Por um arqueiro mais versátil

Escrevo este tema antes de Fluminense x Corinthians. Contudo, as linhas abaixo independem de uma só performance, tendo em vista que são fruto de observação de meses, anos até.

Diego Cavalieri já não merece a titularidade do gol do Fluminense. Seu jeito frio, num primeiro momento, pode transparecer segurança, firmeza. Não é o que ocorre na prática. Entre outras coisas, o goleiro tricolor rifa a bola nos tiros de meta e mata diversos contra-ataques ao retardar sua reposição.

Seu jeito “desligado” reflete diretamente em suas atuações, já que raramente – quase nunca mesmo – intercepta bolas cruzadas em sua área, o que é fatal. Diego Cavalieri tem a prerrogativa de colocar as mãos na bola, o que faz de seu alcance superior ao de qualquer jogador de linha. Se não o faz, é por inabilidade, incapacidade ou receio. Eu, particularmente, fico com esta última.

É cômoda, muito cômoda, a situação de um goleiro que finca seus pés sobre a linha do gol, tal qual a raiz de uma palmeira centenária. Ora, ao optar pela confortável posição de não abandonar a sua meta, Diego se exime de culpa nos arremates disparados longe de seu alcance, quando, na realidade, sua responsabilidade é direta no lance, já que a finalização ou o cabeceio sequer seriam efetuados se Diego fizesse corretamente o seu trabalho.

Fazer carreira, perpetuar-se no gol do Fluminense, foi o que tentou também Fernando Henrique. Suas deficiências gritavam (não convém falar delas agora). Prova é que quando deixou as Laranjeiras nunca mais conseguiu emplacar em outro clube de ponta.

Não é este o caso de Cavalieri. Tem grife, nome, bons momentos no Palmeiras e no próprio Fluminense. E, como Fernando Henrique, também chegou à Seleção Brasileira (esteve no elenco campeão da Copa das Confederações de 2013), embora FH, convocado por Parreira, tivesse atuado apenas em um jogo beneficente contra o Haiti, em 2004.

DCAssim, aos olhos de quem não é especialista, Diego Cavalieri transparece ser um goleiro seguro, que raramente falha. Mas quem conhece bem a posição logo vê que o goleiro é vazado porque não sai do gol, é regularmente surpreendido porque erra no tempo de bola e deita-se ante o atacante, dando-lhe de bandeja todo o gol. E assim vai se perpetuando no gol tricolor, sem ser incomodado – inclusive pelos treinadores, o que é curioso.

Está no clube desde 2011, após um começo claudicante, em que ganhou a vaga de Ricardo Berna e logo em seguida, durante a Libertadores, tornou a ser barrado (dizia-se na época que lhe faltava ritmo de jogo porque não vinha sendo aproveitado no Cesena-ITA).

Firmou-se em 2012, quando fez seguramente a melhor temporada de sua carreira, garantindo várias vitórias pelo placar mínimo do Fluminense, que acabaria campeão do Campeonato Estadual e do Brasileirão daquele ano. Com a pecha de herói, e com certo respaldo da mídia, deitou nos louros da conquista e nunca mais foi o mesmo, acomodando-se no cargo e apoiando-se na fama de “goleirão”.

Já Júlio César é o avesso. Está no clube há quase dois anos e atuou pouco neste período. Contudo, nas sete vezes em que defendeu o gol do Fluminense, saiu-se bem. Foi decisivo nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano passado nos dois confrontos contra o Paysandu. Tem técnica, arrojo, elasticidade, coloca-se bem e, diferentemente de Cava, sabe sair do gol com segurança.

Júlio já chamava a atenção por suas atuações quando defendia o Botafogo, em 2006 e 2007. Injustamente, ficou marcado de modo negativo por um lance decisivo, ao deixar passar por entre seus braços um chute de longe do Cleiton Xavier, do Figueirense, na semifinal da Copa do Brasil de 2007. A jogada acabou por eliminar o Botafogo da competição e classificar o time catarinense para a decisão, contra o Fluminense, que levaria a taça. Júlio se transferiu para a Europa e ficou no Velho Continente até chegar às Laranjeiras em 2014. É um goleiro pronto, maduro, para assumir a titularidade do gol tricolor.

Se Levir é conhecido por não se prender a nomes, mostra-se equivocado, ao menos na opinião deste colunista, sobre quem se encontra mais preparado para defender uma posição-chave de qualquer equipe.

Contudo, há tempo.

***

Brasília

O Fluminense se juntou ao Bloco dos 13 ao atingir a mesma pontuação do Santos, quarto colocado, com a vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, atual campeão brasileiro, pela primeira vez sem Tite, agora técnico da desgastada Seleção Brasileira.

Cícero desencantou, curiosamente numa das partidas em que o time menos produziu. O Flu chega a cinco jogos de invencibilidade, o que é ótimo para um time que ainda escorrega em suas atuações, buscando regularidade e padrão.

Levir Culpi, apesar de algumas atuações apagadas, faz bem em insistir com ao menos oito titulares, o que favorece o entrosamento do grupo.

Contra o Corinthians, quando em vantagem, o Flu, mesmo com um a mais, não conseguiu engatar um contra-ataque que matasse o confronto. Apesar de terem participado diretamente do lance decisivo, Cícero e Gustavo Scarpa, de quem mais se espera algo diferente, de novo não jogaram bem.

O Flu tem deficiências em seu elenco, e jogadores como Maranhão não animam. Com o elenco enxuto, a hora é de ir ao mercado e de segurar os valores que ainda restam no clube.

***

Numa manhã fria, horas de chuva, indo para o trabalho, vejo uma cena dolorida e ao mesmo tempo linda: o maltrapilho do asfalto acarinhava seu cão, que, de pé, reclinava sua cabeça contra as pernas do homem. Seus olhos cerrados transbordavam dor e ternura. A miséria os uniu. O amor também.

Pensei em que condições haveriam de ter passado aquela noite gelada. E lembrei-me de minha pequena filha, Melissa (3), que havia dormido confortavelmente em sua cama, aninhada com suas inúmeras bonecas e bichinhos de pelúcia.

Já bem cedinho, quando saía com a mãe para o colégio, após me beijar, da porta do quarto, receitou a mim, ainda sonolento pelas horas mal-dormidas: “Papai, se você quiser falar comigo, é só colocar a mão no coração, tá?”.

Ao cruzar com o homem e o cão, tocado pela emoção do gesto terno, imediatamente tirei uma das mãos do volante, levando-a ao peito esquerdo. E disse, sussurrante: “Tenha um lindo dia, minha filha. Eu a amo profundamente”.

***

saojose

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A memória acima foi fisgada depois que tomei pé de que um morador de rua da cidade de São José do Rio Preto (SP), também em ato bastante comovente e, sobretudo, altruísta, sob a gélida temperatura de 7,2ºC, doou seu único cobertor ao seu amigo inseparável, Skafi, um cão idoso com quem vive há dez anos.

Questionado por uma equipe de reportagem sobre o porquê da doação, o mendigo, de nome Luis Carlos, disse que decidiu deixar a coberta com o seu companheiro porque ele estava com frio, tremendo e precisava cuidar do seu amigo.

A conclusão é sua, leitor!

______________________________________________________________

Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.br

160 thoughts on “Por um arqueiro mais versátil

  1. Bom dia…
    Time valente, ontém.
    Desnecessário aquele sufoco no final, e com mais um em campo!
    ***
    Do Cavalieri, tá tudo ai. Mas dele não falo mais.
    Levir, vc quebrou a espinha do segundo comando. É chegada a hora!
    Júlio César no gol do Fluminense.
    Vai que a galera banca mais essa.
    ***
    Precisa resolver tb as laterais, Levir!
    A começar pelo Jonathan. Não dá mais, chega!
    3 zagueiros…vai por mim!
    ***
    E o Gum ontém, hein? Tava alopradaço!
    ***
    E continuamos precisando de um 10 bigode grosso!
    Se der prá vir um 9 casaca grossa, tb aceito.
    ***
    O Douglas joga prá cacete!

    1. Jonathan ficou parado 01 ano, não temos melhor que ele .
      Acho que precisamos urgente de um 10 e um 09 , o restante atende.

  2. O time está jogando mal, apesar da vitória, Maranhão não vai emplacar, é um outro Rhayner da vida!
    Richarlison está devendo – e muito !
    Scarpa tá muito mal, a Europa deve ter subido na cabeça!
    Jonathan disse que quer voltar para a Europa… que vá, meu filho! Não tá jogando nada!

    (OFF)
    Ano passado encheram a bola do tal do Pikachu… pediram a sua contratação (inclusive eu) e atualmente nem ouvimos falar mais nele…

    1. Caro Fred, como sempre boas observações! Fred, a última vez que o Fluminense jogou e venceu como Fluminense, se não me falha a memoria foi contra o Cruzeiro em BH, pela primeira liga e com EB. Eu, conheço o jogador Maranhão, esteve por aqui no Bahia. Fred, se vai emplacar ou não é uma incógnita. Penso que o Rhayner tinha mais folego. Também, não gostava do Rhayner, mas, o azar dele foi ter vindo para o FFC de Abelão. Se tivesse ido para o Corinthians de Tite, teria tido outro destino. A propósito, o Roger Guedes do Palmeiras, está jogando muito. Defende, ataca, organiza e até faz gol. Belo trabalho do CUCA. Aqui, o Levir, liberou um jogador com características bem parecidas o Felipe Amorim. E ninguém diz nada!! Fred, vc lembra do meio de campo do FFC no jogo contra o Cruzeiro? – Penso que se fizéssemos um meio com Cícero – Douglas – Felipe Amorim – Scarpa poderia dar caldo. E, reversando com Edson, Marlon Freitas, Danielzinho. Falando em Danielzinho pq o Levir não coloca o cara para jogar? ST.

      1. Onivaldo, acho até que se o Rhayner fosse melhor aproveitado e melhor orientado daria até um jogador bom para elenco, mas ele é muito atabalhoado.
        O Maranhão ainda vamos dar um desconto pois o cara chegou agora e deve estar meio deslocado, se entrosando com o pessoal, essas coisas… vamos esperar mais uns 3, 4 jogos para ver qual é a dele!
        Felipe Amorim tava na reserva do América/MG quando veio pro Fluzão, teve poucas oportunidades, é verdade, mas quando entrou não empolgou… talvez estivesse sofrendo do mesmo problema do Maranhão, mas não teve sequência. Apesar de que, eu vi o jogo da última quarta feira entre Coritiba x Palmeiras e o Felipe Amorim não mostrou nada demais.

        Acho que devemos contratar rápido um jogador para ser “o cara” do meio campo!
        Um meio com “Douglas – Cícero – Novo 10 – Scarpa” seria o ideal!
        E para ataque arriscaria Magata e Richarlison.
        Richarlison tá devendo mas acho que ainda vai dar caldo!
        Se o Nilmar viesse ia formar um ataque com grande potencial ao lado do Richarlison.
        Se esse “Novo 10” for o Sneider (o que duvido muito), seria uma meiuca de respeito.

        1. Coitada da Veroca, ontem levou a segunda traulitada (a primeira em casa) na SÉRIE B.

          Será que a fase oba oba já passou? Rsrsrsrsrs…

          ST

  3. Ufa! Ufa!
    Péssimo primeiro tempo, razoável segundo tempo, boa vitória!
    depois de ver o Flu levar um vareio no primeiro tempo e o curintia não fazer nenhum gol, fiquei imaginando ‘se ganhar esse jogo, é sinal que a sorte está voltando’.
    Um jornal carioca de hoje mostrou as notas do time entre 4 e 6… nem mais, nem menos. Não precisa dizer mais nada. Apesar disso, é muito bom vencer o curintia.
    Melhores do Flu pra mim: o homem invisível e a sorte;
    piores: Scarpa, W.C.Silva, Edson e todos os demais;
    Mas o melhor disparado do Flu está no banco (e não entra)… Levir ‘Hurricane’ Culpi. Repito: faz ‘milagres’ com esse elenco. E é muito bom também ver o time jogando novamente com 11. Não houve chiliques, não há ninguém querendo aparecer, ‘engraxando’ chuteira, etc… o time está ‘unido’, apesar de todas as limitações e as comemorações são sinceras. Em outros tempos, as manchetes dos jornais seriam: Flu joga mal, mas ‘fulano’ salva a noite… agora não.
    Não nos iludamos, o time é fraco, mas foi uma vitória importantíssima!
    Dá-lhe Levir!
    Vamos Fluzão!

    p.s.: Como vem jogando mal o Scarpa! Apesar de começar o lance que resultou no gol, mais uma partida muito ruim. Será que está também com o pensamento em outro lugar?

    p.s.2: Presidente Peter, jornais de hoje dão a notícia que o Abel vai recusar o mengão para aguardar a eleição no Flu. Contrate logo mais um grande zagueiro, um lateral e um jogador de meio para comandar esse time. Com esse elenco aí, não dá… Não deixe o clube voltar à ‘idade média’ do futebol. Abel Braga significa as voltas de edinho, fabinho, diguinho, … Fora Abel!

    p.s.3: ‘Triste’ hoje pela ‘passagem’ do ‘eterno Professor Girafales’. Não vou colocar mais nada. Nem adianta os amiguinhos Oni e PCA me ‘azucrinarem’ com os seus comentários dignos de habitantes do país das maravilhas.

    1. Amiguinho, o motivo da nossa visita, não é para azucrinar. Mas, para lembra-lo que com esse “TIME FRACO”, o Enderson Moreira ficou entre os quatro primeiros durante todo o primeiro turno de 2015. Lembrar e provar que vc é sim “FREDETE”. Veja, amiguinho no seu comentário, dessa vez, vc reservou 5 linhas para o cara. É só conferir!! (Isso é ser Fredete) – Vc está festejando o Levir, inclusive, promovendo de furacão (que ainda não saiu do chão) para milagreiro e, esculhamba o time treinado por ele. Esquece que esse time que vc esculhamba é o resultado/produto do trabalho do Levir. Isso é paradoxal!! É só conferir. Só, de brasileirão são 8 jogos, sem contar com uns 4 da primeira liga e outros do carioca. Cadê o trabalho do Levir? – Amiguinho, o seu texto, é um conjunto probatório de que tu és, sim FREDETE E ALICE POLIYANA. E, para não dizer que eu não falei de flores, vou concordar quando vc, sabiamente, vaticina: demos sorte! Ela está voltando.ST

  4. FOI GOL SIM,
    acabei de concluir que o gol do Magno Alves foi LEGAL!!!

    fiz todas as medições necessarias previstas na lei do impedimento, a tal da regra 11 do Marmund,

    e o nosso artilheiro estava atras de 03 defensores do Gambá e na mesma linha de mais um outro.
    O jogador logo a frente do Henrique e os dois posicionados atras, davam condição no momento do toque de cabeça, ao Magnata.

    O FLUZÃO FOI OPERADO!!!

    Não é de se estranhar que a assessoria do Fred, nos seus estertores finais neste blog, não tenha reclamado,
    uma vez que cada vez mais, o Magnata se distancia como o maior artilheiro em atividade no Brasil e um dos 03 maiores do mundo, juntamente com CR7 e Messi.

    Se considerarmos gols/minutos jogados, o Magnata é o 1º, uma vez que foi boicotado pelo Fred desde quando chegou ao Fluzão.

    http://estadiovip.com.br/futebol/ranking/os-maiores-artilheiros-em-atividade/magno-alves

    O Fluzão devia fazer uma estatua pro Magnata.

    1. Sinceramente, eu acho que o Magnata estava a frente, ou seja, em condições de impedimento. porem não vi o lance com calma, apenas pela TV (com o Edinho vomitando besteiras)…

      mas tambem achei que a bola esbarrou no corinthiano antes de cair para o Magnata, o que tiraria o impedimento, mas isso ninguem falou…. tenho que ver novamente
      Saudações Tricolores

  5. Queria comentar sobre o jogo, sobre Cavalieri ( que tipo de vegetal é esse que cria raízes tão profundas na linha do gol ?). Contudo depois de ver a foto e ler o texto da amizade entre esses dois seres… Não tenho vergonha de dizer que me emocionei. Vivo tentando ajudar alguns animais que até perderam as perspectivas de sobreviver, alguns resistem outros não. Interessante notar que eles pedem tão pouco em troca.
    Penso na minha cadelinha Nina, que dorme dentro de casa, mas é capaz de trocar o conforto de um sofá com almofadas para dormir aos pés da minha cama no chão frio só para estar perto de mim. Não posso trair tanta confiança!
    Isso é amor incondicional!!
    Respeitem os animais !!!

    Obrigado, Garcez!!!

  6. Jogo tenso e disputado. Vitória suada. Meu pensamento para esse jogo era: tem que ganhar de qualquer maneira, não importa como. Os três pontos têm que vir na marra. Foi difícil, mas conseguiram, ainda bem. A arbitragem foi perfeita, fiquei impressionado com a atuação do juiz, teve coragem de expulsar o jogador deles, conseguiu enxergar o pênalti no Cícero, não inverteu faltas e não roubou a gente em nenhum momento; isso contra o Corinthians é raridade.

    Nessa partida, aconteceram as mesmas coisas do jogo anterior (contra o Grêmio): adversário com menos um, com alguns desfalques e o Fluminense não sabia explorar essas vantagens, parecia que os times estavam com o mesmo número de jogadores em campo. Quem quer ser campeão não pode vacilar, era para ter matado o jogo rapidamente. Não via a hora do jogo acabar logo, se tivesse mais uns 3 minutos, acho que os jogadores não aguentariam a pressão.

    Cícero, Gustavo Scarpa, Wellington Silva e Jonathan jogaram muito mal, mais uma vez. O que está acontecendo com o Scarpa? Está parecendo com o Gerson quando foi vendido, erra tudo e não marca. O pênalti batido pelo Cícero foi bisonho. Sabia que ia perder, dava para perceber pelo jeito que ele estava indo para bater na bola e principalmente pela maneira que vem jogando, está muito displicente e sem confiança. E olha que ele também quase perdeu o gol no rebote.

    Tem gente aqui achando que o Levir tem que fazer milagre com esses jogadores do elenco, só podem estar de sacanagem. Ele pode aprimorar os fundamentos deles, mas extrair algo mais é impossível. Os dirigentes também têm que ajudá-lo, o clube necessita urgentemente de reforços, ele já cansou de pedir. O treinador não é o único culpado. O que sei é o seguinte: o cara tem aproveitamento de 22 jogos e apenas 3 derrotas. Quando os técnicos anteriores conseguiram algo assim? Levir até campeão já foi, os outros, não. Está tirando leite de pedra. Contra fatos não há argumentos. Alguns têm implicância com o Levir, porque ele bateu de frente com o Fred e isso também foi um dos motivos de sua saída. Lembro muito bem quando foi noticiado que estava tudo tranquilo no clube e os dois tinham feitos as pazes. O que alguns participantes do blog fizeram? Aqueles que o criticavam, pararam de fazer isso e até mesmo teceram alguns elogios. Depois que o Fred saiu, as críticas voltaram com força total, ou seja, claramente estão de IMPLICÂNCIA com o Levir. Não gostaram da saída do Fred? É simples. Já que não se importam tanto assim com a agremiação, vão lá torcer pelo Atlético-MG e criem um fã clube para o Fred. A insatisfação acabará. Deixem o Fluminense aqui queitinho, não precisam acompanhar, ué. Aposto que estão torcendo para o Fred jogar muito bem no Galo, ser artilheiro do campeonato, campeão e o Fluminense não ganhar nada e ter dificuldades, só para provarem que estavam certos desde o princípio. De torcedor assim, não duvido de nada…

    1. Caro Bruno, dia desses, vc fez uma relação de jogadores reprovados no FFC, eu concordei e disse que cabia mais. Só não fulanizei para evitar polemicas. E, vc disse que eu deveria citar tais nomes. Lembra? – Pois bem. Bruno, a minha intenção é evitar polemica desnecessária, pq sei q opinião é muito subjetiva. Bruno, por uma questão absolutamente de justiça, me diz: se é verdade que o Levir está tirando leite de pedra com esse elenco. O que dizer do Enderson Moreira? ano passado, o cara ficou entre os 4 primeiros em todo primeiro turno, e depois foi taxado de estagiário. Bruno, vc disse que o Levir está no comando a 22 jogos e só perdeu 3. Estatisticamente é muito bom. O problema é a produção do time. Sinceramente, pelo que sei do Levir, homem sério, honrado, trabalhador e bem resolvido financeiramente, ele vai entregar o comando sob alegação de que não está conseguindo fazer o time jogar. Bruno, a bem da verdade só jogamos como Fluminense contra o Cruzeiro na primeira liga e o técnico era o Eduardo Batista. Aliás, tb chamado de estagiário. Chegou na Ponte Preta, e está aí disputando em pé de igualdade com todos. Será que o plantel da Ponte é superior ao nosso? e o Cuca no Palmeiras, chegou, passou sufoco, e o time tá certinho. Assisti Cruzeiro x Flamengo, o Cruzeiro perdeu em BH, mas, o time ao meu ver já mudou de cara, pena ter perdido. Bruno, como disse, a minha replica tem um nome ” justiça”. Achei fantástico o desfecho do caso Fred. Saiu na 7 rodada do campeonato, portanto, no início e com isso teremos todo tempo que precisamos para ver in loco quem é quem quais da teses era de fato verdadeira. Eu, sou torcedor do Fluminense e não de jogador. Contudo, confesso, detesto injustiça. ST

      1. Prezado Onivaldo, lembro. Faz o que acha melhor, a escolha é sua. Quando você se refere ao Levir e a produção do time com ele, estou plenamente de acordo contigo, nessa você acertou em cheio. Também acho que o time não vem jogando bem. Porém, você não deve ter visto direito aquele jogo entre Fluminense x Cruzeiro pela Primeira Liga. Os jogadores não jogaram nada, estavam muito mal, quem carregou o piano foi Diego Souza, o único que jogou muito, destruiu com eles sozinho. Se não fosse ele, teríamos perdido aquela partida. É só ver o VT.

        Eduardo Baptista, treinador da gigante Ponte Preta, o melhor time do Brasil, não teve mérito nenhum aqui (aproveitamento de 37,1%) e Enderson Moreira idem. Cadê os títulos dos dois? O que conseguiram além de derrotas, vexames e eliminações? NADA! Enderson foi demitido do Goiás, deixou o time afundado lá na Série B, quer mais o quê? Atualmente se encontra desempregado, assim como Ricardo Drubscky, que foi demitido do poderoso Tupi. Não dá para comparar o trabalho de um profissional nesses timecos com o Fluminense.

        Seguindo sua linha de pensamento e de mais alguns, até hoje continuaríamos com um daqueles técnicos horrorosos e o Dunga e o Gilmar ficariam na seleção, porque parece que vocês nunca se incomodam, aceitam qualquer coisinha…

        Onivaldo, quem entra em campo são os jogadores e não os treinadores/dirigentes. Se o cara não consegue acertar passe de dois metros, é pelo motivo de ser ruim de bola, aí nem o Guardiola pode ser capaz de conseguir fazer um indivíduo desses jogar bem. Futebol não se aprende, a pessoa já nasce com isso. É como se fosse um dom. E quem é bom, não tem desculpa. Alguns jogadores do Fluminense não têm condições técnicas e físicas de jogar pelo clube, porque são péssimos, é simples, aí só o treinador é culpado? E os dirigentes que contrataram eles? Também não são responsáveis?

        Cara, o futebol brasileiro morreu em 2006, essa que é a verdade. A esmagadora maioria dos jogadores é composta de perebas, só tem perna de pau. Por isso toma de 7×1 em Copa do Mundo na própria casa, é eliminado precocemente na primeira fase de uma Copa América mesmo tendo caido num grupo facílimo, entre outras coisas absurdas… tem que ter uma mudança radical e ela precisa vir de cima, se não mudarem a tempo, poderá ser tarde demais. A situação é alarmante. E mesmo se acontecer uma mudança, vai demorar para engrenar, haja vista as sujeiras e a corrupção que assolam o país e também o futebol; acabar com todas essas mutretas será um trabalho árduo (que ainda nem foi iniciado).

        Cavalieri, Gum, Henrique, Jonathan, Wellington Silva, Giovanni, Pierre, Gerson, Maranhão, Marcos Júnior, Osvaldo, Magno Alves (com 40 anos) e Fred (até antes de sair) não é tirar leite de pedra? Aproveitamento de 22 jogos com esses jogadores e apenas 3 derrotas não merece nenhum reconhecimento? Nenhuma valorização sequer? Quanta ingratidão… Pô, beleza, então, cada um com sua opinião.

        Enfim, prefiro mil vezes o Levir do que o Luxemburgo, Renato, Cristóvão, Drubscky, Enderson, Eduardo… garanto que com um desses aí, o time estaria muito pior. Se for olhar o mercado brasileiro, não há bons técnicos disponíveis. Faltam opções. Não tem muito o que fazer.

        Precisamos de jogadores de qualidade URGENTEMENTE, estão demorando demais para trazê-los. Se não contratarem, temo pelo pior. Peter precisa investir mais dentro de campo, só fora não é suficiente, ele tem que aprender isso. Desde 2013 não tínhamos um treinador decente… são coisas como essa que atrapalham o andamento do time. Como disse antes, o técnico não é o único culpado, ele precisa de bons jogadores. Cruzeiro não tinha nenhum craque em 2013 e 2014 e conseguiu ser bicampeão brasileiro, por quê? Pois tinha bons jogadores, determinação e entrosamento. Os dirigentes de lá fizeram o que tinham que fazer, trouxeram reforços, não pensaram somente em economizar e vender todo mundo…

        Também detesto injustiça. Falsidade, hipocrisia, cinismo e teimosia nem se fala…

        1. Bruno, mas o Enderson Moreira com esse mesmo grupo, terminou o primeiro turno de 2015 entre os quatro primeiros. Isso é fato. Assim como, o Eduardo Batista chegou na modesta Ponte Preta, bem depois do Levir no FFC e está mostrando serviço. Não reconhecer esses fatos é no mínimo injusto. Bruno, não tem nada de falso, hipócrita, cínico e muito menos teimosia. Bruno, como torcedor eu não aceito qualquer coisa e o técnico que me agrada é o Ricardo Gomes, gostaria de vê-lo trabalhando no FFC. Fez um grande trabalho no Vasco, até ter problema de saúde e agora no Botafogo, continua fazendo a diferença. Eu não acho normal o Brasil levar 7 a1 da Alemanha, não entendo Dunga treinador etc etc. Concordo com vc quanto a sujeira e corrupção no Brasil. Bruno quando levamos 7 da Alemanha o veterano Klouse estava em campo, e zero de jogador velocista na Alemanha. Enquanto, na nossa seleção tínhamos o Bernard e o Hulck dois formula 1 se é q vc me entende. ST

  7. Nobres Tricolores,
    Santa Vitória ontem,

    Começamos o ano pedindo um lateral esquerdo e um atacante de velocidade,
    estamos no meio do ano e além das posições acima (que continuamos precisando) adquirimos outras duas deficiências mais prioritárias ainda; camisas 9 e 10…. (saíram Fred e D. Souza… agora tem que vir alguém)

    Concordo que o Julio César mereça uma chance

    Acho que o Samuel também deve ser testado, ele não é tão pior que os que estão jogando e acho que tem mais presença de área que o Magnata e sabe mais fazer gols que o Richarlison
    pelo menos entrar de vês em quando ele deve

    Poderia testar Richarlison e Samuel no ataque, seria um ataque Forte no sentido literal da palavra

    O Ayrton tambem poderia entrar em alguns jogos

    O Scarpa caiu de produção nos últimos jogos, talvez seja a ausência de um cara ao seu lado chamando sua atenção. Ele precisa que se auto motivar

    O Douglas joga demais

    A zaga está muito bem e o Edson melhorou muito

    O Cicero está meio perdido em campo, parece que não encontrou o seu lugar taticamente
    Acho que ele deve atuar mais proximo a área e o Scarpa mais recuado e centralizado

    Precisamos escolher outro batedor de pênaltis, o cicero não bate bem, lembram da estreia da primeira liga contra o At PR? Talvez poderia ser o Douglas ou Henrique

    Na atualidade , os nossos melhores finalizadores são: Marco Jr, Gum, Cicero e Edson

    Precisamos de um 9

    O Richarlison ainda não é o cara

    Abraços

    Juliano

  8. Na mosca, ontem o Cavalieri novamente mostrou toda a sua insegurança nas saídas de bolas altas e a lentidão na reposição de bolas.
    De que adianta ter jogadores rápidos como o Maranhão, Marcos Junior, Scarpa, Oswaldo e Richarlisson se o Cavalieri não os procura para repor a bola em jogo rapidamente?
    Gostei muito, novamente, da atuação dos zagueiros Gum e Henrique, espero que a torcida não entre na pilha dos jornalistas que a qualquer erro de um dos dois já começam a crucificá-los como se não prestassem para serem titulares da nossa zaga.
    Quarta-feira os dois zagueiros (Réver e Rafael Vaz) do Flamengo falharam individualmente, mas o time venceu, inclusive com gol do Réver, então, a mídia foi só elogios à zaga, mas tenho certeza que o Flamengo, com esta zaga, não será páreo para o São Paulo no próximo jogo em Brasília.
    Saudações Tricolores!

  9. João Garcez abordou a situação do nosso goleiro Cavalieri com profundidade e a elegância de sempre. Estou inclinado a concordar com João.

    Quanto ao Levir, as suas atitudes não combinam muito com a imagem de treinador autêntico que ele cultiva. Ao fim e ao cabo, Levir parece ser mais um a seguir um surrado e ultraconservador código de conduta há muito estabelecido entre treinador e jogadores. Uma pena!

  10. Outra situação que me chama muito a atenção e gostaria muito de debater com o pessoal aqui nesse canal, é sobre os jogadores Jonathan e Giovanni, pra mim esses jogadores são MEDÍOCRES e BISONHOS. Eles não têm a mínima condição de serem titulares em quaisquer times da série A ou B do futebol brasileiro, eles não marcam ninguém, não sabem matar uma bola, não sabem passar, não sabem atacar e muito menos cruzarem ou tabelarem com alguém, eles matam todos os jogadores que caem pela direita ou pela esquerda, com seus passes “tronxos” e tentativas de tabelas sempre erradas. Quem seria o “empresário” que vendeu-os ao Fluminense??? Ele com certeza deve estar rindo à toa.
    S. T. Sempre e Eternas!!!

  11. Garcez,
    Atualmente no elenco tricolor temos 4 goleiros: Diego Cavalieri (33 anos), Júlio César (29 anos), Marcos Felipe (20 anos) e Matheus (21 anos). Diego com 33 anos ainda poderia render, porque como goleiro em nada pesaria a idade, mas o que pesa seria a sua insegurança apresentada em muitos jogos, onde por causa dela podemos colocar algumas derrotas e gols tomados em sua conta. Não pode mais o Levir, técnico da equipe, fechar os olhos para a necessidade de oxigenação com a devida mudança no gol.

    Mesmo com toda a miséria e pobreza que assolam o Brasil e o mundo, a cumplicidade, o companheirismo, o amor e humanidade não são afetados na relação entre homem e criatura, pelo contrário, o que se nota seria uma total comunhão com reconhecimento do quanto um seria importante para o outro, na difícil jornada de vida, cheias de dificuldades e intempéries.

    http://interacaocanina.blogspot.com.br/2011/01/qual-o-cachorro-mais-feliz.html

  12. Caríssimo Garcez,
    Me impressiona a sua capacidade de sintetizar com coerência absoluta os fatos que se mostram a todos nós torcedores, não fanáticos. Bato nessa mesma tecla (Cavaliére) desde a chegada do Júlio César, é impressionante a diferença absurda entre eles na técnica de atuar como guardiões das metas. O Cavaliére, pra mim tem algum tipo de contrato com a diretoria do Fluminense assim como tinha Fred e hoje Henrique, Jonathan e Cícero, de não serem substituídos por mais mal tecnicamente ou fisicamente que estejam. É o que está acontecendo hoje com o Scarpa, mas ele a diretoria tem a desculpa de estar simplesmente colocando-o em “vitrine” pra chamar a atenção de possíveis interessados no mesmo. Mas ele está mal há muitos jogos, vivendo de alguns lampejos, hoje até raríssimos, mas isso já está incomodando o Levir com certeza, ontem a substituição desse pelo Oswaldo foi muito mais eficaz para o time. Do mesmo modo vejo a escalação quase obrigatória do garoto Richarlison, pra mim muito voluntarioso, não sabe parar quando precisa, indo com de encontrão contra os defensores adversários, falta a ele muita experiência ainda. Uma coisa me chama atenção, o Fluminense quando trouxe esse jogador do América Mineiro, o mesmo veio por acaso, o verdadeiro motivo da procura do Fluminense foi o jogador Felipe Amorim que era do Goiás emprestado ao América Mineiro, que simplesmente SUMIU, não é escalado nem para o banco.
    Amigo, quanto a sua experiência com o mendigo no Frio do Sudeste, é uma realidade triste e nosso País e no mundo, as pessoas hoje em dia pouco ou nada se preocupam com os irmãos mais necessitados, a lição de comiseração e amizade sem fim que eles nos passam, nesse caso o relacionamento e preocupação com o companheiro de 4 patas, infelizmente não refletem nas almas da maioria das pessoas, encontram corações duros e olhos cegos pra esses tipos de exemplos.
    Continua a colocar a sua mão no coração e lembrando de sua filha, isso é um meio de enviar-lhe sinais e vibrações positivas, com certeza criando uma corrente do Bem, que irá se refletir daqui mais alguns anos, quando ela puder fazer a diferença. Parabéns pelo Pai que demonstras ser.
    Saúde, Paz e Sucesso hoje e sempre!!!
    S. T. Sempre e Eternas.
    Abração.

  13. Engraçado…

    A maior parte, se não todos, aqui tem comentários no mesmo sentido até agora. A vitória foi ótima mas o nosso futebol foi muito ruim.

    Então, a aporrinhação é pelo que continua errado até agora. E estamos em junho. Isso para falarmos só desse ano.

    Mas imagino a festa que deve estar rolando até agora com aqueles que gostaram do jogo.

    Não dá para entender.

    ST

  14. Meu amigo Garcez,

    O Cava há muito tempo tem cadeira cativa nesse time e infelizmente essa espécie de “meritocracia” dentro do Fluminense causa estranheza em muitos momentos.

    A vitória sempre é importante, mas às vezes ela camufla algumas situações que podemos ver que esse time possui.

    A velocidade e a troca de passes julgo serem um dos fatores que atrapalham o time durante as partidas matando muitas jogadas que poderiam resultar em gol para o Fluminense.

    Faço um aparte sobre o Richarlisson e o Maranhão.

    Creio que o garoto tenha que ser dado uma bateria de treinos com alguns fundamentos básicos como posicionamento, passes e chutes ao gol. Na minha opinião ele não está justificando sua titularidade.

    O Maranhão é curioso saber se é o tipo de jogador de velocidade que o Fluminense necessita, pois ele está jogando com o freio de mão puxado. E é curioso saber qual foi o critério para sua contratação que até agora, pelo futebol que tem apresentado até aqui, não está ajudando em nada ao time dentro de campo.

  15. galo na cabeça – Marco Jr

    Galo na cabeça – FLU/TO, Mundin, C.Rodrigues, Reis

    BR 16 – não tem o Galo na cabeça

    DA-LHE FLUZÃO
    unico invicto há 05 rodadas

    1. Fred na cabeça: Guilherme.
      Doma essa sua paixão por fred, Guilherme. Isso é patológico.
      Dessa forma não te sobra tempo para viver, acompanhando jogos do atlético como “religião”.

  16. SONHAR… Será que até o final desse primeiro turno, o Levir conseguirá que esses nossos atacantes consigam efetuar com ÊXITO, um contra-ataque, Amaury?

    Principalmente quando for para matar o jogo e evitar o HABITUAL sufoco nos finais de partida?

    Conseguiremos também, com um jogador a mais, dar esse sufoco nos adversários, em vez de tomá-lo?

    Valeu a vitória e os 3 pontinhos a mais na tabela, contudo para um hipertenso como eu, assistir aos nossos jogos, vendo esse estado de coisas (mesmo isso fazendo parte do futebol), é praticamente tentar suicídio (por infarto ou AVC).

    Aquele gol PERDIDO do Magnata no finalzinho do segundo tempo (que mataria o jogo) quase me matou de uma dessas coisas aí, isso sim!

    Ave Maria!!!

    St

  17. Caramba !
    Vencemos o melhor time do futebol brasileiro, turminha !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Não importa se por 1 ou 2 gols de diferença. Vencemos, e ….. ponto final.
    Isso aqui, sinceramente, está parecendo um velório.
    Seguindo o raciocínio que expus no Post anterior, estamos no G4.
    Estamos com 13 pontos, assim como é o caso do Santos, 4º colocado por critérios.
    E critérios só valem para definir casos de desempate no final da competição.
    E zé vini.
    Pombas !l
    Vão ter medo da felicidade …… Concinchina.
    Vencemos !!!!!!!
    Ó vida !
    Ó dor !
    Ó sofrimento !
    Ó castigo !

    1. O meu sofrimento é só até o juiz dar o apito final, principalmente vendo o time desperdiçar inúmeros contra ataques que poderiam ser letais e nos proporcionar vitórias mais tranquilas.

      Mas valeu, e que contra o vice lanterna Sport possamos conseguir uma vitória mais tranquila.

      St

    2. Muito feliz por essa vitória, especialmente em cima de tal adversário tão badalado pela mídia. Tinha uma impressão forte que o Flu venceria. Muito bom! Mas nada de se empolgar demais. É trabalhar com seriedade e ir em frente com vontade, procurando sempre melhorar. E ainda acho que alguns reforços seriam bem vindos.

  18. Querido amigo João Marcelo Garcez !
    Doutor João Marcelo Garcez, mestre em coisas do coração.
    Mestre no essencial.
    Naquilo que é invisível aos olhos.
    Obrigado por passar por nossas vidas, caro amigo.
    Com estas crônicas sobre a ainda existente fraternidade humana você acaba matando a gente !
    Nada como a presença de um animal para testar nossa capacidade de sermos humanos.
    Eles nos ensinam, a todo momento.
    E quando somos ‘grandes’ o bastante para corresponder-lhes a imensidão do amor, sentimo-nos – não humanos – mas animais como eles.
    Aprendemos todos os dias destes nossos amigos.
    E invejamos – verdadeiramente, juro – aqueles que são capazes de tamanha renúncia em nome do amor ‘ao próximo’, a seu amigo, o cão, como foi o caso do sr. Luis Carlos e tantos outros.
    Esta sua antológica frase diz tudo :
    ” Seus olhos cerrados transbordavam dor e ternura. A miséria os uniu. O amor também.”

  19. Penso que dois caras estão sentindo falta de um tal camisa 9 fungando em seus cangotes, Scarpa que pelo que parece só joga se tiver alguém lhe dando esporro e o Guilherme, mas este, o motivo deixo por conta de suas imaginações.
    ST

  20. Ganhamos e é o que importa, afinal.
    Mas não dá para um time com 10 parecer que tem mais gente em campo do que um time com 11.
    Não dá para perder dois contra-ataques na cara do goleiro como perdemos. Contra nós na mesma situação não perderiam.
    Scarpa muito mal nos dois últimos jogos, parecendo que quer ir embora e está de sacan**em.
    Cícero batendo penalty parecia estar subnutrido. Deu sorte no rebote senão estaríamos amargando uma derrota agora.
    E cavalieri quase entrega em mais um cruzamento na pequena área. Não fosse o jogador adversário ter achado que nosso goleiro sairia, tomaríamos um gol. O vacilo do goleiro nos salvou.
    Jogo insosso, muito lento. Mas, fomos pouco melhores e merecemos.
    Ganhar do sport é obrigação para subirmos na tabela.

  21. Caros,

    Tendo o contra-ataque contra um time com uma a menos, era para ter matado o jogo, mas quando este ataque é com Maranhão – que tropeçou sozinho indo livre em direção ao gol – Magno Alves – que alguns aqui idolatram, mas perdeu mais uma adiantando a bola para o goleiro– e, ainda, tendo como terceiro atacante o sensacional Osvaldo – que dispensa comentários – dá nisso: Sufoco desnecessário.

    Tanto o Cícero – que bateu pessimamente o penalty e deu sorte – quanto o Scarpa como cabeças pensantes não fizeram nada. São bons, e só. Não temos um organizador de jogo.

    O jogador que deve mesmo dar caldo neste time é o Douglas. Na verdade, o único, além de Scarpa e talvez o Richarlison, em que vale a pena investir um pouco mais e esperar.

    Esta Era Maranhão vai ser difícil de aturar…

    Obrigado, Peter!

    SDs Tricolores pela Democracia

  22. Garcez,

    Quanto ao Cavaliere as suas observações são corretas. Acho que quase todos veem os mesmos problemas neste goleiro, até o Levir.

    Por que será que não mexe? Para você o significa perder mão de um time?

    Como não acredito que o Levir seja incompetente, imagino que assim ele aja em função de como as coisas parecem funcionar.

    Mas é mesmo difícil de explicar.

    Como temos dificuldade para trocar passes. O Corinthians, ao contrário, entrava na nossa área fazendo linha de passe e com menos um jogador.

    Isso não é só entrosamento, porque esses jogadores estão, em sua maioria, juntos tem um bom tempo e não se acham, erram passes fáceis, parecem que não sabem tabelar.

    Mas ganhamos e isso vai pavimentando o nosso caminho para que tenhamos calma com menos problemas.

    Mas é o último ano desta gestão e parece que vítórias, títulos em competições que projetam o clube a outras perspectivas, não é bem o nosso objetivo.

    Disseram que querem a vaga para a Libertadores e o título da CB. Tomara!!! Mas tem bastante a ser feito, e o ano coneçou em janeiro.

    Quanto ao cuidado com animais, tem varias pessoas com ações solidárias para dar ajuda e abrigo também para estes outros seres que convivem com os humanos.

    É bom divulgar.

    ST

    1. Caro Júlio, parabéns, vc já encontrou o caminho das pedras. Veja o que vc escreveu:
      “Como temos dificuldade para trocar passes. O Corinthians, ao contrário, entrava na nossa área fazendo linha de passe e com menos um jogador.

      Isso não é só entrosamento, porque esses jogadores estão, em sua maioria, juntos tem um bom tempo e não se acham, erram passes fáceis, parecem que não sabem tabelar”.
      Júlio, são 22 jogos, com esses jogadores sendo comandados pelo Levir. Detalhe, livre de quaisquer fantasma. Continuamos, esperando, não tão paciente, pelos resultados de campo do trinador. ST

  23. Parece que jogar contra um time com um jogador a menos é mais dificil! Que coisa….

    Marcação frouxa, alô Levir…….

    Valeu pelos 3 pontinhos, agora é buscar mais 3!

    E assim vamos.

    ST

  24. Caro João, concordo com a analise. E como o Cava não se sente ameaçado, realmente se acomoda.
    Mas acho tambem que o Levir tem que olhar para outras posições. Edson não está bem, ja tem um tempo. E W Silva na esquerda está duro de aguentar…….
    O time fica carregando demais a bola, tem que tocar mais rapido, apesar de achar que ja está jogando um pouco mais veloz que antes.
    Tem que começar a vencer para não ficar distante demais do Z4…..

    Quanto a bela historia contada, temos belos exemplos de amor aos animais, ainda bem. Aqui na região estão espalhando casinhas para cães com cobertas, pois está sendo um periodo de muito frio por aqui.

    ST

  25. Como está mal o Scarpa.
    Se o time depender dele, estamos fu***
    Richarlyson também já está passando da hora de mostrar que vale os 10 milhões, posso estar enganado e sinceramente espero que esteja, mas pra mim este garoto é um Samuel melhorado, mas abaixo do Kennedy.
    Henrique não consegue ganhar uma e assim terminamos o primeiro tempo com o empate.
    Torço para que eu queime a língua, principalmente com os dois primeiros e que venha a vitória.
    Mas tá difícil.
    ST.

    1. Ganhamos é o que importa.
      Mas fico com uma pulga atrás da orelha, será que no banco de reservas só se aproveitam o Osvaldo, Magno Alves e Maranhão?
      E pra não dizer que não falei das flores: Este Douglas joga muita bola.
      ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *