O Terno e Gravatinha está em festa. Faz hoje nove anos e inicia uma nova fase, na contagem regressiva para completar incrível uma década, em 15 de maio de 2017. Inaugura um espaço independente, só seu. Era um pedido antigo dos leitores, finalmente atendido. E também um desejo deste colunista, que amadurecia a ideia já há algum tempo. Faltava só o timing apropriado. E que não poderia ser melhor. O novo Blog Terno e Gravatinha inicia suas atividades neste novo endereço no dia do seu aniversário e na data de estreia do Fluminense no Brasileirão-2016.
Às suas antigas casas, G1 e NETFLU, só agradecimentos. Foi nesta última, diga-se de passagem, que o Terno e Gravatinha conquistou dois de seus três troféus de Top 1 do Prêmio Top Blog (o último, há poucos dias), espécie de Oscar da Internet, do qual já foi cinco vezes finalista. Já a Globo foi simplesmente a responsável por esta grandiosa e alucinante loucura, depois que escolheu este colunista para que fosse o representante da torcida tricolor em seu portal. Foi lá também que se deu o recorde de visitas: quase meio milhão de acessos únicos/mês em julho de 2008, quando o Fluminense disputou com ineditismo uma decisão de Libertadores da América.
Naquela época, lembro, estava só com 29 anos e ainda não tinha alguns cabelos grisalhos. Agora, já mais perto dos 40, não só os acumulo como tenho a alegria de ser pai da Melissa e o guardião (ou tutor; jamais “dono”, que sugere “posse”) dos gatos Pascoal, Prince e Daiana (in memoriam). Os animais, por sinal, são outra razão para a inauguração deste espaço, que se ocupará com mais profundidade do tema, já que este colunista milita, sabidamente, nesta causa.
A você, leitor, dedico este blog independente. Você o merece. Juntos, desde 2007, construímos uma história bonita de confiança, respeito, emoção, interatividade – e até de lágrimas e confidências. O Terno e Gravatinha só atingiu tamanho patamar de visibilidade porque você o escolheu, confiou e acreditou. E sabe: jornalisticamente, há responsabilidade sobre o que é escrito aqui.
Também como forma de homenagem a você, o Terno e Gravatinha voltará a publicar a seção Tricolores pelo Mundo, já que é acessado dos mais diversos cantos deste nosso planetinha castigado. Portanto, escreva para cá, envie a sua foto! Só é preciso estar vestido com a camisa do Fluminense ou com a bandeira do tetracampeão do país. Diga também, em uma frase ou poucas linhas, por que você tem amor ao Tricolor. O e-mail você já sabe: joaogarcez@yahoo.com.br
É, então, chegada a hora de colocar a bola para rolar. Agora é com a gente. E com o Fluzão!
Bem-vindo a este cantinho acolhedor, querido leitor, a sua (nossa) nova casa!
***
Em tempo: comente, debata, participe, interaja mesmo a valer. Mas, se me permite, peço-lhe uma gentileza: ao preencher o seu nome, diga, por favor, de que localidade você é, combinado? Exemplo: João Marcelo Garcez – Rio de Janeiro/RJ.
Muito obrigado!
***
Faz tempo, viu? Tanto tempo que o quarentão Magno Alves tinha apenas 23 anos, e Roger, que, com boa dose de exagero, chegou a ser chamado de Maradoninha por Parreira, o então comandante, ascendera havia pouco à categoria profissional.
Na era dos pontos corridos (desde 2003), o Fluminense jamais tinha iniciado sua caminhada no Campeonato Brasileiro jogando no Estado de Minas Gerais. Revisitando os arquivos mentais do Gravatinha, recordou-se que o certame se dera pela última vez no longínquo 1999, na cidade de Nova Lima. E pela Série C.
Naquela, o time não começou bem, é verdade (perdeu por 2 a 0 para o Villa Nova, numa partida que teve de ser encerrada pelo árbitro antes do tempo regulamentar, porque a polícia não conseguiu conter a ira de alguns torcedores, que arremessavam pedras no campo e brigavam de forma generalizada). Mas foi o campeão ao fim da competição.
Ainda que os tempos sejam outros, tanto na qualificação do elenco, quanto na dificuldade dos enfrentamentos, não custa torcer para que o desfecho do presente Brasileirão repita o final feliz daquele do fim do século passado, e que motivou no timoneiro do Tetra um discurso orgulhoso, de tricolor convicto – o de que daria a tal conquista o mesmo peso de qualquer outra que já tivesse ganhado em sua carreira, por todos os espinhos e obstáculos que teve de driblar desde o seu retorno às Laranjeiras, à época, patrimonialmente, “em ruínas”, por assim dizer.
Ah, sim, Roger, sabe-se, hoje é comentarista do canal a cabo SporTV e Magno… bem, o Magno é um atleta incansável: está correndo como um garoto e defendendo o único clube do mundo que, como rezava seu contrato, poderia tirá-lo de qualquer lugar sem custo, em caso do recebimento de uma proposta – o Fluminense.
***
Fred e Gustavo Scarpa foram os caras do Flu na estreia vitoriosa do time no Brasileirão, coroando esta nova etapa do Terno e Gravatinha, reinaugurado concomitantemente ao primeiro passo do Flu na caminhada pela maior competição do nosso calendário.
Contra o clube que o revelou, o América-MG – e pelo qual marcou, inclusive, o gol mais rápido da história, a 3,17 segundos, recorde registrado no Guinness Book em 2003 –, Fred fez lembrar Palmeiras 2 x 3 Fluminense de 2012, jogo que deu o tetracampeonato brasileiro ao Tricolor, ao finalizar de modo muito semelhante ao que venceu o goleiro Bruno quatro anos atrás.
Foi o único gol da partida, mas o suficiente para desmoronar a invencibilidade do campeão mineiro no Estádio Independência, onde não era derrotado havia oito meses, e expurgar uma escrita incômoda deste confronto – a de o Flu jamais ter conseguido superar o Coelho em jogos válidos por Campeonatos Brasileiros, ainda que não os fossem tantos (oito).
O 1 a 0 foi tão enganoso quanto a partida que eliminou o Fluminense do Campeonato Estadual, ante o Botafogo (também pelo placar mínimo). Naquela, porque o Tricolor não viu a cor da bola; e nesta, porque o time de Levir, por vezes, chegou a empolgar a torcida, pelo número de oportunidades criadas (quase 20).
O meio de campo do Flu, formado por Edson, Cícero, Gustavo Scarpa, Osvaldo e Richarlison (4-5-1), com Fred agora participando mais ativamente do jogo, povoado como está (não só por isso, mas pela qualidade), deixa a defesa pouco vulnerável e o setor ofensivo do time com bastante poder de fogo.
Fora os reservas de luxo, como Marcos Júnior, autor do gol do título da Copa Sul-Minas-Rio (Primeira Liga) e Gerson, embora este, que em junho vai definitivamente para o Roma (mesmo destino de Alisson, goleiro do Internacional), tenha se tornado de novo um jogador disperso, depois de dar sinais de melhora no início do trabalho de Levir Culpi.
A atuação convincente anima para a estreia “em casa”, contra o Santa Cruz (a partida será em Volta Redonda, no próximo sábado), mas requer também cautela, já que o time ainda não prima pela regularidade nem pela boa pontaria.
Largou bem!
***
No final do arco-íris, havia não um pote de ouro, mas uma menininha doce, de pela alva e sorriso fácil. Tocava uma planta com rara delicadeza, como se a sua vida fosse uma extensão daquele cenário deslumbrante. Olhava a vida com olhos de criança, sem jamais perder a sensibilidade. Disse-me:
– Quando vivemos a vida como se tudo fosse um milagre, o arco-íris nunca descolore.
Desde então, passei a seguir seu precioso conselho. Modifiquei o meu mundo.
Este blog é um milagre, você é um milagre, nossa vida é um milagre.
Não crê?
Observe-a, então, como se o fizesse pela primeira vez.
A mágica se dará.
Mas é preciso estar pronto. E não se esquecer.
Olhos de criança.
***
Uma excelente semana a você! Até quarta-feira!
Caro marmund, o Torres foi exemplar, mesmo tendo sido capitão de um time que tinha feras como Clodoaldo, Gerson, Rivelino, Jairzinho, Tostão, Pelé, etc.
Na minha opinião foi um exemplo de capitão exatamente por apresentar-se como homem sério, discreto e ciente de sua responsabilidade como representante do grupo dentro de campo, e não como ‘chefe de disciplina’ de companheiros de time ou, pior, como ‘general da banda’, apresentando-se em público como fazem as balizas com seus bastões à frente das bandas e fanfarras.
Especialmente em se tratando de jovens jogadores em formação, a forma com que são tratados em campo pode ser determinante para seu desenvolvimento ou desaparecimento.
Isso preocupa.
Haja vista o Danielzinho. Sumiu, depois daquela ‘ralada’ que levou em pleno campo, diante de todos, e outros episódios que não vale a pena lembrar.
Em suma, não se é capitão por querer a vitória mais que os outros. E nem por saber fazer ‘cara de mau’. Mas por ser capaz de usar a experiência e o exemplo como algo a ser seguido e respeitado.
Esta é a minha visão sobre o assunto, sujeita a chuvas e trovoadas, caríssimo amigo.
Pensador, é mais ou menos por aí. Em verdade, eu não fiquei muito a vontade para escrever o adjetivo utilizado pelo Saldanha no papo com o Torres. Acho que ouvindo o dito pelo Saldanha, estaria acionado as chuvas e trovoadas rsrsr. Quanto as joias de Xerém, penso, que carece de uma maior avaliação nossa. Será que nós torcedores, não estamos projetando algo que ainda não está pronto? a bronca exagerada (esporro) faz parte da formação profissional. É assim mesmo, hoje, eu escuto (sou jovem). Amanhã eu falo (sou experiente). O nosso treinador é experiente, foi jogador e com certeza está atento a esses detalhes. Além de tudo, temos um presidente competente, um vice Pedro Antônio, muito atento e ambos não vacilariam em acionar os psicólogos do clube. Vamos em frente, sem assombrações !! deixemos isso com a flapress.
Agora entendi porque eu não conseguia me logar… é porque eu tenho meu “black ninja” e o blog solicita que se “logue” na conta do mesmo.
Portanto, informem a galera que tiver um Avatar que é necessário usar o login e a senha do mesmo.
Pelo menos foi isto que aconteceu comigo.
Vamos ver como ficará a organização da casa nova. Bela está… vejamos se fica bem funcional.
Parabéns e já era sem tempo de vc ter um local próprio, caro Garcez. Agora… com casa nova virão novas responsabilidades de escrever mais textos… hehehehe
SSTT
Todos cientes. Obrigado por seu gentil comentário. Seja bem-vindo à nova casa.
Testando postar no blog.
Testado. E aprovado. 😉
Garcez, parabéns por mais está conquista em sua vida e se as mudanças lhe trouxeram grandes vitórias com seus blogs este, com certeza, não fugirá a regra.
Que a mescla entre os bate-papos sobre o Fluzão e as reflexões da vida, em todas as suas formas, faça deste blog um espaço rico de ideias e amizades.
Muita disposição e sabedoria para nos enriquecer com seus textos iluminados e inspiradores.
Saudações, Marcos Machado, Porto Velho/RO
Obrigado pelos votos, querido! Retribuo o carinho, desejando o mesmo a você. Um grande abraço.
Parabéns pelo novo espaço Garcez ! E que neste novo espaço tenhamos muitas discussões com o Nível que nosso Tricolor merece. Sobre o time acho que está na hora do Henrique esquentar o banco e abrir vaga para o Renato Abreu. Assim como acho que o Gérson pode deixar para o Eduardo a condição de primeiro reserva no meio-campo. ST.
É isto aí, Luiz! Espaço mais do que aberto. Obrigado, um abraço a você.
Obrigado pela continuidade do trabalho.
Tenho um blog também, mas não é sobre o Fluminense ou mesmo sobre esporte, é sobre animais.
Enfim, continuarei acompanhando seu blog como sempre fiz, pois sou um tricolor fanático e adoro seus textos. Eu comecei a acompanhar seu blog em 2008, pouco depois da Libertadores, e, na época, eu tinha 17 anos, hoje já tenho 25, o tempo passa.
Sobre a estreia: Muito bom jogo desempenhado pelo Fluminense, numa espécie de 4-1-4-1 (4-5-1). O Scarpa é um jogador que vem mostrando um excelente futebol e uma regularidade, o que é muito importante, mas o que me chamou atenção foi a quantidade de chances desperdiçadas no jogo.
Acredito que possamos brigar pelo título brasileiro, pois no dia que eu deixar de acreditar no Fluminense, eu não me sentirei um verdadeiro torcedor.
É mesmo, Hijikata? Adoraria conhecer o seu blog. Poderia me enviar o endereço? Obrigado por seu carinho, viu? Você é muito bem-vindo. 😉
Sim. Hijikata é o meu nick.
Eu me chamo Raul Bismarck, sou de Brasília.
Meu blog é este = http://hacchifansub.net/
Obrigado por compartilhar, companheiro! Meu abraço.
Que venha o Santa Cruz.
Sábado, às 18h30, no Raulino. 😉
Parabéns Garcez pelo novo espaço. Espero que nesta nova casa possamos debater de forma mais inteligente sobre as coisas de nosso Flusão, e deixar de lado picuinhas e assuntos cansativos e repetitivos que infelizmente estamos acostumados a ler nos comentários;
Sobre o jogo de ontem, acho que o Flu fez uma partida inteligente e poderia ter resolvido o jogo com mais tranquilidade pelas chances de gol que perdemos. Espero que apresente esta mesma vontade nos jogos que virão.
Obrigado, Jefferson! São vocês que fazem o debate, abrilhantam esta casa. Obrigado pelos votos. Esteja em casa. Meu abraço.
Parabéns Garcez pela nova casa! Que os prêmios continuem sendo conquistados, agora em sua casa!
Muitíssimo obrigado, Sandra! Estamos todos muito contentes com a inauguração desta nova fase. Um grande beijo.
Nação tricolor,
Assisti a várias partidas e posso falar que não devemos nada a ninguém. Com mais um pouco de velocidade podemos almejar permanecer no top6. É óbvio que precisamos suprir as carências posicionais conhecidas de todos. Mas é um começo reconfortante. E já estamos em terceiro no Brasileirão, rs rs, restando aproximadamente 42 pontos para Scarpa..rmos do rebaixamento. rs rs
O Palmeiras parece num estágio tático ligeiramente superior, mas nada que não possamos equiparar, até mesmo para contrariar o Cuca que nos “esnobou” dizendo ser piriquito desde menino…
Nosso próximo confronto, com o Santa Cruz é “peligroso) pois esse time está está com a macaca — não a Ponte Preta, rs rs — e vai querer aprontar com “nóis”. É bom colocar o 3,1416 + R em cima dele, caso se recupere a tempo da lesão na panturrilha.
Está bonito de ver o Scarpa jogar. Passes em diagonais, chutes enviezados, enfim, esse talento não pode ser vendido para gerar “caixa” e bancar os medalhões.
A propósito, até do Don Fredom eu gostei e concordo com a análise feita pelo Levi sobre ele (Será que tou virando “fredete”, espero que não…), mas se continuar a se esforçar, posso até traçar um diagnóstico diferente desse “hiper controlado emocional” jogador. Bastou o time ganhar em jogadas pelas laterais em velocidade para municiar o nosso 9.
Assisti a um campeonato de golf pela TV e percebo como podemos melhorar em precisão para colocar a pelota dentro daquela meta de 7 metros. Fizemos quase duas dezenas de ataques e apenas um gol…
Hahahahahahahaha !!!!!!!
Delicia de matéria, Ivan …… O Terrível !
Haha !!
Curtinhas :
° Precisamos de um bom Lateral Esquerdo com urgência. Well joga ali no sacrifício.
º Precisamos encontrar outro Scarpa, de preferencia destro, para fazer junto com esta nossa grande revelação uma dupla – aí sim – demolidora de defesas.
° Pois o Gerson – que seria este homem – parece que só quer saber de bailar e … bailar. Pena que seus trinadores da base não tenham conseguido dar-lhe a ambição de um guerreiro.
° É só imaginar o Gerson com a força física e com a determinação de um Richarlison, ou com os pulmões e tenacidade de um Scarpa.
° No mais, creio que o elenco é suficiente. Dá para o gasto.
° Estou atento ao Mr. M.
Passada a tempestade que criou dentro do clube sossegou um pouco, mas … já está voltando ao seu estilo dominador e repressivo de ‘liderar’ seus colegas em campo, além daquela mania de ‘montar’ em qualquer assunto que lhe renda mídia como ‘bom moço’. Para tanto já foi capaz de capitalizar até a decisão de realização de um minuto de silêncio, que nunca coube a um jogador ‘promover’.
Trata-se de um genérico do Cristiano Ronaldo no quesito ‘narcisismo’, não há dúvida.
Noto que o gajo já está voltando à antiga mania de mandar nos companheiros, com olhares ameaçadores e ordens com dedo em riste durante o jogo; mormente nas bolas paradas, talvez por saber que os ‘holofotes’ de seus ‘colaboradores da mídia’ estão acompanhando o lance.
Voltando a ser o Darth Vader de antes este jogador estragará todo o trabalho de grupo, por mais goleador que – incontestavelmente – seja. E é ! Mas isso não é tudo.
Torço para que ele continue a-p-e-n-a-s jogando bola. Nada além disso !
Amaury, grande pensador !! A liderança é imperativa e essa não se impõe!! É adquirida. – Faz alguns anos, tive a oportunidade de ouvir do saudoso João Saldanha uma pergunta ao nosso capitão Carlos Alberto Torres: Vc sabe pq te escolhi para ser o capitão da seleção de 1970? resposta Não. Não sei, aliás é curioso, pq fui escolhido no meio de tantas feras (Brito, Gerson e Pelé etc) ? – resposta de Saldanha: Pq de todos vc é o pior… e, eu preciso de alguém para liderar os outros e ganhar a copa. Amaury, se não me engano, esse papo ocorreu na tv RECORD, no programa esportivo dos tricolores Alberto Léo e Paulo Stain. Se tiver interesses dê uma pesquisada. O Fred é isso aí mesmo, é o seu temperamento. Ele quer ganhar sempre. E, nós gostamos disso. Sem esquecer do jogo contra o Palmeiras em SP pela Copa do Brasil. Foi uma pena ele não ter feito o segundo gol. Mas, nós não gostamos e não esquecemos do jogo contra o Vasco, agressão ao zagueiro Rodrigo e tb contra o Atlético PR, agressão ao zagueiro Léo). O Fluminense acima de tudo e de todos!!
Parabéns pelo novo espaço.
Estou estranhando um pouco e tive dificuldades para encontrar os comentários, mas com o tempo vou me adaptando.
Sobre o jogo de ontem, muito bom começar vencendo e apresentando um bom futebol.
Espero que não seja apenas um bom começo e que os jogadores continuem demonstrando a mesma vontade nos próximos jogos.
Uma pena a insistência do Levir com o Oswaldo, Marco Júnior fez muito mais que ele em menos tempo, porém, o homem é o treinador e deve saber o que faz.
ST.
Obrigado, companheiro! Casa nova é assim mesmo. Logo a gente se acostuma. Seja muito bem-vindo, viu? Grande abraço.
João,
Parabéns pela nova casa. E casa própria é sempre melhor…
Mais um belo texto, pra variar.
Abs.
Obrigado, Juca! Conto com você! Aquele abraço.
Final de semana muito tricolor!! vencemos nos domínios do adversário, quebramos um longo tabu, o Fred fez gol e homenageou o nosso GUILHERME!! O Fred disse: É PARA VC GUILHERME QUERIDO. – O Gui tá com moral com o capitão ST.
Ele deveria dedicar ao richarlysson!!
ST
Confirma aí Mundin,
o Fred fez uma homenagem a um bebê que vai nascer,
bola na barriga, aquela coisa de jogador.
Voce tá sabendo se ele vai batizar o moleque com o nome de Guilherme?
a homenagem é essa?
Parabéns pelo novo espaço e dizer que começou bem com uma vitória na estreia do Flu.
Valeu, garoto! Vamos nessa!
Parabéns Garcez pelo novo espaço!!
Obrigado, querido! Seja muito bem-vindo!
Estou achando estranho que ninguém tenha falado ainda sobre o jogo de ontem, neste novo espaço.
Será que é porque a turma não gostou da vitória “suada” de ontem, como sempre?
Eu gostei do jogo, pelo fato de que o time não inventou de ir todo para trás para garantir resultado, gostei das inúmeras chances que criou, mas não gostei, lógico de ver a rapaziada perder chances claras de gols. Fred, Richarlison, Scarpa teriam que fazer nas chances que tiveram.
E aí fica a certeza que técnicos treinam táticas, mas não fazem muito treinamento para os jogadores se aprimorarem quando estiverem e na horinha do tiro final, que é o momento dele se acalmar, e ter sangue frio para a execução.
Fred, no segundo tempo, teve duas enormes; uma que chutou de longe quando podia entrar mais com ela, e outra em que tentou entrar mas perdeu o contanto com ela, e permitiu a interferência do zagueiro. Em suma, o tricolor, ontem, poderia ter feito três gols sem nenhuma injustiça.
Pelo que vi, nenhum jogador quebrou a bola ontem, vi o Osvaldo bem positivo, Fred idem, e se houve algum deslize de um ou de outro isso é normal acontecer até com os famosos do mundo todo.
Mas, aí vem o outro “bicho papão”, o Santa Cruz, que testará o novo esquema mais uma vez, e que se espera continue dando certo, com mais alguns ajustes aqui e ali.
fffffffffffffffffffffffff
Nobre João Garcez,
Parabéns pelo novo espaço, pela militância em prol da causa dos animais e desejo muito sucesso, felicidade na moderação e que o nosso Fluminense cresça.
Obrigado a você, querido Ivan, por nos ajudar a qualificar ainda mais este espaço com a sua participação. Um grande e fraterno abraço.
Sucesso.
Estamos por aqui.
ST
Todos juntos, Luiz! Muito obrigado!
Caro João,
parabéns pelo alcance de mais esta etapa na sua vida profissional.
Que tenha muito sucesso em sua nova empreitada.
Competência não lhe falta.
ST!!!
Muito obrigado por suas palavras de carinho. Conto com você, Mario. Um forte abraço.
Parabéns pelo espaço. Limpo, suave, e com umas fotos que transmitem uma serenidade…
Começamos bem. vencendo.
Por enquanto é só.
Muito obrigado, Heitor! A casa é sua!
Parabéns por mais esta conquista João. Realmente é bem melhor ler seus textos em um espaço só seu. Que casa nova bonita !!! Sucesso sempre !!!
Abraços
Alvaro Che
Querido amigo, faltava você nesta festa. Agora não falta mais. Obrigado mesmo, viu? Um forte abraço pra você e família.
Super Ézio, cruel, muito cruel, você não estar aqui. Nenseeeeeeee, Neeeenseeee!!!
Partiu mesmo muito jovem o Super Ézio. Este gostava realmente do Flu. Saudades!
Parabéns, João! Começou com o pé direito no novo espaço. Vitória dupla!!!
Foi mesmo um domingo feliz! Obrigado, Rosane!
Algumas constatações.
Houve ao meu ver afobação em determinados jogadores nas conclusões ao gol.
Méritos ao goleiro do coelho que defendeu muito hj.
Ao meu ver JG, o PS tem que cumprir sua palavra ao afirmar tempos atrás de fazerem do Scarpa um projeto de carreira nas Laranjeiras enquanto puder segurar o garoto que está fazendo queira ou não, um bom papel técnica e taticamente.
E que o estádio de Edson Passos esteja logo a disposição do Fluminense e que possa trazer muita sorte ao time nos mando de jogos aí no RJ enquanto o maraca está indisponível.
Washington, concordo que perder Gustavo Scarpa ainda tão precocemente seria um pecado. Espero, sinceramente que fique, no mínimo, mais um ano nas Laranjeiras.
Parabens JG e para nosso FFC tambem!
Perfeito, Neto! Começamos bem. 😉
Ola João, parabens pelo novo espaço e muito sucesso.
Muito obrigado, querida!
Vim aqui parabenizar pela nova casa/iniciativa, coroada pela primeira vitoria do flu.
rumo a mais 1 decada 😀
abs
Isso aí, Ernani! Até o Fluzão ajudou. Muito agradecido, viu?
Boa noite, nobre Garcez!
Aqui estou eu a acompanhar-te em mais uma empreitada ( o acompanho desde 2007 ) . Agora, num blog só seu.
Te desejo muita sorte! Que possas publicar mais e mais textos antológicos, como lhe são peculiares.
E, que bela estreia, começa com uma boa vitória, né não? rsrsrs
Falando sobre o jogo, em BH: Tabus foram feitos para serem quebrados. Foi uma boa vitória, onde num todo, eu gostei do time.
Porém, ainda destaco, que para que possamos alçar voos maiores, contratações pontuais se fazem necessárias.
Que seja a primeira de muitas vitórias nesse certame.
ST
Fabrício, estamos todos muito felizes com a inauguração deste espaço. Obrigado por suas palavras. Grande abraço.
Olá JG.
Parabéns e licença para adentrar no espaço genuinamente tricolor e tratarmos sobre nosso Fluminense e de nossos amigos os animais.
Feliz pela quebra da escrita contra o coelho e que seja um bom prenúncio pra nosso Fluminense com certeza!.
S4T
Entre sem bater. A casa é sua, Washington! (risos) Meu abraço e carinho a você.