Refugou, mas avançou

Parecia até um Fluminense genérico o que esteve no Estádio Centenário ante o acanhado Liverpool, antepenúltimo colocado do Campeonato Uruguaio.

Mas, não.

A formação titular era composta pelos mesmos 11 jogadores que, por muito pouco, não conquistaram, havia apenas três dias, o 32º título estadual da história do clube.

Talvez pela fragilidade do adversário, o Fluminense achou que se classificaria deixando apenas o tempo passar.

Soma-se a isso o aspecto humano, da decepção, da frustração da perda de um campeonato que esteve tão próximo, mas que lhes escorreu pelos dedos.

Mas nem mesmo isso justificaria primeiro tempo tão medonho, tão sofrível, com o time jogando com suas linhas espaçadas, frouxo na marcação, errando passes, gerando contra-ataques que levavam perigo em efeito avalanche.

Num deles, logo aos 12 minutos, Royón recebeu nas costas de Henrique e tocou para Ramírez marcar e colocar pressão no confronto.

Com o Flu encontrando muitas dificuldades na saída de bola, o primeiro tempo terminou com o placar de finalizações em esmagadores 13 a 2 para a equipe uruguaia.

Como seria impossível piorar, o Flu voltou com a mesma formação, mas com outra disposição no segundo tempo.

Os laterais Lucas e Léo evoluíram e se tornaram importantes na construção de jogadas.

O Flu subia em bloco ao ataque, trocando passes e evitando bolas esticadas.

As chances apareceram e o time só não empatou porque a bola preferiu beijar o travessão a morrer no fundo das redes, em chute de Richarlison.

Como o gol não saiu, o Flu, para garantir a vaga, passou pela constrangedora situação de ver Diego Cavalieri receber cartão amarelo por retardar a saída de bola contra um time cuja folha salarial não chega a R$ 450 mil.

E ainda teve a encenação teatral de Marco Júnior, infantil, tola, simulando ter sido atingido por um adversário. Um ato para envergonhar.

Como a atuação do Flu, de modo geral, e logo na semana da abertura do Campeonato Brasileiro.

Abel se disse preocupado e cheio de interrogações. Já são quatro jogos sem vitória.

Domingo, na matinê, às 11h, o time recebe o Santos no Maracanã envolto pelo que até há poucos dias seria inimaginável – a aura da desconfiança.

Uma boa largada, porém, contra o difícil Peixe terá efeito contrário e devolverá a sensação de que tudo não passou de um dia (bem) ruim.

Basta ser Flu!

***

Vem aí a terceira edição da Flu Fest.

Quer saber como participar?

Está tudo aí. É só clicar: www.flufest.com.br 

_____________________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

137 thoughts on “Refugou, mas avançou

  1. Aí vem o Brasileirão.

    Mas eu fico sempre muito decepcionado com esses torcedores que demonstravam grande esperança que o Flu conquistasse o “carioquinha”, que viram (ou não viram?) como foram estranhos os dois jogos que decidiram o título, principalmente o segundo, e que, diante de tudo isso, ainda achem que o time perdeu a credibilidade, já está em “descenso” (?), sob a “aura da desconfiança” que os outros estão “muito à frente” de nós, e que o nosso time não terá chances no campeonato.

    Este, infelizmente, é o clima depois de um resultado negativo, injusto, diante do Flamengo, e o que parece é que certas pessoas foram convidadas a torcer pelo Fluminense, quando alguém lhes prometeu que podiam acreditar que o time era “isso tudo e mais aquilo”, mas elas estão vendo que ele “não ganha tudo”, e já pensam em “torcer” por outro melhor se forem convidadas de novo, e assim, assim, assim será a vida esportiva delas.

    O Fluminense inicia, hoje, a disputa do campeonato brasileiro, com o seu time que foi elogiado pela mídia esportiva toda, sem este papo besta de que a Globo trabalhou e trabalha contra ele, e eu vi numa TV, parece que foi a Fox, um debatedor que dizia que o Flu era o time que mais lhe impressionava no momento, e que via seus jogos com muito prazer, no que foi apoiado por outros do bate-papo.

    Vários outros disseram coisas desse tipo em outros programas e em colunas de blog e jornais, embora essas opiniões não tenham poder de fazer com que o time ganhe tudo, que não possa jogar mal, que não possa perder, que não possa ter problemas, só que quem começou a torcer por sua conta, mesmo que tenha tido influência da família, sempre soube que há percalços na vida do time e dele torcedor.

    Então, TORCEDOR aguenta os trancos, fica aborrecido com a situação, mas é muito diferente do “torcedor de aluguel”, este que, diante de revés, fica logo imaginando se não é melhor alugar o seu “apoio” a outro clube desses “muito melhores” que estão aí.
    Sou tricolor na “alegria e na tristeza”.
    Saudações tricolores sem melancolia.

    (14/05 -08: 00)
    LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
    .

  2. Fluminense x Santos marca a estreia das duas equipes no brasileirão 2017.

    Numa manhã de domingo dos dias das Mães, colocaram essa partida para às 11:00hs no Maracanã.

    Óbvio que o público será pequeno e o Fluminense vai levar prejuízo.

    Sobre a partida, acredito que hoje o Santos está num melhor momento e nos últimos 3 jogos, tem se dado bem em cima do Fluminense.

    Ainda assim, é importante o Fluminense se impor nessa estreia por que as duas próximas serão difíceis em virtude que na quarta enfrenta o Grêmio no Sul pela Copa do Brasil e depois, irá a BH jogar contra o galo no Horto.

    Importante o time do Fluminense buscar nessas 3 partidas, resultados positivos para que se afaste possíveis focos de crises que a imprensa vai explorar aliado ao fato dos atrasos salariais dos jogadores que já é um prato cheio. Outra consequência é trazer mais a insatisfação da torcida que já anda ressabiada.

    Agora, que Abel largue da sua teimosia e reveja seus conceitos para acertar esse time e evitar que os jogadores tenham atuações abaixo da crítica como foi na última partida pela Sulamericana.

  3. Depois que o Abel voltou com Dourado, foram três derrotas nos últimos três jogos.
    Jogador lento, não consegue prender a bola na frente pq simplesmente não consegue dominar uma bola!
    E o Abel parece estar indo pelo mesmo caminho que o fez ser detonado pelo Peter: a mesmice!
    Tô sentindo o cheiro de que, com a volta do Scarpa, ele vai sacrificar ou o Richarlisson ou o WS com quem parece estar de implicância!
    ***
    Ele, Abel, está precisando discutir a relação com o time!
    E o Abad, precisando pagar o que deve!
    O que nos fez perder 11 seguidas no fim de 2016, parece se repetir !

    1. Luiz, o nobre ao citar o H. Dourado com suas sabidas dificuldades com o trato da bola, você me fez voltar no tempo que o Fluminense tinha um camisa 9, o Super Ézio, canhotinha e que deixou saudades na torcida que aquele sabia ter presença de área!

      Enquanto que nos dias atuais…

      ST.

  4. Os Dirigentes do Fluminense só falam em contas em dia, estamos sendo enganados com isso a quantos anos?
    F*da-$e contas em dia, tem que se virar e contratar. Sem títulos sem dinheiro, não consegue arrumar um patrocínio. Todo ano essa história de contas, o Peter saiu falando que as contas estava sanada, mentiroso. Estamos a beira da falência, pega a caixa logo tá escolhendo muito entra ano e sai ano e nada.
    A torcida tem que cobrar esses caras, chega de sermos omisso.
    Cambada de mentiroso.
    Essa Flusócio é um câncer no Fluminense, nas eleições era cada história, chega agora nada x nada.
    Politicagem de saco cheio de ser enganado.

  5. Vem aí Lukinha,o possante Ailton, e Eduardo, agora tenho certeza que com esses reforços ganha esse brasileiro fácil.
    O VP está animado e eu já estou soltando fogos.
    é de chorar!!!!!

  6. Acredito que em determinados momentos, alguns dirigentes tenham que aprender as palavras que usam nas entrevistas que concedem como foi o Fernando Veiga:

    “Não temos condições de fazer contratações. A situação do clube não nos
    permite. Entramos no Brasileiro para disputar título. Não chegamos a
    ganhar o Carioca, mas fomos muito bem. A importância do Abel é muito
    grande. Ele é um treinador que abraçou a nossa filosofia. Pelo potencial
    de nossos jogadores, acredito que tenhamos propostas no meio do ano.
    Vamos analisar e se for necessário e benéfico ao clube, negociar
    jogadores – declarou Veiga na mesma entrevista”

    Ao mesmo tempo que ele aponta que o Clube não tem condições de contratar, ele afirma que o time que está aí vai entrar para disputar o título.

    Mais adiante, ele admite a possibilidade de negociar jogador (es) dentro é claro numa decisão colegiada.

    Daí chegamos a seguinte conclusão:

    Que fórmula mágica será usada para esse time que está ai contando com jogadores contestados pela torcida há tempos disputar o título se haverá a necessidade de se desfazer de determinado destaque e ao mesmo tempo o Abel não ter a devida reposição de alguma peça importante do seu esquema tático???

    Por essa estou curioso de saber o resultado!

  7. Aí está o que – corretamente – reclamam alguns colegas de Blog : o Flu trata, sim, da elaboração um plano de gestão que indicará ao clube rumo estratégico a ser seguido.
    Isso foi publicado no site NetFlu.

    Entretanto, o site NetFlu foge do foco, ao destacar que “a Medalhista de Bronze Isabel Swan da multinacional que desenvolve trabalho de consultoria …. ” !

    Parece até que toda a importância dada ao assunto é a participação da Isabel no trabalho. Isso pelo menos é o que tenta passar o NetFlu. Valha-nos, Senhor !

    Sequer dão o nome da multinacional que faz o trabalho.

    Imagino seja a Arthur Young, baita empresa de consultoria em diagnóstico de gestão e elaboração de planejamento estratégico.

    Posso afirmar que este é o caminho mais sério e profissional para realizar a análise, o diagnóstico e a sugestão de Plano Estratégico para revitalização de empresas.
    Digo isso porque tive a felicidade de trabalhar com as duas maiores concorrentes internacionais da Young.

    A noticia mal orientada pelo NetFlu é :

    ” Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a velejadora Isabel Swan faz parte da multinacional que desenvolve trabalho de consultoria ao Fluminense. Ao lado de uma equipe com outras nove pessoas, a atleta entregará até o fim do mês um estudo para apontar ao clube práticas a serem colocadas como em grandes empresas.
    – Trabalhamos com alguns indicativos para propor medidas em mudanças na governança e na gestão, além de estarmos redigindo um código de políticas internas e prestando consultoria. A minha experiência como atleta ajuda nessas horas – disse.”

    Então, complementando a noticia do NetFlu : o Flu está, sim, preparando um baita trabalho de planejamento estratégico, provavelmente de curto, médio e longo prazo, que terá tudo a ver com a formidável formação acadêmica dos membros da Young, a maior parte deles provavelmente formados em Business por Harward, Columbia, e similares.

    Apesar do Site publicar a abobrinha em que diz ” a atleta entregará até o fim do mês um estudo que indicará ao clube … ” o Fluminense (repito) está para receber – sim – o resultado de (provavelmente) baita estudo sobre o que fazer para crescer.

    11:26 > 13/Maio.

  8. Caros,

    Santos aqui e logo depois o Grêmio lá. Mais dois jogos importantes para este time mostar a que veio. Pode ser a derrota na final, pode ser o atraso nos salários, mas independentemente do que for é hora de se afirmar ou …

    No mais é esperar para ver quem sai em Agosto e quando ( e se ) finalmente o Scarpa volta ou vai também, pois Richarlison e Douglas parece que já vão mesmo.

    Quanto à matéria da Época, não deve haver mesmo qualquer surpresa, principalmente para atual administração, pois afinal o atual presidente do clube presidiu antes o Conselho Fiscal, né?

    E la nave va…
    E o Fluminense “anda com as próprias pernas” em direção ao…

    Na esperança verde de que o bom futebol não tenha sido só mais uma ilusão e que retorne nos próximos jogos. Torceremos…

    SDs Tricolores e FT

  9. Pois é.
    Ontem, à tarde, conversando com uns amigos tricolores, vascaínos e rubro-negros, alguém falou sobre a seleção do campeonato carioca, algo que eu nem vi relatado na mídia e nem lembrava mais que faziam isso..
    Hoje cedo procurei e lá está o time que um rubro- negro disse era. .

    Martin Silva – Lucas -Rever – Henrique – Trauco
    Douglas (VG) Sornoza – Diego
    Welington Silva – Guerrero – Richarlison
    técnico: Abel.

    Curioso. Ninguém noticiou isto aqui. Ou foi noticiado e eu não prestei atenção.
    ST/T
    (13/05 – 08: 00)
    EEEEEEEEEEEEEEEEE

    1. PCA, foi noticiado! Mas, como já é praxe aqui no blog, a galera só repercute quando a noticia é negativa. Basta comparar as noticias do Itaú e revista Veja com relação as finanças do Fluminense. PCA, recentemente o Consultor Itaú analisou as finanças de vários clubes do nosso futebol, e afirmou que no Rio de Janeiro Fla e Flu estavam muito bem. Inclusive, disse que no quesito o Fluminense estava redondinho. Recentemente o balanço do Fluminense apontou SUPERAVITE e tudo isso passou batido. Já a noticia da revista Veja tem sido um prato cheio para os abutres. Mas, PCA, relaxe! Pois tal comportamento é sintoma do CVL- complexo de vira latas. ST

      1. Desenha aí pra ver se eu entendo.
        O Fluminense não tem dinheiro para contratar, não tem dinheiro para segurar suas revelações, não tem dinheiro para pagar os direitos de imagem, está cheio de dívidas trabalhistas e de empréstimos bancários, então como não é está minha área de atuação, Desenha pra mim o que significa este superávit.
        Complementando, não gosto de ficar comentando sobre outros times, mas como alguns por aqui gostam de comparar ( você é mais uns dois) afirmam que Flamengo, Corinthians e tantos outros, também devem, o que está corretíssimo, porém todos contrataram ou estão contratando.

        1. Pois é caro Flu/To, Consultor do Itaú analisando contas do clube. O redondinho que ele deve visto é o quanto o time deve ter no caixa, zero….
          Haja superavit para quitar divida de quase meio bilhão de reais.
          Por mais que a matéria da revista seja tendenciosa, tem que ser muito ingênuo para acreditar que o fluminense tenha a situação financeira saudável. Aliás, se não todos, a grande maioria dos clubes brasileiros se seguram como podem….
          Mas tem quem acredite em saci perere, caipora, etc.

          ST

          1. Você pode até não gostar! Mas, é fato.

            Em análise financeira, Fluminense é avaliado como clube “pés no chão”

            Clube está “redondinho”, disse consultor do Itaú BBA
            FLUMINENSE: Pés no chão

            É um clube redondinho. Não vem fazendo loucuras. Desde a saída da Unimed, a direção percebeu o tamanho que poderia ter de gastos. Esse ano liberou o Cícero para o São Paulo. Ou seja, aliviou a folha salarial. É um clube que tem uma visão mais moderna, mais profissional. Já vinha em um bom caminho. Deve seguir com os pés no chão.

            Abaixo fragmentos das analises de outros clubes:

            SÃO PAULO: Enxugando gelo

            No fim do ano o São Paulo mostrou aos conselheiros um orçamento que precisava arrecadar R$ 60 milhões em vendas e ainda assim ficaria com um deficit de R$ 7,5 milhões. Na prática, tinha de vender R$ 67,5 milhões porque não existe divulgar orçamento com prejuízo, ou com deficit.

            INTERNACIONAL: Abusou dos erros

            Os números de novembro já apontavam para um prejuízo de R$ 60 milhões. O Inter errou muito. Abusou do direito de errar. É um clube que vendia muitos atletas para fechar a conta. Sempre vendeu e vendeu bem.

            CORINTHIANS: Pressão financeira

            O Corinthians anunciou que tem de arrecadar R$ 48 milhões em venda de atletas para ajudar nessa conta.

            ATLÉTICO-MG: Imprevisível

            Prevê arrecadar R$ 45 milhões com venda de atletas. De fato já começou a fazer. Vendeu Pratto, nome importante, por R$ 21,5 milhões e atingiu metade da sua necessidade. Mas é um clube que costuma gastar muito. Ele está tendo de voltar ao mercado de vendas para recuperar um pouco do investimento que foi feito lá atrás e gerou um custo enorme, um custo incompatível com a capacidade de geração de receita do clube. O Atlético-MG é um clube que depende muito da televisão, muito da torcida. Tem um alcance de publicidade menor. Então, a venda de atleta para ele é fundamental. É isso que esta fazendo.

        2. Não há necessidade de desenhar! Você é um cara inteligente… Apenas, um pouquinho ansioso, o que é perfeitamente compreensivo. rsrsr – Mas, como todo bom tricolor, por certo, já assistiu esse filme de TERRA ARRASADA! Lembra quando a Unimed saiu? Esse fato ocorreu em 11/12/2014. Pois é, contrariando a todas previsões estamos vivos! Bem vivos! E, de lambuja, construímos um CT com padrão Fifa. Em tempo: não esqueça que o nosso clube está sendo auditado e em breve saberemos a real situação financeira do Fluminense. Aí, veremos com quem está a verdade. ST

    2. Noticiaram, falaram e… de que adianta isto?
      Seleção de um campeonatinho de terceira? Que bom que vc ache bom… eu acho ridículo.
      Agora… melhores no brasileirão ou em uma Libertadores? Aí sim…
      Poha… disputar com Americanos, Cabofrienses, Madureiras… etc… kkkkkkkkkkkk… somente vc mesmo.
      SSTT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *