Sem Odair, Flu mira Ramírez e só empata com Vasco

Com a saída de Odair para o Al Wasl, dos Emirados Árabes, o Fluminense mira o espanhol Miguel Ramirez (36) para o comando do seu futebol em 2021.

Conta a favor do Flu, o desejo do treinador europeu de se transferir para um clube brasileiro e o fato de o Independiente del Valle (EQU), seu clube atual, ter sido eliminado recentemente da Libertadores. Foi este o motivo, por sinal, do entrave da negociação de Ramírez com o Palmeiras, que o queria imediatamente, enquanto o técnico disse que preferia sair somente após o término da participação do time equatoriano na competição sul-americana.

Também ao lado do Flu está o fato de Ramírez já ter estado no CT Carlos Castilho (em fevereiro, quando da preparação do del Valle para a final da Recopa) e ter ficado bem impressionado com as instalações e o tratamento recebido, o que deixa o clube um passo à frente do Internacional, que também tem interesse em contar com o treinador na próxima temporada.

Nos últimos dois anos, Miguel Ramírez elevou o patamar do Independiente del Valle com um futebol vistoso, envolvente e o título da Copa Sul-Americana. Foi sob comando dele também que o time do Equador impôs a maior derrota do Flamengo, atual campeão, na história da Libertadores, há três meses: 5 a 0, em Quito.

Se Ramírez vier, o Fluminense sofrerá uma drástica mudança no sistema de jogo implementado por Odair (e mantido por Marcão): muita solidez defensiva e velocidade na transição para compensar a deficiência na criação de jogadas. O espanhol tem filosofia própria, início de carreira promissor e deixou isso claro em recente entrevista à ESPN Brasil.

“O clube que me chama sabe quem está chamando. O Betis, quando chama o Setién, sabe quem está chamando. Quando o Atlético de Madrid chama o Simeone, sabe quem está chamando. Então, o clube brasileiro que me chama não pode querer me convencer de jogar de certa maneira. Eles estão indo a um mercado para comprar um produto e sabem que esse produto tem uma característica: ele tem 36 anos, joga de certa forma, e tem a própria maneira.”

***

Claro, em disputa no clássico. Reserva, Digão se transferiu para a Tailândia na quinta

A atuação do efetivado Marcão contra o Vasco deve ter feito a diretoria desejar acelerar o processo de contar com Ramírez.

Diante de um Vasco destroçado, o Fluminense abriu o placar logo no início, com Wellington Silva, e viu a partida ficar à feição para ser decidida ainda no primeiro tempo – Michel Araújo chegou a perdeu um gol cara a cara.

Mas o Flu não só não conseguiu ampliar, como chamou o Vasco para o jogo, ao abdicar de sua superioridade no segundo tempo, rodando a bola para fazer o tempo passar, como pedia Marcão à beira do campo.

Se o Flu estivesse vencendo por 2, 3 a 0, ainda vá lá. Mas fazer uso de tal estratagema com um magro e indefinido 1 a 0 foi como renunciar ao desejo de voltar ao G4, posição que ocupava até sofrer o gol de Germán Cano, nos acréscimos.

Marcão pediu para sofrer. E conseguiu.

Que faça diferente nesta quarta, contra o Atlético-GO, antecipado pela TV Globo.

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

101 thoughts on “Sem Odair, Flu mira Ramírez e só empata com Vasco

  1. STT.

    Marcão, vá treinar o time sub-10 do Fluminense, lá ninguém vai se importar com o que você vai fazer ou volte para o sub-23, lá tanto faz como tanto fez. E Amaury! Esse jogo de bolinha pra trás, bolinha pro lado não é jogo do Diniz. Veja os melhores momentos de São Paulo e Atlético-MG e depois reflita. Isso é coisa do Marcão. É de quem abre mão de atacar.

    Saudações Tricolores.

    1. O Diniz já não faz mais isso, Franco.
      Ele deve ter levado ‘uma dura’ da diretoria do SPaulo e parou com aquela frescura.
      Agora ele faz parte do ‘mundo dos normais’, e por isso o time está tão bem.
      O Marcão é que – parece – não entendeu o lance e continua recitando naquela cartilha.
      Ele vai se ferrar, se continuar mandando o time travar o jogo.

  2. Pelo que esse time vem jogando de forma medonha, digo com todas as palavras que O FLUMINENSE NÃO MERECE IR PARA A LIBERTADORES 2020!

    Simples assim.

  3. Yuri e Hudson outra vez…não é possível isso!
    E Julião e Egídio também!
    E mais…com Nenê e Fred, todos juntos, comecando o jogo.
    Se prepara…já podemos imaginar o que nos espera: um time lento, frouxo na marcação e tocando bola pro lado e prá trás o jogo inteiro.
    Se voltar com um pontinho, tá bom demais…né Marcão?
    Marcão, vc está demonstrando que não aprendeu nada.

    1. Marcão não tem personalidade para peitar a ala dos merdalhões.
      Logo veremos, todos juntos, titulares – Fred, Neném, Ganso, Egídio, Hudson, Julião, etc. etc….
      Aguenta aí…
      Pega umas aulas com o Marmudinho, que ele tem expertise em aguentar solavancos por trás.

  4. Pois é, pois é, para frente é que se anda !

    Pelo que tenho notado, pelas manifestações que vejo neste blog, o esquema de jogo do time tricolor terá que ser um 4. 4. 2 moderno para que fiquemos livres desses toquinhos de bola. . .

    Teremos, assim, uma linha de quatro zagueiros pesados à frente do nosso goleiro com os dois laterais inclusos nela, lógico, mais quatro zagueiros à frente dessa linha formando outra, e sem nada de lateral avançar para o ataque nem nenhum dos demais inventar de ir para a frente, pois, lá, ficarão dois atacantes corredores e trombadores apenas, altos e fortes, que só poderão atuar da linha divisória para o lado do inimigo. . .

    O jogo se desenvolverá da seguinte maneira. Os oito defensores terão que devolver toda bola que lhes chegar aos pés do jeito que ela vier, pode dar uma arrumadinha rápida, mas sem essa de querer dar toquinho para outro colega que esteja desmarcado ou para o goleiro que, também, terá que devolver todas elas como vierem e nem pensar em tocar para alguém livre (mesmo que fosse esse “DEZ” que tantos sonham com ele no time). Nada disso! É chutar como ela vier para os dois trombadores velozes, altos e fortes, ganharem dessa forma lá na frente e fazerem os gols que o nosso time precisar, já que dizem que nosso time está nessa posição achando gols por aí.

    Pronto. Dessa forma, manda-se esse esquema de “toquinho pra o lado, para trás. pra lá e pra cá”, para o inferno, e o time passará a ganhar tudo.
    Não dá certo, não, ONI?
    (15/12/20)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

    1. Não. Nem aqui e nem lugar algum.
      PCA, o nome do esporte e futebol, consiste em ficar na posse da bola, combinando com seus companheiros até marcar o gol.
      Em situações esporádicas, o gol acontece com a bola parada, qual sejam: pênalti, cobrança de falta no campo do adversário e escanteios. Por vezes, tbm ocorre o gol contra.
      Portanto, livra-se da bola, entregando-a para o adversário e/ou ficar correndo feito maratonista atrás do adversário, é no mínimo falta de inteligência!
      Quanto aos reclames do blog, você sabe que alguém tem que levar a culpa. Né não?

      1. No meu tempo ” o nome do esporte e futebol ” consistia em atacar o adversário com todas as forças, fazer um gol e depois continuar atacando o adversário com todas as forças para fazer outros gols.
        Mas, ….. isso era ‘no meu tempo’.
        Agora é diferente.
        Já notei !

        1. Isso, isso, Amaury.
          Aí, até que um dia, aparece um sujeito metido, sabichão e diz: agora, vamos recuar…jogar no contra ataque, no erro do adversário e matar o jogo!
          Esquece que no futebol o imponderável está sempre presente. Né não? ST

    2. PCA, primeira e unica aula

      O sistema mais eficiente é o rolo compressor,
      time compacto no esquema 5-0-5,
      no ataque o sistema defensivo com 05 se aproxima do ataque que tambem tem 05 e vice versa quando somos atacados,
      assim teremos 10 jogadores na defesa, 10 no meio e na transição e 10 atacando ao mesmo tempo. Isso é uma maquina de moer adversarios.
      Nesse esquema nem sobra espaço pra toquinho de um lado pro outro, pra onde o adversario olhar ele vai ver um tricolor, vai ser o terror.

      É só treinar.

  5. STT.

    Algumas nobres pessoas aqui do Blogue estão perguntando, logo depois do primeiro jogo, qual a diferença tática e técnica entre o Odair e o Marcão. Eu simplesmente posso responder que as escalações continuam as mesmas, as substituições também. Os empresários continuam confortáveis como sempre. A escolha pelo Marcão foi óbvia, Tanto é que quando o Garcez ventilou o nome do espanhol Miguel Ramirez a presidência não demorou em soltar um comunicado oficial desmentindo o colunista. O técnico Miguel Ramirez disse em uma entrevista que quem o contrata compra também uma ideia, o que para o presidente é uma heresia. Não se iludam torcedores, o cara quer tomar conta do futebol do Clube. Vimos isso no passado recente com a Flusócio no Clube, penso que ainda continua, muda os personagens mas a história é sempre a mesma. A sorte nossa é que as eleições no Clube demora mas não tarda. De vez em quando aparece um “féla”, segundo o Tinho, o Fluminense é eterno e esses logo somem e caem no esquecimento. Não é nenhum Horta!

    Saudações Tricolores.

  6. A renovação do contrato MP poderá ser resolvido nos próximos dias, sendo o MB declarou.

    Temos várias versões dessa renovação que se arrasta a pouco tempo.

    Existem exemplos de renovações de contratos do Fluminense no passado que não tiveram um final favorável para uma renovação como foi o caso do Dodi recentemente.

    Sabemos que jogador quer receber em dia e esse foi um dos motivos para algumas saídas no.passado recente.

    Claro que o Clube tem que honrar com sua obrigação, mas cadê a contrapartida vinda do jogador que não entrega o resultado que se espera dele dentro de campo?

    Essa é uma conta que não fecha e quando dirigente não cobra os resultados ruins que o time arruma, parece que está tudo bem.

    Depois como correr atrás de receita para o Fluminense arcar com suas despesas?

    1. Pois é, prezado Washington.

      Pra começar , o grande Marcos Paulo não viu a bola contra o Vasco. né. Não sei por que certos jogadores aparecem e desaparecem , não mantêm linha de atuações normais, e aquele era jogo para ele aparecer. Honestamente, ele está devendo muito para ter sido colocado como essa estrela toda quando fez aquele contrato com multa rescisória de vários milhões. .

      Sobre renovação de contrato dele com o Flu, eu tenho certeza que dependerá da existência de algum clube interessado nele de fato e que bote mais grana na mesa do que o MB possa botar. Em não havendo, mesmo assim, Mário vai ter que suar a camisa para mantê-lo. .
      Hoje, a banda toca assim.
      ST
      (15/12/20)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      1. “Gabi ou Gabigol? O que está por trás da mudança no nome do atacante do Flamengo
        Mudança atende a um pedido pessoal do atleta e pouco tem a ver com estratégias de marketing” GE

        PCA,
        voce que é do ramo, explica pra nós essa desmunhecada do rapaz, já que não tem nada de marketing.

  7. Algum dos nobre colegas do blog tem condições de encontrar diferenças na forma de jogar o Fluminense diante do Vasco no segundo tempo como ocorrera nas eliminações contra o La Calera e o Atlético GO?

    Estejam a vontade.

    1. O que eu lembro da vexatória eliminação da sul-americana foi a total inoperância ofensiva do Flu. Não conseguir marcar um mísero gol no “poderoso” Lá Calera foi o fim da picada. Era caso de demissão sumária do Odair.

      Já na eliminação da Copa do Brasil, a imagem que fica é a do Frangoriel entregando aqueles dois gols. Aquelas cenas ficarão gravadas na memória do torcedor tricolor por muito tempo.

      Contra o Vasco o time do Flu preferiu administrar o resultado de 1 x 0, ao invés de tentar buscar mais gols, para definir o jogo. Faltou ambição, organização, fôlego (não é de hoje que vejo o time cair muito nos 2 tempos dos jogos) e, principalmente, faltou treinador para coordenar os jogadores rumo a vitória.

      ST

      1. Se o Fluminense conseguir classificação para uma das competições da Comembol, está bem claro que a gestão vai precisar mudar seu conceito e trazer um treinador e ele ter carta branca para mandar um monte de jogador para outra freguesia dando chances para alguns da base.

        Por causa de erros de decisões, o Fluminense quem paga a conta.

        1. A tal da ‘carta branca’ é o problema, Wash.
          O técnico e o diretor de futebol têm que ser umas lesmas, aceitando tudo o que o sr Presidente mandar, inclusive a escalação de barangas de empresários.

          1. Faz lembrar a faxina que o Cuca fez e que foi necessário.

            E acrescento que se o treiñador não tiver o vestiário nas mãos deles, tem jogador que cresce e nem é preciso de empresário para exigir sua escalação.

            ST

      2. Eu tenho a impressão de que os atacantes já chegam exaustos à terceira parte do campo.
        Ficam tão envolvidos naquele vai-vem do ” bolinha pro lado, bolinha pra trás …”, sempre postados atrás da linha da bola, que quando precisam de energia para atacar, não a têm.
        Pode ser exigência física acima das condições humanas ou pode ser falta de preparo físico.
        O mais grave disso tudo é que estamos sofrendo com este drama há um ano e nenhum dos ‘fessores da bola’ se dá ao luxo de investigar as causas do problema.
        Chegam no clube, espalham no campo aquele monte de cones e fitas coloridas, fazem os jogadores darem uns pulinhos por aqui e acolá, e ….. pronto. Hora do almoço e …. fim do treino.

        1. Amaury, vc me fez relembrar que no ano de 2015, acompanhei 2 treinos nas Laranjeiras antes do jogo do Fluminense contra o Joinville pelo brasileiro.

          Chamou a atenção que alguns jogadores no treino preferiram “morcegar” como um tal de João Felipe (se não me falha a memória) que durante o aquecimento dos reservas, ficou dando uns saltinhos e uma corridinha desinteressado.

          Quando chegou perto de 12:00hrs, eis que esse jogador foi o primeiro a correr em direção ao vestiário para a hora do almoço.

          Mas os times do RJ carregam a fama de não treinarem o tático e o físico. Isso pode explicar o rendimento do time em campo também.

          ST

  8. Cara, que raiva desse Pavão, que está cada vez mais apequenando o nosso Fluzão! É um fela que só quer um marionete como técnico para continuar determinando (junto com os empresários amiguinhos) quem que deve jogar. Enganou muita gente, inclusive eu, esse MB!!

    1. Presidente do Santos fica Revoltado

      “Presidente eleito do Santos critica proposta do Benfica por Lucas Veríssimo: “Um insulto”
      Andrés Rueda não concordou com a forma de pagamento oferecida pelo clube português”

      O Benfica ofereceu pagar 6,5 mi euros em 05 parcelas ANUAIS,
      foi uma piada portuguesa com certeza !!!

      Mas aqui no FluFlusocio, a proposta seria aceita na hora,
      a unica parcela a vista e sem desconto seria a do Mario 171.

      https://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/futebol/times/santos/noticia/presidente-eleito-do-santos-critica-proposta-do-benfica-por-lucas-verissimo-um-insulto.ghtml

        1. Mundin, baiano safado, para de defender o exterminio do Tricolor

          nesse caso, a Fiorentina estava ‘devolvendo’ o Pedro pro Urubu, daí as condições não são comerciais, foi um acertamento entre gangues.

  9. Tô vendo, no SporTV, Fluminense x Athletico PR, 1o jogo da final do Su17 no Estádio da Portuguesa, na Ilha.
    Tem muito jogador bom ali, muito.
    Mas vendo esse time jogar, parece que estou vendo o time do Hudson, do Yuri, do Julião, do Ganso jogar.
    PQP!
    É só bolinha pro lado, prá trás, sem velocidade, pouca agressividade, pouca marcação, ou seja, estão criando um estilo de jogo nas Laranjeiras, em todas as categorias, que não tem nada a ver com o Fluminense.
    Fluminense sempre foi jogo prá frente, vibrante…não essa coisa nojenta que estão tentando nos empurrar guelra abaixo.

    1. Assisti o jogo.
      Primeiro tempo muito ruim, o Fluminense esperava o Atlético em seu campo para um contra ataque que nunca saia.
      De bom o golaço do Kaique.
      Segundo tempo melhorou e depois que fez o segundo gol, agiu como o time profissional e recuou até tomar um gol.
      Mas realmente tem bons talentos, dentre os quais o próprio Kaique, Metinho, puta de um volante e o lateral também é fera, o de nome esquisito que não me lembro.

  10. A indefinição acerca de qual posição que o Fluminense deve chegar ao final do brasileiro vai implicar ou não na reformulação do elenco e da comissão técnica?

    Será que é esse fator que falta para a gestão decidir que rumo tomar?

    De uma coisa que sei é que não dá para o comando do Fluminense abrir mão é a escolha do próximo treinador, pois o Marcão deu mostras claras que não está preparado para tomar decisões que requeiram olhar melhor o contexto da partida e nem tão pouco ter um elenco tão desequilibrado tecnicamente e ainda contando com jogadores de idade alta como no caso do Fred.

    1. O momento pra reformular o time e botar a rapaziada pra jogar é agora, chega de perna de pau e velho pereba.
      Os unicos que ainda acham que o Fluzão pode cair,
      são o Tristão Garcia e o Jacques Limonta.

      Até porque se não despontarem novos talentos, quem os flusocios vão vender?

  11. Pois é!

    São 15h, data 14 de dezembro 2020, e, até agora, os comentários dão conta que as meninas super poderosas estão descontroladas!
    Marcão, abra o olho! Oh, vão tirar seu couro para fazer tamborim.
    A presepada tá forte…nomes de treinadores ecoam de norte a sul kkk
    Pior de tudo…o Titio Jacques e o amiguinho Nando, bateram pé firme e bradaram queremos o Rolão!
    Fazer o q? Os caras querem o Ariel Rolão.
    Q seja feita as suas vontades!
    Né não, PCA? Comente.

    1. “Flu faz contato inicial com São Paulo por Hudson e renovação está encaminhada”

      Eu acho que o São Paulo devia encerrar a conversa e repatriar o Hudson, ainda essa semana.

  12. Porra, Marcão! O pessoal estava até animado, mas você dissolveu nosso ânimo. Ouve nossas vozes. Vc tem a chance de começar a trajetória efetiva de profissional como treinador de verdade. Entenda isso, cidadão!

    1. Assino !
      Mas, ….. receio que ele esteja tentando proteger sua posição de ‘assistente técnico’.
      Então, aceitará tudo o que seja interferência externa.
      Jamais será ” ele “.
      É muito puro, muito bom, muito ‘gente boa’, para esta mixórdia que é o futebol.

  13. Não sei se vi algo de estranho no lance do gol do Vasco.

    Reparem que a falta é colocada fora da posição da falta cometida bem na frente do Fred e a sua senhoria do apito deu prosseguimento ao lance que termina com o gol do Cano com o Julião dando condições de jogo.

    O time estava tão atordoado que permitiu as lambanças cometidas nesse gol que time profissional não pode tomar.

    Por essas e outras o Fluminense vai comprometendo sua posição na tabela do brasileiro.

    O papel de cobrança passa pelas mãos do vp de futebol, mas é o MB e vcs imaginam o que ele fez após a partida lá nos vestiários.

      1. Alguns juízes mandam a bola ser colocada no local da falta, mas ontem estava bem a frente. Pode ver .

        Mas não é desculpa para tomar um gol daqueles.

        Só sendo o Fluminense Aki.

        ST

  14. Adoraria ver o Ramirez no Flu, mas acho isso, praticamente, impossível. O cara foi procurado pelos milionários Palmeiras e Flamengo e disse não a ambos. Porque diria sim ao falido tricolor das laranjeiras ? Sempre defendi aqui no blog que já passou da hora do clube apostar em um treinador estrangeiro, para sair dessa eterna mesmice que o dominou. Implementar um novo estilo de jogo e novas variações táticas. No entanto, nos falta grana para investir, daí vamos tocando o barco na base do improviso.

    Marcão é puro improviso. Respeito muito o cara gente fina que ele sempre foi e a história que construiu junto ao clube, mas futebol não é campeonato de simpatia. O empate do Vasco, ontem, está na conta dele. Mandou o time gastar o tempo, para segurar o 1 x 0 e abdicou de atacar no 2 tempo. Foi irritante ver o Flu ser pressionado por um timeco como o do Vasco.

    Presidente MB, contrate um treinador de verdade ! Já estamos em dezembro e precisamos planejar 2021. Marcão motivador não dará certo, aliás, nunca deu. Nunca passou de um interino e não tem bagagem para segurar o time principal.

    1. A gestão acabou de soltar notinha negando o assunto.

      Prefiro acreditar na credibilidade do JG ao colocar essa notícia no blog.

      ST

      1. Vamos pensar maior ainda, vai ser o Mourinho ou até o Guardiola em 2021

        e aí, o que muda no cenario atual, no hoje e no agora ?

        Porra, que politiquinha barata,
        o Fluzão hoje vive uma realidade de ser rejeitado por qualquer profissional, treinador ou jogador de 2ª ou até 3ª linha, qualquer um, prefere ir embora, ou nem vir.

        Aí sai a foto com um farsante no centro, todo sorridente
        como se dirigisse um time super vitorioso, disputando titulos.

        Porra, foi demais, muita forçação. Estão tomando o torcedor por idiota.

      2. Eu acho muito difícil do Flu trazer o Ramirez, Washington. Falta grana para o Flu e isso inviabiliza a contratação de bons jogadores e treinadores tb.

        ST

      1. Naturalmente tem que ser um treinador estrangeiro que tenha um bom currículo. Não to falando de Sá Pintos da vida nem apostas desconhecidas. O problema é a nossa eterna falta de grana para investir em bons jogadores e trazer um treinador realmente tarimbado.

  15. Enquanto o Fluminense estiver disputando campeonatos com
    – Marcão gente boa;
    – Julietá tá…;
    – Ganso embromador…
    E verdadeiro bobalhões, digo torcedores ‘tanto faz, tanto fez’ como Oni e PCA…
    Não irá ganhar NADA.

    Talvez daqui a 50 anos, como sempre quis a galera da Flu ÓCIO.

    Faltam 5 pontos!

    1. Amiguinho Nando, pode chorar!
      Afinal, o choro é livre, né não?
      Outra coisa, você não consegue decidir quanto ao tempo de jejum do Fluminense, ora são 12 anos, ora 35 anos, agora 50 anos, qual é a sua maluco?
      Oh, saia dessa lama!
      O Fluminense é assim: pressupostos para ser verdadeiro Torcedor Tricoloror: destemido, corajoso, fiel, cabra macho.
      ST.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *