Um Flu paradoxal

Entre Porto Alegre e Guayaquil, o Flu lida com angústias, sonhos e expectativa.

Em seu paradoxo, o time vive os extremos de estar a um gol da fase semifinal da Libertadores e a dois pontos da perigosa zona do descenso no Campeonato Brasileiro – ainda que com uma partida a menos.

Contra o Internacional, no Beira-Rio, a derrota aconteceu só nos acréscimos, aos 47, quando o Flu tentava sustentar um então interessante 2 a 2, que interrompia uma série de três derrotas na competição e não abalava a confiança do grupo para a decisão no Equador – Guerrero ainda faria mais um, aos 50, quando o Flu se lançou inteiro ao ataque na busca por novo empate.

A derrota não foi propriamente justa, mas fruto de sucessivos erros do bloco defensivo do Flu, todos, com exceção do último, em bolas centradas na área.

Antes sólido em sua retaguarda, o Flu se vê agora vulnerável no setor que sempre pareceu ser o mais forte do time.

Por outro lado, a formação com André, Martinelli e Yago agradou, embora Luiz Henrique, desta vez, não tenha aproveitado bem a liberdade que a formação lhe tenha oferecido.

A boa atuação de André e, principalmente, de Yago Felipe, posicionado mais para o lado do campo, com liberdade, deram a Roger, finalmente, novas possibilidades para além do modelo com o qual parecia estar eternamente abraçado.

A dupla foi, inclusive, responsável pelo gol de empate em 1 a 1, depois de passe infiltrado do volante para Yago, que tocou na saída de Daniel.

Se diante do Barcelona o Fluminense ao menos repetir o número de gols que marcou no estádio colorado, estará muito próximo de se posicionar, pela segunda vez em sua história, entre os quatro finalistas da América.

O extremo feliz do paradoxo.

***

Foto: Gazeta Esportiva

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

165 thoughts on “Um Flu paradoxal

  1. STT.

    O técnico do Fluminense não sabe fazer substituições, por isso ele demora para fazer as substituições durante uma partida. Não tem a mínima ideia de quem tirar ou colocar, faz tudo por intuição, não sabe jogar xadrez futebolístico, estratégia então, é um luxo inalcançável. Não entendo esta sina por jogadores ruins, quando não é o Lucca é o Wellington. Tirar de campo Martinelli e Yago é um acinte, deveria substituir o Ganso pelo Casares e só, talvez o Luiz Henrique pelo Kayky. Diz que as mudanças no sistema tático foram apenas contra o Inter, quer dizer que no próximo jogo vai voltar a mesmice de sempre. Vai pro inferno, técnico Roger!

    Saudações Tricolores.

  2. Vão esperar a casa arrombar para mudar o treinador e depois recomeçar a roda, correndo atrás novamente de Copa do Brasil e Libertadores. Isso é de um amadorismo incrível e há muito não visto ou de uma sagacidade, que nós torcedores não conseguimos observar . Os dois gols levados no fim foi uma assinatura com reconhecimento de firma em cartório de uma declaração de que não queremos mais esse cara . Assinado
    jogadores !!!

  3. Já estou até vendo a preocupação do Marcão!
    Eliminação na LA e CB, aí entregam o time pra ele tentar livrar do rebaixamento!
    Mui amigos…..
    ST

  4. Até parecia que seria um jogo diferente, que daria para ver algo novo. Durou alguns minutos.
    Depois tivemos o roger futebol clube, uma verdadeira aula de como um técnico é responsável pela atuação do time. E o time deu uma verdadeira aula do que não se deve fazer numa partida de futebol.
    Festival de passes errados, posicionamento inexistente, erros de marcação, falta de velocidade, falta de intensidade, lateral é bola perdida (incrível isso). A jogada em que dois jogadores do Flu desabam juntos na marcação em uma jogada é o reflexo disso tudo. Percebam quantas vezes dois ou três jogadores do Flu vão juntos na bola ao mesmo tempo.
    Treino, treino, treino. Time que não treina é de várzea.
    Aí o gênio do entregador de coletes sai mexendo que nem criança de 5 anos quando se depara com um aparelho eletrônico: não tem a menor ideia do que fazer. Pior, faz que nem criança, sai apertando todos os botões ao mesmo tempo.
    Aos 35 coloca bombombadilla, e nem sei mais quem. Ou seja, com um empate nas mãos o cara faz a proeza de colocar jogadores que praticamente não entram em campo, frios e sem ritmo de jogo. Depois reclama do elenco.
    Resumo da ópera, até o que ia bem, nossa defesa, foi contagiada pela incompetência do pseudo técnico.
    Agora é torcer e foco total para não ser rebaixado, pois LA e CB será apenas para cumprir tabela.
    Uma desgraça.
    Fora Roger.
    ST

    1. Caro Andrei, quase todos os colegas do blog já falaram do que está errado no futebol que o Fluminense pratica e sendo o único rival do Flamengo na série A, parece que aos poucos está sendo desperdiçado essa condição, pois a gestão nem para dar satisfação isso faz.

      E parece uma sina o Fluminense só competir, competir e mais uma vez brigar contra rebaixamento. Depois ficar comemorando uma vitória aqui e acolá.

      ST

      1. Washington, você disse certo, quase todos! Acredite, ainda tem quem goste.
        Sem falar dos comentaristas da globo/première que ficam constrangidos em falar a verdade, e muitos, muitos outros.
        Vou além, este time nem compete, apenas participa para os outros somarem pontos.
        Uma tristeza só.
        Vida dura a do torcedor tricolor…..
        ST

  5. Se os barcos continuarem dirigidos como hoje, no próximo ano o “hell de janeiro a janeiro” terá apenas um time na Série A do Brasileiro. É a realidade.

  6. Caros,

    Ok, MB não vai demitir agora… Só depois de perder a vaga para as quartas na Libertadores e levar um sacode do Patético Mineiro. Aí a briga será para não cair, como foi em 2019, mas quero ver como fica sua reeleição em 2022 com o Flu na segundona… Meu voto não terá mais.

    E la nave va… direto pro abismo nesta terra plana de gente rasa e vista curta.

    SDs T

    1. Só para vc ter uma ideia de que ele não será reeleito…

      ….ele perdeu os votos de todos os frequentadores deste blog, exceto um, por motivos mais do que óbvios.

      Aqui é uma amostragem do eleitorado geral do Fluminense.

      ST

      1. E se elege quem? Com a “artimanha” de só permitir alguém que candidate à presidência sendo cinco anos sócio, no mínimo, se reduziu a possiblidade de mudança.

  7. A tragédia que o time comandado pelo Roger passando para a torcida está sendo a conta-gotas e a cúpula do futebol do Fluminense está sendo omissa diante do caos que está sendo a atuação tricolor.

    Está cristalino para todos verem que o Fluminense está mais uma vez indo para o abismo e o próximo jogo decisivo contra o Barcelona pode ser uma tragédia só significando a primeira eliminação que a próxima será a CB se a gestão bancar a permanência do Roger como treinador.

  8. Sempre há um ponto positivo, em todas as situações, até mesmo na derrota.
    E o ponto positivo do Flu neste jogo de hoje foi a atuação do Yago Felipe como meia, jogando mais à frente.
    Deu passes e fez lançamentos que o mundo do futebol esperava de um meia de origem, camisa 10, , nunca dele, Yago.
    Jogou muito. Fez até um gol com lucidez de um atacante. Jogou muito, repito.
    Aí está uma ocasião para nosso técnico aproveitar a lição da vida, mantendo o Yago nesta função.
    Mas não com o Ganso.

    Não gostei da atuação de nossa dupla de volantes – Martinelli e André -. Seus erros de posicionamento fizeram com que as jogadas do adversário estourassem diretamente nos nossos dois zagueiros.

    Para piorar, nossa dupla de zaga – que eu reputo ser ótima – nos brindou com um show de horrores
    hoje, em parte por conta da “avenida” que se abria na nossa esquerda e no centro de nossa área.
    Com Egidio, Martinelli e André muito mal na marcação, o Ganso fisicamente inerte e o Yago adiantado na função de meia, ficamos à mercê dos contra-ataques do Inter, que é justamente seu ponto forte.

    Lição como ‘dever de casa’ para o Roger : preencher as 50 folhas de um caderno pautado com a frase :
    ” Escalar três volantes não significa tornar a defesa mais eficiente “.

    1. A única coisa boa é que não foi de zero como os mulambos Caro Amaury, e a jogada do primeiro gol.
      No mais foi um Show de terror.
      É constrangedor ver os comentaristas do première tentando não criticar muito, pois certamente eles devem receber instruções para não pegar pesado.
      Vamos brigar pra não cair, de novo.
      ST

  9. Mais uma derrota na conta do precário sistema defensivo de Roger. Bola alçada na área tricolor, geralmente, morre dentro do gol. E aí presidente pavão MB ? Vai continuar fingindo que nada está acontecendo e mantendo esse merda de treinador ? Então você é cúmplice desse péssimo trabalho !

    1- Ganso permaneceu em campo até os 35 do 2 tempo. Um carrinho e nada mais. Muito pouco para quem ganha o caminhão de grana que ele leva todo mês. Flu joga com 10 toda vez que ele joga.

    2- Algo precisa ser feito em relação ao sistema defensivo, como um todo. Temos 2 laterais que não sabem marcar (Egídio e Xavier) e a zaga (Claro e Nino) tem falhado todo jogo, deixando os adversários, completamente, livres dentro da nossa área . Já passou da hora de mudarmos as peças, pois as atuais não estão funcionando.

    3- Além da sangria sem fim da defesa, temos um ataque ridículo. Em 17 jogos do Brasileirão, marcou míseros 12 gols e já levou 17. Impressiona notar a pobreza ofensiva do tricolor. Time que vive levando gols (no plural) e não marca quer chegar aonde ?

    4- Roger continua a ser “mais do mesmo”. Insiste com jogadores que nada entregam e se recusa a fazer as substituições que o time necessita. Sempre assiste, passivelmente, o Flu sofrer nos jogos e só faz as mexidas após os 30 do 2 tempo. Até quando o presidente pavão vai mantê-lo ? Ninguém aguenta mais esse cara.

    5- Podem me chamar de pessimista, mas não vejo a menor chance de sermos campeões da Libertadores ou da Copa do Brasil. Acho que nossa verdadeira briga é a permanência na série A ou, no máximo, uma sul-americana. Enquanto o Roger continuar nas Laranjeiras nada me faz crer em dias melhores, infelizmente.

    1. Perfeito, mas acho que a briga pela Sula vai ficar entre outros times, não conseguimos vencer América mg, bragantino, atlético go e Cuiabá e Chape.
      Do jeito que está, se nada mudar, será briga para não cair.
      No mais, só na base do milagre.
      Fora Roger!
      ST

      1. Você tem razão, Andrei. Conseguir a vaga da sul-americana sendo o saco de pancadas dos adversários é querer demais. A briga será pela permanência na série A sim. Um time que não marca gols e vive levando trocentos não pode almejar coisas maiores mesmo não. A coisa tá muito feia, prezado tricolor. E o presidente continua bancando esse festival de horrores, portanto l, é cúmplice do Roger nesse péssimo trabalho.

        ST

  10. Bom, sem medo de pedradas, até foi um bom jogo, a diferença pra mim, foram as péssimas partidas do Samuel Xavier e Martinelli, o Egídio eu nem considero mais.
    O contra-ataque do Inter é muito rápido e nosso setor defensivo, outrora nosso ponto forte, virou uma peneira.
    Pra quem acha que o Fred é ex jogador devido a idade, deveria repensar e ver o que fez o Abel Hernandes, P.H. Ganso pra mim foi bem e o André não pode sair mais do time.
    Independente de quem for o treinador no próximo jogo, deveria tentar qualquer outro na lateral esquerda, menos o Barcelos que também é uma bosta, se não quer o Jetfe que coloque o Luiz Henrique.
    #FORA ROGER PRA ONTEM.

  11. Lamento por aqueles que ainda acreditam neste grupo que roda pelos estádios com sua carroça de circo do interior, levando a tristeza para os lares dos tricolores.
    Escrever o que ?
    Cansa !

    1. Cansa demais, Amaury. O Flu de Roger virou o saco de pancadas do campeonato. Perde de todo mundo, seja onde for. É muito triste e revoltante tb. O presidente pavão, orgulhoso e soberbo, não quer demitir o treineiro para não admitir que cometeu um erro ao contrata-lo. Enquanto isso o time joga um futebol ridículo e a torcida sofre. Até quando ???? FORA ROGER !

  12. Caros,

    Passando só para saber: já caiu?

    Marcão é salvação.

    Egídio, com jogadas de efeito inúteis e sem velocidade para acompanhar atacantes; Ganso, nulo; Samuel Xavier perdido levando um passeio; Luiz Henrique prendendo demais a bola e jogando pra trás… Os meninos que entram verdes, verdes…

    Marcão é salvação.

    SDs T

  13. Quarto gol foi a melhor fotografia de mais um show de horrores: o bosta do Samuel Xavier cobrindo o merda do Egídio que perdeu o ônibus.
    Mais uma derrota para a nossa invejável coleção!
    FORA ROGER MELECA, VÁ PRA PUTA QUE O PARIU, TÉCNICO COCÔ!

    1. Será? Os interesses dessa turma são outros….. Além do que a multa a absurda de alta. Pedir demissão ele não vai já que os “culpados” são outros segundo o próprio.

  14. Mais um gol sofrido em bola cruzada na nossa área. Isso tem sido recorrente nos jogos. O sistema defensivo virou um enorme problema para nós.

    Ganso é um jogador que não tem mais salvação. É sempre a mesma falta de sangue em todos os jogos que entra. Erra tudo o que faz e não marca ninguém. É claro que o Roger não irá substituí-lo no intervalo, como deveria né ?

    Pelo menos conseguimos o empate no finalzinho do 1 tempo. Vamos torcer para virarmos o jogo, pois precisamos, desesperadamente, dos 3 pontos.

    1. Falta de sangue?
      Tá brincando, viu o carrinho que ele deu?
      Martinelli errando todos os passes nada tem haver com o Ganso.
      Pra mim está bem no jogo.

      1. Deu um carrinho e nada mais. Respeito o seu comentário, mas acho o Ganso um zero à esquerda. Todo mundo se matando e ele andando.

        1. Perfeito a questão do respeito, acho que assim deve ser a discussão, mas discordamos e esse é o motivo desse espaço, darmos nossas opiniões.
          ST.

          1. Você não acha o Ganso muito paradão não, FLU/TO ? Cara eu não consigo gostar do futebol dele de jeito nenhum. Ontem ele até chegou a dar carrinho, mas creio que pelo “conjunto da obra” minha implicância com ele não terá fim rs.

            ST

  15. Fim do primeiro tempo, tirando os inúmeros erros de passes, o jogo está até bom.
    Se melhorar esse passe, diminuem os contra-ataques do Inter e dá para ganhar.
    Abel Hernandes não pode perder um gol desses.
    #FORA ROGER!

  16. Conseguimos empatar, ufa.
    Time do inter é muito veloz, não pode dar mole e ficar errando passes no ataque.
    Nino já deu uma dura no ganso, acaba sobrando para a defesa.
    Falta esta velocidade para o Flu e também mais finalizações.
    Mas isso não muda nada, fora Roger, fora Egídio.
    ST

  17. Até achei razoável tres volantes para proteger a zaga e liberar os laterais. André foi um terceiro zagueiro. Mas de nada adiantou porque os nossos laterais são duas merdas. Esse Samuel Xavier não me engana: é grosso!
    Quanto ao Egídio, é uma merda mesmo , todos sabemos, um dos piores jogadores dos últimos 10 anos, senão o pior.
    E aí estraga tudo!
    Obs: acabamos de empatar, belíssimo gol, palmas pro André.
    Terminamos o primeiro tempo jogando bem.
    Que venha o segundo!

  18. 35 do primeiro tempo, a coisa está feia.
    Roger só sabe reclamar, mas armar o time nada.
    Como erram passes, o inter nem precisa forçar.
    Se o Roger não sair iremos para o Z4 sem dúvida nenhuma.
    Ou seja, ou ganhamos a CB ou teremos que ter uma reação sensacional para arrancar uma vaga na LA.
    Nenhuma destas hipóteses me parecem viáveis com este entregador de coletes.
    Ah, e Egídio como jogador que mais perde a bola no campeonato.
    Nada de novo.
    ST

  19. Saudações Tricolores!
    Vamos de empate hoje. 1 x 1 tá bom demais. O time está com a cabeça na Libertadores, e no Brasileirão a meta atualmente dos jogadores é: DERRUBAR O ROGER! E não precisa ter dado 2 treinos para saber que os jogadores querem ver o técnico longe. Ninguém aguenta mais esse cara jogando nas costas dos jogadores a culpa do time não render. Na escalação de hoje acertou somente colocando Yago, Martineli e André juntos. Quanto tempo a torcida vem falando isso. Dá-lhe Flusão.

  20. Tem sido muito interessantes os vídeos curtos do Daniel Azulay, digo do Leandro do Netflu…ele diz (mais ou menos) q a imprensa trata o Flu como um time de merda.
    Não acho q estejam tão errados assim …
    O Flu tem um presidente, um treinador e um time de merda, mas o clube não é de merda.
    Cabe aos torcedores tirarem esses lixos da Flu ÓCIO da diretoria do Fluminense.
    O Fluminense tem q virar a página…e tirar essas porcarias de lá…
    Chega de mediocridade!

  21. Pois é, ONI.

    Sobre o papo lá do último post, eu falei de todos os caras que já passaram pelo Dpto de Pessoal do Fluminense até agora. Como eles trataram coisa séria com essa irresponsabilidade toda? Em todo empreendimento, mesmo sem fins lucrativos, boca livre, sopa da vovó, tem que ter extremado cuidado com a questão de pessoal e financeira porque sabe-se que esses podem gerar conflito sério. .

    Sobre este André, eu nunca soube que tivesse vindo de fora, pensei que fosse cria da casa. Mas, em todas as vezes que entrou no time, se houve muito bem, e não foi só por aquele gol que fez contra o Flamengo, não. Ele tem jeito de marcador, sai com ela fácil e vejo que pode entrar neste meio-campo pois pode dar muito mais mobilidade e força ali. É só ver que, por falta de gente do ramo neste setor, o Gabriel e o Caio já se arrebentaram, e o próximo pode ser o Martinelli.

    Mas, curiosamente, não vejo mesmo ninguém falar no André no TG, se já teve várias chances e não fez nada, se já é marcado para ir embora como tantos outros. Pelas vezes que o vi jogar, não vi nada de errado com ele.
    Quanto ao jogo de hoje, é necessário que o time jogue completo logo de início.
    (15/08/2)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  22. Pois é!
    A questão não é saber se o Roger vai cair… é saber QUANDO ele vai cair, já que os jogadores já deram claras demonstrações de q não o querem mais.
    Eu aposto que será quando for eliminado pelo (ex) patético mineiro na copa do Brasil.
    E vcs? Acham q o time de guerreiros se classifica nas 2 competições e ganha do Inter hoje? Me emprestem os óculos rosados, por favor…pq pensando de maneira racional, só consigo enxergar uma sequência de fracassos com esse treinador.

    Enquanto isso, lá por volta das 8 e meia, vou ouvir umas Árias pra desestressar. 😄😄😄

  23. O Flu se encontra na 15a posição com 17 pontos. Está a 2 posições de entrar no Z4. Mesmo tendo um jogo a menos por fazer (contra o Juventude) é preciso, urgentemente, voltar a somar pontos. O péssimo aproveitamento do time o fez despencar não tabela.

    Reage FLU e FORA ROGER !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *