Sem Odair, Flu mira Ramírez e só empata com Vasco

Com a saída de Odair para o Al Wasl, dos Emirados Árabes, o Fluminense mira o espanhol Miguel Ramirez (36) para o comando do seu futebol em 2021.

Conta a favor do Flu, o desejo do treinador europeu de se transferir para um clube brasileiro e o fato de o Independiente del Valle (EQU), seu clube atual, ter sido eliminado recentemente da Libertadores. Foi este o motivo, por sinal, do entrave da negociação de Ramírez com o Palmeiras, que o queria imediatamente, enquanto o técnico disse que preferia sair somente após o término da participação do time equatoriano na competição sul-americana.

Também ao lado do Flu está o fato de Ramírez já ter estado no CT Carlos Castilho (em fevereiro, quando da preparação do del Valle para a final da Recopa) e ter ficado bem impressionado com as instalações e o tratamento recebido, o que deixa o clube um passo à frente do Internacional, que também tem interesse em contar com o treinador na próxima temporada.

Nos últimos dois anos, Miguel Ramírez elevou o patamar do Independiente del Valle com um futebol vistoso, envolvente e o título da Copa Sul-Americana. Foi sob comando dele também que o time do Equador impôs a maior derrota do Flamengo, atual campeão, na história da Libertadores, há três meses: 5 a 0, em Quito.

Se Ramírez vier, o Fluminense sofrerá uma drástica mudança no sistema de jogo implementado por Odair (e mantido por Marcão): muita solidez defensiva e velocidade na transição para compensar a deficiência na criação de jogadas. O espanhol tem filosofia própria, início de carreira promissor e deixou isso claro em recente entrevista à ESPN Brasil.

“O clube que me chama sabe quem está chamando. O Betis, quando chama o Setién, sabe quem está chamando. Quando o Atlético de Madrid chama o Simeone, sabe quem está chamando. Então, o clube brasileiro que me chama não pode querer me convencer de jogar de certa maneira. Eles estão indo a um mercado para comprar um produto e sabem que esse produto tem uma característica: ele tem 36 anos, joga de certa forma, e tem a própria maneira.”

***

Claro, em disputa no clássico. Reserva, Digão se transferiu para a Tailândia na quinta

A atuação do efetivado Marcão contra o Vasco deve ter feito a diretoria desejar acelerar o processo de contar com Ramírez.

Diante de um Vasco destroçado, o Fluminense abriu o placar logo no início, com Wellington Silva, e viu a partida ficar à feição para ser decidida ainda no primeiro tempo – Michel Araújo chegou a perdeu um gol cara a cara.

Mas o Flu não só não conseguiu ampliar, como chamou o Vasco para o jogo, ao abdicar de sua superioridade no segundo tempo, rodando a bola para fazer o tempo passar, como pedia Marcão à beira do campo.

Se o Flu estivesse vencendo por 2, 3 a 0, ainda vá lá. Mas fazer uso de tal estratagema com um magro e indefinido 1 a 0 foi como renunciar ao desejo de voltar ao G4, posição que ocupava até sofrer o gol de Germán Cano, nos acréscimos.

Marcão pediu para sofrer. E conseguiu.

Que faça diferente nesta quarta, contra o Atlético-GO, antecipado pela TV Globo.

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

101 thoughts on “Sem Odair, Flu mira Ramírez e só empata com Vasco

  1. Este maledito sistema de ” bolinha pro lado, …. bolinha pra trás …. boli ……” tem um único objetivo, que na minha opinião é covarde e desonesto : fazer o tempo passar, empurrar o jogo ‘com a barariga’.

    E o Marcão deixou isso muitíssimo claro, ao esgoelar-se em infindáveis berros à beira do campo, exigindo que o time ‘tocasse a bola’, fosse para o lado, fosse para trás, mas ….. nunca à frente.
    Por várias ocasiões, quando em lance de ímpeto um jogador lançava-se ao ataque com a bola, vinha logo o berro de ” toca, toca, passe a bola, toca para o lado, toca para trás ….. “, do ‘fessô ‘ à beira do campo.

    Sistema covarde, disse eu lá acima, porque sonega ao adversário o direito de disputar o jogo em lances limpos, agudos, corajosos.
    Em suma, sonega ao adversário o direito de jogar futebol de peito aberto.

    Sistema desonesto, porque obriga quem assiste aquela mixórdia de jogo a aturar a mediocridade dos passes laterais e recuos de bola, covardes e desonestos. A aturar sem dormir.

    Decepção, foi o que tivemos do Marcão no jogo de ontem.
    Vejamos o próximo, na quarta-feira.
    O time do Atl. Goianiense é veloz e tem um meio-campo bom de bola. Se repetir na quarta-feira o que fizeram ontem vamos voltar sem um pontinho sequer lá de Goiania.

    1. Eu fui um dos poucos daqui do blog que não comentou a notícia da efetivação do Marcão como treinador até o fim da temporada. Preferi aguardar o desempenho dele (e do time) no clássico. A palavra decepção, como você disse, resume bem o sentimento. Eu cheguei a ficar com raiva ao notar o time do Fluminense totalmente recuado, abdicando de atacar o Vasco e tentando segurar o 1 x 0. Péssimo resultado e péssima reestreia do Marcão. Acho melhor buscarmos logo um novo treinador para 2021.

  2. Não adianta trazer o Ramírez com esse elenco, vão derrubar o cara em um mês, qual a parte que não entende que temos jogadores vagabundo no elenco? PRECISAMOS NOS LIVRAR DE TODA ESSA GALERA VELHA QUE NÃO AGREGA POHA NENHUMA.

    É muita falta de visão e ambição, você ter Jonh Kennedy e Samuel, e entrar com Fred, chega a ser constrangedor. Marcão nos tirou do G4 e fez de tudo para agradar os jogadores mais velhos, só não agradou o torcedor.

    Ontem eu senti vergonha da postura do Marcão na beira do gramado, você percebe que o cara é animador de circo, BORA, VAMO, TOCA, ISSO. Não entende nada de esquema tático, é do mesmo.

    Marcão, futebol é GOL, Não é ficar tocando bolinha na zaga e para o lado não, já que quer ficar tocando, toca essa merda para frente cacete.

    Se jogar desse jeito contra o time da camisa feia a gente toma uma enfiada, MARCÃO, ontem eu fui dormi puto pra c@r@lho.

  3. Marcão diz que quer o time jogando durante os 90 minutos como jogou no 1º tempo de ontem.
    Resta saber uma coisa, Marcão : os jogadores suportam tal desgaste físico por 90 minutos ?
    Tenho sérias dúvidas.
    Para jogar em marcação alta este time tem preparo físico para 30/40 minutos, e olhe lá
    Depois, …… morre em campo.
    Mas, isso está claro em TODOS os jogos que fizemos.
    Começamos muito bem – como ontem, jogando um futebol muito bonito e envolvente -, só no 1º tempo.

    E piora muito a situação, quando as substituições maioneseanas tomam o espaço, com as entradas de Ganso, Caio Paulista, Fred e semelhantes. Todos lentos e estéreis.

    O que me assusta é que esta capacidade anaeróbica de suportar o desgaste pode ser mensurada, com os aparelhos e tecnologia que estes preparadores físicos têm à disposição.
    Dá para ver precisamente quem aguenta os 90′ naquela movimentação de louco, seja para marcar ou organizar o jogo.
    Avaliando isso, eles (os treineiros) verão que poucos daquele elenco têm aptidão para tal.

    Aí estava – na minha opinião – a vantagem do Dodi sobre os outros : mantinha o ritmo por todo o tempo.

    Se o Marcão enxergar isso, poderá alternar entre momentos de marcação alta e momentos de recuo, para recuperação do fôlego.
    Se ‘peitar’ a adoção pura e simples daquele ritmo por todo o tempo perderá muitos jogos. Muitos jogos.

    1. Não sou eu quem diz :

      ” Bradley, Mascio, Peart, Olsen, e Sheldon (2010) determinaram que a capacidade de manutenção de ações de alta potência diminuem durante o jogo de futebol em decorrência da fadiga. Sendo assim, pesquisas sobre o desenvolvimento e treinamento dessa capacidade são importantes para a performance competitiva.”

      Entretanto, corremos o risco de nossos ‘fessores’ baixarem DM, com nó na língua, apenas ao tentarem pronunciar os nomes dos cientistas que lançaram esta matéria.
      Haha !!!

  4. Caros,

    Que este Ramirez chegue o mais rápido possível, e acabe com a patota de empresários ( Caio Paulista e Felippe Cardoso tem padrinhos fortes ) tirando o palpiteiro MB do vestiário. Marcão não vai decolar até porque gosta e está acostumado a sua estável função.

    SDsT

  5. O Marcão declarou na entrevista que “busca o equilíbrio do time!”

    Ele está tirando o dele da reta no erro que cometeu nas substituições que fizera o time recuar em demasia onde só deu 1 chute ao gol, colocou Fred, CP, Ganso….

    Parem o mundo que eu quero descer.

  6. Esperando alguém dizer aqui que assim como o queridinho Diniz, o simpático Marcão jamais orientou o time a tocar para o lado, para trás e para o goleiro.

  7. Técnico desaprova recuo: “Queremos nossa equipe jogando para frente”
    Que técnico? O Marcão?
    Não era ele que tinha de mandar o time pra frente? Ou era a minha avó?
    Marcão aprendeu bem como dar entrevistas cretinas, fingindo que ele não tem nada a ver com isso.

    1. Acima de tudo, o Marcão mostrou-se um dissimulado.
      Diz ” queremos nossa equipe jogando para frente “.
      E, no entanto, berrava, esgoelando-se à beira do campo, para que as jogadas ‘agudas’ fossem evitadas com passes para o lado e passes para trás.
      Berrou o tempo todo para que o time ‘enrolasse’ no jogo, sonegando ao torcedor o direito de ver uma disputa corajosa e honesta.

  8. O que me deixou muito puto no jogo de ontem foi constatar que voltamos a jogar o futebol chinfrim, covarde e ridículo de 12 meses atrás.
    Essa punheta daqui pra lá, tico tico no fubá, brincando de bobo com o adversário, tocando bola pros lados e pra trás, colocando atacante pra marcar na nossa área, abrindo mão completamente do ataque ao adversário.
    Ontem, o ataque do Fluminense era um deserto, tinha ninguém, o que fez a merda do time do Vasco vir com tudo pra cima da gente.
    Herança maldita desse fdp do Diniz, que o Odair aceitou, gostou e continuou a fazer.
    Com a entrada dos novos e certamente espremido pelas críticas furiosas da torcida e da mídia, o Maionese mudou o estilo de jogo, mandou o time pra frente e nós subimos na tabela com algumas atuações e reações empolgantes.
    Porra, o Marcão tava ao lado do Odair, vendo e ouvindo, será que absorveu NADA?
    Ontem, o histérico do Marcão ficou gritando o tempo inteiro, parecia um velho barraqueiro, dava pra ouvir de tão alto que ele gritava, parecia um maluco, mas, alem de irritar os jogadores e ME irritar, só falou merda, batia palmas, hahaha, mas eu não ouvi uma única instrução que mudasse o rumo da prosa.
    Meus amigos, subimos que nem um rojão na tabela e agora vamos ladeira abaixo na banguela.
    Foda-se que estamos no final do campeonato, eu quero técnico de verdade, eu quero Roger Machado já!

  9. STT.

    Eu pedi o Marcão, confesso! Mas era o Marcão do sub-23, não o Marcão do time do Odair. Jogar com Egídio, Julião, Yuri e Hudson é repetir erros do passado recente. Enquanto o Fluminense como Clube tiver em seus quadros pessoas como Mario Bitencourt e Angione, vai ser um Clube perdedor e sem nenhuma perspectiva de sonhar alto. Ter salário em dia é obrigação, correr atrás de patrocinadores é questão de sobrevivência, agora ficar sentado atrás de uma mesa e esquentar o rabo em uma cadeira é coisa de preguiçoso. O Fluminense é a história do futebol brasileiro e está entregue a pessoas do mais baixo nível, tanto intelectual quanto de ser trabalhador. Vão pra PQP seus incompetentes!

    Saudações Tricolores.

  10. Marcão repete como técnico o que foi como jogador do Flu. Muito fraco, apesar de muito carismático e identificado com o Tricolor , não tem nesse momento condição nenhuma de conduzir o time. E não vai passar disso. Mudança que ninguém esperava que ele faria, Caio Paulista. Marcão não pode tá falando sério com uma ideia dessa, o cara já mostrou o que sabe fazer, e não é muita coisa. Aí vai o técnico continuar insistindo da mesma forma que o anterior. Já deu de Caio Paulista, quantos jogos entrou com ais 30 minutos e não arrumou nada. Ele nunca deu 2 treinos na vida, mas tem 2 gols. Isso mesmo, 2 gols. Nesse primeiro jogo com um adversário que todo mundo ganha, ele se escondeu atrás de 1 x 0 e achou que isso ia dar certo. E olha que era o Vasco três ou 4 vezes disputando a série B nos últimos 10 anos. Ele não vai corresponder as dificuldades que tem pela frente, assim como na época de jogador, jogava com raça, se entregava, mas nem adiantava esperar um trato mais refinado na bola, isso ele não sabia. Como técnico vai ser isso, colocar Welignton Silva (pra quê?) como Odair colocava Welignton Silva (vá saber por quê), Igor Julião, … O que a torcida imagina é que a escalação não é somente uma decisão da comissão técnica, mas de um colegiado um pouco maior que decide aqueles jogadores que devem aparecer no time. Se for isso, esperasse dele , aproveitando a moral que tem com a torcida, fazer as coisas diferentes, depois que o juiz apita o início da partida é só o técnico que pode tirar e colocar jogadores pra jogar. Vai ser isso aí até o final do campeonato, Esse ano ainda temos 2 jogos com Marcão no comando. É hora de começar a se mexer para contratar um técnico pro Flusão. Quem sabe até pra assumir o time nas rodadas finais do brasileirão. Que não seja Enderson Moreira, Zé Ricardo, Lisca, Mano Menezes e Abel Braga (que logo logo será informado que o Inter vai seguir outros caminhos)

    1. Tô rindo até agora imaginando o jacaré encima da árvore!!! Rir é a melhor maneira de evitar o infarte que quase tive ontem! É muita estupidez junta num clube só…

  11. Tô nem torcendo por essa bos#a de time pegar vaga na Libertadores ou Sula.

    Pelo contrário, quero que essa MER#a fique em 16º para não passar a vergonha de ser rebaixado pela 7ª vez.

    De que adianta pegar vaga em competição internacional?

    Para pagar vexame internacional igual ao que nós pagamos esse ano?

    Se pudesse, todos nós escolheríamos nem participar de nada ano que vem.

    Só nos resta aguardar o Celsão vir como presidente nas próximas eleições para voltarmos a ser time grande.

    Por enquanto e (todos concordam), somos a escória.

    ST

  12. Hola Tricolores,
    Ficou extremamente cansativo. Desde 2012 que todos os momentos do FLU “dar o salto” ele rateia. Hoje, contra o péssimo time do Vasco, que só levou de quatro de times horrorosos, o FLU outra vez decepciona.
    E isso para fazer a nitida felicidade dos comentaristas dos chamados canais de esportes da TV brasileira, onde, ao que parece, o FLU tem pouca ou nenhuma representação.
    ST

  13. O Marcão, gente boa, demonstrou preferir o Fluminense com a vibe do futebol que aprendeu vendo o Dinis treinar o time ao invés do Odair….. Bola para um lado, bola para o outro lado, bola para trás e… E…. Gol do adversário! Vai ser tenso a reta final do Campeonato Brasileiro com o time novamente praticando um esquema furado de jogo!
    ST.

  14. Na moral ? To muito puto !!!!!! Tomar sufoco desse timeco do Vasco é INADMISSÍVEL ! O Fluminense olhou o bacalhau dominar o 2 tempo até levar o gol de empate. Castigo merecido pela postura covarde e omissa do Marcão, que preferiu administrar o 1 x 0 a tentar marcar mais gols, para definir o jogo. Por falar em Marcão, o jogo de hoje mostrou que não serve para ser o treinador efetivo do time. É gente boa e tal, os jogadores gostam dele, mas penso que o clube precisa contratar um treinador de verdade, até para já ir preparando a próxima temporada.

    Empate com gosto amargo de derrota e a possibilidade de G4 jogada no lixo. Péssimo resultado e segue a eterna freguesia do Flu, que não consegue ganhar naquela bosta de estádio de jeito nenhum.

  15. Um vexame.
    Yuri, Julião, Egídio e Nenê, todos mortos em campo.
    Yago voltando de Covid, entra qdo não deveria ter entrado.
    Aí o que que o Marcão faz? Coloca mais dois mortinhos em campo: Ganso e Fred.
    E no lance do gol do Vasco, todo mundo dentro da área e ninguém vai no cara, que recebe, dá o passe, o mortinho do Julião dá condições e gol dos caras.
    Um vexame, Marcão.
    Dois pontos jogados no lixo.

  16. Uma verdadeira vergonha.
    O segundo tempo foi um dos mais ridículos que consigo lembrar.
    Simplesmente patético.
    Já começou com a escalação, com Julião e Egídio. Jogamos sem laterais.
    A jogada mais odiosa do futebol é aquela em que o imbecil do jogador sai driblando todo mundo…. em direção ao seu gol!!!! É abominável.
    O vício de jogar para trás é a desgraça do time.
    Aí ficamos com nenê, yago, yuri, Julião e Egídio.
    Depois entra ganso e Fred!
    Assim fica muito difícil Marcão, o que passou na sua cabeça???
    ST

  17. Marcão covarde, burro pra caralho, recuou o time, o Vasco gostou do jogo, demos mole e, mais uma vez, não soubemos segurar o resultado.
    Muito simpático, gente boa, identificado com o clube etc etc, mas como técnico é uma merda!
    Não adianta, com Marcão vamos retomar o nosso lugar medíocre de 8a ou 10a colocação.
    O Roger Machado no mercado é uma ótima opção.

    1. Isso aí Pedro. O Fluminense precisa contratar um treinador de verdade. Marcão não tem caixa nem experiência para assumir o time principal de forma definitiva. O empate do Vasco está na conta dele, que recuou o Flu de maneira covarde no 2 tempo, e assistiu o Vasco jogar até empatar.

  18. Temos um time medíocre. Com pensamento de jogo ridículo. Ocupa uma posição nada compatível com a péssima qualidade de elenco que tem. Um jogo extremamente irritante. Vc que sonha com vaga ali ou lá , coloque na sua cabeça que o time mesmo pouco está preocupado em conseguir e está mais que bom chegar neste ponto com pouca chance de ser rebaixado e este é o claro objetivo pelo que parece.

  19. Caros,

    Depois do bom primeiro tempo, quando o uruguaio devia meter logo o segundo gol. Fico pensando quem puxa contra-ataque neste time?

    Se é pra fazer ligação direta põe o Fred que sabe fazer o pivot que Marcos Paulo, horroroso hoje, não sabe.

    Aí este pastiche de Dinis sem velocidade na saída de bola e objetividade enche o saco.

    Ganhar este jogo é fundamental.

    SDs T

  20. Ficar tocando a bola de um lado para o outro, para administrar o empate, está me irritando ! Temos que tentar fazer o segundo gol. Tem que mexer no time Marcão ! Egídio, Yuri e Araújo estão inoperantes. Tá esperando o Vasco empatar ??

  21. Confesso que estou preocupado com o clássico diante do bacalhau. As vitórias do Palmeiras e Internacional não foram boas para nós, e nos jogaram para a 7 posição. Portanto, a vitória é fundamental para o Flu continuar sonhando com uma vaga na Libertadores 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *