Hora de juntar os cacos, conclamar e decidir

Sexto maior ganhador do Campeonato Brasileiro, atrás apenas dos quatro grandes de São Paulo – Palmeiras (que confirmou, contra o Vasco, o título da atual temporada, o décimo de sua história), Santos (oito), Corinthians (sete), São Paulo (seis) – e do Flamengo (cinco), o tetracampeão Fluminense, mergulhado na crise, aumentou, na derrota por 2 a 0 para o Internacional, para sete jogos sua seca de gols (incríveis 672 minutos, ao todo) e deixou mesmo para a rodada final a decisão de sua permanência na Série A, uma situação absurda e impensável há sete rodadas, quando atingiu a marca dos 40 pontos (tem 42, atualmente).

O time tricolor, arruinado e destroçado, moral e emocionalmente, precisa encontrar forças para juntar os cacos e entrar em campo concentrado no duelo decisivo contra o América-MG.

Neste aspecto, a partida deste meio de semana, contra o Atlético-PR, deve ser recebida como uma bênção pelo Fluminense.

Com o time se sentindo humilhado, o duelo pela semifinal da Copa Sul-Americana passou a ser uma espécie de tábua de apoio para o grupo recobrar minimamente a confiança à “final” de domingo que vem, no Rio.

Embora a esta altura, ante todo este cenário vergonhoso, a classificação à decisão da copa continental tenha se tornado praticamente uma utopia, um resultado honroso, como uma eliminação com vitória ou até mesmo um empate com gols, seria importante para que os jogadores encarassem o Coelho com um mínimo de autoestima.

Nessas horas, lembro de Renato Gaúcho que batia no peito e chamava para si a responsabilidade, sobretudo nas horas mais complicadas.

Nas Laranjeiras de 1995 a 1997, o atacante, então recém-operado, chegou a dirigir interinamente o time noutra dramática situação, em 1996, quando ainda era jogador.

Naquela ocasião, diferentemente de Pedro Abad, o então presidente Gil Carneiro de Mendonça pulou do barco antes que ele afundasse.

Carente de ídolos e lideranças, é a hora de o experiente Gum, que joga seu décimo Brasileiro pelo clube, tomar para si este papel e assumir de vez sua condição de referência tricolor, convocando a torcida para lotar o estádio e, tal como fazia oportunamente Renato para elevar o moral e a confiança do grupo, garantindo o sucesso do time no certame.

É o futuro do Fluminense que está em jogo. As críticas a quem quer que seja ficam para depois dos 90 minutos.

O Flu se safa com um simples empate. Se perder, torce contra Vasco (que enfrenta fora um Ceará de olho numa histórica participação na Copa Sul-Americana), Chapecoense (pega um São Paulo querendo a vaga direta na Libertadores) e Sport (se não vencer o São Paulo nesta segunda, no Morumbi, já não alcança mais o Tricolor).

Como se vê, muitas combinações, o que confere ao clube apenas 5% de chance de queda, segundo cálculos de Tristão Garcia.

Mas, escolada com matemáticos, sobretudo depois de 2009, o torcedor dá de ombros aos números e espera que o Fluminense faça o seu em campo para que, ao encerramento do campeonato, apesar de sua desastrosa direção, esteja mais uma vez em seu lugar de direito.

_______________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

108 thoughts on “Hora de juntar os cacos, conclamar e decidir

  1. Esse vazamento a respeito dos preparativos do Atlético Paranaense para uma possível decisão da Sulamericana parece ter incendiado o vestiário e a torcida.

    Se conseguirmos renascer do atoleiro e passar, maravilha !

    Entretanto, se as coisas não derem certo no campo, poderemos ter coisa feia já dentro do estádio, talvez até no gramado. Fora, as pichações e estilhaços de vitrais de sempre.

    ST

  2. Paro as críticas com essa postagem…
    Essa soberba do patético me deu uma ‘reiva’. Espero q os jogadores do Flu tirem as calcinhas com q vem jogando nos últimos dez jogos (sei lá) e entrem mesmo com ‘sangue nos olhos’ (mas sem cair em provocações).
    Esqueçamos Peter pan, ‘abade’, Flu ócio, 11 horas sem gols, o inoperante j. Dutra e sua relação promíscua com o Gargamel, etc… pensemos apenas na camisa que ja envergou varal e no passado de glórias que esse grupo político está querendo destruir.

    Sonhei esses dias que o Flu ganhava de 3×0. Não sei de onde saiu esse sonho, nem quem fazia os gols.
    Quero dizer q não uso drogas, praticamente só bebo nos fins de semana, não uso óculos rosados e absolutamente não acredito nisso…mas é só um sonho.
    Pronto, falei!

    1. Interessante vc falar isto Nando… eu sonhei esta noite que acessava o computador para ver as ultimas noticias e que o Flu tinha tomado uma trolha de 5 x 0. Só não sei de quem foi.

      Espero que seja outra trolha, no ano que vem e em nenhum dos dois ultimos jogos que faltam… putzzz
      SSTT

  3. E a globo vai passar filme de novo. Viram os chacota mesmo, depois dizem que essa emissora maldita não tem time. Estão puto com o cheirinho, isso é represália contra a instituição. Mas fazer o que se todos boicotam o Flu até seu torcedor.

    1. Oi, Rodrigo-Guaratiba.

      A Globo até gostaria de poder passar o jogo, para nos ridicularizar a nível Nacional, mas ocorre que a transmissão estaria autorizada pela Fox Sports, na Net,canal 573.

  4. Quanto ao jogo da Quarta-feira esquece! Putz!
    Quanto ao jogo de domingo, a nossa sorte que esse time do América e ruimmmm demais!

  5. Companheiros de Fluminense, confesso que estava muito triste, revoltado e descrente até que o Fluminense pudesse permanecer na primeira divisão, dados os últimos resultados, resultado de administrações desastrosas, e que nem vale a pena repetir.
    Contudo, dados os acontecimentos de hoje: soberba do Atlético e sua torcida, sim; o presidente mostrar pelo menos a cara e dar alguma satisfação; os jogadores mostrarem finalmente um mínimo de brio e comprometimento; a torcida voltou a acreditar ainda que ressabiada, pois é mais que natural, em razão de tudo, começo a ganhar confiança que, de repente, as coisas podem mudar, a bola volte a entrar e o Flu faz 1 x 0 no primeiro tempo; 2 x 0 até os 30 do segundo e 3 x 0 aos 46/47 do segundo. Por que não?

    É difícil? Sim, é dificílimo, mas eu acredito e vamos acreditar, afinal essa camisa tricolor pesa pra caralho!
    ST

  6. Esta semana temos que esquecer tudo e apenas torcer, apoiar, esquecer que nao temos patrocínio, esquecer que nossos uniformes são uma porcaria, que nossa diretoria é pessima. Mesmo se perder na quarta-feira, nossa final de mundial é pelo menos empatar com o coelho.

  7. Boa tarde, Garcez.

    No domingo vindouro, caso ocorra, o rebaixamento, o título de tudo isso que está por acontecer nessa gestão calamitosa será este: “Crônica de uma morte anunciada”!

    Nunca, jamais, em tempo algum se viu um time “pedir” o rebaixamento como este bizarro que nos desonra. E, com tristeza, vos afirmo: caso se dê, será merecido.

    ST

    1. Na realidade estamos nos superando a cada ano, 2016 ficamos 10 jogos sem ganhar e agora 08 jogos sem gol .
      Parabens aos envolvidos , está na cara que a questão é falta de credibilidade dos dirigentes pois não tem dinheiro , mais tem que honrar o que falam ou que tratam e isso eles não tem , por isso desde 2015 é essa sacanagem todo final de ano.

  8. Quando vc começa a pensar com a razão e não com o coração (fanatismo) , fica ate fácil entender a situação em que o Flu se meteu. O time fez 40 pontos, faltando 8 rodadas (24 pontos). Pra muitos times, a situação estaria mais do que resolvida…menos pra esse Flu da Flu ócio. Simplesmente pq não há comando, não há cobranças. Os caras fazem o que querem pq não existe um dirigente sequer q cobre deles… há sim uma piada como presidente (o pior da história).
    É inacreditável o que acontece no Fluminense…na semana de 2 jogos pra lá de decisivos, vc não vê ninguém com palavras de otimismo, convocando a torcida, etc…
    Tenho em minhas mãos umas informações sobre o ataque do Flu … são 11 (ONZE) horas sem fazer um golzinho sequer, 84 finalizações (a maioria na lua, ou no sol). Quem disser q esses caras estão honrando a camisa só pode ser o maior usuário dos famosos óculos rosados. Os caras não estão nem ai…por mais chato q possa ser, tudo indica mais 2 derrotas. Os caras são ruins, mas alem disso, NÃO QUEREM jogar.

    É inacreditável! É desesperador! É deprimente! É surreal! É Flu ÓCIO!

    1. Coloquei esse comentário há pouco mais de uma hora…pra minha surpresa, vejo agora na página da globo.com que o presidente do Flu (Gasparzinho) enfim apareceu, ‘convocou’ e pediu (provavelmente quase que simultaneamente com as minhas humildes, mas duras, palavras) à torcida pra se unir e apoiar o time, mesmo com todas as difculdades. Será que é tão complicado assim?

  9. A diretoria nos rebaixou pelo menos no status, assim como a nossa torcida inexistente também. Vendo nossos números em comparação com o flamengo no SporTV chega a dar pena. Ir ao estádio quando o time tá bom é fácil, vocês abandonaram o Flu, agora é obvio que Peter e Abad tinham que ser presos.

  10. Parabéns. Ótima, oportuna e prudente decisão do GRUPO MOBILIZAÇÃO TRICOLOR… Por mais otimistas que sejamos, esse não é o momento para festa, infelizmente, nosso combalido FLUMINENSE, literalmente, está caindo pelas tabelas (até os cegos veem)… Daí, né, quem teria disposição para festejar… Todavia, a despeito da fragilidade do time e da acintosa incompetência da Diretoria (maldito ABAD) e do fraco treinador, nós, TRICOLORES DE CORAÇÃO, mesmo contrariados, temos que apoiar o nosso amado TRICOLOR… Quem sabe, mais uma vez, os míticos personagens ENCANTADOS do colunista João Garcêz: Gravatinha, Papa João de Deus, Nelson Rodrigues, Félix, Carlos Alberto (capita) e tantos outros (LÁ DE CIMA), mandem a energia necessária, para que esse timeco atual do FLU, a exemplo de 2009, milagrosamente, mais uma vez, escape do REBAIXAMENTO… Sábias palavras do GRUPO DE MOBILIZAÇÃO, depoimento pra lá de coerente…

    1. Pois é! Esses resultados são não só possíveis, mas prováveis, tendo em vista que o Ceará não tem muitas ambições, o São Paulo não assusta ninguém e esse Flu desse grupo horroroso é o mais inofensivo da história. E o matemático me vem com 5%? Só pode estar curtindo com a nossa cara.

      1. Concordo. Esse time do SP está de ferias … não querem mais nada com a hora do Brasil …
        Muito provavelmente irão perder na Condá …
        Tb acredito num empate entre Vasco e Ceará.
        Então o Fluminense fica na obrigação de arrancar um empate contra o América.

        1. Pois é DJ…ontem o Rizek disse q não dá pra acreditar q o Fluminense não vença o América, mas a gente sabe q pra esse time tudo (de ruim) é possível. A chape tá mobilizando a cidade, o Vasco faz jogo de ‘compadres’, sem contar o ódio absurdo q as outras torcidas tem do Flu (há uma vontade enorme q o time caia… até mesmo da Flu fóssil) Se não pontuar, vai cair…

    2. Nando, com todo respeito à sua opinião, não acho uma vitória do América sobre o Fluminense algo provável. Possível, até é, afinal isso é futebol e tudo é possível, até mesmo o Fluminense vencer o Atlético amanhã por 3 a 0.
      Contudo, em relação ao América, temos total obrigação de vencer esse jogo, até porque o time do Fluminense é bem melhor que o do América, apesar da péssima fase. ST !

      1. Tranquilo Marcelo! Mas eu acho inacreditável q o Fluminense esteja se ‘escorando’ em outros jogos. O pensamento tem q ser o seguinte: se a gente perder , estamos rebaixados, e não ‘podemos perder e não cair’.

  11. Torcida organizada cancela festa para o jogo de quarta, motivo: óbvio, o desempenho do time.
    Porém convocam toda torcida para apoiar o time nessas duas partidas importantíssimas.
    Perfeito, é isso aí.
    Apesar da Flusócio, somos todos Tricolores, então apoio até o fim.

  12. Essa Flu Ócio é tão desgraçada e o Fluminense tão cagado pela sorte que se o America-MG tivesse ao menos empatado seu jogo no domingo, o Fluminense estaria matematicamente livre do rebaixamento …
    Mas não , vamos sofrer ate o final … Essa camarilha do A Bad, além de incompetente é tb azarada.

  13. Partindo do pressuposto de que o Pangaré escalará o melhor do que dispomos, quando eu leio a escalação sugerida,vejo a pobreza do elenco aliada à mediocridade do técnico e tenho vontade de chorar as lágrimas de esguicho.
    Que falta o Pedro e o Gilberto estão fazendo? E o Pablo Diego? Deixamos irem embora três zagueiros, todos eles — por mais limitações que tivessem — bem melhores do que Digão e esse inventado-de-não-sei-onde Paulo Ricardo. Tou nem falando de Richarlison

    Sei que futebol tem momentos de surpresa estonteante e, da mesma forma que perdemos lá de 2 x 0, eles podem perder aqui de 2, 3 ou 4 a zero. Não é provável, mas é possível.
    Quarta-feira é dia de sofrimento do mais alto grau, espero que o Sobrenatural de Almeida fique em casa.

  14. Que situação vexatória!
    Preferi assistir Bahia x América MG ontem, pois uma vitória baiana mais uma são-paulina hoje nos garantiria na série A.
    Não adiantou.
    Estamos na mão do São Paulo, caso vença o Sport hoje e a Chapecoense domingo, nos livramos até com derrota.
    “Mas dependemos somente de nós”, perguntou um amigo.
    É justamente o perigo.
    “Como posso confiar em um time que não faz gol?”, respondi.
    “Mas o São Paulo é um time instável”, ele insistiu.
    “Quem somos nós pra criticar a instabilidade do São Paulo?”, cutuquei.
    Silêncio. . .
    Que situação desesperadora nos encontramos.
    Tomara que o Tristão acerte conosco. . .

  15. Boa noite, João Garcez e a todos do blog.

    O problema é que mesmo com apenas 5% de chance de queda, considerando as combinações, a mesma existe para o Fluminense.

    E o pior é essa possibilidade do, se perder, depender dos resultados dos adversários.

    Arriscado demais.

  16. Este está sendo um campeonato em que a pontuação para escapar do rebaixamento é uma das mais baixas.
    Porém em se tratando da Flusócio, nada é impossível .
    Se cairmos agora, ano que vem e série C.

  17. Torcida que não faz pressão, cai pra terceira divisão. Quer dizer, já caímos uma vez. Torcida que não faz pressão, não ganha título internacional, nunca ganhamos, torcida que não faz pressão, cai pra série b, já caímos nem sei mas quantas vezes. Um clube de futebol só é grande se sua torcida participar de tudo na vida do clube. Indo aos jogos, cobrando, protestando, participando. chegamos em uma situação de quando o Flu joga com o Fla, parece que a gente fica com uma cota de 10%, somos amassados na arquibancada.

    A Flusócio ta passando a *no lombo e a torcida não faz p* nenhuma. Sabe por que o Abad rouba o clube? porque ele sabe que é uma torcida de frouxo! sabe porque os jogadores fazem corpo mole? porque sabe que é torcida de frouxo! já repararam que vira e mexe um jogador ou um jornalista achincalha o clube? sabe porque? não tem medo da nossa torcida. agora sabe porque ninguém tem medo da nossa torcida? porque nossa torcida faz mosaico, leva pisca pisca, canta guerreiro, quem vem jogar contra o Flu não sente pressão, não é um ambiente hostil, é sempre ambiente de festa.

    Viu a torcida do River? nego tem medo. times de fora não gostam de jogar em são sanitário, sabem porque? porque lá é ambiente hostil. lembro uma vez o Alessandro jogador do Corinthians falou que a torcida do Flu é tranquila, não fazem pressão, sabe o que nossa torcida fez no dia do jogo? um mosaico! se orgulham de estarem tomando no r@bo de 3×0 e ficarem iguais uns babacas cantando o jogo todo.

    A mentalidade da nossa torcida tem que mudar, que p* de clube é esse centenário que já caiu 4 vezes e sendo uma para 3 divisão e não tem um titulo internacional, fica com essa * de torcer cantando guerreiro e fazendo mosaico? a torcida do River e do Boca além de fazer festa ainda botam moral.

    1. Aplaudo de pé o seu comentário ! Nossa torcida é frouxa SIM ! Não faz nenhuma pressão em ninguém. Cansei de falar isso tb e nada muda. Torcida de mosaico e cânticos babacas. NINGUÉM teme jogar contra o Flu, uma vergonha !

  18. A torcida esta dando chilique que não vai jogar no Maraca. É sério que querem jogar no Maraca? Obrigação de deixar o Fla jogar lá esse último jogo, tipo um prêmio para a torcida dos caras. Não merecemos jogar lá, não temos torcida, não conseguimos colocar 20 mil pessoas em um único jogo desse Brasileiro, tinha que jogar de portões fechado. Nossa torcida é torcida de banana.

  19. Se pegar pelos confrontos entre Fluminese x América MG, o time tem o dobro de vitórias a seu favor.

    O jogo por si só já é difícil para o Fluminense que vai enfrentar um adversário que luta contra o rebaixamento.

    Coincidentemente essa semana se tornou a mais decisiva e importante para o Fluminense.

    Quarta contra o Atlético PR terá pela frente um time que joga bem na sua casa e mesmo assim vem como favorito para se classificar pela sula.

    E domingo a tensão e expectativa vão ser os ingredientes para o Fluminense incluindo sua torcida que significa a sobrevivência no brasileiro de 2019.

    O time do Fluminense pelas suas limitações ainda conta com o atraso salarial que no fim das contas serve apenas para encobertar a questão de ser uma equipe desequilibrada e mal montada.

    A saída do Pedro e do Gilberto estão sendo sentidas.

    Se o trabalho do Marcelo Oliveira já era ruim agora está péssimo dada as escolhas que ele faz.

    Após essa semana decisiva e que seja a da salvação, será a vez da torcida cobrar por mudanças nas Laranjeiras que a continuar os vexames e o apequenamento do Fluminense, quem garante que ano que vem será diferente dos anos anteriores?

      1. A fase já está ruim e ainda pega um adversário que por incrível que pareça, cresce as dificuldades para ser batido.

        Some-se a isso a questão do time do Fluminense não ter o sistema de criação de jogadas ineficaz.

        Fora os atacantes que deixam a desejar em termos de qualidade técnica.

        Muitas mudanças tem que ser realizadas Zanitti.

        ST

  20. Não se preocupem! Em 2019 vamos ter o ataque constituído por Caique, Kayke e Junior Dutra. Este ataque vai fazer mais gols do que o ataque do Santos de Pelé. Teremos que ficar muito gratos a Abad e ao grupo Flusócio!

  21. Alguém me explica um técnico de um time que esta há exatamente 7 jogos sem fazer gol, e ele não muda os jogadores, ou seja, Luciano e Everaldo; reservas, Marcos Jr e Jr Dutra. Tem que mandar esse Marcelo Oliveira embora hoje.

    1. Não vão fazer isso, primeiro porque acham que o trabalho dele é bom, segundo, porque seria mais uma ação na justiça.

      Se fosse um Horta na presidência, já teria sido demitido há seculos.

      ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *