Tudo para Abel

Ao tirar forças sabe-se lá de onde para ir até Recife e dirigir o Fluminense contra o Sport, Abel Braga optou por seguir trabalhando na dor. E se o coração tem razões que a própria razão desconhece, o de Abel, afagado por uma onda mundial de solidariedade, mesmo dilacerado, mostrou-se empenhado em não sucumbir.

Acarinhado pelos pernambucanos em sua entrada e por Vanderlei Luxemburgo, que o levou até o centro do campo para participar do protocolo da CBF, Abel se emocionou. Era sua primeira atuação, apenas quatro dias depois do acidente fatal ocorrido com seu filho João Pedro.

Solidários no velório, os jogadores tricolores também quiseram se mostrar presentes na partida. A pintura de Gustavo Scarpa logo aos oito minutos ganhou ainda mais cores na comemoração do gol, quando Abel ficou no meio de uma poderosa roda de calor humano.

Retornando de longa inatividade, Renato Chaves também deu um jeito de homenagear o treinador, marcando, entre dois defensores, o segundo gol do Fluminense.

Abre parêntese. Ao preterir Frazan e optar por Chaves, Abel talvez tenha feito a opção pela experiência num time com média de idade tão baixa. Fecha parêntese.

Após o travessão ter livrado o Sport do 3 a 0, o Fluminense optou por se fechar para aproveitar o desespero do Leão. Mas acabou dando campo demais ao seu adversário e não resistiu à pressão. André e Patrick empataram a partida.

A injusta expulsão de Orejuela poderia ter complicado ainda mais a situação do Flu. Ao tentar se defender de uma trombada, o volante se protegeu com as mãos. O árbitro, só ele, viu uma cotovelada em Patrick e mostrou, absurdamente, o cartão vermelho ao equatoriano.

Curiosamente, o Flu não se abalou com a inferioridade numérica, juntou os cacos e foi para o jogo. Henrique Dourado e Gustavo Scarpa, no fim, tiveram a chance da vitória.

O 2 a 2, contudo, foi justo e a brava atuação do Flu, um pequeno alento ao coração de Abel.

Resposta digna de um grupo que o abraçou em todos os instantes.

_________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

95 thoughts on “Tudo para Abel

  1. Pois é.

    Eu não apito nada em medicina esportiva, em ortopedia, mas dou minha opinião, de peito aberto, sobre esse assunto de falta de preparo físico que é sempre muito falado quando o time do Flu vai mal.

    Eu não tenho medo de dizer que os jogadores se arrebentam muito mais por excesso de treinamentos físicos e de jogos, pois os que atuam no domingo, na quarta, no sábado ou domingo, e fazem isso regularmente, positivamente não necessitam de fazer coletivos puxados nem treinos físicos com esses alongamentos brabos que muita gente acha que tem que ser, já que esse complexo muscular está dentro dos níveis de funcionamento e só precisa de manutenção. .

    Esses aquecimento antes dos jogos, mais de meia hora, com os caras forçando os músculos, os ligamentos, os tendões com aquele contorcionismo todo é que faz esses garotos caírem chorando de dores, que podem nem ser câimbra pura, em momentos dos jogos, sofrerem distensões, dodói no púbis, pois os músculos já estão por demais exigidos nessa maneira forte desde as escolinhas de dez anos para cima, e quando esses rapazes chegam aos dezoito, o que mais a gente vê é muitos não aguentando correr, e isso nem sendo por falta de pulmão.

    É claro que jogadores correm muito mais hoje, mas nos velhos tempos eles entravam em campo, davam aquelas corridas, saltos, e isso tudo ajudavam no aquecimento, o que ia melhorando no decorrer do jogo, e não se via certas contusões que exitem hoje.
    Esse negócio de muito treino tem que ser feito para ensaio de jogadas, mas sem correria besta, pois jogadores vivem se contundindo até em treinos, e alguns disputam jogadas com se fossem num jogo à vera.

    Esses métodos científicos de treinamento de jogadores, começaram quando Kenneth Cooper apareceu por aqui, e que todos passaram a falar no “Teste de Cooper”, que nem era especificamente para futebol, mas os preparadores logo o empregaram nos seus métodos, e isso funcionou por bom tempo, e parece que ajudou muito na avaliação física desses atletas da bola, que repito, não viviam com tantos tipos de contusões que se vê hoje.

    E todo mundo passou a fazer esse Teste de Cooper para se avaliar fisicamente naquela época, atletas de fim de semana o utilizavam fazendo certas medidas, e até as meninas muito bem fisicamente, todas certinhas, medidas dentro dos conformes, faziam o teste, e os gaiatos logo começaram a falar que aquelas beldades de corpo esculturais, nem precisavam fazer isso pois já tinha o Cooper feito.
    (05/08 – 07:15)
    ???????????????????????????????????????????.

  2. Vou levantar a bola que foi levantada por muitos aqui como o Amaury, Mauricelia, Guilherme e o F Reis quanto ao assunto do CT só para complemento.

    As últimas gestões que passaram e a atual não estavam preparadas para a construção física do CT e se não fosse a prefeitura com a cessão do terreno, a atitude do PA e a participação da torcida em algumas ações pela captação de recursos, esse centro nem existiria hoje.

    Quando tive oportunidade de assistir aos treinos nas Laranjeiras antes dos profissionais irem para o CT AP, reparei que o time mais fazia rodinha de bobinho do que efetivamente desenvolver um trabalho tático. Os técnicos que estavam a frente do time era o Drurys e o Enderson. Detalhe, os trabalhos “começavam” às 15:30 e quase as 6hs, o time já descia para os vestiários.

    Foi se o tempo que o time profissional trabalhava em tempo integral, ainda mais com o número de jogos nos dias de hoje.

  3. Tá vendo Reis porque o Curica é melhor treinado.

    Todo dia é início de treino às 9:30h.

    No Fluzão é às 15:30h.

    Pequena diferença.

    ST

    1. Falando em paulistas, já viram que o Cuca colocou o Palmeiras entre os 4? A pouco tempo estava láááá…
      Deve ter treinos somente as 15h 30min e com roda de bobinho todo dia.
      Eu ainda coloco minhas fichas no Palmeiras. Caso a se ver no segundo turno. Creio que o Curintia deverá perder fôlego e Palmeiras e Grêmio subirão.
      Quanto ao Flu… sei lá… pode tanto subir que nem um cometa… opss… ou algo versa e vice…
      SSTT

  4. Vou dar um pitaco sucinto.

    Essa negociação do Neymar é o cúmulo do absurdo para o futebol diante dos números usados na transação e nada da mafiosa da FIFA colocar regras aos seus filiados e clubes quanto a essa prática selvagem por quem detém recursos jorrando igual água.

    Não esqueço daquela negociação que o Real fez ao contratar o Bale e nada da entidade que comanda o futebol internacional se movimentar para se dar um freio nisso.

    Óbvio que muitos interesses estão por trás…..

    Agora voltando a realidade do nosso Fluminense e seus problemas que não são poucos, falei após aquela derrota para o foguim que o sinal amarelo está aceso para esse time e lamentavelmente veio agora recentemente essa tragédia com o filho do Abel.

    Creio ser uma excelente oportunidade esse confronto contra o Atlético de GO para o time se recuperar na tabela e poder dar um respiro.

    Agora tem que ser manter uma constante que a ameaça de entrar no z4 é iminente se o time do Fluminense continuar com o mesmo desempenho do turno se os maus resultados vierem com frequência.

    1. Sobre números, absurdo é a chamada de notícia que li ainda agora de que o PSG vendeu 10 mil camisas dele gerando um valor de 500 mil Euros. Aí vê-se como o brasileiro é rico ou muito imbecil (o que é na verdade). Os “pobres” dos franceses pagam 50 euros , cerca de R$ 180,00 em uma camisa oficial e aqui no Brasil uma oficial furreca de qualquer clube custa mais de R$ 220,00.

      1. Pois eu já li que cada camisa saiu por 100 euros (370 reais) e rendeu 1 mi de euros para o clube. Resta saber quem escreveu e quem leu o correto.
        SSTT

      2. Não li nada que citasse os tais 50 euros, Cleber.
        Reveja a matéria, pois v. deve estar enganado.
        Li algo sobre preços em torno de 180 Euros cada peça.
        11:04 > 05AGO

    2. Nessa guerra de valores absurdos nas transações de jogadores,
      o Fluminense, atraves de sua diretoria Flusocio, tem dado uma contribuição inestimável para o fair play financeiro da UEFA

      o Tricolor só vende por preço abaixo do mercado real, para não inflacionar o futebol europeu.

      Possivelmente, receberemos o Trofeu Mané, do futebol mundial.

      p.s.
      ( o que a diretoriaFlusocio petista recebe por fora não é contabilizado no Fair Play, e sequer é declarado à Receita Federal, vai pro bolso direto)

      1. Nobre Guilherme,

        Muito bem obeervado.

        Mane é mane e malandro e malandro, versa a música.

        Com a alta capacidade de negociação da cúpula tricolor,
        o negócio principal ficou secundarizado pela inserção de cláusula que possibilita ao Flu auferir um micro percentual das revendas futuras dessas vendas
        “Transparentes”.

        Quem sabe se um desse não và
        parar justamente no fundo bilionário que sustenta o Paris
        Santos Germain. …

  5. Estamos em Agosto, e nada de patrocínio máster. Cadê as 20 empresas que queriam patrocinar o Flu?
    Vou repetir, estamos a 3 pontos do Z4 se entrar não sai. Só a molecada não vai segurar o rojão.

    1. Vamos lá: 1. Pílula da Vida do Dr. Ross; 2. Chiclete Ping-Pong; 3. Azul de Metileno; 4. Pomada Crisol; 5. Enteroviofórmio; 6. Bombachas Gaúchas; 7. Capivarol; 8. Leite Magnésia; 9. Sebo de Holanda; 10. Mastruz do Agreste; 11. Tabaco de Corda; 12. Pirulitos Gigi; 13. Sacolé Garoto; 14. Sukita; 15. Tamancos de Pau; 16. Jujubas Dori; 17. Anáguas Cinderela; 18.Kichute; 19. Pomadas Tigre; 20. Brilhantina Estrela.
      A dúvida da diretoria do Flu é escolher entre esses portentosos holdings empresariais

      1. Eu acho que eles vão escolher a ‘Melissinha’,

        calça melhor o pé dos flusocios, é a cara deles, tudo chegado num ‘homão’.

    2. Ei, Rodrigo, dê um jeitinho de olhar para cima também, homem.
      V. esqueceu de notar o seguinte :
      ° Estamos a 3 pontos do Z4 porém com UM JOGO A MENOS que todos !
      ° Se ganharmos estes 3 pontos ocuparemos a SÉTIMA posição da tabela.
      ° A 3 pontos de entrarmos no G6.

      Não tenha medo de pensar grande, Rodrigo.
      Não tenha medo de ser feliz, Rodrigo.
      Caso contrário brevemente v. terá que usar pomadas para hemorroidas.
      Se é que isso já não está acontecendo, Rodrigo !

      14:06 > 05AGO

  6. Caríssimos,

    Como parece que o tema é interessante…

    Vejam que cada vez mais fica interessante esta questão do treino integral. Ou será das opções de jogo? Questões no ar:

    1. Estamos com o condicionamento físico ruim dos atletas ?

    2. E se estamos nesta situação, será porque não treinam em tempo integral?

    3. E se não treinam em tempo integral, por que não o fazem? Será pela falta da hotelaria do CT?

    4. Mas como o faziam antes? http://www.fluminense.com.br/noticia/flu-segue-a-rotina-de-treinos-integrais-no-ct-pedro-antonio

    5. Ainda assim e voltando para a primeira questão, como outros clubes que não têm CT com hotelaria fazem para treinar e ter bom condicionamento físico?

    6. E se não é condicionamento físico, porque recuam e param com a intensa movimentação do início do jogo?

    Neste caso estou achando que tem muito carvão e pouca carne para o churrasco.

    Na verdade, coloquei as questões mais de brincadeira, para reflexão. Não tenho certeza de que uma coisa tem a ver com a outra. Neste assunto tem é muita especulação.

    Eu gostaria, sim, de ver o time correndo o tempo todo, mordendo, marcando a saída de bola adversária. Mas tem tanta coisa que pode ser obstáculo a isto, que não ouso cravar em uma delas. Podem até ser várias as razões.

    ST

  7. O reflexo para faltas de planejamento, gestão, estudo e até responsabilizações civil e criminal, estamos vendo em todos os níveis no Brasil. O povo é iludido e tem explorada a esperança de desenvolvimento cultural, humano, social e econômico. O uso da máquina pública é indiscriminada e sem controle. Da mesma forma os clubes de futebol não responderiam por gestões desastrosas ou prejudiciais. Ao longo de suas histórias tanto a política quanto o esporte foram marcados pela incompetência.
    Último exemplo abaixo no triste legado olímpico deixado ao Rio de Janeiro, abaixo.
    http://www.msn.com/pt-br/esportes/olimpiadas/piscinas-com-fezes-de-capivaras-parques-deteriorados-%c3%a1rvores-jamais-plantadas-e-abandono-relat%c3%b3rio-escancara-legado-ol%c3%admpico/ar-AAppRDy?li=AAggXC1&ocid=mailsignout

  8. Que fique registrado que em meu comentário anterior, não fiz nenhuma análise, crítica ou questionamento a respeito do empenho, entrega ou dedicação para quem viabilizou a conclusão do projeto.

  9. Quando soube do projeto de construção do Centro de Treinamento fiquei muito feliz, mas não durou muito esta felicidade. Porque quando foi divulgada onde seria a implantação, foi uma total decepção. Conhecia a área, sabia do problema de abastecimento de água, inexistente, acesso ao tráfego de pedestres ou veículos, inexistente e as principais dificuldades para mim, terreno(ecossistema de manguezal) e proximidade a comunidade dominada pelo tráfico. Estamos vendo os resultados aí. Quanto foram gastos com preparo do solo, construção de via de acesso, caminhões pipas de água e seguranças atacados dentro do CT?
    Não sou nenhuma expert, mas com um mínimo de pesquisa, estudo e planejamento se descobririam os prós e contras a serem avaliados. Infelizmente, a construção a toque de caixa, foi meio utilizado como forma de angariar votos. Fomos iludidos com a realização tão sonhada e necessária, assim como a proposta da construção de um estádio tão aguardado por todos.

    1. Mauriceia,

      As suas observações, lidas agora, não destoam daquilo que busquei chamar a atenção quanto ao CT, na resposta ao tricolor Amaury.

      Ou seja, a diferença entre o que se fala e o que é, em um discurso que não consegue carregar apoio da torcida ao projeto que, mesmo com outro presidente, pertence ao mesmo grupo.

      O problema é que, não sei como você pensa, mas, para mim, nenhum dos nomes empolgava nas últimas eleições.

      Seria até interessante ver como a diretoria se colocaria diante da hipótese aventada no citado comentário sobre o uso do CT.

      Mas, mesmo assim, não sendo possível o tempo integral no CT, como fazem outros clubes em situação idêntica?

      ST

    2. Também postei aqui minha opinião de que o aterramento e as obras de infra-estrutura exigidas pelo local provavelmente teriam custo mais alto até mesmo maior do que o valor de compra do Banana Club, já quase pronto para usar, 50MM de Reais, na ocasião.

      Não sei se houve propósito politico/eleitoral na decisão tomada, Mauri, mas acho que a opção pela localização não foi devidamente avaliada.
      É o ‘de graça’ que acaba saindo muito caro.

      Como o projeto foi concebido e implantado pelo próprio dono do Banana Club tenho dúvidas de que ‘outros propósitos’ tenham norteado tal decisão.
      Saudações, quase xará !
      15:00 > 04AGO

    3. Mauriceia e demais,
      Respeitosamente, divirjo.
      “Quando do aterramento do CT, o custo era estimado em R$ 25 milhões. Como conseguiu doações de areia e pedras, o clube arcou apenas com transporte e compactação. O investimento não passou dos R$ 3 milhões.” Pedro Antônio
      Água: https://www.netflu.com.br/com-fotos-e-videos-pedro-antonio-mostra-instalacao-do-castelo-dagua-no-ct/
      “Três geradores, alugados pelo Flu, abastecem o CT com energia elétrica. Água, somente via caminhões pipa. É a realidade de construir em um local, até pouco tempo, inóspito. Há negociações com a Light e a Cedae, as concessionárias responsáveis pelos serviços de abastecimento. A rede de água e a rede elétrica serão levadas ao CT através de uma parceria com a Escola Sesc, vizinha da nova casa tricolor. A rede passará pelo terreno ao lado. De acordo com Pedro Antônio, este processo será concluído até o final do ano. Assim, a torre de água, com capacidade para 200 mil litros, por exemplo, poderá ser utilizada. O clube também investiu em caixas coletoras de água da chuva. Assim, o reuso será usado para regar jardins. ”
      Na minha opinião, tudo dentro do cronograma e do orçamento de quem planejou (conclusão em 2018). As dificuldades são naturais e caminham paralelamente à valorização que o CT terá. PA tem a experiência necessária de quem construiu muita coisa ao longo da vida.
      Quanto ao estádio, se deixassem a mesma pessoa que construiu o CT tocá-lo em um ano estaria de pé.
      É como vejo.
      Quanto aos treinos, posto o do líder do campeonato (corinthians):
      04/08 | Sexta-feira
      15h30 – Treino no CT Dr. Joaquim Grava
      05/08 | Sábado
      19h – Corinthians x Sport – Arena Corinthians
      06/08 | Domingo
      Folga
      07/08 | Segunda-feira
      09h30 – Treino no CT Dr. Joaquim Grava
      08/08 | Terça-feira
      09h30 – Treino no CT Dr. Joaquim Grava
      09/08 | Quarta-feira
      09h30 – Treino no CT Dr. Joaquim Grava
      10/08 | Quinta-feira
      09h30 – Treino no CT Dr. Joaquim Grava
      11/08 | Sexta-feira
      09h30 – Treino no CT Dr. Joaquim Grava
      12/08 | Sábado
      Folga
      13/08 | Domingo
      Folga
      Creio que a falta de preparo de alguns jogadores é relativa a outros fatores.

    4. A culpa pelo descalabro total do Fluminense, dirigido por uma gangue, que não entende nada de futebol, e só usa a Diretoria pra negociar o que pertence ao Fluminense e embolsar lucros pessoais,
      que afundou o Tricolor nos ultimos anos, roubando de todas as maneiras, aprovando um balanço ficticio e reelegendo um sucessor à altura dos planos dessa quadrilha,

      a culpa de tudo isso, pasmem

      é do CT que foi mal planejado!!! PQP

      tudo muito igual ao discurso daquela outra quadrilha, tambem especializada em roubos:
      ‘a culpa é das elites, é da casa grande, é dos militares da ditadura, é dos EUA…’

  10. Bom dia…
    Amanhã tem que vencer, não tem desculpa.
    O Abel tem que aproveitar que o Zé Ruela (que não está jogando nada) está de fora e esquecer os três volantes.
    Ou coloca o Calazans ou mais um atacante pelos lados, que poderia ser o Peu.
    Ou um, ou outro, ou qualquer um…tem que espremer os caras do primeiro ao último minuto, do mesmo jeito que o Atlético PR fez ontem contra o Avaí…
    ***
    E…que tiriça o Wendel hein?
    Simplesmente parou de jogar depois que essa praga de empresário de porta de cadeia ficou oferecendo o cara para o oportunista Porto, e o Fluminense recusou.
    Cadê a cobrança?
    Cadê o Torres?
    Cadê o vice de futebol?
    ***

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *