Panela velha

Menos de uma semana depois da eleição de Pedro Abad, ante a negativa de Roger Machado, o favorito do futuro presidente, Abel Braga foi anunciado como técnico do Fluminense para as próximas duas temporadas (2017-2018).

Abel tem a experiência de ter trabalhado em vários grandes clubes do país, na Europa e no mundo árabe. Contra ele, a pecha de paneleiro, de escalar o time nem sempre pautado estritamente em critérios técnicos.

Já trabalhou duas vezes no clube e, em ambas, foi bem-sucedido, levando o time à conquista e à decisão de competições nacionais, como o Brasileiro de 2012 e a Copa do Brasil de 2005, além de ter levantado os Estaduais daqueles mesmos anos.

Ainda sobre 2005, carregou por muito tempo a culpa de ter perdido o grupo depois de ter deixado escapar uma classificação para a Libertadores que parecia certa (o clube tinha dez pontos de vantagem sobre o Palmeiras e foi derrotado nas últimas cinco rodadas).

Entre altos e baixos, fato é que Abel e Flu tiveram sempre uma relação muito mais de sorrisos do que de agruras. Entre o que já deu certo é o desconhecido, a nova diretoria preferiu apostar em panela velha.

Resta saber se ela ainda anda fazendo comida boa.

***

ww

Se pudéssemos traçar um recorte dos melhores momentos da humanidade, o que os colombianos de Medellín fizeram na noite de quarta estaria decerto entre eles. Foi a coisa mais linda, grandiosa e emocionante que já vi em vida.

Muito obrigado, Colômbia!

_____________________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

98 thoughts on “Panela velha

  1. Caro Nando, por favor, esqueça esse papinho de INIMIGO MORTAL. Olha, fiz um post respondendo a você, mas não sei o que aconteceu o danado até agora não apareceu. De qualquer modo, deixo claro que o fato de não concordar com alguns não significa que os considere INIMIGO. Certo Amiguinho?

    1. Pois é ,Oni, o amiguinho parece achar que tem alguma culpa, e fica com esse negócio de inimigo mortal, parecendo querer se penitenciar, e, certa vez, ele disse que eu, num dado momento, o desafiei para um duelo, e era só escolher as armas.

      Mas veja o que aconteceu. Havia um pilantra no blog, nem era do seu tempo, que inventava de pegar meu nome e publicar ataques a outros do blog, e postou até no antigo Sanders esculhambando os caras com que ele se enturmava no blog, e que se amavam, pois todos eram de esculhambar tudo do Flu, e o amiguinho sabia disso também, e o pior era que o “moderador’ deixava passar isso. .

      Até que cara o inventou outro nick e passou a me elogiar, gostava de mim, mas eu nunca dei muita bola, não, e num certo dia ele esculhambou muitos do blog, e no fim postou minhas três letras, PCA, e aí foi uma guerra, nego me xingou de todos os nomes, e o amiguinho então ficou muito bravo e me tratou por todos os nomes pejorativos possíveis, sem que eu tivesse explicado – pela enésima vez – que não era o autor daquilo, e o ‘moderador”, nada. .

      Aí, numa desas, eu disse que o ‘”inimiguinho” da época estava passando dos limites, que certas palavras deveriam ser ditas na frente do outro, e armado de preferência, e ele achou que eu o convidei para um duelo.

      Aí, acabou, mas o amiguinho nunca me pediu desculpas, porque eu, se sofrer um ataque infame num post que sugira o nome de um dos vários escribas deste blog, primeiro espero que se ele explique se foi o autor ou não. Talvez, o amiguinho tenha algum remorso hoje.

      Mas, se ele lhe propuser um duelo, você o convida para ir à Bahia duelar comendo um moqueca daquelas nordestinas que levam óleo de coco, dendê e o cão, e ele, depois de algumas horas que ela fizer efeito, virará um verdadeiro homem bomba. .kkkkkkkkk
      (07/12/16 – 11.21 hs)
      ST
      #########################

      1. Caros PCA e Nando, esse negócio de INIMIGO não combina com futebol. Futebol combina com AMIZADE! Contudo, penso que aqui no blog existe duas correntes. Uma em favor do Fluminense e outra contra o Fluminense. Eu, me filio a corrente favor do Fluminense. PCA, ótima ideia de convidar o nosso amiguinho para comer uma apetitosa moqueca de peixe. Aí, Nando, amiguinho quando vier a Salvador, tá convidado para comermos uma moqueca com tudo que temos direito. Nando, você escolhe o peixe e é só alegria! Nando, quando eu for ao Rio de Janeiro, você retribui o convite. Tá legal? Nando, como sugestão, pode preparar uma moqueca de rabo aberto. rsrsrsr

        1. Ora, Oni, o problema do amiguinho Nando, é que ele, como ele sempre faz questão de afirmar, parece não saber interpretar textos que lê, e responde como lhe vem à cabeça.
          Temos que arranjar uma professora fera para ensinar-lhe essa jogada aqui no blog, porque senão como ele vai saber dessas PECs todas que estão saindo por aqui?
          (07/12/16 – 21: 20 hs)
          ST
          llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

  2. duas perguntas, esse time de frangas depois de 02 semanas descansando vai perder de quanto pro inter, quando sai a barca?
    fala ahe santo abade

  3. Os exemplos foram muitos dados pela Chapecoense, um deles, de como se faz a gestão de um clube de futebol.
    Agora, mesmo após toda a tragédia ocorrida de forma inesperada, mostram-se preparados em reestruturar o clube de forma profissional e ordeira. De forma criteriosa com bem disse o novo presidente, A Chape não de seduz por medalhões, mas quer, comprometimento.
    Será que os outros clubes, um dia se espelharam no exemplo que está sendo dado?

    1. Olá Muriceia,

      É o que chama atenção na matéria e evidencia como a turma daqui engoliu a desculpa de que o Fluminense de já em 2014 e, principalmente, em 2015 estava indo mal porque não tinha investimento vultoso como era, já que os clubes com mais recursos, aí sim, estariam mais qualificados.

      É claro que havendo dois clubes de futebol bem administrados em todos os seus pontos, principalmente na parte de gestão de problemas de jogadores, tende a render mais o que tem melhor elenco.

      Mas o que adianta ter o melhor elenco no papel se não for possível deles obter o melhor rendimento?

      ST

      1. Pois e, prezada Mauriceia.

        Isso é muito bonito, o comprometimento do jogador, mas só isso não ganha jogo, não, até porque o que a torcida do Flu mais pede é que sejam contratados craques de bola, e não perebas, como são rotulados até jogadores que não se omitem nem são horríveis.
        O diabo é que muitos acham que só pode contratar jogador que aceite um certo piso salarial mais plano de saúde Unimed.
        Então, para fazer um bom time, o Flu terá que contar com muita imaginação, né não?
        (06/12/16 – 18: 30 hs)
        ST
        dddddddddddddddddddd

        1. Caro, Paulo.
          Não me refiro só em comprometimento de jogador, mas em estrutura e planejamento, para que possamos ter uma gestão de futebol envolvida e preparada na contratação de jogadores que tenham o devido reconhecimento profissional e assegurados seus direitos, para que assim retribuam em campo, sem nenhuma cobrança ou rusga por falta de transparência da gestão do clube.
          Saudações Tricolores.

