Foi embora de caravela uma invencibilidade de 23 jogos do Vasco no Estadual e de oito em clássicos cariocas.
A torcida do Flu, por outro lado, viu seu time manter um retrospecto animador neste começo de temporada.
Entre amistosos e partidas oficiais, soma cinco vitórias em cinco jogos, 17 gols marcados (3,4/jogo) e apenas quatro sofridos.
O baile sobre o Vasco anima, mas não deve empolgar.
O time é novo e colhe os frutos de uma boa pré-temporada.
Abel vem batendo na tecla da alegria, da motivação, do comprometimento.
Seu time terá espírito competitivo sempre.
Como tricolor que é, ficou magoado com o desempenho do Fluminense no returno do Brasileiro passado – descompromissado.
Apesar do começo faltoso, o clássico se desabrochou a partir do gol de Wellington Silva, que tirou do chão a parte tricolor do Engenhão.
Ficou aí tudo à feição do Flu, que é um time que propõe, mas que é mortal no contra-ataque, com jogadores como Sornoza, Gustavo Scarpa, Wellington Silva e Marco Júnior.
Melhor para o Ceifador, que se aproveitou de bonita jogada individual do meia equatoriano para cumprimentar Martin Silva, que se cansaria de buscar bolas em sua rede.
O 3 a 0 só não saiu ainda na primeira etapa porque o bandeira marcou equivocadamente um impedimento num ataque em que o Flu chegava com quatro.
A esta altura, desarvorado, o Vasco era servido como banquete.
Após o clássico, Abel comemorou o fato de o Flu não ter sofrido gols de uma equipe que teve 11 escanteios a seu favor e que é especialista em bola parada.
Crê, com isso, que sua defesa, evoluiu.
É cedo para cravar, até porque o Vasco esteve por algumas vezes na cara de Cavalieri – o travessão, a má pontaria e o próprio goleiro deixaram o Vasco na seca.
Marco Júnior, que substituiu Wellington Silva, completaria a goleada, que teve a dupla de volantes tricolor como notáveis figuras.
Douglas e Orejuela são cães de guarda com toque refinado. Desarmam e sabem jogar.
O ano começou de modo interessante para o Flu.
Seu último jogo no Engenhão havia sido justamente noutra vitória sobre o Vasco – em 2015, pelo Brasileiro, gol de Gérson.
O público, decepcionante (11 mil), tenderá a melhorar a se confirmar a melhora gradativa do time de Abel.
Já o Vasco, atual bicampeão, deve colocar as barbas de molho. Seu elenco é desgastado e a sensação é a de que já não há nada de onde tirar.
O 3 a 0 ficou barato e, no fim, o time até respirou aliviado por não ter sofrido uma goleada ainda mais vexatória.
Registre-se também a boa arbitragem de Rodrigo Nunes de Sá, numa competição historicamente com problemas de apito.
Bom sinal, boa largada, tudo caminhando…
Tem mais Flu em campo na quarta.
***
Depoimento de Dan Maio, australiano que abandonou a pesca “esportiva” depois que um peixe o fez perceber o quão devastador e cruel ele se tornara.
“Eu costumava atrair animais até ganchos afiados. Às vezes eu usava dois ou três apenas para ter certeza que eles não conseguiriam fugir.
Os ganchos cortariam suas bocas e, mais frequentemente do que você pode pensar, os perfuraria em algum lugar na cara, mesmo nos olhos. Eu nem fazia isso para comer. Como milhões de outros, eu fazia isso por “diversão”.
Se eu tivesse feito essas coisas a um cão ou gato, as pessoas iriam me querer na prisão. Mas aqui estou eu, falando sobre peixes. “Os peixes não têm receptores de dor”, dizem. “Não se preocupe, eles são muito estúpidos para entender.”
Eu acreditava em tudo, especialmente porque veio da boca de familiares e amigos.
O peixe no final da minha linha tentaria sem sucesso nadar por sua vida conforme eu o puxava para dentro. Sufocado e aterrorizado, ele se debateria enquanto eu levava um tempo tirando os ganchos (às vezes até mesmo ficando de pé sobre o peixe para mantê-lo imóvel) organizando outras linhas e procurando minha câmera para aquela foto importante.
Eu sabia que o animal em minhas mãos só podia respirar debaixo de água, mas eu queria mostrar a meus amigos o que eu tinha feito. Anzóis muitas vezes não saem como todos nós gostaríamos de dizer que saem – às vezes eles passam dos lábios e se movem para baixo da garganta. Mas não se preocupe: uma vez que eu o tivesse feito, eu jogaria os peixes de volta na água – mortos ou vivos. Isso é “pesque-e-solte”… Não é?
A “soltura” é a parte em que você se sente como um cara legal. Você pode dizer: “Vai lá, companheiro”, como se você tivesse acabado de lhe fazer algum tipo de favor. Às vezes, quando eu os joguei de volta, vi-os bater em uma pedra no caminho para baixo. Mas então eu simplesmente prendia outro pedaço de isca no gancho ensanguentado, o jogava de volta na água e dizia: “Da próxima vez, eu quero um maior”.
Eu fiz isso por 10 anos, até que um dia em Perth, em que segurei em minhas mãos um dos peixes mais bonitos que eu já tinha visto. Ele estava assustado e privado de oxigênio, e eu tinha rasgado quase todo o seu lábio inferior à direita. Peixes não têm braços ou pernas para ajudá-los a sobreviver. Todos eles têm seus lábios e bocas para colher alimentos, construir ninhos e proteger seus filhotes. Danificar essas partes do corpo pode ser fatal, mesmo que sejam liberados rapidamente.
Tive a súbita compreensão de que havia arruinado a vida desse peixe. O que eu estou segurando nesta foto é (e sempre será) o último peixe que eu já peguei. Eu era um imbecil. Eu sentia muito, mas ao mesmo tempo, estava eternamente grato por ele ter me ajudado a mudar.
Deveria ter sido óbvio para mim que a luta e o pânico que eu tinha testemunhado diversas vezes deviam-se porque os peixes sentem dor, assim como todos os animais. Eu já aprendi que eles são realmente muito inteligentes. Eles podem reconhecer uns aos outros, comunicar e lamentar a perda de seus companheiros. Alguns podem até usar objetos como ferramentas, e outros fazem arte na areia para atrair companheiros.
E todos nós já ouvimos como a saúde de nossos recifes e oceanos está com o equilíbrio por um fio. Eu vi isso em primeira mão. Os cientistas dizem que se continuarmos a matar animais marinhos à taxa que fazemos atualmente, enfrentaremos um oceano estéril e desolado até 2050, despojado de todos os vestígios de vida. Estou feliz por não ser mais parte na sua destruição.
Eu sempre amei o oceano e meu fascínio e amor por seus habitantes tem crescido dez vezes desde que eu parei de tratá-los como brinquedos descartáveis. Substituir a pesca pelo snorkel tem sido uma mudança maravilhosa na minha vida. Nadar com e ao lado da vida marinha é uma experiência muitas vezes melhor do que a pesca já foi.
Agora eu me encontro na situação estranha de ter conhecimento sobre pesca mas não querendo compartilhá-lo e ter todo esse equipamento mas não desejando vendê-lo. Para mim, seria como vender uma faca a uma criança.
Portanto, antes de lançar uma linha neste verão, lance um pensamento para aqueles cujas vidas e casas você pode estar prestes a arruinar.”
_____________________________________________________________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/
Posso estar enganado.
O estilo de jogo que o Abel está implantando nesse time do Fluminense destoa e muito dos que ele trabalhou nas duas oportunidades anteriores.
Uma é aquela famosa bola esticada que fazia a ligação defesa para o ataque que se perpetuou por muito tempo com outros técnicos que vieram depois comandar o Fluminense.
A outra era o famoso chuveirinho com as bolas alçadas na área adversária que por algum tempo eram mortais e que decidiu muitas partidas no ano de 2012.
Fora a questão da finalização que ainda tem que ser trabalhado, chama a atenção que apesar do time não ser formado por medalhões como em 2012, o Abel está apostando na compactação do time, a manutenção da segunda bola e também a troca de passes como no primeiro gol contra o vasquim.
Parece que o tempo em que passou contundido em 2016 fez bem para o Cava que aos poucos está voltando a atuar bem dando mais confiança debaixo das traves mas que ainda tem ainda a melhorar como a sua saída do gol.
Destacar a atuação do volante Fernando que jogou o feijão com arroz e que pode ser muito útil naquela partida que o Abel precisa dar mais proteção para a defesa.
Esse time do Fluminense pode ainda crescer na competição, mas nem por isso essa atual diretoria deve achar que já está de bom tamanho sem fazer as contratações pedidas pelo Abel assim que assumiu no fim do ano passado.
Pois é Washington, eu sinceramente, me surpreendi com a mudança de estilo do Abel. Se ele continuar com essa pegada, podemos ter perspectivas muito boas para temporada. Essas táticas da bola esticada e do chuveirinho perduraram pelos 3, 4 últimos anos e levou muito torcedor à loucura! Mas ao que parece, essa era chegou ao fim, pelo menos nos dois primeiros jogos vimos um Abelão participando, orientando, xingando e exigindo comprometimento e atenção dos jogadores.
Agora é esperar que não tenhamos muitos desfalques neste início e que a diretoria não cometa a imbecilidade de vender Douglas ou Scarpa (ou ambos). Como eu falei numa postagem anterior, o time titular está dando liga, agora é só não acomodar.
ST.
Galera… sinceramente espero que vcs estejam cobertos de razão e que eu me penitencie, pois o que imaginei era este horror de bolões chutados para a frente e/ou bolas alçadas na grande área de onde pudessem jogar para lá. E depois tome sufoco na defesa.
Se perdurar isto eu volto a assistir jogos do Flu.
SSTT
Fred ja escrevi aqui o Abel em Julho de 2013 , falou em entrevista durante a copa das Federações , que o clube faria a reformulação do elenco (veja globo.com dessa epoca) , ele foi sacaneado pelos diretores e tambem pela Unimed e foi mandando embora , e vc lembra como terminou o ano .
Em 2005 Abel pegou um time assim , sem dinheiro , sem estrelas , para refazer um trabalho e vc lembra como terminamos Campeão Carioca e realmente um vacilo no final precisando de um ponto para Libertadores no Brasileiro , mais que o próprio Abel diz que aprendeu com aquilo.
Abel todas as vezes que treinou o Flu foi campeão , merece respeito de todos nós.
Washington,
Verdade.
ST
Valeu FLUZÃO!!!
…ou seria Valeu FLUSÃO!!!
Fluzão é o correto 😉
Valeu!
ST
Time de Alegre foi sacanagem hein João kkkkkkkkkkk
STT.
Creio ser temerario negociar algum jogador neste momento. Se vender o Douglas, a qualidade cai drasticamente com a entrada do Pierre. O time esta certinho, se sair algum jogador, pode desmoronar tudo. O que vejo e que tem que segurar todos os jogadores titulares para termos chance de sermos campeao. A torcida esta comecando a se animar, nos proximos jogos teremos mais publico, consequentemento, uma boa renda. e certo que as empresas ir’ao investir no Clube, os cofres do Clube vai ficar cheios melhorando a crise financeira do momento. Esperem, que o dinheiro vai aparecer, se fizerem besteira pode colocar tudo a perder.
Saudacoes Tricolores.
Concordo com o ponto de vista TO assim como a torcida do Fluminense.
Se a direção concorda que a manutenção do elenco seja importante para que o Fluminense venha a ter as benesses da conquista de algum título ao fim do ano, eles podem até segurar determinada negociação.
Mas diante da dinâmica que é o mercado do futebol, se surgir um clube estrangeiro vindo da China com um caminhão de dólares, aí o que acontece é como geralmente vemos que balança a cabeça dos envolvidos e não vão segurar de jeito nenhum qualquer negociação que venha a acontecer.
Sou da opinião que um determinado atleta que venha a se destacar no Fluminense, a direção deveria usar de todos os expedientes para “segurar” esse jogador que assim, na maioria dos casos, a rentabilidade de uma venda futura poderá render muito mais aos cofres do Clube.
Pois é, caros Juarez Franco e Washington Luiz, em se analisando pelo aspecto recomeço vcs estão perfeitos! Aliás, o que vcs defendem é o mais coerente. Com certeza, o nosso atento presidente, que também é TORCEDOR sabe disso. Pois é óbvio e ululante. Contudo, infelizmente, como sabemos no futebol a coisa não é bem assim que se processa. Existem nuanças que podem contribuir para sucesso/fracasso. O nosso Robert é um exemplo entre milhares de jovens promessas! Ontem Barcelona, hoje, Bangu! Será que terá mercado como teve no passado recente? e o Gérson, nossa melhor negociação, ainda não emplacou na Roma! Está sendo emprestado para um clube de menor expressão. E aí, acertamos no Gérson? – erramos no Robert? Creio que esse tema mostra como é difícil fazer futebol profissional. Fácil mesmo é para nós que estamos sempre cornetando sobre assuntos das quais não conhecemos em sua plenitude. (praxe de nós torcedores) rsrsr – É que na nossa mesa não transita direitos e deveres – receitas e despesas/obrigações. Diferente do dirigente que atua COMPROVADAMENTE com dolo/corrupção etc etc., esses sim, devemos ser implacáveis, sem guarida. Para esses o RIGOR DA LEI! Quanto ao nosso Cava, vou ficar devendo caro Was Luiz é que, quem sabe jogar futebol não esquece jamais! Assisti aqui em SSA, contra o Vitória o jogo foi 0 x0, mas o resultado não espelhou o jogo! Não fosse o Cava seriamos goleados, motivo de piada nacional, idem ao Fla x Flu que vencemos, no Paraná contra o Atlético-PR e outros tantos em 2016. Penso, que o Cava, foi mais uma vítima do falta de liga entre o Fluzão x Levir Culpi. (natural no futebol) – Agradeço pela oportunidade de participar de um tema muito rico no universo do futebol. E, que bom que existe o blog. Oxalá pudéssemos utilizar o blog para debater temas relevantes, sobre as coisas do nosso Fluminense. VIDA LONGA A TODOS OS TRICOLORES!
Oni… lembro que os que criticavam Gerson e Robert eram devidamente esculachados pelos… “otimistas”. O único jogador que não era MUITO criticado foi contratado pelo Barça e subiu do time B para o principal.
Não está na hora de vc e demais “otimistas” entenderem que as críticas muitas das vezes tem como vantagens alertar? Afinal de contas, quem está de fora observa coisas por diversos ângulos.
Não descartem as críticas somente por serem… ácidas.
SSTT
Ricolor, sem dúvida! Entendemos que todas as criticas CONSTRUTIVAS, são sempre bem vindas. Pois, contribuem para o nosso desenvolvimento. A questão que abordávamos é a necessidade em manter o grupo para fortalecer o time de futebol. Nesse sentido, saber como proteger o grupo da especulação financeira. E ato continuo manter os ânimos dos atletas assediados pelos US$ americanos, Euros e Ponds da europa, torna-se imperioso! Tarefa nada fácil caro Ricolor. Recordo-me que ano passado os Ucranianos desejaram o nosso Danielzinho, a mídia falava que era a condição para a vinda do W. Nem. Cara rolou uma tisuname de protestos no blog contrário ao negócio. O resultado já sabemos o negócio melou e a nossa joia desvalorizada. Aliás, li no NETFLU, que o simpático Abel, dando uma de conselheiro, aconselhou o Danielzinho jogar em clube de menor expressão, alegando que lá a concorrência é menor e ele jogaria mais vezes. Sem querer gerar polêmicas, eu não CONCORDO. Penso que com o time bem encaixado TODOS do plantel que tiverem oportunidade vão entrar e dar conta do recado. Vimos isso acontecer no São Paulo de Telê e nos mulambos do Carpegiani/Cláudio Coutinho. Penso, inclusive, seja extensivo aqueles tidos como renegados/dispensáveis. Todos tem uma história no futebol, já provaram que sabem jogar futebol. E, vamos disputar 5 competições. ST
Oni, o Robert está no Boavista de Saqua.
S4T
Obrigado! Was Luiz, cometi ato falho.
Doulgas poderá ser vendido ano que vem se tiver uma boa proposta pois coloca ali Marlon Freitas que esta no Flu Samorin esse ano.
Saudações Tetra colores
Concordo FLU/TO, o orejuela deu muita qualidade na saida de bola, alem de mais velocidade.
Vamos torcer para que ele e o sornoza terem sucesso e realmente vida longa no time.
ST
Abel falou que não iria admitir corpo mole e acataram.Senhora atuação!
Até mesmo o Cavalieri resolveu mostrar serviço.
O primeiro tempo,sem dúvida,foi a melhor parte.
Embora o contra ataque que resultou no terceiro gol no segundo tempo
e matou o jogo,também tenha sido espetacular.
Mas concordo com você,João.Ainda não é o momento de se empolgar.
Está tudo muito no início ainda.Espero que venham os reforços que são
necessários e tenho receio de que a diretoria negocie os destaques antes da hora.
No geral,nota 10 para todos pela postura em campo,mas o Sornoza merece 11.
Realmente a “aposta” nos Equatorianos parece ter sido daquelas certeiras.
Sornoza é o que está sendo mais elogiado, creio ser pela posição em que joga pois o objetivo é sempre o passe final ou o gol, coisa que tem feito bem.
Porém o Orejuela não fica atrás, apesar de deslocado de sua posição original (segundo volante), cumpriu de forma brilhante seu papel como primeiro volante e foi o responsável direto pela saída de bola, bem como a ascensão do futebol do Douglas que apareceu diversas vezes lá na frente.
Então, vida longa aos dois no Fluzão.
O que me preocupa é que não temos elenco para brigar por títulos grandes esse ano … para o ataque acho que temos otimas peças de reposição (Lucas, Pedro, Richarlysson) , o problema é do meio para trás … se um dos 4 titulares se machucar, quem entra ? Marquinhos ? Pierre ?
O miolo de zaga e as laterais padecem do mesmo problema … estamos na conta do chá , se um dos titulares se contundir, não temos peças de reposição a altura … esse foi o grande pecado na montagem do elenco …
Se tívessemos bons reservas no banco, poderíamos brigar por um título da Copa do Brasil ou até mesmo da Sula … do jeito que está , não vejo muita perspectiva … a não ser que a diretoria resolva contratar após o Carioca e não cometa o crime de negociar o Scarpa.
Obrigado por seu testemunho e parabéns pela sua atitude, Batista!
Bravo companheiro Ivan o Terrível, saudações tricolores, parabenizo pelo excelente texto! Corajoso, tempestivo, necessário e pertinente. Digno de um tricolor de quatro costados! Destaque para o terceiro parágrafo, sutil e instrutivo. Ivan, longe de absolver UM condenando OUTRO. Mas, apenas para sua apreciação e diagnóstico lembro que em 2016, quase todos atletas estavam a disposição do treinador Levir Culpi… Penso que o grande erro da direção passada foi a contratação do Levir. O motivo é simples: a equação Fluzão x Levir NÃO DEU LIGA! Fato corriqueiro no mundo do futebol.
Valeu nobre ONI,
Até cheguei a acreditar ter sido correta a decisão de trazer o Levir, em função dos resultados colhidos com o Galo mineiro. Depois foi uma decepção crescente.
Mas esse treinador é conhecido como “burro com sorte” por uma série de fatores…
Onivaldo, na minha humilde opinião, Levir veio ao Flu para limar Fred. Como o ex presidente nao tinha pulso pra isso, usou o burro com sorte como testa de ferro.
Bem, observado caro Leonardo. ST
Nação Tricolor,
Não é de praxe rebater qualquer opinião à toa, mesmo porque o grande barato desse espaço é poder divergir da leitura de blogueiros tão nobres quanto competentes na sua forma de expressar pontos de vistas diferentes sobre um mesmo objeto, a exemplo de um Oni, PCA e outros de larga expertise em assuntos do futebol.
Costumo orar sempre com uma grande amiga católica, diferente de meu credo, e sabe o que é legal, o que nos une não é a divergência, mas o respeito à pluralidade, à convergência de amor ao semelhante e a Deus, desprovida da bandeira da religiosidade.
Existem críticas babacas, gratuitas e que não levam a nada.
Sou daqueles que quando a coisa não está funcionando bem ou pelo menos no mínimo que esperamos, raramente intervenho. Sou mais pontual nos elogios e extremamente ácido quando a máquina desregula, por isso assumi meu pseudônimo, não porque tenha medo do penso ou de que alguém vá se posicionar contra mim.
E convenhamos que a minha lógica é que a quantidade de erros superou em muito o de acertos em qualquer esfera que tivesse o nome do Fluminense associado até então. Esse nome das três cores que traduz grande paixão tem um quê de eternidade nos ditos de Nelson Rodrigues.
Caramba, há tempos que não via o time do Fluminense jogar tão agudo, creio que graças à entrada dos equatorianos, que sabem jogar muito bem com a bola nos pés e a boa forma do Douglas. Praticamente não se vê mais aquelas jogadas horrorosas para trás. Gostei da aplicação tática e velocidade do time.
E aí me desculpo com as críticas direcionadas ao técnico Abelão sob o manto de um preconceito anterior. No calor da paixão que minguava em função da apatia anterior do time e da série de “cacas” da gestão anterior imputei-lhe uma desproporcional desatualização tática tendo como referência Tite e outros técnicos de ponta. Abelão mandou bem e time apresentou um bom volume de jogo.
Vitória maiúscula para tirar a ressaca do mal humor de 2016 de um grande contingente de torcedores.
Longe de ser uma Ferrari, esse time está mais para um ágil HB20 e pode render um bom caldo de mocotó. Talvez seja prudente não termos expectativas exageradas por ser um ano de transição, mas o que vier é lucro.
Não posso nem dizer que esse jogo contra o Vasquim teve um viés econômico, tamanha a quantidade de jogadas de gols perdidas pelo Fluminense. Quando ainda residia no Rio existia antigamente um caderno de esportes do jornal O Globo que publicava o placar moral da partida e lá vai o meu: Fluminense 8 x 3 Vasco. Perdemos a chance de comer bacalhau à moda do Porto.
Interessante o jogador Luiz Fernando. Lembra um pouco o Julio Batista não só pelo porte mas pela utilidade tática e ferocidade na marcação.
Se o Wellington Silva tivesse ao menos 10% (dez por cento) da frieza de um Romário poderia crescer e se completar como um grande jogador, e ser de maior utilidade ainda. Só lembro na partida da cara de pu@o do nosso brilhante Gustavo ao não receber um lance fácil e o o seu parceiro complicou, sempre com uma ansiedade além da conta.
Parabéns ao elenco tricolor e quando voltar o Richarlyson teremos mais uma boa opção tática.
Garcez, parabéns pela excelente crônica em especial para enterrar explicitamente a alcunha de Time de Guerreiros, embora ache que “Time de Alegres” será explorado de forma pejorativa pelas demais torcidas quando estivermos numa partida que nada der certo, até porque, historicamente esse termo tem sido usado de forma conotativa par tentar subtrair justamente a riqueza que ele confere: alegria, leveza, boa vontade…
Gostei do comentário Ivan… espero que analise sempre os jogos que lerei seus comentários juntamente com outros que não se deixam seduzir por um ou outro resultado positivo.
Somente voltarei a acompanhar o Flu com este Tapir se vcs me convencerem de que ele mudou da água para o vinho ou, como vc mesmo disse… o mantivemos “sob o manto de um preconceito anterior”.
SSTT
Nobre Ricolor,
Um pouco de prudência sempre é bom.
Agora, parece que algo mudou no Abel em termos de evolução tática , como expôs com propriedade o nobre Washington Luiz – Bsb. Mas ainda é cedo para sermos conclusivos quanto à mudança efetiva de “água” para “vinho”.
Em leitura bem mais simplista destaquei uma postura aguda do plantel, mas pra isso precisava ter gente de qualidade na saída de bola.
É fato que a saída do elenco de jogadores com enorme dificuldade técnica facilitou. Vamos acompanhar com o tradicional rigor se o padrão desse time ganhará consistência e produtividade em termos de resultados.
A hora da verdade será contra os mulambos.
Concordo quanto à ansiedade do Wellington. Se bem que o Scarpa acabou fazendo igual em outro lance, definindo errado em vez de passar a bola pra quem estava com o gol aberto na frente.
ST
Bom dia.
O time, aos poucos vai, ganhando um rosto.
Esse meio de campo com Douglas, Orejuela, Sornoza e Scarpa dá gosto de ver.
Douglas é craque. E isso me faz tremer, num clube atualmente vendedor como o nosso.
***
A defesa deu uma arrumada, apesar de ter jogado contra ninguém.
O Pelé, como na base. mostrando que sabe jogar…
Renato Chaves firme…
O Dourado melhorando jogo a jogo…
Ainda é cedo, mas é outro time esse do Abel.
***
Tb discordo de vc, João, que a arbitragem tenha sido boa.
O Sornoza levou, por trás, uma no tornozelo do Julio dos Santos e nada de cartão…
O Wellington Sila agarrado pela camisa num contra ataque e nada de cartão. No lance seguinte ele deu um para o Pelé numa disputa normal de bola.
Fora aquele amarelo absurdo dado ao Orejuela no primeiro tempo e as faltinhas a cada contato nos jogadores do Vasco.
Esse juiz é um desastre. 48% de tempo de bola rolando diz tudo.
E o que dizer daquele bandeirinha?
A arbitragem no Rio é uma tragédia.
***
O Fluminense não pode permitir, e aceitar passivo, que o Kennedy acerte com o Flamengo!
Será um soco na cara de todos nós.
Temos que cobrar dessa diretoria que ela se apresente ao jogador e mostre que quer a sua volta.
Abad, se vc deixar, vc vai ser atropelado pelo Flamengo!
Esquece a conta que não fecha.
Dá teu jeito. Dá teu jeito!
Verdade, Luiz Antônio.
O juizinho deu um cartão para o Orejuela nesse lance em que ele e Nenê subiram junto e caíram, não houve má intenção de ninguém, e era deixar seguir o jogo, fora outras faltas que nem eram para serem mercadas. Não vi nenhuma qualidade nesse árbitro, não.
Sobre esse Nenê, este cara cai em qualquer jogada em que esteja perdendo a bola, e fez isso perto da nossa área, no segundo tempo, quando disputava com um dos nossos, deu um pulo para cima e caiu de bunda no chão. Ele faz isso à beça, e esses apitadores vão nessa.
(30/01/17 – 11: 17 hs)
ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
…Mas é por isso que o nome dele é “nenê”, coitadinho, ainda esta na mamadeira…hahahahahaha
Vitória esmagadora contra o Vasco do Fischer (cadê esse moço hein? Anda sumido!).
Flu poderia ter feito uns 5 ou 6 gols fácil ontem. Gostei do time, jovem, jogando pra cima, voando em campo… e os dois equatorianos vão nos dar muitas alegrias esse ano, podem anotar. Pena que depois o Flu não vai conseguir segurá-los.
A ressalva é que o time titular tá dando liga, entrosando, mas o problema é que o Flu não tem banco. Num campeonato longo como o Brasileiro onde há vários desfalques pelos mais variados motivos, banco é fundamental.
Mas hoje é dia de comemorar, fim do jejum de vitórias, fim do jejum de vitórias em clássico, fim do jejum contra rivais, time sai de um clássico sem tomar gols, Cavalieri saindo do gol (quem diria hein?), Dourado importante taticamente e jogando bem (quem diria hein?).
Enfim, início promissor, mas temos que ter os pés no chão.
Quarta tem mais!
ST
Zanitti esse elenco aí é pro carioqueta e primeira fase da primeira liga. Estará sendo justamente observado para que se possa então trazer as peças necessárias para o Brasileirão. É claro que estão contando com as saídas, nesse interim, dos renegados Osnada, Gum, Danilinho e Pierre que nem para o banco estão indo nos jogos. Se tiverem um nome a zelar não suportarão isso e certamente irão buscar sair do clube (nem que seja para ganharem menos da fortuna que ganham com os contratos mal feitos na gestão anterior) para jogarem. Ficando do jeito que estão eles cairão no esquecimento e aí é que não jogarão mais mesmo. Eles saindo abrirá um valor substancial na folha tricolor para o clube trazer as peças que precisa para qualificar ainda mais o elenco. Também estou pondo fé nos equatorianos e no time em geral para esta temporada. Abelão intimou os caras e agora é dá ou desce! Acabou a pasmaceira que reinava nas Laranjeiras até 2016. Ou o nego se enquadra, corre, honra a camisa ou a porta da rua será a serventia da casa.
Já a Veroca Fischer coitada, deve estar nocauteada coitada! Quase continuam na série B e esse ano já levaram 2 traulitadas na moleira que perderam até o caminho de casa. Deve estar pensando como escapar e não cair de novo para a série B em 2017. Porque com eese asilo aí que o Fiasco da Gama montou, ela será logo ali! Rsrsrsrsrsrs…
ST
Isso aí conterrâneo, se o Flu mantiver essa pegada e o Abelão manter esse espírito, tem tudo para fazer um bom ano, muiiiiiito diferente dos anteriores.
Vamos observando! E realmente, esses caras que você citou aí, já passaram da hora de saírem do nosso Fluzão! Só com a economia do salário do Gum, já dá pra contratar uns dois caras bons, principalmente se forem sulameircanos, já que ao que parece, o Abelão acabou com a birra de estrangeiros, visto que vem elogiando publicamente os equatorianos.
Vamos que vamos Fluzão!
ST
E escutei hoje que o Corinthians está para contratar o Drogba por 380 mil mensais…
Como eles podem isto e o Flu, pelo que disseram, pagar mais de 400 para umas barangas e não consegue trazer jogadores de nível?
Algo muito errado acontece ou as notícias são tudo balela.
SSTT
O Drogba parece ter mandado os gambás irem pescar no Tietê em plena São Paulo… hehehehehe
SSTT
JG, acho que a sua opinião de que a arbitragem foi boa é devida à grande partida realizada pelo Fluminense, influenciando seu ponto de vista. Na verdade,acho que em relação ao apito nada mudará. Hoje o Fluminense também foi prejudicado pela arbitragem. Mas quando se joga como o Fluminense jogou contra o Vasco,com autoridade, o apito pode até influenciar no placar da partida, mas muito dificilmente no resultado. Hoje o nosso Fluminense jogou como o verdadeiro Fluminense.
Grande abraço, João Garcez!
Não posso deixar de registrar um equívoco de interpretação não sei se de forma intencional ou por desconhecimento parte do narrador Luis Roberto durante a transmissão do jogo do Fluminense pela tv aberta.
Reparem que na comemoração do segundo gol, o H Dourado faz o gesto de ceifador e essa imagem fez com que o Luis Roberto condenasse na hora declarando que aquilo representaria a fatura liquidada antecipadamente.
Mais interessante ainda que nenhum dos comentaristas presentes falaram nada à respeito do que declarou o Luís Roberto.
Sou da opinião ser um erro grave cometido pelo referido profissional, formador de opinião, que deveria acompanhar também as mais variadas formas de comemoração dos diversos gols marcados por jogadores pelo Brasil à fora.
No intervalo ele corrigiu o equívoco.
ST
A vitória de hoje do Fluminense poderia até ser humilhante para o vasquim que pode levantar as mãos para o Céu.
O Abel ainda trabalha para acertar o posicionamento dos jogadores e isso foi mais visível quando ele colocou o Orejuela na proteção da zaga.
Precisa também melhorar a finalização ao gol que em determinado momento na partida, principalmente na primeira metade do segundo tempo, os jogadores do Fluminense perderam muitas oportunidades para deixar o vasquim arriado de vez.
Uma realidade que não pode deixar de ser esperada é que há um risco de a qualquer momento chegar a notícia da venda de algum jogador considerado titular pelo Abel.
Se tal notícia vier a ser confirmada, a direção poderia encontrar meios de repor na mesma condição a saída de determinado jogador que o Abel vem trabalhando no time.
Isso para não vir a prejudicar essa fase de montagem do time do Fluminense nesse início de temporada.
Bom jogo do flu. Sornoza encaixou bem…Orejuela é muito bom jogador..o Douglas está crescendo de produção. Scarpa me pareceu coadjuvante com o Sornoza em campo, poderia aparecer mais. Dourado com um papel tático importante e saindo exausto de campo. De ponto negativo que eu achei só em relação a defesa…continuo achando ela bastante vulnerável, por mais que tenhamos jogado melhor o vasco teve grandes chances de gol que poderiam complicar a partida.
Eu pensando que somente leria coisas mirabolantes sobre o time aqui no blog.
Comentário bem sensato o seu. Imaginei o jogo assim com a competência de aproveitarmos chances e eles não.
Viram como dois “gringos” que sabem jogar bola parece mudar um time? Creio preciso arrumar um terceiro assim para a zaga.
SSTT
Hoje, eu amanheci bem tranquilo diante do fato do Flu enfrentar o Vasco no seu primeiro jogo do campeonatinho carioca atual, algo me dizia que ganharíamos essa, mas não ouvi papo forte sobre isso que pudesse gerar ansiedade, até porque não há mais aquele entusiasmo de outrora, e nem se longe pode lembrar o clima que era no velhos tempos, quando se sabia desse clássico que entupia o Maraca.
Nem havia TV, e a gente começava ouvindo alguma coisa no rádio sobre o evento, e logo saia à rua e encontrava a turma que gostava de futebol, na maioria das vezes, ficava-se ali pelo “centro nervoso” do bairro, ouvia-se o jogo dos juvenis pela manhã, logo depois do almoço ouvia-se o jogo dos aspirantes, e, logo em seguida, começava o dos titulares. Eram três jogos entre os mesmos times, e quando acontecia de um ganhar nas três categorias, aí era cabelo, barba e bigode, uns gozavam os outros, mas tudo na paz, e eu, tricolor, e meu irmão vascaíno, nunca, nunca mesmo nos desentendemos por conta deses jogos. Bons tempos aqueles.
Agora, neste início de ano, vê-se que o time está bem mais organizado, mas, para meu gosto, está com uma marcação ainda frouxa no momento em que o adversário chega à nossa intermediária, e nego fica deixando inimigo pensar o que fazer com a bola, e neste jogo o Vasco começou a ficar por ali muito tempo, criando um mal estar, e jogando bolas para a nossa área, essas que poderiam resultar em falta perigosa, ou até pênalti, já que o juiz andou dando cartão contra nós por faltas que nem foram para isso, e o cara do Vaco deu uma por trás que levantou o Sornoza, e ele nem deu falta.
Então foi muito bom ganhar do Vasco de uma maneira convincente, já que ganhamos no ano passado mas sabe-se lá como foi, e era para ter cobrado juros de cartão de crédito hoje sobre todas as derrotas que ele nos impôs la atrás se esses moleques soubessem se portar diante de um goleiro apavorado, e soubessem como encaixar o pé na bola em certas situações. Wellington Silva, Scarpa e Lucas perderam por nervosismo e por chutar com o lado errado do pé.
Mas é isso, e a torcida que sabe se portar com dignidade diante de reveses, sem acusações infames contra diretoria e jogadores, nesta hora pode rir dessa honestamente desta vitória, sem precisar ficar pedindo desculpas por injustiças contra alguém, nem ficar dizendo,que queimou a língua, nem com mi mi mi.
Torcer honestamente por time de futebol, é assim mesmo; choros e risos se permeiam, e nenhum torcedor sério pode desconhecer essa verdade.
Mas, por favor, não estou dizendo que temos uma nova máquina e que será invencível.
Nada disso, só estou contente com esta vitória limpa.
(29/01/17 – 21: 54 hs)
lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
Caracoles… és tu mesmo PCA? Ou é um clone que o pessoal dos ovnis colocaram no lugar?
Saiu de cima do muro e fizeste um comentário sensato e legal? Muito bem.
Li algo parecido na mídia, mas como não confio na mesma… vou confiar em vc. Aquecer o otimismo sem deixar entrar em ebulição… como para um bom café.
SSTT
Pessoal sei que é muito cedo para exagerar na comemoração. É verdade que vencemos o clássico e vencemos bem! E isso é muito bom! Não estou soltando fogos e tão pouco fazendo carnaval. Mas, a pergunta que não quer calar é: cadê os comentários dos miquinhos pessimistas do blog? – Ah, soube que o nosso amiguinho foi procurar o Levir Culpi para substituir o papai Joel no Verdão de Bacaxá! Será verdade? rsrsr
Rapaz,
O Fluminense ganha um clássico de maneira convincente e você fica preocupado em causar intriga com torcedores que não compartilham de suas opiniões?
Sai deste lado negro e vai curtir a Vitória.
ST
FLU TO já fui em sua capital cidade maravilhosa PALMAS, e suas cachoeiras e o rio cheio de piranhas, você sabe, mas quando o time perde vem um monte de pessoas avacalhar o FLUMINENSE, mas quando ganha de forma incisiva não aparece ninguém mesmo para dizer que o time jogou bem, ganhou bem todos gostam de um elogio coisa que não acontece aqui com certas pessoas. Amo quando o FLUMINENSE VENCE, mas reconheço que quando perde faltou alguma coisa, mas devemos explodir LARANJEIRAS????? ABÇ E SAUDAÇÕES TETRACAMPEÃO BRASILEIRO.
Estava viajando e também não assisto jogos do Flu enquanto o Tapir estiver na beirada do campo.
Somente voltarei a assistir quando vcs me convencerem de que o cara mudou da água para o vinho e que o time está voando em campo e jogando em alto nível.
Veja bem… não disse ganhando todas e nem cheio de jogadas mirabolantes. Apenas jogando bem e com muita disposição.
SSTT
Boa noite João são exatamente 2125 da noite e não encheram seu blog de elogio pela vitória do FLUMINENSE, se tivesse perdido estariam agora exatamente 2545 comentários que o time é uma m****, que a diretória é um m****, que o técnico é uma m****, mas acho que todos não viram o jogo do FLUMINENSE. ABÇ E SAUDAÇÕES TETRACAMPEÃO BRASILEIRO.
Cá entre nós… se perdêssemos dos padeiros e não ficássemos p… nas calças poderíamos torcer para o Ibis. Ganhar deles tem de ser coisa corriqueira. Daquelas que merecem um… valeu… parabéns e só.
No Rio só vejo os urubus como mesmo nível, os demais são segunda, terceira, quarta divisão mesmo.
SSTT
Se não joga pois morreu no presídio, ou ganhamos, empatamos ou perdemos.
Estranho ver um jogo do nense sem sofrer ainda mais com os padeiros…segunda feira de leve
Não vou entrar n’água tresloucada do Águia, de Gui e de Titio (que paulada nas eleições he eh ehe), mas tenho que concordar com o três que o time é uma pré-seleção construída a partir do ano passado, treinado no melhor Centro de Treinamentos do País.
Concordo também que Abelão é o cara para dar ares de “homens” a esses caras para representarem o Fluminense com garra e sangue nas veias.
Ainda é cedo e fico com as ponderações sempre sábias de Amaury e Marmund… Mas vamos jogar com força este ano e chegar em tudo que é disputa.
Após longas férias (de trabalho), o ano começa bem.
A freguesia voltou. Era pra ter sido 7 X 0 fácil!
Ah
Ceifador é um fred que corre.
Sim, havia me esquecido de fazer justiça. Que duas jogadaças do Júnior Sornoza, hein, galera! Só precisa, assim como o Lucas (que já é conhecido) ganhar mais fôlego, o que, naturalmente, vem com o desenrolar dos campeonatos…
Pra cima deles, Fluzão!
Bela vitória, principalmente para tirar a espinha do bacalhau vascaído (do Fischer) da garganta..hahaha
Depois, para tirar o estigma de não vencer clássicos no carioca, já fazia tempão.
O time no geral se portou bem, até mesmo o estreante Lucas. Este até….como de costume, cansar.
Do meio pra frente acho que vai dar jogo, principalmente se o time superar a ansiedade e não perder tantos gols, quanto perdeu hoje. Era pra ser de 4 ou 5 tranquilamente…
Mas a zaga continua a me dar frio na espinha. A sensação que me dá é que vamos levar gol a qualquer momento. E ainda acho o Léo muito inseguro, meio perdido na lateral esquerda. Não me parece que (ainda) seja jogador para segurar a barra por ali.
No mais, vamos torcer, apoiar e, obviamente, fazer as críticas se devidas e cobrar quando necessário. Afinal, somos torcedores esclarecidos, não vaquinhas de presépio…
ST
Ganhar é muito bom.
Ganhar do Vasco por 3 x 0 é muito melhor.
A diferença que faz um Treinador em um time é muito grande, no segundo tempo, quando o Vasco dominava o jogo, o Abelão arrumou o time e equilibrou o meio campo com a entrada do Luiz Fernando.
Muitos comentários a respeito do futebol apresentado pelo Sornoza, o que não discordo, mas penso que o Orejulea está fazendo a diferença, como este garoto sabe sair jogando.
O placar final não reflete as oportunidades do jogo, se fosse uns 5 0u 6 a nosso favor, seria mais realista, não podemos perder tantos gols.
TRICOLADAS:
Cavallieri, hoje queimou a língua de todo mundo, saiu e ganhou todas.
Henrique Dourado queimando a minha língua, tá jogando muito.
Scarpa, em minha opinião foi o ponto negativo, perdeu um gol feito e participou muito pouco do jogo, apesar da contribuição do gol do Baratinha.
Aliás, o Baratinha, muito criticado é um jogador que vai nos ajudar muito na composição do elenco.
Saudações Três colores.
Caro amiguinho Nando, desculpe-me, mas não posso deixar passar em albis a vitória do Fluzão… Amiguinho, o que houve com a sua bola de cristal? ah, já sei. O cristal é do Paraguai. rsrsr – Pai Nando de Saquá cuidado com a reputação! Só para variar você ERROU! Quando os mulambos detonaram os velhinhos do Verdão de Saquá e hoje, quando a CARRETA TRICOLOR ATROPELOU O VASCO! É só alegria. VENCE O FLUMINENSE!! É O DESTINO. Não esqueça: deixem o Abad trabalhar. O Fluminense dorme líder e acorda líder.
Boa noite João, tudo bem. O FLUMINENSE ganhou do vascoco, mas como o pessoal do blog acha que este time é de 2ª divisão não vale, mesmo que seja o atual campeão carioca, que é uma merda de campeonato que não conta para nada, sem parâmetro, mesmo que não ganhássemos um clássico um bom tempo. Cavaliere agarrou para caramba, a zaga correspondeu, Sonorza acabou com o jogo, pena que cansou, e o Baixinho Junior fechou o caixão. TODOS JOGARAM BEM, MAS TEM o pessoal que já dava como certo o rebaixamento do FLUMINENSE no campeonato brasileiro. Vamos torcer pelo time P********************************************mesmo que não seja o time dos sonhos de todos. ABRAÇOS E SAUDAÇÕES TETRACAMPEÃO TRICOLORES.
VC não pode comparar brasileirão onde tem os melhores do país com o carioquetinha… onde só tem terceira divisão para baixo disputando com 4 clubes. E se vc não lembra do segundo turno do brasileiro passado, vale a pena olhar novamente.
SSTT
Boa vitória, ajuda a dar tranquilidade ao time.
Time tocando melhor a bola, saindo com mais velocidade. Diminuiu um pouco no segundo tempo, perdeu muitos gols, mas a vitória foi merecida.
As laterais não comprometeram, marcaram e apoiaram bem.
Enfim, torcer para continuar nesta balada!!
ST
Menção para o Sornoza também, toca bem a bola e sai jogando bem.
ST
Gostei do Luis Fernando. Porém, confesso, não entendi a caracdo time com a saida do Sornoza.
MJ entrou e fez gol, mas não consigo vê-lo como meia atacante.
ST
É verdade, o L. Fernando entrou bem, mas temos que acompanhar a evolucao dele.
Já o MJ é o de sempre, vai na base da correria, as vezes deixa o dele como ontem, mas para mim falta consistencia no futebol dele.
E Sornoza é titular, e o abelao sabe disso.
ST
bom primeiro tempo.
Alguma movimentação que não se via antes, o Orejuela rola mais a bola e para frente.
Vasco muito aquém, pena que o terceiro gol não saiu, para tirar logo o ânimo deles. Aliás não houve impedimento do Douglas.
Agora é voltar para o segundo tempo ligado para não ter surpresa.
Pena uma partida dessa no engenhão vazio.
ST