Em duas de suas melhores participações na era dos pontos corridos do Brasileirão, o Fluminense não foi além dos 26 pontos ao fim do primeiro turno, número também atingido em 2017 depois do 0 a 0 em Campinas, quarta à noite.
Entremeado aos anos da conquista do tri e do tetracampeonato, o terceiro lugar em 2011 só foi possível depois de um returno impecável, conquistado simbolicamente pelo Tricolor.
Isto porque naquele ano, em que o time também era dirigido por Abel Braga e contava com jogadores como Deco, Conca (saiu no meio da temporada), Fred e Rafael Sóbis, o estrelado Fluminense somou na primeira metade do campeonato 25 pontos, um a menos do que o jovem time atual.
Com a moral de quem ostentava a Copa do Brasil, o elenco do Flu em 2007, sob a batuta de Renato, já classificado para a Libertadores do ano seguinte, fez turismo no Brasileiro, disputando-o sem pressão. Terminou em quarto, então a melhor colocação do clube em tal sistema de disputa. A equipe que contava com Thiago Silva, Arouca, Thiago Neves e Alex Dias atingiu os mesmos 26 pontos do plantel atual ao fim do turno.
Não se espera da garotada atual arrancada parecida às dos times de 2007 e 2011 no returno deste Brasileiro. Mas ao terminar em nono lugar a primeira metade do Nacional, a apenas dois pontos da zona de classificação para a Libertadores, o jovem time tricolor, bem menos badalado do que aqueles, não apenas atende a uma expectativa da torcida e da diretoria, como iguala (e até supera) desempenho de plantéis bem mais qualificados do Fluminense de outrora.
É tudo uma questão de olhar.
_________________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/
A diferença é grande, no Barcelona, caíram 200 milhoes de euros na conta e eles seguram a papelada do Neymar.
No Fluminense, Richarlison foi liberado sem o clube receber um tostão.
Agora a cúpula Tricolor está preocupada por não haver nem previsão de quando irá receber.
Simplesmente PATÉTICO.
no ultimo jogo abel elogiou o robert que entrou no final da partida, no jogo de ontem tira o w. silva e vem com o mil vezes testado anao de jardim m. junior e robert no banco , cade a coerencia ?
me respondam ahe , o flu entrou com o3 zagueiros ou 03 volantes para enfrentar a “poderosa ” ponte preta?
uma falta na entrada da grande area da macaca, o scarpa vai e bate muito mal novamente, sera que esse cara anda treinando cobranças , nao ha outro que possa bater ,porque o raquitico scarpa detem este privilegio ?
o time me surpreendeu, finalmente uma partida sem levar gol mas em compensaçao tambem nao fizemos, foi mais ou menos , como naquela antiga piada capixaba em que um sujeito pergunta ao outro :
” e ahe, como foi a festa ? o capixaba responde, mais ou menos ”
“como assim mais ou menos ? ”
“nao comi ninguem mas tambem nao fui comido “
Depois dizem que este Tapir está tirando leite de pedra… hahahahahahaha
Se tivesse pelo menos coerência estaria aproveitando melhor a molecada. O Frazan jogou muito melhor que todos os demais que entraram na zaga e… suuuu-miuuuuu…
Ele só utiliza a molecada quando não tem mais o que fazer. Aí joga na fogueira e eles que se virem. Se jogarem bem ele leva o mérito. Se jogarem mal ele dará de ombros e dirá “era o que eu tinha”.
Enquanto isto eu fico aqui sonhando com o dia em que teremos um técnico. Pode ser que nem o do Botafogo. Aquele sim… está tirando vinho de pedra. E vinho bom.
SSTT
Com todo respeito ao pensamento de alguns, mas quem ainda espera vaga na Libertadores só pode estar de brincadeira… o Presidente a bad só fala em vendas, o Fluminense pega na sequência Santos, galo, asco, Vitória e patético (fora de casa esses dois), parmera, Grêmio e framengo até o jogo com o Avaí… vcs estão achando q esse time fraquíssimo vai conquistar vaga na Libertadores, disputando vaga com times muito mais fortes que foram eliminados da atual Liberta? A meta é arrumar 20 pontos em 57 e não ser rebaixado.
Pelo jeito, a venda de óculos rosados pelo líder do pessoal do país das maravilhas, vai de vento em popa. Façam como (no bom sentido) T Maia e eu… não se iludam mais com a bad e sua trupe.
Falar nisso, onde andam o Ovni e Jaques Leclair?
Alem de só falar em vender ou vender,
agora essa diretoriaFlusocio inaugurou o ‘vender sem saber receber’
“Venda de Richarlison: Flu ainda não recebeu e nem tem previsão de quando receberá
Situação preocupa a cúpula tricolor”
PATETICO!!!
PQP, ONDE É QUE NÓS VAMOS PARAR???
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… vender e não receber é típico de quem não sabe negociar.
Tente comprar qualquer coisa ali no mercado da esquina sem pagar para vc ver se consegue.
SSTT
Eles se preocuparam só com a comissão,
aquela diferença de 12,5 milhões de Euros que divulgaram,
para 13 milhões de Libras, que foi o preço real, e que a imprensa inglesa divulgou,
uma merrequinha de simplorios 7,2 milhões de Reais, que os Flusocios embolsaram.
Agora o auditor fiscal tá se ocupando em sonegar.
Vamos impichar essa cambada antes que seja tarde demais!
O pastelão Tricolor.
“Em post, grupo político questiona por que Flu segue usando Adidas e Dryworld
Empresa alemã ainda é muito presente na base e esportes olímpicos”
$$
o tal do grupo politico é o Flusocio, o de sempre
que questiona o que os proprios fazem no Marketing do Fluminense, uma vez que são deles todas as iniciativas da area, cagando na imagem e na historia Tricolor.
Os passivos da Flusocio estão discutindo a relação.
Vamos impichar essa cambada, antes que seja tarde.
É MUITA INCOMPETENCIA
e muita má fé.
Guilherme,
Acho que é outro grupo. Li rápido ema rua, mas acho que você se enganou.
ST
kkkk
a confusão tá generalizada, foi isso.
É um grupo, questionando uma gangue, mas só agora??? que oposição é essa?
Tambem, esperar o que de um clube completamente desgovernado, que nem no uso do uniforme, consegue ser uniforme?
Essa do TRI-uniforme é a marca da gestão dos ultimos anos do Fluminense,
alem do roubo generalizado.
Nessa diretoria Abad/Peter/Flusocio só tem larápio, só cabra sem vergonha.
Nando,
É que “o coração tem razões que a própria razão desconhece”.
Falando sério? Nestas contas entra a deficiência dos outros times. Entra o imponderável, também.
Então, juntando coração com o imponderável – ausência de lesões, por exemplo, quem sabe não “beliscamos” uma vaguinha na Liberta?
ST
STT.
Garcez! Eu venho dizendo isso desde o início. Como a não contratação de jogadores de fora e o aproveitamento massivo dos nossos jogadores da Base. você mostrou os números e comprovou de fato, o bom aproveitamento dos pontos corridos de nossos jovens jogadores. Mas não esclareceu por que não fomos melhores ainda, mesmo os nossos sendo comparados com jogadores caros e renomados: Não temos um técnico de verdade! Temos um nome, mas precisamos mais que um nome. Precisamos de um técnico que saiba explorar as qualidades de cada jogador. Saiba coloca lo em uma posição que renda melhor. Indicar uma boa equipe de preparadores físicos. Treinos em jornadas duplas. Preparação técnica e tática. Garanto lhe, com todo o meu parco conhecimento de futebol, tivéssemos esta pessoa no comando técnico do time, estaríamos disputando títulos. Mesmo com os desfalques, mesmo com o elenco na conta do chá, mesmo com a venda mais que suspeita e sem necessidade de um dos nossos melhores jogadores. Para a gestão, vender jogadores tem mais prioridade que ganhar títulos. É disso que você tem que falar em seu Blogue, Garcez.
Saudações Tricolores.
Caro Juarez, se me permite a intromissão …. , diga você, Juarez.
Não entre nessa de querer determinar aquilo que o dono do Blog deve dizer.
Entra nessa não, Juarez.
Atrevo-me a dizer que o mais difícil exercício nesta vida é : a coerência.
Lembra-se daquilo que você postou lá atrás, Juarez ?
” Amaury ~ Rio ~ Amaury ~ Rio ~ • 2 dias atrás
Se como você diz (e eu concordo) ” a opinião é dinâmica e soberana, e a tribuna é livre … , caro Franco …… ” !
Que tal exercermos o direito de expressão em todos os sentidos, para todos ?
É difícil, mas com muito esforço nós, imperfeitos humanos, chegaremos lá !
15:26 > 10AGO
Prezado Juarez.
Você e Ricolor têm uma briguinha pessoal com o Abel, embora ele esteja sendo apontado como um dos três melhores técnicos deste campeonato, tá sabendo?
Mas, por favor, diga, sem gaguejar, sem pigarrear, sem pestanejar, se o Abel chegar e pedir demissão do Flu amanhã, qual técnico, desses disponíveis aí na praça, você quer ver no Flu, mas sem analisar vários deles.
Melhor: se você fosse presidente do Flu, quem estaria comandando o time?
Não nos desaponte, tá?
Pra gente brincar um pouco, pois o ambiente tem estado muito nebuloso, né não?
(10/08 – ,
onononononononononononononononononon
Cara… se eu fosse fazer isto eu estaria ganhando muita grana ou seria da diretoria do Flu.
Pode ter certeza que se eu fosse da diretoria eu teria dado o contra a trazerem este Tapir Ruminante de volta. Com ele e com muita grana a gente conseguiu muito pouco. Com ele e sem grana… pffffff…
Tentaria arrumar um técnico novo nas divisões de base. Um técnico vencedor nelas e que sabe tratar com os moleques. Daria esta oportunidade para este cara e faria um contrato onde ele teria um salário fixo e normal e aumentaria seus vencimentos SE o time conseguisse resultados. Seja através de prêmios ou de bônus.
Veja o que o técnico do Botafogo tem feito. Queria alguém assim.
Mas não sou diretor e nem ganho porrissima nenhuma com o futebol a não ser úlcera se ficar assistindo a todos os jogos e ver que o time não apresenta nadica de nada que permita alguém dizer que é bem treinado.
Utilizo o Botafogo como exemplo desde o início do ano. Se olhar os nomes dos jogadores do time deles é de assustar. Tudo desconhecido e os conhecidos nunca fizeram nada que os destacasse.
Porém… desde o carioqueta mequetrefe mostrou que tinha um time titular e um reserva no mesmo nível e que seu foco era a Liberta.
Trabalho que vem se apresentando muito bem feito. Só em passar para as quartas de final vai faturar algo como a venda do Richarlisson… ou perto disto se somar as rendas dos jogos (ontem foram mais de 40 mil no estádio deles).
SSTT
Ricolor, continue assim, lutando pelo que é correto e sincero. Quem sabe o Fluminense voltará a ser o que era antes dessas gestões impuras. O Fluminense berço da seleção brasileira, o que bancou sozinho uma Copa América de seleções. Um que era respeitado no mundo inteiro sendo detentor da Taça Olímpica. Colocaram um fiscal para denegrir a nossa enorme tradição. Um que não passa de um pobre coitado, aquele que ganhou uma condição que está acima das suas possibilidades.
Abraços Tricolores.
Sempre… se acerta eu elogio, mas como isto tem sido muito raro…
SSTT
Ora, Ricolor,
A sua resposta diz exatamente que você também não tem convicção nenhuma de que técnico possa ir para o Flu, você só, não quer o Abel porque sempre esculhambou o cara, mesmo quando ele foi campeão com o time em 2012.
Você está usando o Botafogo como exemplo, por quê? Sem dinheiro também, eles fizeram um cata-cata no país, trouxeram nego que já estava até pensando em parar, desmotivado, pegou uns desconhecidos, que se o Flu os trouxesse haveria gritaria neste blog, mas e deu certo e nisso aí que se vê, quando muitos desdenhavam dele.
O Jair está na mesma balada de tantos técnicos jovens que apareceram, “estavam fazendo um bom trabalho”, mas rodaram logo que começou a dar algum problema, e há vários desses técnicos jovens que já estão lá pela terceira, e o Zé Ricardo já foi.
Mas eu quero saber, de todos os que não diziam uma palavrinha sobre a múmia Levir, que ficava ao lado do campo como que alheio a tudo que se passava, qual técnico que querem ver no Flu para fazê-lo ganhar tudo.
(11/08 – 11:30)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Agora vc começou a entender… prefiro um que erre tentando acertar do que esta mula que já sabemos que vai errar sempre.
SSTT
PCA, não sei onde você leu esta pesquisa, pelo resultado deve ser paga. Um técnico que mantém um goleiro que falha constantemente a ponto de prejudicar o time com derrotas e empates não merece ter colocação em quaisquer pesquisas. Eu não sou contra o Abel, sou contra o treineiro. Sou a favor do meu time. Se tem gente prejudicando o futebol do meu time, como a gestão e o treineiro, eu sou contra.
Não foi pesquisa, não, Franco, eu ouvi vários do Spotv e da ESPN dizendo isso, e não foram contestados. Ricardo Rocha, já falou isso várias vezes, mas você tem direito de pensar o que quiser.
No entanto, eu quero saber que técnico você jurará que ele ganhará tudo com o Flu. Só isso.
Você tem vários nomes muito melhores do que Abel. Ou não tem?
(11/08 – 14:55)
ooooooooooooooooooooooo
Foi feito a compra dos direitos futebolísticos do atleta de futebol chamado Neymar, pelo PSG, pagando a multa rescisório no valor de mais de 822 milhões de reais. A mídia supos que com este valor, seria suficiente para comprar o elenco de quatro grandes clubes brasileiros, o Fluminense não estava incluso. Isso quer dizer o que? Se vendermos todos os nossos jogadores, sequer chegaremos perto de metade deste valor. Então esta estória do presidente dizer que devemos vender nossos jogadores é pura balela, conversa para boi dormir. O Fluminense não precisa vender jogadores para proveito do bolso de alguns, precisa mante los para podermos ganhar algum título, que é realmente o que paga dívidas. Eu não vou entrar nessa conversa fiada, não sou babaca! Eu creio sim, que essa conversa fiada merece um artigo importante de uma pessoa séria, pessoalmente e jornalisticamente falando.
Abraços Tricolores.
Tendi nada, Juarez !
Nada !
Mas, … longe de imaginar que v. tenha dado umas ‘bicada’ nas ‘marvada’ da vida antes de escrever este texto super confuso.
Longe disso !
Então, diria o Mr. Bean : ” so what ” ?
De boa, parceiro.
17:40 > 11AGO
Com a palavra, Scarpa, o diferenciado:
“É normal quando se joga fora de casa, que o adversário tome conta da partida!”
***
Esse é o pensamento desse Fluminense de hj.
Lembro a todos que disputamos o primeiro turno do BRão com um time sub-20.
E que TODAS as falhas clamorosas nos jogos foram cometidas pelos poucos adultos !
E mais : sem os melhores jogadores a maior parte do tempo : Scarpa, Douglas, Sornoza, Calazans, Renato Chaves, etc., etc., etc !!!
Isso significa que …. a base está sendo estruturada e amadurecida para estourar em 2018.
Porém anotem o que lhes digo : esse 2018 poderá acontecer no 2º semestre de 2017.
A ver, turminha.
Em tempo : adoraria ver o menino Leo Sena contratado para vestir a 10 do time !
Precisamos de um cérebro no time, além do Sornoza.
Temos ótimos carpinteiros, porém …
precisamos de mais um marceneiro além do único que temos, que é o Sornoza.
14:06 > 10AGO
Quem é o Léo Sena, Amaury? Joga em que time, e que idade tem?
Não estou querendo polemizar, não; é que eu não sei mesmo quem é, mas se você está dizendo que ele pode arrumar o meio-campo, então que o tragam logo, né não? .
Sobre o Robinho, ele é do Figueirense, e foram mostrados alguns lances dele, e não foi nada de excepcional, até porque se fosse não estaria aí dando sopa, mas pareceu bem esperto. .
Mas eu continuo dizendo que as torcidas com “selo de qualidade” muito em breve terão que fazer o que os pioneiros do futebol fizeram lá atrás para fundar esses clubes, que é botar dinheiro do próprio bolso para ajudar a pagar salários de jogadores pelos menos, se não quiserem ver seus times desaparecerem.
Será que está contado na história do Fluminense como foi o financiamento para dar início nas atividades do clube, e quais foram os que deram dinheiro para isso, ou o inglês bancou tudo?
Eu ajudei a fundar time de várzea, dando dinheiro do meus bolso, vinte, trinta pessoas, fazendo vaquinha para comprar camisas, meias, bola etc, ajudei a dar uma arrumada no campo, que o dono do terreno permitiu, de pá e carrinho de mão, mas, com o aumento do bairro, ele pediu de volta, e a gente jogou em campos dos outros, do mesmo modo que o Flu faz hoje. Só que esse time morreu, como tantos outros.
Será que a torcida tricolor ficará sempre xingando e cobrando melhoras, mas nunca pensará que terá que fazer vaquinha para não deixar o Flu morrer?
(10/08 – 15:30)
efefefefefefefefefefefefefefefefefefefefefefefefefefef
https://futebolplanejado.com/2016/07/16/leosena/
Acho que v. já viu videos deste garoto e comentou aqui no blog, PCA.
Mesmo assim, lá vai um ‘recuerdo’ :
https://futebolplanejado.com/2016/07/16/leosena/
Não, não, Amaury.
Eu perguntei pelo lateral esquerdo Marlon anteriormente, sobre quem você fez elogios também, e postou umas dicas das suas qualidades.
Eu estou achando que ele leva jeito, sim, mas está entrando num momento em que o time parece estar com algumas peças meio “soltas”.
Sobre esse Sena eu estou perguntando só agora. Mas há conversas do Flu com o Goiás sobre ele?
(10/08: 17: 30)
çççççççççççççççççççççççççççççç
Ah, então foi o Reis que viu e me respondeu dizendo que ‘se o Flu trouxesse este garoto o Scarpa iria para o banco’.
Pelo que li o garoto está entre os quatro na mira do Flu.
Meia muito inteligente, passes agudos no espaço vazio.
Excelente promessa. Sub-22.
Na minha opinião, melhor aposta do que o Robinho.
Pesquise no Google com o nome Léo Sena que v. verá o vídeo.
Saudações, parceiro !
19:23 > 10AGO
ilustre professor, continuas um eterno otimista, depois me passa a cachaça que bebe ou e sera efeito do cha de cogumelo,tenho visao diferente tendo em vista a experiencias passadas e recentes, principalmente 2013.
ta sonhando muito alto, esperar algo do temer e do segundo semestre e pura ilusao.
me responde ahe, depois da delaçao da jbs o temer deveria ser cassado ou caçado ?
Hahahahahahahahaha !!!!!!!!!!!!!
Você é uma figura, Tim !
Desde quando é necessário beber para ser otimista, meu caro ?
Tenho mais esperança no 2° semestre do Flu do que naquela figura.
Aí, Tim, permita-me um alerta : muito cuidado para não ser puxado para a turma que habita o vale das sombras e da morte lá da terra dos caramujos fedorentos.
O líder deles está assediando você a todo momento.
Excitadíssimo !
Haha !!!
Em passado recente falei que ele andava tomando muito deste chazinho e ele tirou as calças pela cabeça e me esculachou… cuidado.
E colocar o Renato Chaves entre os melhores não ajuda nada… só falta vir com o Gum como solução.
SSTT
É isso que intriga tremendamente.
Noventa por cento do pessoal do blog sempre disse, com todas as letras, que esse elenco não prestava, e muita gente continua dizendo que não temos goleiro, não há um que preste na zaga, titulares ou reservas, uns que eram apontados com solução para o meio campo, e muito elogiados, já estão sendo escrachados “da cabeça aos sapatos”, e já acham que a garotada foi colocada no fogo, quando todos pediam justamente que ela fosse usada, e que seria a solução para que o time se livrasse do antigos e “medalhões”.
Então, o que intriga é que têm sido feitas exigência enormes a esse time desqualificado para que ganhe tudo que disputar.
Já há nego até perdendo a razão, e já até foi sugerido ao comando do clube tricolor espelhar-se nos clubes europeus – que fazem investimentos do tipo Neymar – e investir em contratações de jogadores bons para resolver de fato, não vender os garotos promissores, e isso atrairia patrocinadores etc.
Até que esse pensamento é positivo, mas, caramba, não há um torcedor do Flu que não saiba que o time esta sem grana, que a iniciativa privada está de sobressalto com o que uns débeis mentais fizeram com a economia brasileira, e nem as poderosas montadoras de veículos e as fabricantes de cerveja estão com aquela força toda para patrocinar futebol na TV como faziam, e a RG já deve estar sentindo falta dessa grana toda, pois seus espetáculos estão perecendo mais modestos.
Como o Fluminense conseguiria um patrocinador cheio de grana, que fosse tricolor ferrenho, para bancar um baita elenco, com jogadores famosos, e todos bem assalariados, e ainda segurar os seus garotos no clube? É para pensar, já que há parte da torcida que não aceita que jogadores ganhem grandes salários no tricolor. .
(10/08 – 12: 10)
eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Aprenda a diferença entre utilizar a garotada e jogá-la no fogo, ou aos leões.
O Frazan foi utilizado ou foi jogado aos leões porque não tinha mais ninguém para o Tapir colocar em campo? Aí o que acontece com o moleque? Joga muito bem, se mostra seguro e ao voltar um “merdalhão” o Tapir some com ele.
Eu fui um dos que falei lá na época em que vencemos o último brasileiro para vender os “merdalhões” e utilizar a molecada junto com uns dois ou 3 mais velhos e que jogavam bem. Aí fizeram o que? Renovaram com TODOS os “merdalhões” e… ladeira abaixo.
Patrocinador para o Flu somente se um sheik árabe estiver a fim, porque por aqui…
Chamem uma empresa americana que trabalhe com esportes e ofereça parte dos lucros que ela pode trazer patrocinadores americanos. Mas aí vai ter de ter profissionalismo.
E nem venha com papo que os caras só entendem de beisebol, basquete, futebol americano, etc… os caras entendem é de fazer grana e trabalhar com profissionalismo.
SSTT
Só mais uma coisinha em relação à quele jogo ridículo de ontém…um comentário sobre a juizada nossa daqui…
Depois que acabou o sofrimento de assistir a mais uma partida “do time que entra retrancado prá empatar chamado Fluminense”, assisti a Palmeiras x Barcelona.
Com a arbitragem (minha opinião) de um dos melhores juízes que temos ai, o argentino Néstor Pitana.
Jogo jogado, corrido, sem simulações…uma beleza…
***
Parece outro jogo comparado com aquele que eu tinha acabado de assistir e que foi apitado pelo horroroso e desqualificado, Héber Roberto Lopes.
Mais de 70 faltas marcadas, meus amigos!
Encostou falta!
Marcou, ninguém sabe o que marcou!
Uma tragédia…compatível com esse futebolzinho de bosta que a gente estava assistindo…
***
Com esse juizeco de 5ª tem sido assim…
Faz m*&%$ em cima de m$%#&*…vai apitar jogo da terceirona, volta e continua aquilo que a gente viu ontém!
Uma lástima!
***
E se prepare Fluminense: contra o Santos, apita o péssimo, o fraco André Luiz de Freitas Castro.
E o André Luiz de Freitas consegue ser pior que o Heber Roberto, Luiz Antonio. Ele sempre prejudica o Flu.
Muito oportuno este seu texto, caro Garcez. Eu não me lembrei de atentar para tal detalhe. E lhe dou razão. Não temos, de fato, motivo para desdenhar do nosso atual time.
Em tudo que é rede social, você vê os torcedores do Flu revoltado. Ai eu te pergunto? Vamos ficar reclamando por aqui igual uns maricota?
Temos que tirar o rabo do sofá e protestar. Estamos conformado com o que estão fazendo com a gente. Nossa torcida não faz um protesto, a culpa também é nossa. O Fluminense é nosso.
Essa torcida nas redes sociais fala muito e não faz nada.
Tem horas que prefiro que acabe logo o Fluminense. Seria menos um sofrimento na minha vida.
A anos torcer para o Flu faz mal a saúde.
Maricota, é?
É cada coisa!
Razão vc tem numa coisa: há muito, assistir ao Fluminense jogar, faz mal à saúde sim.
E ontém me fez mal aquilo que a gente viu!
*…dura, mas
Partida para a lista do “Mais do Mesmo.”
Infelizmente, nos últimos 5 anos foram inúmeras.
Garcez, ao longo destes anos acompanhando seus textos, equiparo o que escreve ao que Abel esboçou fazer no início deste Campeonato com este grupo em suas mãos. “Tirar leite de pedra.” Uma comparação dura mais realista.
Obrigada, por mostrar-nos algum fio de esperança, por tempos melhores.
Turma do blog,
Vejam bem…
Não se trata de pessimismo ou realismo. É, apenas, análise objetiva, fria, dos fatos e ações que vem acontecendo no Fluminense.
O texto do Garcez enaltece o desempenho da equipe até o momento, comparável ao de outras duas que conseguiram resultado final interessante no campeonato brasileiro. Não foi o título. Ou seja, não parece ser impossível chegar ao mesmo lugar destas outras equipes de anos anteriores, “beliscando” até uma vaga na Libertadores.
É verdade! Mas param por aí, no meu modo de ver, as comparações.
Retira-se do próprio site do Fluminense que “Devido ao fracasso no ano de 2006 o patrocinador do Fluminense investiu pesado, resolveu no início de 2007 tomar conta do futebol tricolor e profissionalizou todo o setor”. Depois ainda “A Unimed decidiu também reformular o elenco”. O clube iniciou a temporada na Granja Comary”
Vê-se, então, que o espírito foi completamente diverso. Era época de investimento com apoio ao time visando uma boa campanha. Houve duas trocas de treinador. O Fluminense começou a melhorar depois que chegou Renato na época do jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil.
Já no time de 2011, ah!…, não gosto nem de lembrar. É que ali, logo no início, comecei a me preocupar com o que teríamos pela frente. Já cansei de enumerar o que achei errado na gestão do futebol. Em plena Libertadores ficamos sem treinador, a “espera de Abel” (Isto daria um bom título de filme). Fomos ao “mercado” procurando um treinador “tampão” e sofremos recusas de treinadores desconhecidos. Avançamos um pouco na Libertadores, mas de forma desorganizada, com um futebol que não achei compatível com o time. Confusões no elenco. Pegamos uma vaga na Libertadores, o que muita gente achou o máximo. Ao contrário, fizemos de tudo para perder o ano. Acabou dando certo pela força de um elenco que ainda era “bancado” pela patrocinadora/investidora. O que tinha ali da direção do clube? Alguém pode dizer, já que eu não quero cometer injustiça.
Neste ano, com a sequência de gestão, já que foi eleito o candidato da situação, ficou exposto o que alguns apontavam como equívocos no futebol, agora já da gestão no próprio clube. Não havia mais a investidora cerca de dois anos, praticamente.
Então, foram prometidos reforços, time competitivo para ganhar títulos. Cadê?
Penso, então, que as situações comparadas são distintas, cabendo-nos acreditar e torcer para que voltem os titulares já recuperados de suas lesões e jogando bem, para tentarmos “beslicar” alguma coisa neste campeonato.
ST
Bom dia…
O meu olhar, João, é de um time que não anda, um time que fica trocando bola mediocremente na defesa, um time que tem um meio de campo acéfalo e preguiçoso, um time que tem uma defesa sofrível e uma diretoria que não dá ao Abel alternativas prá mudar isso.
Acho até que com as voltas do Douglas e do Sornoza a gente ganhe alguma criatividade na meiuca, mas é pouco.
***
Pouco pq…
O Lucas não dá…até se esforça, se dedica, mas só joga um tempo…
O Henrique é um horror, na defesa e no meio…
O Orejuela, uma mala…não marca, não cria…
O Scarpa…ah o Scarpa…mas nunca me enganou!
E o Wendel, cego e mal assessorado, se continuar assim, não pega nem terceira divisão da Europa.
***
Faltam 19 rodadas pro fim.
Prá gente faltam 17, vez que, como estamos a 7 pontos acima do Z4, ou seja, duas rodadas a menos…
Meu olhar está ai, João…
Abço grande…
Pois é, amiguinhos e amigões!
Mais um jogo absolutamente melancólico, ridículo, patético…padrão Peter Pan/Flu ócio/’abade’. Não por culpa do treinador (na minha opinião, claro), nem desses ‘juvenis’, que foram colocados no ‘fogo’ por pessoas q só pensam em vender jogadores.
Não sei o pensamento de todos, mas a tabela do Flu é ‘assustadora’ (como tudo parece ser com esse time). O jogo mais ou menos ‘tranquilo’ só virá na rodada 28.
Não espero mais nada nesse ano…e nem nos próximos do sr. ‘abade’… me desculpem os usuários de óculos rosados e habitantes do país das maravilhas.
Faltam 20! Valeu, Flu ócio!
vppqpvppqpvppqpvppqpvppqpvppqpvppqp
Jogo sonolento e infelizmente o Fluminense perdeu 2 pontos que o faria subir na tabela do brasileiro.
O time sem quem crie as jogadas será isso mesmo que estamos vendo onde as chances de ir para a Libertadores acabam diminuindo simplesmente pela má vontade de alguns jogadores em campo e que depois no pós jogo ou na semana vem com diversas frases cheios de promessas.
Hoje não levou gol mas também deixou de marcar.
O que o Abel quis inventar com as 3 substituições onde o Scarpa jogava tijolos pros colegas e o M Jr uma nulidade total? Até um lançamento que ele ia receber tirou de costas.
Outra partida que o Peu entra e fica mais que perdido dentro de campo.
Chama a atenção o quanto o futebol do Wendel caiu vertiginosamente depois que seu empresário de porta de cadeia (gostei do adjetivo que alguém aqui já mencionou) ofereceu ele para o Porto.
E assim termina o primeiro turno do brasileiro e o Fluminense no meio da tabela.
Vamos ver como o time se comporta diante do Santos na próxima segunda lá em SP.
Falei há muito tempo atrás e fui criticado por muitos, não temos um meia de criação, por isto o time sofre.
Scarpa é no máximo um coadjuvante.
Vestir a 10 do Fluzáo é imoral.
Sornoza é um pouco melhor, mas também não é o 10 ideal.
Uma coisa que não consigo entender, não precisa ser craque para ser um bom cobrador de faltas, tem de saber bater na bola, há quanto tempo não temos um jogador assim?
Todas as faltas são cobradas pelo Gustavo Inútil Scarpa.
Será que não tem nenhum moleque com vontade de treinar cobranças de falta ou é porque o Scarpa não deixa ninguém bater?
Hoje, graças aos atacantes da Macaca, não tivemos uma bola em nosso gol, porque senão o Frangueiro engolia e nem um ponto levaríamos.
Sobre o jogo, como um todo : uma bosta !!!
Faz tempo que não vejo uma partida tecnicamente tão pobre.
Serviu como teste para o sistema de defesa com que o Abel nos surpreendeu hoje.
E o resultado (quanto ao sistema de defesa) foi bom, penso eu.
Serviu, p.ex., para mostrar que a dupla de zaga fica muito melhor sem o Henrique.
Tanto por cima como por baixo, Nogueira e Chaves jogaram muito bem.
E mostrou ainda que o Marlon Freitas é melhor que o Henrique como volante.
Conclusão : no próximo jogo o Henrique deveria dar o lugar para o Marlon Freitas.
Disse ‘ deveria ‘ porque tenho certeza de que o Abel jamais barrará o Henrique.
E, assim sendo, é melhor deixar o trio Nogueira – Henrique – Chaves.
Do que voltar com o Henrique para a zaga.
Quanto ao restante do time …. uma verdadeira lástima.
Orejuela e Wendel simplesmente não participaram do jogo.
Scarpa errou TUDO o que tentou. E, pior, continuou tentando …. e errando !
Ao passo que Well Silva …. também errou TUDO o que tentou.
Mas, nada de condenar definitivamente o time.
Foi um dia em que nada deu certo.
Jogamos mal como raramente acontece.
Trouxemos um pontinho da casa do adversário.
E perdemos a chance de alcançar pontuação de G6.
Porém, estamos a apenas DOIS pontinhos deste grupo.
Vida que segue, turminha !
22:30> 09AGO.
Amaury, análise perfeita! Subscrevo integralmente!
Pelo menos fizemos mais da metade de pontos que precisamos para não despencarmos pra série B.
Um abraço.
Pô Pedro, é uma honra ter um texto integralmente subscrito por você !
Com toda sinceridade, um afetuoso abraço !
13:57 > 10AGO
Pessoal, peço desculpas pelas palavras grosseiras, mas que time MEDROSO e
COVARDE do C. PQP, esgotei todo o meu estoque de paciência com
essas lástimas.
Um primeiro tempo horroroso, digno de nojo. Se alguém se desse ao
trabalho de contar quantos toquinhos pra trás, e pro goleiro, com
certeza iria perceber que foram mais de 100. Daí é chutão do goleiro e seja o que Deus quiser, lá na frente. Trombada pra todo lado. Em todos os jogos é isso
aí.
Uma lástima, um sofrimento sem fim, assistir e torcer para um time covarde e sem nenhuma ambição no campeonato.
Já concordo com muitos aqui. Esse Gustavo Scarpa, se não pegar banco e
treinar muito, mas muito mesmo, vai se transformar em mais um enganador
do futebol brasileiro. Mais um jogo horrível desse cidadão. Mais
atrapalhou do que ajudou.
Além de nós torcedores, quem sofreu muito hoje foi a bola. E será que o Abel está contente com a conquista de um pontinho fora?
“– É um pouco demais, sim. Eu preferiria três vitórias, eu ficaria com um ponto a mais. E vitória é critério de desempate”
XX
criterio de desempate em que??? rebaixamento?
isso é o fim, o time não joga nada, vamos parar de quebrar a cabeça pra tentar elogiar isso ou aquilo nesse time, acabou o futebol e ponto final, simples assim.
Não treinaram, não preparam fisicamente o elenco, lesionaram um monte de jogador, só falaram em vender, temos a pior defesa do Brasil, uma vergonha,
demitiram o unico cara que trabalhava no Fluminense, o PA, aceitaram uma camisa de pessima qualidade, acabamento ridiculo, não conseguiram fechar nenhum patrocinio decente, aprovaram as contas do Peter Flusocio, o que é um absurdo, venderam e vão vender quem jogar um pouquinho por valores ridiculos.
Vamos impichar essa diretoria Flusocio, antes que seja tarde demais.
Nada está funcionando e vai piorar.
Senhores,
A Ponte Preta tem feito uma campanha boa e como não estamos jogando o “fino”, acabamos fazendo um jogo feio, mas que, pelo menos, nos trouxe um pontinho.
Vamos “ficar de olho” no segundo turno e na volta dos jogadores tidos como titulares.
Outra coisa: É a hora de, quem puder, ir “empurrar” o time no estádio. Depois pode ser tarde.
ST
Do jeito que vai só se empurrar no precipício…
SSTT
E o esporte futebol foi simplesmente humilhado esta noite.
Uma das piores partidas de futebol que tive o desprazer de assistir.
Dois times de péssima qualidade, futebol de várzea, coisa horrorosa.
E o lateral lucas solta a pérola de que empatar fora de casa não atrapalha o time.
É isso ai, já estamos considerando empatar com a ponte um bom negocio.
Mais um ano para apagarmos da memória.
Depois a culpa é do torcedor que não comparece.
Lamentável…
ST
Na verdade os dois times deveriam perder pontos.
Estamos relegados a nos refastelarmos com este tipo de jogo do time montado pela direção. E olhe lá…
ST
Mais um joguinho ridículo de dois times ridículos.
Empate digno dos dois.
Pior que está diretoria ainda tem mais alguns anos de mandato.
Resumindo, vai ser isto aí por mais um bom tempo.
Caros,
A cabeçada ridícula de Nogueira totalmente livre na área da Ponte é o retrato deste time: um picolé de Chuchu.
“Maravilha, ganhamos… mais um ponto em nosso oitavo empate. Empolgante”
SDsTricolores e FT e DJ
Meu Deus que time é esse?
Sério que esses cara jogam bola?
Time não tem uma qualidade. Acaba logo 2017 eu não aguento mais sofrer. Tomara que a LDU nos elimine logo. Pegar o Flamengo vão ser 2 porrada de novo.
Abad não morre né.
FDP.
Meus Deus!
Que jogo horroroso!
38 do segundo tempo!
Que que eu tô fazendo aqui?
Entregacao de bolas para o adversário e se negam a chutar a gol. Como perdem bolas infantis.
Caros,
Início do segundo tempo. Não gosto de jogo truncado com o time jogando tão fechado e sem ousadia. Seria bom tirar um zagueiro e testar o Robert, mas o pragmatismo…
Uma coisa curiosa é que a fatalidade que aconteceu com Abel, por seu forte apelo emocional, está talvez diluindo de vez aquele ódio fabricado contra nós para livrar o Flamengo durante o affair Portuguesa.
Um pouco de ousadia Abel, quem não arrisca não petisca, nem chega perto dos de cima.
SDs Tricolores e FT e DJ
Se a intenção é empatar, tá de bom tamanho, é só rezar pra ninguém entregar.
Agora se quiser tentar ganhar este jogo, coloca alguém no lugar do Scarpa.
E mais um atacante.
Pois é, e olha que o renato chaves tentou, o scarpa tentou, orejuela tentou….
Mas felizmente não entregaram a rapadura.
Postura para arrancar empate contra time menor é vergonhosa.
Dois pontos a menos que não recupera mais.
Se não fosse as surpreendentes vitorias contra santos e atletico mg, teriamos terminado na boca da degola com 20 pontos.
Não temos muito o que comemorar.
ST
Simplesmente sem palavras.
Futebol abominável neste primeiro tempo.
JC foi o jogador mais acionado, não pode estar certo.
Scarpa simplesmente beirando o ridiculo, ainda mais na entrevista no intervalo, dizendo que a ponte jogou mais atras que o flu. Só pode estar cego. Primeiro chute foi de falta aos 25, que alias chutou errado.
Estava chateado porque não tive como ir para campinas assistir, mas já não estou mais.
Agora é arrancar estes 3 pontos e finalizar o primeiro turno com alguma chance de ir para a LA. É tudo o que podemos esperar.
La nave va.
ST
Andrei,
Espero que você e sua família tenha aproveitado a viagem.
Impressionante o que não vem jogando o Scarpa. E ele seria o “cara” da criação.
Com 37 min do segundo tempo talvez dê tempo de “acharmos” um gol.
ST
Caro TT,
A viagem foi ótima, obrigado! O que mais achei interessante foi que todos os dias a tv de esportes portuguesa falava muito sobre o interesse do porto no wendell. Eles realmente parecem interessados.
Quanto a ontem, foi mais uma noite de horror.
Para mim, se não fosse as vitorias surpreendentes sobre santos e atletico mg, estariamos com 20 pontos, ou seja, na boca da degola.
Até entendo o post do nobre JG, mas não consigo enxergar neste elenco alguma chance de reação. Espero estar errado, mas é o que acho.
Ontem não consegui ir ao jogo, mas veja: seriam 150 km ida e volta, retornando de campinas às 22h, 20 pratas de pedágio, 120 pratas de ingresso (eu e um dos filhos), dificuldade de estacionamento, péssimas instalações do moises lucarelli para visitantes….. Para ver aquilo?
Depois a culpa é do torcedor!
La nave va!
ST
Andrei,
O meu filho mais novo ainda não tem paciência, e o time não empolga. Mas vou com o mais velho, que não abre mão de ir ver o jogo. Mas só consigo ir no Maraca quando estamos no Rio.
Esse time vai precisar de um bom empurrão da torcida em casa, onde não podemos “perder” pontos.
ST
Andrei,
Então valeu! Viajar é muito bom. Sempre que posso estou com um pé em outros lugares.
Pena, às vezes, é ter que voltar.
ST