      2. Oi Julio,
        Verdade, o elenco na minha visão tem que ser administrado de forma igualitária, para que não ocorram insatisfações. Reconhecimento para todos e profissionalismo na gestão de futebol dariam sustentabilidade nos resultados positivos em campo.
        Saudações Tricolores.

  4. O Jornal extra mostra uma reportagem emocionante hoje sobre a biografia do Mano Alves. Nunca tinha ouvido falar dessa situação que ele passou e vcs ficarão sabendo depois. Já gostava desse cara, mas sempre que via o sorriso fácil e as brincadeiras dele na televisão, ficava imaginando que ele parecia ter algum ‘segredo’ por trás daquela imagem alegre. Depois dessa, gosto ainda mais dele, é aquela figurinha simpática que agrada à quase todo mundo.
    Dito isso, acho que exatamente aí é que entra um outro fator… A torcida tricolor (nunca vi outra torcida agir tanto assim) tem a mania de confundir o fato do cara ser legal, bonzinho, grande pai, irmão, filho, etc… com a parte futebolística.

    Magno Alves, Marcão, Gum e vários outros… são todos boas pessoas, corretos, etc… mas são (foram) jogadores normais. Não tem nenhum craque, grande jogador, extraordinário, etc…

    Digo isso, pq sempre que eu falo que Marcão era limitadíssimo, o magnata é ‘normal’ e ‘chega’ de Gum, tem tricolor que quer me bater. Não aceitam, de maneira alguma críticas, mesmo que exclusivamente referentes à profissão deles. Confundem as coisas…

    Aí PCA, o que o Fluminense deve fazer com os atletas W. Silva, Julião, Giovanni, W. Matheus, Pierre, Danilinho, Maranhão, etc… que, PARECE, tiveram seus contratos renovados até o século 22 pela magnífica diretoria do presidente atual, amiguinho? Descasca essa banana aí?

    1. Essa é a grande questão do momento, Nando. Como se desfazer desse caminhão de perebas que ganharam na mega sena ao ganharem contratos esticados e super vantajosos. E esse Henrique Dourado então? Péssimo atacante com salário europeu. Tudo isso façanha do pigarreante. Com o departamento de futebol sem dirigentes à altura, o que promoveram na verdade foi um festival de rasgação de dinheiro. Duvido que em qualquer dos grandes clubes da Argentina, por exemplo, tenha algum jogador que ganha o equivalente ao Cícero, Frangalieri, Osvaldo e o próprio Henrique Dourado. Tudo aí na faixa dos 500 paus por mês. É de chorar.

      1. Vejam bem as coisas, amiguinho Nando.
        Primeiramente, esse negócio de descascar pepino, banana, aipim, nunca foi comigo, não; você e o Oni têm que achar alguém interessado nesse esporte.

        Mas não há nenhum torcedor inteligente que possa pensar que o clube tenha que utilizar jogadores como materiais descartáveis, e, no momento que quiser, o setor competente chame um cara e lhe diga “você está dispensado, e pode procurar seu rumo”, até pelo fato de estar lidando com gente, e nem as empresas privadas podem fazer isso com seus empregados, mesmo porque ninguém é burro de arranjar inimigos.

        Eu não sou contra o clube trocar seus jogadores, e já vi tanto isso na minha vida, pois também não gosto de jogadores que não produzem, só sou contra fazer terrorismo contra eles, e nego já disse neste blog que queria ver determinados jogadores quebrarem pernas para “deixarem o seu amado Flu”. Vsf!

        Jogador tem que sair do clube de modo que volte num certo dia e reveja lá pessoas amigas que deixou, até torcedores, que reencontre ex-colegas num jogo e todos se abracem, brinquem e relembrem coisas agradáveis. .
        Depois, rapaz, esse negócio de ódio no futebol tem que acabar mesmo, até por algo do tipo que ocorreu com a Chape, e por que não acabar também entre os humanos de um modo geral.

        Mas procure dar uma olhada lá no Sub 20 do Flu num torneio no RS. Eu vi uma turma boa, correndo, marcando, driblando certo, infiltrando-se nas brechas da defesa adversária, ,.. e… quem sabe…., pode sair alguma coisa boa. Mas não é para botar todos no titular ainda.
        (06/12/16 – 17: 59 hs)
        ST
        %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

        .

        1. Pô PCA, foi mal aí… é q Oni colocou um pepino pra vc descascar , eu pensei q a banana seria mais fácil, embora essa diretoria fajuta tricolor só arrume abacaxis. Quanto ao sub-20 depois t conto uma, pois estou no celular agora.

      2. Olha Sérgio, não sei se vc assistiu agora há pouco o programa da espn em que um cara esclareceu q a Chape é disparado o clube que melhor lida com receita/despesa , além de ter um teto salarial de 50/60 mil. Enquanto isso o Flu é o quarto que mais gasta e tem jogadores ‘ridículos’ ou descompromissados como Cícero e Henrique que ganham acima de 400 mil pra fazerem vexames em cima de vexames. Mas Oni, alguns amiguinhos e o pessoal da Flu ócio acham que está tudo lindo, florido e maravilhoso.

  5. E a última rodada do brasileirão 2016 está chegando no próximo domingo.

    Lógico que as marcas da tragédia que acometeu a Chapecoense serão lembradas em todas as partidas dessa rodada.

    Especificamente, era um desejo não só meu mas como da maioria da torcida tricolor, que o Fluminense ao entrar em campo disputasse a partida como se fosse uma decisão de campeonato e assim determinar o rebaixamento do time gaúcho para até compensar aquela conquista deles na Copa do Brasil de 1992 com a ajuda da arbitragem do J Aparecido que deu um penal no final do jogo.

    Mas aí lembrei que esse time do Fluminense vem atuando de forma tão descompromissada, sonolenta, sem vontade e porque não dizer até preguiçosa que fará com que o público seja até uma das menores da rodada.

    E ainda o Marcão mandará à campo um time certamente desentrosado o que poderá facilitar a vida do Internacional de sobremaneira e assim até poder escapar do rebaixamento.

    Se todas as situações que mencionei nos dois parágrafos anteriores acontecer, faz me remeter a lembrança do papelão que aquele time do final de 2012 fez depois da conquista do brasileiro com as bênçãos do Abel e do atual presidente que está saindo para o bem do Fluminense e de sua torcida.

    1. Pois é, Washington.

      Pelo que li no globo.com, alguns já saíram de férias, e o Marcão terá mesmo que colocar em campo um time bem diferente do que temos visto, mas será até bom para que ele escale esses todos que vieram mas foram pouco utilizados pelo Levir, mas lembrando que alguns entraram até em jogos complicados depois de parados lá por bom tempo.

      Assim, ele pode botar quem imaginar; uma zaga totalmente diferente com outro colega para Nogueira, improvisar dois outros nas laterais, o meio-campo com Douglas, Dudu e Maranhão, e o ataque com Aquino, Scarpa e Marco Júnior etc.
      Não sei o que Marcão fará, mas eu faria isso, pois não tem mais nada sério para disputar.

      Mas tenho falado do Sub 20 do Flu que está disputando esse torneio no RS, no qual vi uns três moleques muito bons, fazendo tudo aquilo que um jogador tem que fazer, e pode ser que se criem na carreira, e é bom todos que puderem dar uma olhada nesses jogos do time, que pode ser hoje ou amanhã. .
      Se repetirem o que fizeram no primeiro jogo, deverão ser bem olhados por Abel e sua turma.
      Mas há outros moleques também bons nos outros times que vi.
      (06/12/16 – 09:01 hs)
      ST
      *********************************************

    2. Washington, para o Inter cair, vamos ter que torcer para Vitória e Sport… pois quando valia algo o Flu já não jogava nada, agora que não vale mais nada (para o Flu), vai jogar menos ainda (se é que tem jeito). Apesar que a briga do Inter agora é só contra o Sport, pois o Vitória se perder de 2×0 pro Palmeiras, o Inter teria que ganhar de 4 gols de diferença do Flu para se salvar.

      o Sport é que tem que ganhar do Figueira de qualquer jeito, pois se o Sport empatar, qualquer vitória do Inter rebaixa os pernambucanos.

      1. Fred, será que teremos goleada do Inter sobre o Fluminense em Edson Passos???

        Será o cúmulo do absurdo e tapa na cara da torcida que esse time fará no domingo.

        1. meu camarada… os bostas destes jogadores (que sinceramente não entendo como ainda ainda recebem a solidariedade de alguns) estão dando é soco na cara , bem no meio do nariz da torcida há muito tempo. São 9 jogos e míseros 3 pontos. Perder é bem provável e de goleada não é muito difícil.Têm que ser varridos do clube. Ah tá, o mandato continua. Esqueci.

  6. Pois é, amigos.

    Continuam fazendo muitas afirmações maldosas “abalizadas e cabais”, como já fizeram lá atrás sobre o Abel, sendo que isso parte do cérebro de cada um, lógico, e algumas não se sustentam mesmo, porque são maledicências, casos fabricados, que se o acusado, no caso Abel, receber uma proposta de um advogado querendo ganhar uma grana extra, pode até mandar abrir processo por calúnia e difamação contra si.

    Todos os que torcem por futebol têm suas preferências por jogadores e técnicos, mas não têm direitos de atacar a vida particular e o modo de agir dos quais não gosta e não quer ver no seu time.

    O que se falava era que Abel botava no time os jogadores que ele empresariava, e ainda recebia pagamentos desses seus “protegidos”, e essa história volta de novo, já com gente falando do mesmo “esquema” que havia e continuará agora, com essas mutretas feitas entre diretoria, técnico e jogadores, absurdos esses que só ocorrem no Fluminense. .

    Abel saiu e vários outros ocuparam o seu lugar, até Vanderlei Luxemburgo passou lá, mas a coisa não engrenou até chegar Levir por último, um cara que já veio de gozação, dizendo que foi para o Flu por causa do dinheiro, e continuou com o jeitão de quem estava prestando um favor ao clube, que não dava para fazer grandes coisas, blá-blá-blá, e foi amado por tantos que ainda sentem saudades dele.
    Contudo, ninguém viu esquema para “ele ganhar dinheiro na transferência de Fred, este que pediu sua interferência, armaram uma briga no melhor estilo das tramas das novelas da Globo, e sobrou uma grana para ele”. Ah! mais isso não é possível que tenha havido, dirão os que veem negócios escusos em tudo que é feito no Flu, mas só por gente que é odiada por eles.
    Não é possível mesmo. É só uma maledicência a mais.

    Eu gostei que Levir saiu, não soltei foguetes por isso, não tinha esperança que Marcão segurasse a peteca, sabia que viria outro, sem saber quem era, mas já que é o Abel, por quem também não estou fazendo festa, espero que ele arme o time com os mais capazes, que saia dessa maré ruim em que o time está há quatro anos, arme um esquema de jogo que se veja delineado em campo, e que os jogadores sejam responsáveis e competentes para fazê-lo dar resultados, porque sem jogadores qualquer técnico se estrepa mesmo.
    (05/12/16 – 18: 04 hs)
    ST
    ççççççççççççççççççççççççççççççç.

  7. Gente,

    Não é o caso de se começar agora a discutir quem vai advinhar o futuro, para depois dizer que estava certo ou errado. Há até afirmações peremptórias sobre o que irá acontecer. Acho válidas as análises, principalmente, feitas sobre dados reais.

    Então, há dados reais para que nos preocupemos pela nova gestão, em que pese Abad e Peter serem pessoas distintas, mas pelos apoios, ligações políticas e idéias que vêm sendo aplicadas ao futebol desde o início da gestão atual.

    O mesmo se diga em relação ao Abel. Não tendo havido uma grande mudança no seu modo de dirigir o time, se espera alguém que consiga formar um grupo e se mostre o líder, característica que o Abel sempre me pareceu ter. Mas confesso que não gostava da forma como o time jogava, justamente porque com os jogadores que tinha eu esperava um futebol não só de resultados, mas de resultados mais tranquilos e com um futebol vistoso. Também não gosto de “filosofia” em que o time de futebol se resume na forma como o treinador domina o grupo. É essencial, sim. Mas o clube também tem um espaço de influência que deve ser independente daquele ocupado pelo treinador.

    Mas como sempre aparece no futuro o debate sobre quem estava correto ou não, é importante que, mesmo quem não aposte em um outro outro resultado sobre a gestão, saiba exatamente como pensam a respeito do que foi prometido e do que efetivamente será feito no nosso futebol.

    Alguém sabe mais detalhes sobre a suplementação de verba e a paralisação das obras do CT? Li isso e acho que seria importante um trabalho mais detalhado de reportagem, já que, no primeiro caso, surgiram questões divergentes e que se opõem, e no segundo eu reputo algo muito importante para que não haja qualquer informação mais consistente.

    ST

  8. No comentário em que citei que clubes co-irmãos poderiam ceder jogadores à Chape, tentando contribuir para que o simpático clube catarinense permanecesse de pé após tamanha tragédia, apressei-me em solicitar que não se lançasse brincadeiras a respeito do triste tema.
    Temia que alguém, inadvertidamente, entrasse com algo como ‘empresta o Gum, o Cava, o Danilinho, o Marquinho, etc., etc.’, como que sugerindo uma oportunidade para o descarte destes nomes, tão em baixa no Flu.
    Não sei se fui corretamente interpretado, mas a verdade é que todos respeitaram o luto do momento.

    Não demorou muito, a pobreza da imprensa esportiva brasileira entrou em cena com esta matéria em que as frases que mais se lê são : ‘não deu certo em seu clube’, ‘está emprestado mas não foi utilizado’, ‘ voltará de empréstimo e não será utilizado’ etc., etc.
    Ou seja, sugerindo que os clubes ofereçam seus refugos à Chape.
    Embora não tendo um cunho jocoso, o espírito é exatamente o que eu temia : a utilização da dor e da carência de outrem para livrar-se de uma tralha que lhes incomoda.
    Claro que poderiam fazer um bom time com jogadores que estão nesta lista.
    Entretanto, não é este o foco do tema. Não estou questionando a qualidade dos jogadores, mas a forma pouco hábil e quase desumana de tratar o tema.

    http://www.lance.com.br/futebol-nacional/todos-pela-chape-veja-jogadores-que-poderiam-reforcar-equipe-2017.html

    1. ..Calma aí que escrevi e tive que apagar para não ser mal interpretado…. Bom, acho que esportivamente a melhor hipótese é reconhecer a luta e o esforço do adversário para se reerguer, mas sem hipocrisia oportunista de alguns. Nada deste negócio de pena como cortina de malandragem. Como eu havia aqui em uns 2 ou 3 posts anteriores , antes de termos eleito o sucessor do incompetente, comparado a administração nossa com as da Ponte Preta e da Chapecoense ; chamei-as de excelentes ou extraordinárias pelas suas campanhas frente ao maior investimento nosso, do Inter, cruzeiro e mesmo daqueles que estão lá entre os primeiros, desejo apenas que eles continuem a mostrar o bom trabalho administrativo, o que com certeza os fará montar equipe tão forte quanto a que perderam. Não sei se eles têm uma categoria de base forte. Acho que não e portanto eles têm o bom trabalho de olheiro para compor grande parte do elenco de um ano para o outro. Foi assim do ano passado para este. Imagino que terão orçamento bem superior ao que tinham para tal. Com o título da Sulamericana, garantiram 6,8 milhões de reais como campeão, participação na Recopa mais 3,8 milhões de “dólares”, fase de grupo da Libertadores mais uns 7 milhões de reais e a CBF hoje doou cerca de 5 milhões de reais para eles ( números que ouvi na rádio globo hoje no programa do Penido). Imagino que eles tenham um seguro para o elenco afim de cobrir este tipo de tragédia junto aos familiares ,etc…. Então , espero que deem continuidade ao bom trabalho mostrado nestes últimos 7 anos quando conseguiram ascensão da série D até permanecer na A pelos últimos 4 .

  9. o titulo do post tem tudo a ver, o paneleiro voltou, o cara foi estagiar no oriente medio pra tentar evoluir no futebol moderno jogado por la,deve ter aprendido muito com os arabes,de repente tras um atacante matador do E.I.
    o cara detesta jogador estrangeiro, lembram do lanzini e do lateral monzon ? nunca deu chances pros jovens de xerem, adora merdalhao, de repente teremos o retorno de seus inhos, diguinho,edinho, o lixo que esta em minas e do ruiner.
    oxo e melhor que 2×1, o sortudo esta de volta, um burro de sorte se foi e outro chega, essa e a modernidade do santo abade.
    eu nao me iludo mais !

    1. O que mais desanima, meu caro, é a completa falta de visão, a obscuridade e a incompetência para fazer a leitura correta das coisas. Já afirmaram que a lateral direita, por exemplo, não é prioridade. Dá até urticária ao lembrar as figuras pífias de Well Silva e Igor Julião fazendo das suas. Sem contar todo o resto.

    2. Também me lembrei desta repulsa ao jogador estrangeiro e o Fluminense tem mais 2 chegando.O pior de tudo é que declarou que está tranquilo em relação à lateral direita e não precisa de reforço para o setor. Só “Gesus”!

  10. Essa renovação do elenco para 2017 que tanto esperamos, certamente, não será das mais fácil pela justificativa da falta de recursos e isso a nova gestão não deve negar.

    Porém, uma das saídas que certos dirigentes adoram é fazer negociação com empresários de jogadores e com isso, eles empurram qualquer tralha que ficam aterrorizando a torcida com atuações que conhecemos.

    Agora que veremos se o Abad fará o diferente ou se usará desse mesmo expediente pernicioso para reforçar o time.

    Janeiro está chegando para conferimos como será feito essa reformulação e com que critérios.

  11. Segundo o amiguinho Oni, o trio Pe/Pe/Pa (esperamos que não seja Pa/Te/Ta) deverá ‘homenagear’ a torcida tricolor com um estádio de futebol. De minha parte, pouco me importam estádios, cts, etc… Só me preocupo com títulos. E notícias dizem que Abéu quer 2 zagueiros, 1 volante um meia e um atacante… Vem aí: Fabrício, Euzébio, Bob, Wagner e Rhayner.
    Aí Maciel, não nos abandone… Estou achando ótimo o sr. A bad ter sido eleito. Se fosse o Celso Barros, com certeza teríamos um timaço, mas o blog ficaria sem graça. Com a eleição do ‘chefe do mosteiro’, vai ser muito mais engraçado e legal. Me aguarde… As Alices, Pollyanas e habitantes do país das maravilhas vão ter q ‘prestar contas’ pela eleição desse senhor. E ele q coloque o Fluminense no lugar que merece.
    Estou pensando em mudar o meu Nick para ‘caçador de Alices’.
    Aí PCA, Oni/DA 12 e outros, vcs me consideram ‘inimigo mortal’ por conta de antigas divergências, mas (frase antiga) a gente brinca com quem a gente gosta.
    Dica de filme: Irmão Urso , que eu assisti com meus ‘filhotes’ e que conta com trilha sonora do Phil Collins.

  12. Reflitamos sobre os pontos pelos quais 2017 não será igual a 2016 para o Flu :

    ° Chegada do Sornoza. Muito mais apoiador que qualquer outro que temos.
    ° Chegada do Orejuela. Muito mais apoiador que qualquer outro que temos.
    ° Contratação de um ótimo zagueiro central. Não cito nome de quem sairá.
    ° Contratação de um ótimo lateral esquerdo. Não cito nome de quem sairá.
    ° Contratação de um meia de criação. Não cito quem sairá porque não temos nenhum.
    ° Contratação de um goleador. Que não precisa ser o ‘vovô’ Barrios. Fala sério !!!
    ° Pode ser o Gustavo, que não ‘emplacou’ no Corinthians mas é um goleador.
    ° Negociação do Cavalieri e eventual chegada de um grande goleiro.
    ° Dispensa de todos os ‘inho’ e ‘ão’ que não disseram ao que vieram.

    ° E o ponto mais importante de todos : o novo presidente é profissional e sério.

    ° Resta saber se terá tempo disponível para ‘descascar’ aqueles abacaxis que temos lá, desde a época da patroditadura, a começar por encontrar um patrocinador master, já que os tartarugas, preguiçosos e mercenários fizeram o favor de nos deixar fora da Liberta, anda que todos os universos de todas as galáxias conspirassem a nosso favor, tornando ainda mais árdua a tarefa de seduzir uma grande empresa para que nos patrocine.

    1. A propósito da posição de centroavante sugiro o Lucas Pratto, do Atlético MG.
      Também argentino, com 1,87m, 28 anos, faz gols, bom de bola e inteligente.
      Além disso, certamente será reserva do maior jogador de futebol de todos os tempos, ‘aquele’ que recentemente transferiu-se do Fluminense para o Galo.

      1. Prezado Amaury, para descontrair. .

        O Sornoza e o Orejuela já foram cobiçados por Real Madrid, Barcelona, Manchester, PSG, Milan etc? Como que o Flu, quebradinho da silva, conseguiu esses cracaços todos? São titulares na seleção deles?
        E o Gustavo, de onde veio, onde jogou, quantas vezes integrou a seleção do Brasil, sé é patrício? O Corinthians tem algo muito melhor?
        E o Lucas Prato, o Atlético está pensando e dispensa-lo o assim de bobeira?
        E o novo zagueirão, será que barra alguém de lá?
        Você não tem nenhuma obrigação de responder isso, tá?

        Mas, olha só: eu estou querendo ver o sub 20 do Flu, que está num torneio no RS, que o Sportv está transmitindo. Eu gostei de uma molecada que jogou contra o nacional ontem, procura ver esses próximos jogos para fazer alguns conceitos, embora possa acontecer que quebrem a bola no próximo.
        Mas será muito azar, né?.
        (04/12/16 – 20:23 hs)
        ST
        000000000000000000000000000

        1. Apenas citei nomes de jogadores que estão em clubes grandes e aparentemente mal utilizados, caro PCA.
          Sobre os já contratados, Sornoza é o artilheiro de sua equipe e o Orejuela é titular da seleção de seu país.
          Está tudo explicadinho lá, na Wikipedia.
          ST !!

  13. Caro companheiro PCA, ninguém melhor que você poderá fazer uma analise da noticia abaixo. Afinal conforme os doutos comentaristas do blog, o Fluminense não tem gestão e a sua diretoria não entende de futebol. Aí, eu leio as noticias que dão conta que o Palmeiras está contratando para treinador o Eduardo Batista e o Santos quer contar com o futebol do Gum para 2017/2018. PCA, confesso que estou confuso. Veja, o Grêmio virtual campeão da CB, já tem como técnico o Renato Gaúcho. Pô, afinal não é o Fluminense que contrata técnico estagiários, ex-jogador etc etc, pq a sua diretoria não entende futebol? – Aí companheiro, descasca esse pepino pra nós? – ST
    CORINTHIANS:
    Os jogadores mais caros que o Corinthians contratou em 2016 devem terminar o Brasileirão no banco de reservas do técnico Oswaldo de Oliveira: os meias Giovanni Augusto, comprado por R$ 15 milhões do Atlético-MG, e Marquinhos Gabriel, que custou cerca de R$ 10 milhões pagos ao Al Nassr (ARS).
    REFORÇOS DE 2016:
    Giovanni Augusto (meia) – R$ 15 milhões
    Marquinhos Gabriel (meia) – R$ 10,5 milhões
    Balbuena (zagueiro) – R$ 6 milhões
    Guilherme (meia) – R$ 5,7 milhões
    Marlone (meia) – R$ 4 milhões
    Gustavo (atacante) – R$ 4 milhões
    André (atacante) – R$ 3,7 milhões
    Alan Mineiro (meia) – R$ 1 milhão
    Jean (volante) – R$ 800 mil
    Vilson (zagueiro) – R$ 500 mil
    Douglas (goleiro), Moisés (lateral), Camacho (meia), Bruno Paulo (atacante) – sem custos
    Willians (volante) – empréstimo

    1. O que é isso, Oni, eu nunca fui chegado a esse negócio de pepino, não, amigo.
      Mas o que você disse aí já está devidamente explícito, e é só nego interpretar, mas darei uma forcinha.

      Ora, “todos fazem tudo o que todos fazem”, acertam e erram, mas “é só no Flu que não há presidente, auxiliares de diretoria, ordem e respeito, onde jogadores chegam e exigem ser contratados e por muito tempo, dizem que técnico querem mas que não querem jogar futebol, e só ficar recebendo dinheiro no fim do mês”.

      Enquanto os outros clubes acham craques aí pelas ruas, querendo ganhar dezinho por mês mais plano de saúde, “o Flu só contrata jogadores caros, porque os técnicos que chegam lá são empresários de jogadores, e que ainda exigem que esses atletas lhes repassem parte do salário para serem escalados”. (…).

      Mas, voltando a algo que disse ali atrás, Oni, ontem eu vi uma garotada do sub 20 que me deixou muito boa impressão, não vi nenhum com dna de cabeça de bagre, todos correndo, marcando, driblando na hora certa, e há uns que o Abel tem que olhar logo, porque podem dar algo de bom.
      Estão disputando um torneio no RS , e ontem jogaram contra o Nacional, venceram de 4×1, embora o time uruguaio seja bem bom também.

      Estou esperando ver o próximo jogo deles para observar melhor, e tomara que repitam a mesma atitude de primeiro jogo.

      Mas, aos apressadinhos, eu não estou dizendo que Abel tem que colocar todos no time titular e mandar os atuais embora.
      Calminha aí.
      (04/12/16 – 19: 28 hs)
      ST
      <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  14. Deixe-me ver se eu entendi bem!
    Fluminense fez proposta por Barrios! O cara tem 32 anos, se lesiona com facilidade e ganharia R$500.000,00 por mês?
    É isso mesmo?
    Se for, será a primeira grande cagada da gestão Abad. E a última da gestão Siemsen!
    Alguém precisa fazer alguma coisa para evitar isso.

    1. Tudo continua como antes, essa indicação já tem o rotulo do Abel, é o esquema de sempre.

      Quer ver uma prova do esquema?

      Na enquete desse NetFlu, a contratação do Abel teve aprovação de 88% de ‘torcedores’
      com avaliação ‘otima’ e ‘boa’.

      Esse percentual, que nem o DataFolha ousaria publicar,
      só perde pras eleições de Fidel e Saddam que costumavam ter mais de 99,9% dos votos.

      1. Nobre Guilherme,

        Pensei a mesma coisa. E essa enquete não reapresenta, ao menos, a parte pensante e racional do blog, se considerarmos que Abel já deu inúmeras provas de ser um treinador desatualizado das melhores escolas de futebol..

        Enquanto Tite parou um ano para se atualizar taticamente, enquanto Roger Machado foi buscar novos conhecimentos, Abel foi buscar sua “especialização” no Oriente Médio e conseguiu ser reprovado quanto ao seu trabalho anacrônico que é insuficiente para liderar o péssimo plantel que restou da administração Peter.

        1. Eu escrevi que não iria mais postar no Blogue enquanto esse Abel estivesse no Fluminense. Como o seu comentário foi esclarecedor, Ivan, irei responder. Se o futebol mundial tivesse séries como no Campeonato Brasileiro, o futebol Árabe seria da série “E”. Qualquer time de várzea que disputa campeonatos, ganharia de times Árabes. O Abel conseguiu ser reprovado na Universidade de quinta categoria do futebol mundial. Dito isto, o que o Abelanta vai ensinar no Fluminense sem diploma?
          Abraços Tricolores.

  15. Caros,

    Foi uma infeliz coincidência contratar o Abel para 2017, mas antes do jogo Fluminense X Internacional.

    Terminaremos o ano de forma melancólica? Nesse caso poderá vir a primeira desculpa pós Abad, no sentido de que as mudanças serão para o ano que vem.

    Mas se no Fluminense permitirem que seus jogadores tenham no próprio clube exemplo de tolerância com o profissionalismo, como, depois, cobrar seriedade?

    É importante que o time entre neste jogo para disputar a nossa primeira vitória depois de quase recorde de derrotas seguidas.

    ST

  16. Pois é, tricolores preocupados com técnico.

    Hoje, ali para as cinco horas da tarde, depois de ver esse espetáculo de tristeza em Chapecó, mas sempre admirando a disciplina do militares, o que deveria haver em todos os órgãos públicos, estava tentando ver outros canais, e me deparei com um jogo do sub 20 do Flu, contra o Nacional de Montevidéu, da mesma idade, e confesso que gostei desta molecada tricolor, e notei que há uns quatro ou cinco que o Abel deve observar com muita atenção,

    Com uma turma que, vista de longe, lembra um time africano, pois a maioria é bem morena, com uns poucos mais claros, mas nenhum da cor do Henrique, Cavalieri etc, com dois zagueiros de área, ambos magros e altos, um volante como esses que eu imagino, que se infiltra nos espaços que o adversário deixa, sabe driblar, bom domínio de bola, até com jeito de Pintinho quando surgiu, marcador excelente, cujo nome parece ser Wendel ou Wendson, já que o narrador falava pouco nos nomes deles, e mais uns outros que me impressionaram bem.

    Certamente, este deve ser o novo sub 20 do Flu, tem até uuns de 17 anos, como o narrador falou, e, incrivelmente, não vi nenhum deles com jeito de perna de pau, molenga, tartaruga, lesma, mesmo os substitutos que entraram no decorrer do jogo, todos me causaram muito boa impressão, e pretendo ver os próximos jogos desse torneio no RS, e esperando também ver essa turma no torneio de São Paulo, logo em janeiro.

    Mas, por favor, esta foi a minha impressão sobre essa turma hoje, e não estou dizendo como alguns diziam lá atrás, que “havia surgido uns cracaços na base e era só mandar vários titulares embora e promovê-los ao time principal”. Não estou dizendo isso, não, amigos, e especialmente você amiguinho Nando, às vezes, urso, que gosta muito de distorcer o que eu digo, e que ainda diz não entender o eu eu escrevo.

    Mas eu estou esperando ver esta turma outras vezes, e digo que Abel e sua comissão técnica, que devem entender de futebol, têm obrigação de ver essa garotada aí, que nem sei se são todos criados em Xerém, pois o Edinho disse que um deles foi descoberto num torneio de favelas, dessas que existem aos montões hoje na Cidade Maravilhosa. .

    Então é isso: Só vi uns moleques bons de bola, rápidos, correndo sem moleza, driblando certo e na hora certa, mas o problema é se alguns forem aprovados, aí já tenho até medo de que subam para os titulares e sejam logo vendidos.
    (03/11/16 – 20:11 hs)
    ST
    qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq

  17. Só para complementar o que expus à respeito da falta de legitimidade dessas latrinas de jornalistas que fazem chacotas ou críticas infundadas contra o Fluminense, além do fato da nova direção interpelar judicialmente esses camaradas, urge-se a necessidade de ser um objetivo primordial dessa gestão procurar privilegiar e fortalecer o futebol do Clube com vistas a busca de conquistas de títulos.

    Se não ousar em se procurar montar uma equipe competitiva e não nos moldes adotados nas duas gestões do PS, o Fluminense ficará somente nessa de “competir” e ficando à mercê de vexames, decepções e ataques vis e conquistas de títulos faz com que tais situações não sejam uma constantes que a torcida tricolor já está cansada dessas práticas.

  18. Lamentavelmente meu último texto em concordância com o Ricolor postado ontem não apareceu. Nele pretendi me despedir do espaço gentilmente cedido pelo nobre João Garcez, concordando com as palavras do comentário em relação às expectativas quanto ao novo treinador. Sendo assim, não tenho mais o que falar, já que aqui o espaço é majoritariamente ocupado pelos otimistas da gestão atual.
    Voltarei para ler os sempre excelentes textos do amigo jornalista anfitrião, que além de ser um analista da situação do nosso Fluminense, sempre enxergou os erros cometidos, sobre os quais sempre me posicionei. Por isso recebia críticas dos torcedores “oficiais” que aqui não se cansam de minimizar a queda do status do Fluminense, garantindo que o clube mudou de “patamar” na atual gestão devido ao “sucesso do cara”. Agora, o “cara”, vitorioso nas urnas, vai continuar a influir na administração do próximo presidente para a alegria dos torcedores otimistas.
    Agradecendo o convívio com os torcedores realistas, que aqui recebem apelidos como por exemplo, “asas…”, felicito o nobre amigo Garcez pelo espírito democrático e por seu gesto humanitário em prol das nossas relações com os demais seres que acompanham nossas vidas nesse planeta abençoado.

    Saudações tricolores;

    1. Luís Roberto,

      Acho que não deve ser assim, já que a maioria aqui ou todos têm uma coisa em comum: a paixão pelo Fluminense.

      Aguardo em breve um texto seu.

      ST

    2. Luís me surpreendi com essa despedida, pois sua presença aqui enaltece e ajuda o debate sobre o nosso Fluminense.

      Repense essa decisão.

      ST.

    3. prezado Luis nao nos abandone, o trio ternura esta cada vez mais assanhado, ja somos minoria neste espaço, voce e uma das vozes dissonantes contra os perpetuadores da mesmisse que assola o flu.

  19. Não sei não…. Vi muita gente pedindo e comemorando a 1a opção do Abad, o Roger!??!?! mas esse Roger não é o mesmo que deixou do Gremio na 8a posição, apos uma derrota de 3X0 pra Ponte Preta, sua 3a consectiva, dizendo: “Me despeço do Grêmio após 16 meses de trabalho, por uma decisão profissional. Saio com a certeza de que procurei fazer o meu melhor. Entretanto, já não o suficiente para este momento.”?!?!?, e que esse mesmo Gremio (que continua em 8o.), com Renato Gaucho, esta praticamente com a Copa do Brasil na mão?!?!?!? Amigos, esse mundo do futebol brasileiro é muito louco. Vamos aguardar e ver que bicho vai dar.

  20. Sempre encontrei um duplo sentido nesse dito popular, pois se é a panela velha que faz a comida boa, há que se entender que sem uma cozinheira de mão cheia, essa panela, velha ou não, jamais fará sozinha, um arroz queimado.
    Por isso não sei se o nobre escriba quis dizer, que panela velha, é o artefato de cozinhar.
    Ou se “panela velha” é o modo como alguns treinadores tratam o elenco.
    Mas digo a você Garcez que prefiro ficar com o duplo sentido do dito popular, pois só assim poderei me dar ao luxo de pensar como minha filha adolescente, que diz com o NOVO treinador, TUDO será diferente.
    A panela continua velha é mais de um século de vida, mas os cozinheiros contratados não condizem com a tradição da panela, não conseguem fritar um ovo. É claro que houveram as raríssimas exceções.
    Continuarei achando que o cozinheiro deve ser contratado, para cozinhar conforme o paladar do presidente e da torcida, com os produtos que tem na despensa, e não tentar fazer bife a cavalo utilizando macarrão e arroz. Não funcionará.
    Mas se o presidente contrata o cozinheiro e não exigi dele cozinheiro, como é que eles – o presidente e a torcida -, querem que a comida fique pronta, podem ter a absoluta certeza: iremos encontrar no nosso prato, tudo aquilo que não pedimos ao garçom. Será indigestão na certa.
    Mas, se a panela for aquela do “me ajuda que eu te ajudo”, aí a vaca já está no brejo, ao invés de ir para o pasto engordar para dar leite.
    O treinador é NOVO?
    Sim, Levir é o antigo, Abel é o NOVO.
    Abel é o NOVO TREINADOR!
    Novidade é tudo aquilo que caiu no esquecimento.

  21. Pegando carona no ótimo comentário do Washington Luiz, digo aos senhores q não são só milton fezes e flávio pirado que aproveitam qualquer tentativa de virada de mesa (é sim), pontos ganhos no tapetão, etc…para escorraçar o Fluminense. Em todos os programas de todos os canais, sempre o primeiro nome que aparece é o do Flu , citado por vários torcedores maldosos e tendenciosos, travestidos de jornalistas…mas isso também acontece por culpa única e exclusiva desses verdadeiros ‘maresias’ (aqui em Saquá, maresia é sinônimo de mala sem alça) que dirigiram o Fluminense em todas essas ocasiões vexaminosas, como Álvaro champagne, Barcelos, Gil Carneiro, Peter Perfeito, etc…

  22. Quem já teve acesso a História do ódio dos nazistas ao povo judeu, certamente em alguma medida ficou estarrecido com as atrocidades cometidas pelos que comandavam o regime.

    Agora mais uma vez, temos mais um dito “jornalista” que ataca gratuitamente a Instituição Fluminense Footbal Club:

    http://www.netflu.com.br/video-jornalista-faz-critica-ao-inter-e-perde-a-linha-tem-que-ser-odiado-como-o-fluminense/

    Infelizmente, mesmo que se processe esse camarada, essa “pecha” que coloram no Fluminense, tardará a ser tirada mais por conta das sucessivas omissões que outros presidentes como Arnaldo Santiago, Gil Carneiro, David Fischel, Horcades e também o PS que relegaram a defesa da Instituição e tomara que nessa mudança de comando, não deixem por isso mesmo tais acusações feitas por mais um pseudo profissional da imprensa brasileira.

  23. Torcida tricolor do meu Brasil varonil… o Grêmio conseguiu mais um torcedor, porque me recuso a acompanhar o Flu com este arremedo de treineiro paneleiro.
    Pode até dar certo, espero que dê e que eu esteja muito errado mesmo. No futebol acontece de tudo.
    Só que… sempre o ‘que’… o método de trabalho de uma pessoa muda muito pouco. O cara sempre fez daquele jeito e daquele jeito sempre tenderá a ser feito.
    Portanto, me recuso a ver a mesmice que me assombrou e me rebaixou em campo em 2013. Em 2012, mesmo sendo campeão eu não conseguia curtir os jogos do Flu porque… era feio demais. Fraco demais e até hoje me pergunto como conseguiu vencer com aquilo. Mas venceu. Parabéns.
    Em 2013 veio o que me incomodava, daí para frente o clube não se encontrou mais com as disputas de campeonatos e virou mero participante. Ao nível de meio de tabela apenas.
    Me incomodou demais assistir ao Flu com este que apelidei de “Tapir Ruminante”, mesmo sabendo que a simpática anta não rumina, naquele ano. Me deu úlceras de tanta raiva que sentia ao ver tanto dinheiro jogado no ralo sem resultados.
    Muitos o adoram, muitos creem que o Flu voltará a vencer. Tomara… mas não estarei acompanhando como fazia. Me abstenho de ficar novamente p… dentro das calças.
    Deste modo me despeço de opinar aqui. Lerei de vez em quando para saber de novidades. Mas não pretendo emitir opiniões sobre o Flu e seu time.
    Talvez comente sobre algum assunto que sinta ser interessante posto por alguém do blog, pois aqui tem muitos com boa verve artística e social.
    Boas festas a todos e… até quando o Tapir sair. O que imagino ser logo.
    SSTT

    1. 2 anos Tricolor, 2 anos cara… Foi o contrato que a dupla Peter/Pedro fez com o Abéu… PCA (que até q enfim fez um comentário emocionante no post anterior) e Oni gostaram…

  24. Caramba, amigos !!!!
    A discussão sobre o que o Flu poderá fazer no próximo ano se resumirá, agora, à qualidade dos técnicos existentes no Brasil?

    Ora, ora, a dança dos técnicos está a mesma de tantos anos, nós já estamos carecas de saber que dirigente nenhum tem plena certeza de que o técnico que contratou resolverá o problema do seu clube, e se faz aposta em algum, famoso ou não, é sempre no tipo cara ou coroa, par ou ímpar, e é assim pela vida toda. Se acerta, “é um trabalho sério”; se erra. manda embora e traz outro nos mesmo moldes.

    Veja-se o Vasco, trocou Jorginho por Cristóvão, o Corinthians parece que levará o Batista que foi dispensado do Flu, e estava na Ponte; Marcelo Oliveira foi mandado embora do Galo, como foi do Cruzeiro depois de ser bicampeão, e logo estará em outro como salvador. Levir foi dispensado do Flu, que trouxe Abel que se não fosse para as Laranjeiras iria logo para qualquer outro, e essa brincadeira está apenas começando.

    Mas esse papo de que Abel fazia panelas no clube, como faria isso se botava para o jogar o caras que tinha, e que eram os que todos sabíamos? Tentou alguns da base, que não se revelaram, e os outros todos que vieram após ele também botaram a molecada para jogar, mas poucos apareceram.

    Esse negócio de picuinhas contra técnico, isso no Brasil hoje, onde os jogadores não são de seleção, onde não há dinheiro para manter os bons que aparecem, é algo bem fora da realidade por tudo que sabemos da nossa situação.
    (02/12/16 – 17: 03 hs)
    ST
    *******************************************

  25. Aí Oni, estou aqui no novo post… pelo que vejo o amiguinho continua dormindo. O problema é que o Flu não tinha uma gestão , tinha uma indigestão que, pelo que eu soube, fez contratos com vários desses jogadores espetaculares até o ano 2018. Só o Johnatan e o magnada terão os vínculos encerrados nesse mês. É ou não é uma indigestão, amiguinho? Acorda ,cara…

    1. Nando Amiguinho, estava com saudades! Disse, e vou repetir: tu és figura carimbada do blog. Isto posto, o Amiguinho não pode sumir do Terno e Gravatinha. Nando, falando em gestão, por obséquio me explica o que ocorre com Palmeiras, Grêmio e Santos… cara, fiquei sabendo via mídia esportiva, que o Palmeiras campeão brasileiro, está em tratativas com o estagiário Eduardo Batista para treinar o verdão em 2017. É vero Amiguinho? e o Grêmio? virtual campeão da CB e tb, outro exemplo de gestão! Tem o Renato Gaúcho como seu treinador. Nando, está achando pouco? então receba… o Santos, do competente treinador Dorival JR, não abre mão de contar em 2017, com o futebol do nosso zagueiro guerreiro Gum! E aí Amiguinho? explica, fazendo o favor, o que ocorre com esses times que diferente do Fluminense tem gestão e pessoas que entendem de futebol? – Pai Nando de Saquá, esse negócio de contratar técnicos estagiários, ex-jogadores, não é matéria reservada a Peter Siemsen? – Amiguinho, para fechar o ciclo, ainda resta os estagiários Enderson Moreira e Ricardo Drubscky. Sem esquecer o furacão Levir! Aliás, esse tinha o aval dos doutos comentaristas do blog. Incluindo o nosso bom Garcez. Dizem que vai treinar em 2017, o Fortaleza. Que Deus proteja o tricolor cearense. ST

      1. Acho Gum um zagueiro extraordinário, guerreiro, competente, legalzinho…enfim uma ‘sumidade’. Acho q o Fluminense deve homenageá-lo e liberá-lo o mais rápido possível. Vai nessa, Gum guerreiro…
        Aí Oni me responda duas coisas: é verdade q a dupla Pe/Pe vai homenagear milton fezes e flávio prado?
        E pq o amiguinho PCA está colocando data e horário nos comentários?

        1. Nando, não é uma dupla. Mas, sim, um trio. PE,PE,PA (Pedro Eduardo, Peter Eduardo e Pedro Antônio). Esse trio vai homenagear a torcida tricolor com estádio de futebol do Fluminense.- Quanto ao nosso PCA, é pq além de competência o PC é muito organizado. ST

    1. Qual era a Bruna com que você sonhava, Diego? Diz o nome da “bela” aí.
      Eu não tenho nenhuma pista de quem seja.
      (02/12/16 – 17:16 hs)
      ST
      ?????????????????????

    2. Hahahaha. O Abad estava com um discurso de modernidade, técnico antenado e tal, citou o Roger Machado e acabou com um medalhão de sempre. Ponderando o que o Flu deu várias chances a técnicos novatos e nenhum deu certo. ST

  26. Bem vindo, Abel!
    Bem vindo, Diguinho!
    Bem vindo, fabinho!
    Bem vindo, Bob(inho)!
    Bem vindo, Edinho!
    Bem vindo, Carlinho!
    Bemvindo, Bruninho!
    Bem vindo Abadinho!

    Agora vai!

  27. Caros,

    Todos podem, sim, mudar de ideia. As pessoas e seus comportamentos se degradam ou se aperfeiçoam. As pessoas se enganam ou são enganadas em um primeiro momento.

    Acredito em um primeiro momento positivo, já que ele parece trabalhar sob uma boa concepção de domínio de grupo. Mas a parte técnica do Abel não me parece ser o seu forte. É uma análise sobre a parte técnica, apenas.

    Vejo que muitos estão otimistas com o Abel, mas por razões distintas. Acho desperdício de tempo ficar discutindo sobre qualquer impressão que não seja técnica, já que, em algum momento, sentiremos falta da preparação técnica.

    Surpreenda-me, Abel, volte com a preocupação de ganhar clássicos. Esqueceram? Para a torcida isto também é muito importante. Volte com jogadas ensaiadas, ao invés da “ligação direta”. Volte com um esquema de jogo que mantenha o time organizado para tentar o sucesso, ao invés dos “chutões”.

    Não dá para fingir que não era assim, não é? Então, proponho que separemos boas expectativas e eu também as tenho, da análise real das coisas, feita sobre fatos.

    Pode ser, também, que a atual administração, que ainda tem toda a influência das mesmas pessoas de antes, tenha aprendido que o treinador não pode “perder a equipe” e que, para isso, o clube é fundamental. Pergunte a alguns outros treinadores.

    Há um sinal positivo das Laranjeiras. Pelo menos agora eles entenderam (depois de 06 – seis – anos), que a defesa institucional é fundamental.

    ST

  28. Nunca concordei com jogos e campeonatos decididos fora de campo… nunca. Sempre me senti incomodado com esse tipo de atitude, e , na minha opinião, o Fluminense deveria ter disputado a segunda divisão em 2014 (embora achasse que fla e lusa também devessem disputar uma divisão inferior), simplesmente pq caiu em campo e se beneficiou de erros de 2 jogos que ‘não valiam mais nada’.
    Na primeira vez que o Flu caiu, esse já era o meu pensamento… seria muito mais decente. Depois de uma campanha ridícula em 1996, apareceram várias irregularidades naquilo que chamaram ‘caso Ivens Mendes’ e o clube acabou sendo ‘beneficiado’, com direito à champagne do presidente da época, sr. Álvaro Barcellos. Até esse fato, eu até pensava:- puxa, mas se houve mesmo alguma irregularidade, que se cumpra o que é certo. Mas depois do estouro da champagne e de uma entrevista do Mario Lago (por favor gente, não sei e nem quero saber das opiniões dele em relação à posições políticas… é única e exclusivamente em relação ao Fluminense) em que ele dizia que aquela era uma atitude vergonhosa e aquelas pessoas deveriam (e iriam ) pagar por aquilo, fiquei ainda mais convicto que ‘viradas de mesa’, tapetões, pontos ganhos ‘fora de campo’, podem até não ser ilegais, mas são imorais.

    Digo isso, pq ontem estava assistindo a espn, quando apareceram os assuntos sobre o América/MG e o Inter (curiosamente um já rebaixado e o outro virtualmente), em que um dizia que não deveria entrar em campo, por ter liberado jogadores e o outro dizia ‘não ter condições de jogar’ por conta das circunstâncias. Pura balela! Não estão comovidos com o acontecimento da Chape… pelo contrário, estão usando a tragédia ocorrida tentando arrumar uma falcatrua para o campeonato não terminar e depois entrarem na justiça para que não haja nenhum time rebaixado. Felizmente, os próprios torcedores colorados estão indignados e contra essa vergonha.

    De minha parte, me sinto muito à vontade para me indignar com esse tipo de atitude, pq já expressei o que eu sempre achei dessa prática absurda e vergonhosa… mas será que, se fosse o Fluminense no lugar do Inter, alguém (algum torcedor tricolor que coloca o clube acima do bem e do mal) acharia correto?

    Desculpa João pelo ‘desabafo’… só falarei sobre futebol agora.

    1. “Não estão comovidos com o acontecimento da Chape…”

      xx
      É isso mesmo, a dor está regionalizada.
      Vendo o que o povo colombiano fez em homenagem às vitimas, dá até pra dizer que a comoção brasileira ainda não aconteceu, tô pasmo.

  29. Abel é de criar um bom ambiente no grupo. Mas como estrategista não sai da mesmice. Como em futebol tudo pode acontecer, vamos aguardar o que virá…

    1. O Abel representa a mesmice requentada. O interessante seria pelo menos vislumbrar alguma perspectiva de melhora. Mas nem isso. Técnico ultrapassado que tem como regra básica a configuração de panelas. Aposto que pouca coisa vai mudar no setor defensivo, por exemplo. As barangas ensebadas que nem precisa citar os nomes ganharão novo fôlego e não serão afastadas. E aí mais um ano de tormenta e humilhação. A verdade é que enterraram um sapo nas Laranjeiras e alguém tem que descobrir sua localização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *