E o futebol, ó!

Chego em casa atrasado, com a bola rolando. Milha filha já dormia, minha esposa, quase. Dou-lhe um beijo de boa noite e ligo a TV. O Flu já perdia por 1 a 0 para o São Paulo. Decido telefonar para o velho para saber suas impressões.

– E aí, pai? O que está achando?

– Estou vendo a reprise da Escolinha do Professor Raimundo, no canal Viva.

Percebi logo que a coisa estava feia…

– Que isso, pai!!! Abriu mão do jogo?

– Está difícil de assistir…

Depois dessa ducha de água fria, sentei para ver a partida como mero espectador. E logo entendi o desânimo do velho.

O Fluminense jogava com as linhas muito espaçadas, sem controle da partida, aceitando passivamente o toque de bola do time misto do São Paulo. Estava diante de mais uma atuação daquelas com que o torcedor tricolor, infelizmente, se habituou nos últimos tempos. Jogadores aparentemente descompromissados, correndo para não chegar, cometendo erros individuais em série.

Com elenco enxuto, cujos reforços se concentram em jogadores como Dudu e Maranhão, o Fluminense se distancia, a cada rodada, do pelotão de frente, deixando a perigosa sensação de que o técnico Levir Culpi já não conseguirá tirar mais dos jogadores, embora também peque por insistir demasiadamente com nomes como Cavalieri, Giovanni e até Cícero, que de cérebro passou a olhos do time, de tanto que cochila nos jogos.

CiceroAo menos, desta vez, acertou o pênalti (há duas semanas, Cássio havia defendido, e ele, feito só no rebote) e recolocou o Flu no jogo.

Apesar da atuação ruim, a derrota poderia ter sido evitada se o árbitro Anderson Daronco (RS) tivesse marcado pênalti no empurrão grotesco de Maicon em Osvaldo no segundo tempo. Além disso, deveria ter expulsado o já amarelado João Schmidt pela mão na bola no lance do primeiro gol.

Levir fala em três reforços. Tem pressa, claro. O tempo urge. “Precisamos de um elenco maior. Não vamos esquecer que é um dos campeonatos mais difíceis da história do Fluminense, porque não vamos jogar em casa.”

O técnico disse ter estado na residência do presidente Peter Siemsen para tratar de nomes do seu interesse. Sabe que as condições financeiras não são as melhores, mas é sincero quando afirma que, com o que conta hoje, não há como ter esperança.

A bola está com a diretoria. Porque com os jogadores, em campo, já não a vemos há algum tempo.

***

LogoA título de esclarecimento, reforço que, a exemplo do que já ocorria quando o Blog Terno e Gravatinha estava hospedado nos portais G1 e NETFLU, nem sempre é este colunista quem faz a moderação dos comentários.

Eventuais ausências de respostas devem-se ao fato de: 1) Este colunista ter deixado a moderação a cargo do “Moderador A”, sobretudo em fins de semana, quando eventualmente sobe a Serra e se desconecta do mundo virtual para descansar; 2) A concentração de mensagens encontrar-se em larga escala, o que dificulta a apreciação individual dos conteúdos; e 3) Este colunista estar ocupado com afazeres na empresa.

Na impossibilidade do “Moderador A” liberar as mensagens, solicitamos ao “Moderador B” que o faça, ocasião, contudo, que é pouco frequente.

O Blog Terno e Gravatinha informa ainda que, em pouco mais de um mês neste novo endereço, já recebeu mais de 40 mil visitas, consolidando-se como um espaço bem-sucedido e de ampla aceitação entre os seus leitores, a quem agradeço e sou enormemente grato.

______________________________________________________________

Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.

280 thoughts on “E o futebol, ó!

  1. O time do Fluminense é PAVOROSO!
    O pior dos últimos 10 anos.
    Uma vergonha e ao mesmo tempo uma pena.
    É duro ver Giovanni, Henrique. W Silva, Oswaldo e Cícero em campo.
    São toneladas de lixo orgânico. Merda pura.

  2. Perdemos mais uma.
    Jogo acabando e a besta do Giovani em vez de colocar a bola para frente quer sair driblando.
    Péssimo jogo, péssimas substituições.
    Dudu e Maranhão é fim de festa.
    Noite para esquecer.
    Agora é partir para cima do Coxa para somar pontos.

    Lembrando que era o time reserva do SP e terminou com 10

    Se ficar nessa lerdeza, vai ser difícil.

    ST

  3. Caros,

    Entrou também o Dudu… Pois é… Dubi doo doo. Mas pelos menos saiu o pipoqueiro e entrou o Richarlison. Torcer é sina.

    SDs Tricolores pela Democracia

  4. Quem seria o responsável pela contratação desse “jogador” que atende pelo singelo nome de giovani (com g minúsculo)?????????????

  5. Caros,

    O principal problema do time são os laterais e a falta de um meia cascudo e competente. Mas como o lateral direito é amigo do “homi”…

    Penalty, lá vai o Cícero… 2×1, menos mal. Se empatar este jogo já será um grande lucro.

    SDs Tricolores pela Democracia

  6. O que leva um time profissional de futebol a dar emprego a um cidadão como o Giovani?

    A defesa é toda ela muito ruim, mas esse lateral é muito pior do que muito ruim.

  7. Se fosse instituído o ‘prêmio’ no campeonato de jogador que perdeu mais gols feitos, se o Cícero não ganhasse, seria marmelada. Como ele conseguiu errar essa cabeçada aos 37 minutos do primeiro tempo que empataria ali o jogo? Aí, na sequência, mais uma LAMBANÇA de um de nossos jogadores: DOUGLAS que ao tentar dar um passe, erra bisonhamente, armando um contra-ataque fatal bambino que, por ironia, foi um lance parecido com o do gol perdido do Cícero que o Alan Kardec mostrou/ensinou a ele como se cabeceia uma bola cruzada daquelas. 2×0 que mostrou uma superioridade incontestável do São Paulo, onde mais uma vez, não vimos a cor da bola, jogamos sem vontade, sem raça, vendo o adversário passar por cima. Melhorando no segundo tempo, e o São Paulo dando uma maneirada, o placar pode ficar nisso ou até fazermos um golzim de ‘honra’. Mantendo os dois times o mesmo ritmo, com certeza levaremos uma balaiada vexatória. Será que o Denis passará um jogo no campeonato sem fazer uma defesa sequer de uma bola chutada pelo adversário? No primeiro tempo, pelo menos, ele conseguiu tal proeza, dada a inoperância ofensiva tricolor! VERGONHA!!!

    ST

    1. “Melhorando no segundo tempo, e o São Paulo dando uma maneirada, o placar pode ficar nisso ou até fazermos um golzim de ‘honra’.”

      Foi esta, a alternativa 1 que sugeri acima, que ocorreu no segundo tempo. E só não empatamos, em mais um pênalti (escandaloso por sinal) do Maicon em cima do Osvaldo, porque o DARONCO não deixou.

      Continuamos um time que joga só um tempo. Se levamos sorte no tempo que não jogamos, como foi no FraxFlu, vencemos o jogo, se não, é derrota na certa como hoje, ou na pior das hipóteses um empate com gosto amargo.

      E hoje, além da derrota, ganhamos dois desfalques para o próximo jogo, já que a ausência do Giovanni, pelo que vem jogando, será mesmo um grande reforço para a próxima partida.

      ST

  8. Vexame ao vivo para todo o Brasil!
    Seremos motivo de chacota.
    ***
    Tomei uma decisão: enquanto esse merda desse treinador continuar insistindo com Gum, Henrique, Giovanni, Magno Alves, Maranhão, eu não assisto mais jogo do Fluminense.
    Eu sou Fluminense porra! Eu sou Fluminense!
    Sinto vergonha, estou com vergonha!
    ***
    Essa diretoria tem que ser cobrada duramente. Amanhã!
    Este que a gente está assistindo, é um dos piores times do Fluminense da história.

    1. Tambem to muito puto, insistir com o Geovanni e imperdoavel, Levir ta de sacanagem ou esta recebendo um por fora pra escalar esse traste fracassado.
      Tambem nao assisto mais !

  9. Final do primeiro tempo e uma constatação: o São Paulo nem precisava ter escalado goleiro. Podia ter deixado o gol vazio mesmo.
    Vou ter de concordar com os críticos… defesa horrorosa, meio de campo inexistente e ataque, nem em sonhos nós temos ataque.
    Falta treino. Marcação frouxa de tudo. O Junior comentou que o W. Silva não pode deixar o cara ficar cruzando, tem de reduzir o espaço senão passa a responsabilidade para outros. Mas… estamos falando de W. Silva, oras…
    E continuamos ressuscitando centroavantes que não marcam. Jogo anterior foi o Guerrero e hoje foi o Alan Kardec.
    Voltamos a mesma do ano passado: seu time e seu centroavante estão mal, joguem contra o Flu que tudo se resolve.
    Vamos ao segundo tempo. Ou o time muda da água para o vinho ou vai para o vinagre e vamos tomar mais uma goleada.
    SSTT

  10. Intervalo. Que partida horrorosa! São Paulo soberbo! E olha que o Ganso nem está em campo! O Alan Kardec fez o que o bosta do Cícero perdeu. Como se erra passes! O Levir tem mais tempo de trabalho no Fluminense que o Cuca no Palmeiras e não mudou quase nada! Peneira na defesa, ataque cardíaco e Cavalieri chutou entrou.

  11. O supercraque está com a bola dominada no meio campo e assim, com toda sua habilidade entrega a bola para o adversário armar o contra-ataque: gol do São Paulo. Obrigado Douglas!!!

  12. Displicência total e irrestrita.
    Irresponsabilidade manter Scarpa, é visível que não está bem. Deu o segundo gol de bandeja.
    Giovani não existe.
    Maranhão é isso aí que estamos vendo.

    Rezar para acabar o jogo logo e não ser goleada.

    ST

      1. É verdade Julio, foi mesmo o Douglas! Obrigado pela correção.
        Mas isso não absolve o Scarpa por mais uma partida horrorosa….rs

        ST!

  13. Caros,

    2×0. Este time é uma merda. Igual ao seu presidente.(Atenção Garcez, por favor! Merda não é palavrão, é adjetivo).

    SEM CRAQUE NÃO SE GANHA NADA!

    SDs Tricolores pela Democracia.

  14. Srs.,

    Gol do São Paulo

    O Douglas errou o passe e voltou trotando. Botar a culpa na defesa é brincadeira.

    ST

  15. Caros,

    Como erram os nossos jogadores. Giovane, então…

    O Cícero recolheu na cabeçada? Acabou indo meio de ombro. Aí fica difícil

    ST

  16. Levir tem que fazer omelete sem ovos. Reparem que quando o jogo fica corrido como o Cícero desaparece da partida. De olho na Tv e mais uma jogada ridicula desse “jogador” ridiculo. Precisa dizer o nome dele???

  17. Caros,

    Nenhum chute a gol aos vinte e sete minutos do primeiro tempo. Cícero nulo como sempre; Magno Alves pipocando como sempre; Maranhão invisível como sempre. Enquanto isso, Richarlison, Pedro e Robert fora. São as tais “fortes emoções”.

    Obrigado, Levir! Obrigado, Peter!

    SDs Tricolores pela Democracia

  18. Primeiro minuto, primeiro gol do São Paulo. A diretoria do Fluminense poderia se inspirar e contratar nessa mesma velocidade. Um detalhe: como devem ser ruins os laterais-esquerdos da base do nosso time, pois conseguir a proeza de ser reserva desse tal de giovanni!!

    1. Laterais, Cícero, Meio de campo não consegue dar 2 passes.
      ISSO É TIME DE PRIMEIRA DIVISÃO????
      Está sendo ATROPELADO pelo time misto do São Paulo
      Jogando assim, vai ser ATROPELADO PELO TIME MISTO DO OLARIA
      Vou dormir que é melhor.
      Ficar com raiva nem pensar

  19. Caros,

    O esperado aconteceu: 1 X 0 São Paulo. Giovanni deixou o cara livre. O time leva um passeio.

    Obrigado, Peter!

    SDs Tricolores pela Democracia

  20. 6 minutos, nem passamos do meio de campo e já estamos perdendo.
    Coisa de louco está zaga.
    Temos que aproveitar que eles estão com Carlinhos e Bruno em campo……

    Vamos lá Fluzão, vamos virar esse jogo.

    ST

  21. E a Bos… de mer… de timeco já levou o primeiro gol.

    Parabéns pigarreante!

    Obrigado CB, Washington e Deco por voltarem e resgatarem a essência do verdadeiro FLUSÃO!

  22. Enquanto as vendas de jogadores do Flu são feitas com velocidade supersônica, as contratações desenvolvem-se a passos de cágado…
    Enquanto isso, lá pelos lados das Alterosas…

  23. Esperando a partida encontrei esta reportagem no Globo.com

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2016/06/flu-na-eslovaquia-conheca-primeiros-convocados-e-mais-detalhes-do-projeto.html

    Galera… achei muito interessante a ideia. Se for levada a sério, o gasto será pequeno em prol das vantagens. Se o “garoto” se destacar, volta para o clube. Se aparecer oferta boa no mercado europeu… vende.
    Além do que, a experiência de outro país, língua e costumes não se compara.
    Outra coisa é que nem todos podem ser absorvidos pela equipe principal, se bem que poderiam aumentar o numero de jogadores da base na mesma. Deste jeito não se joga no limbo os jogadores que cheguem na idade de subirem ao time principal e no momento não tenham a oportunidade.
    Leiam e analisem com cuidado. Se realmente for da maneira que entendi. Bola dentro total e que deverá ser mantido e incentivado pelo clube e pela torcida.
    SSTT

    1. Ricolor,

      A ideia parece boa, mas não confio na execução. É que se aqui não conseguem fazer certo, lá o farão ?

      Bem… Pelo menos temos duas chances de ser campeões. Uma lá outra aqui.

      Quais são os nossos rivais tradicionais lá da Eslováquia? Dá para mandar o nosso Presidente para ficar lá presidindo o Flu-eslovaco?

      ST

    2. Deixa de ser inocente meu amigo, essa diretoria horrorosa não sabe administrar o flu, quer se meter a um projeto desses. E outra a torcida quer saber de time, coisa que o flu tinha quando o Peter Pan assumiu, e agora?

    3. Caro Ricolor,
      Acho que um time que ainda tem uma dívida enorme e um elenco fraco como o que estamos sofrendo agora, não tem como se aventurar numa empreitada desta.
      Vejo isso como lampejos de megalomania da diretoria. Esta matéria tem toda pinta de que foi publicada para verificar a reação da torcida.
      Para mim a resposta é: Queremos um time competitivo, usem o suado dinheiro do clube nisso.

      ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *