, não reconhecer isso ou é despeito ou ignorância! E não venha me dizer que ele não é craque porque não tem título pela seleção, pois se assim fizer você vai se contradizer, pois citou como gênio o Messi que não ganha nem campeonato de futebol de botão pela Argentina.
Valeu, Zanitti!
tttttttttttttt