Hora de juntar os cacos, conclamar e decidir

Sexto maior ganhador do Campeonato Brasileiro, atrás apenas dos quatro grandes de São Paulo – Palmeiras (que confirmou, contra o Vasco, o título da atual temporada, o décimo de sua história), Santos (oito), Corinthians (sete), São Paulo (seis) – e do Flamengo (cinco), o tetracampeão Fluminense, mergulhado na crise, aumentou, na derrota por 2 a 0 para o Internacional, para sete jogos sua seca de gols (incríveis 672 minutos, ao todo) e deixou mesmo para a rodada final a decisão de sua permanência na Série A, uma situação absurda e impensável há sete rodadas, quando atingiu a marca dos 40 pontos (tem 42, atualmente).

O time tricolor, arruinado e destroçado, moral e emocionalmente, precisa encontrar forças para juntar os cacos e entrar em campo concentrado no duelo decisivo contra o América-MG.

Neste aspecto, a partida deste meio de semana, contra o Atlético-PR, deve ser recebida como uma bênção pelo Fluminense.

Com o time se sentindo humilhado, o duelo pela semifinal da Copa Sul-Americana passou a ser uma espécie de tábua de apoio para o grupo recobrar minimamente a confiança à “final” de domingo que vem, no Rio.

Embora a esta altura, ante todo este cenário vergonhoso, a classificação à decisão da copa continental tenha se tornado praticamente uma utopia, um resultado honroso, como uma eliminação com vitória ou até mesmo um empate com gols, seria importante para que os jogadores encarassem o Coelho com um mínimo de autoestima.

Nessas horas, lembro de Renato Gaúcho que batia no peito e chamava para si a responsabilidade, sobretudo nas horas mais complicadas.

Nas Laranjeiras de 1995 a 1997, o atacante, então recém-operado, chegou a dirigir interinamente o time noutra dramática situação, em 1996, quando ainda era jogador.

Naquela ocasião, diferentemente de Pedro Abad, o então presidente Gil Carneiro de Mendonça pulou do barco antes que ele afundasse.

Carente de ídolos e lideranças, é a hora de o experiente Gum, que joga seu décimo Brasileiro pelo clube, tomar para si este papel e assumir de vez sua condição de referência tricolor, convocando a torcida para lotar o estádio e, tal como fazia oportunamente Renato para elevar o moral e a confiança do grupo, garantindo o sucesso do time no certame.

É o futuro do Fluminense que está em jogo. As críticas a quem quer que seja ficam para depois dos 90 minutos.

O Flu se safa com um simples empate. Se perder, torce contra Vasco (que enfrenta fora um Ceará de olho numa histórica participação na Copa Sul-Americana), Chapecoense (pega um São Paulo querendo a vaga direta na Libertadores) e Sport (se não vencer o São Paulo nesta segunda, no Morumbi, já não alcança mais o Tricolor).

Como se vê, muitas combinações, o que confere ao clube apenas 5% de chance de queda, segundo cálculos de Tristão Garcia.

Mas, escolada com matemáticos, sobretudo depois de 2009, o torcedor dá de ombros aos números e espera que o Fluminense faça o seu em campo para que, ao encerramento do campeonato, apesar de sua desastrosa direção, esteja mais uma vez em seu lugar de direito.

_______________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

108 thoughts on “Hora de juntar os cacos, conclamar e decidir

  1. Estava vendo algumas curiosidades sobre o campeonato brasileiro de pontos corridos…
    – o Vitória está no seu quarto rebaixamento no século;
    – o Vasco pode estar também;
    – o Coritiba não conseguiu subir e, se eu não me engano é o q mais sobe e desce;
    – quanto ao Fluminense: só não caiu nesse século por detalhes…um pontinho aqui, um jogador irregular ali… Está quase sempre rondando a ZR.
    O framengo tem inacreditáveis 30 pontos a mais q o Flu.
    A queda para a segunda divisão será um ‘desastre’. Parece que as cotas de tv irão diminuir drasticamente…e o Flu ficará definitivamente do ‘tamanho’ de Coritiba, vitória, Paraná, etc…
    talvez seja esse o sonho dessa porcaria chamada Flu Ócio.

    P.s.: se o Sport não ganhar do São Paulo hj, o Ceará estará livre do rebaixamento. E eu discordo do João… acho q Ceará x Vasco será um jogo de ‘compadres’. Por mais ‘difícil’ que possa ser, o Flu vai ter q pontuar contra o América.

    P.s.2: não sei q matemática é essa do Tristão q dá setenta e tantos por cento pro América e apenas 5 % pro Flu…

    p.s.3: Torcer para esse Fluminense atual é um exercício extremo de masoquismo. Ir ao estádio correndo o risco de, em algum momento, presenciar Júnior Dutra em campo? Vão gostar de sofrer assim na ponte que partiu…

    1. >P.s.: se o Sport não ganhar do São Paulo hj, o Ceará estará livre do rebaixamento. E eu discordo >do João… acho q Ceará x Vasco será um jogo de ‘compadres’. Por mais ‘difícil’ que possa ser, o >Flu vai ter q pontuar contra o América.

      Se o Sport não ganhar hoje o Fluminenses se garante com empate diante do América-MG. E isso independe do resultado de Ceará e Vasco — empate garante o Fluminense na frente do Vasco pelo número de vitórias; vitória do Ceará ou do Vasco coloca o Fluminense também na frente do perdedor (Vasco ou Ceará). Acho que essa é a matemática do João e está correta. É claro que o Fluminense tem que entrar para ganhar, com garra, com raça. Para isso, como dizia o saudoso Profeta Tricolor Nelson Rodrigues, é hora de todos os tricolores, os vivos e os mortos, estarem com o time no estádio apoiando. As cobranças e o rescaldo, como bem colocou o João Marcelo, devem ficar para depois.

      1. Oi LF, eu quis dizer q discordo unicamente em relação ao jogo Ceará x Vasco, que o João acha q o Ceará jogará para classificar para a sula e pra mim será um jogo ‘morno’ pra empate. Mas e só a minha opinião.
        Se o Flu empatar com o América escapa, independente até do resultado do jogo do Sport hj. Abçs!

    2. O grupo Flusócio apoderou-se do nosso clube e o levou à atual situação. E o que é que a torcida faz, para contrariar isso? Fica aqui a pergunta…

  2. Este técnico rebaixou o Coritiba com uma série de derrotas na reta final do ano passado; o time acabou, vamos torcer contra Vasco e Chape, caso contrário o rebaixamento será em pleno Maraca, vergonha das vergonhas.
    p.s. rezo para que eu esteja errado e aconteça um milagre na quarta e no domingo.

  3. Senhores,

    Não podemos imaginar que uma queda agora é algo superável. Nada será igual àquele período citado em que fomos ao fundo do poço e voltamos.

    Um rebaixamento agora significará um rebaixamento de nível. Sairemos de clube grande para clube médio, pois não vejo força em ninguém para fazer o resgate que tivemos quando caímos anteriormente.

    Temos times no Rio de Janeiro que mudaram de status e, simplesmente, saíram de cena, como o Campo Grande, o São Cristóvão e outros. Não eram grandes, mas perderam a posição que tinham.

    Não se trata de uma “visita” a outra série, portanto.

    Vai ser difícil fazer crescer a torcida para um clube assim. Perde-se poder na Federação e na TV. Até os estádios ficam inacessíveis, já que não somos como outros clubes menores, mas que têm estádio próprio.

    Então, acho que não é só bater no peito e dizer que continua tricolor. Não há romantismo nisto. Será esperar um fim lento e doloroso.

    Não pensem nisto agora. Até para ser rebaixado, um time que se quer grande tem que ter alguma estrutura.

    ST

    1. TT, foi o que escrevi abaixo e com certeza o Fluminense e sua torcida são os que mais perdem se o rebaixamento for consumado.

      Mas o time a de reagir com o apoio da ressabiada torcida tricolor.

      Mesmo que o Fluminense se salve, essa gestão não merece mais estar no comando e que saia o quanto antes.

      ST.

      1. Nicholas De Azeredo Bueno Ramo,

        Vários por aqui disseram algo parecido no início do ano. Aliás, alguns que nem mais estão por aqui vêm dizendo isso há muito tempo. Tudo sempre está bem e o quadro nunca é tão feio. Os próprios Asas chegaram a prever a classificação em torno do 10º lugar. Alguém, hoje, acharia exagero se tivesse aqui sido dito que chegaríamos ao final quase infartando para não sermos rebaixados?

        Futebol não tem lógica, dado os fatores que devem ser considerados na definição da vitória. O campeonato de pontos corridos permite uma visão mais racional sobre o campeão e prováveis rebaixados.

        Mas, desculpe-me, a análise que fiz se deu sobre dados relevantes e objetivos. Você não consegue estádio grande e com o campo bom aqui no Rio de Janeiro para jogar em uma sexta-feira pela série B, se naquele final de semana haverá jogos de cariocas pela série A. Estamos sem dinheiro agora e estaríamos ainda mais na série B. A nossa gestão não se mostrou dinâmica com as inúmeras possibilidades de um time do tamanho do Fluminense na séria A, o que no ano que vem, tudo indica, também não conseguiria fazê-lo na séria B. Entraremos o ano afogados em dívidas, algumas já questionadas na Justiça, o que, em uma gestão que não pensa bem o futebol, significa dizer que teríamos que fazer economia mesmo na série B. Mas como não primamos pela capacidade de organização e gestão de futebol, jogaríamos a série B bem abaixo de alguns concorrentes.

        Ou seja, não vejo nada positivo em estar na série B. E acho mesmo que não se trata de uma “visita” de um clube grande a uma série mais fácil. Hoje esse time do Fluminense, do jeitinho que está e com esta gestão, faz jogo duro (duro de ver e de ganhar) com vários da série B.

        Vejo que você é otimista. Muitos o são por aqui. Lembro-me de uma postagem sua e a recuperei:

        “Venho do futuro avisar aos secadores, pessimistas e torcedores do sofá que o Fluminense ganhou na arena da baixada por 2 a 1, com gols de Everaldo(Ousadia e alegria) e GUM (será também o artilheiro da sulamericana 2018), coroando sua renovação de contrato por mais 2 anos!!”

        Nada parecia que seria assim como você achou.

        Mas espero que você esteja certo. Só que não vou esperar tudo estourar. O negócio é pensar ‘agora” sobre o que está acontecendo há um bom tempo no nosso futebol.

        ST

        1. Acabou o para-quedas para a série B no contrato de TV. Sairemos de 60 ou 70 milhões para algo entre 4 e 6 milhões, se cairmos.

          Se com 60 milhões de cota já não pagamos salários, as dívidas aumentam, temos dificuldade para pagar as parcelas do Profut, temos que vender promessas a preço de banana, a sede está abandonada e não temos como contratar jogadores ao menos razoáveis, na série B será um tsunami de obrigações a pagar (as parcelas do Profut aumentam muito a partir do ano que vem, se não estou enganado) com uma receita substancialmente menor.

          Em termos de elenco, teremos que viver dos jogadores oriundos da base.Que bom que ainda temos uma boa divisão de base, porque se não tivéssemos, no caso de queda a esperança de retornar logo seria mínima. E ainda há muita gente que quer detonar o Marcelo Teixeira.

          Logo, você está coberto de razão. Se cairmos será o prenúncio do fim. O tricolor que torce pela nossa queda achando que ela terá algum efeito purificador, ou está alienado ou é louco. Até porque, caímos até o inferno da série C e o clube não aprendeu nada, não mudou nada depois do soerguimento para evitar a debilidade financeira, que é em suma o que nos fragiliza. Muito pelo contrário, na fase de bonança da UNIMED, o Horcades engordou nossas dívidas.

          Agora, só contamos com o imponderável, as superstições e as esperanças infundadas para sair dessa. E já sabendo de antemão que, se escaparmos, nada impedirá que a queda venha no ano que vem, já que essa administração enganosa e incompetente vai continuar montada na carcaça até o fim.

          ST

          1. Nando, Saquarema

            Veja que em relação ao estádio já estamos encontrando dificuldade em jogar a nossa “final” no Maracanã. Imagina na série B.

            Revisitando o que disse Peter em entrevista em 2013, logo depois de se consumar o rebaixamento em campo, aliado ao que vi em um vídeo, que recebi de um caríssimo tricolor de origem, da campanha de Abad, preocupo-me, sim, com o nosso futuro, até porque, caso vá para a série B, será lá um ano inteiro com esta gestão e situação financeira pior ainda.

            ST

            1. TT, há algum tempo eu venho falando q o plano desses caras é rebaixar o Flu, pagar salários ainda menores e priorizar outras áreas. São arrogantes e só consideram como ‘torcedores’ os sócios que ‘pagam e podem falar’.
              Dê uma olhada na página oficial do Flu no Facebook… falam muito de esportes olímpicos, futsal, vôlei, etc… Quando deveria ser futebol o tempo todo, até pela importância dos 2 próximos jogos.

  4. O time do Fluminense sofre de profunda depressão e o único remédio que existe é o apoio da torcida!
    Tanto no jogo contra o Furacão, que deveremos perder, quanto no contra o Coelho, que precisamos ganhar, a torcida tem de abraçar o time.
    Eu não tenho vergonha de cair pra série B (o Corinthians caiu e depois foi campeão do mundo), eu tenho medo é de cair pra C, pra D, pra E … nunca mais voltar.
    Tipo submarino argentino, que implodiu a 800 metros de profundidade.

  5. O pior presidente da nossa história montou um time compatível com essa administração e escolheu a dedo esse treinador, mas independente de tudo temos que ajudar o nosso time a escapar dessa.

    Demitiria o técnico e colocaria o do sub-17 como interino para preparar o time pro jogo contra o América e com carta branca para escalar quem quiser independente da idade, por exemplo no ataque João Pedro e Marcos Paulo, no meio Zé Ricardo e Calazans. Afastaria alguns jogadores e só manteria os que estiverem comprometidos… o nosso técnico e o nosso elenco são muito ruins, mas alguns jogaram de corpo mole vários jogos e agora estamos pagando o preço.

    O mais importante é permanecer na série A, se acontecer uma improvável classificação para a final da Sula, será bem-vinda mas o foco é o jogo do fim de semana e torcer muito para os nossos adversários não pontuarem.

  6. Saudações, caro tricolor, não sei se foi exatamente isso o que você quis dizer, mas também frequento o Maracanã desde 75, só que nasci em 70.
    Costumo dizer que sou tricolor desde gerações passadas, pois meu saudoso pai era um tricolor apaixonado, e a transmissão dessa paixão foi inevitável aos três filhos. Abraços, e que Deus nos ajude.

  7. Nem vou falar desse jogo. Tudo mundo, de uma maneira ou outra, já disse o que tinha de ser dito.

    Precisamos fazer gols, ainda que para tentar empatar com o Coelho, na última rodada.

    O América jogará de franco atirador. A série B ele já tem, logo, não perderá nada atacando o Fluminense.

    Como nossa defesa não é confiável, caso levemos algum gol, temos que ter alguém em campo que saiba fazer também.

    Nenhum dos atacantes que têm jogado sabe e de todos eles o mais inteligente e capaz, ainda que limitado, é o Marco Júnior, o cara mais sacaneado pelo escroto do Marcelo Oliveira.

    O baixinho não pode ficar fora desse jogo, até porque é o segundo artilheiro do time, no ano, atrás do Pedro. Quantos gols fizeram os demais? Pois é.

    Além dele, alguém que não seja o Luciano, precisa ser o jogador de área. Eu colocaria o Marcos Paulo. Foda-se! Ainda que ele não corresponda, teremos algo a perder se insistirmos com esses ineptos que nem chutar a bola com força, conseguem.

    Que se coloque gente que saiba jogar um mínimo de futebol no meio-campo. Que jogue o Daniel com o Luciano na meia, ou mesmo um deles com o Sornoza, mas não dá pra enfrentar essa batalha, que é de vida ou morte, com três volantes, quaisquer que sejam eles.

    Esse nosso último jogo no Brasileiro será para quem tem coração forte, mesmo que essas mudanças sejam feitas, mas como o treineiro deverá fazer o de sempre, é bom desde já que cada um apele ao santo ou à entidade que acredite, porque só algo sobrenatural poderá nos livrar desse triste fim.

    ST

    1. Cláudio Souza e demais torcedores,

      E iremos de Matheus Alessandro, porque o Everaldo, que não vem jogando bem levou o 3º amarelo de bobeira.

      Imagina só…

      ST

      1. Sei que talvez pareça ilógico e irracional , mas acredite, não é : para o jogo de domingo não precisamos de ataque , ou melhor , não devemos contar com ataque e será hora de se defender. Hora de fazer cera quando o tempo nos favorece. Futebol feio já estamos jogando mesmo. Entraremos com o resultado a nosso favor e a obrigação do ataque é do adversário.Temos que ter a competência de fazer o tempo destruir o psicológico deles para explorar o erro adversário, e somente nestas ocasiões atacar. Pode-se dizer que isto não é Fluminense e eu respondo que é sim o Fluminense de hoje. É uma rodada psicológica para todos os candidatos ao rebaixamento. Um jogo de xadrez. É possível que o América faça um jogo horroroso e nosso objetivo seja facilitado. Corremos um sério risco de termos no América , aquele Fluminense do jogo derradeiro contra o Coritiba em 2009 onde fizemos apenas o suficiente e deixamos o tempo fazer o seu trabalho.

        1. Cleber Gomes,

          O jogo contra o Coritiba teve uma estória completamente diferente. Agora nós é que estamos na condição do Coritiba. E se o Coelho vai lá e, como nós em 2009, faz o gol?

          O Fluminense não tem uma defesa confiável. Prefiro o meu time atacando com sabedoria, mas atacando e tentando fazer gols, que podem nos dar tranquilidade, mas sem se expor ao contra-ataque.

          O problema é que hoje temos uma indefinição e a gestão sequer aparece. Está quietinha para ver o que acontece. Depois vão falar sobre o que já tiver acontecido.

          Lembre-se de 2013, quando o Peter deu uma entrevista que, para mim, era como se o rebaixamento não tivesse alterado nada para o Fluminense – Até a verba de TV seria a mesma. A vergonha… Parece que não sentiam lá no clube.

          https://esporte.ig.com.br/futebol/2013-12-09/apos-rebaixamento-peter-siemsen-promete-expor-planejamento-para-2014.html

          Repare que a observação sobre as consequências foram da mídia, mas o discurso de normalidade se apura no que disse o entrevistado.

          Atualmente, um rebaixamento seria muito pior. A verba é menor; clube não tem estádio próprio para jogar e terá que se dispor a jogar em lugares muito ruins e com menos torcida e renda (pior do que este ano); dívidas – algumas já com ação judicial em curso; ambiente político totalmente conturbado, no último ano de um mandato desastroso para o nosso futebol.

          Vai vendo…

          ST

          1. Foi exatamente o que escrevi e você não entendeu. Nós somos o Coritiba da vez. Se eles não tomassem o nosso gol , não teriam caído.Só que eles estavam pior ainda que nós naquele momento, pois o empate não lhes garantia desde o começo, como de fato aconteceu. Nós não precisamos ganhar, apenas não podemos perder. Dando uma “dilmada” , já entramos classificados independente de qualquer outro resultado que aconteça na rodada.
            Você está correto quando diz que o Flu não tem defesa confiável, mas nosso ataque é muito , mas muito menos confiável ainda. Fizemos 15 gols a menos do que levamos. Precisamos nos defender melhor do que atacar. Esta tranquilidade de atacar com sabedoria não aconteceu contra o Vasco, contra o Sport e nem contra o Ceará, dentro de casa. Que se repitam os últimos 2 péssimos resultados citados então: 0x0. Bom são 2 pontos de vista distintos os nossos. Desde que não percamos o jogo que prevaleça o seu.
            Só um adendo: Nós já não temos verbas para bosta nenhuma , mas eu acho que cota de televisão pelos contratos que fazem, não cai no primeiro rebaixamento. No caso do Vasco sim. De qualquer forma, por que a preocupação com cota de televisão se os caras jogam dinheiro fora hoje, mesmo sem ter patrocínio? Em qualquer cenário imaginável dentro de campo, bons ares somente com a troca da administração.

          2. Observação 2: Olhe para o saldo de gols deste ataque sem o Pedro que não estará em campo. Fizemos míseros 31 gols em 37 rodadas. Ele fez 10 e deu assistência para uns outros 5. Como colocamos sabedoria baseados nestes 16 gols aí sem ele diretamente?

            1. Cleber Gomes,

              Disse sabedoria no sentido de não se atirarem todos ao ataque. Evitar que o América jogue inteiro no nosso
              Campo. Ocupar o meio de campo com quem possa ajudar a transição rápida da defesa ao ataque.

              ST

      2. Matheus Alessandro não tem futebol para jogar no Fluminense. Além do mais é franzino e corre como se fosse cair a qualquer momento. Fico abismado como um departamento de futebol que se diz profissional não enxerga isso. É jogador para ser emprestado. Com ele não chegaremos a lugar algum.

        ST

  8. A verdade dói, machuca, incomoda. Geralmente não gostamos de ouvir coisas que nos desagradam mas que são necessárias. Isso vale para a nossa vida cotidiana e vale tb para o futebol e, em relação a este, a verdade é bem clara : O Flu de Abad & flusocio MERECE SER REBAIXADO para a segunda divisão. É inegável que o Fluminense já não é mais considerado um time grande e que destoa (e muito !) dos principais clubes da série A. Sua caótica, amadora e incompetente “administração” é de quinta categoria ! Vamos aos fatos :

    1) 7 inacreditáveis e revoltantes jogos sem fazer um gol sequer. O maior jejum da história do clube !

    2) Clube sem nenhuma força institucional, super endividado e presidido pelo pior presidente da história das laranjeiras. Uma figura desastrosa, sem nenhuma credibilidade junto a torcida-jogadores-funcionários e sem nenhuma voz ativa. Sua administração, junto a do Sr Peter “pan”, aumentou o já estratosférico rombo financeiro do clube. Quem paga essa conta ? Por onde anda o Peter “Park” pigarrento ?

    3) Time formado pela “xepa da feira” de outros clubes, jogadores que ninguém quer ou que foram dispensados pelos seus clubes. Sem sombra de dúvida, um dos elencos mais medíocres de todos os tempos, lembrando a sofrível década de 90, onde o clube viveu o seu período infernal, com 2 rebaixamentos a série B e 1 a série C.

    4) Troca da Adidas pela desconhecida (e caloteira) Dryworld (Quem ????). Mais uma atitude prejudicial aos cofres tricolores.

    5) “Patrocínio” da Vitton 45 e da inexpressiva Valle Express (tb caloteira). São mais exemplos do amadorismo e incompetência da Flusocio, que, desde a saída da UNIMED, NUNCA conseguiu firmar parcerias com marcas consagradas-conhecidas. Pelo contrário, sempre optou por fazer apostas perigosas, transformando a camisa do Flu numa grande vitrine de empresas-marcas desconhecidas e sem o retorno financeiro que o clube merece.

    6) Parte da torcida tem culpa SIM no atual momento do clube. Explico : Se votou na reeleição do candidato da situação, capitaneado pela figura do Abad, ajudou a prolongar essa terrível administração. Já estava bem claro que a administração do Peter tinha sido um desastre e que mentiu descaradamente para a torcida, com aquele papinho furado de “finanças saneadas”. O momento era de RETIRAR A FLUSOCIO do poder e nao de reelege-la. Um erro enorme e que fica muito claro agora.

    7) Outra parte da torcida tb tem culpa, aquele turminha do tal “apoio incondicional”, e que critica os torcedores que protestam (meu caso) contra a forma como o clube vem sendo gerido nos últimos anos. Gente que deveria e poderia estar protestando e cobrando, mas que prefere fazer “mosaicozinho” para celebrar não sei o que. Tá aí o Fluminense de vcs, celebrem o momento “fabuloso’ no qual chegamos.

    8) Criação e manutenção do tal “projeto” FluSamorin (o Flu da Eslováquia), com o intuito de “internacionalizar” a marca Fluminense. Trata-se de PIADA PRONTA ! Nada além disso. Nunca vi, em clube algum, um projeto tão “Non-sense” como este. Ele demonstra, com clareza, o quanto a direção é despreparada para gerir um clube do tamanho e com a história do Fluminense Football Club.

    9) Finalizo afirmando que, se essa turminha continuar a frente do clube, o verdadeiro Fluminense Football Club só existirá no passado, com base na sua gloriosa história de conquistas, títulos e jogos inesquecíveis. Isso que joga hoje em dia, envergonhando a nossa camisa tricolor não é o nosso Fluminense. É um arremedo de time, dirigido por um treinador fracassado e presidido por um omisso vaidoso que prefere ver a instituição na lama a renunciar. Desculpem-me, mas apoiar isso tudo não dá para mim ! Que se DANE SULAMERICANA ! Vocês realmente acham que um time que virou esse saco de pancadas do brasileirão tem alguma condição de fazer 3 gols no Atlético-PR sem levar nenhum ? Eu não acredito e acho que o principal jogo d oano será contra o América-MG no domingo que vem. Vamos ver o que os deuses do futebol nos reservam…#ForaAbad ! # FlusocioNUNCAMAIS !

    1. Caro Rafael tricolor!

      Nunca vi um comentário tão sensacional quanto esse! Faço minhas as suas palavras! É exatamente o que está acontecendo e digo nos comentários anteriores. Esse time está virando saco de pancadas de todo mundo, não faz um bendito de um gol, não tem jogadas ensaiadas, a finalização está uma merda!

      Meu amigo, eu lembro que os adversários pelo menos tinham medo de encarar o Fluminense aqui no Rio de Janeiro, seja no Maracanã ou no Nilton Santos (ou Engenhão). Hoje não! Um time que não faz gols no Sport e no Ceará, vai fazer três gols num time organizado que é o Atlético-PR?

      E o que você disse por fim foi perfeito e falo desde a derrota para o Bahia, a decisão do ano não é Fluminense x Atlético-PR! Não é! A decisão de verdade é o jogo Fluminense x América-MG. Enfim! Uma lástima o que se tornou o Fluminense. Só tomando bola nas costas dentro e fora de campo. Trocou a sensacional Adidas pela caloteira Dryworld, deixou a Caixa de lado e foi para a Vale Express, outro calote.

      Vemos um time sem raça, sem vontade, sem criação, sem ofensividade, sem finalização, defensores ou jogadores de outras posições brincando com o perigo como foi hoje com o Cabezas. Eu acho que seria melhor colocar na reserva no jogo do ano contra o América-MG, jogadores como João Pedro, Marcos Paulo, Gabriel Capixaba, João Vitor e outros garotos da base.

      Eu acho que o Marcelo Oliveira está perdido, tem colocado o Fernando Neto de volante, coisa que ele não é! Eu lembro do Fernando Neto como lateral-esquerdo ou meia de criação, nunca vi ele de volante. Prefiro o Dodi de volante ou até como meia. Se falta criação porque não botou ele ou o Daniel?

      Patético! Mas no fundo, parabéns ao seu comentário, você foi perfeito! Eu já esqueci a Copa Sul-Americana, fazer três gols no Furacão como se não fez no Sport e no Ceará? Espero que ainda tenha uma luz no fim do túnel, pois se depender dessa diretoria estamos ferrados.

      E ainda, Gustavo Scarpa deve estar rindo a beça e merece, saiu do Fluminense foi pro Palmeiras, não jogou nada contra a gente, mas saiu daqui pra ser campeão no Palmeiras. Abraços! Esperamos dias melhores para o gigante Fluminense Football Club. E que essa corja se Deus quiser sumam de lá, porque mais um ano de bizarrices.

      ST! Grande abraço e domingo, a batalha final contra a Série B entre Fluminense x América-MG! Olha o nível que o clube chegou!

      1. Prezado Tadeu Gomes Moreira,

        Muito obrigado pelos gentis elogios que você fez as minhas palavras. Sou apenas um simples tricolor que, assim como você, quer ver o verdadeiro Fluminense de volta. Infelizmente nossa auto-estima tricolor vem sendo arranhada e manchada, ano após ano, com a desastrosa “condução” da Flusocio e seus medíocres presidentes.

        Domingo será o dia D para o Flu : Ou cai para a série B, acelerando o processo para se tornar a “Nova Portuguesa-SP”, ou permanece na 1 divisão e coloca essa galera para fora do clube. Já está mais do que claro que não podemos esperar nada de positivo dessa gente.

        Grande abraço, ST e que o sobrenatural de Almeida do eterno Nelson Rodrigues nos ilumine no próximo fim de semana !

  9. Caros,

    Se não houver um milagre na quarta-feira, este time já entrará se borrando contra o América MG. Aí se precisarmos do empate vai ser um tal de bico pro lado no final do jogo e medo de um sufoco deste “poderoso” adversário de Minas Gerais.

    Fortes emoções, grandes frustrações…

    Continuo esperando – entretanto, sentado e sem qualquer esperança – que o Conselho do Fluminense tome uma atitude e bote este pessoal da Flusócio pra fora. Mas parece, dada tal passividade, que no Fluminense atual o esquema é mesmo “com o Conselho, com tudo…”

    Não sei o que precisa mais acontecer para esse pessoal – que deveria cuidar do Clube numa crise destas – se mancar. Sinal dos tristes tempos absurdos e desconexos que vivemos.

    PS: Junior Dutra é um dos piores jogadores que já vi vestirem ao camisa do Fluminense. Incrível que ainda entre num jogo.

    SDs T

  10. caros e desesperados tricolores, so sonhador esperava um melhor resultado contra o inter inclusive eu , nesta rodada sinceramente torci apenas pro bahia que infelizmente perdeu , pro grêmio que tirou de vez o vitória e amanha torço pro sp eliminar o sport, domingo basta um empate contra o coelho mineiro ou insucesso do bacalhau e da chapecoense.
    confesso que torci mas quando levamos o gol depois daquela falta que não existiu parei de assistir.
    tem maluco neste blog que atribui nosso fracasso a MALDIÇAO DOS ASAS NEGRAS e a DEPRESSAO , pqp so asneiras,certos torcedores definitivamente perderam a lucidez e o bom senso.
    um tricolor capixaba que se intitulava de “VERDADEIRO TRICOLOR INCONDICIONAL” tirou a mascara de farsante ao confessar que “torce pro time cair”, um exemplar cabo anselmo da vida.
    espero que os loucos e iludidos que compraram previamente os ingressos para quarta-feira estejam no domingo apoiando o FLU contra o América porque realmente este e o campeonato que nos interessa.
    estarei la novamente, não vou me omitir , se formos rebaixados sera o fim, conclamo a todos que puderem que façam sua parte, o futuro da Instituição esta em jogo e não faltarei neste momento.
    cade o advogado de todas as varas, o OVNI, já jogou a toalha também ?
    sei que neste momento difícil muitos já abandonaram o barco, já roeram a corda como o ricolor burguês de coturno entre outros mas vou continuar fazendo a minha parte, VOU CONTINUAR SEGURANDO esta barra, nesta hora e que os autênticos tricolores se fazem presente.

    segue uma musica para tentar melhorar nosso astral.

    Al Downing ♪ I’ll be holding on (1974) – YouTube

    Traduzir esta página

    https://www.youtube.com/watch?v=PyzrT7Rcm70

    Clique para visualizar no Bing

    5:53

    01/03/2010 · There’s a new YouTube Music web player for desktop! Working… No thanks Check it out. Find out why Close. Al Downing ♪ I’ll be holding … This Time I …

    Autor: backto1967

    Exibições: 81K

    1. Questão de ponto de vista… eu somente perdi totalmente o saco da mesmíssima coisa que tanto falamos que iria acontecer e… ninguém na administração do clube sequer levou em conta.
      Assim, ao ver que ficava que nem maluco repetindo e repetindo a mesma ladainha e nada mudava perdi o que restava do meu saquinho.
      De vez em quando passo por aqui e leio os comentários e… tout le meme.
      Aí saio de fininho e vou ler meus livros, assistir meus seriados, alguns filmes antigos, brincar de boneca com minha filinha (o ET e o deslumbrado capixaba adorarão isto se ainda existirem) ou dar atenção para minha companheira.
      Sabe quando perco tempo em sequer saber quem joga com quem e onde? Acabou meu saco para futebol na final da Copa… de lá para cá… pffffffffff…
      O que vier será. Kiçifodaci.

      Falando nos últimos dois rosados que tinham sobrado… pararam de pagar eles. Só isto. O tal do Amaury devia ser o que tinha o contrato mais curto e saiu antes. Os outros dois (ET e Prolixo) ainda estava em vigor o contrato e ficaram mais tempo. Mas nem para pagar jogadores a Fluócio tem grana… assim eles voltaram para o planeta rosado de boa.

      Abçs e estou com um garrafão de 5 litros da Reserva do Gerente (lá de Guarapari), repousada em tonéis de carvalho por 10 anos aqui que degusto aos pouquinhos.
      SSTT

      1. Meu prezado falou em algo interessante, esta cachaça realmente e das melhores já tive oportunidade de experimenta-la mas essa preciosidade de 10 anos e um privilegio para poucos mortais.
        realmente você também sempre jogou duro com os desmandos do tricolor e pelo que relata perdeu a paciência de vez e chutou o balde, faz muito bem em se preocupar com sua família, futebol e pura ilusão.
        quanto as duas carpideiras tricolores deve ter faltado grana para eles então tomaram doril.
        gostou da musica ?
        sds.

        1. Comprei a mesma lá na fonte, na lojinha da destilaria.

          Para os que um dia quiserem, a Reserva do Gerente fica logo antes do pedágio da Rodovia do Sol para quem vai de Vila Velha para Guarapari (lado direito da pista no próprio sentido) e para quem volte de Guarapari para Vila Velha depois do pedágio primeiro retorno e já sai nela.
          Não fica tão caro não. Acho que paguei 45 reais o litro. Comprei logo um garrafão… hehehehe. É muito boa.
          Quanto a musica… viajem aos tempos da disco dance. Quando a gente ia para a balada e se divertia somente se preocupando com a menina que a gente paquerava. Expectativa de beijos e uns amassos já era lucro total… hahahaha.
          Lembro bem que depois dos tumultos de entrar nas discotecas era somente diversão. Despreocupadamente. Balançar o esqueleto e, quando tinha grana, beber uma vodca com gelo. Quando não tinha, pedia uma e depois só ficava colocando gelo e água para fingir… kkkkkkk
          SSTT

  11. Quando no início da temporada 2018, alguns poucos diziam que esse ano era lutar pra não cair, por irresponsabilidade da atual diretoria + facção flusocio, uma meia de dois mais bem pagos, batiam pesado nesses acusadores plantadores de ódio e feiqui_nius. O time foi caindo, caindo, caindo. Atualmente vai cair na sul-americana e só um milagre o tira da serie b 2019. Mas os culpados são os críticos. É muita grana via up’s!

  12. Um detalhe interessante, é que o Ceará dependerá da vitória contra o Vasco, para se garantir na Sulamericana, caso o Corinthians não vença o Grêmio no RS, algo bem provável.

  13. É inacreditável como parece tão literal que não dependemos de nós mesmos. É totalmente sem noção a realidade de que é mais fácil os outros não ganharem , do que nós conseguirmos um mísero empate contra o América-MG no Maracanã que passaria por cima da história de um tetracampeão brasileiro.
    Não existe qualquer comentário sobre o time que valha a pena, pois nada , nenhuma mudança a esta altura faz qualquer diferença. Nem se tentar jogar com 10 zagueiros levaria confiança ao torcedor.

  14. Analisando a última rodada, apenas três jogos nos interessarão: o nosso, Ceará x Vasco e, a depender do que aconteça amanhã, Sport x Santos. Caso o Sport não vença o SP, só nos ultrapassaria em caso de empate, e assim mesmo tirando uma diferença absurda no saldo de gols.
    Se fizermos nossa parte, ok. Contudo, se perdermos, dependeríamos da derrota do Vasco ou, no mínimo, empate da Chapecoense com o SP em SC, o que convenhamos, seria complicado se levarmos em consideração o desempenho do SP fora.
    Pelo jogo de hoje, acho que vontade não faltou, o que falta é qualidade.
    De modo que, por mais que pareça contraditório, a única chance que temos é abraçar esses caras, já na chegada ao aeroporto amanhã.
    Sei que tá foda, tá sofrido, mas se dermos porrada nos caras, só vai piorar.
    Vamos superar esse pesadelo, vencer o América é o mínimo, se esperamos permanecer na primeira divisão. ST !

  15. A que ponto chegou o Fluminense? Isso é uma vergonha Pedro!

    Eu já disse, não vamos passar do Atlético-PR e ainda vamos passar sufoco com o modesto América-MG. Se vai ser no Maracanã, no Nilton Santos, no Japão e etc. Vamos passar sufoco com o América-MG correndo risco de cair o que é que estão querendo fazer.

    A primeira coisa a fazer em 2019, seja na Série A ou na Série B é tirar esse presidente e essa diretoria de bosta que se apossou do Fluminense. 2015, 2016, 2017 e esse ano só foi porrada atrás de porrada. O Fluminense virou saco de pancadas de todo mundo! Não cria, não ataca, não marca. Não tem raça!

    A Série B já é uma realidade! Infelizmente! Em 2005 se lembra o que houve? Será que passando treze anos vai querer repetir? Enfim! Vergonha e decepção! São essas as minhas palavras sobre esse Fluminense. Triste!

    Patético! Isso é o Fluminense de hoje, um time patético e bundão!

  16. Precisa comentar algo?
    É só ler o que escrevemos no inicio do ano que está tudo por lá.
    Agora somente apelar aos deuses de todas as religiões porque… fufudedeu…
    SSTT

  17. Senhores,

    Lembram-se das promessas? E agora?

    O pessoal viu o trem chegando de frente e nada aconteceu. Impressionante, porque realmente enxergam o Fluminense, que é futebol clube, como sendo algo só deles.

    Pois que seja! Deveriam viver como clube de bairro, já que desprezam o que pensam os “sem votos”.

    Vai ser difícil no domingo, porque atualmente eles não têm qualquer chance.

    ST

    1. Vai ser difícil, se não me engano o seu nome é Júlio César não é? Lembro de postagens antigas suas, mas tudo bem.

      Eu acho que quarta-feira esquece! O time não ganha de ninguém, não faz gol, não cria, não ataca, se defende como pode e depois faz lambança. Agora está mais do que confirmado Torcedor Tricolor. O jogo do ano não é Fluminense x Atlético-PR, não! O jogo do ano é Fluminense x América-MG. Se vai ser no Maracanã, no Nilton Santos, em Volta Redonda, o jogo do ano é esse contra o coelho.

      Eu praticamente já joguei a toalha! Se escaparmos vai ser na base do milagre. Independente do resultado essa diretoria merecia uma vaia enorme! Esse bando de incompetentes!

      ST!

    1. Caro Zanitti, me corrija se eu estiver enganado, mas acho que o Vasco não depende da vitória para não cair. Um empate já seria suficiente, a depender do que ocorra nos outros jogos. ST !

  18. Pois é! Kkk
    É o pior time da história do futebol mundial esse time formado pela Flu Ócio kkk
    Pode colocar uma competição entre Íbis, o time das vacas das organizações Tabajara, o time do Náutico que perdeu pros 7 do Grêmio …kkk
    Não tem pra ninguém. Pois é!
    Pois é! Viva o ilustre ‘abade’ kkk
    Kkk viva o notável Peter pan!
    Poisé ! A culpa é dos feiticeiros tricolores kkk
    Os jogadores não tem culpa de nada…são guerreiros kkk
    Pois é! Vamos continuar alisando as cabeças kkk
    Kkk ainda bem q eu não vi nem 2 minutos desse lixo. Pois é!

  19. Eu desisto! Chega!

    Não é possível! Isso não é o Fluminense! O único jogador que se salva até agora é o Rodolfo, agora esse Cabezas não tem cabeça! Esse time é ridículo! Essa diretoria é ridícula! Estão fazendo de tudo para o Fluminense ser rebaixado! Se for rebaixado, eu vou nos jogos só para vaiar e xingar esses filhos da p#$@ que estão lá.

    Pedro Abad VTNC! Flusócio VTNC! A cada ano que passa é só decepção! Agora está confirmado! Sabe quando vamos passar do Atlético-PR? Estou repetitivo mais é verdade, NUNCA! NUNCA! É revoltante! Até o América-MG venceu duas partidas em casa e a gente não ganha do Sport e do Ceará.

    Revoltante! Patético! Ridículo e outras coisas, esse não é o Fluminense! Isso é um arremedo de time! É melhor no jogo contra o América-MG botar o sub-20, sub-19, sub-18, sub-17 porque pior do que isso não é! O time não cria, não chuta, não ataca, se cair vai ser bem feito!

    LUTO PELO FLUMINENSE! TIME RIDÍCULO E DIRETORIA DOS INFERNOS! Primeira coisa que tem fazer se ficarmos na Série A ou não é tirar esses incompetentes que destruíram o Fluminense Football Club.

    1. Tadeu, infelizmente o Fluminense está na lona e ainda sendo alvo das pancadas dos adversários faltando apenas a finalização.

      Vexame e vergonha nem mais cabem para definir a situação do nosso Flu.

      Acho que o Sobrenatural de Almeida até já desistiu.

      Enquanto isso o Fluminense vai de encontro as pedras que está a poucos metros.

      ST.

      1. Verdade amigo Washington Luiz!

        Até o Sobrenatural de Almeida nos deixou! Essa diretoria e essa maldita Flusócio conseguiram o que queriam. Destruíram o Fluminense Football Club! Impeachment no Abad já! Ele pode ser bom sujeito, mas comandar o clube já se mostrou um incompetente!

        O Peter também foi um m*, mas deve estar morando em Miami, tá de boas. E digo mais, se cair vai ser bem feito e tem que ter obrigação de voltar. Mas enquanto tiver esperança, vamos ver. Mas de fato um ano horrível desse time.

        O Corinthians deve estar rindo muito da gente que pegamos esse Júnior Dutra. P””” que pariu! E esse Cabezas, um jogador totalmente infantil. Chega! Só tristeza! Você disse tudo! Que João de Deus e Nossa Senhora da Glória protejam esse clube dessas ameaças que estão lá no Fluminense.

        ST!

  20. E para o sujeito, a culpa desse estado de calamidade é dos torcedores que criticam o time e a diretoria … o sujeito certamente não goza da plenitude de suas faculdades mentais …

  21. É deprimente, triste e deplorável assistir um clube da tradição do Fluminense passar tanta vergonha e humilhação.

    Apesar do esforço de alguns jogadores, infelizmente é impossível uma equipe limitada, mal escalada, treinada e enfrentando problemas financeiros conseguir algum resultado positivo.

    Como era esperado mais uma derrota, que somente não é acachapante por falta de pontaria do ataque adversário.

    A equipe virou um saco de pancadas, um time inofensivo que invariavelmente traz o adversário noventa minutos para o seu campo.

    Não tem goleiro nem defesa que resista.
    Os próprios jogadores já abalados pela questão financeira perdem a cabeça também com a humilhação e vexame que passam todos os jogos.

    Dessa vez somente acontecendo um milagre para cair para segunda divisão!

    Parabéns para a pior administração da história do clube!

    Conseguiram o seu objetivo!

  22. Parei de ver o jogo.
    Este treinador é muito ruim, o time é mediano pra ruim e com esse treineiro é horrível.
    Se rebaixarmos em casa contra o América Mineiro é porque merece mesmo.
    Fora Abad.
    Fora Flusócio.
    Fora moderação tendenciosa.

  23. Mais um primeiro tempo ridículo .
    Zero meio de campo e zero ataque.
    Horas sem marcar um mísero gol, o ultimo foi o presente do goleiro do Nacional do Uruguai!!!
    Vamos disputar a última vaga do z4 na ultima rodada.
    O fluminense e sua torcida não merecem isso.
    A fluocio deve estar feliz.
    ST

  24. Júnior Dutra diz: Nossa bola parada é forte!
    É a cara do Marcelo, que é a cara do Abad, que é a cara do Peter… Que são a cara daqueles que se dizem torcedores verdadeiros…
    E a nossa cara como é que fica?
    Quero o meu, o seu, o nosso Fluminense Futebol Clube de volta!

    Saudações tricolores

  25. Fim do primeiro tempo e 0 x 0.
    Por incrível que pareça, Junior Dutra, em minha opinião está menos pior que o Sornoza.
    Fora ABAD.
    Fora Moderação tendenciosa.

  26. Mais da metade do primeiro tempo e mais uma apresentação pífia de um time acéfalo.
    Meio de campo tão estapafúrdio quanto esse é difícil de se ver…
    Coisa horrorosa.
    Tá pintando mais uma derrota…
    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *