O dia, enfim, chegou.
O Fluminense eliminou a LDU de uma competição da Conmebol.
Não era uma final, mas uma fase aguda da Sul-Americana, que conta agora com apenas oito clubes entre os 44 que a iniciaram.
As taças da Libertadores de 2008 e da Copa Sul-Americana de 2009 jamais sairão de Quito.
Mas o Flu, mesmo com uma equipe bem mais limitada do que aquelas, notadamente a de 2008, com Gabriel, Thiago Silva, Arouca, Cícero, Conca, Thiago Neves, Washington e Dodô, está a dois passos de uma nova final.
Como próximo desafio, o Flamengo, a quem já eliminou na edição de 2009 desta competição sul-americana.
Mas o papo aqui é a LDU.
Que por duas vezes tirou o doce da boca de milhares de tricolores em Maracanãs igualmente abarrotados por uma massa pó de arroz confiante e esperançosa.
Em ambas, o Fluminense venceu bem (3 a 1 e 3 a 0), mas não levou.
Pois em 2017, o Tricolor fez a Liga provar do próprio veneno.
A LDU abriu 2 a 0, tinha o jogo controlado e a classificação encaminhada.
Foi quando o menino Pedro, que pela pouca idade ainda deve ser afeito a essas guloseimas, quis para ele o doce do alto do morro e escorou para o gol um escanteio cobrado por Gustavo Scarpa.
Com um “agravante”: o jovem atacante o fez aos 41 minutos do segundo tempo, quando o alimento açucarado já estava praticamente na boca dos equatorianos.
Comemorou muito. Como os tricolores de todo o Brasil, do Equador e do mundo.
“Fluminense despacha a LDU”.
Era a manchete tão ansiada há anos pelo Fluminense, que só aguardava por mais esta oportunidade.
Se tiver sucesso mais adiante, esta classificação será ainda mais valorizada.
O time jogou mal? Sim, muito.
Mas na noite de quinta, contra a algoz histórica, nada mais importava, só a vaga ante os equatorianos.
O Estádio Casa Blanca, enfim, foi todinho tricolor.
________________________________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/
Pois é!
Infelizmente não nascemos alvinegros que estão dando show com um time pior do que o flu.
ST e VTNC
Solta da teia, guilhermina:
http://paroutudo.com/wp-content/uploads/2011/08/2011-08-08-paroutudo-letsgaga-horizontal-2.jpg
Fluminense contra torcedor para técnico. Trata-se do Ricolor!
Fluzão demite treinador Abel e contra Ricolor! Debaixo de sol forte, a equipe comandada por Ricolor realizou os últimos ajustes antes de receber a equipe paulista no Rio de Janeiro, em partida válida pela 25ª rodada da competição. O primeiro momento, o foco do treinador do fluminense foi a cobrança de faltas e escanteios. Depois disso, Ricolor orientou o posicionamento defensivo e ensaiou jogadas de ataque com sua equipe. Na sequência, dois times de seis jogadores se enfrentaram, com o volante Douglas como “coringa”, ou seja, sempre que um time tivesse a posse de bola. Ao final da atividade, os jogadores de defesa fizeram um treinamento específico de posicionamento, enquanto os demais atletas praticaram cobranças de faltas e pênaltis. Calma pessoal é brincadeirinha. kkkkkkk
Correção: onde se lê contra, leia-se contrata
Faltou dizer que coloquei treinos a partir das 9h e com, pelo menos, 1h de treinamento de parte física com corridas de 10 Km todos os dias antes dos treinos. Na parte de tarde treino tático com formação de dois meias e dois volantes no meio de campo e dois atacantes. Revezando estes com dois de velocidade que auxiliam o meio de campo e a mescla de um atacante mais fixo e outro flutuando juntamente com um meia ao atacar e ambos voltando para auxiliar a marcação no meio de campo deixando o atacante mais fixo para dar o combate inicial aos zagueiros adversários.
SSTT
Ricolor,
Iriam detonar você em dois tempos. E a maioria das diretorias dos clubes brasileiros iria entregar a sua cabeça na bandeja.
Enquanto não se implantar uma filosofia de valores que sejam indiscutíveis (o jogador já chega sabendo como vai trabalhar naquele clube) acho que coisas deste tipo não funcionaram no futebol brasileiro.
Qualquer jogador ou outro trabalhador chega no seu local de trabalho com os seus valores próprios e “de olho” em como as coisas funcionam por ali. E assim vão levando o dia a dia. Daí a importância de você fazer concessões e ser um excelente administrador de “pessoas”.
Dar força para um jogador que vem mal, fazer rodízio de jogadores no time, ter um jogador mais antigo e que possa exercer a interface treinador/elenco em campo, tudo isto, ao que se vê, é uma prática no futebol.
O nosso jeito de fazer política também é bem peculiar. Fala-se de honestidade, mas o povo vive atrás do político do “jeitinho” que ajuda ali ou aqui, com um empreguinho ou uma vantagem qualquer.
Por isso, acho difícil alguém solucionar algum problema introduzindo, manu militari, rigor nos treinos e no campo, porque ainda não chegamos a este ponto de profissionalismo. A própria lei Pelé não ajuda muito. A relação de trabalho como entendida pela Justiça especializada também coloca os clubes em posição delicada. As relações usuais entre empresários (que acabam colocando os jogadores nos clubes) e o pessoal dos clubes faz com que se ature uma porção de situações esquisitas neste trato jogador/treinador/dirigente.
ST
TT, hoje em dia os jogadores são profissionais, são trabalhadores que acatam ordens. O Barcelona que tem atletas famosos mundialmente, fazem treinos após os jogos. Isso que você falou, existe em times de técnicos ultrapassados.
Abraços Tricolores.
Juarez Franco,
Disseste-o bem, pois no Barcelona é assim.
No Brasil…
ST
Nota de Esclarecimentos 1: os treinos técnicos no FFC, tem inicio sempre as 9h para os atletas que não atuaram no dia anterior. Em média os treinos físicos/táticos tem duração de 3,5h, sempre respeitando os limites de cada atleta em consonância com os departamentos médico e fisiológico. Esclarecimento 2: atletas jogadores de futebol profissional não é aconselhável fazer corridas de 10 Km, é prejudicial e causa fadiga em toda musculatura do jogador. Correr 10 Km é treino especifico para atleta maratonista! Esclarecimento 3: O FFC realiza treinamentos regenerativos na parte da tarde para os atletas que atuaram no dia anterior. Vale lembrar que existe variação de organismo entre os atletas. Alguns independente de idade tem capacidade física superior e, esses podem participar de treinos com bola (jogadas ensaiadas e até coletivos). Determinar que o atacante marque a saída de bola é pedir para esgotar fisicamente o atacante. (O atacante não é um cavalo) Resultado: no momento que a bola chegar para o atacante fazer uma tabela ou finalizar com os pés e/ou cabeça certamente vai faltar força física. E aí… kkk – Ricolorzinho, vc já pensou apenas por hipótese que futebol é uma equação? veja, o campo é um retângulo com medidas iguais para ambos, idem o número de jogadores. Conclusão: aquele que ocupar os espaços com mais competência/rapidez será em tese o vencedor! ” Elba de Pádua Lima”. Também conhecido como Tim. 1975/1976, tive a honra, ainda garotão (menor de idade) em trabalhar com o mestre! Que dizia isto, sempre para os mais jovens/aborrecentes. kkk Eu, estava lá. Depois trabalhamos com o nosso Denílson. Lembra dele? foi volante do nosso FFC, formava a meiúca com Gérson.
Outro dia vi o Léo treinando laterais com bolas pesadas. Ele deveria treinar cruzamentos junto com os goleiros, defesa e atacantes. O goleiro para aperfeiçoar a saída de bola, a zaga para saber se antecipar ao atacante e os atacantes para aprenderem a chutar e cabecear fora do alcance do goleiro. Você sabe muito bem que os atletas do Fluminense tem deficiência nestes fundamentos, Por que? Porque o lateral fica treinando lateral!
Abraços Tricolores.
Estes dois foram para a Europa vender jogadores do Fluminense, pararam para comer em um restaurante de alta classe numa grama dos campos franceses.
Abraços Tricolores.
Consultei a historia profissional do Tim, e lá não consta nenhum ajudante, engraxate, roupeiro ou qualquer coisa do genero com o nome ou alcunha de Mundin, Mundico,
Marmundinho, Onivaldo, Onivardo, nada, nada, nada
Fica a pergunta,
qual era o nick, que voce usava na epoca?
Larga mão dessa estoria, rapaz!!!
Gui, tinha que procurar como atleta Dinho/Waldo. Será possível que nem isso vc faz certo. A propósito já sabe quantos lados tem uma bola de futebol?
Quem dera que os nossos treinos fossem assim, Ricolor.
Pelo vc treinaria!
Já o Oni iria dar rachão direto.
ST