E o futebol, ó!

Chego em casa atrasado, com a bola rolando. Milha filha já dormia, minha esposa, quase. Dou-lhe um beijo de boa noite e ligo a TV. O Flu já perdia por 1 a 0 para o São Paulo. Decido telefonar para o velho para saber suas impressões.

– E aí, pai? O que está achando?

– Estou vendo a reprise da Escolinha do Professor Raimundo, no canal Viva.

Percebi logo que a coisa estava feia…

– Que isso, pai!!! Abriu mão do jogo?

– Está difícil de assistir…

Depois dessa ducha de água fria, sentei para ver a partida como mero espectador. E logo entendi o desânimo do velho.

O Fluminense jogava com as linhas muito espaçadas, sem controle da partida, aceitando passivamente o toque de bola do time misto do São Paulo. Estava diante de mais uma atuação daquelas com que o torcedor tricolor, infelizmente, se habituou nos últimos tempos. Jogadores aparentemente descompromissados, correndo para não chegar, cometendo erros individuais em série.

Com elenco enxuto, cujos reforços se concentram em jogadores como Dudu e Maranhão, o Fluminense se distancia, a cada rodada, do pelotão de frente, deixando a perigosa sensação de que o técnico Levir Culpi já não conseguirá tirar mais dos jogadores, embora também peque por insistir demasiadamente com nomes como Cavalieri, Giovanni e até Cícero, que de cérebro passou a olhos do time, de tanto que cochila nos jogos.

CiceroAo menos, desta vez, acertou o pênalti (há duas semanas, Cássio havia defendido, e ele, feito só no rebote) e recolocou o Flu no jogo.

Apesar da atuação ruim, a derrota poderia ter sido evitada se o árbitro Anderson Daronco (RS) tivesse marcado pênalti no empurrão grotesco de Maicon em Osvaldo no segundo tempo. Além disso, deveria ter expulsado o já amarelado João Schmidt pela mão na bola no lance do primeiro gol.

Levir fala em três reforços. Tem pressa, claro. O tempo urge. “Precisamos de um elenco maior. Não vamos esquecer que é um dos campeonatos mais difíceis da história do Fluminense, porque não vamos jogar em casa.”

O técnico disse ter estado na residência do presidente Peter Siemsen para tratar de nomes do seu interesse. Sabe que as condições financeiras não são as melhores, mas é sincero quando afirma que, com o que conta hoje, não há como ter esperança.

A bola está com a diretoria. Porque com os jogadores, em campo, já não a vemos há algum tempo.

***

LogoA título de esclarecimento, reforço que, a exemplo do que já ocorria quando o Blog Terno e Gravatinha estava hospedado nos portais G1 e NETFLU, nem sempre é este colunista quem faz a moderação dos comentários.

Eventuais ausências de respostas devem-se ao fato de: 1) Este colunista ter deixado a moderação a cargo do “Moderador A”, sobretudo em fins de semana, quando eventualmente sobe a Serra e se desconecta do mundo virtual para descansar; 2) A concentração de mensagens encontrar-se em larga escala, o que dificulta a apreciação individual dos conteúdos; e 3) Este colunista estar ocupado com afazeres na empresa.

Na impossibilidade do “Moderador A” liberar as mensagens, solicitamos ao “Moderador B” que o faça, ocasião, contudo, que é pouco frequente.

O Blog Terno e Gravatinha informa ainda que, em pouco mais de um mês neste novo endereço, já recebeu mais de 40 mil visitas, consolidando-se como um espaço bem-sucedido e de ampla aceitação entre os seus leitores, a quem agradeço e sou enormemente grato.

______________________________________________________________

Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.

280 thoughts on “E o futebol, ó!

  1. Bom depois do término dessa rodada, a não ser que mude muiiiiito o panorama daqui para a frente já temos uma ideia de quem brigará pelo título e Libertadores e para não cair. O Flu, até então, não estará em nenhuma das pontas da tabela. Deverá mesmo ficar ali pelo meio, ou pouco abaixo, como está, nem que seja às duras penas! Só uns 3 a 4 REFORÇOS e não engôdos para rechear elenco, como os que vieram até agora, poderá mudar esse triste panorama!

    ST

  2. ” O Fluminense está muito perto de fechar a contratação do atacante Henrique Dourado, ex-Palmeiras e Cruzeiro. Depois de defender o Vitória de Guimarães, de Portugal, o jogador passa férias em Guarulhos, sua cidade natal. Ele é esperado no Rio nesta sexta-feira para realizar exames médicos. O acordo com o Tricolor deve ser de quatro anos.
    Henrique Dourado tem 26 anos e marcou 12 gols pelo Vitória de Guimarães na última edição do Campeonato Português. Vestindo a camisa do Palmeiras, foi o vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2014 com 16 gols – atrás apenas de Fred, que fez 18. O Fluminense deve comprar parte dos direitos econômicos do atleta. Os últimos detalhes serão resolvidos entre os representantes do jogador e a diretoria tricolor também nesta sexta.”

    E aí segue um link de compacto com os gols do Dourado :
    https://www.youtube.com/watch?v=jw5XPBYVq5Y

    Vejam bem : informação com o propósito de informação. Não estou fazendo juízo de valor.

    1. Pois é, Amaury.

      Confesso que nunca ouvi falar nesse jogador, nunca mesmo, e esses gols que ele fez pareceram normais para qualquer atacante que jogue ali nessa posição, e se são selecionados, então…
      Eu quero ver jogador que receba a bola em qualquer situação e não fique com medo de perde-la.
      Tenho raiva desse que joga com com o corpo todo duro, e se está virado para um lado sente tremenda dificuldade de vira-se para o outro; nego que não sabe dar um giro de 180 graus, não sabe dar um drible curto para limpar um lance, não sabe dar um drible de corpo, e só sabe devolver de primeira mesmo estando com um bom raio para agir.
      Quero ver um que tenha categoria para proteger a bola, bater marcadores, entrar num espaço que sempre fica por mais fechada que a defesa jogue e fazer gols ou criar situações para os colegas faze-los. O último que fazia isso era o Ronaldo fenômeno.
      Mas nem adianta sonhar, pois quem souber fazer dez por cento disso,logo estará sendo disputado na porrada por clubes cheios de grana, e no nosso futebol doméstico temos mesmo que aturar os que ainda se oferecem por aqui.
      zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.

      .

      1. Nunca ouviu falar PCA? Em que planeta você estava quando ele jogou (e se destacou) no Parmêra e Cruzeiro (aí, já nem tanto)?!

        Olha ele não é nenhum ‘fenômeno’ (longe disso), mas que é melhor do que o que nós temos nas Laranjeiras, acho que é (pelo menos do que vem sendo apresentado até aqui, é claro).

        ST

  3. Engraçado que alguns defensores do Peter não fazem UMA crítica a ele (como se o cara fosse um deus/perfeito) e colocam a culpa em todo mundo, exceto no atual presidente. Podem até ter preferência por esse indivíduo, cada um faz o que pensa e o problema é de vocês, mas não falam nada de ruim feito por ele? Só mostram o lado positivo? Estão pensando que enganam quem com essa parcialidade?! Esses, sim, que blindam. Os mesmos NUNCA aceitam nada referente ao Peter que não sejam elogios, é um absurdo! E a agremiação FFC fica em segundo plano, o importante é apoiar irrestritamente dirigentes, treinadores e jogadores, né? Depois acham que são os incríveis se autodenominando como tricolores e ainda ficam chateados com quem tem opinião formada… dialogar com essa gente realmente é perder tempo.

    1. Bruno, veja bem, pelo respeito que v. merece, vou tentar colocar alguns pingos nos is.

      Não se trata de defender o Peter, mas de ficar indignado com comentários que só fazem denigrir a imagem da direção do clube visando a defesa de interesses claramente pessoais, provavelmente prejudicados pela atual gestão. Ataques à direção do clube que chegam ao absurdo de bradar clamando por derrotas do time, em uma sórdida postura do ‘quanto pior, melhor’.

      E aqueles assim agem merece uma resposta indignada, à altura do absurdo que cometem.

      De minha parte, não faço mais do que gastar dinheiro de meu próprio bolso para acompanhar o Flu, desde garoto. Nunca desfrutei de qualquer beneficio, nem mesmo aqueles que a condição de sócio me garantem, justamente porque não tenho grana em mente, quando falo de meu amor pelo futebol do clube. Não conheço ninguém da atual direção do clube.

      E penso que o mesmo acontece com alguns com quem me identifico nestas horas de indignação, como o caso do Reis, do Marmund, e outros distintos companheiros.

      Nós não merecemos adjetivos como ‘essa gente’, ‘não tem a desfaçatez’, etc., etc.

      Isso não contribui em nada para o crescimento de nosso time e de nosso clube, parceiro.

      Em tempo : se v. afirma que o Peter não é criticado aqui mesmo, quando erra, você não tem lido todos os comentários destes a quem trata tão duramente neste momento.

      1. Amaury, não esqueça que você é o nosso PENSADOR! Tenho muito orgulho em saber que partilhamos do mesmo pensamento e desejo em relação ao FFC. Quanto aos absurdos que alguns companheiros postam, sugiro ao nobre pensador que faça duas coisas: primeira que relaxe; segunda que perdoe os companheiros pois não sabem o que escrevem e consequentemente o que querem. Digo isso respaldado em fatos. Quase todos defendem o Levir dizendo que o time não tem treinador que possa jeito. Dizem que o time não presta e que precisa de reforços. Enquanto para o treinador o time é bom. Veja o que disse o Levir sobre o time que tantos criticam: “Não temos um time maduro. Temos um bom time, que pode enfrentar qualquer adversário. Mas não é maduro para ter segurança de 80% a 90% de boas apresentações”. – Amaury, você que é sempre atento, deixou de atentar no texto do nosso Garcez a seguinte frase: com o que conta hoje, não há como ter esperança. (palavras de Levir) Eu, questionei o Garcez. Pedi que indicasse onde foi publicado tal frase. E, o Garcez respondeu: Ele não disse em sentido literal, prezado Onivaldo, apenas subliminarmente, razão por que não escrevi entre aspas. Meu abraço. Amaury, tire a sua própria conclusão. Para mim, isso está beirando uma confraria. Que Deus perdoe essa turminha!! ST

        1. Onivaldo,

          Por favor, acho que não entendi direito o que você disse sobre a indagação ao Garcez.

          Não posso acreditar no que li neste texto, publicado justamente no blog do próprio Garcez.

          Enfim… Cada com seu cada qual.

          Garcez,

          O Senhor está perto de você.

          Salmos 34:18
          Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os de espírito abatido.

          Tenho esperanças, porque ainda há salvação.

          ST

          1. Caro Júlio, o que vc não entendeu? Júlio, é muito simples. É que no texto do Garcez, tem uma frase que o Garcez atribui ao Levir. Como eu li vários comentários correspondentes aquele assunto, e em nenhum deles foi mencionado a tal frase. Fiquei curioso, e pedi ao Garcez, que, se possível, indicasse o momento em que o Levir teria usado de tamanha sinceridade. De acordo com o Garcez o Levir não disse de aquela frase literalmente e sim subliminarmente. Júlio, pq, vc ficou incrédulo? não fui desrespeitoso com Garcez. Apenas, busquei uma informação e fui gentilmente informado. Por fim, pedi ao companheiro Amaury, que tirasse a sua própria conclusão. Para mim, dileto Júlio, a coisa está com contornos de confraria. – Júlio, tenha certeza jamais serei desrespeitoso com companheiros, jamais farei campanha infame contra a direção, técnico e atletas. Salvo, se comprovado dolo e/ou ilicitude. É que companheiro Júlio, eu me respeito. ST

          2. Caro marmund, tenho um grave ‘defeito’ : quando acredito em uma pessoa, …. acredito nela !

            Quando desenvolvo grande respeito por um amigo passo a lhe dedicar uma blindagem que não se quebra, senão por uma grande decepção ; senão por uma decisão pessoal depois de várias ‘topadas’. Afinal, amigos também são seres humanos e como tal cometem seus deslizes.
            E quem não os comete ?

            Você e vários outros comentaristas do blog, assim como o João Marcelo Garcez, estão nesta lista de ‘amigos de blog que merecem meu respeito incondicional’.

            Creio que n-a-d-a do que venha do Garcez possa ser obra de um ato de maldade. Nada mesmo.
            Assim, tudo o que vem de pessoas que admiro como ‘amigas’ são, para mim, colocações honestas que eu não consegui entender.
            Neste caso passo a debitar o fato à minha falta de percepção.
            Este é o caso da frase em relação à qual você pediu minha opinião.
            Exposto a uma divergência entre dois amigos, prefiro dar as mãos aos dois … simultaneamente.
            Fiquem em paz !

      2. “Não se trata de defender o Peter, mas de ficar indignado com comentários que só fazem denigrir a imagem da direção do clube visando a defesa de interesses claramente pessoais, provavelmente prejudicados pela atual gestão. Ataques à direção do clube que chegam ao absurdo de bradar clamando por derrotas do time, em uma sórdida postura do ‘quanto pior, melhor’.” Cara, como não se trata de defender o Peter? Cadê as críticas que nunca vejo a ele? Claramente querem pegar o Levir para Cristo, isso sim é injustiça. Pensa que não noto?!

        Eu não disse TODOS que defendem o Peter, eu falei ALGUNS. Está na primeira linha do meu comentário. Releia.

        Pô, você reclama que eu e o Carlos Rodrigues falamos de uma forma mais incisiva. Porém, você fez muito pior ao afirmar que algumas pessoas que estão nesse blog, não torcem para o Fluminense ou então não prestam simplesmente por não concordarem com seu gosto (quanto pior, melhor / chorume / senta na boneca).

        Sinceramente, não acredito que algum tricolor daqui torça contra a agremiação FFC, mas tenho certeza que alguns apoiam politicagem, isso é muito nítido!

        Críticas construtivas, independente para qual profissional do Fluminense elas forem dirigidas, contribuem sim para o crescimento de nosso time e de nosso clube.

        Nunca vi vocês fazerem NENHUMA crítica diretamente e tão somente ao Peter, NUNCA mesmo. Sempre aparece alguém para defendê-lo e criticar a pessoa que se referiu ao presidente. É uma coisa que enche o saco de quase todo mundo. É algo evidente.

        Mais uma coisa: Nem todos aqui são da oposição. Acho que a maioria é neutra (me incluo). O problema é que tem gente achando que o Peter não pode ser criticado, aí já vai logo falando que o outro é flamenguista, da oposição, não tem caráter e outras bobeiras do tipo…

        1. Caro Bruno, não é isso que v. pensa. E quando digo que também leio criticas ao homem não estou mentindo.
          Só não vou perder meu tempo selecionando tais comentários para oferecer a quem não os leu na 1ª edição.
          Veja os comentários sobre o episódio da dispensa do Enderson para cá que v. verá como está enganado a este respeito.

    2. Você pode criticar e elogiar quem bem quiser, prezado.
      O que você não pode, sem pretender que exista contraditório, é chamar os que defendem Peter de “pet-bulls”, etc. Até de “marginal” o cara já foi chamado por aqui em tempos passados.
      Você até pode chamar, mas vai falar o que quer e ouvir o lado contrário.
      Essa é a questão. Você detesta Peter? Está no seu direito. E publique quantas vezes quiser.
      Penso que Peter tem qualidades e defeitos. Vejo ambos. Agora, se somente defendesse as qualidades, é problema de cada um. Da mesma forma, se você somente defender que só tem defeitos.
      Vocês não querem apenas criticar o cara. Querem criticar a ainda podar quem pensa de forma contrária. O cúmulo da censura.
      Aê: Peter melhor Presidente da história do Flu! E isso é problema meu achar ou não!

      1. Comentário postado no lugar errado. Fez confusão com o Carlos Rodrigues.

        De qualquer maneira, quero deixar claro: reconheço os acertos que o Peter teve. Sempre fiz questão de dizer isso. Inclusive em comentários anteriores mostrei alguns pontos positivos da gestão dele. Não tenho nenhum problema em admitir isso, até porque torço para o Fluminense e não para dirigentes, técnicos e jogadores e também não sou igual a alguns defensores do Peter que enxergam somente um lado. Algumas pessoas precisam parar com essa mania de 8 ou 80. Nem amo e nem odeio o Peter, sem essa de tudo ou nada. Nunca chamei ninguém de “pet-bulls” e muito menos de marginal.

        É um direito seu achar o Peter o melhor presidente da história do Fluminense, não tem nada de errado, a vida é sua. A única coisa que quero é o seguinte: PARAR de uma vez por todas, essa perseguição com quem discorda de algumas atitudes que o Peter teve ou está deixando de ter. Só isso. O cara não pode apresentar nenhuma crítica ao presidente, que já é rotulado de algo por outrem. Acho muito desagradável!

        1. Postado no lugar certo, prezado.
          Aqui não tem “tricolômetro” para medir quem é mais ou menos tricolor.
          Veja sua postagem: “Os mesmos NUNCA aceitam nada referente ao Peter que não sejam elogios, é um absurdo! E a agremiação FFC fica em segundo plano, o importante é apoiar irrestritamente dirigentes, treinadores e jogadores, né?”.
          Mesmo que “alguns” só façam elogios a Peter, isso é problema de quem assim age. Quem totula os de opinião contrária são vocês. Veja a quantidade de críticas a Peter que têm no Blog, sem direcionar a quem quer que seja, e constate se há alguma resposta.
          Se há pessoas que são “8 ou 80” isso é um problema pessoal de cada qual.
          E isso é a opinião de um TRICOLOR, sócio, que contribui com o Fluminense na mesma medida de todos os demais que assim o fazem, das mais variadas formas. Nem mais, nem menos.
          Você, tricolor igualzinho a mim, não tem condições de dizer em que plano o Fluminense se encontra. Assim como eu não tenho a seu respeito.
          Este é pra Carlos Rodrigues: tá bom, Pelé! Você é o torcedor universal do Fluminense.

          1. “O que você não pode, sem pretender que exista contraditório, é chamar os que defendem Peter de “pet-bulls”, etc.” E eu por acaso chamei alguém de “pet-bulls”?! Fiz alguma classificação ofensiva para quem SEMPRE apoia o Peter?! Está postado no lugar errado. O problema de vocês, é que colocam todo mundo no mesmo grupo, como se todas as pessoas fossem iguais. Não pensam duas vezes antes de atacar quem não concorda com suas opiniões. Isso sim é o cúmulo da censura.

            Quando o cara não faz NENHUMA crítica ao profissional, tentando blindar ele o tempo todo e colocando a culpa em várias pessoas, exceto no cidadão e SEMPRE evitar de comentar qualquer erro dele, é politicagem, sim. Primeiro defendem seus interesses, depois pensam no clube. Isso não é se torcedor do Fluminense, ninguém é trouxa. E com esses, como falei antes, é perda de tempo ficar dialogando.

            “Vocês não querem apenas criticar o cara. Querem criticar a ainda podar quem pensa de forma contrária. O cúmulo da censura.” Mas engraçado é que vocês se incomodam bastante com quem faz uma simples critica ao Peter, aí saem acusando as pessoas (que em sua maioria são neutras) de tudo quanto é nome e depois querem ter razão. Esse é o ponto. Quando alguém rebate para se defender, falam logo que o problema é da pessoa / uma coisa pessoal ou então é da oposição, flamenguista, está com más intenções, inventam qualquer besteira para enrolarem… Ah, cara, não faz isso, não. Pega mal.

          2. Não. Você postou o seguinte: “Estão pensando que enganam quem com essa parcialidade?! Esses, sim, que blindam. Os mesmos NUNCA aceitam nada referente ao Peter que não sejam elogios, é um absurdo! E a agremiação FFC fica em segundo plano, o importante é apoiar irrestritamente dirigentes, treinadores e jogadores, né? Depois acham que são os incríveis se autodenominando como tricolores e ainda ficam chateados com quem tem opinião formada… dialogar com essa gente realmente é perder tempo”.
            “Parcialidade”, “absurdo”, “FFC fica em segundo plano”, “acham que são os incríveis”, “se autodenominando como tricolores”, “essa gente”. Isso foi o que você postou.

          3. Nossa! Você deve ser muito sensível. Que bacana! Se ofendeu tanto que provavelmente nunca mais conseguirá dormir em paz. Foram tantas difamações, calúnias e xingamentos que serei processado e para piorar, perderei tudo na justiça. Não tenha dúvidas.

            E por acaso eu disse alguma mentira?! Claramente isso está acontecendo. Alguns fazem na maior cara de pau e ainda querem sair impunes, como se fossem as vítimas, os coitadinhos…

    3. Bruno,

      Até porque boa parte das críticas negativas não tem qualquer finalidade de oposição política.

      São manifestações de torcedores descontentes e com opinião própria, desejando que qualquer gestão tricolor seja boa, sábia e vitoriosa.

      ST

      1. Exatamente, Julio, exatamente. Alguns não entendem de jeito nenhum isso que você falou. Ficam tão obcecados em defender tal pessoa, que não conseguem enxergar o outro lado, ou seja, é tanto foco numa coisa, que esquecem das outras partes. Já pensam logo que o cara está com más intenções. O complicado é não admitir que uma hora acerta e outra hora erra, alguns acham que sempre estão certos e recusam completamente a verem o ponto de vista do outro cara, já vão logo achando que o mesmo está errado, partem para o ataque (seja quem for) e fim de papo. Sabemos que não é bem assim que funciona…

      2. Júlio
        Em respeito a você, sempre comedido nas postagens: se as críticas são “negativas” e sem fito de oposição, ninguém tem nada a ver com isso. O contrário, idem.
        Os elogios, igualmente, são manifestações de torcedores conscientes, na medida em que sabedoria é conceito vago, ínsito ao modo de enxergar de cada um.
        O nobre tricolor não estaria insinuando que não estou querendo uma gestão que seja boa, sábia e vitoriosa, correto?
        A questão é essa: sua sabedoria e capacidade de analisar gestão é uma, a minha é outra.
        bem diferente do que o fred-bull Carlos e demais integrantes da matilha costumam postar. Este, inclusive, adepto do “tricolores pela democracia” – http://espnfc.espn.uol.com.br/fluminense/blog-laranjeiras/8493-manifesto-tricolores-pela-democracia) grupo que defende que política, religião e futebol são temas absolutamente discutíveis. Exceto a política do Fluminense.
        Faz-se política o tempo inteiro, mesmo que de forma sub-reptícia, e apelam para o surrado lero-lero de Flusócio, pertencente a grupos políticos do Flu, etc.
        Já publiquei várias vezes que não pertenço a grupos, Já lasquei a lenha aqui em Pedro Abad (candidato da Flusócio), apesar de não ver nada melhor ou diferente dele no horizonte.
        Seguinte: penso que Peter foi muito bom gestor. Você e alguns outros, não. Não tenho o direito de te chamar de burro por causa disso ou de outros termos pejorativos quaisquer.
        É muito simples.

        1. Reis,

          Deixa-me esclarecer que estou postando por telefone. Dito isto vou ao que deve interessar.

          Sinceramente?

          Muitos aqui buscam identidade com outros torcedores, mas que, no fundo, guardam divergências em outros aspectos do Fluminense.

          Mas onde há segura dicotomia é entre quem gosta da atual gestão e de quem acha que há erros, dentre estes há quem não goste do Peter de jeito nenhum.

          Então, nos dois grupos eu vejo, por vezes, alguns exageros. É possível se definir claramente um perfil comportamental para os principais escribas.

          Realmente há manifestações com as quais não concordo e outras que até acho inadequadas.

          Mas, Reis, procuro guardar coerência com meu pensamento, que é bem mais amplo do que aquele que trago ao excelente blog do Garcez.

          Por exemplo, quando eu discordo de uma opinião que acho ter se manifestado de forma grosseira em relação à alguém, tento participar e mostrar o meu ponto de vista. Mas sobre o conteúdo da manifestação, tenha sido ela expressa de forma educada ou mal educada. Penso que não é ideal ir além da discordância ou se resolvo fazer uma crítica à forma deselegante da manifestação o faço para tentar melhorar o relacionamento no blog.

          A defesa de alguém que sofre crítica pode soar como patrulhamento ou censura, o que não se justifica nem a título de defesa de terceiros, segundo penso.

          Até porque, ao contrário do que já disseram aqui, não se trata de defender alguém indefeso. A pessoa é pública, e o exagero, a forma deselegante de crítica, ainda assim é crítica à alguém enquanto pessoa pública, quanto à sua atividade pública. Completamente diferente da deselegância em relação ao torcedor, que não é sequer pessoa pública.

          É como vejo as relações sociais e profissionais e até como a lei também vê. É a tal da legitimidade lá do direito, que talvez não levem em consideração.

          O maus interessante é que se vc reparar, aqui mesmo se vê gente indignada com uma crítica toda como deselegante ao Peter ou a um jogador específico, mas quando se referem a um jogador do qual não gostam ou de um outro Torcedor acabam falando da mesmíssima forma.

          Pior!!! Como falei acima, esquecem que pessoas públicas se sujeitam às críticas e que cada um que faz a crítica é responsável por eventual abuso cometido.

          Seria mais fácil se um torcedor que fizesse uma crítica fosse apenas contrariado com argumentos, já que ele, torcedor, sequer é pessoa pública. Se acaso ele se manifestou de forma deselegante, aquele que o desejar pode criticar, mas dando o exemplo, a forma da manifestação, não o conteúdo. Quanto ao conteúdo, o melhor é rebatê-lo com argumentos.

          É como penso.

          Mas cada um faz o que acha certo e é visto pelos demais como se mostra.

          Seria muito bom que todos tivéssemos foco apenas no melhor para o Fluminense.

          Eu, por exemplo, tenho criticas ao Presidente em relação à algumas decisões no futebol, que reputo equivocadas. E as percebi equivocadas logo que anunciadas. Acho a sua gestão inexperiente. Mas gostaria muito que a gestão dele fosse total sucesso no futebol. Torço sempre para que dê certo. Mas não vem dando certo.

          Porém, verdade seja dita, também não gostei das últimas administrações, mesmo com títulos.

          Debato facilmente a razão do meu convencimento. Peço, apenas, que tragam fatos ou interpretações coerentes. Não vale transformar curva em reta só para mostrar o acerto de um entendimento.

          Desculpo-me pelo longo texto. Mas quem lê um pouquinho do que escrevo, e assim faço com o pouco tempo que tenho por conta da minha paixão pelo Fluminense e pelo meus filhos, que quero cada vez mais tricolores.

          ST

          1. Brother
            Já expliquei acima que suas postagens são sempre muito bem colocadas. E já postei tempos atrás que coloco bem mais coisas na balança da hora de julgar erros e acertos.
            O foco é o Fluminense porque ele possui um Presidente, e o que o Presidente faz reflete diretamente no Clube. Se assim não fosse, não se criticaria ou elogiaria.
            Não há como dissociar as consequências do que a direção faz com o que Clube passa, na minha visão.
            Portanto, não se trata de tentar transformar curva em reta, a par do brocardo “uma reta é uma curva de raio infinito”, e sim de se colocar posições sem esculachar os que pensam de modo diverso. E você coloca suas posições sem escrachar ninguém.
            Tem um monte de comentário criticando pesadamente Peter no Blog, sem qualquer divergência. Não há divergência porque se criticou o cara, e não os que “defendem”, “os que torcem por dirigentes”, etc.
            Não tem interpretação comigo. Sou direto: sou eleitor de Peter (e não da Flusócio), defendo Peter, penso que Peter segurou a pateca de um Clube que publicavam que seria extinto a partir de dez de dez 2015 com a saída da unimed… Um Clube que era o retrato da falência iminente,
            A direção que foi tomada nos livrou de estarmos na mesma situação do botafogo atualmente, devendo quase 1 bilhão. Isso pra mim é muito claro.
            Tem um monte de erros, principalmente no futebol, mas as variáveis foram sopesadas do modo mais correto possível, nas situações postas. Em muitas análises não se considera as variantes. O mundo maravilhoso de resultados fantásticos existe na teoria. Na realidade, Encontrou-se o caos, e se vai deixar algo muito melhor, em todos os aspectos, até no futebol. Quem entrar contrate cirurgicamente que vamos ficar disputando em cima.
            Não é o que merecemos, mas com um cara errado naquele momento, hoje poderíamos estar amargando dias muito piores. Veja ao lado, os demais clubes do Rio. Vasco na segundona, botafogo totalmente destroçado e flamengo também penando. Saímos do atoleiro sozinhos, sem apoio da globo, sem mecenas, com nossos próprios recursos e pernas. O Flu vive hoje do que tem, do que a ele pertence. As bases estão sólidas e quem entrar deve caminhar para frente. Não pode fazer o Clube voltar a ser o maior devedor do país porque a época “Flunimed” acabou.
            E concordo contigo num monte de coisas. Eu, por exemplo “fuzilaria” giovanni no último jogo.Sairia do campo direto para a rua. Eu não seria advogado de defesa de CB, impedindo a realização da assembleia geral que vai afastá-lo da unimed. Meu técnico seria Cuca (pagaria até mais do que ele pediu), apesar de Levir ser conceituado. Cavalieri seria emprestado para a terceira divisão para fazer uma transfusão de sangue (pagaria o salário para desaparecer). Não teria colocado MB como vice de futebol, etc.
            Se hoje não estou servindo de chacota para milhares que esperavam na sombra, a fim de nos arrebentarem na bancarrota sem retorno, humilhados até o pescoço, agradeço a Peter Siemsen.
            Mesmo com todas as m. que teve que fazer para se equilibrar na corda bamba, Peter é um tricolor. Na minha visão, ilustre. A história vai dizer.
            E nem o mais ferrenho oposicionista nega: é honesto.
            Devolvendo o longo texto rs.
            ST

      3. Caro Julio, acho seus comentários sempre sensatos.
        A maioria entra aqui mais para extravasar , desabafar na tristeza das derrotas.
        Tanta discussão para nada…és.

        Vamos todos torcer para o Fuzão no próximo jogo, e no próximo, e assim vai….

        ST

    4. Pois é, meu caro, você tem razão… Tem gente que torce pro Fluminense, tem gente que torce pra dirigente. A grande competição de 2016 para este pessoal (os simpáticos “Pet-bulls”) não é o campeonato brasileiro, mas a eleição no final do ano.

      E la nave va…

      SDs Tricolores pela Democracia

      1. É notório que há pessoas por aqui que apoiam politicagem. Está na cara! Tem gente que está mais preocupada com a eleição no final do ano, como você falou, do que propriamente com o clube. Boa observação!

        Volto a dizer: não torço para dirigente, treinador e nem jogador. Todos esses passam. Torço apenas para o Fluminense Football Club. Quero que o meu clube vença o máximo possível, ganhe títulos e consiga ser o maior do Brasil, independentemente da gestão. Falo por mim, já os outros não sei se pensam desse jeito.

  4. Ainda bem que resultados do futebol decidem as eleições.

    Pigarreante só foi reeleito em 2013 porque o CELSÃO apoiou.

    Perde mais, FLUSÃO!

    1. É o cúmulo da indignidade, vir a um blog do Fluminense para fazer ode à derrota do time, como você fez com o seu chorume :
      ” Ainda bem que resultados do futebol decidem as eleições. Pigarreante só foi reeleito em 2013 porque o CELSÃO apoiou.
      Perde mais, FLUSÃO!
      Volta logo, CELSÃO.”

      Ai está uma parte do ser humano que você não conhece, Jacques : a do profissionalismo, da seriedade, da impessoalidade, do bom caráter, da inteligência. (fonte Net Flu).

      Presidente do Fluminense tenta impedir destituição de diretoria da Unimed.

      ” Advogado da Unimed-Rio, ex-patrocinadora do Fluminense, Peter Siemsen tenta impedir a assembleia que está marcada para esta quarta-feira na empresa. Ela foi agendada com a finalidade de destituir a diretoria atual da cooperativa de saúde, que tem Celso Barros como mandatário.
      O presidente tricolor entrou com uma mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para suspender a assembleia e será julgado pelo desembargador Marcos Alcino. As informações são de Lauro Jardim, colunista do jornal “O Globo”.”

      Em suma, quase desenhando, o cara é tão profissional que ainda irá defender o emprego de seu idolo, ex-patroditador que cansou de insulta-lo pela imprensa.

      1. Amaury, um cara que vem aqui e deixa explícito o seu brado para que o Flu perca, não merece resposta! Deixa quieto Amaury!

  5. Caro Garcez, saudações tricolores!! Garcez, se importa de informar qual o momento em que o simpático Levir, usou da sinceridade e disse:” com o que conta hoje, não há como ter esperança”. É que não recordo, ter lido tal perola em nenhuma publicação. ST

  6. Marcelo Oliveira, que era endeusado e pedido aqui neste espaço como a oitava maravilha da natureza, sumiu do mapa. Pegou o mesmo palmeiras que está nas mãos de Cuca, e saiu pela porta dos fundos.
    Não há craque excepcional neste campeonato – um jogador que esteja muito acima da média. A diferença essencial tem sido um esquema de jogo e raça em campo. Raça, então, tem ganhado quase todos os jogos.
    Um treinador que não enxerga a letargia que cavalieri passa para o time, que insiste com giovanni na lateral esquerda trotando sem sangue algum, que lança maranhão e tira maranhão, que ainda não apresenta um padrão de jogo, por mínimo que seja, que não veja a avenida existente no meio campo, que não consegue fazer esses jogadores suarem em campo como todos os demais perebas do campeonato suam, a continuar assim não apresentará muita diferença em relação a cristóvão, drubscky, etc.
    Aliás, já postei várias vezes no passado que treinador que não afasta cavalieri tem que mudar de profissão. A mesmice começa no gol, nas falhas gritantes, na falta de pulso de um goleiro que compromete um time inteiro.
    Um treinador que não pune com afastamento um giovanni que volta andando como no segundo gol do sp contra nós, que não veja um meio campo que nunca chega na corrida para compor a defesa, está precisando melhorar a visão. Troque por qualquer um, até sub 17, mas faça os caras correrem em campo e saírem “mortos” ou peça pra demitir.
    Vi numa entrevista ele afirmando que o futebol do Flu é “tradicionalmente cadenciado”. Mas, cadenciado não significa covarde, frouxo, sem respeito pela torcida.
    Scapa anda jogando no “sacrifício”. Não pode estar em campo para fazer o que vem fazendo nos últimos quatro jogos, ou seja, muito pouco e dando contra-ataques em bolas de passes errados o tempo todo. Cícero é o cúmulo da lerdeza, da falta de sangue, irritando todo mundo.
    Não querem correr em campo que mudem de profissão porque não são craques e só se diferenciam na aplicação tática.
    No primeiro tempo contra o sp poderia ter sido um massacre. No segundo poderíamos ter virado o jogo. Temos que jogar os jogos inteiros como no segundo tempo, demonstrando comprometimento com o Fluminense (que não foi lá essas coisas).
    Ainda assim, o pênalty não marcado em oswaldo (caso de prisão do juiz) nos daria o empate.
    Os mesmos jogadores do palmeiras de marcelo encontram-se com cuca. E o palmeiras está jogando o melhor futebol do momento. O mesmo bando de jogadores medianos. O atlético de marcelo anda beirando o Z4.
    Levir tem que fazer o time correr num esquema definido e sair extenuado de campo. É o mínimo que se exige, e que não se vê em grande parte dos jogos. Os times que estão acima fazem somente isso, e no resto só se vê pereba em campo.

  7. Caros,

    É incrível como tem gente que ainda tem a desfaçatez de vir defender a administração do Peter no que diz respeito ao futebol. Não se trata de discutir CB ou quem quer que seja, não dá mais para botar a culpa em outros ou num jogador: o responsável por este fiasco de futebol dos últimos três anos, mesmo com todos os Pet-Bulls que sempre aparecem para defendê-lo ferozmente, chama-se Peter Siemsen. O Fluminense não é uma “empresa” qualquer o Fluminense é FOOTBALL e só depois CLUB, nesta ordem de prioridades. Repito o que já disse mil vezes: se CT ganhasse título o Patético Paranaense já seria Hexa Campeão Brasileiro. CT é bom mas não adianta tê-lo para ele ser frequentado por Giovannis, Oswaldos, e outros “que não quiseram sair”. Ter as contas e dia é bom, mas vender todo o patrimônio imaterial ( ídolos e promessas da base) de que se dispõe para conseguí-lo é um crime contra a vocação e o sentido verdadeiro de um time de futebol. Em tempo: a dívida do America hoje deve ser pequenininha, mas a que custo?

    E ainda querem comprar um time na Europa do Leste para tronar mais fácil a exportação dos jogadores, transformar o Fluminense numa espécie de “Plantation” do futebol, onde o melhores jogadores são preparados e logo vendidos para os – estes sim – grandes times de FUTEBOL, que se preocupam em fazer dinheiro com o espetáculo em campo.

    SDs Tricolores pela Democracia.

    1. Camarada
      Vou te responder por causa do “pet-bulls”.
      Você precisa respeitar a opinião alheia e os “pet-bulls”, dentre os quais me incluo, porque sua visão do contexto é bem pueril.
      O Fluminense só não virou um américa quando caiu para a série c por causa dos investimentos de uma empresa no futebol. Se dependesse de outros fatores teria ficado por lá, muito provavelmente até hoje. Ganhou alguns títulos e alguns muito dinheiro e fama, mas sua estrutura era caótica.
      Esse chavão de o Fluminense é “football” e só depois “club” é bem tacanho. O vasco é “regatas” primeiro e depois “futebol”. O “patético” tem CT, mas não é o Fluminense. Santos, sp, cruzeiro, atlético, grêmio, internacional… têm CT. Mire-se por esses.
      O Fluminense “renasceu” pelas próprias pernas em dezembro de 2015. Se quiser continuar caminhando por meio delas vai ter que crescer com os recursos que possui, com a torcida que tem e com os tricolores que se dedicam a resgatá-lo. A não ser que apareça outro mecenas querendo ganhar dinheiro com futebol ou um que invista sem interesse.
      Veja: http://www.netflu.com.br/presidente-do-fluminense-tenta-impedir-assembleia-na-unimed/
      Essa é a realidade. .
      Em tempo: a dívida do Fluminense continua imensa.

      1. Pois é, “Camarada”,

        O modo como você respeita a opinião alheia dá pra ver bem: “Pueril”, “tacanho” , etc. etc. Bem arrogante, aliás como todos os que restaram na Flusócio. Cansei de defender Peter no que ele podia ser defendido, mas não tenho rabo preso a grupo político no Fluminense. Pelo menos, louvo você ter assumido o “Pet-bull” que é, o que ajuda a balizar os limites lógicos da conversa, que para vocês sempre acaba com discursos políticos “abalizados”, e, em geral, terminam invariavelmente por atacar o “demo”. Já cansou… Troque o disco. E só para constar: A torcida que um time possui – ou mantém – depende do seu desempenho em campo nas competições no presente, “camarada”. O mais, é conversa política rasteira pra boi dormir. Quem pensa pequeno se apequena, e o Fluminense já dizia o mestre ” É enorme”.

        SDs Tricolores pela Democracia

        1. À altura do “pet-bulls”, camarada!
          É pouco para você melindrar, Seu lero-lero de Flu-sócio como escudo está batido, camarada. Troca o disco porque o mandato está por seis meses.
          De cada dez palavras que você profere, nove são de política.
          Você é torcedor de desempenho no presente e está escalado para manter o “disco” tocando. A saída de fred te deixou atônito, sem chão. Uma espécie de fred-bull.
          O Fluminense é enorme, mas se fosse medido por sua régua estaria vivendo como “barriga de aluguel”. Sua noção de “enorme” cabe numa cabeça de alfinete.

        1. Grato pelo apoio qualificado, Amaury.
          O problema é que os caras querem não só expressar a contrariedade deles, mas dar as cutucadas da baixaria em anexo também.
          Expliquei isso a outro aí pra cima.
          Aparece um camarada, grande dirigente ou administrador desconhecido, proferindo a célebre frase “É incrível como tem gente que ainda tem a desfaçatez de vir defender a administração do Peter…”, censurador embutido que faria festa na ditadura, pretendendo impor para calejados “pet-bulls” seu conhecimento absoluto.
          E pelas postagens demonstra ser um sujeito culto, concatenado. Está batendo com ciência do que faz.
          Tenho lido alguns posts semelhantes sem responder porque é perder tempo. Mas hoje estou com tempo para divergência e diversão.

          1. Caro Fernando Reis,

            Calma rapaz! Olha a pressão… E complemente a frase célebre corretamente: faltou no fim “no futebol”. Mas isso para você pelo jeito “não vem ao caso”. Porém, se for pra me citar, o faça corretamente, por favor. Censor nunca fui nem sonho ser, não tenho vocação para mudar, mutilar ou proibir o que os outros fazem ou dizem, como seus amigos da Flusócio passaram a fazer assim que Peter se tornou presidente. No mais,

            KEEP CALM AND PET-BULL.

            SDs Tricolores pela Democracia

          2. Rapaz
            Então só faltou “no Fluminense”… Aí viria ao “caso”.
            Porque você é adepto da tese de que futebol se discute: http://espnfc.espn.uol.com.br/fluminense/blog-laranjeiras/8493-manifesto-tricolores-pela-democracia (Tricolores pela Democracia)
            Você foi citado corretamente: é censor; tem espírito ditatorial.
            “Seus amigos da Flusócio”… Blá, blá, blá reiterado típico dos que querem impor. Coisa de censor.
            Aê: completamente calmo, pressão 13×8 e contra censores travestidos de pseudos-democratas.
            FRED-BULL!

      2. Caracoles… olha eu de novo concordando com o reizinho… quem diria?
        Nesta, entendam, estou com vc. Nenhuma plantação dá colheita sem passar por arar, semear, adubar, cuidar das pragas e molhar. Creio que o Flu era um terreno largado e cheio de mato e pedras, foi arado e agora está sendo semeado.
        E a galera só quer saber da colheita.
        Calma gente. A poucos anos éramos reféns de uns e outros.
        SSTT

        1. Caro Reis,

          Frequentei o site da Flusócio até 2011 e tenho ótima memória. Só se acostume com o fato de que aqui não adianta bater panelas… não se ganha no grito nem dá para censurar opiniões. A Administracão de Peter é um desastre “no que diz respeito ao futebol”. Eis a cita do que eu disse que você pode fazer se quiser. A única verdadeira.

          No mais … Ora, ora, ora…
          Chegou quem faltava na festa. O famoso Ricolor voltou e agora que o seu objeto de ódio foi-se embora pra sempre, já cogita até assinar o pay-per-view para assistir os jogos. Boa pedida rapaz: as partidas do time estão mesmo “sensacionais”. Kkkk.

          Bem-vindo, meu caro, ao inferno do real.

          SDs Tricolores pela Democracia

        2. Dps que Fred saiu, os oclinhos tão servindo bem pro Rico. Agora vai exaltar Peter por toda a eternidade por ter tirado Chaves Guedes e vai achar tudo florido e maravilhoso.

          Já voltou a assistir os jogos do FLUSÃO dps de anos sem acompanhar e segue pensando que F99 era o nosso único problema?

  8. Sinceramente, ao se ver a situação do Fluminense a começar da preparação da Flórida Cup, acredito que aquele título simbólico da Primeira Liga tenha subido a cabeça do PS achando que ali tinha-se uma máquina de jogar futebol.

    No carioca foi sofrível a campanha.

    Na Copa do Brasil a coisa está começando a apertar e a torcida viu como foi principalmente naquela primeira partida contra a Ferroviária/SP.

    No brasileiro dá pena ver o que estão fazendo com o futebol do Clube.

    E o mais engraçado é como essa direção se esconde depois dos resultados negativos onde eles não tem mais a falar em termos de desculpas das mais variadas formas que outrora utilizavam.

  9. A culpa é só do Levir, só dele. O elenco é ótimo! Peter sabe tudo de futebol e nunca se esconde.

    A janela de transferências abriu HÁ 10 DIAS, os dirigentes se interessaram por 11 JOGADORES e ninguém foi contratado… só rindo mesmo.

    Levir tem que ser demitido, ele é a causa de todos os males. Quando isso acontecer, tudo melhorará num passe de mágica. E o Fluminense não precisa de jogadores qualificados, pois os que temos são craques de bola. Desde 2013 o futebol que o Fluminense pratica é de alto nível, com muita técnica e raça, não é mesmo?!

    O que importa é o CT, o projeto de estádio, o time da Eslováquia e os jogadores saírem do clube. Que se dane a parte do futebol jogado dentro de campo, até porque o nome “Fluminense FOOTBALL Club” é só de enfeite!

    Novembro tem que vir logo… CHEGA de Peter!!!

  10. Na Copa do Brasil de 2015, fomos prejudicados (prá não dizer roubados!) nas duas semifinais, por dois juízes vindos dos pampas tchê: o Vuaden e o Daronco.
    Um, o Daronco, de novo ele, não marcou um penalti escandaloso no Oswaldo no jogo de ontém contra o S.Paulo.
    O outro, o Vuaden, apita, sábado, Fluminense x Coritiba!
    Coincidência?
    ***
    O time é essa baba do “goleiro vai no gol entra” ao ponta esquerda…e ainda com a juizada operando!

  11. Time sonolento!

    O time é fraco, muito fraco, contudo, algumas atitudes podem e devem serem tomadas.

    O Giovanni não tem condições de vestir a camisa do Fluminense, nem que se escale um terceiro zagueiro e que o mesmo não passe do meio campo, mas não dá.

    E o Gum? Sinceramente, não aguento mais. Bota o Renato Chaves para ganhar milhagem, tá mais que na hora!

    Cícero, pqp, deve tá de sacanagem!!! Dito isso, o Magno Alves também!!! É inconcebível que o Magnata não seja o líder desse elenco e deixe o Cícero bater os pênaltis!!! Simplesmente inconcebível !!! Ainda mais com esse aproveitamento.

    Alô Alô diretoria !!! A liderança em alguns momentos é nata !!! Mas em outros, tem que ser construída !!! É valido capacitar alguns do elenco !!! Quando digo isso penso em pagar curso mesmo, já que o Fluminense se propõe a ser um Clube Formador !!!

    Levi meu filho, o time é limitado e tá na hora de reconhecer isso. Jogando fora, tem que fazer igual a Vecchia Signora !!! É 3-5-2 botinada em todo mundo, chutão pro alto e seu deus quiser, numa bobeira adversária, o Magnata Resolve!!!

    Fecho com seu pai, meu blogueiro favorito! Já que é pra rir, é melhor ver o velho Chico.

    Vence o Fluminense.

    ST,

    Felipe Martins

  12. Respondam sem pestanejar… qual desses times é PIOR?
    Diogo; Flávio, Alexandre Lopes, Émerson e Paulo César;
    Marcão, Válber, Marco Brito e Yan;
    Magno Alves e Roger.
    ou esse:
    Cavalieri, Wellington Silva, Gum, Henrique e Giovanni;
    Edson, Douglas, Cícero e Gustavo Scarpa;
    Maranhão e Magno Alves.
    São parelhos, não são?

    E ainda tem gente que defende o omisso e frouxo presidente, sr. PETER PAN…
    e ainda colocam a culpa em treinador (es)…
    e ainda culpam arbitragens…
    e ainda querem que o torcedor compareça…
    e ainda tem gente reclamando das declarações do Levir. vcs queriam que ele falasse o que? – esse time é horroroso, só tem perebas, e estamos ‘fadados’ ao rebaixamento… pombas, é esse ‘material’ que ele tem nas mãos. Tem que tentar motivar e elogiar essas barangas que o ‘melhor presidente do Fluminense’ colocou nas mãos dele.

    1. Querido Nando, mas que comparação rasteira, hein? Trocando seis por meia dúzia..rsrsrs
      Pra quem já teve Doval, Pintinho, Riva, Manfrini, Edinho, Cleber, Ricardo Gomes…….a coisa tá feia mesmo, hein amiguinho? Não é todo time que tem Arão e Rafael Vaz pra alegria tricolor. rsrs
      Te prepara, pois o velho coxa vem com tudo!!!C.R.V.G

      1. Veroca querida… ontem falei para um amigo vascaíno que estava tendo uma apresentação de capoeira na praia da Vila. Ele falou: sério? E eu disse: claro, estão cantando aquela música paranauê, paranauê, PARANÁ… quase levei um pontapé, rsrs.
        Falando sobre o Flu , acho o time campeão daquele campeonato de 1999, que eu me recuso a falar o nome, levemente superior à esse atual. Mas os defensores ferrenhos desse presidente fraquíssimo, certamente estão gostando do que estão vendo.
        E vc está certa…o coxim é favorito absoluto.

    2. Sobre o Levir:exatamente,Nando.

      Ele pode não ser o melhor do país,mas está BEM à frente dos que treinaram o time antes,quando chegaram a apostar até em Drubscky,lembra?

      Embora tenha faltado mais títulos,é só comparar o seu trabalho no Atlético-MG com o de agora no Fluminense,pois lá não lhe entregaram um time de segunda para disputar a primeira divisão.

      1. Perfeito Daniel! Ontem quando ele disse que os dois times tinham ÓTIMOS elencos, me deu vontade de homenageá-lo com uma dose de ‘waisi futter’ (uma bebida alemã), mas como sou extremamente educado, me contive… e pensando calmamente, é lógico que ele não pode desmerecer esses pereb… , digo esses atletas que defendem o nome do Flu.

      1. Eu também, Luiz, eu também! Agora há pouco no facebook haviam umas feras, uns amiguinhos indicando o nome do relaxo gaúcho para ‘salvar’ o time e outros ‘nomeando’ o W.C. Silva como um dos que se ‘salvaram’ e apelidando-o (bonito não é?) de ‘rei da raça’. Aguenta isso, cara…

      2. Caro Luiz Antônio, peço-lhe desculpa. Mas, penso que está havendo uma grande confusão quanto ao culpado(a) em relação aos comentários dos companheiros Daniel Gomes e Nando Amiguinho. Em verdade caro Luiz Antônio, o culpado (a) também não é você. O Culpado (a) sou EU e a MINHA MÃE!! Repiso: o culpado (a) sou EU e a MINHA MÃE!! O Levir, NAO. Aliás o cara é fera. Segundo alguns companheiros, o Levir, descobriu um jeito de tirar água de pedra e mais consegue também tira leite de pedra. É mole? ou quer mais? – São mais de vinte (20) jogos no comando do time e nada de fazer o time jogar. ST

        1. Que é isso, Oni? Mãe é uma figura ‘sagrada’, cara. Não precisa perder a esportiva. Mas, só relembrando Oni… lembra um amiguinho que havia aqui (o cara da Divina comédia) que esculhambava o EB e dizia que ele era a ÚNICA coisa errada no Fluminense, e ele saindo o time entraria no eixo e brigaria por todos os títulos? Faz uma forcinha, amiguinho… vai lembrar rapidinho. Pois é, como diz o nosso outro amiguinho… pode chamar Guardiola, Luiz Henrique e Joachim Low… não vai adiantar nada. Esse elenco é simplesmente horroroso, amiguinho. E o principal ‘culpado’ (queiram ou não) é o ‘maior presidente da história tricolor’.

          1. Amiguinho, não perdi a esportiva. Vou explicar. É que quando estávamos lendo as postagens (eu e mamãe) dissemos quase no mesmo momento. NÃO , O CULPADO SOU EU! Em seguida demos boas risadas. Isto posto, entramos em consenso, e resolvemos entrar de gaiato na querela de vocês.
            Amiguinho, pode ter certeza, jamais perderei a esportiva aqui no blog. Nando, eu sempre visitava o blog, mas não interagia com vocês. Quando resolvi interagir com vocês, sugeri aproveitar o alcance do blog e criar um fórum de debates. Lembra? – Debates em alto nível, debater ideias. Como fui tolo. rsrsr

    3. Nando, ‘de boa’, como dizem os paulistas.

      Você cita dois times: o que honrosamente foi Campeão da Série C e o atual.

      Eis minha opinião sobre os melhores jogadores destes times.
      Julio Cesar (2016).
      Well. (2016)
      Gum.(2016)
      Henrique.(2016)
      Paulo Cesar (1999)
      Marcão (1999)
      Valber (1999)
      Cicero (2016).
      Scarpa (2016).
      Roger (1999).
      Richarlison(2016).

      Tecnico : Parreira (1999). Injustamente demitido do clube pouco depois da conquista do titulo.

      Presidente : Ambos de primeira linha, entre os melhores que conheci no Flu : David Fischel (1999) e Peter Siemsen (2016).

      Meu voto fica para o atual, Peter Siemsen, que teve a coragem de extirpar o mal que tomou conta do clube durante 16 anos, implantado no justamente em 1999, desafortunada e inadvertidamente na gestão – veja que coincidência – do admirável sr. Dr. David Fischel, de reverenciada memória : o sistema de governança posteriormente revelado como Patrocracia, que quase destrói o meu amado clube, já que tentamos até hoje navegar com a quilha acima da linha d’água.

      Só não sei se o Dr Fischel era melhor em campo do que o Peter. Nunca os vi jogando futebol.

      1. Amaury,

        Depois de ler acima elogios trocados entre torcedores do mesmo clube, aparentemente uns defendendo um nome e sua gestão e outros sem defender qualquer nome, apenas reclamando da gestão atual, mas não só isso.

        Depois de ler argumentos que, conforme penso, não se sustentam nem com parafuso preso com porcas de rosca invertida. Mas não só isso.

        Depois de ler acusações não individualizadas que nem sei em que estão baseadas, acerca de interesses destes críticos.

        Depois de pensar se eu deveria participar para tentar esclarecer e contornar aparentes divergências entre pessoas que torcem pelo mesmo clube, decidi nada dizer.

        Mas quando foi dito mais acima que a partir de 2015 nasceu um novo Fluminense, concordei, já que isto evidenciou que somente quando, finalmente, a Unimed deixou de se intrometer no nosso futebol, dele passamos a ter responsabilidade plena que devíamos ter.

        Porém, ficou-me uma questão mal respondida: Por que só em 2015?

        ST

      2. Vamos lá, Amaury. Gosto dessas comparações. Minha ‘seleção’ seria (entre os titulares):
        Cavalieri, Flavio e PC;
        Marcão, Douglas (o Valber era um ‘monstro’ que não levou a carreira à sério e já estava em final de carreira nessa época), Cícero E Scarpa (embora o Yan no início da carreira fosse muito promissor também);
        Magno (de 99) e Roger.
        Os zagueiros, não dá para ‘comparar’… são quatro horrores (até esse Gum atual). Se juntar tudo, não dá 1.
        Seriam 4 de 2016 e 5 de 1999. Se colocarmos um zagueiro (qualquer) de cada ano, seria 6 x 5 pra 1999.
        Pra descomplicar, vou colocar a escalação com 2 desses 4 zagueiros horrorosos…

        Cavalieri, Flavio, Gum, Alexandre Lopes e PC;
        Marcão, Douglas, Cícero e Scarpa;
        Magno (99) e Roger.

        Mas, só o fato da gente estar comparando esses 2 times, dão a idéia de como é fraco esse elenco atual, Amaury. Queira ou não, o de 99 era um time de série c.

  13. Somem os salários do Cavaliere, Pierre, Geovane, Maranhão, Osvaldo, Magno Alves ( aposentado ). E vejam que poderíamos continuar com Fred ( mala ).mais sabe fazer gol e botar o pessoal pra jogar agora olhem o resultado o time caiu de produção,

  14. Placar moral, com toda sinceridade : São Paulo 5×1. No primeiro tempo, 4×0.

    Jogadores que passam 45 minutos praticamente sem criar chances de gol não formam um time.
    Podem ter o curriculum que tiverem, o salário absurdo que tiverem, não são um time.
    Ou, para amaciar um pouco, não foram um time ontem, mas um bando.

    É mais do mesmo. Todo jogo é isso :

    ° Tomar um gol idiota nos primeiros minutos de jogo.
    Adversário cobra um escanteio.
    Nove elementos do bando estão dentro da pequena área olhando a bola (Scarpa ajoelhado, creio que amarrando a chuteira) enquanto o cara que fez o gol está livre, pela esquerda de nossa área.

    ° Vejam Douglas- o ‘jênio’ entregar o segundo gol, pondo a bola nos pés do adversário, ao tentar um passe rasteiro de – pelo menos – 20 metros que cruza transversalmente a metade do campo, em linha quase reta, tendo TRÊS adversários na trajetória da bola, que foi interceptada. Dali, o ‘elemento’ volta trotando, como se fosse ‘o cara’, enquanto os outros de esfolam para tentar corrigir sua lambança. E não conseguem, já que – como sempre – à esquerda de nossa grande área não havia NINGUÉM …. do Flu.
    Azar nosso que havia DOIS adversários que não vieram trotando. Um deles fez o gol.
    Detalhe : Douglas não quis (só pode ser isso) passar a bola para nossa lateral esquerda, onde havia DOIS de nossos jogadores completamente livres de marcação. Preferiu o risco de cruzar a bola por toda a metade transversal do campo onde havia ‘inimigos’. Coisa de ‘jênio’ pensante.

    ° Pois bem, este ‘jênio’ chamado Douglas foi mantido em campo e o (então) esforçado Edson é sacado do time no intervalo do jogo.

    ° E aturamos o Osvaldo em campo … novamente. E uma vez mais, nada. Nulo. Ameba.

    ° Aí, o Levir – mostrando sua face 2016 – de ‘o rei das gracinhas’ – ainda diz que o time perdeu por conta de erros do juiz.

    ° Para completar, diz que o time não melhorou em nada no segundo tempo, com as entradas de Dudu e Richarlison, quando literalmente dominamos o jogo. Só não tínhamos esquema tático para furar a defesa adversária. Não treinamos isso. Quando temos tempo demos folga aos jogadores. Quando viajamos reclamamos que não temos tempo para não treinar.

    ° E ainda ‘continua esperando reforços’, quando tem um baita goleiro que deveria ser titular e um lateral esquerdo que (diz o rei da graça) está ‘em fase de treinamento’ há pelo menos 40 dias.

    Há algo muito estranho nisso tudo. Juro que não entendo !

    E já me antecipo : nunca dissemos que a causa da diarreia mental era só a enfermidade ‘cônica’.
    Não me lembro de ter lido isso aqui no Blog.
    Que eu me lembre, o gol, as laterais e a meia sempre foram apontadas como posições carentes.
    A diferença é que criavam problemas APENAS dentro de campo; e dos problemas extra-campo, destes sim, ficamos livres’.

    No próximo jogo teremos a ajuda ‘da sorte’ que sopra no sorriso do rei da graça : provavelmente, a ‘sorte’ o obrigará a escalar o Will na LE e o meio-campo com Pierre, Edson, Scarpa e Dudu.

    Com direito à ira dos que discordam quando digo que o Pierre é o único primeiro volante de origem que temos, e que a vaga de segundo volante deve ser disputada por Edson e Douglas.

    Quanto ao gol, ….. já desisti.

    Cavallieri ad eternum.

    Argh ! !

    1. Amaury, bem vindo ao mundo real. Estávamos a sentir a sua falta. Pensador, estou muito preocupado com o sumiço do nosso Dante. Peço ao bom Deus que o companheiro Dante esteja com saúde. ST

      1. Depois que Chaves Guedes saiu, ele sumiu. Será que tá com raiva do Peter Pan ?

        É, Oni, os que apoiam o Peter tão sumindo. 1º foi W. Drumond, 2º Dante e dps Marco Timers.

        Vai ficando cada vez mais difícil de defender o Siemsen. Oni tá desesperado querendo ajuda.

        Oxalá, Zé Macumbinha.

      2. Foi depois que o Fred saiu.

        É, Oni, os que apoiam o Peter tão sumindo do blog. Já são três desaparecidos.

        Vai ficando cada vez mais difícil de defender o Siemsen. Oni tá desesperado querendo ajuda. rsrsrsr

        Oxalá, Zé Macumbinha. rsrsrsrsrs

        Tudo brincadeirinha, meu parça. Leva na esportiva.

        ST e boa noite !

        1. Jorginho, relaxe!! É claro que sei que o intuito é de brincar. Sem problemas. Jorginho, penso que o motivo do sumiço momentâneo dos companheiros não se deve a GESTÃO PETER SIEMSEN, nosso orgulho, sem dúvida o que de melhor aconteceu na história contemporânea do nosso amado FFC. Veja, a nível de futebol regional o Peter recebeu o FFC com 30 títulos, está devolvendo com 31 títulos. A nível nacional, o Peter recebeu o clube com o status de tricampeão brasileiro, e está devolvendo no mínimo com o status de TETRACAMPEÃO BRASILEIRO. A rigor só não melhorou, ainda o status do FFC na Copa do Brasil. Jorginho, vou ficando por aqui. Acho que basta. Finalizo afirmando duas coisas: NÃO BRIGO CONTRA NÚMEROS, NÃO SOU TOLO; – SE APENAS 50% DOS PRESIDENTES QUE ANTECEDERAM O PETER, TIVESSEM CONSEGUIDO OS RESULTADOS NO FUTEBOL QUE O PETER CONSEGUIU O FFC SERIA O CLUBE BRASILEIRO COM MAIS TITULOS CONQUISTADOS. ST

      3. Marmund, que eu saiba só uma pessoa daqui tem o e-mail do Dante : João Marcelo Garcez.

        Se nosso querido guru pudesse localizar o querido amigo Dante seria ótimo.
        Caso contrário, poderia passar meu e-mail para ele – Dante -, que me escreveria em seguida.

        Talvez v. possa esclarecer-me em uma dúvida : Boiadeiro e Dante são a mesma pessoa ?
        Lembro-me vagamente de alguma coisa no passado ( 2 ou 3 anos atrás) que deixou claro que sim

        Se são a mesma pessoa, o Boiadeiro postou um comentário muito gentil, já no novo Blog do João, endereçado a mim, dizendo que estava bem de saúde, que não comentava mas que lia o Blog.

  15. Se essa direção fosse séria e ainda há torcedores que a defendem com fervor, simplesmente dispensaria por deficiência técnica Dudu e Maranhão.

    Outros como Giovanni, Henrique, Cícero, Osvaldo, Cava etc já procurava-os para rediscutir seus contratos e os rescindiam imediatamente.

    Se essa direção não procurar fazer uma limpa nesse elenco, vai sim levar o Fluminense a passar sufoco para um eventual segundo rebaixamento na era PS. Com a economia nos salários, dá pra ir ao mercado buscar outros jogadores que venham a manter o Fluminense na série A em 2017.

    Ou alguém ainda acredita que serão esses jogadores que tornaram o Fluminense campeão brasileiro ou da Copa do Brasil?

    Ainda há tempo Garcez para a vaca não ir para o brejo.

  16. Pega este time todo, junta com o diretor que nem sei o nome, Levir e Peter Pan e que vão todos para a Eslováquia, disputar a segunda ou terceira divisão de lá.
    Quem sabe assim, ganhamos alguma coisa.
    Peter: PEDE PRA SAIRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR.

  17. Engraçado alguns tricolores ficarem falando da grandeza do clube. Que grandeza é esta de um clube com mais de cem anos não tem estádio, não tem CT, nunca ganhou uma Libertadores, ficou vinte e tantos anos sem ganhar um título nacional, caiu para série C e tem uma torcida pequena (talvez seja pelos fatos vergonhosos citados acima).
    O Peter com todas as dificuldades do clube está em sua gestão dando início a um Fluminense verdadeiramente grande em um futuro próximo.
    Este ano eu já esperava um Flu de meio de tabela para nos próximos anos o Flu realmente brigar por títulos principalmente o da Libertadores.
    E não venham falar que eu não conheço a história do Flu, porque conheço mais que a maioria que escrevem aqui no Blog.
    Acompanhei o time da máquina de 75, que mesmo com um timaço não consegui ganhar o Brasileiro e nem Libertadores.
    Acompanhei os jogos do Flu de 84/85/86 (o melhor Flu que eu vi jogar, unia técnica e competitividade), que ganhou um brasileiro, mas não consegui uma Libertadores.
    No futebol de hoje sem um CT, um estádio que possa a torcida comparecer e fazer a diferença fica difícil grandes conquistas.
    Os brasileiros de 2010 e 2012, o Flu tinha um time bom para o nível do brasileirão, mas só consegui os títulos devido a motivação de grandes salários (que não cabe mais ao futebol brasileiro) e também a uma dose de sorte.
    No futebol de hoje é necessário que o clube tenha uma boa estrutura e condições financeiras para pagar salários em dia, coisa que as diretorias passadas em mais de cem anos não conseguiu.

    1. A principal razão de existir do Fluminense, como de todos esses grandes clubes do Brasil, é o futebol. Sem isso, os clubes são conhecidos, apenas, por meia dúzia de pessoas. Peter desprezou totalmente o futebol do Fluminense, por isso, faça ele o que fizer, não merece méritos. No fim de sua gestão poderemos estar com um CT funcionando, as contas sanadas, mas o futebol está e estará uma miséria. Presidente para esquecer!

    2. Não discuto a questão do Centro de Treinamento, é uma conquista,
      Mas não é justificativa para este time horroroso, vejamos o rumo dado ao dinheiro na gestão Peter, somente alguns que me lembro:
      Victor Oliveira, Lucas Gomes, Marlone, Giovane, Henrique (os dois), Osvaldo, Diego Souza, Maranhão, Ronaldinho Gaúcho, Felipe Amorin, Welington Paulista, Antônio Carlos, Arthur, Fabrício, Guilherme Mattis, Raynner, Marcelinho das Arábias, uffffffaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
      Somente os que me vieram a memória.
      Isto é o exemplo da excelente administração Peter, pagando salários em dias.
      Com a grana que gastou com estes perebas e muitos outros que nem me lembro, dava para montar um time descente, digno de brigar pelo título.
      Por aí podemos perceber que dinheiro tinha, ou tem, o problema é como foi gasto.
      Esta á a verdadeira administração de nosso Tricolor.

    3. E quem garante que essa pereba de time vai ficar no meio da tabela? A tendência, com esses jogadores pernas de pau, descompromissados e sem sofrerem a mínima cobrança por parte dessa diretoria nefelibata, é de daqui mais algumas rodadas entrar na zona do inferno e não mais sair de lá. E não precisa ser nenhum expert para prever isso não.

    4. Caro,

      Certamente jogando o que vem jogando não dá sonhar em grandeza. Com jogador que é expulso por agressão e não sofre qualquer punição. Com reunião para amenizar “climão” com o treinador, sob o qual disse um jogador que não mais jogaria. Antes mesmo já não havia jogado um torneio do qual participou Ronaldinho Gaúcho, o que provocou, até agora inexplicada, notícia de que havia se recusado jogar. Com o “abandono” de uma Libertadores, quando deixamos o, à época preparador físico, treinando o time em meio a competição. Isto após “pagar mico” no cenário nacional com a procura de um treinador temporário. Lembra-se?

      Aliás, a grandeza de um clube de futebol passa também pela grandeza de desejo de seus dirigentes e até da sua torcida na conquista de títulos importantes, o que faz com que apresentações como as que temos visto, inclusive com o título de 2012 (em que quase infartávamos com aquele futebol na “conta do chá”), devam merecer repúdio e cobranças, ao invés do conformismo que parece ter tomado conta do Laranjal.

      Neste ponto, caberia aos jogadores que integrem o elenco do clube, terem claro para eles que a falta de competitividade não deveria ser admitida.

      Acho papo furado esta estória de que uma coisa depende da outra. Soa mesmo como desculpa.

      Boa gestão do futebol, com boas condições para o desenvolvimento em campo, é receita de sucesso. Mas não andam necessariamente juntas.

      Quem gosta de receber palmas, deve saber receber as críticas.

      P.S.: Já eu, ao contrário de você, esperava que o presidente e a gestão do futebol tivessem adotado as providências para que no último ano de gestão pudesse brindar a torcida com esperança de título ou uma honrosa classificação. Salvo engano, foram eles próprios que idealizaram isto. Afinal, título de expressão tivemos em 2012, ainda que com dinheiro injetado pela Unimed no futebol do clube. Aliás, com a quantidade de dinheiro injetado deveríamos ter vitórias mais tranquilas e mais títulos. Certo?

      ST

    5. Atlético do Paraná tem essas coisas e não ganha nada. Nem chega perto de ganhar.
      Claro que isso ajuda … e muito… mas não é determinante. Futebol é mais que isso, para o torcedor, futebol é título. É poder sacanear o amigo na segunda feira.
      Futebol é paixão.
      Esse time sem atitude, não fica no meio da tabela; Sport, Chapecoense, Coritiba e Santa Cruz ganham dele fácil… só pela vontade que entram em campo.
      Não basta uma boa gestão administrativa. Somos Fluminense FUTEBOL Clube. Tem que ter futebol.
      Se o Peter é bom, então que coloque alguém decente no setor futebol. Não pode é renovar contrato de Giovanni por alguns anos. Isto cheira mal… Ou então é total incompetência na setor futebolístico.

    6. Caro João Cláudio, já disse e vou repetir: você não está sozinho. Penso exatamente como você. Continuo a recomendar cautela com alguns companheiros do blog. Vão querer tirar o seu escalpo. RSRSRSR . Eles não sabem o que dizem.

  18. O Daronco é forte mas não teve coragem para marcar o segundo pênalti claro para o Fluminense, na casa do adversário, nem ele e nem o bandeirinha, que tinha uma visão privilegiada do lance.
    De qualquer forma temos que agradecer ao Daronco por ter dado o terceiro cartão amarelo aos sonolentos Cícero e Giovanni, nos dando assim a oportunidade de ver o time, pelo menos uma vez, sem estes dois chupa-sangues. Infelizmente o Douglas também recebeu o terceiro amarelo e fará muita falta, pois vem sendo o jogador mais regular do time.
    Embora ainda estejamos na frente do Botafogo na tabela, nossa realidade hoje é pior do que a deles, pois, analisando jogador por jogador, veremos que até o elenco alvinegro é melhor do que o nosso.
    Saudações Tricolores!

    1. Sem a contratação de reforços tá difícil. E pior ainda com erros do árbitro contra o Flu. Eu tinha a sensação de que seria 2 a 2. Quase acerto se fosse marcado e convertido em gol aquele penalti. Maranhão é o tipo de jogador razoável, mas sinceramente, o Flu precisa de bem mais que este tipo de jogador. Preocupante a situação. Vencer o Flamengo deu uma alegria e talvez um pouco de ilusão de que o time estava com algum início de recuperação. Há muito ainda o que se fazer para o Flu ter chances reais de ficar entre os 4 de cima da tabela. A continuar assim, corre-se o risco de ir caindo e até mesmo de ficar entre os 4 piores. Alerta amarelo ligado. Ainda há tempo de se fazer alguma coisa. Mas se a reação demorar vai ficar muito, muito difícil. Reforços já!

  19. Vcs estão pensando que esse time da Eslováquia vai ter algum beneficio pro Fluminense? Não se enganem, é pro Peter e a sua tropa poderem fazer os seus trambiques. Vão ganhar muito dinheiro com isso. Essa gestão esconde tudo da torcida, não é transparente ! Vai ter muito roubo e como sempre ninguém nunca vai ficar sabendo. Peter ama um sigilo e seus defensores acham tudo normal.

    1. Quem dera todos os próximos presidentes do Fluminense fossem iguais ao Dr. Peter Siemsen.
      Quem planta não tem valor, só quem colhe, e isto vai acontecer com os próximos presidentes.
      Saudações Tricolores!

  20. Texto impecável mais uma vez caro Garcez.

    E baseado nesta nossa realidade, após uma vitória não é para se empolgar com o time e após uma derrota também não é motivo para se desesperar já que a OSCILAÇÃO é o carro chefe desse time e pelo jeito deverá ser a tônica mesmo, nesse restante de temporada.

    ST

  21. Segundo a imprensa paulistana, a turma do São Paulo, apesar da vitória, tá meio contrariada, pois esperava fazer um belo saldo de gols diante do tricolor das laranjadas!
    Que coisa, hein? Acabou o respeito com a velha máquina!C.R.V.G

    1. Entra aqui para sacanear os tricolores não, Fischer.

      Você é bem recebido na casa alheia, que nem de amigos é, recebe um prato de comida, já que é um errante esfomeado, e – em gesto próprio de quem não tem nada no cérebro – levanta-se da mesa e cospe no prato.

      Fique na sua, cara.

      Chegue por aqui para brincar, mas não para sacanear depois de uma derrota.
      V. corre o risco de ser alvo de um ‘abaixo assinado’ à moderação, para defenestra-lo daqui.

      1. Mas o que é isso, querido Amaury. Cadê a tradicional fidalguia tricolor? Será que ficou no Morumbi?? rsrsrsrs
        Vamos combinar assim, ó……no returno terá mais um Fla/Flu, Arão e Rafael Vaz certamente vão jogar e o tricolor das laranjadas voltará a vencer! Tá vendo? Tudo tem seu lado bom, aproveite!C.R.V.G

  22. O Palmeiras tem feito partidas fora de casa tão ruins quanto ao Flu. A diferença é que em casa tem ganhado todas por ter estádio e grande torcida, coisas que o Flu não tem.
    O Palmeiras, Inter, Grêmio e Corinthians são um Fluminense com mais estrutura, torcida e sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *