De Tuta a Nenê

De 2005 a 2021, quatro foram as vezes em que Fluminense e São Paulo se enfrentaram na estreia do Brasileirão, todas na era dos pontos corridos.

Na primeira, o atacante Tuta (foto) marcou os dois gols da vitória por 2 a 1, no adeus à geral do Maracanã, que assistiu ao tira-teima entre os então recém-campeões estaduais de Rio e São Paulo.

De todas, o time paulista só ganhou uma, em 2011, em São Januário (0 a 2).

O Flu venceu duas, porque Maurício acertou o ângulo de Bosco logo no primeiro minuto, em 2009, em outro duelo no Maracanã.

Mas poderia ter sido três, se Nenê tivesse convertido o pênalti, defendido por Tiago Volpi, sábado, no Morumbi.

Prestes a completar 40 anos, o meia tricolor não fez uso de sua experiência ao se deixar atrapalhar por Miranda, que pintou e bordou com ele e com o árbitro (Rodolpho Toski Marques) antes da cobrança.

Perdeu a concentração e o gol, batendo à feição para que o goleiro são-paulino defendesse – sem muita força, à meia altura.

Apesar do 0 a 0, foi o Fluminense quem sempre esteve mais perto do gol, como na bola que bateu na trave, depois de desvio de Volpi, em chute de Gabriel Teixeira.

Ou no chute cara a cara de Abel Hernández, em outra grande defesa.

Com uma defesa segura e bem postada, o time, o mesmo da vitória sobre o River, apenas sem Fred, que sentiu uma indisposição, explorou a velocidade de seus jogadores de lado e frente para ameaçar o gol do, de novo, campeão paulista – pela primeira vez, desde aquele 2005.

Se fosse uma luta de boxe, o Flu seria declarado vencedor por pontos.

Mas como é futebol, trouxe mesmo só um ponto, no singular, embora a boa atuação o mantenha embalado e confiante para o importante confronto desta quarta, contra o Bragantino, pela Copa do Brasil.

Rio de Janeiro; Brasil; Maracana; 24/04/2005; Futebol; Campeonato Brasileiro, Fluminense x Sao Paulo torcida; Paulo wrencher/ Lancepress; Digital;

Nino e Claudinho, convocados para a sub-23, não jogam.

Duelo que, sem pandemia, os geraldinos não perderiam de jeito nenhum.

***

Em tempo: parabéns, Monstro! Dá-lhe, Blues!

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

127 thoughts on “De Tuta a Nenê

  1. Alguns jogadores daquele pacote de contratações que a gestão realizou antes da Libertadores, somente o Abel vem tendo um certo destaque pelas atuações quando entra.

    Quanto ao Cazares e o Bobadilla, ainda não apresentaram as justificativas das suas contratações onde aparentam estar fora de forma e tem entrado pouco nas partidas. Talvez eles mereceriam fazer uma preparação física para serem melhor aproveitados. Parece que o Cazares deve ser convocado pela seleção equatoriana para disputar a Copa América. Ainda tem o problema do Cazares não poder ser aproveitado na Copa do Brasil.

    Na zaga o substituto do Nino deve ser o Manoel se assim for a escolha do Roger.

    O Xavier é titular absoluto da lateral direita.

    A posição de meia é uma das posições que ainda não tem aquele titular absoluto, onde o Roger mesmo com sua teimosia, insiste no Nenê nessa função. O Ganso é aquele meia que pelo salário que recebe, deveria ser titular. Mas é o Roger quem tem a obrigação de escalar ou não o jogador, pois é pago para isso.

    Devido o fato das competições como a Copa do Brasil e o brasileiro que começou, ainda tem jogadores que nem vimos ainda serem aproveitados como Walace, Metinho, Gabriel Martins e menos ainda tem o David Braz que pelo que vem jogando o Nino e o Claro, somente entrará em momentos oportunos.

    1. Do “pacotão” que veio para a Libertadores, o jogador que eu não vi produzir nada foi o Bobadilla. Muito pesadão e sem mobilidade. Tudo bem que ele deveria entrar embalos jogos, até para avaliarmos melhor do que ele é capaz. No entanto, até o presente momento, tirando um gol que vez no carioca, nada mais aconteceu.

      Concordo com você, Washington, quando disse que o Cazares e o Bobadilla precisam pegar melhor forma física. Cazares já fez bons lançamentos, mas tem horas que some do jogo. Bobadilla parece pesar 1 tonelada. Acredito que pode render mais se perder alguns kilos.

      Vamos ver como o time se comportará diante do Bragantino, pela Copa do Brasil.

      ST

  2. É inacreditável como a imprensazinha esportivazinha de bosta faz questão de minimizar o Flu.

    NINGUÉM fala da ótima atuação do Fluminense.
    Do pênalti perdido, da bola na trave, das defesas milagrosas do Volpi.
    Do fato do São Paulo simplesmente não ter incomodado o goleiro do Flu. Nada !!!
    E então, falam o tempo todo sobre ” como o São Paulo NÃO conseguiu vencer o Fluminense.”
    É de estarrecer !!!

    1. A imprensa, no formato atual, ACABOU !
      O compromisso com a materia, com a noticia, deixou de existir. Os caras que ocupam as redações, TV, jornal, seja lá o que for, querem formatar a noticia no contexto da opinião deles. Acabou compromisso com o fato e acabou pra eles, porque os fatos vão continuar a existir e chegando sempre ao conhecimento de todos.

    2. Vergonhoso meu amigo. Vc tem razão. Vc sabia que esse Volpi saiu do Flu ? O Léo (perdeu o Pelé ) jogou algumas partidas no profissional , mas o goleiroo nem imaginava

  3. Casares será convocado para a Seleção Equatoriana e vai se ausentar do Flu por + de 1 mês.
    O mais grave disso : O Roger já anunciou que ” terá que lançar mão do Ganso nas substituições”.
    E este é o maior problema : o Ganso.
    Eu traria o Metinho AGORA para os profissionais e entraria com ele como apoiador, na 8, deixando o
    Maratinelli com a 5, para não mexer muito no esquema tático.

    A defesa com Xavi + Nino + Claro + Egidio.
    A meiuca ficaria com Martinelli + Metinho + Yago Felipe.
    E o ataque com Caio Paulista + Fred + Biel.

    E aí, ……………….. correr para o abraço !!!!

    1. Só vi esse Casares fazer aquele passe para o Fred marcar contra o River. No mais, não o vi fazer outra jogada nenhuma que possa ser considerada marcante no Flu.
      Tenho notado a fisionomia dele com jeito de quem está fazendo algo que não gosta.
      Mas pode ser que eu me engane.

      Quanto ao Ganso, se ele começar a dar piques com a bola e para marcar adversários, trombadas normais de jogo, que botem o cara no time.
      (30/05/21)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  4. Gostaria de saber qual a contribuição do Nene nos últimos 10 jogos para justificar sua titularidade goela abaixo todos os jogos e ser substituído sempre nos 40 do segundo tempo? Explica aí Roger, qual a treta de vcs? Pq nossos garotos da base não entram e muitos deles até saem do clube por falta de oportunidades? Bando de fdp.

  5. Alguém assistiu Galo x Fortaleza?
    Será que o Flu jogaria assim contra o galo?
    O Fortaleza chutou mais, teve a bola. Mas o Mário acha estrangeiro modinha.
    Eu fiquei com vergonha de ter um técnico cagalhão igual o Roger.
    E um futebol pobre igual o nosso.
    Parabéns fortaleza, achou um bom treinador, que joga pra frente, vão dar trabalho. Será que vamos ter a bola contra o Cuiaba pelo menos?

  6. Muitas críticas a Nenê por haver cobrado – e perdido – o pênalti. Respeito. Ele tem histórico muito ruim nesse quesito e o técnico deveria saber disso e designar outro jogador para a cobrança. Mas o poder de comando diante das “estrelas” do elenco – como Nenê- não integra a personalidade de Roger

    1. O Nene nem deveria ser titular, ou até menos, nem deveria jogar no Fluzão.

      Na hora do penalti, ele ‘armou’ a situação, ou pra ser expulso, ou pra justificar a perda do penalti. Conseguiu sucesso, na palhaçada armada.

    2. Creio que faltou um pouco de humildade ao Nenê ao trazer todo o foco para si e esquecer de que há outros jogadores no time.
      Pagou mico, prejudicou o time e bancou o otário no lance.
      Creio que já está merecendo um banco.
      Para o Metinho, e não para o Ganso.
      Faz tempo !!!

    3. Para mim o problema nem foi ele cobrar e perder, Pode acontecer. O problema foi a palhaçada de ficar criando caso com a distância da cobrança. Isso só atrapalha quem vai bater, pois o adversário não tem nada a perder num caso desse.
      Mas concordo que ele está se achando uma estrela, por mim ficava no banco por um tempo.
      ST

  7. O time melhorou, não existe mais aquele buraco no meio campo onde os adversários deitavam e rolavam, ainda está faltando criatividade, mas já houve um grande progresso nós dois últimos jogos.
    A lamentar a demora do Roger para fazer mudanças no time, ontem por pouco a bola não nós puniu e quase saímos com uma derrota, segundo tempo o time caiu um pouco e recuou demais.
    Não consigo entender o Nenê em campo por quase 85 minutos em campo e como já falei em outro comentário o não aproveitamento do P. H. Ganso.
    Caio Paulista, tão criticado (me incluo nessa) está fazendo um papel muito importante no time, impressionante o número de combates e desarmes feitos pelo garoto.

  8. Pois é, começa tudo como sempre.

    É bom repetir sempre para que isso fique bem marcado. O Fluminense começou o Brasileiro do ano passado sendo esculhambado em todos os quesitos e continuando esse massacre até o fim do certame. Mas nego já começa xingando jogadores novamente, exigindo que sejam tirados do time, mandados embora, e fazendo isso com enorme “competência profissional”. É lembrar do Caio Paulista. Porra, o campeonato começou ontem.

    Sobre este lateral direito, foi ele quem recebeu os mais torpes adjetivos também quando foi anunciado que havia sido contatado pelo Fluminense ? Se foi, não vejo nada de errado com ele.
    Mas não será para colocar o Callegari no banco e esquecer dele lá, não. Callegari reforça este meio-campo muito, será mais juventude ali e o time e só tende a ficar melhor.

    Fiquei besta vendo o Miranda, cara já bem antigo, fazendo aquela zona toda por um pênalti real em que o nosso jogador foi impedido de se mover e caiu, Ora, o zagueiro e o goleiro só faltaram expulsar o juiz e não sei se houve cartão para eles.

    Mas, quando vi o Nenê pegar a bola, tirei o som da TV, levantei, fui dar uma olhada no tempo, comi uma banana, bebi água, fique por lá um tempinho com absoluta certeza que ele tinha perdido o pênalti. Tenho muita raiva quando me bate essa certeza.

    Aquele miserável não precisava – ninguém precisa – se afastar tanto da bola para cobrar um pênalti.
    Se bem que tivesse razão, porque adversários não podem ficar dentro da meia-lua, mas, ao fazer aquele carnaval, perdeu a concentração e , ao correr com o pezinho já virado para o lado esquerdo do goleiro, já estava mostrava onde bateria. Por conta desse porrinha, o Flu perdeu dois pontos.

    O time, ganhando mais combatividade e qualidade no meio-campo, é claro que vai ficar bem mais difícil para os inimigos.

    Torci pelo T S ontem, o time dele ganhou, mas não foi bonito, não. Se o futebol “evoluir” para essa guerra que tenho visto ele ficará muito chato. Vai ser aquele negócio de saúde de “vaca premiada”.
    (30/05/21)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      1. Ora, cacete, ladainha enjoada e essa de nego querendo ditar cátedra em futebol, em armação de time, sobre qualidade de jogadores, e mesmo sabendo que o clube não pode adquirir feras por aí afora. O elenco é este; é pegar ou largar sem aporrinhação. .
        Ora, são todos esses caras aí que têm segurado a peteca? Não é torcedor nenhum.

        Mas vi um post seu em que já parece meio caído pelo Ganso. É mesmo?
        (30/05/21)
        <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<.

        1. Essas brincadeiras são para adolescentes, não é o seu caso, a não ser que já esteja ficando gagá.
          Sim, sou a favor de que o P.H.Ganso seja mais aproveitado no time, minha opinião.
          Melhor ter uma do que ficar nessa sua mesmice, blá, blá, blá.

        2. Caro PCA, deixemos que cada um dê sua contribuição da forma que desejar.
          Creio que a única coisa detestável é a critica – pela crítica – à opinião alheia.
          E pior ainda se dirige o lançador de bosta para a PESSOA do criticado.
          Abre aspas :
          Os sábios falam das ideias.
          Os comuns falam das coisas.
          Os medíocres falam das pessoas.
          Fecha aspas.
          Em tempo : claro que não me refiro a você.

          1. Enquanto isso, o sábio segue o seu calvário: ora esculacha, ora elogia…bola da vez Caio
            Paulista, ora planta uma cruz ou crucifixo.
            Muito hilário! Kkk

            1. E o bobo da corte também conhecido por hiena devido ao fato de comer merd@ e rir, continua sem contribuir em nada para a discussões nesse espaço, visto que não opina nada, a não ser os comentários alheios.

              1. Contribuir com discussões?? Qual??
                Muito hilário!! Como não rir?? Ainda bem que o assunto é futebol, já pensou se fosse física quântica?? Kkkk

  9. Que palhaçada foi aquela do Nenê na hora do pênalti ? Para que aquilo de ficar indo e voltando até a meia lua ? Coisa ridícula ! Poderíamos ter voltado de SP com com os 3 pontos se não fosse esse babaca fazendo bobagem na hora errada. Deveria ser multado pela direção, mas isso não acontecerá, já que é amigão do “Mário bitcoin”.

    Gostei da postura do time. Parece que, finalmente, abandonou aquela postura passiva e sonolenta de ficar assistindo os adversários jogarem sem serem incomodados. O sistema defensivo melhorou com a entrada do Xavier, pois o Callegari não sabia marcar e vivia deixando o adversário livre no seu setor. Egidio, mesmo com as notórias limitações que sabemos, é melhor que o pesado Barcellos. Caio Paulista é esforçado e tem muito mais intensidade que o displicente Luiz Henrique. Teixeira tem jogado bem e tem produzido mais que o Kayky.

    Tomara que o Flu siga evoluindo em busca de um sistema de jogo sólido e competitivo. A maratona de jogos não é fácil e Roger precisará rodar os jogadores para prevenir as lesões.

    Meio de semana temos o Bragantino pela Copa do Brasil. Time chato e que deu muito trabalho aos adversários no último Brasileirão. Se jogarmos com a postura do jogo do River, sou mais o Flu.

  10. STT.

    Eu escrevi no último post que o Fluminense iria vencer o jogo. Todos que assistiram o jogo, menos o expert do Sportv, que era um dos que comentava a partida, disse que o São Paulo era o favorito para ganhar o jogo, Imbecil! Eu digo, falo e afirmo: o Fluminense é melhor time que a maioria dos que disputam o Campeonato Brasileiro, digo mais, é um dos favorito ao título. Se acham que sou exageradamente otimista, sugiro que acompanhem o Fluminense nas próximas partidas, irão a contra gosto, finalmente concordar comigo, com certeza. Desde a década de 80 que sonho com esse time, formada pelo Clube, com muitos da Base. Pena que o Roger ainda está aprendendo, o Fluminense, com esse elenco, merecia um treinador e não um técnico. A Base é muito forte e mal aproveitada.

    Saudações Tricolores.

  11. Quando o Nenê pegou a bola pra bater o pênalti eu pensei: fodeu.
    Não deu outra. Esse puto sempre bateu mal pênalti, já perdeu vários. Mas o autoritarismo e a vaidade prevaleceram. E ao Abel Hernandez só restou por o rabo entre as pernas.
    Quem tem de escolher o batedor, caso a caso, é o técnico e os jogadores têm de obedecer. Ponto.
    Uma pena!
    +++++++
    Jogamos muito bem e muito melhor. Nino e Lucas felizmente voltaram a se entender. Yago tá jogando muito. E até o bosta do Egídio está jogando bem.
    Fiquei satisfeito com a nova formatação do time e o consequente bom desempenho.
    Que venha o Bragantino para a degola.

  12. A um tempo atrás, quando via o Ganso na beira do gramado, prestes a entrar na partida, eu sabia que ali tinha acabado, pois o ritmo de jogo se tornaria um grande marasmo e nada mais iria acontecer. Hoje, eu penso exatamente igual quando vejo o Bobadilla aguardando a sua entrada, porém, a diferença é que ele fica igual a uma barata tonta, enquanto que o Ganso apenas anda dentro das quatro linhas. Assim, permanece a dúvida: Nenê ou Ganso?

  13. A lamentar muito esse empate com um verdadeiro gosto amargo.

    O Nenê experiente do que é, precisava se embolar ali na entrada da grande área para perder aquela penalidade? Para mim errou porque chuto mal. Simples assim.

    Uma pena aquela bola do Gabriel ter batido no goleiro e ainda bateu no pé da trave.

    O Roger voltou aquela máxima de demorar a alterar o time. A vitória estava quase amadurecendo. O Roger deixou de ver que o Fluminense poderia vencer essa partida que estava a feição se não demora nas substituições.

    Os jogadores correram muito e cansou quase o meio de campo.

    E hoje os atacantes voltaram a ser assessores de lateral.

    Empate que mais uma vez lamento.

    Agora no meio da semana encarar o Bragantino.

  14. Eu prometo, eu juro, o jogo que o Nenê entrar de titular eu não assito mais. Nenê vai tomar no olho do seu ânus.
    O cara não agrega porr@nenhuma, não cria, não chuta, bate as faltas mal batidas, perde pênalti. Qual benefício esse cara de 40 anos trás para o clube?
    Qual a treta esse cara jogar todos os jogos de titular e sair aos 40 do segundo tempo?
    Já está ficando escroto, sujo, nojento. Será que o Mário tem alguma relação com o Nenê fora de campo?
    Não dá pra engolir esse cara mais gente.
    É um absurdo o Nenê ser intocável nesse time. E saber que mandamos o Michel Araújo embora pra aturar o Nenê. Eu já estou aceitando até o ganso pra não ter que engolir o Nenê.

  15. Hoje jogamos muito bem mas perdemos chances de gol que não se perde impunemente em um clássico como este.
    E no segundo tempo o moço de preto estava louco para atuar como o 12° jogador do SP.
    Começamos bem.

  16. Pelo visto o erro do nenê vai fazer falta, que saco.
    Uma pena que o time recuou muito nestes 5 min finais.
    Vamos tentar achar um golzinho
    ST

  17. O menos importante são o time e a torcida. Manter esse cancro – para deleite de alguns “vovôtáon” -, no time.
    Não importa o que esse merda faça, sendo bom para o time ou não, ele não presta para o futebol, é uma desgraça.

  18. O time está até jogando bem, mas depois daquela firula toda do Nenê para bater o pênalti, ficou claro que ia errar.
    O certo era o Abel Hernandez bater, todos que cobrou foram pra dentro.
    Bora ver se continua com a mesma pegada no segundo tempo.

  19. Nenê entrou na pilha e acabou desperdiçando um pênalti que pode fazer falta.
    Mas o time até que está bem, vamos continuar na torcida.
    ST

  20. Na expectativa para ver qual o Fluminense entra em campo hoje, aquele que jogou contra o River ou o normal do Roger Machado.
    Bora começar bem esse campeonato, sem essa de time pequeno, recuando e deixando o São Paulo jogar.

  21. Eu não consigo entender o Nenê, o cara não da espaço pra ninguém. Não é possivel. Quer jogar todos os jogos, todas as competições. Um cara de quase 40 anos. Parece que alguém tem rabo preso com ele.

    Nenê, pelo amor de Deus cara. Larga o osso! Nos deixe em paz criatura, quarta tem CB, o cazares não pode jogar, adivinha quem vai ser o meio? NENÊ!!!! Saco cheio desse fdp.

  22. STT.

    Cravo vitória do Fluminense hoje. Os pseudos torcedores do Flamengo irão ficar irados. Amanhã, derrota ou empate do Flamengo, se o extra campo não se envolver.

    Saudações Tricolores.

  23. Eu comprei um jornal daqui, A Tribuna, grupo filiado ao SBT, que trouxe a tabela do primeiro turno do Brasileiro, que recortei e preguei na porta do armário sobre o computa.
    E já vejo nela que o Flamengo vai jogar as três primeiras rodadas no Maraca. Palmeiras hoje, Grêmio na segunda e América MG na terceira. Já não significa uma forcinha?

    Pelo que vejo, o Flu só joga duas partidas em seguida em duas rodadas no Maraca. Na sétima e oitava, na dezessete e na dezoito. Quem sabe, poderá haver mudanças.
    Mas, vamos “pro jogo que o trabalho é roubo”, já se dizia, como gozação, nos velhos tempos da molecagem. Agora, vamos dizer ; “pra dentro Fluzão que não há bicho papão”
    (embora alguns amiguinhos aqui vivam sonhando com um bem grandão)
    (29/05/21)
    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

  24. Corta o coração, ver o calvário de Vasco e Botafogo jogando na Série B.
    O Vasco perdeu em São Januário e o Botafogo teve que obrar um quilo certinho para trazer um empate.
    Deus nos livre desta experiência uma outra vez.
    É um martírio que dura – pelo menos – um ano.
    Deus nos livre disso !

    1. Do botafogo corta mesml. Já o vasco, espero que caia pra 4 divisão. Você não tem noção quando tem jogo contra o vasco, o que esses filhos da put@ zoam a gente.
      É musiquinha. É cartaz. Que o vasco não volte nunca mais pra primeira divisão. O meu rival são eles.

      1. Sem mencionar os tempos do Eurico Miranda que afirmava não pagar bicho pra ganhar de time da segunda divisão, se referindo ao Fluminense.
        4ª divisão é pouco pra eles.

  25. O Fluminense estreando fora de casa diante do SP pelo brasileiro e conseguindo uma vitória pode significar um bom prenúncio para a torcida tricolor.

    À conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *