O futebol pós-tragédia

Ainda dilacerado pela tragédia que acometeu os tripulantes do voo da Chapecoense, o futebol brasileiro vai, aos poucos, tentando recobrar a sua rotina. Tentando, porque é humanamente impossível retomar vida normal depois do que aconteceu. A sensação de injustiça é inevitável e a impotência nos devolve à mera condição de humanos – falíveis e mortais.

A decisão da Copa do Brasil entre Grêmio e Atlético-MG, vencida pelo time gaúcho, foi o primeiro ato pós-tragédia. A rodada final do Brasileiro, neste fim de semana, também deverá ser de muitas homenagens e solidariedade às famílias e aos (agora declarados) campeões da Copa Sul-Americana.

É hora de ver se a onda de solidariedade dos colombianos de Medellín, que motivou a realização de um amistoso entre os países em janeiro, chegará também aos estádios brasileiros, com o público respeitando minuto de silêncio e compreendendo de vez a nobreza da essência deste esporte maravilhoso que é o futebol.

De modo comovente, a Colômbia mostrou ao mundo por que não se pode perder a fé na humanidade.

_____________________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

57 thoughts on “O futebol pós-tragédia

  1. STT.
    Eu retorno aqui com muita tristeza para comentar sobre a saída do Alexis Rojas. Uma das minhas várias restrições a esse treineiro que irá, lamentavelmente, assumir o futebol do Fluminense, é a sua já conhecida xenofobia a jogadores estrangeiros. Ele só não teve coragem de barrar o Conca quando da sua última passagem, porque saberia que no outro dia seria demitido. Todos os outros jogadores estrangeiros ou foram barrados ou foram embora, como no caso, agora do Rojas. É só pesquisarem. Penso que o Jefferson Orejuela e o Sornoza, dificilmente serão titulares no início do trabalho das competições (tomara que eu esteja errado). Boas festas a todos. Um bom ano para 2017 a vocês Tricolores e ao nosso Fluminense (tenho dúvidas).
    Saudações Tricolores.

  2. Esse entende do assunto e escreve com muita propriedade:

    “A futura gestão ainda vamos ver, mas sem dúvida Pedro Abad é realmente a continuação de Peter Siemsen, até porque possui as mesmas práticas, personalidade forte e o selo de qualidade Flusocio. A última pérola da dupla dinâmica. Simplesmente decidiram, mais uma vez de maneira inédita no Fluminense, arbitrária e anti-estatutaria, que o pedido de suplementacao orçamentária da gestão Peter referente ATÉ OUTUBRO DE 2016, ou seja, sem ainda os meses de novembro, dezembro e 13 salário, que foi escondido de todos os associados antes da eleição, será analisado pelo novo Conselho Fiscal, que vc ainda será eleito. Tudo isso para retirar a possibilidade de análise do pedido pelo Conselheiro Humberto Menezes, que recentemente também se colocou contrário a um novo empréstimo bancário no valor de 12 MILHÕES DE REAIS (fora o pedido de suplementacão de 15 MILHÕES DE REAIS). Tal decisão além de absurda e ilegal, coloca desde já sob suspeita as contas do Presidente Peter, bem como os novos conselheiros fiscais que ainda sequer foram eleitos. Esse tipo de manobra demonstra cabalmente como é diferente o discurso público na imprensa e nas redes sociais e as práticas dessas pessoas, que em absolutamente nada se diferenciam das práticas que eles dizem condenar de Eurico, Federação, CBF, etc…”

    ST

  3. Estava aqui ‘fazendo hora’ pensando como devemos chamar os torcedores de cartolas e defensores ferrenhos do novo presidente, principalmente o trio ternura e o objeto não identificado , que parece também estar ‘tresloucado’: abadás, abadetes ou Abad boys…kkkkk
    É aí, tricolores?

    1. Amiguinho, que prazer é esse? pq tanta resistência em admitir o sucesso alheio? Nando, o que queremos é o bem do Fluminense! Nando, como dizer que somos um time grande se não tínhamos sequer um CT? como ser grande cheio de dividas, penhoras/confiscos ? como ser grande se não tivermos respeito/crédito ante os parceiros comerciais? Nando, o FFC para ser grande tem que ter infraestrutura e ganhar títulos. Sabemos que ainda estamos muito defasado em relação aos outros clubes. Aos poucos estamos conseguindo diminuir a diferença. Estamos chegando … Nando, dos últimos 7 campeonatos brasileiros, conquistamos DOIS. Nós, Cruzeiro e Corinthians. O Palmeiras com todo poderio financeiro, só conseguiu um. Nando, pq tanta má vontade com o nosso FLU?

    2. Caro Nando

      “Adoradores de personalidades ou Personalistas” numa versão mais polida, ou “Puxa-sacos” ou “Baba-ovos”, na versão mais escrachada. Estou meio “por fora” sobre o que o amigo chama de objeto não identificado… rsrsrs.
      Preparado para receber “porrada” ou “deboche” pelo “presidente dos oficiais”, o que chama a todos de “amiguinho” e que fala muito no “sucesso do cara”. Avisa a ele caro Nando, que não temos “tanta má vontade com o nosso Flu”, mas é ele que tem muita “má vontade” para com a verdade.

      ST

  4. Isto que você coloca é um grito de esperança, uma ode ao futuro do Fluminense, caro Marmund.

    Esta sua visão do todo, do cenário completo, mostra que o trabalho de reconstrução do clube superou em muito as frustrações vividas na área do Futebol de 2013 para cá.

    Como eu citei em meu comentário, a restruturação do futebol poderá ser feita em meses, desde que tomadas as decisões corretas e a área seja tratada com profissionalismo, seriedade e autoridade.

    A área do futebol não conseguiu grande coisa desde 2013 (1) por falta de oxigênio causada pelo súbito rompimento unilateral do patrocinador, (2) por escolhas quase todas mal feitas pelo “vice da oposição”, e (3) pela infelicidade do presidente Peter nas decisões que tomou ao acumular a área do futebol, justo ele que se dizia nascido nas ‘arquibas’.

    Precisamos, entretanto, render ao Peter as justas homenagens pela visão empreendedora com que enfrentou e resolveu os problemas que certamente lançavam o Fluminense rumo às cinzas.

    Abarrotar o clube de dívidas contratando jogadores e jogando para a galera é fácil, não é verdade, Marmund ?

    Justamente por estas posturas compulsivas e míopes é que fomos parar na Terceira Divisão depois de uma década de ‘glórias’ no futebol, obtidas em troca de um futuro sombrio e ameaçador do qual felizmente estamos saindo.
    Isso, …. nunca mais …., penso eu !

    Mas, tudo passou e agora só nos resta torcer para que as coisas entrem nos trilhos.

    Felizmente todo aquele trabalho que você tão lucidamente descreve poderá ter sequência, agora sob a orientação de um presidente que já disse que nomes de jogadores não são assunto para ele, mas para os profissionais da área.

    Gostei disso !!! Começou bem, o nosso Abad !!!

    Abraço, parceiro Marmund.

    Amaury – 19:00h – Dez/10.

  5. Mais uma “pérola” do disco voador ao falar dos aportes financeiros ao Palmeiras em comparação aos do Fluminense: “a diferença absurda de patrocínio, cotas de TV e bilheteria que temos em relação aos outros. (eles faturam muito mais que nós)”.
    E como dizia Gérson Canhotinha: então, a culpa é da diretoria do Palmeiras, certo? rsrsrs
    PS troca aí teu defensor. Essa “peça defesória” está mais para libelo acusatório,meu!

    1. Carissimo Crac, essa pra ele, quanto a muqueca so aceito se for de badejo.
      4:30
      Jorge Ben Jor – W/Brasil (Chama O Síndico)
      N3GU1NHO

      1 ano atrás9.244 visualizações

      Este Video não é do Mundo Gaturro mas é de um Cantor muito Famoso Jorge Ben Jor !!!!! Espero que vcs gostem .Escreva – se!!!

  6. Baseado nas observações feitas pelo lúcido e educado amigo Marmund e tentando contribuir para o correto entendimento da situação contratual dos jogadores que recebem os salários mais altos e têm mais mercado (independentemente do atual desempenho no Fluminense) convido os amigos a uma reflexão sobre os pontos abaixo:

    ° Todo jogador tem o direito de assinar um pré-contrato com outro clube seis meses antes do vencimento de seu atual contrato, segundo a Lei Pelé.

    Daí, em Junho de 2016 qualquer investimento (em jogadores) precisaria ser protegido com a prorrogação do contrato, garantindo ao Flu o direito de receber algo em troca de eventual transferência do atleta.
    Consequentemente, estes contratos seriam prorrogados até no minimo Dez/2017.

    ° Tal lei – se não me engano – estabelece uma relação entre três elementos : o tempo restante de contrato, o salário do jogador e o valor da multa rescisória.

    Daí, o prazo de vigência do novo contrato precisa ser tal que permita ao clube ressarcir-se de um valor (multa rescisória) compatível com o investimento feito por ocasião da contratação do atleta e sua atual situação de mercado.

    Em outras palavras, a multa rescisória para contratar o Scarpa seria muito menor se a data de vencimento de seu contrato fosse, por exemplo, Junho de 2017. Provavelmente já teríamos perdido o jogador para o Palmeiras e o Pai Nando de Saquá já estaria tocando os tambores de guerra lá por suas plagas praianas.

    Assim sendo imagino que o clube se protege quando – seis meses do vencimento – estende por período superior a 12 meses o contrato dos atletas que têm maiores salários e (supostamente) maior projeção e procura no mercado.
    Se tudo isso é fato, qualquer contrato vencível até Dez de 2018 estaria dentro dos mínimos critérios de preservação dos interesses econômicos e patrimoniais do clube.

    ° Como podem ver, há apenas três jogadores que têm contratos até 2019 : Gum, Marquinho e Maranhão.
    O zagueiro talvez por conta de uma eventual mudança de ares, pelo que o Flu poderá receber algo como R$ 4 milhões, segundo noticias.
    Quanto aos outros … não disponho de informações que me levem a uma justa e correta avaliação da situação.

    Em suma, nada de anormal e de absurdo em relação a este assunto, nem motivos para desancar com a honra e a dignidade dos nossos dirigentes.

    Contrato até 2017 :

    William Matheus – Jun
    Danilinho – Jun
    Osvaldo – Dez
    Rojas – Jun
    Aquino – Jun

    Contrato até 2018 :

    Cavallieri – Dez
    Henrique – Dez
    Well Silva – Dez
    Cicero – Dez
    Dudu – Dez
    Marcos Júnior – Dez
    Giovanni – Dez

    Contrato até 2019 :

    Gum – Dez
    Marquinho – Dez
    Maranhão – Maio

    Se estes jogadores devem ou não continuar no Flu é outra face da moeda, que não tem nenhuma relação com a situação contratual deles.

    1. Amaury, parabéns! Mais um show de comentário! Objetivo, direto e caceteiro. Afinal, é isso que se espera de um pensador. rsrs – Amaury, apesar de tudo, penso que estamos perdendo o nosso precioso tempo quando tentamos ser justos e esclarecer o que de fato ocorre. Qual é a verdade real! Veja, todos sabem que Palmeiras/Grêmio e outros arrecadam muito mais que o Fluminense. E a contrario sensu do que pensa o CRAC/Garimpeiro do Fracasso, é claro que a culpa não é deles. Muito pelo contrario. Se fossemos procurar culpados, com certeza a culpa seria do próprio Fluminense e seus torcedores. Pq, não se preparou para o futuro como devia. Parou no tempo! São quase 100 anos de estagnação quase total. Zero de infraestrutura, limitou-se a preparar times para disputar campeonatos. Até 1984, pasmem, apenas dois títulos de caráter nacional 1970 e 1984. (quatorze anos vendo os outros triunfar) Enquanto isso, Palmeiras e Grêmio já construíram dois estádios, centros de treinamentos para a base e profissionais, arrecadam mais com patrocínio, cotas de tv, bilheteria etc a consequência disso tudo conquistaram vários títulos nacionais e internacionais além de ganhar muito dinheiro nas transações de seus atletas. Mas, isso tudo faz parte do passado. Hoje, o Fluminense tem comando. Felizmente em 2010, chegou o Peter Siemsen e nos colocou nos trilhos do futuro. Com ele o FFC mudou de patamar. Na ultima década conquistamos treis títulos de caráter nacional, quase triplicamos as nossas conquistas! Com o Peter conquistamos dois títulos nacionais, temos CT para base e profissionais somos respeitados pelos parceiros comerciais e não somos reféns de patrocinador. Temos vida própria. Caminhamos com as nossas próprias pernas.

  7. Marcão enganação vai pro PSG fazer um curso de 10 dias.
    Péssimo substituto,ainda que eventual, do técnico do time. Foi um jogador voluntarioso mas medíocre e como treineiro também o é!
    2016 é ano pra gente esquecer!

  8. “TIM MAIA Paulo C. Araújo – ES • 13 horas atrás
    cara se nao fosse a vale e a grana dos turistas mineiros sem praia eu nao sei o que seria de voces.
    voce conhece a historia do rio de janeiro e o que ele representa apesar das mazelas politicas-economicas que atravessa atualmente ? abra a sua mente provinciano conservador recalcado metido a besta.
    volte a torcer pro seu verdadeiro time grena, a moribunda deportiva ferroviaria.”

    Como escreve o morde e assopra…

    Onde assino, Tim ?

    1. Pois é, “malandros” Jacques e Ri-Tintim.

      Só a Cidade do Rio de Janeiro sozinha tem mais de 6 milhões de habitantes, e considerando o Grande Rio dá mais outro tanto, e é mais da metade da população de todo o Estado, embora essa área toda não represente um grande percentual da sua área total.

      Quem ia por rodovia ou ferrovia para a cidade do Rio, que foi a capital, até bem pouco tempo, viajava por por vários quilômetros desabitados, e passava por cidadezinhas bem pequenas, e chegando à Cidade Maravilhosa ficava deslumbrado com a grandeza daquilo, sentindo o contraste com outras partes do Estado.
      .
      Então era isso que acontecia; tudo que o resto do estado produzia era consumido na capital federal, capital estadual agora, onde o cara que andava de terno branco pelos botecos, tomando média de café com leite e pão com manteiga, representava mesmo o pensamento dos velhos tempos, e nem sei se esse pensamento mudou, porque torraram o que tinha e não tinham para fazer a Olimpíada, ostentação pura, e deu nisso aí.
      Quanto ao ES, pelo menos, ainda está pagando a seus funcionários em dia.
      .
      Mas, se formos conversar sobre isso, aí haverá muita falação, muita mesmo, e há gente que pode não gostar. .
      (10/12/16 – 19: 06 hs)
      ST
      gggggggggggggggggggggggggg

      .

      1. largo, profundo,receptivo e elastico amigo capixaba vamos nos ater so ao futebol sei que para um reacionario de pijama como voce e dificil pois por falta do que falar na esfera do futebol a sua natureza nao permiti entao sai atirando por todo lado, quando nao bairrista e na esfera ideologica o que e lamentavel, mas felizmente ha remedios nas farmacias que podem ajuda-lo.
        meu falecido avo, um general de exercito,me dizia que nao se importava em ficar velho, o que o preocupava era virar um chato e babaca.
        fique certo que teras sempre respostas quando atingir a populaçao carioca do extinto estado da guanabara obrigada a ser fluminense ( que ironia )quando houve a fusao com o estado do rio de janeiro forçada pelos seus queridos milicos.
        quanto a voce eu nao me iludo mais com suas babaquices, aumenta a dose do amplictil.

        1. Tim Maia, é dessa forma que você trata um companheiro do blog/torcida? rapaz, você chama o companheiro PCA de amigo, pede para se ater apenas ao futebol. E ato continuo se refere ao companheiro de reacionário e babaca. Qual é a sua rapaz? Olha, eu sei que o companheiro PCA sabe se defender. Todavia, quero deixar hipotecado a minha solidariedade ao PCA e ao blog. Tim Maia, eu não sei se esse é o seu nome de batismo. Contudo, registro que o blog Terno e Gravatinha, se notabiliza por ser um espaço cultural, onde pessoas educadas a rigor efetuam seus comentários sempre com educação e urbanismo. Vale dizer, que é isso que o companheiro PCA tem feito no blog. Comentários sempre pertinentes e oportunos. Pô, Tim Maia mandou muito mal.

    1. Caro Washington Luiz

      Agradeço a sua lembrança e confesso-me lisonjeado pelas referências dos companheiros que depois citarei nominalmente, incluindo o Nando de Saquá, que muito me honrou com a sua leitura aos meus comentários.
      Estou digerindo o final de ano melancólico, o final da gestão “super dimensionada”, o começo revelador da continuidade do presidente eleito, as escolhas que começaram com o superado treinador, etc, etc.
      Realmente tem sido difícil sentir orgulho pelo Fluminense que me conquistou e a meu pai para torcer. Continuarei como sócio torcedor, consciente de que esse é o novo perfil do futebol profissional e que seremos nós, os torcedores do clube de futebol que iremos redimir através da política, o nosso Fluminense, e não os “torcedores do clube social” que foram maioria votante nas eleições, o que explica a vitória por maioria (quase) absoluta democrática (50% + 1). Só para ilustrar, do nosso colégio eleitoral de aproximadamente 13.000 eleitores, menos de 40% compareceu.
      Estou amadurecendo um comentário para falar de gols, o objetivo do futebol, e que para ser concretizado depende de jogadores ofensivos e com alguma competência ou qualidade para o ataque, e não de treinadores que adoram “defender”, mesmo que com uma defesa cara e tecnicamente fraca como a atual do nosso time. Alguns ou muitos ainda defendem o “0 x 0 é melhor do que 2 x1”.

      Saudações tricolores

  9. E a brava Chapecoense escapou de mais um desastre! Dessa vez, o avião não caiu. Mas, escapou do furacão Levir Culpi. Não é que o treinador fanfarrão, piadista etc etc tentou se convidar via imprensa para trabalhar de grátis na Chape! Pois é não rolou. A Chape já ressabiada com os últimos acontecimentos na Colômbia disse não ao arremedo de treinador. Para dirigir a Chape em 2017, foi contratado o treinador Wagner Mancini.

  10. Caro PCA, essa é para você poder assistir os jogos da copa RS sub 20. Acho que é por aí que a galera da AXÉFLU consegue. Vai lá e boa sorte!
    Fluminense x Internacional: saiba como assistir ao jogo da Copa RS …
    torcedores.com/noticias/2016/12/fluminense-x-internacional-copa-rs-ao-vivo-tv
    Em cache4 dias atrás – Fluminense x Internacional: saiba como assistir ao jogo da Copa RS ao vivo na TV … de Fluminense x Internacional pela Copa RS de futebol sub-20 a partir das 15h (de Brasília) no canal Sportv 2. … No sábado (3), os gaúchos golearam o Corinthians por 4 a 1 … Torcedores.com é um parceiro iG Esporte.

  11. O Palmeiras quer o Scarpa???

    Simplesmente exerçam o valor estipulado incluindo a multa rescisória!!!

    Agora não será surpresa essa direção fazer igualzinho foi a negociação do Biro Biro para o futebol chinês e até ninguém por lá sabe dizer o valor final pelos direitos que eram divididos com o Nova Iguaçu, clube formador.

  12. Nunca achei que Scarpa resistiria ao previsível assédio para 2017, mas não consigo entender a posição escrota do Fluminense de colocar o rapaz em banho maria e deixar a torcida em suspense.
    Realmente, essa turma não é do ramo, entende de futebol e jogadores como eu entendo de astrologia, ou seja, NADA!

      1. Também acho. Sem mi, mi, mi. O parmera pode até quintuplicar o salário, mas que pague a multa rescisória. Se pagarem, ok, by, by, Scarpa. A pedida é de 21

  13. O amiguinho Oni, que parece ser um ovni mesmo, pois vive em outro planeta, na ânsia de defender o pior presidente da história tricolor, e sem entender que quando eu disse: ‘contratos até o ano de 2020’, foi apenas uma ‘força de expressão’, soltou a seguinte pérola (não deixem sergio lalau e a esposa lerem isso, pois irão roubar):

    NOME / CONTRATO ATÉ:
    Diego Cavalieri – 31.12.2018
    Gum – 31.12.2019
    Henrique – 31.12.2018
    Wellington Silva – 31.12.2018
    Giovanni – 31.12.2018
    William Matheus – 30.06.2017
    Ayrton – 31.10.2016
    Igor Julião – 02.12.2017
    Cícero – 31.12.2018
    Marquinho – 31.12.2019
    Danilinho – 30.06.2017
    Claudio Aquino – 30.06.2017
    Dudu – 31.12.2018
    Maranhão – 31.05.2019
    Osvaldo – 31.12.2017
    Alexis Rojas – 30.06.2017
    Marcos Júnior – 31.12.2018
    Samuel – 31.12.2019

    Ele acha que defendeu, mas só fez piorar as coisas… Oni, vc como ‘adevogado’ está pior que Peter Pan (não aguento mais) como presidente.

    PCA, não votei e nem votaria nesse pilantrão, que sempre considerei o ‘pior de todos’… e acho que tem razão quando diz que os cariocas (fico muito à vontade, pois sou FLUMINENSE, rs) tem que parar de usar essa palavra vergonhosa chamada ‘malandragem’, que é sinônimo de tudo de ruim que os políticos brasileiros vem fazendo com o país.

    E Renato esdrúxulo, o maior fanfarrão e presepeiro de todos os tempos, depois de conquistar o seu segundo título (em ‘mata-mata’, diga-se de passagem) em 20 anos como ‘treinador’, já vem sendo defendido por grande parte da torcida tricolor, inclusive alguns ‘irmãos asas’ como novo ‘gênio’ dos gramados. Na minha opinião, o futebol brasileiro hoje em dia está tão medíocre, que bastou um ‘animador’ que estava jogando futevôlei incentivar um grupo de jogadores bons ou ‘bonzinhos’, que eles se encheram de vontade e determinação e foram campeões. Nada contra, mas acho que se o Grêmio tivesse contratado o Silvio Santos, faria ainda melhor.

    1. Mas, Nando, é só você ver que já estão dando grande destaque ao Roger, que ele fará maravilhas no Atlético porque fez um grande trabalho no Grêmio e por aí afora.
      Não há técnico nenhum com plano de jogo, tática, de prancheta na mão, que faça nada diferente do que todos fazem por aqui atualmente.
      Uns ficam mais ativos do lado do campo,e isso pode ajudar o time a tomar mais ânimo, como é o caso do Renato, e tendo uns dois ou três jogadores mais qualificados. .
      Mas não esquecer que foi o único treinador que levou o time a uma final de Libertadores, que não ganhou por ter enfrentado dois adversários no mesmo jogo, o time e a altura.
      (09/12/16 – 12: 30 hs)
      ST
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. Nando sem querer contrariar se algum jogador desse certo atuando bem , ai chegava outro clube e levava de graça , aí iamos falar como fazem contrato curto com jogador bom , essa é a vida camarada de quem tem que tomar decisões , nós só criticamos.

      1. Ramires, é isso aí companheiro. Bela síntese! Ramires, pode contrariar o amiguinho Nando. Aproveita e pergunta para ele sobre o estagiário Eduardo Batista no Palmeiras, o Roger Machado, tb estagiário no Galo e o Renato Gaúcho no Grêmio.

    3. Nando, o que está acontecendo com você amiguinho? de novo, outra vez você com esse papo furado contra o cara que é o melhor presidente do Flu desde 1970. Nando, chega de pagar MICO! Amiguinho, ninguém fez mais pelo Fluminense que o presidente Peter Siemsen. Sei que você não gosta do Peter. Mas, paciência contra fatos não existe argumentos. Veja, quem ganhou duas competições de caráter nacional? quem organizou o clube administrativamente e financeiramente? quem acabou com as penhoras/confiscos no clube? quem colocou o clube no ato trabalhista? quem colocou o clube no PROFUT? quem transformou CARANDIRU em CT das categorias de base, com trabalho reconhecido em todo mundo? quem internacionalizou a marca Fluminense? quem transformou o Fluminense em celeiro de jovens craques, reforçando os maiores clubes do planeta? quem devolveu ao Fluminense a boa reputação/status de clube que honra seus compromissos com parceiros comerciais? quem libertou o clube das garras do tirano CB? quem trouxe para o mundo do futebol o Dr. Pedro Antônio? quem deixou como legado o melhor CT de profissionais da América do Sul? quem deixou a pedra fundamental para construção do estádio próprio? – Nando, o Scarpa um dos nossos melhores jogadores está sendo assediado pelos rivais. Isso pq tem contrato renovado só até 2019. Aí vem você e o Cantor com esse papo furado. Olha, eu vou pedir ajuda ao nosso PCA. Aí, PCA, socorre agente aqui. Já sei, Nando, quando formos comer moqueca leva o Cantor que eu vou mandar colocar bastante pimenta malaguetinha. E vocês vão ter muito cantar. Tá certo PCA? – PCA, consegui achar os jogos do Flu nas copa RS? ST.

      1. Grande diretoria… 04 anos de vergonhas, vexames, eliminações, freguesias, contratos milionários ridículos… Oni, estou
        te falando isso em 09/12/2016. Não duvido nada, essa diretoria de
        ‘aloprados’ vender o Scarpa à preço de banana e trazer o Fred de volta
        para ficar curtindo e bebendo caipisaquê, e fazer a alegria das fredetes
        kkkkkkkkkkkkkkkkk

        1. Amiguinho, eu não sei quanto ganha o Scarpa. Mas, segundo noticiário esportivo o Palmeira está oferecendo de salário o triplo! É mole ou quer mais? – sabe o que faz isso amiguinho? é a diferença absurda de patrocínio, cotas de TV e bilheteria que temos em relação aos outros. (eles faturam muito mais que nós) Soube que o Lucas Barrios fatura 1 milhão de reais e é banco. O Corinthians investiu 25 milhões em dois jogadores (Giovani Augusto e Marquinhos Gabriel, ambos reservas) O Cruzeiro gastou um montão de dinheiro e … meio de tabela, o Inter gastou milhões e vai ser rebaixado, isso é futebol. É por isso Nando que na minha opinião o Peter está certo. Temos que continuar nos organizando, trabalhando na base e mesclando com algumas apostas. ( vem aí estádio de futebol do Flu) Nando, o bacana disso tudo, é saber que mesmo com todas essas adversidades, conseguimos mais que os nossos adversários. Veja, o Palmeiras estava na fila a 25 anos, o Grêmio esperava a 15 anos. Enquanto que nós ganhamos duas vezes 2010, 2012, mais a Primeira Liga. Amiguinho, se o Palmeiras quiser mesmo o Scarpa é só pagar a multa rescisória e tudo bem! Tchau Scarpa, de onde você veio tem mais. E falando em Palmeiras campeão brasileiro e Grêmio campeão da Copa do Brasil, clubes com GESTÃO E COGNIÇÃO EM FUTEBOL, contrataram para treinador Eduardo Batista/Palmeiras e Grêmio Renato Gaúcho. Explica isso ai Nando! E, viva Peter! ST.

  14. Aos que apregoam ser Renato Gaúcho (que marcou o gol mais célebre e festejado do Fluminense em todos os campeonatos cariocas* e o único técnico que conseguiu levar o Clube à final da Libertadores) simplesmente um bocarroto, churrasqueiro e jogador de futvolei, comunico, solenemente, que referido técnico se tornou bicampeão da Copa do Brasil, dando ao Grêmio um título nacional após 15 anos, renovando o que realizou no Fluminense, onde a seca foi maior: 23 anos.
    Se conseguirem, cabe o consolo de morderem os próprios cotovelos, mas não poderão esconder ou negar a história auspiciosa de Renato Gaúchoto como jogador quanto como treinador.
    (*) No dia 19.12.2016, às 18:30 horas, na Casa Vieira Souto, Praça da Cruz Vermelha, nº 9, Cento, Rio de Janeiro/RJ, será lançado o livro “Onde você estava naquele inesquecível gol de barriga”, de autoria do jornalista André Viana.
    Por favor, não fiquem com urticaria nem falem mal do André Viana em razão da palavra “inesquecível” que consta do título da obra.

    1. Parabens para Renyguite Gaucho , mais ainda não da para acreditar nesse tecnico ainda não , a Libertadores na hora de tirar 10 ……
      Pegar trabalho dos outros é facil, vamos ver ate onde vai no ano que vem ….

      1. O resultado dele sempre é rápido, tipo uns 3 ou 4 meses, depois vai decaindo até ser mandado embora.
        E este é o problema de praticamente todos os técnicos no Brasil. Dos últimos anos apenas o Tite manteve uma regularidade de resultados frente ao Corinthians.
        SSTT

      2. Com meus cumprimentos Ramires, Renato, que compreende ser a vida para ser vivida e não apenas para o trabalho (o cara que assim entendia hoje está encostado como comentarista de TV) por tal conduta nem mesmo é técnico de trato continuado,mas é bicampeão da Copa do Brasil e vice-campeão da Libertadores.
        E você ainda não acredita no trabalho dele?
        Claro, respeito sua opinião, mas nela vislumbro uma ardorosa obediência aos preceitos de São Thomé, que, aliás, depois mudou de idéia.

  15. Saudações tricolores gaúchos… kkkkkk
    Como agora sigo o meu segundo time, até tirarem este “Tapir Ruminante” do meu primeiro time, fiquei muito feliz pela conquista.
    E o Renight conseguiu ganhar mais uma taça para o time mais “copeiro” do mundo (dados da FIFA).
    Agora passarei a observar como a Chape fará para se recuperar frente ao apocalipse tsunâmico que sofreu. Creio que se souberem fazer o trabalho direito o clube sairá desta muito fortalecido.
    Ahhhh… eles já possuem título internacional.
    SSTT

    1. Pois é, pois é, Ricolor.

      É por essas e outras que você nunca me enganou, pois eu nunca, jamais, em tempo algum acreditei no seu lado tricolor das Laranjeiras, justamente pelo seu outro lado sempre debochado sobre tudo no clube e, principalmente, no time, sempre de nariz torcido para ele, e nunca vi você se dizer feliz com uma vitória ou com um título.

      Falando sério, este seu post agora demonstra que você é como político sem convicção ideológica nem de coisa nenhuma, que quer estar sempre do lado mais forte do momento, seja governo ou oposição.

      Vá em paz, amigo, porque os tricolores verdadeiros o foram na segunda e na terceira divisão, e não deram as costa ao clube, e sempre torcerão por dias melhores, mesmo sabendo das dificuldades por que passa o futebol brasileiro, com o Flu no meio, depois dessa malfadada Lei Pelé.
      Sem declaração de guerra, falou?
      (09/12/16 – 10: 16 hs)
      ST
      uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

      1. PCA… PCA… se eu fosse sem convicções eu estaria batendo palminhas para jogadores sanguessugas e para treineiros paneleiros. Por ter minhas convicções é que me recuso a acompanhar meu clube quando não aceito ver o mesmo sendo conduzido por uma coisa velha e que nada trará para meu deleite futebolístico.
        E como vc não entende bulhufas de ironia… tente aprender um pouquinho com o Tim Maia. Ele entendeu de primeira que estou apenas zoando e entrou na mesma linha.
        Sou tricolor carioca e vc nunca entenderá isto. Então deixemos assim.
        Me recuso a acompanhar o clube com este paneleiro a frente e somente virei aqui no blog para ver se ele está saindo e farei comentários outros.
        Como sei que vc irá ler e ficar bravo… relaxe apenas.
        SSTT

        1. Só tem uma coisa, Ricolor. Vai que você faça uma “ironia” dessas diante desses torcedores tricolores que, como tantos outros bandidos, gostam de agredir pessoas só por serem de times adversários, e aí eles lhe estranham, e você só poderá explicar que era ironia depois de voltar a si no hospital.
          Ironia? O iludido é irônico:? Ironia não é assim, não: ainda mais pelo histórico de vocês dois. kkkkk
          (09/12/16 – 15:24 hs)
          ST
          mmmmmmmmmmmmmmmm

        2. po cara voce tem provas que e tricolor ou so convicçoes ?
          da um tempo com o capixaba, o tempo chega pra todo mundo, o problema e aquele pela saco alemao, o tal maier que insiste aparecer para alguns.

    2. candango burgues bacana, voce viu o meu borussia jogar ?tambem torço pelo arsenal do wenger que ta na seca ha muito tempo, esqueci a roma grena tambem e uma otima opçao.
      aqui no Brasil tambem torço pelo ‘imortal”

      1. Ando meio sem saco para assistir partidas de futebol. Mas deverei olhar mais os campeonatos europeus ano que vem já que por aqui… blerghhh.
        De repente a gente troca dicas de bons jogos para assistir.
        SSTT

  16. Conversando com meu filho à respeito desse jogo de domingo contra o Inter, lembramos que se o Marcão fosse escalar o mesmo time das últimas rodadas, pensamos hipoteticamente numa situação.

    Considerando a hipótese de serem escalados os mesmos jogadores (se não tivessem concedidos férias antecipadas), já pensaram que eles para impressionarem o Abel, entravam em campo e tendo uma atuação de gala como foi naquela partida diante do Cruzeiro lá no Mineirão ainda pela Primeira Liga, será que corria-se o risco de garantirem suas permanências para 2017 e assim nem barca iria ter mais??

    Quis o destino que essa hipótese pelo menos foi afastada nessa partida do próximo domingo.

  17. Me da uma raiva ver esses jogadores motivados pra rebaixar o Internacional. Quando tinha a vaga para a Libertadores na mão não tinha essa motivação. Palhaçada.

    1. caro Diego, isso e cortina de fumaça, os caras “motivados”, voce acredita tambem em papai noel? se esse campeonato durasse mais 03 rodadas nos que seriamos rebaixados.
      o sport e o vitoria de repente fizeram uma vaquinha pra fazer uma mala e vao enviar pros mercenarios do flu pra tentar atrapalhar o inter, deve ser esta a tal motivaçao.
      anota ai, domingo serao 09 jogos na seca, ano passado foi a mesma coisa, escapamos porque tinhamos gordura pra queimar,outro belo final de ano, mas pra alguns menos exigentes a taça de lata da liga de estanho foi o suficiente.
      qual tricolor otario que vai ver o jogo ?

        1. Ora, eu sou mesmo iludido com futebol, Cara (e qual torcedor não é?), desde os dez anos de idade, só que isso nunca me fez mal, nunca atrapalhou a minha vida normal.
          O problema é o cara ser iludido e viver dizendo que “não se ilude mais”, querendo passar-se por malandro.
          Aliás, por conta desse personagem folclórico que sempre foi muito valorizado na vida carioca, e vendo-se a situação da ex-Cidade Maravilhosa e do Estado agora, poder-se-ia até dar, a quem nascesse no Rio de Janeiro, a naturalidade de “malandro”. Não ficaria bem, amiguinho Nando?
          (09/12/16 – 15:50 hs)
          ST
          eeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

          1. cara se nao fosse a vale e a grana dos turistas mineiros sem praia eu nao sei o que seria de voces.
            voce conhece a historia do rio de janeiro e o que ele representa apesar das mazelas politicas-economicas que atravessa atualmente ? abra a sua mente provinciano conservador recalcado metido a besta.
            volte a torcer pro seu verdadeiro time grena, a moribunda deportiva ferroviaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *