A morte nos trava. Ficamos paralisados, inertes, tentando desesperadamente acessar uma zona de conforto inacessível. Desejamos esquecer, não pensar, mas não é possível.
Abel Braga, técnico do Fluminense, perdeu João Pedro na manhã de ontem, depois que seu filho mais novo (18) teve uma crise de epilepsia e caiu do apartamento em que a família mora, no Leblon.
Uma onda de solidariedade rapidamente se espalhou no mundo do futebol. Clubes brasileiros e europeus mandaram suas condolências a Abel e família. O Fluminense, que decretou luto oficial de três dias, também agiu prontamente, mobilizando-se para prestar todo o apoio.
A CBF e todos os clubes aceitaram, respeitosamente, o adiamento da partida entre Ponte Preta e Fluminense. Não havia clima, óbvio, nem sentido. Diante da tragédia, tudo parece ficar pequenininho.
Até mesmo, nós, que nessas horas embarcamos numa viagem ao interior, refletimos sobre a nossa existência, o sentido da vida e de nosso papel por aqui.
Gostaria, como muitos, de dar um abraço em Abel agora. Trata-se de um cara espetacular, solidário, homem de grupo, muito querido pelos jogadores, que o tem como um paizão.
Abel se apressou em divulgar nota de agradecimento a todos. Vive seu luto. O choro é muito necessário.
Estamos todos irmanados, Abel! Isso não lhe basta, sabemos. Mas para o lado que você dirigir seu olhar, encontrará uma mão estendida, um abraço, uma palavra amiga.
Muita força pra você. Esperamos vê-lo sorrindo de novo em breve.
Por você mesmo, por João Pedro e por todos que te gostam e admiram.
_________________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/
Voltando ao Flu…
Galera… vcs deram uma olhadinha na tabela do brasileirão?
Estamos a uma distância astronômica de DOISSSSSSSS pontinhos da Zona de Rebaixamento. Próxima rodada enfrentaremos um time em ascensão na casa deles. Nem olhei o que pode acontecer, mas… se não vencermos… se somente empatarmos já será arriscado dormirmos nela.
_______________
O F. Melo não tem mais validade no Parmera. É meio doido, mas é um excelente volante, raçudo e cascudo. Não seria uma para dar força ao setor defensivo?
É só propor mandar Marquinho, Cavalieri, Gum e mais umas mariolas e uns quindins que pode ser que os palmeirenses queiram. Talvez eles fiquem somente com as mariolas e os quindins, mas se forçar a barra pode ser que aceitem um dos 3.
Só tem de saber negociar para ver se empurra um deles junto com os quitutes.
SSTT
Abad pensando em ser solidario ao Abel neste momento:
“vou vender o Richarlyson, o Wendel e o W.Silva pros europeus e o H.Dourado pros chineses, é melhor pro nosso tecnico um elenco mais enxuto, menos dor de cabeça na escalação”
Kakakakaka … boa !! É assim mesmo que funciona a cabecinha do Abad.
Caros,
O Patético Paranaense, d´´cimo-quarto colocado no Brasileiro, com seu DNA de formador e espetacular CT, acaba de vender o volante Otávio para o Bordeuax e vai receber 25 milhões. Vou repetir: o volante “espetacular”, a “promessa”, o “fenômeno” Otávio, para receber 25 milhões do Bordeuax. Bem, pra bom entendedor…
Ainda bem que temos os Wellington Silva, que eles devolveram, para o lugar do Richarlison, pelo menos por enquanto…
Pelo menos no prazo antes das eleições, o Fluminense, como o Brasil, é broxante.
SDs Tricolores e FT e DJ.
25 milhões de que? De reais? Se for de outra moeda aí fedeu mesmo…
Realmente o Flu sabe como doar jogadores… kkkkkkkkk
Vendem, ops… doam o nosso melhor jogador para o primeiro que paga uma merreca qualquer.
Mas deve ter muita gente levando por fora… ora se tem…
SSTT
1. Acho que para se livrar de F. Melo o Palmeiras aceita pagar metade do salário dele, no mínimo;
2. O Watford é time pequeno. 17º colocado no último campeonato inglês. Só não foi rebaixado porque lá só 3 clubes descem. Se fosse aqui, estaria na 2ª divisão. Se Richarlison mantiver seu desempenho será vendido para um clube maior. Caso em que o Watford será apenas um trampolim e o América/Mg fará a festa. Richarlison tinha tudo para ser um destaque do Brasileirão, mas o Fluminense teve que negociá-lo para diminuir o rombo financeiro deixado pelo ex-presidente, PS.
3. Agora é torcer por Peu … por Peu ficou legal!
Mas é sempre assim, o Fluminense vende para times pequenos da Europa (atravessadores) que revendem para os grandes e alguém deve estar levando um por fora.
Mas segundo um defensor da flusócio, o Watford é de um milionário.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
E daí?
“Agente de Richarlison revela valor correto da negociação com o Watford,
12,5 milhões de EUROS, R$ 46,2 milhões. No entanto, a imprensa inglesa chegou a noticiar que o atacante foi comprado por 13 milhões de LIBRAS (cerca de R$ 53,4 milhões)”
foi nesse embalo que o Fluzão dançou, junto do Ajax.
$$$$$$$$$$$$$$$$
=/= diferença a maior pros flusocios – 7,2 milhões de reais, livres de impostos.
Já começou a tungada!
Atenção!!! Banco Central, Policia Federal, Receita Federal e auditores amigos incluidos,
O Fluminense não tem offshore!
Vamos impichar essa cambada, essa diretoria de clube de varzea!
O Fluminense é o pior vendedor de jogadores do futebol brasileiro, pelo menos oficialmente.
Eu, particularmente, não acredito em negocio nenhum feito pelo Tricolor há muitos anos, nem na contratação de jogadores com negociações longas, enormes, sem qualquer sentido pra tanta demanda de tempo, a não ser que as negociatas exijam tanta ‘acertos’. É só comparar com os outros times, e não é por falta de dinheiro, porque quando tinha o dinheiro da UNIMED era a mesma coisa, é mutreta e safadeza demais.
Agora mesmo, o atacante Ricky foi vendido por 10 milhões a menos que o volante Douglas do Vasco, que não perdeu tempo e dinheiro vendendo pra time intermediario.
É muito esquema demais da conta.
Até a data da negociação foi cabulosa, num momento triste, com todos olhando em outra direção
e a diretoria flusocio agilizando o bote pelo preço minimo por dentro, e maximo ‘por fora’,
numa atitude covarde, sorrateira, deprimente, classica dos canalhas.
Esse é o padrão da diretoria flusocio,
padrão Atalanta, Estoril, Watford, Cesena, Genova, Atalanta e grife ‘Edson Passos’.
Como bem disse Pedro Antonio, a respeito dessa diretoria
“Os covardes nunca começaram”
ou ainda, o grande Nelson Rodrigues
” Nada nos humilha mais do que a coragem alheia”
O Fluminense virou um clubeco, acovardado, com medo, vergonha e descrente da própria historia.
No Fluminense atual falta coragem pra tudo, menos pra roubar.
Temos que começar um movimento pra impichar essa diretoria de clube de varzea, antes que eles acabem com o nosso Tricolor.
Chega de incompetência e safadeza!
25 milhoes de reais dá exatamente seis milhões de euros , o atacante foi vendido pelo dobro .
Na minha opinião correto.
Pois é, pessoal.
Não dá para ninguém ficar chocado, zangado, humilhado, com a saída de jogadores do Flu, porque esta é a sina do futebol brasileiro atual, desde 98 quando a Lei Pelé foi sancionada, que é “vender e vender”, pois os empresários entraram no negócio do futebol, e os europeus abriram as suas portas para os nossos jogadores.
Não há como lutar contra isso, pois todo moleque que despertar interesse real do exterior será vendido, e, pelo que se sabe, o único que vendeu um jogador um pouquinho mais valorizado, foi o Santos, e que a gente nem sabe como essa grana que ele recebeu possa tê-lo beneficiado.
Mas a gente soube que o Flu comprou o jogador por dez milhões de reais, e está dito agora que o América terá direito a mais nove milhões, por aí, e o que sobrar será terá grande validade? E o credor público não quererá botar a mão em nada?
É por essas e outras que eu creio que torcidas terão que fazer algum movimento para manter seus times vivos, e arrumando dinheiro mesmo do próprio bolso, de de bingos, rifas. jogo de “porrinha”. e tudo oque for possível para que eles continuem existindo.
Aquela fase que um clássico no Maraca dava para pagar toda a folha salarial do time, e pegar empréstimos no banco para contratar jogadores bons, já era.
João Saldanha contava como eles, do Botafogo, fizeram para comprar Didi do Fluminense, ali no fim dos anos 50.
Ele disse que fizeram uma “ação entre amigos”, passaram sacola, pingou dinheiro de vários botafoguenses, e foram às laranjeiras comprar o jogador por oitocentos mil cruzeiros, coisa assim, e estavam tão emocionados por comprar um cracaço daqueles, que ao chegarem lá, botaram o dinheiro
em cima da mesa, começaram a contar, e ainda faltaram uns trocados para fechar o valor, e eles fizeram vaquinha outra vez entre eles ali, pagaram e respiraram tranquilos.
Ele ainda disse que falou para o pessoal do Flu depois, que eles acabavam de dar o campeonato para o Botafogo, e que ganhou em 57 mesmo.
Esse futebol paixão acabou.
ST/T
(01/08 – 17: 20)
fffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
O Sr. é mesmo um conformista nato.
Se o time for rebaixado, vai aparecer aqui no dia seguinte escrevendo algo do tipo:
“Pois é, coisas da vida. Estou um pouco triste com o rebaixamento, mas não vou abaixar a cabeça. O Fluminense é maior do que isso e precisa que nos unamos agora nesse momento de dificuldades. O verdadeiro tricolor não abandona o time nessas horas. Vamos em frente pois no futebol se ganha e se perde.
sifusifusifusifusifusifusifusifusifusifusifusifusifusifusifusifusifusifu”
Se quiser poupar tempo, pode copiar e colar esse texto aqui em dezembro
Daqui a pouco já aparecem os advogados da diretoria para dizer que a venda do Rick foi boa, pois vamos poder pegar um bom dinheiro para saldar os salários atrasados dos jogadores.
Se pegarmos 3 meses de salarios atrasados (ou direito de imagem como gostam de dizer) do Gum, Cava,Marquinhos,Pierre e outras barangas quase dá o valor que ia sobrar para o Flu.
Momento de profunda tristeza para todos, principalmente para os familiares.
Que João Pedro siga em paz e com muita luz o seu caminho.
Aos familiares, que fica a dor da perda, que Deus ilumine seus caminhos aqui na terra.
A vida não acaba aqui, estamos apenas de passagem.
Obviamente, o destino final de Richarlison não será essa porcaria desse time inglês que o comprou.
Imaginem se o haveria de querer e seus empresários o colocariam pra sumir no meio do nada.Claro que não!
O tempo mostrará que tudo não passa, na minha opinião, de uma grande jogada financeira, ou talvez tributária.
Por que o Fluminense se reservaria 10% dos direitos, se tá precisando de dinheiro agora?
É porque logo, logo, receberá esses 10% talvez numa condição tributária melhor.
Ou então foi uma forma de diminuir o valor devido ao América Mineiro, clube que o formou.
Não dou três meses para a verdade vir à tona. Aguardem!
Penso da mesma forma.
Então, lá vai uma dica, Pedro :
Watford, clube da Premier League britânica com sede em Liverpool :
Gino Pozzo é o proprietário.
Seu pai é Giampaolo Pozzo, um milionário italiano e dono da Udinese. Giampaolo também era o dono do Granada, da Espanha, mas o vendeu para chineses.
12:52 > 01/AGO
Exatamente.
Time de um milionário que compra para lucrar depois com a venda.
Já, já ele será vendido por mais de 100 mi de euros. Pode escrever aí…
SSTT
Esqueci de dizer..Douglas e Sornoza treinando..que alento para o meio de campo…. ST
Boa tarde João..
Não há como mensurar o que o Abel está passando, só ele sabe qual a melhor forma de lidar com esse desastre…só cabe a nós respeitar qualquer decisão que for…força Abel e que Deus te console.
……………………………………………………………………………………………………………………………………….
Mas quarta já tem jogo, e pelo visto sem Rich, que tanto se coçaram pra vender por migalhas…o time vai sentir muito, não temos outro com as mesmas características …W.silva joga de outra forma, sinceramente, com mais uma ou duas vendas, o time vai sofrer muito mais nesse 2º turno…
Abel, já deve treinar o time, assim diz os jornais, temos que respeitar, como eu disse, só ele sabe como lidar com a dor nesse momento, talvez ele escolha trabalhar como medida paliativa … que por sinal, não me espantaria, ele pedir licença, e deixar o comando do time, afinal, filho e família são prioridades, e eu respeitaria muito…. e aí meus caros, queria ver os críticos do nosso treinador, que é chamado de várias coisas, lógico que não concordo com algumas escolhas, faz parte… mas no computo geral, não tenho dúvida que faz um bom trabalho com um time sub-23…. acho que os que pedem a cbç dele, esperam com fé, que o técnico novo será o Tite… dou até cambalhota de tanto rir…a era Unimed acabou, no passado quase veio…. hj temos no mercado, E.BATISTA,C.Borges, Oswaldo de Oliveira,Falcão,Fernando Diniz,Antônio Carlos Zago, Joel Santana,Celso Roth, Argel Fucks, Dunga, cara, não tenho dúvida que o Abel é melhor que todos esses… talvez um pouco de boa vontade de ver F.diniz, pois vem com um “método novo” e o Roger pela identificação como jogador, e que foi demitido do Galo, com um elenco muito superior ao nosso, e só fez alguns bons meses de trabalho no Grêmio… sinceramente, se não for para ter Tite, Cuca, Muricy (aposentado) que se equiparam ao nosso, acho uma atrocidade querer tirar o Abel, no caso dele pedir licença, aí não tem jeito, temos que respeitar e ficar na mão das opções acima, aí na minha humilde opnião, corremos um risco muito grande de cair…..
Jogo duro de quarta, os caras estão em um viés de subida..assim como a Ponte na outra quarta….temos que abrir o olho nesse final do 1º turno…ST
Hora da torcida abraçar Abel.
Força Abel e como já disse no outro post, para sua esposa Dona Claudia como mãe e apegada a este filho que lhe fazia companhia em suas viagens como técnico. Os filhos acabariam suprindo em parte as ausências necessárias da profissão. Muito amor e união neste momento para poderem superar a enorme perda. Não queira ser herói neste momento Abel, como bem seu filho o chamava, herói sem capa. Libere-se desta armadura e descanse por um tempo junto aos seus, porque só o tempo para acalmar o coração ferido pela ausência repentina.
Concordo, Mauriceia, com você e com o Amaury, que Abel deva tirar uma folga, embora saibamos que onde quer que ele esteja, seja o que fizer, ele não se esquecerá disso, nunca mais se livrará dessa imagem, apenas se acostumará com ela com o tempo,
Mas há quem diga que, em certos casos como este, certas pessoas preferem trabalhar porque sentem que o trabalho lhes ocupa a mente, e não lhes deixa ficar concentradas somente no problema.
Mas cada um age como é de seu ser, e não dá muito para ajudar nessas horas.
ST/T
(31/07 – 17:50)
((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((())))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Eu fiz um comentário neste espaço, concordando com Mauriceia e com Amaury, mas não apareceu ainda.
Se aparecer, foi quase do mesmo teor do que digo agora. Só que li no globo.com que o Abel já foi ao treino e que vai para o jogo na quarta.
Então eu disse que há pessoas que preferem continuar suas atividades, porque trabalhando vão ocupando a mente, o que pode até ajudar a superar uma situação dessas de modo mais rápido.
Ficar parado, o pensamento pode ser muito ruim, embora cada pessoa tenha o seu modo de agir diante de baques desse tipo.
(31/07 – 20:00)
((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((( .
Ninguém é de ferro !
Nem mesmo o nosso grandalhão, o nosso Abelão !
Em alguns destes jogos ‘sofridos’ que o Flu tem enfrentado fica nítido o estado de intensa pressão emocional que vive o Abel naquele momento.
Olhos vidrados, rosto tenso e vermelho, punhos cerrados, demonstram sua tensão interior.
Lembro-me destas cenas para opinar que ….. ninguém é de ferro !
Nada atinge mais duramente um casal do que a morte repentina de um jovem filho.
Por isso, imagino que o Abel esteja no limite de sua resistência ao sofrimento e à emoção.
Li que – em mais uma atitude de caráter admirável – o Abel quer viajar para Recife.
Isso mesmo, em reconhecimento à solidariedade demonstrada por seus jogadores durante o velório, deseja estar com eles no jogo contra o Sport, já na quarta-feira, depois de amanhã.
Particularmente acho temerário que o Abel submeta seu coração a tamanha pressão.
Em gesto de total solidariedade, o Presidente do clube afirmou que ‘ele não precisa pensar no trabalho agora’ (ou coisa semelhante) pelo que li.
Assim sendo – e se tudo isso que se leu na imprensa é verdadeiro – eu me permitiria sugerir que o Abel fizesse uma pausa para que – junto à sua família – se recupere desta fase, dando a seus nervos e seu coração um minimo de tempo para poderem voltar a encarar o mundo das emoções próprias do futebol.
Ninguém é de ferro, caro Abel.
Nem mesmo a notável figura humana de formidável caráter que v. tem sido.
Sua esposa e seu filho precisam que v. continue com eles, aqui, agora, vivo.
E o jovem que se foi também desejaria isso, imagino.
Ninguém é de ferro, caro Abelão !
Amaury ~ Rio ~
11:10 > 31JUL
Nossos sentimentos a Abel e sua família.
Que semana trágica! No sábado ao saber da notícia do acidente do JP Braga, eu já havia vivido desde quarta-feira a experiência de ver um casal de amigos enterrar seus dois únicos filhos de 4 e 9 anos. O pai ainda enterrou junto a mãe de apenas 53 anos. Os 3 também foram vítimas de um acidente, só que de trânsito, perto de Caldas Novas- Go, onde também estavam, porém sobreviveram. Que Deus possa abraçar estas duas famílias nesse momento de profunda dor e lhes dar a força necessária para seguir em frente sem os seus filhos queridos!
ST.
…Força ABELÃO!!! A torcida te abraça assim com SÃO JOÃO DE DEUS está abraçando o João Pedro…
É contra as leis da natureza um pai enterrar um filho.
Abel, Guerreiro, que Deus te ilumine e console com a visão de seu menino sentado ao lado de nosso Pai Eterno.
Uma tragédia!
Dizer o que numa hora dessa?
Espero sinceramente que ele consiga forças prá tocar a vida.
Que Deus esteja com vc e sua família.
Que a paz tranquilize os corações de Abel e familiares neste momento de incalculável tristeza.
Senhores,
Já havia me manifestado no post anterior. Espero que o tempo, de agora em diante, ajude a acomodar a vida para o Abel.
Cada um busca se escorar em algo para seguir a vida. Imagino que o Abel encontre razões para seguir a vida, onde quer que seja.
ST
Força Abelão, o que você está sentindo não há palavras aqui que possa confortar o seu coração. Só Jesus mesmo para aliviar essa dor imensurável.
#forçaGuerreiro
Amaury ~ Rio ~ • um dia atrás
Terrível tragédia se abateu sobre a família de nosso Abel Braga.
Como pai, imagino que não haja dor mais profunda do que esta.
Peço a Deus que dê ao Abel e a seus familiares o conforto possível para que superem este momento de extrema tristeza, e que acolha em Seus braços a alma deste jovem que perdeu a vida tão prematuramente.
Força, Abelão !!!!!
15:45 > 29JUL
Atualizado 13:36 > 30JUL
Força Abel,
Escrevo abaixo para apoio e conforto nestes momentos difíceis, a letra do hino “You’ll Never Walk Alone” que a torcida do Liverpool canta nos seus jogos.
Você Nunca Caminhará Sozinho
Quando você caminhar por uma tempestade
Mantenha sua cabeça erguida
E não tenha medo da escuridão
No fim da tempestade
Há um céu dourado
E a doce canção prateada de uma cotovia
Caminhe
Pelo vento
Caminhe
Pela chuva
E seus sonhos serão lançados e soprados
Caminhe
Caminhe
Com esperança
No seu coração
E você nunca caminhará sozinho
Você nunca caminhará sozinho
Caminhe
Caminhe
Com esperança
No seu coração
E você nunca caminhará sozinho
Você nunca caminhará sozinho
Obs. A cotovia é tida como anjo da primavera que voa alto nos céus,
desperta a esperança onde quer que vá com seu canto belo e inigualável.
A perda é irreparável, a dor é infinita, o vazio jamais será preenchido!
Resta o conforto de Deus, o carinho dos amigos e o tempo para cobrir a ferida.
Abel, envio-lhe meu abraço apertado e solidário neste momento tão difícil.
Sei que será duro voltar ao CT para trabalhar, lembrando que foi lá que você recebeu a triste e desoladora notícia.
Espero que você consiga, pois o trabalho distrai a cabeça.
Espero também que nossos jogadores se unam, se esforcem cada vez mais e possam te dar de presente alguma conquista para amenizar.
Muito triste com isso.
Força, Abelão!
Que o espírito do seu filho esteja nesse momento ao lado do Nosso Senhor Jesus Cristo, com muita luz, muita paz e muito amor!