O Terno e Gravatinha está em festa. Faz hoje nove anos e inicia uma nova fase, na contagem regressiva para completar incrível uma década, em 15 de maio de 2017. Inaugura um espaço independente, só seu. Era um pedido antigo dos leitores, finalmente atendido. E também um desejo deste colunista, que amadurecia a ideia já há algum tempo. Faltava só o timing apropriado. E que não poderia ser melhor. O novo Blog Terno e Gravatinha inicia suas atividades neste novo endereço no dia do seu aniversário e na data de estreia do Fluminense no Brasileirão-2016.
Às suas antigas casas, G1 e NETFLU, só agradecimentos. Foi nesta última, diga-se de passagem, que o Terno e Gravatinha conquistou dois de seus três troféus de Top 1 do Prêmio Top Blog (o último, há poucos dias), espécie de Oscar da Internet, do qual já foi cinco vezes finalista. Já a Globo foi simplesmente a responsável por esta grandiosa e alucinante loucura, depois que escolheu este colunista para que fosse o representante da torcida tricolor em seu portal. Foi lá também que se deu o recorde de visitas: quase meio milhão de acessos únicos/mês em julho de 2008, quando o Fluminense disputou com ineditismo uma decisão de Libertadores da América.
Naquela época, lembro, estava só com 29 anos e ainda não tinha alguns cabelos grisalhos. Agora, já mais perto dos 40, não só os acumulo como tenho a alegria de ser pai da Melissa e o guardião (ou tutor; jamais “dono”, que sugere “posse”) dos gatos Pascoal, Prince e Daiana (in memoriam). Os animais, por sinal, são outra razão para a inauguração deste espaço, que se ocupará com mais profundidade do tema, já que este colunista milita, sabidamente, nesta causa.
A você, leitor, dedico este blog independente. Você o merece. Juntos, desde 2007, construímos uma história bonita de confiança, respeito, emoção, interatividade – e até de lágrimas e confidências. O Terno e Gravatinha só atingiu tamanho patamar de visibilidade porque você o escolheu, confiou e acreditou. E sabe: jornalisticamente, há responsabilidade sobre o que é escrito aqui.
Também como forma de homenagem a você, o Terno e Gravatinha voltará a publicar a seção Tricolores pelo Mundo, já que é acessado dos mais diversos cantos deste nosso planetinha castigado. Portanto, escreva para cá, envie a sua foto! Só é preciso estar vestido com a camisa do Fluminense ou com a bandeira do tetracampeão do país. Diga também, em uma frase ou poucas linhas, por que você tem amor ao Tricolor. O e-mail você já sabe: joaogarcez@yahoo.com.br
É, então, chegada a hora de colocar a bola para rolar. Agora é com a gente. E com o Fluzão!
Bem-vindo a este cantinho acolhedor, querido leitor, a sua (nossa) nova casa!
***
Em tempo: comente, debata, participe, interaja mesmo a valer. Mas, se me permite, peço-lhe uma gentileza: ao preencher o seu nome, diga, por favor, de que localidade você é, combinado? Exemplo: João Marcelo Garcez – Rio de Janeiro/RJ.
Muito obrigado!
***
Faz tempo, viu? Tanto tempo que o quarentão Magno Alves tinha apenas 23 anos, e Roger, que, com boa dose de exagero, chegou a ser chamado de Maradoninha por Parreira, o então comandante, ascendera havia pouco à categoria profissional.
Na era dos pontos corridos (desde 2003), o Fluminense jamais tinha iniciado sua caminhada no Campeonato Brasileiro jogando no Estado de Minas Gerais. Revisitando os arquivos mentais do Gravatinha, recordou-se que o certame se dera pela última vez no longínquo 1999, na cidade de Nova Lima. E pela Série C.
Naquela, o time não começou bem, é verdade (perdeu por 2 a 0 para o Villa Nova, numa partida que teve de ser encerrada pelo árbitro antes do tempo regulamentar, porque a polícia não conseguiu conter a ira de alguns torcedores, que arremessavam pedras no campo e brigavam de forma generalizada). Mas foi o campeão ao fim da competição.
Ainda que os tempos sejam outros, tanto na qualificação do elenco, quanto na dificuldade dos enfrentamentos, não custa torcer para que o desfecho do presente Brasileirão repita o final feliz daquele do fim do século passado, e que motivou no timoneiro do Tetra um discurso orgulhoso, de tricolor convicto – o de que daria a tal conquista o mesmo peso de qualquer outra que já tivesse ganhado em sua carreira, por todos os espinhos e obstáculos que teve de driblar desde o seu retorno às Laranjeiras, à época, patrimonialmente, “em ruínas”, por assim dizer.
Ah, sim, Roger, sabe-se, hoje é comentarista do canal a cabo SporTV e Magno… bem, o Magno é um atleta incansável: está correndo como um garoto e defendendo o único clube do mundo que, como rezava seu contrato, poderia tirá-lo de qualquer lugar sem custo, em caso do recebimento de uma proposta – o Fluminense.
***
Fred e Gustavo Scarpa foram os caras do Flu na estreia vitoriosa do time no Brasileirão, coroando esta nova etapa do Terno e Gravatinha, reinaugurado concomitantemente ao primeiro passo do Flu na caminhada pela maior competição do nosso calendário.
Contra o clube que o revelou, o América-MG – e pelo qual marcou, inclusive, o gol mais rápido da história, a 3,17 segundos, recorde registrado no Guinness Book em 2003 –, Fred fez lembrar Palmeiras 2 x 3 Fluminense de 2012, jogo que deu o tetracampeonato brasileiro ao Tricolor, ao finalizar de modo muito semelhante ao que venceu o goleiro Bruno quatro anos atrás.
Foi o único gol da partida, mas o suficiente para desmoronar a invencibilidade do campeão mineiro no Estádio Independência, onde não era derrotado havia oito meses, e expurgar uma escrita incômoda deste confronto – a de o Flu jamais ter conseguido superar o Coelho em jogos válidos por Campeonatos Brasileiros, ainda que não os fossem tantos (oito).
O 1 a 0 foi tão enganoso quanto a partida que eliminou o Fluminense do Campeonato Estadual, ante o Botafogo (também pelo placar mínimo). Naquela, porque o Tricolor não viu a cor da bola; e nesta, porque o time de Levir, por vezes, chegou a empolgar a torcida, pelo número de oportunidades criadas (quase 20).
O meio de campo do Flu, formado por Edson, Cícero, Gustavo Scarpa, Osvaldo e Richarlison (4-5-1), com Fred agora participando mais ativamente do jogo, povoado como está (não só por isso, mas pela qualidade), deixa a defesa pouco vulnerável e o setor ofensivo do time com bastante poder de fogo.
Fora os reservas de luxo, como Marcos Júnior, autor do gol do título da Copa Sul-Minas-Rio (Primeira Liga) e Gerson, embora este, que em junho vai definitivamente para o Roma (mesmo destino de Alisson, goleiro do Internacional), tenha se tornado de novo um jogador disperso, depois de dar sinais de melhora no início do trabalho de Levir Culpi.
A atuação convincente anima para a estreia “em casa”, contra o Santa Cruz (a partida será em Volta Redonda, no próximo sábado), mas requer também cautela, já que o time ainda não prima pela regularidade nem pela boa pontaria.
Largou bem!
***
No final do arco-íris, havia não um pote de ouro, mas uma menininha doce, de pela alva e sorriso fácil. Tocava uma planta com rara delicadeza, como se a sua vida fosse uma extensão daquele cenário deslumbrante. Olhava a vida com olhos de criança, sem jamais perder a sensibilidade. Disse-me:
– Quando vivemos a vida como se tudo fosse um milagre, o arco-íris nunca descolore.
Desde então, passei a seguir seu precioso conselho. Modifiquei o meu mundo.
Este blog é um milagre, você é um milagre, nossa vida é um milagre.
Não crê?
Observe-a, então, como se o fizesse pela primeira vez.
A mágica se dará.
Mas é preciso estar pronto. E não se esquecer.
Olhos de criança.
***
Uma excelente semana a você! Até quarta-feira!
Parabéns meu brother. …
Ótima surpresa já que no netflu tá difícil comentar.
Te acompanho há tempos, fico muito feliz por vc e pela nação tricolor que terá um espaço democrático para debater sobre nosso querido Flusão. …
Quem sabe o ano de inauguração do blog traga sorte pro penta?
Grande abraço.
Já pensou? Grande abraço, Jerônimo! Obrigado.
João Garcez, que ótima notícia, que ótimo presente! E veio acompanhado com uma vitória do Fluzão aqui na terra do pão de queijo!
Parabéns João, te acompanho desde os longínquos posts no globo.com, sempre junto, ora apenas lendo o que escreve, ora participando ativamente das discussões, mas o importante é que segui (e continuo seguindo) toda sua trajetória dessa jornada Tricolor!
Parabéns meu amigo, vamos juntos e vamos fazer o blog crescer cada vez mais!
ST!
Conto com você, meu bom Frederico, sempre tão amigo e atuante. Muito obrigado.
Boa noite, João!
Muito sucesso nesta sua nova Casa.
Os seus textos nos transmite paz e esperança em dias melhores. São delicados, e ao mesmo fortes. Nem parece que você fala de futebol, tamanha simplicidade na forma de narrar e encantar como na foto publicada. A vida se renova a cada dia e, por isso, precisamos de ter olhos de ver.
Um abraço!
Agradeço seus votos, Carlos! É um grande prazer receber você aqui. Obrigado pelo que escreveu.
Olá João Garcez.
Como você escreveu, teríamos uma surpresa.
E que boa surpresa. Além de agradável, pelo fato de agora termos uma possante locomotiva puxando quantos vagões vierem, é uma locomotiva com uma boa aparência, totalmente puro sangue, Tricolor de coração. Que bom.
Claro, agradecemos aos “patrocinadores” anteriores pelos serviços prestados, mas ter sua própria casa é melhor, e mais confortável.
Parabéns por tudo que você tem alcançado, isso é resultado do seu bom trabalho, e claro ainda tem mais. Tem sim.
Obrigado.
Sucesso sempre.
Oro para que sim, José! Não é cansativo (pelo contrário, é louvável), nem lugar-comum, dizer que tudo isso devo a leitores como você, que me fornece diariamente o que tem de mais precioso – o seu tempo. Fique com Deus!
João, fiquei muito feliz com a sua independência, que eu há tanto tempo torcia pra acontecer.
Veio na hora certa, veio em boa hora!
Parabéns, muitas felicidades e conte comigo!
Estreia no dia na nossa estreia no Brasileirão/16 com vitória fora de casa!
Time entrosado, com volume de jogo e principalmente vontade de vencer, que, no fundo, é o que conta, prova são as vitórias do São Paulo e do Galo com os times reservas.
Então, neste meu primeiro post, deixo-lhe o meu forte abraço.
E tenham todos uma boa semana!
Obrigado por seu carinho, Pedro, que realmente há muito me acompanha. Estamos juntos em mais esta. A casa é nossa. Meu abraço a você.
Presente de Boas Vindas dado pelos Deuses do Futebol à nova residência do Blog do JMG !
Ótima vitória, no campo do adversário – ” Campeão Mineiro 2015 -, invicto em seu estadio e a quem o Flu nunca havia vencido em Minas Gerais ” ; frase repetida trocentas vezes pelo narra…dor global durante a transmissão do jogo.
Só não disse quantas e quando foram realizadas tais partidas sem vitória do Flu.
Então, faço o restinho do trabalho que caberia ao narra…dor :
Três, foram as partidas.! Uma em 2001 e duas em 2011.
E ‘zé vini’ com sua macabra estatística, sr … deixemo-lo no anonimato.
Vencemos e convencemos.
O time começa a mostrar a ‘cara’ do Levir.
Parabéns, turminha.
Só com uma vitória você poderia ser recebido em sua nova casa, caro João Marcelo.
Seja feliz, parceiro !
Foi para coroar o domingão do Gravatão, Amaury! (muitos risos)
Aquele abraço.
Parabéns Garcez! Que esta nova etapa seja repleta de Paz e Bem!
Amém, André! Seja bem-vindo, viu?
Parabéns, João, e sucesso! Você merece!
Obrigado, querido! Vamos nessa!
João, arrebentou!!!!! Leio muito aqui, pena que escrevo pouco. Considere uma sugestão: no acesso a esta página, reparei um cabeçalho com três lindas etiquetas, das quais participei como se estivesse na arquibancada do Fluzão. Reserve um espaço do tamanho do nosso coração Tricolor para inúmeras outras. Parabéns, etc, etc, etc. ST
Fico feliz que tenha gostado e que me prestigie há tanto tempo, Luizão. Mas receio não ter compreendido bem a sua sugestão. Um forte abraço e seja muito bem-vindo.
Meu prezado, é que durante a navegação para acesso a esta página, visualizei uma outra com “nossos” selos Top Blog. Daí, se me permite a brincadeira, vai virar Sala De Troféus. Perdão por não ter sido mais explícito.
(risos) Tudo compreendido. Obrigado, querido!
Acompanho VC desde o GE ..e espero acompanha.lo por muito tempo. Vc é um grande sujeito e nobre tricolor.
Agradeço seu carinho, Nelson! Você é muito bem-vindo a esta casa.
Parabéns pela realização !
Muito obrigado, Alexandre!
Parabéns João!!!!!
Boa sorte nessa nova empreitada!!!
Estou orgulhoso de vc!!!!
Obrigado, meu pai! Nada disso seria possível sem você. Orgulho mútuo!
Parabéns Garcez pelo excelente blog, que tenho o imenso prazer de acompanhar desde o início no globoesporte. Que Deus ilumine seu futuro.
Quanto nossa estreia, foi com nossa tradicional vitória de “goleada”, por 1×0. Placar que inúmeros times do Fluminense adoram em suas conquistas. Quem sabe um bom sinal? Bem, a destacar, a quebra de um tabu de 1.800 anos… afinal, jamais tínhamos vencido este encardido time do América MG, que vai dar o que falar neste campeonato.
Vamos nessa João, rumo ao penta…
É sempre bom iniciar a caminhada com três pontos, Luiz! Isso aí! Obrigado por me acompanhar há tanto tempo. Grande abraço.
Mauriceia Duarte – Rio de Janeiro/RJ.
O Super Ezio na data de hoje faria 50 anos, que a vitória do Flu seja uma grande homenagem por toda sua história com o clube. Obrigada onde quer que esteja.
Beleza, 3 pontinhos fora de casa!
O time deu uma caida no segundo tempo, principalmente com a entrada do Gerson, que parece estar dormindo!
Avante fluzao!
ST
Garcez,
Parabéns pelo blog. Está bem arrumado, bonito.
Estaremos acompanhando este sucesso, agora com mais amplitude de temas.
ST
Obrigado, Julio! Conto com você. Grande abraço.
Caros,
Está agradável o jogo, mas vamos torcer para este time pegar mais consistência. Ainda parece que falta algo.
A se considerar que o jogo é na casa do Coelho.
O negócio é a regularidade.
ST
Final do primeiro tempo.
O time está bem, tocando a bola de forma tranquila. Talvez com um pouco mais de velocidade consiga mais oportunidades. E dom fredom ganhou mais um garçom! 90 % do gol foi do richarlyson, que pique para ganhar a jogada.
Vamos torcer para começar com os 3 pontos jogando fora de casa!
ST
JM, que legal o TEG com sua própria casa =D
Sucesso e Felicidade Seeeeeeeeeeempre !!!!
Um Grande Beijo com um enorme carinho !!!
Muito obrigado, queridona! É sempre uma alegria recebê-la.
Testando 1, 2, 3!
Chegando no novo espaço do nosso querido JG!
Vida longa ao terno e gravatinha!
E boa sorte ao nosso fluzao neste brasileirao!
ST
Seja muito bem-vindo, Andrei! Boa sorte a todos nós nesta nova fase! Forte abraço.
Bem, parece que clareou tudo, mas tomei um susto porque pensei que tivesse perdido o primeiro tempo do jogo, já que a data está apontando 15 de maio de 2016 às 17:12.
Mas tudo bem
Valeu, João!
Ajustaremos o reloginho 😉
Opaaaa!!!, parece que acertei um, e tomara que acabe a agonia. rsrs.
ssssssss
Socorro!, alguém aí que consiga ver meus sinais de fumaça socorra-me, porque continuo perdido.
Alguém desenhe para mim como se faz para comentar aqui agora. kkkkk
eeeeeee,
Fala Garcez!
Parabéns pelo seu blog! E vamos torcer hoje para uma vitória do Fluzão sobre o perigoso América-MG lá no Horto, vai ser um jogo bem complicado contra o coelho mineiro.
Desejo todo sucesso ao amigo! Saudações Tricolores!
Tadeu, você é um querido. Obrigado por tudo.
Fala Garcez!
Vamos torcer pela vitória do Fluminense sobre o América-MG e tentar acabar com esse longo tabu! Parabéns pelo seu blog e prometo aparecer mais vezes aqui. Estamos na torcida por hoje, o duelo pode ter certeza não será fácil! Mas confio na vitória do Fluzão.
ST e novamente parabéns pelo seu blog. Sucesso meu amigo!
Parabéns, João Marcelo Garcez !
Um Blog seu, independente ! Faz tempo que você merecia seu próprio cantinho, amigo !
Peço a Deus que possamos acompanha-lo e honrar o privilegio de te-lo como amigo.
E assim sendo, cá estou, fazendo a minha parte. Haha !!
Amaury – Rio –
É um privilégio, querido Amaury, um verdadeiro privilégio, tê-lo entre meus leitores. Estou muito contente de recebê-lo aqui. Um grande abraço.
Mauriceia Duarte – Rio de Janeiro/RJ
Caro Garcez,
Você merece todas as conquistas alcançadas, pelo fato de ter compromisso, humildade e amor sempre demonstrados ao longo destes nove anos. Te acompanho desde o Globoesporte.com, a sua evolução em todos os níveis foi muito bem percebida por todos os torcedores tricolores. O arco-íris um lindo comentário feito por você neste texto inaugural, muito tocou-me o coração, porque minha saudosa mãe sempre falava de que em sua infância quando avistava um, corria para alcançá-lo, acreditava poder encontrar um lindo paraíso, cheio de flores em um campo de paz. Tinha muita Fé em sua vida e a passou para todos os seus filhos. Quando vejo um arco-íris, lembro sempre dela e consigo acreditar que existirá sempre o bem triunfando, e que tudo que se quer muito será alcançado.
Os grandes companheiros animais são provas vivas do quanto necessitamos da convivência com eles, para neste plano deixarmos aflorarmos a humanidade, o desapego e o amor sincero. A minha família foi adotada pelos gatos: Ares, Deco e Rhayner. Pelos cachorros: Fred e Maicon. Amigos sinceros e que muitas alegrias e afeto são transmitidos. Amo e respeito todos os seres vivos.
Parabéns Garcez, e que ocorram outros grandes milagres para você em muitos e muitos anos. Que nosso Fluminense comece muito bem este Campeonato Brasileiro, nos dê as alegrias que você tem dado ao longo de sua bela jornada.
Um grande abraço e saudações tricolores.
Merecemos todos, querida! E que relato emocionante o seu. Obrigado por compartilhá-lo conosco, alegrando sobremaneira nossa manhã de domingo. Um beijo grande e muito agradecido.
Parabéns pela nova casa! Sucesso nessa nova empreitada.
Muito obrigado, Dellyo! Um grande abraço.
Bem-vindo, estimado leitor! Para deixar um comentário, basta clicar em “Deixe um comentário”, localizado logo abaixo do título do post. Um grande abraço.
Obrigado caro Garcez! Que este blog, agora independente, seja a continuação de momentos felizes vividos outrora noutros espaços. Que possamos continuar esta interação gostosa sobre o nosso Fluzão e sobre os animais. Feliz domingo para você e sua família e que tenhamos uma estreia digna de nossa tradição tricolor!
ST
Era algo que o amigo aguardava, bem sei. Estamos todos muito felizes. Muito obrigado por seu carinho de sempre, querido Jotabê!
Querido João, passando aqui para te deixar um beijo e votos de uma feliz nova jornada.
Muito sucesso nesse novo caminho!
Beijo grande.
Você é sempre formidável, Clarisse! Obrigado pela visita e pelos votos de carinho. Um grande beijo a você.
Estou ainda mais perdido do que roceiro em cidade grande.
Estou tentando ver se este dá certo.
xx
Deu, Paulo! Você conseguiu. Seja muito bem-vindo! 😉