Queda e polêmica

Olimpia e Fluminense pisaram o gramado do Defensores del Chaco trincando os dentes.

Depois de serem derrotados por contundentes 3 a 1 no Engenhão, os paraguaios armaram clima de arapuca para os tricolores, inflamando seus torcedores, que chegaram a jurar André nas redes, depois da confusão em que se envolveu no fim do duelo no Rio.

Cão de guarda tricolor, Felipe Melo disse que a resposta às ameaças viria na bola e que o time jogaria “à la Fluminense”.

Mas o clima de tensão estava estampado no rosto de todos, menos do compenetrado e experiente árbitro chileno Roberto Tobar, acostumado a jogos assim, como a final da última Copa América, entre Brasil e Argentina, embora sem público, no Maracanã.

O Mário Filho, por sinal, reaberto no último fim de semana com grama nova (10% sintética), receberá jogos da Libertadores a partir da quarta etapa da competição, popularmente conhecida como fase de grupos.

Quarta fase, frise-se, porque as anteriores a ela não são “pré” de coisa alguma, mas sim a Libertadores propriamente dita.

“Pré-Libertadores”, assim, não passa de uma invencionice da imprensa nacional, desde que a Conmebol instituiu uma fase eliminatória, em 2005.

A Copa do Brasil, cujos classificados à Libertadores só entram mais à frente, não tem suas fases iniciais, disputadas inclusive em jogo único, chamadas de “pré-Copa do Brasil” pela mesma turma de “criativos”, o que só comprova o arranjo infeliz, que acabou erronemanete popularizado no Brasil.

Populares também eram os pedidos das arquibancadas por Martinelli e Jhon Arias no time.

Abel esperou o maior desafio da temporada para atender, sacando Yago Felipe e Willian Bigode.

O sonho pela glória eterna costuma ser idealizado pelos famintos. Quem estaria com mais fome?

O Fluminense balançou a rede logo aos seis minutos, com David Braz, mas, sem VAR, o lance foi anulado pela arbitragem, que viu braço do indignado zagueiro tricolor.

Dois grandes lances sacudiram o estádio aos 18, com Fábio pegando petardo de Recalde na entrada da área, e Luiz Henrique sendo caçado sem bola por Ortiz quando respondia no contra-ataque. O amarelo ficou baratíssimo para o volante.

O relógio era amigo do Flu, em vantagem no confronto. O 0 a 0 classificava o Tricolor e mantinha o bom retrospecto do clube no Defensores del Chaco. Em dez jogos, venceu quatro vezes, empatando outras três.

O jogo aéreo do Olimpia favorecia o Flu, que tirava todas com Nino, David Braz e Felipe Melo, o trio de ferro tricolor.

Surpreendido aos 37, depois que Alejandro Silva foi lançado nas costas de Cris Silva e centrou de cabeça, tirando Fábio. Livre, Recaldo, desta vez, colocou para dentro.

Dois chutes de Cano, aos 41 e 45, ambas defendidos por Gastán, foram a resposta do Flu, antes do intervalo.

Muito pouco para um time que praticamente optou por se defender, uma escolha de altíssimo risco.

O Flu começou o segundo tempo ainda mais retraído, um jogo perigoso, de fazer o torcedor roer até as cutículas.

Abel não quis pagar pra ver e deu uma bronca daqueles em Luiz Henrique, pedindo mais movimentação ao meia-atacante.

Deveria ter dado outra em Felipe Melo, que numa saída errada pelo meio quase entregou o ouro ao ladrão.

A torcida paraguaia cantava, o Flu não saía de trás, tampouco jogava “à la Fluminense”.

Willian, então, entrou no lugar de LH, em noite apagada depois da enorme repercussão em torno de sua negociação para o Betis (ESP).

Arias caiu e, com câimbras, foi substituído por Gabriel Teixeira.

Que desperdiçou a bola do jogo aos 65, ao receber livre de Bigode e chutar em cima do goleiro. Um pecado!

Experientes, David Braz e Felipe Melo valorizavam cada ida ao chão.

Aos 79, Nino teve falta não marcada contra ele e, no contra-ataque, deu um empurrão na entrada da área para evitar o gol.

Rua para o capitão tricolor, e mais sofrimento nos minutos finais.

Sobretudo depois que Abel tirou Cano e Calegari para a entrada de Luccas Claro e Pineida, entrincheirando ainda mais o time.

Durante a troca, com a confusão do quarto árbitro, o Flu ganhou minutos preciosos.

Em vão, porque aos 43 Paiva deixou tudo igual no placar agregado (3 a 3), no rebote de boa defesa de Fábio.

Olimpia 2 a 0.

Valesse ainda o regulamento do ano passado, o Fluminense estaria fora, pelo gol sofrido em casa, critério que, por sinal, o eliminou ano passado depois de dois empates (2 a 2 e 1 a 1) com o Barcelona (EQU).

Contra quem, inclusive, poderá topar mais à frente, mas na Sul-Americana.

Derrotado nos pênaltis, o Fluminense, que simplesmente não jogou, em nenhum momento mereceu ficar com a vaga, em Assunção.

Em que pese a legítima reclamação de David Braz, que mudaria a história do confronto.

A Sula, cujo sorteio está marcado para o dia 25, passa a ser a esperança de título internacional na temporada.

***

Fotos: Lucas Merçon/FFC

232 thoughts on “Queda e polêmica

  1. Não Vou mentir, quando bigode perdeu o primeiro pênalti desliguei a tv e fui dormir. Já estava perdido, era claro isso.
    Resumo da opera, olimpia entrou em campo com espirito da libertadores enquanto o Fluminense com espírito dos perdedores.
    A covardia cobrou seu preço.
    A estratégia dos veteranos mostrou-se frágil, acabou nos oesde bigode, uf-uf e fabio pelo primeiro jogo.
    Agora o planejamento do ano foi para o espaco, ganhar o carioqueta não dá grana suficiente e no BR será mais uma participação honrosa.
    Então vem ai a liquidação de final de verão no reino do laranjal.
    Que fase.
    ST

    1. Desculpa Andrei, mas vc só pode estar de brincadeira. O framengu começou a jogar agora, estava em pré temporada. A chance do Fluminense ganhar o carioca, principalmente depois da lambança desse b*sta que preside o clube é ZERO.
      Infelizmente temos q torcer pro time ser eliminado pro botinha e não passar mais um vexame histórico de ser tri vice do já tetra campeão framengu.

  2. Como disse o prezado Carlos Rodrigues, “O sonho acabou…”

    Há quanto tempo o Fluminense, em partidas decisivas como essas nos últimos anos, se comporta assim?

    Contra o Atlético GO ano passado pela Copa do Brasil foi a mesma coisa.

    Ver um Olímpia colocar nas cordas o time que o Abel escalou foi dose para mamute gordo.

    Ainda conta com o azar da arbitragem anular um gol legítimo no primeiro tempo.

    Contudo, o Olímpia fez o seu papel e venceu a partida

    Mas todas as vezes voltamos a ver a mesmice e outra eliminação acontece e isso significa que o orçamento feito já vai ser revisto pela gestão, pois agora vão em direção de com força em vender a preço de banana alguns dos ativos do Clube como o André. Alguém duvida?

    Vem aí a decisão do carioca e outras competições e o Abel vai ter que rever muitos dos seus conceitos, pois a continuar assim, o Fluminense vai ser mais do mesmo nos últimos anos.

    1. Caro Washington,
      Você tem toda a razão: há muito tempo o Fluminense nega fogo em partidas decisivas. Lembro de um jogo com o Vasco em 2015 no qual uma vitória nos colocaria na liderança do Brasileiro, mas MB – então vice de futebol , cargo quero-me ele considera desnecessário porque como Peter o acumula – contratou o Ronaldinho destruindo o ambiente entre os jogadores dirigidos pelo titubeante Enderson Moreira. Ronaldinho que foi um dos mais picaretas que usou (e não vestiu) a camisa do Fluminense não ficou um mês no clube, mas foi suficiente para perdemos o jogo despencarmos em seguida na tabela. Abç

  3. Eu sei que todo mundo tá fulo da vida, mas foi uma eliminação merecidíssima. O Fluminense não jogou, rigorosamente, porcaria nenhuma. Abel, como sempre fez durante toda a sua carreira, armou o time com trocentos volantes para segurar o resultado do primeiro jogo. Postura covarde não merece jogar a Libertadores mesmo não.

    Queria ser uma mosquinha para ver a cara de bunda do presidente pavão, avaliando o tamanho da cagada que fez, ao doar a principal promessa do time na semana em que iria jogar o “jogo do ano”. Bem feito ! Agora tenho certeza absoluta que ele será varrido das Laranjeiras no fim do ano.

    Libertadores e Fluminense, infelizmente, não combinam. Não temos tradição, muito menos “pegada de Libertadores”. E mais uma vez, caímos nos pênaltis, nosso eterno calcanhar de Aquiles nos mata-matas. Estou chateado, é claro, mas não há que se falar em injustiça.

    Todo mundo sabia que o Olimpia viria com tudo para cima do Flu, menos o Abel, seus comandados sem sangue e esse presidentesinho de M. Parabéns aos apoiadores dessa gestão, ou melhor, indigestão. Estão felizes com mais essa vergonha ???? Mais um ano perdido para a era do pavão lacrador.

    OBS : Nunca gostei desse tal de “Biel”. Jogador minúsculo, sem força e que vive perdendo gols cara a cara. Tá explicado o porquê de não terem feito nenhum esforço para manter a sua contratação. Os gringos devolveram rapidinho quando perceberam o péssimo negócio que estavam fazendo.

    1. Rafael, o pavão só perde se houver voto on line caso contrário os piscineiros, a galera dos EO e os coveiros oriundos da Flu ÓCIO o reelegerão.

      1. Fato. Se nao for o Mario Arco-Iris sera um laranja dele, ou da Flusocio. Arrumam outro bunda mole feito o Abestado para “posar de presidente”, um cara que nem assinar como presidente do ffc podia por ser fiscal da receita, enquanto a “galera” eminencia parda toca o esquema longe dos holofotes….. Por onde anda Danilo Felix, por exemplo? Alguem acha que ele “abanodnou” o ffc? Duvido, esta la se dando bem nas “sombras”….. E muitos outros como ele. Os famosos PJotas do ffc? Certamente continuam por la e sao “base eleitoral” do Arco Iris…. muito dificil mudar o esquema que foi aparelhado pela Flusocio. Que dizem nao existir mais, e o Mario diz nunca ter feito parte…..

      2. É inadmissível que, depois de mais essa eliminação vergonhosa, ainda existam pessoas que votem nesse pavão lacrador. Essa gente não é tricolor de jeito nenhum ! Essa politicagem ultrapassada e da era paleolítica, está destruindo o clube. São trocentos mil conselheiros, zilhões de beneméritos, tudo isso para que ? O Fluminense tem 120 anos de fundação e não tem nenhuma Libertadores na sacoia (nem sulamericana). Isso é uma vergonha, Nando ! É impossível ser tricolor e não se revoltar com uma eliminação patética como a de ontem.

    2. Rafael parabéns pela manifestação. Você disse exatamente o que eu penso e sinto.
      O Fluminense não combina com.a Libertadores, é geneticamente incompatível com ela.
      Somos perdedores, nada mais do que isso.

      1. É isso mesmo, quando Pedro. Libertadores não é para o Fluminense. São, como você muito bem disse, geneticamente incompatíveis. É torneio para time cascudo, que sua sangue. Não é feito para os “bibelôs de Xerém”, feitos de cristal e cabelinhos descoloridos.

  4. É inadmissível que o presidente (minúsculo) de um clube anuncie a venda do melhor jogador do time às vésperas de um jogo que inclusive renderia milhões de reais a seus cofres.
    É de uma burrice – de tanta incompetência – que causa náuseas.
    E ainda saiu com aquela ” confiem em mim “.
    Esta pessoa é um desastre.
    Ele, seu guardião do sofá, e seus dois “fãs de carteirinha” aqui no Blog devem estar felizes.

    1. Libertadores nunca foi o objetivo deles

      Quando o Betis confirmou o PIX pro FlusocioOffshore, o Real objetivo tinha sido alcançado.

      O Mario é um moleque desqualificado

  5. Jogadores desorientados e paralisados durante o jogo e com tremedeiras para cobrar penalties.
    Que abalo a administração dos Fortes provocou em um único movimento, não?

  6. Caros,

    O sonho acabou… Agora sem a grana da Libertadores é que o MB vai vender tudo: Nino, André, Martinelli… Talvez a Sulamericana seja mais fácil, pois até o Patético Paranaense já a ganhou.

    Luiz Henrique perdido, Martinelli sentindo, André apanhando e Gabriel Teixeira com esse corpinho e essa bola deveria estar no sub-17. Esta derrota começou no Domingo com o impacto negativo anúncio da venda de LH. Repito o que já disse antes: vai pra conta de Mario Bittencourt e, acho, em menor proporção do Abel.

    A ironia é que eu e muita gente chegou a acreditar que a versão mais leve com Martinelli e Jhon Arias ia dar liga. Ainda quero ver a “mão” do David Bras no gol, mas de qualquer maneira o time não jogou nada, foi menos que medíocre. Outra ironia foi que dois dos experientes perderam logo os dois primeiros penaltys e o Fábio só pegou um. Aí quando André fez o dele ele nem vibrou. O time já tinha jogado a toalha, estava derrotado. Fica a pergunta: treinaram penaltys?

    Agora é ver o que vai arrumar no Carioca…

    1. Se chegar nas finais será vice do framerda novamente…. Como
      comentei antes quem é “cascudo” e barata… os “cascudos” não pegaram um pênalti e perderam as duas primeiras cobranças…. E agora “taca” a vender jogador para pagar Fábio “pegador de pênalti”, “Wilsu” Bigode, FM 38 e afins…. Todos rejeitados em seus clubes anteriores e que foram “acolhidos” por dois anos no ffc com salários absurdos.

  7. Perdemos e de forma merecida.
    A atitude do time desde o primeiro tempo sinalizaram a derrota.
    O time abdicou de jogar e aí deu no que deu.
    Pênaltis, já conhecemos essa história, minha esperança era o Fábio pegar um ou dois, pois de nossos jogadores que estavam em campo eu não esperava muito
    Enfim perdemos.
    Vida que segue, fazer o que?

  8. Caros,

    O sonho acabou… Agora sem a grana da Libertadores é que o MB vai vender tudo: Nino, André, Martinelli… Talvez a Sulamericana seja mais fácil, pois até o Patético Paranaense já a ganhou.

    Luiz Henrique perdido, Martinelli sentindo, André apanhando e Gabriel Teixeira com esse corpinho e essa bola deveria estar no sub-17. Esta derrota começou no Domingo com o impacto negativo anúncio da venda de LH. Repito o que já disse antes: vai pra conta de Mario Bittencourt e, acho, em menor proporção do Abel.

    A ironia é que eu e muita gente chegou a acreditar que a versão mais leve com Martinelli e Jhon Arias ia dar liga. Ainda quero ver a “mão” do David Bras no gol, mas de qualquer maneira o time não jogou nada, foi menos que medíocre. Outra ironia foi que dois dos experientes perderam logo os dois primeiros penaltys e o Fábio só pegou um. Aí quando André fez o dele ele nem vibrou. O time já tinha jogado a toalha, estava derrotado. Fica a pergunta: treinaram penaltys?

    Agora é ver o que vai arrumar no Carioca…

    SDs T

  9. Como vem acontecendo há dez anos, o Fluminense vence jogos irrelevantes e perde os decisivos. Por exemplo, de bada adianta ganhar cinco vezes do flargh e ser derrotado na decisão

  10. O Abel vai ter que explicar o pq de Gabriel Teixeira, e tb pq não tirou o m**da do Cris Silva, que deitaram e rolaram em cima dele.
    Mário Bitencourt, vai tomar no c*!
    Um vexame!

  11. Tal como antes, com o Hellman e o Roger.

    Demos a bola para eles e dissemos : ” pronto, vamos começar ! Vocês jogam e nós corremos atrás da bola.”

    Esquema covarde, de quem não se garante.
    Todos tremeram.
    Até os ditos ” cascudos “.

  12. Começa assim, o bosta do presidente mandou um all-in e sequer montou time capaz de entrar na fase de grupos. Daqui a pouco salário milionário deles atrasando….

  13. Abel lixo
    Abel burro
    Abel covarde
    Abel retranqueiro
    Calegari lixo
    Cris Silva lixo
    Nino lixo
    Felipe Melo lixo
    Martinelli lixo
    Luiz Henrique MUITO LIXO, vá logo pra Espanha e pra p**a que o pariu.
    Mario Bitcoin burro e lixo
    Time lixo!
    Nelson Rodrigues estava errado. O Fluminense não é enorme, p Fluminense é medíocre um grande 172

  14. Mereceu perder e perdeu, simples. Time covarde. Entra o Martinelli e ele mostra toda a sua imaturidade. Ter Callegari no time , um moleque que só sabe fazer cara feia e não produz merda nenhuma, é ridículo. Agora f**a-se. Que se dane campeonato carioca. Está m**da só serve para… Não serve para nada

  15. O presidente de m*rda achava q jogar com um tricampeão da Libertadores é o mesmo q enfrentar o Madureira kkkkkkkk
    Na boa , todo ano é a mesma b*sta…esse time faz uma graça, a galera entra num oba oba frenético, e no final os caras não ganham absolutamente NADA.
    Podem me xingar , mas tomara q seja eliminado pelo Botafogo…ser vice do flamengo de novo vai ser f*da

    E ainda temos q aturar o bobão da corte repetir a ridícula frase ‘o Flu é para os fortes’.

  16. Jogo encerrado e 2 x 0 pros caras! Fez muita diferença a caca do Fábio no Engenhão. Agora ele terá que pegar tudo e mais um pouco para se limpar com a torcida Tricolor… Veremos o que o futuro nos revela!?

    1. Começou a era Abel, o cara que apoia venda de qualquer jogador, em qualquer momento, por qualquer valor.
      É o técnico sob medida para o Mario Betis Bitencourt.

  17. E vamos torcer para pelo menos ir para os pênaltis.

    Uma verdadeira lambança tricolor, buraco no meio, cheio de meias,

    Haja milagre.

    Torcendo pelo Fabio.

    ST

  18. Agora ferrou.
    Maldição de querer sair driblando com marcação dupla ou tripla.

    Agora só na base do milagre.

    Pura desgraça.

    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *