O Fluminense havia goleado duas vezes o Vasco em 2017 – no Engenhão e no Maracanã.
Como que para variar o cardápio de palcos, vencia-o outra vez, em São Januário, de virada, diante de mais de 20 mil pessoas.
Mas a segunda virada no clássico, construída a partir dos 29 minutos do segundo tempo, ratificou a era de extremos que vive o time de Abel Braga.
Nas últimas 11 partidas em que jogou com a sua formação principal, o Tricolor ou ganhou ou perdeu.
Não por coincidência, este período data do fim da fase de grupos do Campeonato Estadual, no início de abril, quando os enfrentamentos com os sparrings – como podem ser considerados hoje os clubes de menor investimento do Rio – ficaram para trás.
Isto é, a irregularidade nos resultados e atuações da garotada tricolor se aguçou a partir dos jogos contra as maiores forças do país.
Nesta série, o Fluminense enfrentou três dos clubes que ocuparam o G4 do Brasileirão do ano passado, além do Grêmio, campeão da Copa do Brasil.
Teve sucesso contra Santos e Atlético-MG, mas foi derrotado por Flamengo e por seu adversário das oitavas do mata-mata nacional (jogo de volta nesta quarta, às 19h30, no Maracanã).
Para um time com ainda tão pouca quilometragem (média de 24,9 anos), o ganha e perde deverá ser a tônica até o fim do ano.
Em 2011, também com Abel, o Fluminense, então campeão, empatou apenas três vezes no Brasileiro. O número de derrotas (15) foi ligeiramente inferior ao de vitórias (20). O time terminou em terceiro.
Contra o Vasco, pelo que jogou, o 2 a 2 já era satisfatório, sobretudo porque o Flu já vinha de uma vitória fora de casa (2 a 1, no Horto).
Nos acréscimos, o time teve dois escanteios seguidos. Era o caso de prender a bola, valorizar o tempo.
Mas Marquinho, curiosamente o segundo jogador mais velho do elenco, 30 (só perde para Cavalieri, 34), em vez de tocar curto ao companheiro mais próximo, cobrou ambos na área do Vasco.
Como 99% da torcida tricolor, não considero Marquinho um jogador em condições de vestir a camisa do Fluminense. Não cria nada, não ajuda na marcação (no lance do terceiro gol, não acompanhou a jogada), é geralmente infrutífero. Insistir com ele tem sido certeza de frustração.
Marco Júnior e Maranhão são outros que, quando anunciados, a torcida respira resignada: sabe que dali dificilmente algo sairá.
Mas como o time que vai ganhar e perder, Abel também vai acertar a errar.
Seu saldo é amplamente favorável, o trabalho com a meninada é exemplar. Tem ainda de administrar à frente do grupo problemas extracampo; a diretoria devia até há poucos dias quatro meses de direito de imagem (pagou metade).
O Vasco teve o mérito de conseguir anular os desafogos do Flu, como as jogadas pelas laterais e as escapadas de Richarlison. O jogo no primeiro tempo foi disputado, mas travado.
Nos dois lances de perigo, o zagueiro tricolor Nogueira foi protagonista: no primeiro porque deixou Luis Fabiano livre para abrir o placar; no outro, porque ele próprio acertou o travessão de Martín Silva.
O goleiro uruguaio, por sinal, nem saiu na fotografia nas duas cobranças de Henrique Dourado. O Ceifador chegou a cinco gols no Brasileiro e disparou na artilharia do campeonato.
Ainda sobre os pênaltis, que de fato aconteceram, louva-se a personalidade do árbitro paulista Raphael Claus de marcá-los. Não me recordo, em tempos recentes, de o Vasco ter assinalado contra ele dois pênaltis em sua casa.
Mas, apesar da virada, desta vez a inexperiência pesou e o time não conseguiu manter o embalo no Brasileiro, que tentará recuperar sábado que vem, contra o Vitória, de Petkovic, no Maracanã, às 21h.
Após uma derrota dolorida, vejamos como será o comportamento do time quarta, contra o Grêmio, no difícil desafio pela Copa do Brasil.
______________________________________________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/
Depois quem apequena o clube são os torcedores…kkk
Os anos vão passando e as administrações não conseguem montar um time competitivo.
Falavam aqui que o Levir era um burro com sorte. E o Abel, o que é?
Não tem condições de insistir com marco junior, marquinho e maranhão!
Não dá, são péssimos, muito, muito ruins….
Imagina o público na quarta contra o grêmio.
3 pontos jogados fora.
ST
Será que o Abel tem noção das causas da derrota do Fluminense na partida de hoje???
“– Primeiro tempo facilitamos tudo para o Vasco, lateralizamos tudo,
faltou verticalizar. Deu até pena do Dourado, lá no meio dos zagueiros.
No segundo começou a ter o jogo em vertical. Poderíamos até ter
liquidado, feito o terceiro. Aconteceu. Não gosto de tomar gol simples.
Entra um cara destro pro lado direito, óbvio que ele vai trazer para
dentro. Não pode deixar o meio para ele, dá a ponta. Falei já com o
time. Faltou experiência, segurar a bola, ter tranquilidade. Mas não
muda nada. Vai acontecer com a minha equipe, com as outras… Fizemos os
gols e depois sofremos de forma infantil.”
A resposta obviamente ele sabe, mas enquanto insistir nas suas “pardalices” e procurar ser mais humilde reconhecendo seu erros, o Fluminense vai ser essa gangorra que estamos vendo nesse ano.
Não sei como ainda existe torcedor que tem o Flamengo como maior rival, o nosso maior rival sempre foi e sempre será o vascú, o que a torcida dos cara faz contra a gente é de chorar, eles pintaram a entrada de rosa, foi balão rosa, letras de série C drone com a letra C, cantaram músicas da nossa queda a 3 divisão, a única torcida no RJ que grita 3 divisão pra gente é essa nojenta torcida do vascú, do jogo não vou comentar, um time que no banco entra os 3 Ms não tem como falar de futebol.
sem reforços, esqueçam futebol!!!
nosso elenco é fraco
nosso elenco é fraco
nosso elenco é fraco
nosso elenco é fraco
nosso elenco é fraco
nosso elenco é fraco.
porrrrraaaaaaaaaaa será que é tão difícil assim da diretoria perceber?
O cara faz a lambança de substuir Scarpa, Douglas e Rich por Marco Jr., Marquim e Maranhão, as três “M…s”.
Entrega o jogo depois de destroçar todo o meio-campo do time.
E no pós-jogo vem posar de inteligente, analisando as falhas ….
e descarregando toda a culpa nos jogadores,
como se ele trabalhasse em outra casa, não tivesse nada a ver com ‘aquilo’.
Estas são algumas pérolas extraídas da ‘análise pós-jogo’ feita pelo treineiro.
Abre aspas :
° Conversei com os caras. Faltou experiência, segurar mais a bola, ter tranquilidade.
° Não pode, aos 46 tive dois escanteios. Bate o escanteio curto, ganha tempo.
° Tomamos o gol depois de uma bola longa do Cavalieri, de tiro de meta.
° Perdemos a bola no meio, depois cruzamento da direita e o Luis Fabiano livre.
° Não admito a forma que recuamos.
° No primeiro tempo nós facilitamos tudo para o Vasco. Não teve jogada vertical.
° Eu não gosto de tomar gol simples. Entra um cara que é destro pelo lado esquerdo, é óbvio que ele vai procurar sempre driblar para dentro. Marca o cara na vertical, pô. Dá o fundo para ele. Não pode dar o meio, que é onde ele quer.
° Eu não lamento ausência (Sornoza), não. O meu meio-campo jogou muito no segundo tempo.
° Nem vamos conseguir trabalhar muito porque quarta-feira temos um jogo e vamos começar perdendo por 2 a 0. (Sobre o time na quarta) não sei ainda.
Fecha aspas.
E conclui a tal ‘análise’ preparando o terreno para outro vexame na quarta-feira.
Uma verdadeira lástima.
Uma verdadeira vergonha.
Reforços ? Para que, se deixa o Calazans no banco e usa as três ” M …s ” ?
20:21 > 27/Maio.
Fala aí Bidu:
Com está merda de diretoria, com esta merda de elenco e com esta merda de torcida, quem você indicaria para treinador do Fluminense?
Não queria admitir uma constatação mas por mais que falamos aqui nesse espaço, o ano de 2017 pode estar sendo perdido para o Fluminense e sua torcida que por falta de uma visão mais profissional da diretoria que não reforça esse elenco, a famosa teimosia e caga*@ do Abel desmontando o time mais jogadores que nem poderiam estar no elenco como Maranhão, Marquinhos, M. Jr, esperar por títulos???
Sinceramente e honestamente já está dando indícios que o Fluminense a continuar com essas ocorrências acima, tem tudo para apenas ficar no meio da tabela do brasileiro e ser eliminado a qualquer momento nas competições de mata-mata!!!!!!
Caros,
Este time do Abel é bola ou búrica, será assim até o final do ano.
Acostumem-se…
SDs Tricolores e DJ
Não vai ter jeito mesmo, a torcida vai ter que se unir e entrar com uma ação contra toda a imprensa difamatória, e para aqueles que não difamam, mas estimulariam o escárnio.
Depois ninguém saberia como apareceriam as desavenças e ódio.
Era só colocar o Calazans no lugar do Douglas ou Scarpa, quando estava 2 x 1 O asco iria sair pra empatar, MAIS é difícil não fazer merda né Abellllllll
Atenção diretoria coloca um treinador atualizado, Abel vai rebaixar o Flu com sua Teimosia.
Não pude assistir ao jogo hoje, mas pelo pouquíssimo que li aqui… foi melhor.
Até dei um voto de confiança para o Tapir, mas lembro sempre do velho deitado: “pau que nasce torto…”
Quer dizer que ele insistiu com seu querido e amado “inho”, com M. Inutil Jr e Maranhão? Parem o mundo que quero descer…
E a galera achando que ele iria inovar e utilizar o Calazans para auxiliar na armação… hahahahahahaha
Jogo contra o Grêmio quarta a noite… a torcida deve estar doidinha para comparecer em massa e aplaudir… Marquinho, M. Inutil Jr., Maranhão… e quem sabe ele promova o retorno do Gum?
SSTT
Venceram com o que faltou no time do Fluminense: raça.
Mas, dois foram os responsáveis pela derrota: Abel e Orejuela. M Júnior, Marquinho e Maranhão de novo. Repetição idêntica dos mesmos erros jogos seguidos.
O técnico adversário colocando jogador para atacar e Abel desmontando o meio para colocar M Júnior.
Duas jogadas de gols do vasco foram em divididas com Orejuela, entrando sem fibra alguma nas jogadas. Tocando de lado o jogo todo. Desse jeito eu também não erro passes porque todos são de 5m e para trás. Raça, camarada!
Scarpa improdutivo na frente e na composição do meio campo, completamente cansado, e em vez de entrar com Calazans bem antes, deixa tudo pra cima da hora e ao mesmo tempo.
Primeiro gol do adversário com o atacante cabeceando literalmente sozinho. Pode até fazer, mas subir sem ninguém acoçando é repetição da falha dos últimos cinco jogos. Nosso goleiro não adianta falar porque não sai do gol de jeito nenhum. É melhor sair e falhar do que ficar esperando bolas indefensáveis.
Fim de semana estragado por repetição de erros de Abel e falta de raça.
Certas coisas são inadmissíveis: jogadores sobem da base e assumem as dores do clube em que foram criados. Deixam até costelas pelo chão quando enfrentam o Flu, no caso do vasco. Os nossos apáticos, tocando bolinhas laterais, sem brios na cara, fazendo de conta que o problema não é com eles.
Orejuela é outro que anda me irritando com toquinhos pra todo lado, sem objetividade alguma. Anda totalmente nulo defendendo e só toquinho para os lados e para trás “atacando”. Douglas a mesma coisa, sem sangue, apático.
É uma questão de postura, de vergonha. O time do vasco acabou de ser todo remontado. Um monte de pé-duro. Mas a atitude em campo contra o Flu é sempre extrema. A mesma coisa o botafogo. Uma semana de descanso e os caras voltam totalmente “cansados”.
O que esses jogadores precisam entender é que têm que deixar o pulmão e as pernas em campo. Entender que estão representando o Fluminense e sua torcida.
E não adianta contratar se a filosofia não for a da vergonha na cara. Tem um bocado de jogador da base que subiu. O técnico não dá rodagem e insiste com MJ, Maranhão e Marquinhos. Então que colocasse Pierre em campo que pelo menos tem sangue nas veias. Mas o cara insiste em desmontar o meio campo inteiro e colocar Maranhão e MJ para virar jogo depois do leite derramado. E Marquinhos…
Se não tem grana pra contratar, então que os jogadores que subiram sejam preparados para jogar.
Treineiro entregador de camisa voltou, estava demorando!
Fala sério, ridículas as peças de reposição!
Burrrrrrroooo, alguém da direção deveria cobrar isso dele, passou um atestado de BURRICE, Teimoso cego ou então tem coisa por trás…….
Não dá para acreditar num time que vira um jogo numa rara ocasião onde um juiz assinala dois pênaltis seguidos e depois entrega o ouro com as fabulosas e geniais substituições de um técnico ultrapassado no final do segundo tempo.
Deve ser alguma cláusula contratual: MJ, marquinho e maranhão, somente pode estar de brincadeira. É muito vontade de entregar o jogo, é para acabar com a paciência de qualquer torcedor.
Mais um ano para passar em branco e rezar para não cairmos.
Isso aí.
Tudo ia relativamente bem, viramos o jogo, o vasco ia começar a dar sinal de desânimo.
Tomamos um gol ridiculo sem marcação no empate deles.
Aí entra em cena Abel, com marcos junior e ……marquinho!!
Nem precisa ser mágico, tomamos a virada.
Único ponto positivi do jogo, henrique dourado. Tenho que tirar o chapéu para a atuação dele hoje.
Caros,
Só para lembrar aos nossos iluminados dirigentes que convocaram uma espetacular coletiva ( e aí esta montanha pariu um rato ), não temos banco senhores, não temos banco.
SDs Tricolores e DJ
Resultado ridículo contra um time ridículo. Abel , vai se fud… Porra , pensei que esta bosta de Marquinhos nem no Fluminense estava mais. Com Calazans no banco o cara insiste em colocar Marcos Jr? Marquinhos? Maranhão? Vai pra pqp !
Sabem quantos vão no meio de semana ver o jogo contra o Grêmio? É ridículo…
Foi só questão de tempo !
O cara não iria resistir à tentação de fazer bobagens, de usar sua teimosia.
Marquim no lugar de Douglas.
Marcos Júnior no lugar de Scarpa.
Maranhão no lugar de Richarlison.
E ainda deslocou o Wendel para o apoio pelo flanco esquerdo.
Resultado : abriu a porteira, destroçou o time.
Era tudo o que o Vasco queria.
Abel perdeu este jogo.
Não adianta ! Ele não aprende !
Prefiro não comentar !
18:06 > 27Maio.
Caracas… não assisti ao jogo. Me diga que vc escreveu isto de sacanagem…
Não consigo acreditar que este Tapir idiota, vencendo por 2 x 1 (vi na internet pelo celular) coloca estes 3 trastes em campo… não acredito…
Bom… acredito sim… e bem feito para nossa torcidenha de…
Tô muito é p… com este treineiro de araque… vai a pqp…
E ainda tem quem ache ele bom… bom para os adversários… kkkkkkkk
SSTT
Ptz, nada contra torcedor algum, mas um cara que nem vê o jogo dar pitacos, aí é FROID.
Senhores,
Vamos lá. Terminou.
O Vasco conseguiu melhorar o time em 20 dias.
Nós perdemos o Sornoza e não encontramos substituto. Acho que não temos.
Mas a diretoria é boa, sabe tudo e em 2019 voltamos ao páreo. Até lá cada um faz o que quiser. E se seis anos mais três ainda forem pouco, o pessoal espera mais três anos.
Nunca esqueçam: O título nacional que tivemos foi com o dindim do patrocinador/investidor. Perdemos todo esse dinheiro sem avançarmos onde era possível.
Um dia aparece alguém com ambição e capacidades para gerir o futebol. Vai depender do tamanho que teremos.
O resto é estória para boi dormir.
ST
Pois é caro TT…
Cenário econômico do clube de terra arrasada, elenco insuficiente para os torneios que estão sendo disputados, nada de patrocinador master, técnico insistindo com jogadores questionáveis…..
2017 será de fortes emoções…
ST
Andrei,
Desanimador mesmo é ver as picuinhas bobas na torcida e o respaldo que dão aos equívocos.
Mais um tempo acabam acertando de tanto insistirem. Conto com isso, porque não deixou-se torcer pelo Fluminense.
Valeu!
ST
Caros,
E o timeco ganhou no seu alçapão. Mas Abel ajudou. Marquinho? Adivinha quem não acompanhou o jogador do “Asco” no terceiro gol? PQP. Maranhão? PQP. Não podiam segurar a bola, Porra!
Já disse e vou repetir de novo: nosso maior rival histórico é o Flamengo mas o maior adversário no momento porque concorre na mesma pista é – e eles sabem disso, por isso seu ódio – é esta joça chamada Vasco/Eurico.
Deixa estar que no próximo vai ter chocolate no Maracanã e o jogo não será num campo de várzea.
Insuportável este careca gaúcho que transmitiu no PPV.
Virando a página. Quarta tem jogo… Sem Marquinho e Maranhão, por favor.
SDs Tricolores e DJ
Carlos,
Mas foi mais uma lição para ser aprendida. Sempre dizem a mesmíssima coisa.
E a turma gosta de ouvir desculpas.
O pessoal da torcida, em apoio às medidas de contenção, diz que não tem dinheiro. Mas não consegue explicar a razão pela qual, quando tinha o dinheiro, deixamos de ganhar os títulos que podíamos. Eles não explicam porque deixaram a gestão do futebol na mão do patrocinador/investidor. Porque só tomaram as rédeas quando havia mesmo mais o que fazer.
Sou de uma época em que o nosso futebol entrava para disputar o título. Fazia frente às demais equipes, quase todas muito boas.
Não posso achar isso bom. Quando se esforçam eu acho aceitável. Bom é outra coisa.
ST
Pois é…
ST
Cavalieri, vc é um m*rda!
***
Abel…Maranhão, Marquinho?
Vc é um brincalhão!
Abel vc não aprende …..burro velho insistindo com esse 3 merdas…o treinador do Vasco fez as substituições certas e vc??? Ah vc colocou os 3 craques…… jogou 3 pontos fora.
Henrique Dourado é uma piada!
piada é o abel braga
Caros,
Intervalo.
Até agora não “rolou”. O Vasco ainda está se estruturando, mas não fluiu o nosso jogo.
Vamos ver como voltarão.
ST
Mais um péssimo primeiro tempo.
O almoço deve ter sido sopa de siri, só jogaram para trás….
Falha da zaga no gol, fabiano não pode subir sozinho….
Agora é torcer para que aquele time aguerrido apareça no segundo tempo, pois perder para este fraco time do vasco não dá….é a chance de cravar mais três pontinhos “fora de casa”.
Avante fluzão.
Como se faz para tomar um gol desses?
O “coroa” subiu sozinho, o zagueiro ficou olhando. Tomar um gol neste sentido é no mínimo falta de treinar posicionamento dos defensores!
Brincadeira!!!
Esse ataque não faz mal a ninguém!
Alô representante do FFC junto a CBF/comissão de arbitragem vamos trabalhar!
E o foi continua com estes zagueiros que ficam plantados nos cruzamentos…piada!
Time que tem jogadores como paulão e luiz fabiano não pode ganhar de ninguém!
Boa tarde tricolores!
Se o FFC entrar focado no Jogo contra vasquim, sairá vitorioso!
Estádio vazio!