E o futebol, ó!

Chego em casa atrasado, com a bola rolando. Milha filha já dormia, minha esposa, quase. Dou-lhe um beijo de boa noite e ligo a TV. O Flu já perdia por 1 a 0 para o São Paulo. Decido telefonar para o velho para saber suas impressões.

– E aí, pai? O que está achando?

– Estou vendo a reprise da Escolinha do Professor Raimundo, no canal Viva.

Percebi logo que a coisa estava feia…

– Que isso, pai!!! Abriu mão do jogo?

– Está difícil de assistir…

Depois dessa ducha de água fria, sentei para ver a partida como mero espectador. E logo entendi o desânimo do velho.

O Fluminense jogava com as linhas muito espaçadas, sem controle da partida, aceitando passivamente o toque de bola do time misto do São Paulo. Estava diante de mais uma atuação daquelas com que o torcedor tricolor, infelizmente, se habituou nos últimos tempos. Jogadores aparentemente descompromissados, correndo para não chegar, cometendo erros individuais em série.

Com elenco enxuto, cujos reforços se concentram em jogadores como Dudu e Maranhão, o Fluminense se distancia, a cada rodada, do pelotão de frente, deixando a perigosa sensação de que o técnico Levir Culpi já não conseguirá tirar mais dos jogadores, embora também peque por insistir demasiadamente com nomes como Cavalieri, Giovanni e até Cícero, que de cérebro passou a olhos do time, de tanto que cochila nos jogos.

CiceroAo menos, desta vez, acertou o pênalti (há duas semanas, Cássio havia defendido, e ele, feito só no rebote) e recolocou o Flu no jogo.

Apesar da atuação ruim, a derrota poderia ter sido evitada se o árbitro Anderson Daronco (RS) tivesse marcado pênalti no empurrão grotesco de Maicon em Osvaldo no segundo tempo. Além disso, deveria ter expulsado o já amarelado João Schmidt pela mão na bola no lance do primeiro gol.

Levir fala em três reforços. Tem pressa, claro. O tempo urge. “Precisamos de um elenco maior. Não vamos esquecer que é um dos campeonatos mais difíceis da história do Fluminense, porque não vamos jogar em casa.”

O técnico disse ter estado na residência do presidente Peter Siemsen para tratar de nomes do seu interesse. Sabe que as condições financeiras não são as melhores, mas é sincero quando afirma que, com o que conta hoje, não há como ter esperança.

A bola está com a diretoria. Porque com os jogadores, em campo, já não a vemos há algum tempo.

***

LogoA título de esclarecimento, reforço que, a exemplo do que já ocorria quando o Blog Terno e Gravatinha estava hospedado nos portais G1 e NETFLU, nem sempre é este colunista quem faz a moderação dos comentários.

Eventuais ausências de respostas devem-se ao fato de: 1) Este colunista ter deixado a moderação a cargo do “Moderador A”, sobretudo em fins de semana, quando eventualmente sobe a Serra e se desconecta do mundo virtual para descansar; 2) A concentração de mensagens encontrar-se em larga escala, o que dificulta a apreciação individual dos conteúdos; e 3) Este colunista estar ocupado com afazeres na empresa.

Na impossibilidade do “Moderador A” liberar as mensagens, solicitamos ao “Moderador B” que o faça, ocasião, contudo, que é pouco frequente.

O Blog Terno e Gravatinha informa ainda que, em pouco mais de um mês neste novo endereço, já recebeu mais de 40 mil visitas, consolidando-se como um espaço bem-sucedido e de ampla aceitação entre os seus leitores, a quem agradeço e sou enormemente grato.

______________________________________________________________

Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.

280 thoughts on “E o futebol, ó!

    1. Eu o vi atuar pelo Palmeiras nesse ano aí e fez realmente muitos gols. Já no Cruzeiro não chegou a repetir a dose e logo saiu. Espero que o faça agora no Flu já que fizeram com ele um longo contrato de 4 anos, para mim temerário. Eu faria té o final de 2017 com opção de renovação por mais dois anos caso ambas as partes estejam satisfeitas.

      Já o Dátolo Amaury, com esse histórico aí será que vale a pena arriscar?

      http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2016/07/lucas-pratto-luan-donizete-datolo-um-panorama-do-dm-do-atletico-mg.html#canal-globo-minas

      Sei não, hein!!!

      ST

  1. Caro Júlio, agora fiquei confuso. Acaso, algum problema com o termo: confraria? – Aproveitando ensejo, não esquecer de convidar os outros.

    Onivaldo,

    Tá bom, então.

    Garcez,

    Reunião da confraria amanhã. Por favor, não falte.

    ST

    1. Onivaldo,

      Certamente o problema não está no termo usado, mas com o sentido que a ele se dá.

      Vou pesquisar para entender a razão pela qual alguém acha que um debate se desenvolve desta forma.

      Sempre achei que era falta de argumentos para embasar a tese. Mas vou considerar a possibilidade de ser uma tentativa mal estruturada de desqualificar o outro debatedor.

      Quanto ao convite à reunião da confraria citada no seu texto, sigo a máxima: Dize-me com quem andas e te direis quem és. A companhia do Garcez engrandece o meu currículo.

      Caso você deseje dela participar acredito que os confrades, todos respeitadores de liberdades fundamentais, não se incomodarão. O que importa é querer sempre o melhor para o Fluminense.

      ST

      1. Caro Júlio, no que tange a sua máxima poderia ser um pouquinho mais especifico, fazendo o favor.
        Júlio, os meus argumentos estão nos fatos e a disposição a quem interessar possa. Sou prático e acredito no trabalho honesto. Não participo de campanha infame, cujo propósito é denegrir a imagem e hora das pessoas. Aprovo com louvor, o trabalho notável do presidente Peter e seus pares em todos os setores do FFC. Júlio, pretendo, ater-me apenas ao futebol. Pois sei que nos demais departamentos é até covardia. Por absoluta falta de parâmetro nos últimos 46 anos dentro do FFC. O Peter recebeu o FFC, com 30 títulos regionais e está devolvendo com 31; o Peter recebeu o FFC com o status de tricampeão brasileiro, e no mínimo devolverá com o status de TETRACAMPEÃO BRASILEIRO. Nas demais categorias, nunca antes na história do FFC, ganhou tantos títulos. A exceção da copinha São Paulo, ganhamos tudo. Inclusive conquista internacionais. Hoje, somos referência na formação de atletas. O mundo do futebol avalia, consulta e realiza negócios milionários com o FFC. Júlio, vou ficar por aqui. Penso, que no quesito ARGUMENTO, está de bom tamanho. Júlio, hoje não existe um torcedor do FFC, que tenha mais interesse no sucesso do FFC do que o presidente Peter e por motivo óbvio e ululante. Em tempo: vamos nos preservar evitando o ridículo. Para tanto, caro Júlio, gostaria de sugerir como pauta da REUNIÃO DA CONFRARIA DE VCS o seguinte: é ridículo, descabido, continuar a escrever bobagens do tipo: O PETER NÃO ENTENDE NADA DE FUTEBOL!! Como que uma pessoa inteligente, culta, com discernimento, vencedor pode atuar com teoria e prática durante 6 (seis) anos e não ter aprendido futebol? percebeu Júlio? Como pode alguém com o curriculum de torcedor, afirmar, escrever que uma pessoa com as qualificações do Peter, após 6 (seis) anos respirando futebol na teoria/prática não ter aprendido. Percebeu Júlio? – Júlio, compreenda o Peter, quando assumiu em 2012, enquanto torcedor tinha curriculum de mero torcedor. Hoje, caminha, para 6 (seis) anos de teoria e prática na Universidade do Futebol. Para dizer que o Peter não entende de futebol é preciso que o torcedor tenha legitimidade, esse negócio de reunião, sobrenatural de Almeida. É muito ridículo. ST

        1. Onivaldo,

          Não sei como explicar-lhe a máxima. Seria melhor você dizer o que entendeu, porque eu diria se foi isso mesmo ou se foi outra coisa.

          O texto está muito claro. Quem individualizou a confraria foi você mesmo. Estar em companhia do Garcez é estar em boa companhia.

          Não entendi o que você não entendeu.

          Aliás, achei o seu texto confuso e longo, por isso parei de ler logo que você adjetivou algum comportamento de alguém, logo, adjetivou alguém de ridículo.

          Tricolor, não sei porque não me surpreendo com o fato de você achar que a gestão do nosso futebol está nas mãos de um expert.

          Acho que nem ele pensa isso é nem nunca pensou.

          Lembro-me que a intenção do Peter sempre foi profissionalizar a gestão direta do futebol. Isto, obviamente leva a certeza de que o cargo de Vice de futebol e muito mais o de Presidente estaria fora da execução de medidas do futebol.

          Logo, o que reclamo e penso da atual gestão do clube no futebol, ou seja a gestão indireta, é que se as escolhas que lhe cabem fossem boas ou se houvesse maior rapidez ou efetividade naquilo que cabe a gestão superior do clube no futebol, não teriam concordado com a manutenção do time campeão de 2012 e que nos levou ao rebaixamento em 2013. Também não teríamos procurado treinador temporário no início da gestão, não teríamos treinadores inexperientes é que foram substituídos rapidamente.

          Por fim, é incompreensível que com toda experiência desses seis anos, fossem os últimos deles os piores, quando se fazia importante administrar o futebol com menos dinheiro diante da saída sequem “injetava” grana.

          Estão tentando trocar a o pneu com o carro andando no meio do ano.

          Mas torço para conseguirmos, ao menos, uma das vagas da Libertadores.

          ST

          1. Caro Júlio, você realmente é muito engraçado. Não adjetivei ninguém. Apenas, a referência está relacionada a frase. Júlio, tá tudo aí. Eu, não posso, e não devo dizer que fulano não entende de determinado assunto. Se, eu sei menos que fulano. Eu, não posso contestar quem sabe mais que eu. Júlio, é, que, falta legitimidade para tanto. – Júlio, eu sei que você entendeu! Está apenas querendo tumultuar. Rsrrs. O ridículo não é a pessoa o individuo, o ridículo é a atitude dessa pessoa. – Conclusão: se, 50% dos antecessores do notável Peter Siemsen, tivessem tido as conquistas do brilhante Peter Siemsen, o FFC seria o maior ganhador de títulos no Brasil. Júlio, está tudo aí, é só checar. Penso, que você não pretende, também, teimar contra os números. Já, aviso caro Júlio os números são frios. ST

  2. Na partida de amanhã contra o coxa, vem aí mais um jogo complicado para o Fluminense simplesmente pela falta de qualidade técnica do time e ainda a insistente teimosia do Levir em não mexer no esquema tático e barrar alguns jogadores que não vem bem.

    Sobre reforços já nem sei se com quase a metade do brasileiro chegando e até se colocar em condições jogo se eles conseguiram ajudar a salvar o ano do Fluminense.

    Outra questão também que estou lembrando é saber do porque o Scarpa está jogando no sacrifício???

    Considero essa situação um verdadeiro absurdo onde ele já não vem bem e de tabela prejudica o time num todo.

    Essa seria uma decisão que o Levir teria que tomar e estranhamente não está tomando.

  3. Acompanhei alguns campeonatos europeus e principalmente o inglês com o Leicester campeão da Liga.

    Agora tenho a oportunidade de ver alguns jogos da Euro e me chama a atenção o País de Gales onde atua o Bale, cuja sua contratação pelo Real foi uma das mais caras do futebol.

    Podem reparar que a campanha tanto do Leicester como a seleção do País de Gales tem em comum o fato de não terem muitos craques na formação dos times, exceção é o Bale no selecionado galês.

    São por essas é outras que a citação acima poderia muito bem acontecer no time do Fluminense se tivéssemos a sorte de ter uma direção mais entendida sobre o que é gerir o futebol onde seus profissionais teriam mais critérios e objetividade nas contratações de jogadores e consequentemente, outras demandas também beneficiariam a formação técnica e física da molecada da base para posterior aproveitamento no time de cima do Clube.

  4. Estranha esta barração do Jhonatan, não que estivesse jogando muita coisa, mas tem jogador bem pior técnicamente q ele que vem sendo escalado com frequencia.
    Não pude assistir ao jogo contra o São Paulo, alguém poderia me dizer se a dupla de laterias deles (ex flu) jogou alguma coisa?

    1. Jogaram como jogavam no Flu… porr… nenhuma.
      Quem ganhou o jogo foi o meio campo do São Paulo e o gringo deles (colombiano acho) e uma defesa bem postada.
      SSTT

  5. Caros,

    Se o pessoal da tropa de choque já ataca com esta ferocidade quem critica o que não pode deixar de ser criticado por quem torce por um time de futebol, imagina o que farão se perderem a eleição – para qualquer um dos candidatos de oposição, que nem sei quais são ao todo – com um futuro presidente do Fluminense no dia-a-dia do Clube? Não sei não, mas não consigo enxergar nisso amor ao Fluminense, à instituição, mas só uma cega adoração a um indivíduo que personifica um projeto, que como toda a idéia posta em prática tem de estar naturalmente sujeita à criticas, até as mais severas e radicais. Mas aí, neste nível de irracionalismo, o que sobra no final mesmo são só os argumentos ad-hominen: você é “censor”, “pseudo-democrata”, “burro” etc., etc. .

    A situação política no Fluminense está mesmo de doer… E quem perde com isso é o Clube, não a Sede ou os eventuais investimentos em infra estrutura como o CT – que também, não se deve manter ilusões é necessário, mas vai gerar também despesas para sua manutenção – , mas aquela entidade que existe no campo quando rola a bola e mexe com o coração de milhões de pessoas no pais e fora dele. Gente que não toma banho na piscina do Fluminense.

    SDs Tricolores pela Democracia

  6. Como hoje estou de bom humor, vou fazer algumas trovas sobre esse time atual do Fluzão…

    – Com Henrique e Gum, não chegaremos a lugar nenhum!
    – Com Osvaldo e Maranhão, o destino é a segunda divisão!
    – Com esse time de araque, a torcida é que vai ter um ‘ataque’!
    – Com Pierre e Dudu vão todos comer caju (Peguei vcs, hein? rs)!
    – Com Peter Pan no comando, não há jeito, ouçam o conselho do Nando!

    Abçs amiguinhos, bom fds!

    1. Nando, segue abaixo, resposta do Levir para os jovens torcedores:

      Levir alfineta protesto de jovens torcedores nas Laranjeiras
      Treinador, porém, respeitou ação dos torcedores
      Por Redação –
      1 de julho de 2016 22:28
      O Fluminense não teve um dia tranquilo nesta terça-feira. Alguns torcedores foram à sede histórica do clube, onde protestaram em função dos resultados inconstantes da equipe. Na ocasião, o policiamento chegou a ser reforçado. Questionado sobre a situação, o técnico Levir Culpi preferiu a ironia.

      – Eu não sei se eles estão cumprindo o horário da escola. Fundamental nessas horas é o estudo. Espero que eles não passem mais cinco anos sem fazer um curso superior. E acho que eles vão entender o que é a democracia. Temos de pensar em engajá-los mais com a política do que com o esporte. Mas faz parte. O esporte é paixão – comentou. – Amiguinho, que primor!! Não? – Ah, essa afirmativa foi LITERALMENTE, e não subliminarmente. Mas, Nando, é claro que esse deboche não nos alcança.

  7. Se alguém conseguir, expliquem esta tara por atacantes no Flu.
    A defesa é uma baba só e já vem assim a quase uma década. O meio de campo deu seus últimos suspiros com Deco e Conca.
    No ataque conseguimos nos livrar, a duras penas, de uma mumia cônica letárgica (que parece estar treinando e se dedicando de monte no novo clube) e os dirigentes aparecem com um “novo” atacante.
    O que farão com os dois moleques que temos? Um deles gastaram uma senhora bufunfa para trazer e o outro sempre foi goleador onde jogou nas bases e nem é testado com afinco e agora vai sumir nas sombras?
    Ou alguém acha que este “Gold Reaper” vai sentar no banquinho se não estiver jogando bem e deixarem um, ou os dois, moleques em campo?
    A solução já foi falada de monte por aqui: trazer, pelo menos, uns dois laterais e um meia de fora. Gringos. Raçudos. Técnicos e compromissados.
    Mas… vamos trazer mais um onde já se tem dois.
    Fazer o que? Usar oclinhos róseos e bater palminhas lá no ES?
    Tô fora… vou ficar observando porque… pode até dar certo. Vai que dá?
    Alguém aposta nisto?
    SSTT

  8. Fala Garcez!

    É meu amigo, eu assisti a partida onde o Fluminense perdeu pro São Paulo por 2 a 1 no Estádio do Morumbi, assisti um primeiro tempo horrível e um segundo tempo bom mais faltou a bola entrar mais no gol.

    No primeiro tempo, dois gols muito bobos, um rápido demais do volante João Schmidt e o do Alan Kardec no final da etapa inicial, só salvou o Maranhão que fez uma boa jogada para o Cícero perder um gol sozinho, goleiro batido e cabeceou pra fora, já no segundo tempo foi melhor, sofremos o pênalti bem cobrado pelo Cícero e perdemos gols pra caramba! O Dudu tem um bom chute de fora da área, já que o Cícero está fora, quem sabe o Dudu jogue bem contra o Coritiba seu ex-clube.

    Só achei que o juizão que não foi tão mal, só tirando aquele pênalti escandaloso do zagueiro Maicon no Osvaldo, aliás o que esse Maicon sentou a mamona nos jogadores do Fluminense não foi pouco. Bateu pra caramba na quarta-feira o zagueiro são-paulino.

    Sobre o Henrique Dourado “O degolador”, quem sabe ele não jogue bem? É centroavante, goleador e sabe fazer gols! Mais ainda acho que precisamos de laterais, espero que o valente William Matheus estreie amanhã contra o Coritiba, só sei que amanhã em Volta Redonda no Estádio Raulino de Oliveira, com público, sem público e etc. É OBRIGAÇÃO! Ganhar esse jogo! Peço desculpas pelas letras maiúsculas.

    Vamos ver se quando jogarmos em Edson Passos esse time comece a jogar a bola, pois vai jogar em casa, no Rio de Janeiro, com o apoio de sua torcida, estádio tipo caldeirão, é bom que joguem bola lá! Se bem que eu ainda torço pela volta esse ano no Maracanã, se não eu seria a favor de mais partidas no Edson Passos! Será a nossa casa enquanto o Maraca não está disponível, o Botafogo deve usar o Luso-Brasileiro esse ano todo até a volta do Engenhão, porque não usar o estádio do America para mais jogos no Brasileiro? O gramado está bom, os vestiários estão bons.

    Valeu Garcez! Que esses bonecos do Fluminense joguem bola e ganhem amanhã do coxa-branca! A vitória é mais do que obrigação. Na alegria e na tristeza, eu sou Fluminense e não abandono!

    ST!

  9. GUM, CÍCERO, SCARPA e MAGNO ALVES são bons jogadores (o GUM é ruim, mas compensa na voluntariedade). Estão sendo crucificados pela falta de esquema de jogo, mas NINGUEM está conseguindo jogar bem ali.

    Pedem que barrem o CÍCERO, por exemplo, mas a técnica do cara é diferenciada, para cadenciar e tocar a bola, poucos times tem um jogador assim.

    Precisa melhorar? Claro, mas a individualidade só consegue aparecer dentro do coletivo organizado.

  10. Prezado João e amigos tricolores,

    Tenho lido em todos os blogs que falam do Fluminense, a frustração com o desempenho deste time. Sinceramente… a mim não causa nenhum espanto, o contrário sim, a meu ver, seria verdadeiro aborto da natureza. Lá em maio, quando vi o elenco que tínhamos para disputar o CB2016, tratei de colocar minhas barbas de molho. Meu raciocínio seguiu a seguinte lógica, tomei como base o elenco a partir de 2013. O que eles conseguiram de positivo? Nada, absolutamente nada, muito pelo contrário. A cada temporada, negociou-se vários jogadores, comprando e vendendo, em que momento os que chegaram agregaram valor ao time… em nenhum momento, isto, sem contar o declínio técnico dos que permaneciam, a exceção do Scarpa, o resto foi decepcionante. Quando parecia que o elenco estava ruim, nossa diretoria conseguia piorá-lo ainda mais. Então, como poderíamos esperar alguma coisa deste grupo onde a mediocridade impera? Só por milagre.
    Na verdade, o futebol do Fluminense está à deriva desde 2010. Nunca escondi em todas as vezes que tive oportunidade de escrever sobre nosso time, que considero a gestão do futebol, no período Siensen, uma das piores da história tricolor. Na parte financeira, das poucas informações que consegui obter até hoje, me parece existir mais oba-oba, obra cenográfica, do que saneamento efetivo, os números, pelo menos os disponíveis, não fecham. Quanto aos demais segmentos não tenho nenhum elemento para julgar. Mas para mim, o importante é se a razão da existência do Fluminense e da nossa paixão por este clube, explicitada em sua razão social, Futebol Clube, vai bem. Se não, nada que se fez, faça ou fará, valeu, vale ou valerá a pena.

    ST!!!

  11. Acabei de assistir a entrevista do Levir na espn. Entre outras coisas, disse que ‘dentro das nossas limitações estamos fazendo o que é possível’, que não tem ninguém de ‘sacanagem’ e ainda acredita que dá para brigar na parte de cima… mas pra mim, ficou óbvio que ele sabe o quanto é fraco esse elenco do Fluminense, mas não quer desmerecer nem menosprezar (evidentemente) nenhum dos seus comandados.
    Também ouvi as opiniões dos comentaristas sobre o tal de henrique (mais um), que eles chamam de ‘ceifador’. Confesso que não lembro desse jogador, apesar de acompanhar sempre os outros times brasileiros também. O que eu pude ver foi que 3 dos caras ironizaram bastante o jogador e apenas 1 o defendeu, dizendo que tem condições de agradar e ser titular absoluto do Flu… um deles inclusive disse que ele é ‘muito bom’… muito bom quando está bem longe do futebol brasileiro. Tomara que não seja nada disso do que eles falaram, mas a impressão é que é mais uma dessas contratações com o ‘padrão Peter Pan’ de qualidade.

    1. O Henrique sabe jogar, é fazedor de Gol!
      Acho que vai ajudar.
      ***
      Mas com essa draga de meio desse campo nosso, vai sofrer!

    2. Amiguinho, esse time que segundo você é fraco, existe desde o campeonato brasileiro 2015. E, com o comando do estagiário Enderson Moreira, terminou o turno entre os quatro primeiros, com 33 pontos, 10 vitórias e 6 derrotas, com 57,9%. – E, segundo a sua tese, jogando, apenas com 10 jogadores. Amiguinho, fazendo o favor, explica isso aí para os seu eleitorado. Se precisar pede ajuda aos parceiros. – OBS: mais um mico! Ou vai querer brigar com os números? lembre-se números são sempre frios. RSRSRSR ST

  12. Nação Tricolor,

    Dezembro de 2016. O Fluminense acaba de se tornar campeão brasileiro com folga, O time joga como uma linda sinfonia. O scout é impressionante: time mais agudo, artilheiro do torneio, goleiro e defesa menos vazada, maior acerto de passes, maior número de vitórias, entre outras estatísticas.

    A sucessão presidencial consumada não impede uma entrevista de Peter, que orgulhoso verbaliza: a conquista é fruto de um projeto vitorioso de internacionalização da marca “Fluminense”. Estamos presentes desde o Circo de Soleur, passando pelo Beto Carreiro até a Disney em janeiro nas pré-temporadas…

    Muito me criticaram por não ter uma política de contratação de excelência e aí estão os resultados para calar parte dessa paixão irracional da torcida tricolor. Maranhão foi escolhido como a revelação do ano e nem o Cunha consegue tirar o cara. Dudu o atleta de maior número de assistências. Hoje, estamos com os pés e alma de Xerém fincadas na União Europeia, enquanto que nem a Inglaterra aguentou o tranco e pulou fora.

    Deixamos como legado o CT Pedro e já lançamos a pedra fundamental do Guerreirão, estádio para cerca de 43 mil torcedores e sem qualquer financiamento de recursos públicos. Não temos inveja do Timão.

    De repente, um estrondo e acordo assustado. Não era nenhum Jhiradista estrangeiro, afinal de contas torcedor tricolor de verdade já se acostumou ao terrorismo psicológico das falsas contratações, dos pseudo diretores de futebol, dos ataques da Frapress, das piadas sem graça, do perder uma e empatar outra em seguida, das mesmas substituições, do Frangarrelli (fundador da Escola de Goleiro Paralisado) ao Giovanismo (Corredor de Livre Inserção) …

    Três rodadas para o fim do Brasileirão 2016. O Z-4 é uma realidade cruel e quase irreversível. Cícero, Edson e Magno Alves conseguiram substancial aumento de salário e prorrogação de contrato até 2.027. O Fluminense tenta capitalizar no Guiness Book o fato de Magno Alves se tornar o jogador mais velho em atividade no futebol mundial.

    O departamento jurídico tricolor tenta nos “bastidores” convencer o time do Santa Cruz a escalar o Grafite na marra, mesmo sem ter certeza se este atleta teria cumprido ou não o período de suspensão automática. A Procuradoria de Defesa dos Direitos do Consumidor de Pernambuco promete vigiar o assunto.

    Nosso benemérito Pedro já toca “amil” as obras do estádio “Barrão” com ajuda do Doutor. Abelanta assume o time em janeiro na Segundona, técnico que pretender repatriar o Tiago Neves.

    A Primeira Liga é experiência sabotada pelo Vasco e acaba de maneira tal que nenhuma mulher tricolor não consegue se lembrar de quando usuram esse acessório.

    Fred é artilheiro do Campeonato. Diego Souza o MPV. Marlon é revendido pelo Barcelona por R$ 75 milhões de euros e o Flu na condição de clube formador leva aquilo que a ….. tomou na região dos Paíxes Baixos…

    Mestre Cuca erge a taça de campeão e abre o verbo: os caras lá de Álvro Chaves são bons de truco e nunca quiseram me contratar, e não é por causa de dinheiro não. Eu sou eternamente grato à torcidade tricolor.

    Tite convoca Richarlyson pela primeira vez para o escrete canarinho e ele recusa dizendo que o momento é de tentar a salvação tricolor.

    Giovanni sai escondido do CT Celso Barros e uma parte da “imensa” torcida protesta. Levi tenta acalmá-los e conta uma piada nova: “Qual o lugar do mundo que tem mais bois?” Após um sepulcral silêncio ele mesmo responde: “Boi nus Aires. Se lá tem boi nos ares, imagina na terra…” Teve que sair escoltado pelo Marco Júnior para não apanhar… (até nessas horas escolhe a proteção errada).

  13. Com as peças que têm, o time poderia ter algumas escalações alternativas:

    —> 3-5-2

    Júlio César

    Marlon – Nogueira – Renato Chaves

    Edson – Douglas

    Daniel – Gustavo Scarpa – Dudu

    Marcos Júnior – Richarlison

    ________________________________________________________________

    —> 4-3-3

    Júlio César

    Wellington Silva – Marlon – Renato Chaves – William Matheus

    Edson – Douglas – Gustavo Scarpa

    Marcos Júnior – Pedro – Richarlison

    ________________________________________________________________

    —> 4-4-2

    Júlio César

    Jonathan – Nogueira – Renato Chaves – Ayrton

    Douglas – Pierre – Edson – Gustavo Scarpa

    Pedro – Richarlison

    ________________________________________________________________

    —> 3-4-3

    Júlio César

    Nogueira – Renato Chaves – Marlon

    Daniel – Edson – Douglas – Gustavo Scarpa

    Magno Alves – Pedro – Richarlison

    ________________________________________________________________

    —> 5-3-2

    Júlio César

    Wellington Silva – Renato Chaves – Marlon – Nogueira – William Matheus

    Edson – Douglas – Dudu

    Marcos Júnior – Magno Alves

    ________________________________________________________________

    Agora já era. Nenhum treinador brasileiro tem coragem para mudar tanto um time, eles mudam somente quando a situação está quase irreversível.

  14. Com a contratação do Ceifador, o William Matheus dando certo na lateral esquerda e com a contratação de um meio de campo, dá para ficar no G4.
    O Henrique Dourado virou ídolo no Vitória de Guimarães (não deixam mais ele pagar nenhum jantar na cidade). Só que na Europa ele é conhecido como o Degolador.

    1. Ídolo do Vitória de Guimarães, o 10º colocado do dificílimo campeonato português, que só ficou atrás dos poderosos Arouca, Braga, Belenenses, Estoril e Rio Ave porque os árbitros roubam contra o time?
      Só mesmo os dirigentes e os técnicos do Sporting, Benfica, Porto e de todos os grandes clubes europeus que não conseguem ver o talento desse ídolo.
      Mas a visão de lince do olheiro tricolor e do pigarreante, atentos, vislumbraram essa maravilha.
      Porto, Sporting, Benfica e todos os times grandes da Europa? Chupem!

  15. Independentemente de ser conveniente ou necessário que se façam algumas poucas contratações, não há o que justifique a insistência absurda, por parte do Levir, em pôr em campo indivíduos (notem que não chamo de jogadores) como: Giovanni, Osvaldo e Pierre (está de volta), além do respeitável ex-jogador Magno Alves.

    E quanto às contratações, parece que o “olheiro” que indica os jogadores a serem contratados pelo FLU tem sido o Steve Wonder. Vão contratar mal assim na casa do kct!

  16. O Osvaldo será titular amanhã, em Volta redonda, contra os Coxinhas; assistirei Alemanha e Itália!
    Não quero ter o meu sábado estragado por este bizarro!!
    ST

    1. Sempre que Osvaldo e/ou Giivanni e/ou Pierre e/ou o venerando ex-Magno estão em campo, eu não consigo ver jogo do FLU. Já estou meio velho pra ficar passando raiva com treinador que finge que não vê o que todo mundo vê. Levir tá fazenfo graça sem graça.

      ST !

    2. Fabrício, estou muito p da vida com essa escalação do Oswaldo, um dos jogadores mais incompetentes que conheci.
      Levir o Hiena é teimoso feito uma porta.
      Fora Levir!

  17. A política de contratações do presidente PETER tem que ser revista.

    Se os recursos são escassos, não se pode desperdiçar tanto em dezenas e dezenas de contratações – muitas que nem podem ser chamadas de apostas, pois os currículos não recomendam isso.

    Troca-se o diretor de futebol, mas o procedimento é sempre o mesmo. Esse MARANHÃO, esse DUDU, ninguem sequer ouviu falar, nunca se destacaram em lugar nenhum, quais os motivos reais deste tipo de contratação? Esse MARANHÃO não difere em nada do LUCAS GOMES ou do RHAYNER. Por que repetir esses erros por tantos anos?

    Invista-se alto em grandes jogadores (e treinador), mesmo que sejam 2 ou 3 apenas. O resto a tão falada Base de excelência complementa o elenco.

    1. Mas o choro aqui neste blog era o salário de um certo jogador, então está do jeito que queriam, salários de 100 a 400 mil para jogadores como Maranhão, Osvaldo e Henrique.
      Em compensação teremos um CT.
      Peter Pan e seu scout conseguiram nos nivelar com os demais times, da segunda divisão é claro.

      1. O teto salarial do São Paulo é uns 400 mil. A diferença é que lá eles pagam 400 mil para GANSO, CALLERI, MICHEL BASTOS.

        No Fluminense se paga 400 mil para DIGUINHO, LEANDRO EUZÉBIO, HENRIQUE, OSWALDO.

        Um teto salarial responsável não é errado, mas o teto é para os craques do time, não para qualquer um.

    2. Também concordo que seria melhor contratar dois ou três ótimos jogadores e completar com alguns da base. Quanto ao técnico, ainda tenho fé de que se o Levir puder contar com um elenco mais forte poderá ter mais sucesso no Fluminense.

  18. Bom dia
    Cavalieri, Henrique, Gum com a missão de evitar gols…
    Um meio de campo com Pierre, Édson e Dudu com a missão de criar…
    e na frente, Osvaldo e Magno Alves com a missão de fazer os gols!
    É com esses caras que iremos pro jogo contra o Coritiba.
    ***
    Não verei o jogo.

    1. A gente falas isso, mas na hora acaba vendo, Luiz! Mas, se for o ‘esperado’ show de horrores de sempre, tem Alemanha e Itália no mesmo horário. Pela Alemanha teremos provavelmente as presenças de Neuer, Schweinsteigger, Muller, Ozil, Podolski e Mario Gomez. E pelo lado da Itália (minha seleção favorita), só a presença do monstro Buffon já é um atrativo, mas ainda temos Chiellini, De Rossi, Giaccherini e até o Pellé. E aí… qual a escolha? rsrs

      1. Pois é, Amiguinho Nando.
        Como o clima no blog está pesado, de padre não reconhecer freira, vamos desanuviar um pouco o ambiente.
        Você está sabendo que Kirk Douglas está soprando 100 velinhas pelo seu aniversários neste ano de 2016? Rapaz, eu não sabia que ele era tão antigo, mas o cara está aí ainda.
        Por acaso, ontem, revi mais uma vez, Sem Lei e Sem Alma, faroeste típico, em que Burt Lancaster, que já se foi em 84, faz o famoso xerife Wyatt Earp, e Kirk faz o Doc Holliday, todos bons no gatilho, dupla que é até hoje famosa lá, além da bela Rhonda Fleming, e deixei de ver Portugal e Polônia, que já sabia que acabaria em empate, e não me arrependi. ,. . , .
        Mas, conforme se sabe, ele é filho de emigrantes russos que foram parar nos EUA, e, segundo vi num documentário já bem antigo, há uma região na Russia em que no meio da “rapaziada” só há nego de 100 anos pra cima, e que o segredo é um vinho que eles tomam desde que nascem, e a vida nas montanhas. .
        Quando chega um estranho, e entra na rodinha deles, logo lhe preguntam a idade, se o cara disser que tem 70, 80, eles riem e algum vai logo dizendo: “pô, garoto, aqui não dá para você”.
        Vai ver, Kirk Douglas e descendente dessa linhagem..
        Mas já pensou como deve ser um time de futebol desses jovens desse lugar?
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        1. Puxa PCA, confesso que é muito mais agradável ver um bom filme do que esses jogos pavorosos do Fluminense. Muito legal saber que o bom e velho Spartacus vai fazer 100 anos. Está na lista dos maiores de todos os tempos, com certeza. Quanto ao Wyatt Earp, olha só que coisa impressionante… ia colocar hoje uma das frases do filme que leva o nome dele ‘Wyatt Earp’, para ‘ilustar’ um comentário, mas desisti pois ia levar muito tempo e ocupar muito espaço no blog. Nesse filme aí, Kevin Costner faz o papel do Wyatt e Dennis Quaid o do ‘Doc’… mas o filme que eu mais gosto é ‘Tombstone’, com Kurt Russel e Val Kilmer como Wyatt e Doc Holliday, respectivamente.
          Acredite ou não PCA, sempre tive um certo fascínio pela vida e a história do Wyatt Earp e o famoso tiroteio do OK corral. Procure ver ‘Tombstone’… o Kurt Russel ficou ‘igualzinho’ aos retratos que existem do famoso xerife.

          1. É isso aí. Foram várias duplas de atores que personificaram o xerife Waytt Earp e o Doc, e eu vi vários desses filmes e me disponho a revê-los sempre que a TV reprisa.
            E já vi um também com James Garner fazendo o Earp, mas não lembro quem era o Doc
            Cada um melhor que o outro.
            gggggggggggggg

      2. Nem vou pensar duas vezes… vou assistir uma partida de futebol. Depois vejo o resultado do circo dos horrores.
        SSTT

  19. João,
    Na minha opinião, o grande problema não está nos “ovos” … mas no cozinheiro…
    A verdade é que se o Levir não mudar o time, os resultados não mudarão….
    Temos um time sem brio? sim
    Sem raça? sim
    Sem técnica? sim
    Mas temos razoáveis jogadores no plantel (razoáveis, longe de serem bons)

    poderíamos montar um time com mais garra…

    Não tem como o Jonathan não ser titular do Giovani, até eu com 41 anos e 93 kg corro mais que ele…

    no ataque, temos muitos “jogadores de segundo tempo” : Marco Jr, Oswaldo, Richarlison, Maranhão, Magnata

    O Levir tem que justificar o salario dele e arrumar a casa,
    tem como melhorar.
    Cade o Daniel?
    Parece que o Robert terá uma nova chance… ok
    mas a verdade é que esse time está lembrando muito o time de 2009 (antes da reação)
    só que agora não temos o Fred, o Conca, o Mariano, o Maicon Bolt, o Alan, para reagirem…..

    o WascO, no ano passado, contratou dois jogadores e o time dele saiu de péssimo para muito bom
    Não deu tempo, mas se ele tivesse contratado esses dois jogadores um mes antes, teria continuado na serie A, e poderia fazer o que o Flu fez em 2009/2010

    Enfim, não podemos esperar o sufoco para contratar….precisamos de 2 ou 3 (Titulares)

    E vamos apostar na garotada

    JC

    WS (ou Jonhatan)
    Gum (R Teixeira)
    Henrique (infelizmente o Marlon se foi)
    (contratar um titular absoluto) por enquanto o WS

    Douglas
    Edson (Cicero)
    Scarpa (Daniel)
    (contratar um titular absoluto) por enquanto o Daniel

    (contratar um titular absoluto) por enquanto o Marco Jr (com ele machucado, o Magnata)
    Richarlison (Pedro)

    Não dá para sermos campeoes, mas dá para jogarmos bem melhor

    ST

  20. Uma derrota no jogo com o Coritiba e estaremos bem próximo de nossa objetivo. E o discurso continua o mesmo…
    Tenho visto muitas críticas em relação a esse Henrique que está para chegar. Espero que o nome não possa contaminá-lo.
    Fazíamos muito fé no Richarlyson e deu no que deu. Ele é um jogador voluntarioso, estilo Adriano no bom momento da carreira, mas parece que não vai chegar a tanto. Muito afobado. Diminuindo a ansiedade melhora um pouco. Já chegar a ser craque… Se fosse; 18, 19 anos não impediriam um jogador de mostrar suas qualidades.
    Não adianta esbravejar aqui. O Flu não vai trazer Messi e/ou Neymar. Estou de saco cheio desses sites que todo dia colocam um jogador novo no Flu. Noticiam sem nenhuma responsabilidade. Outro dia tinha um holandês famoso em fim de carreira, quase contratado.
    Só continuo achando estranho que, na nossa famosa base, não tenha nada melhor que esse cata cata que tem entrado em campo..

    Enquanto isso no Laranjal:

    – ” Os cães ladram e caravana passa..”

  21. Meu amigo Garcez, no dia desse jogo, até que cheguei cedo, coloquei as crianças pra dormir e quando sentei já estava 1 a 0. Me arrependi, deu vontade de acordar os meninos e ir brincar rsrs. Essa temporada tá difícil eu deixar de fazer algo para assistir ao Flu. Não fui assistir ao Prof. Raimundo, mas fui estudar um pouco e dormir. Grande abraço.

  22. Existem três discussões na internet que são arrastadas, chatas e ninguém respeita a opinião de ninguém, proliferando ódio, xingamentos, ofensas, etc… tudo por conta de uma preferência pessoal entre o que (ou quem) é melhor:
    1) FIFA x PES
    2) Cristiano Ronaldo x Messi
    3) IOs x Android

    Agora está entrando nessa lista também o embate entre “Pró Peter x Contra Peter”! E olha que o universo em que essa discussão se enquadra é somente nos foruns e discussões sobre o Fluminense, ou seja, um universo infinitamente menor do que as citadas acima.

    A falta de respeito com a opinião dos outros é imensa, e alguns não se contentam em apenas discordar, tem que apontar o dedo na cara e praticamente rotular o outro de burro (pra ser ameno) por não concordar com sua opinião. Em se tratando de Fluminense, e das opiniões sobre tudo que é relacionado ao clube, alguns aqui ainda tem a indignidade de desejar que o Flu perca em campo para confirmar e fundamentar suas opiniões! É o cúmulo do absurdo!

    Vamos ser mais tolerantes galera, vamos ter mais respeito com o próximo, vamos respeitar as diversidades de opiniões, vamos debater em prol do nosso clube que é o objetivo desse blog!
    Fica a dica!
    ST!

    1. Caro Fred,
      O Atlético-MG deu um show no Botafogo, por que? Porque tinha um colombiano em campo. Vai para a Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, etc… E contrata alguns jogadores, são melhores e mais barato. Agora esse presidente sem noção fica contratando jogadores que estão encostados em times europeus (são muito mais caros). Também sou contra técnico pedir contratação de jogadores, fica uma sensação de jabá e quando o técnico é dispensado o jogador fica, lembra do Edinho do Abel? Na Europa quem contrata é o presidente, claro, ele é o dono do time! É uma tremenda responsabilidade! Quando vc. é dono de uma empresa, não vai querer contratar qualquer funcionário, certo? O técnico é ruim, não faz as alterações que a grande maioria da torcida exige. O presidente é ruim, contrata pessimamente, talvez nunca jogou bola na vida. O reflexo disso tudo é o time em campo, jogadores descompromissados, sabem que não vão ser barrados e nem cobrados pelo presidente. Eu nem assistir os últimos jogos. Só voltarei a assistir aos jogos quando esse presidente e o técnico levarem um pé na bunda. Quero o meu Fluminense de volta!
      Abraços Tricolores.

      1. Caro Juarez, assisti uns momentos do jogo galim x botinha e fiquei impressionado com o jogador Cazares. Só faltou fazer chover… e olha que o galo estava com 10. Enquanto isso, o tal do ‘scout’ do presidente mais sem noção do planeta e sua trupe que não entende nada de futebol me vem com ‘hein riques?’, maranhões, piauís, rio grande do sul, dudu, dedé, mussum e zacarias. Pqp, Juarez!

        1. Vi alguns jogos deste Casales, me impressionou bastante.
          Me fez lembrar do Conta.
          Enquanto outros times vem buscando jogadores Sul americanos, que jogam com raça e na maioria das vezes são muito habilidosos, Peter e seu scout trazem desconhecidos como Maranhão, Duda e brasileiros que não deram certo lá fora e retornam para um fim de carreira, como Osvaldo e Henrique.

          1. Quem assistiu aos jogos da Libertadores até agora, com certeza viu ótimos jogadores, compromissados e querendo mostrar serviço, ao contrário dessa tropa de ‘zumbis’ sem nenhuma emoção do time do Fluminense. Mas o pessoal da trupe do Peter sem noção não deve ter assistido a esses jogos. Esses caras devem ver campeonatos de tricô ou campeonatos de certidões para se adequar ao Profut.

        2. Nando… vc lembra que jogador “detonou” no São Paulo contra a gente? Outro mulato gringo (palavras controversas… hehehehe).
          SSTT

      2. Juarez, verdade, eu realmente não entendo porque o Fluminense não faz como a maioria dos times e vai pro mercado sul-americano contratar uns caras bons e raçudos! Até times de série B tem gringos em seus elencos e o Flu nada!
        E ultimamente quando resolve contratar, não contrata direito (vide Martinuccio, Urrutia, Valência, etc.). Os únicos que se salvaram foram Conca e Lanzini, e mesmo assim Lanzini teve pouquíssimas oportunidades.
        O Flu podia buscar um zagueiro, um lateral esquerdo (talvez direito também), um meia e um atacante!
        Se não me engano, não há limites para contratação de estrangeiros, mas em campo acho que só podem atuar 3. Me corrijam se estiver errado!
        Mas, enfim, os caras são baratos, tem raça e técnica… é uma incógnita essa cisma com estrangeiros que acontece só no Flu!
        E olha que tivemos vários estrangeiros que brilharam no Flu: Doval, Romerito, Conca, Welfare, os irmãos Etchegaray, etc.

    2. Caro Frederico,

      Louvando o seu esforço em nome da fidalguia, faço uma única observação sobre esta dicotomia: ela é entre os que criticam o que o Peter está fazendo com o Futebol e os que atacam os criticam o Peter. Não vejo o pessoal pró-peter reunir argumentos para defendê-lo no que diz respeito à sua administração no futebol, mas só desqualificar aqueles que criticam o presidente, acusando-os – pasmem – de fazer política!

      SDs Tricolores pela Democacia

  23. Fica uma pergunta que não quer calar e somente no interior das Laranjeiras deve estar a resposta do porquê o Levir não barra mais da metade desse time que joga mais feio que o Ibis/PE?

    Barração essa que começaria pelo gol!

  24. Não contem pra ninguém por favor!
    O Fred tá voando no Galo. Parece um menino de 26 anos.
    De duas,uma! Ou o combustível mudou, ou o motor resolveu funcionar.
    Enquanto isso, vamos de Maranhão…seu bundão!

    1. Eu já tinha avisado aqui que ele treinaria e jogaria com muita vontade para onde fosse. É só prestarem a atenção.
      No Flu é que ele nada rendia mais.
      SSTT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *