Semana de Flu x Inter e estreia na Copa do Brasil inspiram T&G a revisitar conquista tricolor do passado

Campeão da Copa do Brasil em 2007, o Fluminense estreou esta semana na competição, da qual foi finalista outras duas vezes, uma delas contra o Internacional, adversário deste sábado, pela terceira rodada do Brasileirão. A coluna, porém, excepcionalmente não publicará sua tradicional crônica pós-jogo, porque subiu a Serra depois de trabalhar durante metade do feriadão.

Em vias de completar 15 anos, no próximo 15 de maio, o Terno e Gravatinha, para não faltar no entanto com o post deste fim de semana, presenteia o leitor relembrando parte da crônica que foi ao ar no dia seguinte ao título conquistado ainda nas primeiras semanas deste espaço, então no portal da Globo, contra o Figueirense. Era dia 8 de junho de 2007, e assim o T&G escreveu.

***

Carreata teve Laranjeiras como parada final | GE.com

Valendo-se do feriado de Corpus Christi, milhares de torcedores tomaram de assalto o Santos Dumont, para aguardar o voo que traria de volta os campeões. Assustados com a multidão em verde, branco e grená, alguns vendedores chegaram a trancar a porta de seus estabelecimentos. Desconheciam, decerto, o modus operandi tricolor de celebrar, sem vandalismo nem quebra-quebra. E os que estavam ali, eufóricos. só queriam saber mesmo de comemorar, cantando vários hits da torcida, a plenos pulmões.

O desembarque foi uma loucura. Olhos marejados e sorrisos largos dava a dimensão do tamanho da felicidade daquelas pessoas – entre as quais estava este colunista, com seu irmão, Gustavo. Era já de se esperar que a delegação não fosse passar pelo meio da massa. Em vez disso, subiram num caminhão do Corpo de Bombeiros e iniciaram desfile aberto numa gigantesca carreata.

Um a um, os campeões tinham seus nomes gritados. Renato, que se diz tímido, estava à frente, com seus tradicionais óculos escuros. Lábios colados, cultivava um sorriso de Mona Lisa, deliciando-se com cada gesto, cada reverência de torcedores em êxtase, do aeroporto às Laranjeiras, onde 25 mil litros de chope foram liberados pela diretoria. “Quero deixar um beijo no coração de cada tricolor de todo o Brasil”, disse o ídolo, que, com a conquista da Copa do Brasil, entrou para o seleto rol de profissionais campeões pelo Fluminense como jogador e treinador.

***

Véspera da grande decisão. De carona com meu velho para o trabalho, comento: “Acho que vou até as Laranjeiras amanhã comprar o agasalho oficial do Fluminense. É lindo!”. Minha ideia era vesti-lo já no dia seguinte à possível conquista, tamanha era a minha confiança no título. Mas a agenda profissional sempre apertada impediu-me de ir à Flu Boutique. “Paciência, depois em compro”, lamentei.

Caiu a noite e a bola rolou. Ainda atarefado na empresa, acompanhei pelo rádio o primeiro tempo da decisão. No intervalo, expediente encerrado, varei para casa para me juntar a meu pai e irmão na torcida. Ao apito final, abraços e gritos efusivos deram início à nossa festa particular. Não bastasse toda a alegria, ainda no calor da comemoração, o velho apareceu com duas peças do tão desejado agasalho e nos deu de presente.

Desabei. A emoção de ver novamente o Fluminense campeão do País e mais esta surpresa foram demais para o meu pobre coração tricolor. Radiante, dei um demorado abraço em meu pai. E na saudação emocionada, o meu eterno agradecimento: por ele ser meu pai e por ter feito de mim torcedor de um gigante do desporto mundial chamado Fluminense Football Club.

***

Foto principal: Flu 1 x 0 Inter, em 24/11/21, por Lucas Merçon/FFC

109 thoughts on “Semana de Flu x Inter e estreia na Copa do Brasil inspiram T&G a revisitar conquista tricolor do passado

    1. Permita-me discordar, Nando.
      Aceitar as coisas do Fluminense atual, ou defendê-las, isto sim, é para quem não tem vergonha na cara.
      Rejeitá-las e rechaça-las é postura de verdadeiro tricolor. Tal como você o é.

      1. Uma vergonha Amaury… inacreditável ver o q está acontecendo no Fluminense e ainda compactuar com essa porcaria. Fred, Abel, William, Angioni e muitos outros deveriam ter o mínimo de vergonha na cara.
        Sem falar nesse sujeito, nesse infeliz q colocaram pra presidir o clube.

      2. Vamos lá.

        Tudo o que acontece no Fluminense hoje, é por falta de recursos. Vamos lembrar que o clube, lá no meio do século passado, estava como todos e formou uma seleção brasileira nos anos setenta, por ali, e tinha jogadores que estariam faturando alto na Europa hoje. Hoje, ele não pode fazer isso e tem que tentar sobreviver como outros fazem desse modo. Torcedor que não é burro entende isso, não gosta, mas não tem o que fazer para mudar essa realidade, cacete.

        Eu digo que – os que “esquecem” esses detalhes e ficam com essa lenga lenga besta querendo se arvorar de baluartes do clube mas só de longe, só enchendo o blog de besteirol sem ter nada para propor ou realizar efetivamente para melhora-lo – esses é que não têm vergonha na cara de serem otários, falsos, Podem mudar alguma coisa disso, diabo?

        Então, vocês acham que alguns torcedores tricolores, verdadeiros, sim, dos que entendem da vida, estejam batendo palmas para a situação atual, estejam defendendo o que acontece de ruim lá dentro? Saem às ruas com a camisa só para levar gozação? Esses, também, tenho certeza que não ficam apontando roubos da diretoria que alguns fazem aqui sem provas. Eu não sei que eles embolsam dinheiro de transferências de jovens da base. Mas uns, aqui, sabem. .

        Eu acho que os que fazem isso são os que postam trezentos comentários quando a coisa está mal, fazem chacotas com o time, com jogadores e é um verdadeiro teatro de comédias para achincalhar com tudo.
        Eu não faço isso. Se fizesse, aí, não teria vergonha na cara.
        (24/04/22)
        pppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.pppppppppppppp.ccccccccccccccccc

        1. Ora, ora, PCA, a pífia situação financeira e econômica do Fluminense, caminha para fazer aniversário de 100 anos.
          Não esqueça como foi que o Dr. Francisco Horta, recebeu o Fluminense em 1975. Foi criativo, inventou o troca troca, formou uma seleção, sendo obrigado a desfazer o grande time por falta de dinheiro!
          Antes, década de 60, sem dinheiro, o Fluminense recebeu apelido de “timinho” pq não tinha din din para contratar.
          Resultado, disputou o campeonato com os
          aspirantes.
          Mas, a culpa é da FLUSOCIO!! Kkk

    1. Pô, Tinho, 3a rodada de 38. Vc é uma comédia.
      Conselho: vai curtir o título de campeão carioca! Oh, ainda tá quentinho.
      FLUMINENSE é para os fortes!!

        1. Zorra! No superlativo, Tinho? Oh, engraçado é bom para o fígado e pele.
          Tricolor, como não ser engraçado depois de ler os posts da torcidinha?
          A disputa para ser PROFESSOR de DEUS, tá muito acirrada. Destaque para o saquamerense.
          A propósito, o milionário Palmeiras levou ferro do Ceará em casa.

  1. O Fluminense, perdeu o clássico nacional, em casa, para o Internacional 1 a 0.
    Resultado normal. Oh, o FLu vencer em P.A, bem como, o Inter vencer no Rio, muito normal.
    O q não é normal é o chilique da torcidinha do blog, né? Kkkkk
    Afinal, como ser possível um time ser tão esculhambado como a torcidinha esculhamba o Fluminense e ainda pretender que o Flu vença seus jogos, né não?
    Mas a torcidinha adora pagar mico, né? Fazer o q ? Kkkk
    Aí, na vitória do Fluminense, o saquamerense dirá: o Abel Braga, ouviu a torcidinha; enquanto o Amaury, dirá: aí turminha temos um baita meia o nome dele Paulo Henrique Ganso. Kkkk
    FLUMINENSE é para os fortes!!

    1. ´Tá aí, Oni.
      Pela primeira vez, pergunto se posso assinar o que você disse neste post.

      Ora, caramba, p**ra, diabo, cacete !!! Todos sabem e dizem que o time não presta. Todos os jogadores são fraquíssimos, e , se sai um ruim, entra outro pior. Todos esperam derrotas humilhantes em qualquer próximo jogo com qualquer um dos grandes, mas, quando isso acontece, ficam ensandecidos. “Perdeu porque não lutou, o técnico não sabe escalar”. Aí, já veem o time na segunda divisão e tome prolixidade, (né, não, Limonta?) Aí, a minha pituitária não aguenta por motivos óbvios.

      Então, em vez de TG, o nome deste Blog pode passar a ser MST, (Movimento dos Sem Títulos”, porque parece mais militância ensandecida sistematicamente com a situação em que vive e fica fazendo zorra para muda-la mas não tem como fazer nada e só faz barulho para se notada. Na verdade, torcedor de futebol não pode ser medroso.
      (24/04/22)
      ppppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.pppppppppppppppppppppppp!!

      1. PCA, sem essa de MST.
        Nossa bandeira é grena,verde e branca.
        Jamais será vermelha.
        Quanto aos resto de seu comentário, é assim mesmo que a coisa rola :
        ° Venceu, não haverá críticas.
        ° Não venceu mas deixou a alma em campo e jogou bem : aceitável, porém sob observação.
        ° Chupa-sangue e preguiçoso, como sempre foi o Ganso até 4 jogos atrás, chumbo nele.
        ° Redimiu-se e passou a jogar para o time, mostrando o belo futebol que tem, aplausos, porém sob observação.
        ° Dirigente fez bosta, …. bosta nele.
        ° Dirigente fez bem feito : caso ainda sem precedentes.

        Isso é postura de gente inteligente, i.e., o Blog (-1).
        De gente que não tem rabo preso, i.e., o Blog (-1).
        De gente que respeita os demais, i.e., o Blog (-1) .
        De gente que vem aqui para opinar sobre futebol, e NUNCA [ o Blog(-2) ]
        esculachar colegas.
        É assim que rola, e assim continuará a rolar, PCA, porque – antes de mais nada – aqui é papo de homem – i.e., o Blog(-1).

      2. Tranquilo, PCA.
        Oh, tô pensando em chamar a torcidinha de flumimi. O que vc acha?
        PQP é muito mínimo, né não?

        PCA, qual é o montante da folha de pagamento do Flamengo, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Internacional? Oh, a menor é 2X maior que a nossa; a maior é 8X maior que a nossa.

  2. Sistema com 3 zagueiros, fica um buraco no meio e tome ataque dos adversários. Aliás, mesmo sistema contra qualquer um.
    Aí toma um ou dois gols e pronto!
    Cai o sistema de 3 zagueiros e entra o suicida: metade do time na frente, metade atrás e…. Nada no meio! De novo!
    Um fiasco, está evidente que está faltando treino, e um esquema real de jogo.
    Colocar don fredon é decepcionante, ele bate cabeça e toma amarelo todo jogo. Ah, mas fez contra o vila nova…. É, primeiro gol em muito tempo e… vila nova meu povo, time real de segunda divisão.
    Mas a culpa é da torcida!!
    Quem manda ser sócio torcedor? Quem manda comprar produtos oficiais? Quem manda assinar paperviews? Quem manda ir ao estádio sábado às 19?
    Torcedor malvado!
    Até vaia quando o bando passeia em campo!
    Muito perversa esta torcida.
    Fora Abel.
    ST

    1. Andrei, a quanto tempo estamos debatendo que o time formado é desequilibrado tecnicamente e o Abel o que pode mudar na forma de jogar do elenco?

      Aí quando os resultados não vem, a máscara cai para valer.

      Sobre o time não ter tomado gols no começo da temporada, foi muito em função da fragilidade das equipes no carioca.

      Agora vem o discurso que o time não está cansado? O Martinelli que não é titular estava nos cacos na partida.

      E a intensidade de jogo com movimentação infelizmente esse time não apresenta e isso é culpa do treinador que está segurando a onda querendo proteger a gestão que contrata mal e ainda caro com os salários que pelo visto estão atrasados.

      A coisa está caminhando para o Fluminense só ficar com o brasileiro para disputar e esses dirigentes vão acabar encontrando a solução Marcão como tem sido nos últimos anos.

      ST

      1. Prezado Wash,

        “A coisa está caminhando para o Fluminense só ficar com o brasileiro para disputar…”

        Disputar não, participar.

        Desde que a fluócio entrou que o Fluminense não disputa p*rra nenhuma. Só participa.

        ST PA CB

  3. O Abel se refletisse melhor, tinha pendurado o boné após o carioca para sair por cima diferente do Fred que está ciente que quer terminar sua carreira em julho.

    O time está sentado numa bomba relógio que está por explodir se vier mais outra eliminação dos mata-mata que tem pela frente, pois as atuações em muitas partidas tem deixado à desejar em maioria.

    E o que disse o Abel após a derrota para o Inter, simboliza muito bem nas entrelinhas o que vem nos próximos jogos.

  4. Desde os FLA FLUs da final do Carioca o time vem demonstrando, claramente, que não suporta jogar 3 competições ao mesmo tempo, jogando de 3 em 3 dias sem semana cheia para treinar.

    Não quero com isso buscar desculpas para as últimas péssimas apresentações do time, mas é fato que o cansaço dominou o time de forma absoluta. Com isso passamos a correr menos, e nossa defesa marca de forma frouxa e afastada. Nosso ataque é inexistente e vive, exclusivamente, dos infinitos cruzamentos na área adversária.

    Jogadores fundamentais para a “espinha dorsal” do time despencaram de rendimento. Nino, Yago, David Braz, Martinelli, Callegari, e até o.Cano : Todos com performance muito abaixo. O LH eu nem comento mais. Já deveria estar na Europa desde que foi confirmado a sua doação. Erra tudo o que faz é nada acrescenta quando entra nos jogos.

    Impossível não comentar o misterioso “caso Nathan”. Por que será que ele NUNCA entra em jogo nenhum ? Não é possível que ele seja tão abaixo dos demais jogadores. Algo muito grave aconteceu, e permanece o silêncio. Será que ele mandou o Abel “tomar caju” ???

    Com a sequência de jogos sem parar, as lesões já começaram a aparecer. Isso preocupa pois o elenco é reduzido, e deficiente em algumas posições. Nossas laterais deixam a desejar, nossa defesa passou a levar gols todo jogo, e não temos reserva para o Cano.

    Na quarta-feira de cinzas teremos a sul-americana pela frente. Nem preciso dizer que os 3 pontos são fundamentais, se o Flu ainda pensa em classificação. Será que o “bloco tricolor” vai continuar desafinando ??

    1. E quando há um espaço no calendário eles dão folgas, ao Grupo ou marcam o início do treino para 16:00 horas.
      Tem jeito não, Rafa.
      Muito amadorismo e muita preguiça.

      1. Você tocou em um tema que sempre me incomodou, caro Amaury. Nunca vi um clube para dar tantas folgas como o Fluminense faz. O calendário já dificulta haver treinos, e quando há uma semana livre de jogo (coisa rara de acontecer), osjogadores ganham folga. Assim fica difícil de consertar as coisas que não estão funcionando dentro das 4 linhas né ?

    2. Caro Rafael,

      A partir do mês que vem este problema de várias competições simultâneas acaba.

      O Fluzão só terá uma competição para participar (Isso mesmo: participar e não disputar).

      Aí o abelanta poderá voltar a fazer rachões de 16 às 17:30h e o time ficará extremamente encorpado, e teremos fôlego para brigar arduamente por uma vaga na sula miranda 2023.

      ST PA CB

      1. A situação é preocupante, prezado Jacques. Se o Flu continuar jogando mal da maneira como tem se apresentado, seremos eliminados tanto da Sulamericana, quanto da Copa do Brasil. O time está morto nos jogos, e nossos adversários têm mais organização e velocidade. Tá muito ruim caro tricolor.

  5. Jogadores do Fluminense ainda não fizeram um gol sequer no Brasileiro.
    Paulão, um adversário, foi quem fez (contra) o único gol que temos até agora, após 4 rodadas.

    E o Abel diz que o problema do time não é o sistema de jogo.

    Está perdido, o homem.

  6. Trecho da entrevista do Abel:

    “Sobre ter ou não ter (elenco), não vou comprometer aquilo que o clube tem como capacidade ou não, não sou eu que administra o clube. O Fluminense está com esse plantel, é aí que vocês têm que analisar se dá ou não dá.”

    É, ao que parece o timoneiro Abel está sentindo que o barco com o time está indo para as pedras com as atuações medíocres onde no brasileiro, nenhum jogador marcou nos 3 jogos até aqui.

    A coisa está froids.

  7. Tô assistindo o Coritiba dar um calor no Galo, jogando com uma intensidade impressionante, correndo, marcando, e um time que tem Henrique na zaga, Robinho e Willian Faria no meio, e Alefe Manga na frente.
    O Coritiba tem um técnico PARAGUAIO!
    E será o próximo adversário do Fluminense no Brasileiro.
    ***
    Enquanto isso, o idiota do Abel, na entrevista, colocou a culpa no cansaço e “no elenco com poucas opções” e dizer que vai manter os trêszagueiros,
    e não adianta reclamar .
    ***
    O Coritiba acaba de empatar o jogo!
    Fora Abel!

  8. Abel me passa a impressão que não está bem para exercer sua profissão atual.
    Não seria o caso do empregador exigir exames médicos específicos para se assegurar que ele está capacitado?

  9. Mais uma atuacao mediocre, o cocozinho do Calegari fez marcacao frouxa para o cara cruzar e sair gol do fraquissimo Inter.
    Depois o tecnico idiota desfaz o fajuto esquema de 03 zagueiros , enche o time de atacantes e parte para rifacao de bola.
    Andre ta uma bosta errando muito ja e hora de ser barrado.
    Insistir com esse tecnico impassivel e ultrapassado e flertar com o rebaixamento.
    Ei Abel se aposenta cara , ja deu, ate o mamano Menezes ta te dando no.

  10. Agora colocaram don Fredon pra falar as m**das q o A**sta Braga falava…
    As fredetes vão defendê-lo e gozar.
    De bobo o Bitcoin não tem nada.

  11. A gente assiste o jogo e pensa que não tem ninguém no estádio.
    Esse presidente imbecil só abre o Setor Leste qdo esgota o setor Sul, qdo deveria abrir, pelo menos, o Setor Leste Inferior prá criar, pelo menos visualmente, um ambiente parecido com um jogo de time grande.
    Opa, peraí, o Fluminense, hj, é um time grande?
    Fora leiloeiro medíocre de me**a

  12. Kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu avisei!
    Esses fortes de mierda não ganham mais nada.
    Uma cambada de ex-jogadores comandados por um dinossauro retranqueiro, paneleiro e ultrapassado…que só está ali pra blindar o presidente ridículo.

  13. Novidade?
    Time comandado por empresário(Uram);
    Jogadores e técnicos totalmente comprometidos!
    Público no Maracanã deveria ser 1.000!
    Forabel; Forabel; Forabel;
    Forabittencourt; Forabittencourt;

  14. Um bando em campo!
    Jogadores medíocres, mal treinados, sem condições físicas, sem cobranças dentro e fora de campo.
    O que temos assistido com o Nathan é uma vergonha!
    Três zagueiros, três volantes e dois laterais horroros!
    Abel, vc é um idiota!

  15. STT.

    Não encontro justificativa para a utilização dos três zagueiros. É nítido que o Abel como sempre não estudou o adversário, técnico burro e indolente. O Fluminense se vencesse seria o líder do Campeonato. Parece até conluio entre o presidente e o técnico para que não tenhamos sucesso e que com isso as vendas dos jovens jogadores aconteçam e tenha respaldo financeiro. Mano Menezes demonstrou que mesmo no primeiro jogo comandando o seu time demonstrou ser taticamente um treinador muito superior ao Abel que escalou errado, substituiu pessimamente e é indolente ao não encontrar um tempo para estudar o adversário, um mandrião.

    Saudações Tricolores.

    1. Prezado Juarez , voce lembra o jogo do Olimpia no Paraguai quando colocou o fragil e raquitico Gabriel qie mal tinha jogado esse ano ao inves de colocar o Yago ?
      O cara ta senil ou chapado pelo vinho!

  16. Não é chororô de perdedor . Juro que não !
    Mas, com toda sinceridade, isto não pode ser chamado de “time”. É um bando.
    Um bando de preguiçosos, de submissos, de desinteressados, liderados por um teimosão que vez por outra tem um lampejo de sorte.
    Dá raiva, ver este bando em campo, por mais que o percentual de performance seja bom.
    Não jogam futebol. O que fazem é outra coisa.

  17. Abel ‘3 zagueiros’ praga x Mamano ‘retranca’ Menezes… qualquer resultado q não seja o 0x0 será surpresa. Na verdade o Fluminense joga com 8 defensores…em casa.
    É impressionante o tempo q o Fluminense tá perdendo com o Abel…pqp.
    Melhor aproveitar o sabadão do q assistir a mais um show de horrores.

    P.s.: bela coluna João…muito legal!

  18. Fala aí, Rodrigo Guaratiba

    Vou colar aqui a sua externada preocupação no post anterior para depois fazer esclarecimentos:

    “Rodrigo-Guaratiba • 3 dias atrás
    Vamos empurrando com a barriga até ser eliminado dos mata mata. Depois que a vaca for para o brejo, Marcão assume para tentar nos levar para a pré libertadores.

    Aí chega o começo do Ano e vem BARROCA ou Enderson Moreira. É um ciclo vicioso que não termina nunca.

    Estamos ficando para trás, o Flu necessita urgentemente virar SAF logo, não temos grana , os jogadores que vem são refugos nos seu clubes, aí precisa vender um moleque pra bancar os veteranos . Entra ano e sai ano, e lá vem Paulo Angione, Uram e etc…”

    Quem escolherá o novo técnico do Fluzão ano que vem, será o presidente Pedro Antônio em conjunto com o vice de futebol Dr Celso Barros.

    bitcoin não terá este poder de escolha, pois será defenestrado do clube nas eleições (que serão realizadas através de voto online).

    Então, Guaratiba, pode esperar técnico do nível de Cuca para cima, sendo que neste último caso, só estrangeiros obviamente, porque não tem técnico brasileiro melhor do que o Cuca.

    Quanto à SAF, será a nossa próxima realidade. Não temos como “fugir” deste movimento.

    Mas como a SAF será implementada por 2 empresários super hiper competentes, o Fluzão será justamente vendido pelo preço que valerá e será um CASE de $uce$$o.

    Os grandes títulos voltarão e deixaremos de ser os “virgens da América”.

    Abs,

    ST PA CB

  19. Jogos do Fluminense contra o Inter faz-me lembrar daquele assalto na decisão da Copa do Brasil de 1992.

    Contudo, o Fluminense vai mais uma vez ter aquela semana decisiva também, pois os jogos da Sula passaram a ter aquele caráter de decisão.

    E uma vitória contra o Inter pode ajudar a dar mais ânimo para o Fluminense buscar vencer o Union na próxima terça.

  20. Caros,

    Vamos lá…

    Temos dois excelentes goleiros.

    Na lateral direita – se for para ser ala – prefiro Calegari, segundo Samuel Xavier. Coringa: Pineida

    A trinca de zaga : Nino; Felipe Melo ( David Bras ) , David Braz ( Davi Duarte)

    Na lateral esquerda – se for para ser ala – Marlon ou Cris ( everybody hates ) Silva, pra mim tanto faz. Coringa: Pineida

    André (Martinelli), Yago (Martinelli) e Ganso ( ? “Nadhan” ? ; ou tentar introduzir aos poucos os menino Arthur)

    Pelos lados: Árias. Matheus Martins e Caio Paulista ( nesta ordem )

    Centroavante: Cano, (Fred? Vai se aposentar), John Kennedy.

    LH: boa viagem!

    Elenco defeituoso em ambas as laterais; na reserva de Ganso. (falta um meia); desfalcado no meio do ataque e nos lados do campo.

    Sugestões? Tem gente falando em trazer de volta o “Queixada”, que garanto que beijaria o escudo e diria que houve um “mal entendido” com relação ao clube, etc. etc…. Ele seria um reforço muito bom, mas acho impo$$ível.

    SDs T

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *