O símbolo da sobrevivência

Não é exagero dizer que o pênalti defendido por Júlio César contra o América-MG não apenas salvou o Fluminense da Série B do Campeonato Brasileiro, como, algo bem mais além, também da insolvência.

Já chafurdado em dívidas, o Fluminense, sem as gordas cotas de TV destinadas aos clubes da elite nacional, mergulharia numa crise sem precedentes em sua história.

Mais grave até do que a que viveu nos anos 1990, quando desceu ao purgatório, embora num momento em que ainda dispunha de bons parceiros, como a mundialmente conhecida Adidas, fornecedora alemã de uniformes, e, num segundo momento, a Unimed.

Além disso, sua dívida estava a léguas de chegar à casa do quase impagável meio bilhão de reais.

Tal como o Vasco, que escapou de seu quarto rebaixamento desde 2008, o Fluminense, não tivesse se segurado, correria risco elevado de repetir o Coritiba, que caiu em dezembro passado e não conseguiu voltar à Série A neste 2018, ano seguinte ao descenso.

Sabidamente, o Coxa não está entre os 12 gigantes do país – é, no máximo, considerada uma agremiação média, com todo o respeito que ela merece.

Pois Flu e Vasco, tivessem sucumbido estritamente nesta ocasião em que se discutiu a reformulação de contrato com a TV, estariam seriamente ameaçados, embora não num primeiro momento, de também verem seu status de clube grande decair.

O goleiro Júlio César, ao defender a cobrança de Luan – como também outras duas que pareciam ter endereço certo –, salvou, portanto, o Fluminense disso tudo.

Tal como um grande herói, proporcionou uma espécie de sobrevida ao clube.

Aliviados, Abad e companhia devem muito a ele.

Eu não pensaria duas vezes em renovar o seu contrato, iniciando pelo goleirão e a laureada revelação Pedro a reformulação do elenco.

***

Em nota, a Flusócio vangloriou-se do risível 12º lugar do Fluminense no Brasileiro, alegando ter sido a melhor colocação do clube nas últimas quatro temporadas, algo que tratei com ironia na coluna passada.

Ainda em sua defesa, comparou a posição de 2018 à de outros anos em que o clube contava com o aporte financeiro da Unimed e que também brigou contra o rebaixamento.

O texto, desavergonhado, só tem uma serventia: irritar ainda mais o já impaciente torcedor tricolor.

Em tempo: ou este grupo político, numa espécie de mea-culpa, vem a público reconhecer os atropelos que cometeu nas últimas temporadas (a aprovação das contas da gestão passada pelo Conselho Fiscal foi um absurdo) ou atravessará um 2019 ainda mais pressionado do que neste ano.

***

Justiça seja feita: àqueles que dizem não ter havido merecimento do Fluminense sua permanência na Série A, é preciso lembrar que o campeonato é feito de 38 rodadas, e não somente das oito derradeiras, quando, aí sim, o time, pelas razões políticas e financeiras conhecidas, teve desempenho tétrico.

Até o mês passado, quando o Brasileiro já contornava a última curva, o Fluminense jamais havia deixado de ocupar a primeira metade da tabela, alternando a sua posição entre o oitavo e o décimo lugar.

Sua colocação final, portanto, décimo-segundo, é compatível com o desempenho da equipe no retrospecto geral.

Tal como a vaga na Copa Sul-Americana, que beliscou.

***

Vai e vem do mercado.

Quem aguenta tanta especulação?

***

Até domingo!

_______________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

186 thoughts on “O símbolo da sobrevivência

  1. Prezado Juarez Franco.

    Você diz lá atrás que a culpa “dessas vendas não é por falta de dinheiro, mas por falta de vergonha na cara” desses dirigentes, e que dá para correr atrás de patrocínios, e arranjar grana etc etc.

    Rapaz, eu digo para você, e quem mais quiser saber, que não dá para fazer futebol sem dinheiro hoje, seja o dirigente muito honesto ou muito calhorda. Não há mais retorno financeiro rentável para um empreendedor privado investir num time de futebol; em nenhum time daqui. Não se vê uma montadora de veículos na camisa de ninguém.

    Lá nos velhos tempos, é só lembrar que o Bangu foi um baita time quando o dono da fábrica de tecidos bancava tudo. Chegou a tirar Zizinho do Fla, armou times fortes, manteve Zózimo, bicampeão mundial, por todo o tempo que quis e mais vários feras que os quatro grandes não conseguiam tirar dele. Depois, Castor assumiu e “bancava” tudo do mesmo jeito com aquela sua atividade.

    Depois que essas fontes secaram, o que aconteceu foi que o Bangu, que ainda possui um campo de futebol, não teve mais recursos para investir, melhorar aquilo tudo para fazer mais dinheiro para manutenção dentro de um certo nível, e está aí enganando como pode. Cito esse clube, mais há outros que tiveram o mesmo fim em razão da falta de dinheiro.

    Lembrar da Portuguesa de Desportos, que mantinha três cracaços de seleção no plantel. Julinho, Djalma Santos e Brandãozinho, e que também sumiu.

    Sobre o Flu, eu tenho absoluta certeza que ele já teria se afundado lá atrás se o CB, tricolor verdadeiro, não tivesse botado grana nele, levado jogadores de bom nível, formando um bom time que começou a aparecer dali para frente até ganhar uns títulos que enriqueceram a sua história, e que são destacados agora pela torcida. .
    Mas, pior, ele acabou saindo com o bandido da história.

    A cidade Maravilhosa não tem mais capacidade de manter quatro times fortes como teve, por vários motivos, e é certo que dois deles perderão a vez se não houver uma reviravolta gigantesca nessas leis e procedimentos que tiraram o poder dos clubes brasileiros de manter seus craques.

    Se a Economia deslanchar, com se espera, pode-se até pensar que aparecerão patrocínios que possam dar para quebrar o galho, mas não imagino que apareçam nos moldes que existem na Europa, e os gringos continuarão levando quem quiser, que o dirigente tenha vergonha na cara ou não tenha.
    Abraço tricolor de fé.
    (10/12 – 17:00)
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    1. Tá , e a Crefisa investe no Palmeiras porque é um banco bonzinho que quer fazer caridade pois existe amor da dona (ou presidente , sei lá) pelo clube ? Veja bem , a Crefisa não é uma estatal que numa canetada um político imbecil te faz através dos seus impostos patrocinar o clube dos outros torcedores. A Globo então não tem retorno financeiro quando fraciona nas proporções que deseja para as cotas de TV para Flamengo , Corinthias e demais?
      Todo mundo diz que a Unimed lavou dinheiro no Fluminense , mas acha mesmo que Castor de Andrade e Emil Pinheiro jogavam dinheiro fora de suas atividades ao contratar jogadores ?
      + ou – como diria Lavoisier : “-Nada se perde , tudo se transforma !”
      Cara tem uma outra citação bacana, não lembro de quem é, que diz que “para dar certo, a sorte tem que encontrar a mente preparada”. Na minha convicção, a Flusócio hoje não está preparada para receber na soret um patrocínio bilionário caso a economia venha a alavancar positivamente .

      1. Bem, Cleber, tem que ver qual é o valor do patrocínio dessa Crefisa, até porque o Palmeiras também não tem como segurar seus jogadores, como nenhum time brasileiro tem hoje por falta de dinheiro grande.

        Você já notou que a Globo está transmitindo muitos jogos com os narradores dentro dos estúdios dela? . Ela já falou que terá que se adequar em virtude de alguns problemas, entre eles, a concorrência forte.

        Mas esse pessoal do Bangu bancava as contas lá, sim, num tempo em que jogadores não tinham neurose de ficarem ricos, ir para fora, e eles mantiveram bons times mesmo.

        Mas, na sua opinião, só para discussão normal, qual o valor de um patrocínio anual, já começando em janeiro, para o Flu montar um time que dê para brigar em todas, e pagar suas contas certinho sem suspeitas?
        ST
        (11/12 – 17:00)
        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

        1. Não tenho valor definido. Espero apenas que ao menos seja o suficiente para pagar as contas em dia e daí pra frente tudo é lucro, porque o melhor valor que podemos conseguir este ano seriam atitudes competentes principalmente da diretoria. Só tem uma coisa, eu discordo que dos submundos não se consiga um jogador p. das galáxias por preço de banana sem intermediação brutal de empresário. O problema é que o olheiro tem que ser competente . Só que no Brasil tudo parece amadorismo. As pessoas não são profissionais . Por que não catar um “Guerra (Palmeiras)” em uma Venezuela arrasada por 5 mil/mês antes do cara virar a ser sensação em uma Libertadores? Já vi jogador de fim de semana que ganha 50 reais por jogo que sendo disputado por times de pelada em que eu apostaria nele contra qualquer um do elenco profissional atual. Gente que passa e dribla com as duas pernas, que levanta a cabeça e coloca a bola onde quer. Ah , o adversário é amador…. Tá bom. A arte está em ver o potencial que parece que nem o próprio conhece. Falando rápido ninguém vai se lembrar do Silvio que jogou no Flu no início dos anos 90 ou fim dos 80. Havia uma pelada que sempre no final de tarde faziam aqui perto de casa e esse cara nunca era escolhido entre os primeiros. Um olheiro o viu em uma partida num outro campo aqui perto onde o cara balançou a rede 3 vezes. Saiu da várzea direto para o Fluminense, depois Internacional e chegou à seleção brasileira. Acho que a carreira do cara foi curta , mas jogou temporada inteira pelo Flu praticamente ao custo zero.

  2. É inacreditável que a gente não consiga ler nem uma notícia boa a respeito do Fluminense… Jair Aventura, Léo percovich (com todo o respeito à tragédia que ele passou, mas pq esse oba-oba todo com o Léo Percovich?), Simão, outro Caique reserva do guarani, Maranhão, Marlon Fritas, Luquinhas, Peu…
    sei que a galera dos óculos rosados não gosta, mas esses profissionais não tem a menor condição de vestir a camisa tricolor. São jogadores de segunda e terceira divisão, que só ficam no clube por causa da (indi) gestão da famigerada Flu ócio (a maior porcaria em mais de 100 anos de Flu) e o horroroso e deprimente ‘abade’, cuja a simples foto me faz ter ânsias de vômito… Deus que me perdoe.
    Renuncia ‘mizerávi’, vai morar na Sibéria.

    Só pra completar… a maioria desses jogadores que estão voltando ao Flu, não se ‘firmaram’ nos clubes em que estavam, ou seja… não foram aprovados em times de segunda divisão, no Japão, nos Estados Unidos, etc…

    1. Outra opção é o cara do sub 20… o mesmo que toma de 4 de Inter e do Corinthians no torneio em POA?
      O Fernando Diniz está por onde mesmo? Não sei não… mas me parece o menos pior.
      SSTT

    2. Não fique triste pois pode piorar , hoje estamos lendo que Léo do Sub 20 poderá ser promovido aos profissionais , acho que realmente esses vagabundos que estão no Flu , estão com muitas saudades de 1996 , será que é tesão ?

  3. Se os Moreira Salles pegarem o futebol do Botafogo, já era para nós.

    O Rio de Janeiro, economicamente, não suporta mais 4 grandes clubes.

    Com toda a força que a mídia sempre fez para colocar a Carniça isolada no topo, o segundo clube da cidade será o Botafogo.

    Vasco e Fluminense, num inferno político sem fim, com administrações incompetentes e com outros tantos incompetentes e mal intencionados de fora, loucos pra meter a mão nas carcaças, vão definhar.

    Desculpe-me pelo desânimo e pessimismo, mas o quadro que se configura no horizonte não é nem um pouco animador.

    ST

    1. Concordo! Vc não está sendo pessimista, mas realista. O Fluminense está em vias de extinção, principalmente com a permanência desse grupo medíocre que não sai de lá nem amarrado.

      1. Virar um América?
        Ora, o Mequinha fez um estadio razoável para os dias atuais, e fez uma sede que já foi considerada a mais chique do Rio, mas o Flu, durante tantos anos, não fez nada disso.
        Lamentavelmente, parece que essa pasmaceira vem de longe, e, agora, explodiu de vez.
        (10/12 – 19:00)
        %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

    1. Só com diretoria forte e patrocínio sólido, coisas que não temos desde Peter. Tivemos patrocínio forte à época da Unimed, Adidas, mas isso é passado. Infelizmente os tricolores demonstram não aceitar Celso Barros. Então, nosso azimute é a mera participação na série A, mas o norte magnético se volta para as séries inferiores.

  4. Preocupa o fato de vermos as notícias ao contrário de uma reformulação geral do futebol do Fluminense e somente nos deparamos com notícias sobre Robinho, a incerteza do final do impeachment do Abad, cofre vazio, vendas das promessas da base, qual treinador….

    Ao que parece, o cenário para mais vexames para a torcida tricolor está sendo preparado a todo vapor.

    1. Prezado Washington.

      Se o clube for entrar nas disputas do ano que vem sem nenhuma renda extra de patrocínio, se continuar a fazer cata cata para armar o time, pegando emprestado ali e acolá, subindo jovem promessa, mas dirigentes voando logo para o exterior para vendê lo, e achando que isso possa dar resultados, aí, rapaz, só resta a torcida sentar no chão e “chorar lágrimas de esguicho”, já que ela também não tem grana para ajudar em nada.

      Eu acho que, dentro desta situação atual, há que aparecer alguns entendedores de futebol lá nas Laranjeiras, e conversarem sobre chamar um ex-jogador conhecido, que foi bom de bola e bom caráter, e lhe propor inciar-se como técnico no Flu, mas ele terá que dialogar com esses cidadãos sobre o que tem que ser feito, sobre jogadores, e não achar que a condução do time é dele e pronto.
      .
      E convidar, também, um oficial aposentado, desses de educação física, tricolor de fato, para chefe da equipe de preparadores físicos, que, além de dar exercícios físicos, dê ordem unida ao grupo para incutir neles essa disciplina que é o que não se vê nesse time do Flu há muito tempo, e tocar o barco até onde der, pois o que se avizinha não é nada alvissareiro, não.

      Sobre convidar um oficial, não que dizer que seja da “onda atual”, e é só lembrar que, para copa do mundo de 70, foram chamados os capitães Claudio Coutinho, Carlos Alberto Parreira, e outro que não lembo mais, para arrumar a casa ali e deu certo.
      (09/12 – 18:00)
      **************************************************************************

      1. Paulo, realmente os desafios para o Fluminense retratam bem essa conjuntura conforme vc expôs no primeiro parágrafo

        Nas mãos da Fluócio, não espero nada diferente em 2019 assim como a maioria da torcida tricolor

        ST

  5. Vamos ficar assistindo o Fluminense acabando assim? Sugiro a todos que pensem bem sobre o futuro do nosso amado e gigante Flu. Tem que partir de nós! Somos quem amamos verdadeiramente ele.. Existe um esforço gigantesco para destruir o clube por parte de membros simpatizantes dessa diretoria há anos incluindo o presidente e outros que passaram. O resultado está aí… Torcida morreu, o time quebrou, e o principal patrimônio do clube que são as joias da base são vendidos antes mesmo de se mostrarem no time principal a preços vergonhosos e duvidosos apenas para pagar empresários corruptos e pagar jogadores medíocres que nos envergonham em rede Nacional. Tem de ter alguma forma de sairmos desse poço. Tem de ser por nós. Nossos filhos. Nosso Gigante Fluminense. Paz e união para todos.

  6. Ontem, vi os primeiros vinte minutos do joguinho Fla x Flu do sub 17, precisei dar uma saidinha, mais vi todo o segundo tempo, e o que se nota é isso que eu sempre digo que não há ninguém nessas bases todas com capacidade de ensinar porra nenhuma a essa molecada, e não vejo nada diferente no modo da garotada jogar para o que os veteranos fazem.

    Dá para ver que há uns moleques que levam jeito, mas pensar que qualquer deles pudesse ter entrado no time titular e ter feito algo de extraordinário num momento de tensão, de desacerto total daquele, aí, não dava mesmo. Eles poderiam, sim, entrar num jogo que o time tivesse ganhando bem, para que pudessem começar a se adaptar.

    Pelos vários motivos que vejo, sinto que a torcida tricolor não deve nem ficar eufórica pensando que algumas joias aparecerão na base e salvarão o time dessa situação, e que ele voltará aos tempos em que podia manter esses valores, porque a situação do futebol brasileiro está feia mesmo, pois o Flu, depois de tudo o que se viu, ficou à frente do Corinthians que foi campeão no ano passado, que possui um belo estádio, algo que o Flu nem sonha ter, e isso demonstra a efemeridade que domina atualmente o meio desses grandes de outrora, e ela se dá por falta de dinheiro.

    O que imagino é que dirigentes deixem de lado atitudes de torcedores, promovam reuniões sérias sobre mudanças nessa legislação que matou o nosso futebol, apeguem-se a parlamentares da “bancada da bola”, e radicalizem nessa questão de passe de jogadores, principalmente garotos que surgem, até porque já foi levantada uma poeira sobre esse assunto, mas não foi à frente, sobre a competência de manter direitos sobre jogadores que seria só dos clubes de futebol. .

    Então, que peguem pesado mesmo para que só clubes de futebol de grande tradição neste esporte possam ter o passe desses rapazes, sem esse negócio de um garoto chegar ao clube já com passe sendo de um grupo de empresários, e que o colocam lá só para ser visto e valorizado.

    O pai ou responsável pelo garoto poderá até vender o passe dele para empresários, mas eles terão que bota-lo numa vitrine fora do Brasil, e vendê-lo por lá, porque os clubes daqui estarão proibidos de compra-lo.

    Guerra é guera, e como os empresários de jogadores estão sitiando os clubes brasileiros há muito, é preciso que os clubes criem uma estratégia para sair desse cerco para não morrerem de vez.
    (08/12 – 15:00)
    ############################################

    1. Pois caro Paulo, vimos jogos diferentes.

      Achei o FLA x FLU Sub-17 muito mais bem jogado que a grande maioria dos jogos de profissionais realizados nos campeonatos Brasil a fora.

      Nosso time, em particular, tem ótimos valores. Se não mascararem, André, Martinelli, Wallace, João Pedro, Marcos Paulo e Luiz Henrique serão belos jogadores.

      O Flamengo também tem bons valores, mas é um time mais reativo porque não tem tantos jogadores talentosos como o nosso.

      Acho que o que mais contribui para a péssima qualidade do nosso futebol profissional, depois da baixa qualidade técnica dos jogadores que sobram aqui após a pilhagem européia e de outros países mais ricos, são os péssimos treineiros que temos.

      São caros, corporativistas e incompetentes.

      Embora ache que os agentes sejam um mal, não há como eliminá-los. Os jogadores não têm conhecimento nem tempo para administrar os detalhes complexos de uma carreira. Nós, se fôssemos atletas de futebol, certamente teríamos agentes.

      Concordo que há como melhorar as normas que regulam os vínculos de jogadores com clubes, reduzindo as fragilidades e as perdas destes últimos, mas a grande algoz do futebol brasileiro é a disparidade de riqueza entre o nosso futebol e o dos países ricos, principalmente o europeu.

      Se o nosso futebol fosse administrado de forma mais profissional seria possível reduzir essa nossa vulnerabilidade, mas ainda assim a diferença de poder financeiro continuaria muito grande.

      A FIFA seria a única entidade capaz de acabar com essa iniqüidade. No ritmo em que andamos, em breve ninguém mais vai se interessar por futebol na América do Sul.

      Enquanto isso, a Europa faz a sua “MBA futebolística” com a vista grossa da FIFA, dominada pela UEFA.

      A FIFA, se realmente tivesse interessada em desenvolver i futebol em todo o planeta, já teria acabado com esse saque europeu na América do Sul estipulando uma idade mínima para transferência de atletas entre países, algo na casa dos 25 ou 26 anos.

      Se assim fosse, seria perfeitamente possível nós voltarmos a ter grandes times e grandes campeonatos. Os jogadores teriam condições de ganhar dinheiro se transferindo no auge das carreiras e a escola brasileira (e de cada um dos demais países) poderia ser preservada.

      Acho que não há muito mais o que fazer nesse sentido.

      ST

      1. Prezado Claudio.

        Há, sim, bons valores mas que precisam de umas aulinhas sobre certas jogadas, para não jogarem do mesmo modo que os de cima jogam, e quero dizer é que há uma molecada que já aparece pensando na Europa principalmente, mas não está chegando totalmente pronta como se viu, lá atrás, Marco Antônio, Carlos Alberto Pintinho, Edinho, que já entraram prontinhos e nunca mais saíram. Wendel não foi completinho.

        ,Eu, pelo que tenho visto, os dois feras João Pedro e Marcos Paulo (é muito apóstolo junto) no momento não entram para decidir e ficar no time como esses que citei, lembrando do Maicon e do Alan ainda, pois nota-se que falta alguns retoques neles.
        Mas há muito garoto bom nesses times todos também, não é só no Flu, não.

        Sobre concorrer com o exterior, é claro que não dá para nossos dirigentes esportivos diante do poderio econômico deles, e é por isso que eu disse aquilo lá dos meus quatro parágrafos finais, e acho viável fazer isso.

        Sobre a ditadura do FIFA, esses dirigentes e jogadores todos têm que perder o medo dela, pois as leis que ela impõe são do futebol, regras e procedimentos.
        Quando algo disso prejudicar o dirigente e o jogador no seu direito de cidadão, aí, qualquer um pode peita-la, ir para a justiça comum sem medo desse papo de punição severa que ela ameaça, como de eliminar alguém de exercer sua profissão.
        .
        No mais, os clubes da América do Sul têm que peitar essas pilhagens que estão fazendo no nosso futebol, sim.
        Saudações tricolores,
        (09/12 – 16:30)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      2. Caro Claudio Souza,

        A pilhagem esta a todo vapor. Antes eles colocavam as garras nos sub-20 agora chegaram aos sub-17.lodo logo chegarão aos sub-10. De quem é a culpa? Dos presidentes dos clubes, dos empresários? Dos próprios jogadores? Há pouco o presidente do Fluminense vendeu o João Pedro, 16. Foi oferecido, não foi procurado. Me desculpe, PCA! A culpa dessa venda não foi a falta de dinheiro, foi a falta de vergonha e olho grande de um presidente que já tem um impeachment nas costas . A falta dinheiro é para fracos e incompetentes. Se você ficar atrás da mesa sentadinho esperando que o dinheiro caia nas mãos, vai esperar sentado mesmo! Se correr atrás como um lobo faminto, que caça correndo até 600 km a frente querendo o seu prato de comida, conseguiria encontrar dinheiro para patrocínio. Ficam como asseclas da Flusócio se espreguiçando na cadeira contando quantos jogadores da Base será possível vender para ganharem algum, o Clube que se fod@.

        Abraços Tricolores.

  7. O reforço já começou!
    Richard vai enganar a torcida do Corinthians. Já vai tarde.
    Só faltam sair Marlon, Jadson, Leo, jr. Dutra, Luciano.
    E o papá está sendo negociado com o Corinthians também. Se ele continuar dormindo nos jogos será execrado pela torcida. Moleza só no fluminense .
    Toma vergonha e renuncia Abad.

    Quero o meu fluminense de volta .
    ST

  8. Nem tudo está irremediavelmente perdido galera…

    https://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/entre-vendas-e-terminos-de-contrato-fluminense-vive-risco-de-debandada-para-2019.ghtml

    Deixa debandarem, vende os que sobrarem, expurguem a diretoria toda junto com o “horrorível” presidente e monta uns dois times de garotos com uns 4 ou 5 “veteranos” sabidamente esforçados.
    Façam contratos de uns 3 anos com a garotada de forma a não ter problemas no fim do ano vindouro com cláusulas de produtividade. Contrato de 1 ano com os “veteranos”.

    Coloca um treineiro novo (contrato de 1 ano com cláusulas e renovação generosa caso apresente produtividade de mais de 60%) e que tenha perfil disciplinador e monta uma equipe de uns 3 ou 4 ex jogadores tricolores natos para gerenciar os bastidores.
    Usem o carioquinha de quarta divisão para fazer todos os testes possíveis e dar “rodagem” para a molecada avisando a torcida de que somente participaremos e que nada seja esperado do mesmo.

    Ou seja… a disputa será apenas no Brasileiro, na Copa do Brasil e na Sula.
    Pronto… jogo aberto e pede apoio para a torcida que aposto que a galera apoiaria.
    SSTT

  9. o imbecil abade e sua coveira flu-ócio se vangloriando após quase tragédia que não se consumou graças ao frangueiro julio cesar que como marquinhos de 2009 virou ‘DEUS’ após aquele pênalti onde se adiantou espertamente mas que eu so eu vi.o condescendente blogueiro so o enaltece esquecendo das incríveis falhas que cometeu ao longo do ano assim como gum-pum, jadson,richard, entre outros.

    causa-me surpresa o pragmático e politico J. Garcez também não transformar o ridículo e desengonçado Richard em “herói” após aquele gol que nos deu um certo conforto.

    todos são IMPERDOAVEIS, quem assistiu e sofreu ao longo de 2018 sabem muito bem, por falar em IMPERDOAVEIS so faltou o coçador de careca Marcelo oliveira que foi salvo pelo gongo mas o blogueiro o esqueceu.
    assim como eu , o METALLICA tambem não vai perdoa-los !

    Metallica – “The Unforgiven” Lyrics (HD) – YouTube

    https://www.youtube.com/watch?v=t5fZFYv3YEwTraduzir esta página

    ▶ 6:31

    30 de jun de 2011 – Vídeo enviado por Josh PMetallica – The Unforgiven – 1080p HD. … Metallica – “The Unforgiven” Lyrics (HD). Josh P. Loading …

  10. Para haver o impeachment do Abad, alguns conselheiros da Fluócio vão ter que trair essa seita se quisermos ver ele fora do comando do Fluminense. Isso é fato.

    O Abad no comando vai encher ainda mais de barangas o time que já era fraco nesse ano.

    Qual o técnico que consegue fazer um time ruim ser competitivo?

    Nem Guardiola, Mourinho, Cuca, Fernando Diniz conseguem tal feito.

    É com muito pesar que teremos um 2019 tenebroso se o Abad não sair do comando do Fluminense.

  11. Caros,

    Rápidas:

    – Não entendo esta mania atual do Garcez com o Julio Cesar que para mim é um goleiro de mediano a bom e só.

    – Sou funcionário público federal como o Abad e sei que para assumir qualquer cargo de chefia na administração o funcionário deve depositar uma cópia da sua Declaração de Imposto de Renda no RH. Será que ele fez isso no Flu?

    – E vamos perdendo com o sub-17 por 1×0 para Flamengo no Maracanã. Abad presente. Além de tudo é pé-frio.

    – Nas atuais circunstâncias, acho que pode-se apostar no Fernando Dinis. Mas ele não vai ter time.

    SDs T

  12. Seguem algumas ideias para um 2019 totalmente diferente nas Laranjeiras :

    1- Fora Abad e Flusócio. A torcida tricolor está ansiosa e conta os dias para verem vocês bem longe do Fluminense. Se não saírem as demais medidas serão inócuas;

    2- Arrumar, o mais rápido possível, as certidões negativas para oficializar a CAIXA como patrocinadora Master. Não dá para passar mais um ano inteiro sem patrocínio principal. Em tempos de crise é melhor segurar uma “graninha certa” do que ficar sonhando com milhões que nunca vieram nem virão;

    3- Renovação com o goleiro Julio César, o melhor jogador do atual elenco disparado. Tudo bem que, de vez em quando, dá umas falhadas mas, no cômputo geral, seu saldo é mais que positivo. Time com goleiro ruim não chega a lugar algum. Imaginem se fosse o Frangueiro Henrique naquele penalty decisivo do América-Mg, nossa sorte poderia ser bem diferente da que foi;

    4- Tentar manter o Digão, que se mostrou muito aguerrido na reta final. O resto da defesa pode sair toda, ninguém é insubstituível.

    5- Contratar um treinador que controle bem o vestiário (tenha voz ativa) e entenda tb a parte tática. Para isso ocorrer os salários precisam estar em dia, pois, com constantes atrasos salariais, nenhum treinador conseguirá se impor e exigir o grupo de jogadores. Roger Machado parece entender a parte tática mas, pela sua passagem no Palmeiras, mostrou que não tem bom controle do vestiário. Não sei se seria uma boa para o Flu ter um treinador que não sabe se comunicar e falar grosso quando é preciso. O meu treinador seria o Renato Gaúcho (se eu pudesse escolher) mas, como o Flu está a léguas de distância do Grêmio e dos demais clubes de ponta do país, que tragam um treinador realmente competente. Não me venham com mais do mesmo (Kleina, Mancini, Ney Franco e outros caras que não derem certo em time nenhum).

    6- Que no dia 20/12 o Abad seja afastado por tudo o que a sua gestão foi e todo o estrago feito a imagem da instituição. Sua continuidade seria um claro sinal para a torcida de que NADA irá mudar em 2019 e isso seria desastroso. O momento é de recomeço e não dá para recomeçar usando a mesma engrenagem velha, incompetente e amadora dos últimos anos. A era Flusocio precisa acabar para o bem do clube.

    7- Parar de jogar no Maracanã. Além de só termos prejuízo, devido ao absurdo “contrato” prejudicial aos interesses do Flu assinado com a empresa corrupta que administra o estádio, não temos mais torcida para jogar lá. A verdade é que, na era Flusocio, o torcedor tricolor parou de frequentar os estadios justamente por não concordar com a forma medíocre como o clube é “gerido”. O Maraca ficou grande para a “meia dúzia” de resignados que, apesar de todo o caos, ainda arrumam forças para irem aos jogos. Um estádio menor e mais barato é o ideal para esse momento de transição, até o Flu voltar a ser o Flu verdadeiro. Quem foi a final da Libertadores lembra o que é a nossa torcida. È preciso resgata-la e isso só se faz com organização administrativa, contas em dia e time competitivo. Tudo o que a Flusocio e suas administrações não proporcionaram em momento algum.

    8- Não gosto desse Paulo Angioni. Por mim trocaria ele por outro diretor que tenha competência e com melhor trâmite no mercado do futebol. Esse cara não deu certo em clube nenhum por onde passou e acabou parando junto a turminha da Flusocio. Só trouxe jogadores perebas e que não trouxeram retorno nenhum ao Flu, vide o pavoroso Junior Dutra, alguém sentirá falta dele ???

    9- Todos os demais clubes estão se movimentando e a Flusocio teima em não largar o osso, retardando o processo de reformulação que tanto o clube e torcida clamam. Caiam fora e não precisam voltar nunca mais ! Nenhum tricolor sentirá saudades de vcs…

  13. Será que é impossível arrumar um patrocínio? não consegue pelo menos trazer jogadores que saiba jogar bola? não precisa ser craque e nem medalhão. é difícil ser transparente? qual o motivo de vender um moleque que tem cara de ser um dos melhores centroavante que o Flu já formou, sem ao menos jogar no profissional? trás o Fernando Diniz, sobe uns 6 moleque do Sub 17, tenta trazer o Vinicius do Bahia e vamos tocando o barco com consciência. os emprestáveis que estão voltando, deixa por lá mesmo, não salva um, limpa esse elenco 90% e contrata jogador que sabe pelo menos tocar a bola para o companheiro. e a torcida tem que continuar fazendo pressão nessa raça maldita. esquece de jogar no Maraca, nossa torcida não compra o barulho, tem que jogar no estádio do Bangu ou em Edson passos, vamos precisar de um caldeirão para o BR, esquece o Maraca, ele é muito grande pra nossa torcida, ela não é fiel, 35 mil uma instituição brigando pelo seu 4 rebaixamento? era para ter torcedor até em cima da trava. tem que jogar em um caldeirão para 10 ou 15 mil torcedores. e ninguém vai ter o direito de reclamar, a maioria é torcedor de sofá mesmo.

  14. Acho o Roger um bom nome para dirigir o Flu… não tem nenhum ‘gênio’, ‘milagreiro’, estrategista… isso é uma tremenda de uma palhaçada. Ele pode sim, fazer um bom trabalho, mas com esse turma infernal da Flu ócio, a gente já sabe que virão reforços da ferroviária de Pindamonhangaba, Sampaio Corrêa daqui de Saquá, Íbis, etc… aí não há quem dê jeito. Ainda estamos em 07 de dezembro, mas já dá pra prever o que acontecerá em 2019. Não ganharemos absolutamente NADA. E esse(s) infeliz(es) não larga(m) o osso de jeito nenhum. Que ‘reiva’ que dá desses Fluocianos… pqp!
    Deus que me perdoe!

    Força Cuca! Treinador mais ‘gente boa’ que eu já vi no Flu.

  15. O balanço que se deve fazer do elenco do Fluminense nesse ano de 2018 é simples de fazer na medida de ver o próprio desempenho individual e também coletivo.

    Pode-se afirmar com toda a certeza que muitos desses jogadores nem vestiram a camisa de pelo menos 10 times de ponta da série A.

    Aí a gestão que entendesse o que é tocar o futebol da magnitude que o Fluminense possuía outrora, se debruça com o treinador para avaliar os jogadores que compõem o elenco e veria que pelo menos teria o Gilberto, o Digão e o Pedro para estruturar uma base.

    Só que hoje a Fluócio quer se livrar de uma possível promessa e segura sim jogador que só serve para o Samorin e olhe lá.

    Como o Fluminense tem em suas categorias de base alguns destaques, uma gestão séria criava um projeto de aproveitamento deles no time de cima com o incremento de alguma contratação de jogador mais experiente que poderia ser um Tiago Neves ou o Conca que fizeram história no Clube. Só para exemplificar.

    Com isso, se teria uma mescla de jogadores da base com mais os ditos cascudos para formar uma equipe que inicialmente demoraria a se acertar em campo. Logo teríamos um resultado de resgaste do futebol do Fluminense com algum título como está ocorrendo com o Cruzeiro ou Grêmio só para exemplificar.

    Importante ter um técnico que enxergue o futebol não do estilo que o Fluminense passou a jogar nos últimos anos depois que a Fluócio tomou o poder onde nenhuma jogada ensaiada a torcida vê nesses times fraquíssimos e muito distante das tradições tricolores.

    Para isso não precisa tão somente de dinheiro e sim resgastar o Fluminense que outrora os europeus elogiavam no século passado.

    Parece ser uma utopia e claro uma tarefa nada fácil reconstruir o prestígio do Fluminense, só que nas mãos dessa cambada comandada pelo Abad, aí nem João de Deus resolve nessas horas.

  16. Eu nunca soube de uma derrota do Flu que fosse por culpa exclusiva do Julio César, em que ele tenha sofrido gols bobos por falhas absurdas em bolas fáceis de pegar.
    Neste campeonato, ao contrário, eu o vi salvar o time, várias vezes, de derrotas que nos teriam mandado para a segunda já há algum tempo.

    Segundo comentaristas disseram, o JC foi um dos três melhores goleiros do campeonato, só que não se viu essa classificação publicada em local nenhum.

    Mas os que o atacam como um fracasso no Flu, certamente queriam que ele não sofresse gols em jogo nenhum, que fosse em todas as bolas que passassem perto do seu gol, que não rebatesse para o meio da área, sempre para os lados, com aquela tranquilidade toda de quem está sentado diante da TV “podendo” fazer isso tudo, e não lá no gol no momento em que a bola vem e ele tem que fazer o que der. Julio césar está numa média alta dos goleiros deste campeonato findo.

    A posição de defensores é difícil, e eles sempre são atacados covardemente por derrotas em que não falharam, enquanto atacantes perdem gols na cara do goleiro mas são paparicados, e certos torcedores ainda dizem, “se ele faz matava o jogo”. Mas errou, não fez, o time se deu mal, mas o atacante continua gozando de toda credibilidade.

    Eu fico pensando como o Flu fará para trazer um goleiro como alguns querem, que seja uma parede, que nunca mais deixe que façam um gol no time tricolor, e que tope ficar sem receber seus vencimentos, que se contente com tapinhas nas costas e promessas para “logo mais”, que convoque a “torcida maravilhosa, maior patrimônio do clube”, essa que só vai se o ingresso for a cinquinho e olhe lá, para encher o estádio, e que e xinga o time se não ganhar fácil.
    (02/12 – 17:00)
    &&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

      1. Ora, cacete, e o que foi que torcedor como você fez e faz para ajudar efetivamente o Flu montar um grande time e ter melhor desempenho? O mesmo que eu nunca fiz nem posso fazer.
        Só nunca fiz esse papel fdp de rotular jogadores que vestiram e vestem a nossa camisa, pois se estão no elenco não foi por minha vontade nem culpa.
        No caso de Julio césar, ele é um goleiro como todos os outros que jogaram este campeonato, e quem o malha deve ser por alguma decepção pessoal com ele.
        Se isso não passar, procura conversar com o rapaz, pô. ,.
        (07/12- 10:00) .
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  17. Pois é! Parece que o Fluminense vai vender a ‘jóia’ João Pedro , para montar o seguinte elenco em 2019… Simão, Julião, Naldo, Ibañez e Marlon, Airton, Jadson, Luquinhas e Peu, Kayke e Caique…
    Avante, Fluzão!
    Parabéns, ‘abade’!
    Vcs são incríveis!

    E esse povo da Flu ócio é tão cara de pau, gente ruim mesmo (aqui em Saquarema o pessoal chamaria eles de ‘maresia’), que além de estarem comemorando o 12º lugar, estão colocando a culpa nas pessoas que criticam e ainda desativaram os comentários (dando uma prova total de covardia).

    E ainda colocam ‘o Fluminense somos todos nós’… somos todos nós sim, nós torcedores, menos vcs que fizeram uma ‘seita’ para destruir o futebol do clube.

      1. O jeito é tentar buscar algum bom humor, Sergio… mas com essas pessoas do grupo político, até isso é complicado (by Abel ordenha).

      1. São umas verdadeiras malas sem alça. O grupo mais odiado da história tricolor. Nem tricolores ilustres (Gerson, José ilan, etc…) aguentam mais esses caras. Colocam a culpa em tudo… na contusão do Pedro, no vento, nos gramados, na crise, até na Vanguarda tricolor… mas não enxergam o quanto são ruins e se acham ‘gênios da Humanidade’.

      1. É tanta gente que não dá para colocar no time titular, Wash… à exemplo do ano passado, quando esse time (?) vier jogar contra o verdão, dou 2 gols de vantagem.

  18. Verdades empíricas que justificam que a prioridade no Fluminense é extirpar a Flusócio de lá:

    É senso comum que qualquer elenco excelente pode performar resultados bons mesmo comandado por técnicos ruins (naquele: eles “jogam sozinhos”) , mas é nítido que “time excelente + administração ruim” isto é praticamente impossível. Uma atitude profissional garante que um Messi com salário em dia vai render tendendo ao máximo independente do técnico ruim, enquanto que com seu salário atrasado a “Lei Vampeta” prevalecerá e certamente veremos um rendimento inaceitável baseado no potencial.
    Minha preocupação é zero em manutenção / venda e aquisição de jogadores, enquanto os patrões deles continuem a ser a Flusócio. Já demonstraram incapacidade de administrar os bons e dispensar ou sequer aceitar os ruins. Não quero torcer pelo acaso e sim pelo Fluminense. Que este bando de sanguessugas incompetentes mais do que comprovados seja banido do clube, caso contrário passaremos mais um ano discutindo e jogando a culpa em jogadores, técnico e principalmente na torcida. Que seja uma administração nova que não esnobe um Pikachu que vai parar no Vasco “di grátis”, que não aceite contratar um Jr Dutra depois do infeliz esnobar o Flu anteriormente, que não aceite contratar um Diego Souza flamenguista do Karáio depois de zoar o Flu com a camisa do time da vela de macumba e depois levar em conta seus sentimentos de que o Sport era a vida dele e de sua família para liberá-lo sem contrapartida ( tanto amava que voou para o SP), que não aceite um não de um Eric (Palmeiras) que vai parar num Botafogo enquanto era para nós fácil moeda de troca no caso Scarpa. Com Abad e cia a aposta é de 1000 pra 1 que tudo vai dar errado em 2019 e a humilhação continuará. Infelizmente a tendência do brasileiro, de modo geral, que está na merda é se conformar com ela, como um condenado à 50 anos de prisão e que nunca tentará sair dali . Que a torcida do Flu saia desta maioria, pois estamos presos à Flusócio faz 8 anos.

    1. Imagine a tempos atrás qual jogador mediano iria recusar ir para o Fluminense se lá tivesse dirigentes sérios?

      Ai Cleber é que vemos o quanto a reputação do Fluminense está equiparado a muitos times mea boca do futebol brasileiro.

      ST.

  19. Pelo andar da carruagem, corre um sério risco de até o Atlético/PR ter um título internacional e o Flu até hoje sendo chamado de “virgem das Américas”…
    Dos grandes, só o Flu e o Botafogo não tem libertadores…
    Dos grandes, só o Flu não tem um título internacional sequer…

  20. STT.

    João Garcez,

    Mesmo se o Fluminense tivesse perdido a partida contra o América-MG, não seria rebaixado, devido ao critério de desempate. Agora ficar elogiando esse goleiro mixuruca, um dos piores do campeonato, beira a insensatez. Desde que me lembro, atuando pelo Fluminense, nunca defendeu um penalti. O panalti defendido pelo Rodolfo foi mais importante, perdêssemos a partida, aí sim precisaríamos da vitória neste último jogo. Não acho legal elogiar um jogador pelo que ele fez em uma partida, tem se que elogiar pelo que fez no conjunto das partidas do campeonato. Não é e nunca foi um grande goleiro, mesmo nível do Cavalieri, que por acaso, está sem clube. Devemos fincar os pés no chão e nos conformamos com o que temos. Espero que esteja na barca. Goleiro bom é o do sub-17, tem apenas 15 anos.

    Saudações Tricolores.

    1. Prezado Juarez, o Fluminense estaria rebaixado em caso de derrota para o América-MG, pois seria ultrapassado pelo próprio clube mineiro, que terminaria com 43 pontos, contra 42 do Flu. Sobre Júlio César, respeito a sua opinião, mas sou entusiasta do goleiro desde a sua contratação, em setembro de 2014, quando discorri longamente sobre ele neste Terno e Gravatinha. Meu abraço e obrigado pela oportunidade do debate.

    2. Juarez, caso o Flu perdesse para o América ele terminaria sim rebaixado, a classificação ficaria dessa forma:
      15º – América/MG, 43 pontos
      16º – Vasco, 43 pontos
      Rebaixados:
      17º – Fluminense, 42 pontos
      18º – Sport, 42 pontos
      19º – Vitória, 37 pontos
      20º – Paraná, 23 pontos

  21. Eu tenho asco desse grupo chamado Flusocio. São extremamente arrogantes, prepotentes e se acham mais tricolores que os demais torcedores. * A Flusocio não está nem aí para o verdadeiro Fluminense Football Club, pelo contrário, seu apego é pelo poder, mesmo que nenhum tricolor sensato e que ama o clube os apoie mais. Não conheço ninguém que os apoie ou confie na sua forma de “administrar” (leia-se destruir) o clube. Se tivessem um pingo de dignidade, já teriam renunciado aos seus respectivos cargos.

    Era previsível que eles fossem comemorar o 12 lugar, afinal, mediocridade e um Fluminense de meio de tabela, mero figurante dos campeonatos, é com com eles mesmos. Essa gente não tem competência nem visão do que é o Fluminense Football Club. Foi um tremendo erro reeleger a situação, representada pelo Abad. A Era Peter já tinha mostrado a precariedade que é a Flusocio no poder. Hoje a imagem do clube está TOTALMENTE queimada junto ao mercado. Transformaram o Flu em um clube falido, acéfalo, desorganizado, devedor e repleto de dívidas por todos os lados, uma VERGONHA ! Fica difícil torcer sabendo que essa galera ainda continua à frente do clube.

    A única chance do Flu voltar a ser grande e respeitado é a Flusocio ser retirada do poder. Se isso não acontecer e o Flu continuar nesse lamaçal que se encontra, eu não tenho dúvidas de que seremos rebaixados em 2019 e não ganharemos NENHUM título. Espero, sinceramente, que o Abad sofra o impeachment no dia 20 e o Flu renasça e se liberte desse show de vexames e amadorismo que é a gestão Flusocio. Ninguém aguenta mais esses caras, FORAAAAA !

  22. Essa diretoria, além da fragilidade administrativa, também é mentirosa, pois alegava que a não renovação do contrato do Júlio César se devia ao seu tempo de duração, o que foi categoricamente desmentido pelo goleiro.
    Por tudo que você já citou acima e também pelo desempenho técnico demonstrado em campo neste brasileirão, o contrato do Júlio César deveria ser prioridade número um do clube.
    Saudações Tricolores!

  23. Hoje a tarde no programa SBT Esporte Rio, compareceu o Pablo Dyego. Já jogou na Suécia, Polônia e Estados Unidos.

    Finalmente, o próprio informou o motivo do seu sumiço, seria devido a pubalgia desde setembro que o levou ao Departamento Médico, voltou agora após fisioterapia com Filé.
    Falou sobre João Pedro que foi vendido sem alarde. Os comentaristas falaram que com o valor da venda, seria o que teria coberto alguns pagamentos. Sobre a ausência do Pedro, levando ao déficit de gols.

  24. A transparência nas 2 últimas gestões é palavra proibida no laranjal.

    A preocupação quanto a questão das cotas de TV que fazem parte das receitas do Fluminense deve ter um fato curioso que até o Garcez aborda com propriedade.

    Caso viesse o rebaixamento, lógico que a cota que cabe ao Clube cairia drasticamente.

    Acontece que essa gestão antecipa essa cota num banco para honrar suas contas e esquece de mencionar que ao fazer tal operação, juros e impostos são cobrados.

    Ou seja, nem se sabe ao certo como essa gestão desastrada está administrando essa receita que se brincar ela deve ter antecipado e já gasto esses recursos.

    E nada do Abad renunciar para ainda se tentar salvar o Fluminense das garras nefasta da Fluócio.

  25. Critiquei por diversas vezes o Júlio César e não me arrependo, defendeu um pênalti no jogo final e fez mais duas ou três excelentes defesas.
    Mas durante os 38 jogos, creio que jogou 36, falhou por diversas vezes, não o considero herói por defender um pênalti, fosse assim Rodolfo também seria e Gum também ao salvar o gol certo tirando a bola em cima da linha.
    Júlio melhorou ao decorrer do campeonato, mas em minha opinião é um goleiro apenas mediano e não renovaria com ele, que siga sua carreira em outro clube e seja feliz por lá.

    1. Se ele não tivesse falhado como falhou ao longo do campeonato, não chegaríamos na última rodada dependendo dele pra defender aquele penalty …

  26. Fiz este comentário lá atrás, no finzinho do post, e gostaria de ver o pessoal que é bem enfronhado nos assuntos financeiros do clube explicar isso, principalmente quem foi ao jogo. Houve erro de informação, ou foi assim mesmo?

    “Só tomei conhecimento do público pagante e da renda do jogo entre Flu e América hoje, cujos dados são:
    Pagantes: 34 670, e renda de R$ 139.932, 00.
    Foi isso mesmo? A torcida que “empurra” o time só gerou esse valor de renda para o clube?
    A propósito, nem sei mais como é esse negócio de renda desses jogos, e o que é feito dela.
    Nos velhos tempos os dois clubes dividiam a grana no estádio mesmo.
    (04/12 – 23:00)”

    Sendo assim mesmo, significa que se o Flu tivesse público médio de 80.000 pagantes em todos os seus jogos no maraca, essas rendas não teriam dado para nada também.

    Sobre esse o elogio ao Julio Cesar, acho que os “treinadores de goleiro” blog, ex-especialistas da posição, esses que já jogaram nos grandes clubes do mundo, ficarão bem aborrecidos como você, “João Garcez”.
    05/12 – 11:00)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. Prezado Paulo, excepcionalmente para a partida contra o América-MG, o valor dos ingressos estava a R$ 5,00 (R$ 2,50, meia). Sócios não pagavam e ainda podiam entrar acompanhados de mais um torcedor. Um abraço.

    2. Então… Se vc interpretar corretamente os números.. Torcida de 35 mil pagantes + administração ridícula que empurra a sua receita para baixo = R$ 139.900,00. … se a administração fosse competente: Torcida de 80.000 com ingresso médio a 100 reais por uma disputa de título = 8 milhões. Resumo: pro inferno com este lixo de administração!

    3. Sujeito, caso vc fosse minimamente atento às notícias do clube, saberia que a diretoria baixou radicalmente o valor dos ingressos no jogo contra o América.

    4. O que fiquei puto, que mesmo ingresso a 5 não deu 70 mil, a torcida tem que ir pela instituição. Só discordo do Amigo, que disse se fosse uma admistração competente daria 80 mil com ingresso a 100. Não iria não meu amigo, nossa torcida não chega junto nem com timaço, infelizmente nossa torcida é de sofá, e poucos vão a jogos. Agora nas redes sociais é a melhor.

      1. Você está errado cara ! Nem o Corinthians na final da Libertadores de 2012 colocou mais gente na Bombonera que a torcida do Fluminense naquela mesma competição só que na fase de grupos. Este exemplo que eu escrevi acima te responde sobre ingresso a 100 reais estar caro e ao mesmo tempo que te responde sobre a torcida levantar do sofá e ir. Torcida vive de confiança ! Você acha mesmo que porque o Ceará lotou o Castelão na última rodada ou o Fortaleza encheu estádios na segunda divisão , elas por isto são torcidas de verdade ?

        “Nem o Flamengo na nossa situação encheria estádio como muitos imaginam.” Sei que o que escrevi entre aspas pode ser retrucado com um milhão de exemplos , mas eu também posso citar 1 milhão de motivos para te provar que se você invertesse os papéis e colocasse o Flamengo em nossa situação tomando ferro há anos , fossem eles disputando a nossa partida de domingo passado, não teriam o público proporcional à torcida deles com ingresso a preço normal. Coloque eles sofrendo ataques constantes ao longo dos anos através da mídia para te diminuir e paralelo a isto os próprios administradores do clube ajudando a ferrar com tudo. Como pode um m* igual ao Peter perdoar um processo ganho contra o barbudo ex-presidente da Portuguesa num momento que todos se uniram para nos manchar? Peter é burro? levou por fora? Não sei. O Barcellos do rebaixamento era vice-presidente da antiga bolsa de valores do RJ. Nos rebaixou. Ele era incompetente? Burro ? Não sei. Sei que como consultor daquele cara da megassena que mataram, ele fez os 52 milhões do cara virarem quase 100 em pouco tempo.

        Cara, a diretoria deveria levantar as mãos para o céu e agradecer 35 mil pessoas com ingresso praticamente 0800, porque aquilo ali , baseado no lixo de equipe e fatores que só entram em campo na cabeça dos jogadores, era jogo para muito pouca gente .

        Antes de mais nada, apesar de nos últimos 2 anos eu pouco ter ido aos estádios por motivos “extra-futebol”, quero lhe dizer que sou torcedor de estádio, daqueles que olham entre os conhecidos tricolores e não vê ninguém que tenha assistido mais jogos do Fluminense da arquibancada do que eu – ( ao menos desde 87 quando estreei ).

        Eu leio bastante aqui sobre convocação de torcida , principalmente de você e Jr Nense. Eu discordo sobre o peso da culpabilidade da torcida em relação ao momento do time, mas entendo que é uma forma de vcs via provocação atraírem mais gente em um momento que quem administra o próprio clube faz de tudo para te afastar dele. De boa, quero mais é que a Flusócio se f* e nós não tenhamos que discutir a respeito da torcida do Fluminense que já me provou que é f* através de tudo que eu vi de dentro dos estádios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *