Polegar à obra

Anunciado como diretor esportivo, Paulo Autuori será o responsável pelo futebol tricolor em 2018. A chegada de um profissional conceituado, com vasta experiência internacional, traz ao menos a segurança de que as coisas tomarão rumos mais organizados no Fluminense.

 

Será dele a responsabilidade de definir uma estratégia central para o clube e para o técnico Abel Braga, que agora terá com quem dividir o peso das cobranças, muito concentrado em seus ombros nesta temporada.

 

Como Autuori chega para fazer o meio de campo entre a diretoria e a comissão técnica, Abel passará a ter mais liberdade para se preocupar apenas com a parte técnica do time, ficando livre da administração de problemas extracampo.

 

Estará também com Paulo Autouri o dever de mapear o mercado e liderar o alinhamento entre as categorias de base e do futebol profissional. Isto é, Abel ganha um aliado competente na missão de garimpar meninos da base que possam subir ao time principal, o que, por pura necessidade, foi feito de maneira atropelada em 2017.

 

Se as indefinições sobre quem chega e quem sai ainda perduram nas Laranjeiras, ao menos o setor de inteligência do futebol do clube está entregue em boas mãos, com Paulo Autuori e Marcus Vinicius Freire.

 

Com organização e planejamento, o futuro do futebol tricolor talvez não seja tão áspero como se anunciava.

 

***

E não é que o Fluminense foi outra vez bafejado pela sorte no sorteio da Copa Sul-Americana?

 

Escapou dos argentinos e vai encarar uma equipe boliviana.

 

Assim como em 2017, o Tricolor fará no Maracanã a sua estreia na competição internacional.

 

E se, como dizia o craque Oscar Schmidt, a sorte costuma ser uma aliada dos competentes, que Autuori, Freire, Abel e companhia façam jus às suas credenciais para que o Tricolor não fique apenas no favoritismo.

 

***

Até o esvaziamento da Primeira Liga em 2017, meu brilhareco favorito entre os três relacionados pela coluna na postagem passada havia sido a conquista da Copa Sul-Minas-Rio de 2016, com bonita festa da torcida tricolor em Juiz de Fora.

 

Como a competição não vingou, e corre até risco de extinção, o valor da conquista foi, consequentemente, diminuído, embora estivessem naquele certame clubes como Flamengo, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro e Internacional, os dois últimos, inclusive, superados pelo Flu em sua trajetória.

 

Dito isto, fico, então, com a letra C, porque, além de ter sido obtido sobre a megalomania rubro-negra, a conquista da Taça Guanabara deste ano foi até certo ponto inesperada, já que, entre os grandes, o Fluminense havia iniciado o Estadual como o grande azarão.

 

Contra um Flamengo que contava com jogadores como Diego e Paolo Guerrero, quem brilhou foram os meninos do Flu, notadamente Wellington Silva (foto) e Richarlison, hoje no Watford (ING), que marcaram na final.

 

Assim, o Flu coroou o bom futebol que jogou no primeiro turno – com direito até a goleada sobre o Vasco – realizando uma grande apresentação contra um grande adversário, que valorizou o décimo triunfo tricolor da taça.

________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

157 thoughts on “Polegar à obra

  1. Caros,

    Welligton Silva é dez vezes mais jogador que este Sacha. O ano já começa muito mal. Abad é incompetente e vaidoso como a sua facção. Desde Peter, o minúsculo notável, estão afundando o Fluminense. É um pesadelo que um dia tem de acabar com a saída destes imbecis do comando do futebol do Fluminense e o fim da política cretina do simples “Vender ou Vender”.

    SDs T e FT.

    1. Tem alguma coisa errada nisso aí, Titio

      são 128 votos na Nota 10, ou 2%

      não consigo entender, não fecha
      afinal, quantos nicks tem o Mundin?

  2. Caros, apenas para contrapor o companheiro Fred.

    Abaixo matéria relacionada ao FFC.

    Interessado em Gustavo Scarpa, o Corinthians pode utilizar Lucca, que estava emprestado à Ponte Preta, como moeda de troca. E a notícia de que o atacante teria se recusado a jogar pelo Fluminense foi negada pelo seu empresário em contato com o repórter Marco Bello, da Rádio Transamérica de São Paulo e do site Meu Timão.

    1. A imprensa esportiva está -TODA ELA- contaminada pela aversão ao Fluminense, Marmund.
      Com intenso auxílio dos ” Donos da Verdade ” que infestam este blog que não lhes pertence, já que urubus são !

      Chego a imaginar que são pessoas que tiveram sérios problemas de relacionamento com o pai e por isso não podem passar um dia sem atropelar uma ‘otoridade’ com suas infâmias.

      Só Freud explica.
      Vejam bem, eu disse Freud e não …………………… Fred !!!!
      Haha !!!

      Pena, pois o João Marcelo não merece tamanha cachoeira de lamúrias e injúrias em seu Blog.

      13:31 > 28DEZ

      1. Nobre Amaury,

        Pode até estar contaminada de fato, mas que essa gestão da mole isso é fato.
        Onde pode errar ela capricha.
        Eu fui um dos que avaliou com nota 4, mas um voto de esperança na mudança de mentalidade.
        Sinceramente, falta pedigree e competência para enxergar o tamanho da nossa marca, que se deteriora a passos céleres.

    1. Caro Jacques, agradecido pela preocupação! Todavia, com relação ao caboclo, peço-lhe que relaxe! Pois, tenho o corpo fechado. kkk
      A propósito, o amigo consegue tirar liquido de bruto? kkk
      Ótimo 2018 a você e os seus. ST

    1. Fred, não é só o Rica Perrone… o PVC também já falou sobre isso, e disse bem claro: ‘alguma coisa tem que ser feita. O Fluminense não pode continuar da maneira que está, com jogadores desconhecidos menosprezando o clube.’ O time hoje é ‘inferior’ à Botafogo, Vasco, Atlético/PR e até Chapecoense. Nem falo sobre os realmente grandes. Só não enxerga quem não quer. Há muitos anos, muitas pessoas vem enxergando isso. Basta uma vitória contra um time de maior poder aquisitivo, que alguns iludidos soltam fogos e comemoram como se fosse a conquista de um mundial, mas a verdade é que esse grupo que está lá não entende absolutamente NADA de futebol, não gosta de futebol e pensa apenas na parte social. A maioria absoluta da torcida ‘odeia’ o Abad, isso faz até mal… mas quem elege são os almofadinhas da Flu sócio, sem contar que as torcidas organizadas estão omissas ou ‘compradas’. Só uma mudança radical com o afastamento de todos esses caras com mentalidade de ‘Flu de feira’, pode fazer esse panorama mudar… mas isso é quase impossível de acontecer pq os ‘Flu sócios’ se apossaram de quase tudo…e ‘se acham’. Vem com esse papo de ‘caminho certo’, estão preparando o clube para daqui a 20 ou 30 anos, e tem trouxa que cai nessa.

      1. Amiguinho, já sabemos que a sua intenção em relação ao FFC, segue a linha de chacais como: PVC, Rica Perrone, Oswaldo Pascoal e cia ltda., todavia, entendo desnecessário e nada diplomático fazer comparações de caráter pejorativo com clube coirmão.
        Nando, importante esclarecer que o nome de Fluminense de Feira de Santana-Ba, (princesa do sertão! )
        Trata-se de uma homenagem ao nosso amado Fluminense do Rio de Janeiro, homenagem efetuada por VERDADEIROS TORCEDORES do Fluzão!
        Que diferente de você e outros… optaram pela coragem em detrimento da covardia e fundaram um clube de futebol em seu domicilio batizando o mesmo com as cores e nome do clube de futebol que escolheram para amar o Fluminense Futebol Clube!
        Nando, feliz 2018 extensivo a sua família.
        Desejando que o ano novo liberte você e outros companheiros da maledicência e sentimentos nada nobre!
        Em tempo: ainda este ano, vou visitar o famoso babalorixá, seu colega, Pai Didi.
        Amiguinho, prometo não esquecer de pedir por você. Pedirei que livre-o da inveja, recalque, complexo de vira latas e também da vocação para o caos.
        Lembre-se que matéria como a trazida pelo Fred, nada soma para o FFC. Apenas serve para pessoas como você massagear o ego.
        Amiguinho, relaxe! Pois em 2018, pai Didi dará um jeito nisso. kkkk ST

        1. A verdade dói, amiguinho! Desejo um Feliz Ano Novo para vc e seus familiares também. Mas não mudo o meu pensamento… a flu sócio vem, já há 5 anos, transformando o Fluminense em um clube medíocre, um time fraquíssimo e uma torcida com 20 mil lunáticos e 4 milhões de torcedores desmotivados e sem nenhuma esperança. Pode anotar aí… não passa pela Caldense, pelo Potosi cover e ainda vai passar vergonha contra o poderoso verdão de Saquá. Mais um ano apenas lutando para não ser rebaixado.

    2. Fred, você como sempre muita atento as coisas do FFC.
      Em relação a opinião do Rica Perrone, segue a linha do Oswaldo Pascoal (jornalista) e outros… ou seja, quanto + carniça,+ urubus.
      Nesse sentido, vale lembrar o adágio popular ” de boas intenções o inferno está superlotado”
      Fred os caras colocam fogo na nação e depois perguntam quem foi?
      A propósito, recomendo ler o post do companheiro Amaury, tem uma pergunta interessante.
      No mais, ótimo 2018 para você e família, torcendo fervorosamente pelo sucesso do nosso Fluzão, criticando quando necessário e oportuno! Sempre ao lado da verdade real. Mas, sem linchamento. Em tempo: sabemos que aqui é o blog do FFC, mas, tem uma matéria muito oportuna do Santos relacionado ao percentual que recebeu da venda Neymar/Barcelona/PSG. Quem comenta é o atual presidente do peixe. Veja o espetáculo de gestão! ST

      1. Oni, comparar as revelações do Santos com a de qualquer outro clube é brincadeira… eles deixam qualquer um no chinelo… só ver os nomes que pintaram por lá (e nem precisa ir muito longe não): Diego, Robinho, Elano, Renato, Paulo Almeida, Leo, Ganso e claro Neymar.
        Para se ter uma ideia, o Santos faturou mais com a venda do Neymar do Barça para o PSG do que com a própria venda do Santos para o Barça. O Santos vai faturar sempre nas transações milionárias envolvendo o Neymar por se o clube formador do atleta. Isso e o que se ganha quando o clube sabe quando negociar o jogador, tanto que o Santos segurou o Neymar o máximo que pode e vendeu a peso de diamante.

        Já o Flu, qualquer um que pinta como suposto craque já é logo vendido por 10 pares de chuteiras e duas bananas.

    3. Caro Zanitti, quem se confessa amigo do Mário e assistiu ao show de horrores que o dito cujo promoveu quando Vice do Flu … não tem o direito de vir – agora – chutar o balde e repetir com todo pulmão que ” tem que isso …. , tem que fazer aquilo …., não somos isso …., temos que dizer que somos aquilo …. e coisas e tal !!!!

      O Fluminense é vítima de um processo de (indi)gestão que remonta a queda para a terceira divisão, seguida (a queda) de uma recuperação estrondosa promovida por capital alheio que resultou em tudo o que já sabemos, tanto para o patrocinador como para o clube.

      O clube tenta agora reorganizar a casa, depois de um desastre completo como o promovido justamente pela Vice-Presidência (com carta branca, na época) de Futebol ocupada pelo amigo do jornalista, sabido por todos como o grande e maior erro do Peter em seus mandatos, culminando com a assinatura ” ad-eternum” de contratos com barangas que só sabem dar prejuízos ao clube e não ‘largam o osso’ de jeito algum. Mas um dia isso tudo acabará !!!!

      Apontar as falhas, como fez o jornalista, é muito fácil.

      Continuo acreditando que o Flu se reerguerá por suas próprias pernas em seu reequilíbrio financeiro, patrimonial e – insisto – também no Departamento de Futebol, se for bem gerido como parece que acontecerá sob a batuta do Autuori.

      Com um time competitivo formado por jogadores que saibam passar a bola com qualidade e inteligência certamente chegaremos lá. Atacantes e meias goleadores nós temos.

      A base está montada – a menos que o NetFlu defenestre todos os seus ‘eleitos’ , como ameaça fazer todos os dias.

      Com Gilberto, Jakson e Patric, ficará faltando apenas um bom goleiro e um central de respeito para formarmos um time compacto, capaz de enfrentar qualquer competidor brasileiro.
      Pode crer, caro Zanitti.
      Com todo respeito àqueles que pensam de forma diferente, claro !
      12:07 > 27DEZ

    4. Frederico Zanitti,

      E quanta diferença do que se lê lá nos comentários e do que se vê aqui.

      Quando surgiram questões sobre como fazer dinheiro no Fluminense ou quando diziam (e dizem) que o clube não tem dinheiro e nem adianta porque esta é a realidade, falei exatamente sobre a forma de se fazer dinheiro em um clube grande de futebol: Basta ter um time bom e jogando bem, que se leva a torcida ao campo. E, com isso, vem patrocínio e todo o resto. Mesmo quando nosso futebol não era tão bonito, mas fomos campeões com o Abel, a torcida estava mais animada. Imaginem com um time que jogue bonito e esteja competindo pelos títulos?

      Este mesmo problema aparece quando se põe a Educação em confronto com a análise financeira de uma empresa de ensino. Fazer as ações se valorizarem ainda que sem a excelência da educação ou tentar ganhar dinheiro através de uma boa educação aos alunos?

      A noção de bom gestor varia de acordo com o ponto em que você se coloca. Como sou torcedor…

      ST

  3. A julgar pelo extensa divulgação da ‘mirdia esportiva brasileira’ o Fluminense venderá os bons.

    Já perdeu Orejuella e está por vender Scarpa, Wellington, Wendel, Henrique, Douglas, Dourado, etc.

    Isso tudo está sendo ‘anunciado’ há pelo menos um mês.
    Em síntese, a ‘merdia’ passa o ano qualificando os jogadores para ter matérias mentirosas ao final dele.

    E por enquanto só mesmo o Orejuella deixou o clube.

    Quem será o tolo desta história ?

    O Fluminense, que vende o pouco que tem de bom e fica com os vampiros e barangas, ou …..

    o torcedor do blog, que ano após ano embarca nos factoides destes embusteiros da má imprensa ?

    O tempo dirá !
    12:31 > 26Dez

    1. Resposta: o torcedor. Aquele que foi acometido pela síndrome de CVL. Hahahah
      Em tempo: não confundir CVL, com Centro Vale das Laranjeiras! CVL é complexo de vira latas.
      2018, com muita saúde e realizações para você e família, nobre Pensador!.

  4. Marcos Vinícius Freire… esse não é o tal que chegou dizendo que o patrocinador master é coisa de segundo plano? Acho que é ele mesmo e, nesse caso, desta vez, creio que você está enganado, caro Garcez.

  5. Se considerarmos que no Brasil temos 12 grandes, na atualidade (últimos 3 indo para 4 anos) somos o menor o mais invisível o mais fraco destes. Porque não aceitaram o patrocínio da caixa?

    1. Jr, como sempre, você está + por fora que bum bum de índio.
      Segura essa do heptacampeão:
      O Corinthians não aceitou redução da C.E.F, e desde inicio de 2017, busca um anunciante máster.
      O máster foi ocupado no fim de 2017 pela Cia do Terno, mas a rede de lojas não conseguirá permanecer no ano que vem. O Corinthians estipulou como meta receber R$ 30 milhões pelo espaço, mesmo valor que vinha sendo pago pela Caixa Econômica Federal desde 2012.

  6. Fala Garcez!

    Sei que esse ano eu sumi, mas estou aqui para lhe desejar um Feliz Natal pra você, sua família e toda torcida tricolor.

    ST!

  7. Nação tricolor,
    Renascimento da mítica tricolor de clube VENCEDOR…
    Quebra de principios de apequenamento…
    Recomposição técnico-tatica para o jogo do Fluminense fluir e ser eficaz…
    Maior unidade da torcida…
    Quebra de maldições que assolaram o clube..
    Muitos gols pró e menos gols contra…
    Descobertas de novos talentos…
    É paz nas sendas do tricolor

    1. “Ranking das redes sociais:
      Dentre os grandes brasileiros, Flu ocupa a pior posição
      Agora, o Fluminense está atrás de todas os considerados grandes clubes do país, incluindo o Botafogo.”

      ???

      Resultado direto da pior administraçao que o Fluminense já teve na sua historia.
      Os Flusocios estão destruindo o maior patrimonio do Fluzão: A Torcida Pó de Arroz

      1. Gui, calma! Muita calma nessa hora meu rei.
        Olha, vamos conversar com o seu xará, presidente do Bahêa, para aprendermos a torcer como faz a torcida do Bahêa. No mínimo, todo jogo, teremos 40.000 pagantes. kkk
        Feliz 2018.

  8. STT.
    Um Feliz Natal a todos os participantes do Blogue e para seus familiares também. Um abraço especial ao Nobre Garcez.
    Saudações Tricolores.

  9. Comecei o ano de 2018 como torcedor, ganhando um presente com valor inestimável, dado pelo cruzeiro. Mesmo com o babadi tentando ganhar um extra, o Bibelô preferiu ficar comendo pão de queijo. Ótimo.
    Quanto ao Autuori e seu trabalho, dependerá do que os safados instalados no clube vão deixar que ele faça.
    Garcez, um feliz natal e um próspero novo ano, pra você e sua família.
    Tricolores do blog, o mesmo pra vocês.

  10. Caros,

    Como pretendo tirar umas férias de ser um sofredor (do que acontece ao país e ao futebol do Flu). Desejo à todos um feliz fim-de-ano com seus familiares e entes queridos, e um 2018 cheio de grandes vitórias, por piores que sejam as perspectivas.

    Saudações Tricolores e FT

  11. Turma do blog,

    Garcez, permita-me distribuir votos de que este Natal seja para cada um exatamente como desejava e merece. Festa em família, com os amigos, sozinho lendo um livro, trabalhando ou até dormindo, qualquer forma de se passar um dia é a forma boa, desde que seja como queríamos e planejamos.

    Agora… quem puder refletir e entender a vida (qualquer espécie de vida) em grupo e o que seria de uma vida isolada, para daí considerar uma forma de congraçar, compartilhar para somar, tolerar, amar o próximo a si como um verdadeiro “irmão”, que o faça. O Natal é mais uma das 365 oportunidades que todo ano as pessoas têm para se reinventar e melhorar.

    Feliz Natal.

  12. Só passando para desejar a você,João Garcez e também aos seus familiares,uma boa noite de Natal.

    Extensivo a todos os leitores do blog.

    Feliz Natal!

  13. Prezado Garcez e demais participantes do blog,

    Um feliz natal a todos, e que 2018 seja um ano de prosperidade para todos nós e, claro, para o nosso Fluzão, paixão nossa de cada dia, e que nos motiva a estar por aqui. ST !

  14. Caros,

    Mais uma Abadada: Dormiu-se pensando que o Fred viria, mas vão mesmo é sair o Scarpa e o Wellington Silva. E a credibilidade desta administração desce pelo ralo, é a política do “Vender ou Vender”. E olhem que 2018 ainda nem começou…

    SDs T e FT

  15. Turma,

    Tudo política…

    Independentemente de ser boa ou ruim a vinda de Fred.

    Podia fazer uma “sondagem” pelo Luizito “Mordedor” Soares.

    ST

  16. Vários torcedores viam alguns jogadores como tranqueiras, o Cruzeiro percebeu que não era exatamente isso e hoje lá estão (Thiago Neves, Digão, Sóbis e agora Frederico).
    Parece que não é questão de qualidade técnica, mas de grupo, de motivação, objetivo.
    Estes ganharam o mineireto pelo cocoricó (Fred) e a Copa do Brasil pelo Cruzeiro (os outros três)
    Recorrentemente há uma meia dúzia de ex atletas que saíram mal quistos e que alcançaram resultados muito expressivos fora do tricolor.

  17. FRED NO CRUZEIRO
    Ingenuidade minha de achar que vinha pro Fluminense.
    Ganhar menos, trabalhareitero num time complicado e morar no Rio de Janeiro às vésperas de ter um filho com uma mulher mineira, a primeira fila morando em BH…
    Agora, filhadaputice do Abad de levantar essa bola pra torcida só pra fazer espuma!

  18. Caros,

    A coisa está mesmo complicada. Como disse, a concordância ou discordância aqui é pela média.

    A eventual aquisição de Fred se dá, segundo parece que imaginam, como forma de, ao mesmo tempo em que a direção almeja encorpar o time, também conseguir reembarcar um “ídolo”. Mas, sobretudo, imaginam que estão tirando um grande peso sobre o grupo gestor no futebol tricolor.

    É bom, caso venha o Fred, que ele “dane” a fazer gols, porque senão a gestão vai conseguir a proeza de alimentar os seus críticos e rachar os adeptos.

    É só ficar de olho no que acontecerá.

    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *