Flu à deriva

Há uma semana, neste mesmo Blog Terno e Gravatinha, escrevi que, com Oswaldo de Oliveira no comando técnico do time, o Fluminense seria rebaixado.

O texto era informativo, não opinativo, dada a não aceitação do elenco à postura autoritária do treinador, além da insatisfação com seus métodos e plano antiquado de jogo.

A diretoria fez vista grossa, pagou pra ver e recebeu a galope o resultado de sua teimosia: apenas uma vitória em cinco jogos, além de uma atuação melancólica do Fluminense em São Paulo, numa noite em que os jogadores tricolores, passivos, atuaram em ritmo de treino.

Ganso, com quem OO já havia se estranhado na derrota para o Avaí, deixou seu recado após a goleada para o Palmeiras, dizendo ser prejudicial para qualquer grupo a troca de comando no decorrer de uma temporada.

E se, com Diniz, Ganso exercia papel de líder, sendo mais efetivo nos jogos, com Oswaldo seu desempenho desmoronou, bem como o de quase toda a equipe (desde o início, estava cristalina a vulnerabilidade de um meio de campo formado por Airton, Ganso e Nenê. Só o técnico não percebeu e, pior, insistiu).

Muriel é a exceção. Vem pegando tudo, com arrojo e segurança. Sua fase atual, por sinal, está parodoxalmente relacionada à queda das atuações do time.

Não quero crer, contudo, que a direção do clube, vendo o rumo das coisas (claramente não deu liga a relação de OO com o grupo de atletas), vá ficar só assistindo o Fluminense se afundar.

Ajam, reconheçam o erro. Será melhor. Amanhã poderá ser tarde.

E se era para cair, melhor que fosse com Diniz. Assim, pelo menos o Fluminense passaria a ter uma marca, uma digital, como tem hoje, por exemplo, o Corinthians (feia, mas bem-sucedida).

Seriam então os treinadores que iriam ter que se adequar ao plano de jogo tricolor, e não o contrário, como aconteceu radicalmente agora com a chegada de Oswaldo.

A humildade desperta simpatia e compaixão.

Por favor, reflitam.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

304 thoughts on “Flu à deriva

  1. A salvação do Fluminense é que três dos quatro rebaixados já estão definidos: Avaí, Chapecoense e CSA. Logo, nosso campeonato é contra Vasco, Cruzeiro, Goiás, Fortaleza e Ceará.
    E se é para trocar o técnico, até por economia que seja convocado o Marcão, que com certeza não terá desempenho inferior ao de Diniz, o arrebatador de corações carentes.

      1. Não concordo que estão “todos” seduzidos pelo Diniz.
        Pelo estrago que ele fez concordo que é um percentual absurdo e inexplicável o que foi divulgado como resultado de uma consulta por um site pró-Diniz. 38%, meu Deus!
        Porém, se a pergunta fosse “Você é a favor da volta de Diniz?” provavelmente o resultado seria no mesmo patamar, ou seja, 62% contra.
        Como, espertamente colocaram nomes de trocentos treinadores, muitos ninguém conhece, confundiram para justamente parecer que o antigo abilolado treinador ainda tem prestígio.
        Meus amigos tricolores estão todos felizes pelo bico que deram no maluquinho e preocupados com a contratação do substituto.
        A dúvida com relação ao ex é: será que algum time de ponta vai ter coragem de contratá-lo?

    1. Concordo que os treinadores brasileiros disponíveis (e indisponíveis) são tão ruins que demitir o Osvaldo e promover o Marcão vai representar principalmente uma boa economia para nosso combalido cofrinho.
      Ficaremos livres de pagar mais um alto salário inútil.
      Quanto ao aspecto técnico, em princípio deve ser o mesmo rame rame, mas tem as vantagens dos jogadores já estarem acostumados com ele e pode ser que se motivem.

  2. Hola Tricolores,
    Sei que cada um tem sua opinião, e porque não dizer, também gosto. Sem embargo, entendo como excelente a análise do Gerson Canhotinha de Ouro sobre o último jogo e o FLU em geral. Especialmente quando ele, em alto e bom tom, afirma que estamos senis e esquizofrênicos ( não exatamente com essas palavras) com a pó..a desse FLUMINENSE (exatamente com essas palavras).
    ST preocupadas

  3. Se os colegas do blog forem parar para pensar que é no segundo semestre que mais deixa a torcida preocupada e revoltada com Fluminense brigando para não cair do brasileiro dos últimos anos?

    Parece ter se tornado essa a sina do Fluminense que no ano passado foi salvo por um pênalti que não entrou.

    Agora teremos que ver o Fluminense a se agarrar a João de Deus para sair do Z4 e evitar outro vexame em sua história.

  4. E se era para cair, melhor que fosse com Diniz. Assim, pelo menos o Fluminense passaria a ter uma marca, uma digital, como tem hoje, por exemplo, o Corinthians (feia, mas bem-sucedida).
    Concordo com a frase João , só não opinei antes , para não agorar e puxarmos para baixo , até porque não acredito em queda , temos 05 bom jogadores , Gilberto, Nino, Caio Henrique , Ganso e Jõao Pedro , nenhum clube que abaixo do Botafogo na tabela tem esses nível de jogadores , mais se realmente os diretores não tem reação a uma possivel fuga do rebaixamento que recontrate Diniz , reconheça o erro e apostem em um estilo para ser aperfeiçoado com o tempo.

    1. Não creio que Celso Barros vá dar o braço a torcer e pedir a volta de Diniz. Aliás, não acredito nem que o próprio Diniz aceite.

      A saída é contratar um estrangeiro. Com essas tranqueiras daqui, estamos ferrados.

      ST

  5. Se o Inter for campeão, vai premiar o futebol feio (mas de resultados). Da mesma maneira que se recusou a jogar contra o framengo no primeiro jogo fora de casa, se portou ontem contra o ex-patético (segundo os comentários, pq não tive paciência para assistir)… se o curica vencer a sula, a mesma coisa.
    Como jogam ‘feio’ esses dois times. Aliás, o curica ganhou vários títulos jogando dessa maneira, muito graças ao estilo ‘empatite’.
    Enquanto isso, a maioria absoluta dos tricolores (incluindo o nosso nobre Garcez), se conformaria em ver o Flu sendo rebaixado ‘bonito’.
    Podíamos fazer uma enquete aqui… o que vc prefere: ser campeão jogando feio ou ser rebaixado jogando bonito?
    Acredito num massacre de 80 x 20 a favor do rebaixamento bonito.
    O ex-treinador do Flu, além de cientista e inventor é também um feiticeiro… olha o que ele fez com essa galera.

    Se eu coloquei algo ‘tosco’, peço que me perdoem… não tenho a ‘sabedoria’ dos caras que elegeram os últimos ‘notáveis’ presidentes do Fluminense.

    1. Nando, se vc reparar e voltar no tempo, vai perceber que os últimos campeões buscavam o futebol de resultado e isso caracterizou o Fluminense campeão de 2010 com o Muricy.

      Mas aí querer implantar uma filosofia de jogar um futebol bem jogado e sem resultado, foi a tônica que prevaleceu no trabalho do Fernando Diniz onde insistir esse modelo com jogares de nibel tecnico baixo, aí foi seu maior erro ao meu ver.

      ST.

      1. O maior erro é considerar Diniz técnico de futebol. Duvido que Marcão, que não se considera técnico mas apenas um aprendiz, ficasse em colocação inferior a do Bangu no carioca e 18º no brasileiro.

      2. Nando e Washington, please.

        O futebol de modo bonito que Diniz implantou no Flu, já foi a tônica do futebol brasileiro em outros tempos em que todos os que entravam num time de ponta tinham que saber fazer, que era “dar ordens à bola”, faze-la sorrir, como o Maradona falou, certa vez, que Ronaldinho fazia com ela.

        Então, este modo que o pessoal do Flu andou jogando foi algo que eles viram que dava mesmo para fazer, porque não é bicho de sete cabeças para quem está jogando num time profissional saber dominar uma bola, olhar passar para o colega, ele fazer o mesmo, driblar o adversário, sem esse troço de se desfazer da bola vendo um cara indo em direção dele.
        Diziam que Didi, Nilton Santos, Zagalo, Zito, falavam em botar os gringos cabeçudos na roda, e faziam isso nesses tempos.

        Então, a turma do Flu andou botando nego na roda mesmo, andou saindo de trás e indo na cara do gol adversário de modo bem bonito, mas os artilheiros falharam. Tivessem feito todos os gols criados nesses toques de bola, e não tivesse sido garfado em alguns jogos, o time estaria lá para cima, e, logicamente, num clima bem melhor.

        Tocar bola é coisa que qualquer jogador tem que saber fazer. Esse troço asqueroso que alguns fazem ao receber uma bola no grande círculo, desmarcados, e tocam para trás sem nem olhar o raio de ação que têm, tem que ser proibido pelo técnico que, se não der esporro, é porque nunca soube tocar bola quando jogador.
        Mas há momentos que não dá mesmo, e é chutar para onde for.

        O que faltou foi a direção do Flu entender bem de futebol e de táticas etc, e chamar o Diniz para conversar podendo sugerir algo, sem essa de que técnico tem que ter carta branca para fazer o que quiser sem ser contestado. Não é assim, não.
        (12/09)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

        1. PCA, pratica ‘futebol bonito’ quem tem ‘material humano’ pra isso… com esse elenco do Fluminense foi uma enganação. Depois que manjaram as fragilidades técnicas, TODOS os times conseguiram anular isso. É inacreditável que a gente ainda esteja discutindo isso. O Digão contra o Palmeiras tentou cruzar uma bola pertinho da linha de fundo, deu um bico pra arquibancada… deu pena.

          1. Ora, jogadores feras no passado andaram elogiando o time, jornalistas idem, você não viu?
            Como foi enganação se o time deixava atacantes adversários perdidos e batidos, e isso foi visto várias vezes? Ninguém pode negar isso só por pirraça.
            Não houve essa de que “todos manjaram fragilidades e anularam essas jogadas bem feitas. O caso é que ninguém pode ganhar todas a toda hora.

            Então o time chegava na defesa adversária sob o comando do Diniz tocando bola, de modo bem feito, mas perdia gols. Esse de sábado, se continuar chutando para o campo adversário para ver o que dá, nunca chegará em lugar nenhum, nem criará nada para perder ou marcar gols.

            Sobre Digão dar bico para qualquer lugar neste jogo de sábado, todo o time fez coisa parecida, e não dá para execrar somente um ou dois. Não é decente fazer isso.
            (12/09)
            . zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    2. Vale o dito por Dadá Maravilha “não existe gol feio, feio é não fazer gol” com adaptação ao caso: “não existe campeão feio, feio é ser rebaixado”. Garcez discorda. Acha lindo ser rebaixado desde que sob o comando de Diniz, o Casanova dos “técnicos”

    3. Esse dilema entre vitória com futebol feio e derrota com futebol bonito é falso (e tosco, porque simplista).

      Como também é simplista dizer que os times estão perdendo porque os jogadores são sem-vergonhas e não correm, que técnicos xerifes podem dar jeito em times ruins e mal treinados, que barrar meio-time e colocar gente comprometida vai sempre dar certo, que jogador que corre produz mais do que um que usa mais a inteligência, etc.

      Se toma alguns exemplos de sucesso como modelo e se espera que , se aplicados, darão sempre os mesmos resultados.

      O jogo do Diniz era bonito, porque era ofensivo, sem chutões, “faltas táticas”, trombadas e chuveirinhos, mas não era jogo de firulas.

      Em termos ainda mais objetivos, criava muitas oportunidades, tinha posse de bola, fazia poucas faltas, havia muita movimentação, se jogava a maior parte do tempo no campo do adversário etc.

      Mas tinha problemas e um deles era de sua responsabilidade : a resistência em tomar alguns cuidados defensivos e mexer na escalação do meio-campo.

      O outro, diz respeito à dificuldade quem têm os nossos jogadores em fazer gol e isso vem desde o ano passado, pelo menos.

      Não é um técnico pronto, isso ficou claro, mas o que ele já tinha implantado, com ajustes, nos deixaria mais perto de bons resultados do que começar do zero.

      O simplismo da visão de futebol (tosca) de Celso Barros, preferiu optar por uma intervenção comum no futebol brasileiro, que costuma mais resultar em fracasso do que em sucesso (mas nessas horas, só se lembra dos casos bem sucedidos) : troca-se o técnico por outro e se começa do zero.

      O Flamengo está jogando um futebol bonito e ofensivo e tem grandes chances de ganhar um título nesse ano.

      Nem vou citar os clubes europeus, porque podem alegar que os melhores jogadores estão lá, mas mesmo os times menores jogam um futebol muito mais vistoso do que os daqui.

      O próprio Athlético Paranaense, que saiu em vantagem ontem, joga um futebol ofensivo e de velocidade.

      Os títulos recentes de Corinthians de Carille, do Palmeiras de Cuca e Felipão e do Cruzeiro de Mano Menezes mais têm a ver com elencos caros e numerosos e as dificuldades financeiras da maioria dos concorrentes (no caso do Flamengo, embora houvesse dinheiro, incompetência na formação do elenco e na escolha dos treinadores) do que com o modelo de jogo.

      Que pode ser válido em alguns momentos, mas não deve ser o único.

      Porque o futebol chegou ate aqui como o esporte mais popular do planeta justamente por causa da arte dos grandes craques e do jogo vistoso das grandes equipes.

      Nós mesmos, lembramos com muito mais carinho e emoção dos títulos do time de Assis e Washington ou da Máquina de Francisco Horta do que do Muricibol de 2010.

      ST

      1. Claudius, nome de Imperador, legal. Como o meu tem Cesar… de imperador para imperador. Na minha opinião… veja bem, na MINHA tosca OPINIÃO, o meu xará Diniz é o PRINCIPAL responsável por essa situação esdrúxula, bizarra e inacreditável em que o Fluminense se encontra.
        Bastava jogar o ‘feijão com arroz’, que venceria até com facilidade os FRAQUÍSSIMOS Goiás 6×1, CSA , Ceará e Chape… sem contar foguim e asco.
        Mas enquanto ele fazia um festival de insanidades, todos batiam palminhas e iam se conformando com os sucessivos e ridículos resultados negativos.

        Osvaldo é um ex-treinador, totalmente ultrapassado que ninguém queria, mas convenhamos, NINGUÉM mais aceitou pegar um time na situação em que o ex-treinador deixou. Xará Diniz é tão bom, que NENHUM clube o contratou até agora. É um lunático que ‘implantou ‘ na cabeça de Digão, Nino, Agenor, Airton, Julião, etc… que eles tem bola para saírem jogando.
        É insano a torcida continuar pedindo a volta de um cara que deixou o clube praticamente rebaixado com 15 rodadas.
        Eu gostaria muito de vê-lo treinando um grande time…mas ninguém contrata… estranho isso…

        1. Se seu nome é Cesar, por quê Nando ? Rs. Fernando Cesar ou Cesar Fernando ?

          Eu concordo que o Diniz tem muita responsabilidade pela péssima situação em que estamos. Insistiu com ideias que não estavam funcionando e nem me refiro ao sair jogando de trás , tocando a bola. Isso não causou grandes prejuízos.

          O que nos dá problemas até hoje foi a formação do elenco, na qual ele teve participação ativa. Várias barangas tiveram o aval dele.

          Pior foi nunca ter tentado mudar peças e posicionamentos pra dar mais consistência defensiva ao time. Outra coisa que nunca se viu com ele foram alternâncias de postura em campo, dependendo do adversário e do momento da partida. O time sempre jogou de um jeito só.

          Por isso, acho que ele não é ainda um treinador pronto e nenhum grande irá contratá-lo, a não ser no desespero.

          Por isso, também não sou a favor de que ele seja recontratado, até porque acho que isso não irá acontecer.

          Agora, o mais correto, ao meu ver, era o clube ter contratado um treinador mais maduro com ideias similares, que fosse capaz de aproveitar o que de bom já tinha sido feito e acertar o que não funcionava.

          Obviamente, não há no mercado nacional alguém assim, mas há treinadores sul-americanos capazes e que não ganham altos salários. Seriam apostas ? Claro, mas não adianta, com o elenco fraco que temos, querer fazer o que os outros clubes brasileiros fazem.

          Os números ofensivos do time com o Diniz são incontestáveis, e perdemos muito pontos por incompetência dos jogadores. Era acertar a defesa e colocar os jogadores pra treinar chutes.

          Aí, vai o Dotô e primeiro tenta Abelanta. Depois, Dorival (ok, não seria um grande nome, mas desses que estão por aí é o melhorzinho) , que não quis, pra finalmente contratar esse encosto que , se não for defenestrado logo, vai nos levar pra segundona com vontade.

          ST

          1. Rs… o primeiro depois da interrogação.
            Diniz tem aproximadamente 10 anos como treinador… deixou o Flu na zona do rebaixamento esse ano com 26,7% dos pontos, quase a mesma coisa que o ex-patético ano passado.
            Alberto Valentim e Lisca doido (só pra citar dois), tem desempenho muito melhor do que ele.
            Mas se vcs acham que com ele era o time que perdia, e com Oz waldo, a culpa é só do treinador, não adianta insistir…

            1. Não. Eram as duas coisas. Quanto tempo ele insistiu com Airton Jubarte e Bruno Silva ? Depois, não viu que um meio-campo com dois cágados (Ganso e Daniel) e com três atacantes, bastavam ligações diretas do adversário pra botar nossos zagueiros no mano a mano. Enfim, Diniz é passado e que assim continue. Não faz nenhum sentido ele ser recontratado. Temos que olhar pra frente, mas a diretoria quis voltar à década de 90.

              ST

        2. Opa, opa, opa.
          Você está perdendo a razão e não está sentindo, Amiguinho falador.
          Por que está tão irado contra tudo e contra todos, se você dizia em tom de gozação, descontraidamente, que o time teria este destino que se vê agora? Dizia, lá no início do ano, que ele só iria brigar para não cair, e seria esse vexame mais uma vez, e até criticava quem pensasse diferente. .

          Ora, ora, você parecia não ter nenhuma preocupação com a sorte do Flu, e, agora, está fazendo esse escarcéu da porra, morrendo de medo de vê-lo na segunda. Por quê? .

          Cite um técnico atual que você tenha certeza que possa resolver o caso do Flu assim num piscar de olho, e tente entrar em contato com o presidente tricolor, e, quem sabe, você salva o clube.
          (12/09)
          <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

          1. Falador não…realista, amiguinho. Vc e Oni ficam p. da vida pq eu acerto rigorosamente TUDO…. o que não é difícil, já que ‘abade’ o terrível e a Flu ócio conseguiram montar um time horroroso antes de saírem. Mas, mesmo com esse time fraco, eu ainda achava (e acho) que temos condições de ficar em um honroso 15º lugar, pra alegria de vcs.

        3. Ave, César!
          Os responsáveis pela situação esdrúxula por que passa o Fluminense, são os nossos atacantes! Tivessem feito 20% das oportunidades que o time criou (mérito do Diniz) a conversa seria outra. E o Diniz endeusado! Simplista, simplista.

          1. Com certeza, amigo romano…o Diniz sedutor não tem culpa de nada… e o foda é que até as categorias de base também foram seduzidas.
            Parece que o parmera 17 poderia ter enfiado 20 no Flu se quizesse (se é que me entende…).

          2. Caro Nivaldo, postei um comentário sobre este seu engano, que de tanto ser por você repetido aqui no Blog vai acabar tornando-se verdade.
            Diniz é um rebaixador de times, caro Nivaldo.
            Não há dúvidas quanto a isso.

  6. Tô lendo aqui muito mimimi por causa de uma simples foto, que nem precisaria estar aí.

    Basta o texto.

    Isso aqui é um blog de troca de comentários e não um álbum de fotografias.

    Vamos nos concentrar na torcida para que o time consiga pelo menos um honroso 17º lugar na classificação final do brasileirão.

    Será um vexame terminarmos em 20º.

    STR

      1. O saber interpretar um texto, é primordial para o seu entendimento. Quem não sabe fazê-lo, quando tenta se reportar a ele, o produto é uma lástima.

  7. Acabei de receber via Whats App e reproduzo aqui pois simboliza exatamente o que eu penso : “Depois de uma atuação ridícula contra o Palmeiras, o Fluminense, afundado no Z4, pega o Corinthians em Brasília porque vendeu o mando de campo de olho na renda que os corintianos vão gerar. Quem se comporta como o CSA colhe os resultados do CSA” Resumindo : O Flu foi transformado em TIME PEQUENO. É triste, revoltante e inaceitável, mas é a mais pura verdade.

  8. PÔ, Oswaldo, pára com esta de escalar o time em um 4x3x3.
    E, pior que isso, sendo Ganso um dos três jogadores do meio-campo, e Nenê um verdadeiro atacante.
    Assim, você vai concluir o trabalho brilhantemente iniciado pelo Diniz, para rebaixar o clube.
    Se entrar assim contra o Corinthians você vai tomar outro sacode, cara. Larga de ser teimoso, cara.

    Quer colocar o Ganso em campo ?
    Coloque-o como quarto homem de meio campo.
    Como um verdadeiro camisa 10. Ouça o Murici Ramalho.
    Em um esquema 4x4x2, sr. Oswaldo de Oliveira.

    Proteja sua zaga com um volante de origem – o Yuri, no caso – , ladeado pelo Allan como 2º volante.
    E o Nenê como apoiador, com a 8.

    Ah, e troque o Gilberto Avenue pelo Julião.

    PELO AMOR DE DEUS, MEXA NESTE TIME, HOMEM !!!!!!!!!!!
    LARGA DE SER TURRÃO !!!!!!!!!

    1. meu time com o que temos:
      Muriel, Gilberto , Nino, Frazan, C. Henrique(Mascarenhas quando tiver bom)
      Yuri, Ze Ricardo, Allan ,
      Ganso (assim mesmo 1)
      JOão Pedro e Nenê (de atacante)
      Acho que essa formação é a melhor que podemos .

  9. Se alguém deve, vai ser cobrado. Se não me pagar, vai ter bens penhorados. Simples, racional, lógico, legal e honesto. Rebelar-se contra isso é devaneio, ou pior, má-fé.

  10. “E se era para cair, melhor que fosse com Diniz. Assim, pelo menos o Fluminense passaria a ter uma marca …” Claro! A marca de rebaixado, que faria a felicidade do Garcez. Que maravilha! Que festança!
    Festa estranha com gente esquisita… Eu, hein!

  11. Caraca!
    Sacanearam com o Gilberto. Só porque ele facilitou a vida do cara, deixando fazer dois gols em cima dele!?
    A intenção é essa mesmo, blog??!
    Se não for, qual é o critério na escolha da foto para colocar aqui????
    Daí, a gente vai entender no empate de 1×1 contra o Corinthians, e a do Oswaldo com cara de “macho” desprezado.
    Espero que publiquem.

    1. Pq não repercutir o Gol incrível perdido pelo JP, Haguiar?
      Veja, a jogada foi linda! Destaque para o passe do Ganso para o JP, passe genial! Seria o gol de empate, e com isso, o Fluminense teria mais confiança, moral tudo podia acontecer. Né não?

  12. Caros,

    Se perder Domingo Oswaldo cai, e aí a única solução será mesmo…

    Alguém se lembra do que fez o Botafogo com o Cuca há alguns anos atrás?

    Para este time jogar alguma coisa:

    Muriel,
    Nino, Digão e Frazan
    (três zagueiros),
    Julião (Ciscador, mas marca), Alan, Caio Henrique (de ala)
    Marcos Paulo
    Ganso ( bem “protegido”)
    João Pedro, Yone

    Nenê ,W. Nem, no banco como opções.

    SDs T

    1. Eu sempre digo que o time tem que jogar com três zagueiros, e esses três é o que temos lá, e que podem dar uma grande segurança ali atrás. Duvido quem haja algo melhor por aí. .

      No entanto, quero ver Julião, ou qualquer outro na ala esquerda, Gilberto na direita, sim, e Caio Henrique no meio junto com Allan. Todos os dois sabem sair detrás com facilidade, e podem se revezar muito bem fazendo isso. Já o Ganso e o Nenê, não sei.

      No mais, que, pelo amor dos filhinhos de todos os tricolores, voltem a tocar bolas de modo seguro, e não comecem a rifa-la de qualquer jeito porque ela, assim, sempre cairá no colo dos adversários, e foi visto isso ontem. .
      (11/09)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    2. ….. ” e aí a única solução será mesmo… ” ???????????????????

      Conclua, por favor, Carlos.

      ° Marcão ?
      ° Volta do Diniz ?
      ° Felipão ?
      ° Murici Ramalho ?
      ° [ ] Outro nome (indicar) ………………………………… .

  13. Caceta, pesoal l!!!!
    ,
    O Gilberto, pelo menos, estava correndo para cacete por todos os cantos, ele se apresentava sempre para receber, tentava jogar, mas sem ninguém acertando em muitos casos, o lado dele era muito bem fechado como sempre foi contra todos os times contra quem jogou, e, ontem, não foi diferente.
    No mais, todo mundo estava doidão ontem, e nada de bom foi feito, ele ficou no meio disso. .
    Ora, cacete, por que encarnar num jogador só, que, se sair, jogará em outro time qualquer, como tantos “imprestáveis” no Flu estão fazendo por aí afora.

    Nino e Digão receberam vários atacantes no pau a pau, que apareceram na cara deles sem marcação. Que porra que só eles são culpados de tudo? Quem disse que esses dois são esses bondes todos? Só pode ser o pessoal que pega a bola com a mão se ela vai em sua direção, o que Maradona explica bem. Tentavam sair jogando, mas a turma já esqueceu como era isso. Esses dois também, se saírem, jogam em qualquer desses times que estão aí na série A que tenha um mínimo de organização, algo que o Flu não tem mais.

    Quem pensava que era só outra direção assumir para acabar com todas as preocupações, saiba que o negócio não é assim. Falta o essencial que é dinheiro. Sem isso fica difícil fazer time, ou, pelo menos, um meio campo confiável, esse que saiba atacar, mas saiba defender também, que se apresente em apoio ao ataque, mas, também, rápido, em socorro à zaga na hora preta. Sem isso, nunca haverá zaga que preste no Flu.
    (11/09)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. Dois dos três gols do Parmera nasceram graças à ausência do Gilberto na marcação, PCA.
      Aliás, a tal ” Avenida Gilberto ” já é conhecida faz tempo.
      Eu havia pedido a volta dele, mas ….. fica dificil, companheiro. Muito dificil.
      Gilberto não recompondo e Ganso passeando, já viu, não é ?

      1. Amaury, entenda bem.

        Há uma cultura burra de muita gente e da própria imprensa que quer que lateral seja um ponta literalmente, e, se não fizer isso, não presta.

        O Gilberto é um lateral que ataca muito, adversários sabem e fecham a porta pelo lado dele, a gente vê isso, e ele sempre tentando ir à frente. Chega um colega, tenta ajudar, tocam pra lá e pra cá, mas não resolve muito, e a sua tentativa morre por ali.
        Nesse último jogo, houve buracos absurdos na nossa intermediária de um lado ao outro, não foi só no lado dele, não. Eu me desesperava vendo que o técnico não via isso nem os jogadores.

        Mas fechavam a porta para o Ayrton Lucas também quando viram o seu potencial. Ele não dava um passo que não houvesse um cara à frente dele. Mas, nesse caso, é só lembrar que o time jogava com três zagueiros, e o Ibañez fazia uma cobertura perfeita dele, e os dois se entendiam muito bem, trocavam passes, ele conseguia fugir da marcação, ou o Ibañez fugia, era um lado fortíssimo, não havia furos por ali, mas nego reclamava da dupla e do Ayrton “beijinho” em especial .
        E ele desse que só quis eternizar um beijo que a sua mãe lhe deu quando ele saiu de casa para jogar em algum lugar.

        Dessa forma, para fechar a “avenida Gilberto”, é só ele não se “ausentar” dela mais, enquanto não houver um inteligente que proveja segurança para ele quando tiver que fazer uma viagem rápida. Ponham guardas lá.
        Ele tem que exigir isso, dizer ao técnico que está sendo crucificado, e que, se não lhe derem cobertura, ficará ali atrás marcando quem for por lá e tocando bolinha para os outros. .

        Arme-se um esquema sério 3. 5. 2 no Flu, pois dizem que o nosso time é limitado, e haverá muito mais segurança na nossa intermediária, Gilberto e Caio, ou quem for, poderão ir ao ataque sem medo.
        Via-se o Marcelo parado na ponta esquerda no Real, ficava fixo praticamente lá, mas o meio-campo lhe dava cobertura.
        (12/09)
        >

        1. O sistema 3x5x2 exige muito teinamento, PCA.
          Muito treinamento mesmo !!!!!
          E não temos tempo com isto.
          Tivemos um ano de três ‘intertemporadas’ e perdemos a chance nas três.
          Agora, Inês é morta.
          Sobre a ‘cultura burra’ de fazer do lateral um ponta, eu discordo.
          Se o lateral é um profisional de respeito só irá ‘subir’ ao ataque quando sentir que dá.

          1. Não brinque, Amaury. Não brinque, cara.
            Que grande treinamento exige para um time jogar no 3. 5. 2?. É facílimo.
            Eu vi o Flu jogando nesse esquema logo que começou o ano. Airton fazia, e bem, o terceiro zagueiro ali na frente dos dois de área. O Flu ganhou do Fla, naquele 1 a 0, do Luciano, jogando nesse esquema e não tem nadinha de dificuldade.

            Sobre o lateral subir ou não subir, há realmente essa cultura burra. Se ele é de respeito ou não, vai para cima e dá certo, oba, é o maior. Se vai e ninguém cobre o seu lugar e toma gols, ele é isso que chamam o Gilberto agora. .
            (12/09)
            >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  14. Pelo que tenho acompanhado alguns jogos do Fluminense no sub 20 pelo brasileiro da categoria é para ligar o sinal de alerta.

    Os poucos que ainda se salvam é o Evanilson.

    O resultado disso é que diante dos jogadores que estão atuando no sub 20, poucos serão aproveitados e o Fluminense vai ter que ir ao mercado.

    Talvez a salvação esteja no sub 17 que apresenta alguns bons valores como o Miguel.

    1. Vários jogadores do Sub-20 vieram do time vice-campeão da Copa do Brasil Sub-17, no qual jogavam João Pedro e Marcos Paulo.

      André, Calligari, Wallace, Martinelli, Luis Henrique, Luan. Todos jogadores de futuro.

      A nova diretoria trocou o treinador num momento em que o time estava melhorando. Agora, o time só leva pancada.

      Logo que chegaram encheram Xerém com os apaniguados, ex-jogadores, que os apoiaram na campanha.

      Não sei se são competentes, mas esse tipo de medida não cheira bem.

      ST

  15. Aí, um espertalhão do Fluminense disse que tratou para que o clube recebesse em parcelas o pagamento pela venda do Pedro …….. pasmem (e eu gritei aqui, na ocasião) ……. para evitar a penhora do valor pelos credores do clube.

    Resultado ?
    O clube parcelou o valor da venda e ….. R$ 11 MILHÕES JÁ ESTÃO SENDO PENHORADOS !
    É caso de polícia, ou não é ?

    1. O espertalhão tem nome e sobrenome, Amaury, trata-se do MB. Nosso presidente!
      Acreditei quando disse q montou uma força tarefa para dar satisfação aos credores! E com isso, evitar penhoras. Acreditei no pedido de pagamento parcelado do negócio Pedro. Entendo que com a estratégia,tinha garantia de chegar até fim do ano sem problema de pagamento de salários. Tô achando que o MB tá faltando com a verdade! Isso não é nada bom.

    2. Papo de alo boy essa história de parcelou para não penhorar , quem conhece sabe que penhoras , vai pegando o que tem na conta até completar o valor do débito , não existe isso , foi parcelado por que interessou a alguem fazer dessa maneira , não teve peito de exigir ja que é por esse valor que seja à vista .

  16. Têm coisas neste mundo que são impossíveis de entender. Fizeram uma pesquisa no outro site lá sobre quem deveria ser o treinador se o atual saísse. 37% (quase 5 vezes mais que a segunda opção) acharam que deveria ser o Diniz. O Diniz enquanto nosso treinador provou ser um perdedor e não é o que eu acho mas sim fato. O pior de tudo é que pelo que parece, grande parte da torcida do Fluminense mantém o mesmo espírito perdedor infelizmente.

  17. Muricy Ramalho sobre o Ganso:
    “É assim que ele pode jogar, com proteção, e deixar ele livre para fazer o
    último passe. Se você quiser tirar alguma coisa dele agora. Eu já fazia
    isso lá atrás no Santos. Eu colocava proteção para ele jogar. Ele
    precisa ficar mais livre ainda. E outra coisa que tem que insistir com
    ele: o Ganso tem o pensamento que para ele o gol é um passe. Sempre
    insisti com ele: “Ganso, você tem que entrar na área. O número 10 tem
    que fazer gol”. Não vai transformar ele num grande marcador que ele não
    vai ser. Aí você perde um grande meia e não arruma um marcador”

  18. Ainda há pouco, na hora do almoço, encontrei ânimo e paciência para colocar em um programa esportivo, e um comentarista (dos 10% atuais que não falam bobagens) disse uma coisa muita próxima daquilo que eu penso… quase que certamente, CSA, Chapecoense e Avaí, não encontrarão forças para reagir.
    Na opinião dele (e na minha também), esses 3 cairão, e sobrará uma ‘vaga’ para a série B ano que vem, para 6 clubes (Ceará, Fortaleza, Goiás, Vasco, Flu e Cruzeiro). E disse mais…os grandes (3 últimos), não precisarão fazer nenhuma tarefa ‘impossível’ para escaparem. Basta jogarem com o mínimo possível de dedicação para não descerem. Por incrível que pareça, com toda essa ruindade e má vontade do time, uma vitória do Flu e uma derrota do Cruzeiro, faz o Flu virar o turno fora da ZR…
    mas com essa ‘vontade’ de jogadores como Gilberto e Ganso, não vai ter jeito.

    Presidente Mario, acorda porra… assuma a responsabilidade que o cargo exige. Manda embora logo o O2 e coloca um treinador rigoroso e não paneleiro (O2 está parecendo ser), que tenha coragem de fazer o que o Cuca fez em 2009, pra ontem.
    Esse jogo contra o curica é muito mais importante do que parece.

    1. Isso mesmo, Mário ! Aproveite os jovens craques Fred, Conca, Michael e Mariano, que temos no time titular, coloque em campo nossos ótimos reservas e contrate um bedel como treinador. Afinal, é só isso que falta a esses jogadores : porrada.

      Mais tosco, impossível.

      1. Cara, de cada 1.000 palavras que Vossa Senhoria coloca, 999 não se aproveitam para nada (se é que alguém tem paciência de ler)… e pelo jeito, é ruim de interpretação também… se é tosco, releva…
        Pelo seu perfil de ‘dono da verdade’ deve ser um Flu sócio que ficou sem ter onde colocar as baboseiras, depois que o pior grupo político da história e responsável direto por tudo o que estamos vendo, acabou.

        1. Parabéns pelas palavras, Nando.

          Eu acompanhava o finado site da fluócio e ele é oriundo daquele mundinho.

          Seus comentários eram recheados de elogios ao peter e abad.

          STR

    1. Conversa!
      Aposto que demorou a dormir.
      Pensando como estava o jogo.
      Só pelo fato de você vir aqui, diz que seu abandono não foi de coração.
      Confessa!!!
      hehehe

    2. Não consigo, Rodrigo. Não consigo !
      Já combinei comigo mesmo de não mais assistir jogos do Fluminense, pois me fazem mal.
      No dia seguinte pela manhã já estou louco atrás de notícias sobre o clube.
      É uma verdadeira cachaça.

  19. O Ganso não joga nada, mas a única chance de gol que o time teve no jogo foi com passe dele.

    O cara nunca foi um jogador vibrante e isso TODOS SABIAM quando o clube o contratou. Agora, querem que ele seja o motorzinho do time. O desespero assim como o ódio, emburrece.

    Como um jogador lento e sem nenhum tino para a marcação pode ser posto pra jogar de segundo volante ? Pior, ao lado de uma jubarte !

    A hipocrisia fala alto : quem rende, qualquer que seja o trabalho, fazendo aquilo que não sabe ? E quem , ainda assim, continua satisfeito e motivado ?

    Já reclamavam dele, ainda com o Diniz. Mesmo sendo o jogador que mais desarmava e um dos melhores em números de passes certos. Esses aí ficariam felizes com 10 Pablos Dyegos em campo.

    A solução está posta : barrem o Ganso. Esse é o problema.

    Melhor, como já estão dizendo que os jogadores estão fazendo corpo mole, que sejam todos barrados. Vamos com os reservas. Basta que corram e nossos problemas estarão resolvidos.

    Organização Tabajara perde.

    ST

  20. Ganso falou que fica difícil pela mudança e tal… mas os resultados dos 2 tecnicos são similares, derrotas a rodo e escassez de vitorias.

  21. Concordo plenamente com seu texto João.
    Com Diniz tínhamos um padrão de jogo, que bom ou ruim, o time criava várias chances, faltou a ele Diniz olhar para o sistema defensivo, tivesse feito, não estaríamos na mesma situação.
    Oswaldo chegou, não arrumou a defesa e desmontou o pouco que tínhamos de bom.
    Ganso virou segundo volante, Speed e Caio Henrique parecem dois estranhos no ninho.
    Um meio campo com Airton, Nenê e Ganso contra um elenco como o do Palmeiras era pedir pra ser goleado e o placar não foi maior graças a Muriel o Cruel.
    Aí o O2 tem a coragem de falar que o time criou várias chances de gol, ele só pode estar achando que treinava o Palmeiras.
    Ontem, ao contrário de outros jogos, vi um bocado de jogador sem vontade em campo.
    Enfim, com Oswaldo no comando, seremos rebaixados com certeza.
    Em tempo, de forma alguma estou dizendo que o Diniz tinha de ter ficado, nesse ponto estou com o que disse o Nando: Diniz tinha de ter saído e Oswaldo não devia ter chegado.
    Obs. Só eu que achei que o primeiro gol do Palmeiras foi com a mão?

  22. Há muito tempo que não posto nada sobre meu querido e amado Flu mas dadas as circunstâncias recentes e o momento pelo qual passamos resolvi voltar a postar como forma de desabafo.
    De antemão aviso: sou completamente apaixonado pelo Flu e por futebol nesta ordem, meus ídolos são meus pais e os milhões de seres humanos que ralam com caráter e honestidade para manterem suas famílias, portanto procuro pautar minhas opiniões a partir de análises e não baseada em paixões desenfreadas e … são apenas opiniões.
    Fui em princípio contra a contratação do Diniz pois achava-o (não conhecia a fundo o trabalho) inexperiente.
    Começou o trabalho e apesar de tudo o que se desenrolou até sua demissão, hoje para mim é disparado o melhor técnico brasileiro atualmente e está em franco desenvolvimento. Tem seus erros, suas teimosias e precisa adaptar algumas coisas mas tenta implementar um padrão de jogo que é o que eu gosto de ver em um time de futebol e aqui sei que cada um tem seu estilo de jogo preferido portanto não certo nem errado apenas preferência.
    Hoje, se eu fosse presidente do Fluminense o contrato com Diniz seria mantido e estendido, a filosofia seria implementada desde o sub feto até o profissional, bancaria isto e tenho convicção que os resultados a médio e longo apareceriam.
    Sobre a filosofia:
    1 – Posse de bola para controlar o ritmo de jogo
    2 – Não rifar bolas
    3 – Passes ou lançamentos – abolir chutões
    4 – Pressionar saída de bola do adversário
    5 – Jogadores se colocando em posições para sempre serem opções de passes (esta movimentação é o que mais requer tempo e treinamento)
    6 – Intensidade para retomar a bola (a meu ver o que mais faltou no time para que tudo funcionasse mais)
    7 – Jogam os mais técnicos desde que se comprometam mentalmente e fisicamente com o sistema.

    Sobre o Diniz:
    1 – sereno
    2 – aparentemente ótima condução de vestiário sem ser “paizão”
    3 – trabalha com o que tem, assume as culpas e não fica pedindo jogador.
    4 – recupera jogadores (fundamental para um time que não tem $)
    5 – aproveita base (fundamental para um time que não tem $)

    Este perfil de treinador traz MUITO $ ao clube se o mesmo souber aproveitar esta situação, ou seja, ganho técnico aliado à ganho financeiro.

    Sobre o trabalho:
    1 – notadamente um time que joga bem e mesmo em várias derrotas
    2 – números mostram enorme % de finalizações, enorme % de chances reais, enorme potencial de posse de bola, passes certos o que aliado com o alto % de finalizações, destrói a tese de que o time trocava passes infrutíferos, teve uma estatística que o time time inclusive uma alta troca de passes no último terço, ou seja, no ataque.
    3 – na enorme maioria dos jogos tivemos mais chances que o adversário
    4 – time mudava por inúmeras razões e a consistência era mantida

    Problemas:
    1 – Alguns erros em escalações
    2 – Time muito novo ainda ganhando confiança
    3 – Saídas constante de jogadores que estava encaixados ( com pouco treino para inserir novos pois para mim a saída de alguns longe se ser perda foi reforço) e com consequência perda de entrosamento
    4 – Tentar ajustar o time um pouco mais defensivamente mas sem abrir mão da filosofia
    5 – Saber variar a saída para não ser previsível e dificultar ainda mais o adversário
    e… BOTAR A BOLA PARA DENTRO porque mesmo com todos os erros se tivéssemos colocado a bola para dentro com o mesmo índice de eficiência que nossos adversários tiveram contra nós, estaríamos certamente na parte de cima da tabela.

    Não vou discutir que o VAR somente funciona contra nós e nunca a favor pois isto está na cara.

    A maioria de nós e imprensa gosta de dizer que o certo é julgar o trabalho mas de fato quando confrontados somente olhamos resultados.

    Na minha opinião estávamos em um bom caminho, não sei o final deste caminho ao final deste ano mas sei que olhando o panorama global, acredito que era o momento de implantar uma FILOSOFIA e usufruir disto depois.
    O futebol desafia a estatística mas tomar decisões sem se basear nelas é contar com a sorte apenas. Pelos números estávamos muito mais perto de ganhar do que de perder. Hoje o time é um bando, joga o futebol de contar com chutão na filosofia de jogar pela 2ª bola ou por uma bola parada ou por um contra ataque ocasional e isto não é um problema do Oswaldo, isto é o que fazem todos os técnicos da série A a exceção aparentemente de Sampaoli, Diniz, Jesus e até a pág 2 Renato Gaúcho. Os demais fazem a mesma coisa com variações.

    Sendo assim pergunto: valeu a pena realmente mandar o cara embora e jogar tudo de bom que fora feito até agora?
    O problema era o trabalho? Era o desempenho? Era briga com o elenco? Não.
    Então tomar esta decisão é pensar só no resultado que não virá sem um processo, a não ser por SORTE.

    Para quem não leu, embora não concorde 100% com as opiniões de Dedé do Netflu vale a pena ler este post dele:
    https://www.netflu.com.br/flupress-diagnosticos/

    E sobre resultado X filosofia vale muito assistir um filme chamado:
    Moneyball – O Nome do Jogo com o Brad Pitt.
    PS: Não consigo dissociar o time em questão do Fluminense (em pior estado).

    Resumo:
    Estou completamente desmotivado em ver o time jogar, não acredito em recuperação com este modelo atual de jogo, acho que a coisa ainda vai piorar muito pois para mim o elenco não comprou o novo treinador.
    E já está nos microfones cobrando reforços…

    Para refletir

    SDS Tricolores

    1. Boas colocações, Márcio.

      Embora ache que a situação tenha ficado insustentável para o Diniz, menos por conta dos resultados e mais pela nítida resistência que ele demonstrava em flexibilizar sua proposta e tomar algumas precauções defensivas, bastam dois neurônios e uma mínima capacidade de observação e análise para se concluir que era muito mais fácil consertar o que não estava funcionando do que começar tudo praticamente do zero.

      Se os responsáveis pelo futebol do clube conhecessem minimamente do esporte e tivessem um pouco de habilidade no trato pessoal, talvez fosse possível, com uma boa conversa, convencer o Diniz a fazer algumas mudanças, ainda que fossem provisórias, para estancar a sangria, mas Celso Barros já tomou posse deixando claro que só aguardava a melhor oportunidade para se livrar do treinador e contratar um de seus queridinhos.

      Assim foi e o primeiro procurado foi Abel o que evidencia duas coisas : não há um plano para o futebol do clube, já que demitiram sem um acerto prévio com um substituto; e quem cuida do departamento não entende bulhufas de futebol, porque alguém razoavelmente antenado não tentaria contratar um treineiro desatualizado, recém chutado da Gávea por maus resultados com um elenco estelar, e que a torcida não queria ver nem pintado de ouro.

      Até que a segunda opção, que seria o Dorival, embora com ideias muito diferentes das implantadas pelo Diniz, poderia funcionar, mas diante do que o clube havia feito com ele no passado, inventou uma desculpa diplomática e tirou o corpo fora.

      Restou-nos a piada OO…

      Só que não somos nós que gargalhamos.

      ST

      1. Sim CB tem um gigantesco problema de EGO.
        Uma boa conversa… talvez até um coordenador experiente e sinto que um ajuste fino traria o que precisávamos.
        Agora é rezar e sofrer…

  23. Uma vez ouvi o Muricy Ramalho dizer numa entrevista que para o time dar certo os jogadores têm que acreditar no técnico e no sistema de trabalho dele. Então depois de trabalharem com Diniz com esquema de jogo e treino inovador que faz o time jogar bonito, vem o OO com seus métodos arcaicos que tem tempo que não consegue boa campanha com nenhum time nos últimos anos acontece isso que estamos presenciando. Os jogadores não acreditam e não tem confiança no que o OO passa pra eles. Caso continue do jeito que tá, certamente, nosso final de ano vai ser terrível. ST

    1. Ainda acho que o jogador, ou qualquer outro profissional, tem que ter profissionalismo enquanto funcionário contratado.
      Muitos dos erros apresentados pelos jogadores é por ruindade mesmo deles..
      ST

  24. Ayrton e Bad Nem estão fora do próximo jogo, contra o Corinthians.
    Ambos por cartões amarelos.

    Assim, vejamos se o OO terá a iniciativa de aproveitar a ‘conspiração do destino’ a seu favor.
    Aproveitando para escalar o Airton (ou o Yuri) como 1º volante e o Allan como 2º volante.
    Para tanto, puxaria o Nenê para a meiuca, como 3º homem de meio-campo.
    E levaria o Ganso mais para a frente, como 4º homem de meio-campo pela esquerda.
    Isso porque não creio que alguém tenha peito de barrar o Ganso. Porque, por mim, jogaria o M.Paulo.
    Entendeu, OO ?
    Inverter – simplesmente – as posições de Nenê e Ganso.
    E no ataque Yony e JPedro.
    Reforçariamos em muito a proteção à zaga , sem perdermos a qualidade na transição e na criação.

    Ah, e na lateral direita ……. volte com o menino Igor Julião, porque o Gilberto está mal. Muito mal !

    1. Gilberto, não está mal, ele é pessimo, e de uma má vontade sem tamanho. Observando os gols de ontem, em todos eles, Gilberto não estava posicionado. Ou então, contemplando as definições dss jogadas. Se não quer jogar, nao prejudique seus companheiros. Tenha companheirismo, e deixe de derser a profissional.

  25. Bela venda de mando de campo. Mario e celso mais do mesmo, mesmo não mesma, mesma merda que abad peter. Fecha o futebol e fica com saltos ornamentais. Série B nao tem como fugir este ano. Oeste, cuiaba, sao bento, se preparem pq serão os jogos do ano que vem.

  26. Lhemontam, aviso!
    O mundo pertence aos vivos! Aos mortos recordações, missas etc.
    Esquece Flusocio, Já era! Morreu!
    Foca no CB e MB ambos ressuscitados!
    O problema é o OO. Tá difícil! Vixe mainha…o gol que o JP perdeu hein!?
    Tá difícil, muito difícil… chutamos duas bolas no gol dos caras, tá difícil!
    Nenê e JP. Quem foi o simpático q deu o bolão para o JP? como é o nome dele, Lhemontam?

  27. Sobre a foto do Post :
    Será que alguém pode identificar o que – exatamente – está acontecendo entre o Gilberto (LD) e o jogador do Palmeiras ?

    Quando não selecionam uma foto do adversário comemorando o gol feito no Flu …….
    postam uma foto que quase é um ‘ sexo explícito ‘, sendo que o ” possuido ” é o nosso jogador.

    Fala sério, produção do Blog.
    Vocês estão denigrindo a imagem do JMG como jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *