Artigo de museu

Peço desculpas aos leitores que me acompanham neste espaço há quase 12 anos por não ter escrito sobre o empate em 1 a 1 do Fluminense com o São Paulo, domingo à tarde, no Morumbi. Diante da tragédia que acometeu o Museu Nacional pouco mais de uma hora de encerrada a partida, fiquei paralisado ante o fogo que lambia vários recortes da memória afetiva de minha infância.

Fui levado, ainda pequeno, por meus pais, para conhecê-lo. Lembro do impacto que tive ao ver o esqueleto de uma baleia numa sala ampla inteiramente destinada a ele. Então um menino, não poderia atinar que algo daquele tamanho pudesse ainda existir. Tempos depois, com a sala fechada por bom tempo para reformas, cheguei a duvidar de que tudo não passara de uma confusão ou imaginação que tivera, garoto.

Ao longo de meus quase 40 anos, retornei dezenas de vezes ao valiosíssimo espaço, mas sempre saindo com a sensação de não ter visto o suficiente. Felizmente, minha filha, Melissa (cinco), chegou a conhecê-lo, indo e voltando sempre que íamos brincar e almoçar na Quinta da Boa Vista.

Ver o Museu Nacional em chamas na noite de domingo foi demais para mim. Petrificado, passei a acompanhar, estático, o noticiário ao vivo da Globo News, lamentando a perda irreparável de artigos e coleções absolutamente históricas para o país e a humanidade, as quais nunca mais veremos. Uma lástima!

Sem ânimo, reproduzo, excepcionalmente neste espaço, o que postei publicamente em minha página do Facebook.

Quinta à noite, voltamos a falar de Flu. Mas já sem o Museu Nacional entre nós.

___________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

126 thoughts on “Artigo de museu

  1. O recruta da fluócio sifu !!!

    Em um intervalo de dois dias, perdeu o plano de saúde e teve a sua quantidade de ração diminuída.

    ST CB e P Ant

  2. Cadê os R$ 20 mi da transferência do Richarlisson?
    Pq o Everton ainda não pagou?
    Ou será que já apagou e a gente não sabe?
    O cara já está jogando lá há dois meses, já fez gol prá cacete e nada da grana?
    ***
    Salário atrasado…
    Plano de saúde cancelado…
    Alimentação dos funcionários comprometida…
    Greve de funcionários…
    Acordos não honrados…
    ***
    Uma grana dessa prá receber e não recebe, e não cobra, e ninguém dá uma satisfação, uma explicação?
    Que coisa esquisita!
    Que conversinha mal contada…

  3. Um clube aonde um tricolor doente fez um CT sozinho com seu dinheiro, é expulso do clube. E um flamenguista ( Athirson) é convidado para fazer espionagem no clube. Não preciso falar mas nada né?
    Não tem como esconder que são flamenguistas infiltrado no clube.

  4. Richard cobra posição dos notáveis sobre os atrasados.
    Ele tem todo direito.
    Torcida cobra Richard de quando ele jogará futebol. … tem todo o direito. ..

    ST

    1. Andrei, pode colocar outro ingrediente nesse lance de atrasos salariais que a qualquer momento, determinado jogador venha a entrar na Justiça para se desligar do Clube em função até de falta de pagamentos como o FGTS que com certeza, essa gestão deve estar atrasando, o que poderá amanhã trazer mais problemas como o desligamento da Instituição do Profut.

      Não se esqueça que o processo do Scarpa, o Fluminense estar a ver navios passar e ainda correndo o risco de não levar um centavo sequer na ação.

      ST.

  5. Comunico que me farei presente nos dois jogos que realmente interessam para a permanência do Fluminense na série “A”, contra o Vitória e o Botafogo …

  6. O clube faliu, eu pensei que iriamos falir daqui uns 5 anos. Daqui a 5 anos não vai mas existir FFC. Não tem nem almoço direito. Acabaram com o FFC. O pior de tudo é ver uma torcida que não toma posição nenhuma, fica todo mundo de braços cruzados. Esses caras fazem o que querem, estão na zona de conforto, pois sabem que somos uma torcida pacata, até na serie B tem torcida mais enérgica que a nossa. Estamos olhando o barco afundar e não faremos nada? Vamos ficar só aqui mesmo mormurando?
    Não tem um cara no YouTube que torça para o Flu para esculhambar esses fdps? Igual o Paparazzo rubro Neca. A torcida que vai no estádio se orgulha de esta tomando de 3×0 e chegar na rede social e dizer que cantou o jogo todo. Fod@-$& que vocês cantam. A culpa também é MUITO nossa. Somos pacato, passivo, omisso, frouxo, bobos, mongolóides, nerds.

    1. Vc tocou num ponto muito interessante … esses paspalhos da Bravo 52 ao invés de protestarem, ficam o jogo inteiro cantando aquelas músicas bobas … não importa se o time estiver levando de 3 ou 4 a 0 os bocós da claque estão lá pulando e cantando … com esse tipo de torcida nós só iremos mesmo afundar cada vez … a Bravo 52 e uma torcida submissa, alienada, conformada que só nos empurra cada vez mais para o buraco com a sua postura nos jogos.

      Aqui no blog temos 2 exemplos desse tipo de torcedor.

    2. Eu já estou antecipando o plano B…

      “Até a pé nós iremos
      Para o que der e vier
      Mas o certo é que nós estaremos
      Com o Grêmio onde o Grêmio estiver”

      Afinal de contas… é tricolor e minha família materna é gaúcha e ela é torcedora. Tão logo fecharem as portas do futebol do Flu (que pela andar da carruagem deve ser logo) eu viro gremista… kkkkkkk
      Agora só aguardar os dois remanescentes do planeta rosado se pronunciarem em 1, 2 e…
      SSTT

      1. Olhem, olhem, pqp.

        Este é o torcedor tão fiel que diz ser, tão sincero, que já fica de olho em outro galho para pular se o “seu Flu” fracassar.
        Mas. se o Grêmio também der uma caída, aí vira para outro lado, e segue a vida virando para lá e pra cá?
        Mas, honestamente, vale a pena ser esse tipo de torcedor meia boca que sempre foi?

        Eu, se o Flu acabar, ficarei com a imagem indelével dele na minha vida, e nunca torcerei por outro qualquer.

        Mas, pelo que tenho observado, parece que você criou outro nick para ajuda-lo a me contraditar. Precisava?
        (05/09 – 17:00)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

        1. Meu caro Prolixo… para de pensar mal de mim.
          Eu sou legal. Minha mãe é gaúcha e quando pequenino fomos morar no Rio. Antes de sair do RS eu torcia pelo Grêmio. Mas era aquele torcedor criança que morava no interior e torcia somente para fazer figuração.
          Só que com 10 anos fomos para o Rio e na década de 70 futebol era das rádios e jornais. E naquela época só se sabia o que acontecia no sul pelos resultados nas colunas. E assim mesmo atrasado uns dois dias.

          Aí resolvi torcer por um time do Rio e escolhi o Flu. Se o Flu acabar com o futebol (o que está em vias se nada for mudado) voltarei as minhas origens sim senhor. É meu direito e kiçifodassi quem não gostar disto.

          Quanto a fazer outro nick para te perturbar? Preciso disto não… perturbo diretamente porque não sou deste tipo.
          Podes crer… se eu quiser te sacanear, elogiar, criticar, ou até mesmo perturbar somente, é com este meu único nick que o farei.

    3. Muito bem colocado caro colega tricolor. Há anos eu falo o mesmo que você, nossa torcida é MUITO acomodada SIM. Aceita vexames, derrotas humilhantes e administrações catastróficas de braços cruzados e calada. Nisso eu bato palmas para a torcida da mulambada : lá eles não deixam o clube virar chacota de jeito nenhum. Se começa a perder direto e a dar vexames sucessivos, neguinho invade logo o centro de treinamento e enquadra geral (presidente, diretoria, jogadores etc). E não venham me dizer que não adianta, pois dianta SIM e MUITO ! Clube com torcida submissa e acomodada (galera do apoio incondicional) vai parar na série C e é prato cheio para dirigentes incompetentes e amadores se criarem, como aconteceu no Fluminense. Não sou um cara pessimista, mas é fato que o clube perdeu o protagonismo que já teve e hoje é mero cumpridor de tabela, sem chances de ganhar nenhum torneiro realmente expressivo. Sem falar na imagem de devedor contumaz, sendo diariamente cobrado na mídia por salários atrasados, empréstimos não pagos e acordos não honrados. Quanta VERGONHA !!! Fora Abad e leve a Flusocio para NUNCA mais voltarem as laranjeiras…

    4. Rodrigo, é tanta notícia ruim que eu ando sem saco para comentar sobre o Fluminense, mas aproveito o seu comentário para deixar parte de um artigo do Cezar Motta, do Sempre Flu, intitulado “Ou mudamos, ou morremos”.

      Com exceção da parte do shopping e do condomínio, estou de pleno acordo.Isso poderia ser a nossa salvação:

      “É uma opinião que compartilho com alguns amigos tricolores: por mim, o Flu venderia boa parte daquela área, quitaria o principal da dívida e investiria o resto, caso sobrasse algo, no CT e em Xerém. Meu sonho seria ver o Fluminense como uma empresa, de capital aberto ou fechado, com dirigentes prestando contas a acionistas.

      Preservaria um pedaço das Laranjeiras, principalmente o museu do clube, o centro de memória melhor arranjado fisicamente, uma loja caprichada de produtos do Fluminense. O que fosse fundamental para nossa memória histórica. O resto poderia virar shopping ou condomínio de luxo.

      Para tornar o clube uma empresa seria preciso mudar a Lei Pelé e transformar o nosso futebol em algo rentável, com dívidas administráveis. A horrorosa Lei Pelé impede que clubes de futebol virem empresas, e reduz a capacidade gerencial. Mas já há clubes atropelando a lei, como o Figueirense, e até Grêmio e Atlético Paranaense.

      O Figueirense foi entregue a um grupo privado estrangeiro, que promete a médio prazo tornar o velho o simpático Figueira em um clube importante no futebol brasileiro. O Grêmio trocou o histórico Estádio Olímpico por uma arena moderna, com CT de primeiro mundo e hotel de cinco estrelas. E acabou com outros esportes e clube social.”

  7. O Fluminense nos últimos anos tem se notabilizado a ficar brigando contra rebaixamento no brasileiro tendo o mesmo objetivo de times do segundo escalão que são montados para permanecer na série A.

    Aí olhando essa gama de credores que estão a bater as portas do laranjal cobrando dívidas não honradas pelo Clube incluindo jogadores e funcionários, o torcedor fica a se perguntar o que essa gestão anda fazendo com o dinheiro que entra nos cofres tricolores que não consegue nem manter em dia contas básicas do mês.

    Como diz o Andrei, haja botes.

  8. Logo logo faltará papel higiênico nas Laranjeiras e os sócios não poderão mais cagar na sede do clube.
    Todos terão de vir cagados de casa! rs
    Que e quanta decadência!
    Pobres jogadores e funcionários! Trabalhar nessas condições deve ser terrível.

  9. Pois é! O matemático Tristão gracinha está dando 8% de possibilidades de rebaixamento ao Fluminense, e 40 % ao asco. Eu não sei de onde ele tira esses números…basta apenas 1 resultado (o Vasco ganhar o jogo q falta por 2×0) que o time do eumico passa o Flu…e aí?

    Enquanto isso, vejo q tem gente aqui (o Principal Alisador de Cabeças) defendendo a presepada do Ayrton beijinho, que custou caro ao Flu.

    Jogo de 6.000 pontos contra o Vitória, sem dois dos principais jogadores. Depois de uma pontuação razoável contra 3 grandes, vem um jogo em q a vitória é obrigatória e fundamental.

    Mesmo q vença , eu também não me iludo mais com o presidente pateta e fanfarrão, com a Flu Ócio, com alisadores de cabeça e com esse elenco sem ambição.

    1. Amiguinho, fique triste não! Vc é melhor q o Tristão. Inclusive, faz contas de cabeças, melhor q o Tristão. Diz aí, qdo é q o cabezas vai entrar? como prefere q cabezas entre: caindo para os lados, entrando e saindo freneticamente, ou, com muita profundidade?
      Nando, vc gosta de comer caranguejo? sabe quantas bocas tem uma corda de caranguejo ?

      1. Deixe-me entra neste papinho aqui, Oni, porque o “amiguinho maluquinho” acha que alguém está defendendo presepada de Ayrton. Logo ele que não faz essas simulações infames.

        Mas é aquele papo do Maradona ao comentar a eliminação da Argentina da última copa. Ele disse que os que estão comandando o futebol deles, atualmente, são pessoas que nunca jogaram futebol, e não sabem dar um chute numa bola, e se jogar uma para eles dão um jeito de pegar com a mão.

        Então, os caras que não entendem de alguma coisinha de dentro do campo, como é no corpo a corpo, como é estar correndo e levar um toquinho de leve na perna ou no pé ou pelas costas, não sabem diferenciar uma queda forjada de uma que foi forçada pelo adversário, que pode ser até sem intenção, mas que tocou e desequilibrou o outro de um jeito que ele não teve como ficar de pé.

        O Ayrton estava em posição de bloquear a passagem do cara, e ia mudar a perna para a frete, mas o cara levou o pé para pegar a bola e sua perna pegou também na perna do Ayrton, deu uma travada nela, ele caiu de cara no chão porque seu corpo já estava fazendo força para frente, e nem pôde fazer dessas veadagens que uns fazem, que dão cambalhotas por qualquer trombadinha.

        Isto eu discuto até com o próprio jogador, que parece com medo de se defender de uma falha que lhe atribuem que ele não cometeu. A Mesma coisa foi com o Gilberto, contra o Inter; o cara deu um pequeno puxão ou empurrão nele para o lado, e ele ficou com medo de fazer algum protesto.

        Mas o que acontece hoje é que a torcida 20% do Flu diz que o time é uma porcaria, mas quer que ele ganhe de qualquer dos bonzões que ela apontam como tais. Se se ganhar, não fez nada mais que obrigação; se perder ou empatar, bota essa cambada para treinar em em tempo integral e fora todo mundo.
        (05/09 – 15:00)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

        1. PCA, o nosso amiguinho Nando, é muito bom para fazer fumaça! É de fritar bolinhos… kkk Mas, gosto do amiguinho.
          Qualquer dia desses, aceito o convite e vou comer a moqueca de rabo aberto do nosso Nando.

  10. O país foi golpeado!
    O país foi tomado, na mão grande, pelo legalismo desenfreado, pelo denuncismo, pela responsabilização vinda de qualquer um, de todos os lugares.
    Hj, qualquer um manda prender e manda soltar!
    O pais está desestabilizado!
    Hj todo mundo é um especialista, e vc que se foda prá se defender!
    Hj todo mundo dita normas de moral e conduta, mas são uns imorais em suas ações pessoais e profissionais.
    Hj, prá vc assinar um contrato ou uma medição, camarada, vc tem que ser macho!
    Outubro tá chegando!
    A hora é agora!

    1. Moderador está permitindo proselitismo politico no blog ? Pensei que isso estivesse proibido por aqui … essa história de “pais golpeado” é discursinho de esquerdopata frustrado …

      1. Em outra postagem, eu respondi à sua intervenção sobre um comentário meu a outro participante do blog.
        Ali, pelo que li, mais ou menos já ficou claro prá mim com que eu estava tratando.
        Dá uma olhadinha lá.
        Vc vai ficar feliz com a deferência dispensada.
        ***
        Em relação a essa outra interpelação sua, vamos a ela…
        Prá começar, eu não estou tentando convencer ninguém, muito menos a vc, sobre nada.
        O assunto foi tratado na medida certa pelo blogueiro, reproduzido na letra do Cazuza, com a indignação devida.
        Que o país foi, e ainda continua sendo golpeado, não é uma afirmação ou constatação apenas minha.
        E não há conotação à militância política na fala do João, como tb não há nesta minha aqui.
        O que há é indignação como tudo isso que temos assistido e vivido ultimamente.
        ***
        O tom utilizado por vc me dá o direito de rebater na mesma intensidade.
        Eu poderia dizer o que eu acho do seu discursinho e a que ala ele pertence.
        Mas, ao contrário de vc…que trouxe a discussão para o campo ideológico e político, eu não vou fazer isso, pq aqui não é o lugar mais adequado.
        Nem vou tentar pautar ou censurar o blogueiro, que agiu com correção.
        Agora, vc querer calar com a mordaça, aqui ou em qualquer lugar, a indignação com que vivemos esses dias, eu não vou aceitar.
        Que vc se coloque no seu lugar, dentro do seu limite, dentro de sua insignificância.

        1. O exemplo da competencia de vcs para administração está no caos em que se encontra o país após anos de inaptidão, Leniência, irresponsabilidade fiscal e corrupção.
          Depois do caos instalado (por Dilma e seu VICE que, aliás, vc ajudou a eleger), assim como fazem no episódio do museu, tentam terceirizar a culpa que é única e exclusivamente de vocês (TODA a diretoria OMISSA da UFRJ foi escolhida dentro dos quadros dos satélites do PT – PSOL, PC do B e afins)

          O principal problema dos esquerdopatas é a absoluta incapacidade de assumir seus proprios erros e delegar sua responsabilidade para terceiros….. no caminho, vão tentando nos conduzir para um Estado similar ao da Venezuela.

          Falam de paz e amor mas nutrem ódio pelos adversários (vá no Twitter e acesse uma conta chamada Ódio do Bem – tem exemplos hilários por lá) …
          Falam de democracia mas espumam de vontade de instalar uma Ditadura nos moldes bolivarianos no país … vcs são contradição pura.

          1. Mesmo com você sempre me aporrinhando, vejo exatamente assim, DJ.
            E tem mais. Collor de Mello foi retirado da presidência com base na CF de 88, cujo art, 52 mandou que ele perdesse também os direitos políticos por oito anos, o que ele acatou e se afastou da vida pública por esse período, disciplinadamente.

            Mas uma presidente foi retirada do cargo e perdeu também os direitos políticos com base na mesma CF, mesmo art. 52, que puniu Collor, que continuam em pleno vigor, mas ela e seu grupo, que falam em democracia, liberdade, direitos humanos, não aceitaram, e até acham que ela continua de posse desses direitos em razão daquele “ato nulo” que Lewandowski fez no fim do julgamento no Senado.
            Esse grupo continua amigo do peito de Maduro e dos Castro.

            “Socialismo é a filosofia da mentira, o credo da ignorância, o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição igualitária da miséria”. (WLSC)
            (05/09 – 18:40)
            >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

        2. Mas afinal,

          vc está indignado com o roubo, ou com quem denunciou o roubo?

          Não enrola não, fala objetivamente.

          CADEIA PROS LADRÕES,
          incluindo quem está roubando o Fluzão!

    2. Valeu, Luiz Antonio!
      Concordo com você que outubro está chegando (mais uma vez), e é a “hora agá” de se extirpar do pais, definitivamente, esses que o delapidaram, mas que fizeram obras caras no exterior e não fizeram o “feijão com arroz” que se precisava e se precisa aqui, e que aliaram o país à escória política da AL.
      Esses que “defende a democracia, os direitos humanos”, mas que lutam, desesperadamente, contra a CF tentando passar por cima de qualquer norma que ela contenha que atrapalhe essa “democracia” que eles querem.
      Saudações tricolores, verdes, amarelas, azuis e brancas.
      (05/09 – 09:00)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

        1. É tudo uma questão de organização, Ricolorzinho. Veja, o nosso L.A, tb conhecido por misturado, acredita em outubro! Tá salivando esperando a entrada de outubro. Já vc fica aguardando entrar setembro.

  11. Os desqualificados não pagaram o Plano de Saúde, cara!
    É inacreditável!
    PQP: o que é que falta acontecer prá que esses vagabundos sejam enxotados de lá?
    Mercadores mercenários de m*rda!
    Misturados de m*rda!

  12. “O time paga a conta”, sugestivo título do blog anterior, parece enunciar o título para um novo blog “O Clube não paga as contas”, diante da avalanche da inadimplência a tantos credores.
    Agora, também, a Amil, senha 145, a sugerir que o Fluminense corre “a mil” dos credores que até o final da atual gestão pode chegar a mil.
    Dentre outros, o Fluminense teve suspenso o serviço de limpeza, o que sugere, além de outras mazelas, o acúmulo de lixo e o aumento da probabilidade de incêndio, o mesmo trajeto percorrido pelo Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.
    O Fluminense, se por enquanto não fisicamente, está sob forte incêndio há uns seis anos e sua magnífica história, sua credibilidade, sua decência, seu status viraram cinzas.

  13. Compartilho do seu sentimento sobre esse lamentável acontecimento, João.Realmente é de se ficar estático ao lembrarmos que o que foi destruído pelo incêndio era insubstituível.

  14. Salve, salve, prezadíssimo João, é bom vê-lo aqui!

    Mas não tem a ver o que “pensava” Cazuza naqueles tempos com o incêndio do Museu agora, justamente numa cidade que está incendiada diariamente pela bandidagem numa clara falta de hierarquia civil, o que gera desordem e indisciplina.
    Eu digo que é uma pena que ele tenha se matado muito jovem ainda, e não tenha visto o verdadeiro “puteiro” em que transformaram o Brasil de pouco tempo para cá, o que está dando trabalho danado para reverter. Ele e tantos outros.

    Quanto aos assuntos reais do Flu, eu estou achando estranho que conselheiros lá das Laranjeiras estejam tentando o impeachment do presidente atual há algum tempo, e a galera do blog que está querendo enforca-lo pareça não estar sabendo disso, já que ninguém resolveu fazer um grupo e ir lá dar apoio à derrubada da “Bastilha’, ou, pelo menos, mandar uns amiguinhos como “emviados” para gritar e vaiar todos lá.

    Mas processos e julgamentos são normais em qualquer entidade onde a democracia impere, onde todos tenham o direito de atacar e se defender com verdades, onde a maioria sempre ganhe limpamente.
    Um grupo de pessoas que é submetido a isso só tem que se acertar entre si, e ter consciência se está lutando por algo que valha a pena.
    O que não pode é o lado perdedor achar depois que, numa disputa longa e enfadonha, foi garfado e que perdeu por mutreta, porque aí ele prova que não tinha mesmo verdades que lhe pudessem dar ajuda naquela hora.
    ST
    (04/09 – 16:00)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  15. Hola João e Tricolores,
    Compartilho com o amigo virtual o espanto e a tristeza. Historiador que sou, desenvolvi parte de minhas pesquisas de mestrado e doutorado ali, no Museu Nacional. Sem palavras nesse momento.
    ST

  16. Salário atrasado, salário atrasado,salário atrasado. Só falam de salário atrasado? O que estão fazendo com a grana que entra?
    Foi dinheiro do Nathan, do Luan Perez, do Dourado, do Richarlisson, do Marlon. Tem alguém metendo a mão na grana do nosso Fluminense. O que me deixa mas puto que a torcida é muito passiva, a gente tem que expulsar esses caras na base da porr@d@.

  17. São Paulo todo desfalcado, ficou com 10 e deixamos empatar!
    Acho que isso passa pela forma como esse elenco vê a si mesmo.
    O comando é fraco e não passa, prá quem joga, a confiança que eles têm que ter neles mesmos.
    É só ver a tristeza do Marcelo nas entrevistas.
    É só ver suas escolhas na hora de quem botar prá jogar ou na hora de substituir.
    Parece perdidinho!
    É muita bola prá trás, passe pro lado, falta confiança.
    ***
    O que falta na gente, sobra no Ceará do Lisca Doido!
    Foram lá no Morumbi contra um S. Paulo completinho e venderam caro a derrota por 1 a 0, no fim do jogo.
    E ontém ganharam do Flamengo, no Maracanã!
    Vão perder e vão ganhar. Mas jogam sempre de igual prá igual, contra qualquer um.
    O time do Ceará é melhor que o nosso?
    Acho que não.
    Mas a confiança que sobra lá, falta aqui.

  18. Empate com gosto de derrota pela demora do treinador em colocar o Mateus Alessandro em campo, deixando o inoperante Kayke fazer hora extra no jogo. Moleque novo, bom de bola e que sempre cria jogadas perigosas quando entra nos jogos, merece ser titular.

    O lance do gol do SP é emblemático : já passou da hora dessa garotada do Flu criar malícia e perceber que os árbitros não irão marcar falta para nós, a cada disputa de bola, ainda mais jogando fora de casa. Gol bobo, com a bola dominada e que por vacilo do Ayrton, entregamos 1 ponto de bandeja ao time do Morumbi.

    Muito se falou na expulsão do Diego Souza e tal, mas a verdade é que não vi o SP “massacrar” o Flu em nenhum momento do jogo. Pelo contrário, em termos de chances reais de gol, fomos até mais perigosos que eles. Esperava mais do líder do campeonato, ainda mais jogando em casa, o que demonstra que não existe bicho papão no atual futebol brasileiro. Se o Flu tivesse melhor poder de pontaria, teria vencido por mais de 2 gols.

    Temos 2 jogos chatos pela frente (Vitória e Botafogo) pois são confrontos diretos na luta contra o Z4. Seria maravilhoso duas vitórias e mais 6 pontos na conta para darmos uma respirada e elevarmos o astral do time. Para cima deles Fluzão !

      1. Ora, Ulisses, e esses seis titulares são da seleção brasileira ou de outra qualquer?
        O São Paulo está cheio de grana e mantendo essa meia dúzia tranquilamente apesar das ofertas milionárias que tem recebido do exterior?
        Se as respostas forem “sim”, aí, você está coberto de razão.
        ST
        (04/09 – 17:00)
        <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

          1. Relaxa Ulisses… este aí vai morrer defendendo o indefensável.
            Além de jogar sem 6 titulares, o que já tira um pouco do entrosamento normal do time, eles ficaram com um a menos em campo e ainda nos deram um gol de presente. Então nada melhor do que o nosso poderosíssimo elenco retribuir.
            Agora imagine o que ele iria cacarejar se tivéssemos vencido por 1 x 0? Imagine…
            SSTT

    1. Simples, Rafael tricolor!
      A diferença entre nós e o São Paulo está fora de campo. O Fluminense não é nem pior e nem melhor que a maioria dos times do campeonato. Falta alguém com capacidade e conhecimento de tática e técnica para comandar o time. Simples assim.
      Abraços Tricolores.

  19. Positivamente, está todo mundo louco.

    “Ora, o São Paulo está com um timaço que está jogando um futebol de se admirar, e não deverá ter dificuldades diante do timeco do Flu, onde não há nenhum jogador que preste, e meterá uma carroçada de gols”.
    “O São Paulo, pela sua superioridade inquestionável, ganha fácil do pereba Flu, pois o time paulista está uma máquina, tem, no plantel, uns cinco jogadores titulares da seleção brasileira e mais alguns de outras seleções que ele os mantém sob contrato por ter recursos para se igualar aos grandes da Europa e não precisar vendê-los, e está tudo beleza lá”.

    O clima era de velório consumado para esse jogo de ontem, ninguém acreditava em milagre, mas alguns estão de bronca com os perebas por empatar com essa máquina, e, especialmente, com o miserável do frangueiro que não poderia ter defendido aquela bola que entraria na gaveta, mais o lixo do goleiro foi evitar a derrota certa do time que seria para gaudio dos que estão cuspindo marimbondos hoje.
    Pegar aquela do gol deles? Ele estava na linha do gol, e bola foi na linha da pequena área, e são cinco metros e cinquenta entre uma e outra.
    Vá no seu quintal e marque essa distância para ver.

    O nosso gol foi contra, mas as outras duas cristalinas oportunidades de gols, criadas por jogadas bem tramadas, quem as teve foi o Flu e não a máquina deles, e eu penso que teria sido melhor que eles ficassem com o time completo porque relaxariam mais, abririam mais.

    No lance do Diego Souza, a primeira imagem que se viu, foi ele dando uma cotovelada na cara do Léo. Aí, manobraram a câmera em outros ângulos, e ficou visto que não acertou em cheio o carioca, e pensou-se até que foi injusta a expulsão.

    Já no Lance do Ayrton, não fizeram essa imagem mais apurada de outros ângulos, e não foi mostrado que ele ia mover a perna para frente, mas foi travada pela perna do cara, e ele caiu de peito por isso, não por veadagem como outros fazem. Ele nem teve com armar uma cambalhota que alguns armam fácil.
    Não achei esse empate este vexame todo que alguns dizem, afinal, o nosso timeco empatou com a “poderosa máquina” do São Paulo, tão poderosa quanto a do Flamengo.
    (03/09 – 16:00)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. Prolixo Com Ardor … o SP jogou sem 6 (SEIS !!) titulares … sendo que desses seis, três deles (Diego Souza, Nenê e Everton) eram seus principais jogadores …

      Isso sem falar que eles jogaram com um a menos desde o início da partida …

      Só mesmo vc para comemorar um empate nessas circunstâncias …

      1. Caro Dj…
        E o que vc esperaria deste ser iluminado pelo sol rosáceo de seu planeta natal?
        Empate com o jogo na mão e com um a mais em campo? Nos dias atuais isto é para soltar foguetes mesmo… kkkkkkkkkk
        Agora imagine se tivesse vencido? Imagine…
        SSTT

  20. Será que este técnico mambembe não percebe que o Matheus Alessandro precisa treinar finalização urgente, é um jogador que precisa ser trabalhado, lapidado; mas acho que ele não tem tempo a perder com os jogadores da base do Flu; aposta em Everaldo Júnior Dutra Luciano e CIA; o time de Abel pelo menos tinha alguns jogos que atuava como time grande, este não é mediocridade o tempo todo

  21. Mas se nossos jogadores nem sabem passar a bola, como é que vão tocá-la para segurar o resultado? Além disso, nunca poderemos esquecer – e isso ficou provado mais uma vez, com a lambança do Ayrton Lucas, que ofereceu o gol e o total comando do jogo para o São – nossos jogadores são como aquelas crianças hiperativas, que não conseguem prestar atenção àquilo que estão fazendo por muito tempo. A cada passo, temos um jogador dando uma cochilada, ou fazendo uma tremenda besteira. E, ainda por cima, nos damos ao luxo que colocar para jogar esse tal Kayke, que é totalmente inoperante, deixando, no banco, Marcos Júnior, que não é uma maravilha, mas que, junto do ex-Bahia, é um verdadeiro CR7 e que, ainda por cima, luta bravamente!

  22. Parem e pensem o quanto essa situação de penúria pela qual vem passando o Fluminense é o desejado pelos adversários fora de campo.

    Somando o fato do Fluminense ter uma gestão e seu grupo político que vem sistematicamente apequenado o Clube num todo.

    E quando olhamos para o outro lado do muro, vemos que ex membros da Fluócio pedem a cabeça do Abad nesse impeachment. Pode até um ou outro que se salva, mas a maioria é farinha do mesmo saco e colaboraram para transformação do Fluminense num clube de segunda linha do futebol brasileiro.

    O que resta de consolo é saber que estamos em setembro e representa menos de um mês dessa gestão no poder.

  23. Apesar de suas deficiências técnicas é inadmissível que Marco Júnior seja reserva dos recém contratados, todos muito piores que ele, além de não demonstrarem a dedicação de M.J.

  24. Faltou intimidade. Jogadores mal se conhecem. Quem é esse? Era a pergunta mais ouvida por quem assistia o jogo. Tivemos sim, muita sorte do Diego Souza fazer mais uma besteira e ser expulso e do São Paulo fazer um gol contra para nós. Senão a vergonha teria sido maior.

  25. Como dizia os antigos:

    “Bola pro mato…”

    Foi o que faltou ao Airton que pela segunda vez, protagoniza o gol do adversário.

    Era a partida para o Fluminense sair com os 3 pontos mas mesmo assim, o que me impressiona nesses treineiros é não enxergar que se ganha uma partida quando você tem domínio no meio de campo e isso envolve até a criação de jogadas agudas para deixar ainda mais o adversário sem reação ainda mais quando perde um jogador como foi o caso do SP.

    A solucionatica do Marcelo Oliveira foi acuar o time e encher de atacantes mea boca.

    São menos 2 pontos e a 11 posição na tabela que já vemos o Santos e o Atlético PR ultrapassarem o Fluminense.

    Agora vem aí Vitória e Botafogo e são adversários diretos contra o z4, coisa que o Fluminense convive nos últimos anos fruto dessa administração calamitosa que dirige o Fluminense.

    Estou contando os dias para a Fluócio ser banida para o bem do Fluminense e sua torcida.

  26. STT.

    Colocaram um treineiro mais novo no lugar do treineiro mais velho. Os dois são sexagenários. Cadê o técnico jovem, tático, arrojado e estrategista? Nada contra técnicos idosos. Daria uma chance ao Pancovich, acho que é esse o nome dele, técnico do sub-20. Pelo menos os que estão se destacando na Base, teriam alguma oportunidade. Sonhar ainda é de graça. Não acredito que o treineiro atual quanto o anterior sejam tão incapacitados intelectualmente na profissão, suponho que os jogadores que são sempre escalados, mesmo jogando pessimamente, são contratados junto com um pacote de supostas comissões. Será? Como não estou dentro do cenário hipoteticamente desenhado, não posso afirmar nada, só tergiversar.
    Saudações Tricolores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *