Há dez anos…

O fatídico 2 de julho de 2008, data da vitória do Fluminense sobre a LDU por 3 a 1 na final da Libertadores, perdida só na dramaticidade da disputa por pênaltis, completa dez anos nesta segunda-feira, dia de mais uma vitória da Seleção Brasileira em sua firme caminhada na Copa da Rússia, que tem o VAR como um de seus grandes personagens.

Pudéssemos, a propósito, contar com o recurso eletrônico naquela decisão, o Tricolor estaria saboreando até hoje a coroação de uma campanha absolutamente histórica. Naquela noite, Washington sofreu dois pênaltis clamorosos (foto), ambos ignorados pelo árbitro argentino Héctor Baldassi, testemunhados por mim, então presente num Maracanã abarrotado em três cores, a metros de distância do local.

E você, leitor? Qual sua mais forte lembrança daquela batalha? Como reagiu ao resultado?

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

115 thoughts on “Há dez anos…

  1. Terminou neste instante o joguinho em que França e Uruguai assassinaram o futebol, com muita crueldade. Caramba!
    Coreia e Japão jogaram muito mais bonito, para falar só nesses dois.
    (06/07 -11:50)
    uiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiui

    1. PCA, veja fragmento de notícia do jogo do nosso Brasil! “Arrasado por trio belga no 1º tempo, Brasil perde e está fora da Copa do Mundo”.
      Enquanto isso o nosso amiguinho Nando brada: é golpe! Fora Abad, foraTemer, fora flusócio.

  2. Campeonato parado e as notícias sobre o fluminense não mudam, contratações pifias e páginas policiais.
    Desaprovo qualquer tipo de violência, manifestação tem que ser pacifica.
    Mas se os notáveis gestores tivessem este rigor da lei para todos, todos aqueles que vão a público falar que é o time do tapetão, está devendo serie B, e outras inverdades deveriam estar respondendo na forma da lei.
    O nosso companheiro Onivaldo até já colocou aqui no blog o texto jurídico.
    ST

    1. Andrei, perfeito! Todavia, uma ação não anula outra. Veja, se o Fluminense pode usar a lei para responsabilizar aqueles torcedores q cometerem excesso na manifestação. Penso q os torcedores q entendem ter ocorrido dolo nas gestões passada/atual deveriam pagar com a mesma moeda.
      Andrei é uma questão de justiça! Se ocorreu ilícito, má fé, gestão temerária etc., temos q responsabilizar o (s) culpado (s) sim, rigor da lei. Pq deixar passar em albis? tudo q sabemos a respeito do FFC, tem origem em fonte duvidosa sem credibilidade. Ora, se tudo q dizem da gestão do FFC é verdade! O caminho tem q ser a justiça. Né não? mãos à obra companheiro.

  3. Presidente do Conselho Deliberativo do Fluminense afirma: Sem violência, vejo legitimidade nos atos de protesto.
    Pedir um time mais forte ou a saída de um Presidente sem violência ou depredação do Patrimônio do Clube é um ato legítimo.

  4. “Jacques Limonta • um dia atrás
    Acabei de voltar de uma reunião do trabalho em Vila Velha e Vitória.
    Como especialista em arquitetura e urbanismo, posso afirmar com toda convicção:
    – São duas Roças
    ST”

    Quando eu entro num bate-papo seja onde for, num casamento, aniversário, velório, eu logo observo os que têm competência para dizer algo que dê para ouvir e ser comentado, e se o nível for ruim eu saio logo de perto, e se alguém diz uma asneira desse tipo, ele pode ter certeza que ficará conversando sozinho.

    Hoje, a coisa que mais me deixa feliz é chegar nessas pequenas comunidades do interior, passar algumas horas por lá, cercadas de verde por todos os lados, uns cultivam café, outros bananas, verduras, legumes, e isso tudo muito organizado, sem lixo nem barulho nem poeira nem fumaça de descarga de veículos, e a visão dessa roça me lava a alma.
    Graças a Deus, a gente faz muito essa higiene visual e mental hoje, comida realmente caseira em cima de um fogão a lenha, e é tudo muito saudável.

    Morar em qualquer cidade hoje que tenha alguns milhões de habitantes não é relaxante para ninguém, mas pode ser que o Limontam more num paraíso que ele tem obrigação de dizer onde fica para que a gente avalie como é a arquitetura e o paisagismo local. É só dizer o nome que a gente vê pelo Google earth.

    Mas, no papo entre universitários, é comum a gozação de que o cara que faz Arquitetura é porque não é macho o suficiente para fazer engenharia, nem fresco o bastante para fazer Bela Artes, e fica nesse “mais ou menos”.
    (06/07 –
    FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF

  5. Boa noite, amigos tricolores.
    Naquele 2 de julho, estive lá, nas cadeiras do Maraca (assim como estive contra o Atlético Nacional, SP e Boca, em diferentes setores).
    Foi o maior espetáculo já produzido por uma torcida, num estádio de futebol.
    De sorte que, é essa a maior lembrança que guardo daquele dia.
    Em que pese o desfecho indesejado, fomos muito superiores e merecíamos o título, que só não veio porque fomos garfados por aquele argentino desgraçado.
    Futebol, muitas vezes, se começa a ganhar fora de campo.
    Um time recheado de argentinos, dirigido por um argentino, e o árbitro argentino. Que beleza !
    Fora isso, outros fatores também contribuíram, como a goleada sofrida fora em virtude da soberba do Renato, a presença do Ygor, extremamente nociva ao nosso setor defensivo, além do medo injustificável do Renato no jogo da volta, onde após fazer o 3 a 1 aos 15 do segundo tempo paramos de jogar.
    Ainda assim, o Thiago Neves perdeu dois gols, um no final do tempo normal e outro no final da prorrogação, que certamente seria a consagração geral dele e dos torcedores.
    Outro detalhe foi a cera insuportável do Cevallos, que só foi amarelado já no final da prorrogação, corroborando de forma inequívoca a pré-disposição do Héctor Baldassi em nos prejudicar.
    Foi, àquela altura, o dia mais triste da minha vida.
    Só que, um ano e três dias depois, ou seja, em 05/07/2009 perdi meu velho, que me ensinou o que é a vida, me ensinou a pescar, me ensinou a torcer pelo Fluzão, me ensinou a ser um homem de bem, que só lida com a verdade.
    E esse passou a ser o dia mais triste da minha vida.
    E, curiosamente, hoje completam nove anos que ele se foi.
    Mais a vida segue, o meu amor por esse clube também, inabalável.
    Nunca renegarei o Fluminense, nunca deixarei de acompanhar o Fluminense. ST !

    1. Verdade meu amigo, quando perdi meu irmão de apenas 29 anos em 2015, eu juro pra você. Posso perder mais umas 10 libertadores daquela, que nunca mais vai ser o Futebol o pior dia da minha vida.

  6. Parabéns Fluzão pela coragem!
    “O Fluminense FC vem a público lamentar e repudiar o novo episódio de violência protagonizado por torcedores do clube em frente à sede das Laranjeiras, na noite desta terça-feira, quando uma manifestação se transformou em tentativa de invasão da sede durante reunião do Conselho Deliberativo.
    O Fluminense informa que imagens do ocorrido já foram enviadas às autoridades policiais e serão igualmente encaminhadas ao Ministério Público, de forma a identificar os envolvidos e apurar suas responsabilidades”.
    Em tempo: aqueles q sustentam ter ocorrido dolo na gestão do clube, bem que poderiam seguir o mesmo exemplo. Ou seja, procurar a justiça e responsabilizar quem deu causa, quem cometeu o ilícito.
    Vamos lá pessoal! Coragem! Rigores da lei para quem merece. Isso sim é atitude de gente grande. Melhor q ficar com perfumarias e fake news nas redes sociais. Né não? Dica: usar como lastro probatório a recente entrevista do Abad e o relatório/diagnóstico da E.Y.

  7. Caros,

    Não se trata de defender ou não quebra-quebra, mas a denúncia a ser encaminhada ao MP, que eu saiba, é inédita no que diz respeito a direção do Fluminense em relação aos protestos da torcida. Ameaça com recursos jurídicos intimidadores eram prática corrente de um tal Danilo Felix no blog da Flusócio, parece que agora vão querer realizar, mas se realizarem a denúncia estarão comprando a briga com toda a torcida e não só com o pessoal que fez a depredação. E se houver mesmo um manifestação no dia 21, podem esperar repressão policial.

    SDs T

  8. Senhores,

    A frequência da torcida tricolor aos jogos sofreu baque por total falta de ação de estímulo ao seu comparecimento. Falo de investimento no futebol, na cobrança da competitividade, e não a mera atuação coadjuvante.

    Faltou aos gestores também o discurso típico de qualquer um que represente o novo. O pedido de solidariedade da torcida foi aceito em alguns clubes cuja gestão não era continuísmo da anterior.

    A lógica é simples: Continua-se o que está bom e ascendente. Logo, não há razão para o apelo ao sofrimento do torcedor com o apoio de idas ao estádio para ver o time perder de seus rivais ou de adversários mais fracos. Não foi uma crise econômica surpreendente que se possa pôr como causa principal do problema. Foram equívocos, como admitido em entrevista, inclusive.

    Por isso não há comparação da nossa situação com a do Flamengo, onde houve a vitória de oposição.

    Penso que vem daí a nossa grande dificuldade para equilibrar tudo e até reunir forças políticas opostas.

    Por isso sugeri uma administração temporária e neutra politicamente para reequilibrar o clube. Mas vejo que o momento é de intensa disputa política pelo poder.

    Será que lá há quem, por um lado só, consiga neste momento o sucesso necessário?

    Sei lá.

    ST

  9. Acabei de voltar de uma reunião do trabalho em Vila Velha e Vitória.

    Como especialista em arquitetura e urbanismo, posso afirmar com toda convicção:

    – São duas Roças

    ST

    1. Olá, Limontam! Isso tudo é necessário? cadê a ética do “especialista em arquitetura e urbanismo”?
      Nesse sentido, importante lembrar o filósofo Aristóteles: “Toda a racionalidade prática visa um fim ou um bem e a ética tem como propósito estabelecer a finalidade suprema que está acima e justifica todas as outras”.
      Jacques, lamento e tenho vergonha da sua atitude! Veja, na sua sanha de atacar quem discorda do seu pensamento, agride até cidades do nosso Brasil. Isso é o cúmulo da covardia!
      Jacques gostaria de lembrar q as nossas divergências são apenas no campo das ideias! E esse é o limite.
      Jacques, talvez por questão de cognição e/ou temperamento pensamos e agimos diferente. Custa respeitar?
      Se acredita no q escreve, se tem certeza q houve lesão/dolo na gestão do FFC, pq não forma um grupo de homens e adota as medidas cabíveis? Pq ficar atacando companheiros q pensam diferente? pq atacar cidades como Feira de Santana-Ba, Vila Velha e Vitória- ES etc.
      Tá confundindo tudo companheiro.

  10. Galera, a oportunidade está ai, para quem odeia essa quadrilha e esse abad safado. Vamos tomar a z.s dia 21. As ruas de Álvaro chaves vai ficar pequena. Tirem o rabo do sofá. Chega, vamos dar um basta nessa farra dos safados.

  11. É inacreditável que, mesmo em época de copa do mundo, em um período sem jogos do clube, não se veja uma notícia animadora sobre o Fluminense. Não dá pra mensurar o estrago feito por peter/abad/flusócio. É incrível a capacidade desses caras de fazerem m*rda. São dívidas, brigas, confusões, saídas de jogadores, dívidas, desculpas esfarrapadas, reuniões sem que nada seja resolvido, dívidas…
    Se essa notícia for verdadeira – ‘Abad já havia dito, em entrevista ao Portal Globoesporte, que não entregaria seu cargo nem pela sua família, nem por ninguém’… me fará crer que o fantoche da Flu ócio não é só incompetente e um dos 3 piores presidentes da história tricolor. O que faria um sujeito abrir mão do convívio com a família, para destruir um clube pelo qual que ele diz torcer?

    RENUNCIA ABAD! Ninguém te aguenta mais. O senhor não é digno de presidir o Fluminense… e o Fluminense não merece um presidente tão ruim…

    1. Ué! Amiguinho penso o mesmo de vc e cia. Como pode uma pessoa q diz ser torcedor do clube, ficar diariamente no teclado TENTANDO denegrir o clube? conclusão; Amiguinho vc não é digno de torcer para o Fluzão e o Fluzão não merece um torcedor assim… tão depreciativo.
      Vai torcer para o mulambo! Vaza! Gostou?

      1. Tentando denegrir o Clube?
        Peter/Abad/Flusócio não são o Fluminense .
        Apenas estão tentando acabar com ele.
        O Fluminense é muito maior que isso.

        1. Nesse caso, defenda o Fluminense! Todo o sistema jurídico está a sua disposição.
          Mãos à obra! Já sabe q espalhar calúnia, sabendo de sua falsidade, é crime (art. 138, § 1º do Código Penal). Muito cuidado com a fofoca! Boa sorte!.

          1. É Impressão minha ou OVNIVALDO MARMUND, o advogado de Lauro de Freitas, passou a ameaçar criminalmente os críticos da Flu Ócio ???
            Nosso bufão tarefeiro está cada vez mais desesperado em suas tentativas patéticas de defender seus patrões … é o funcionário padrão do A Bad. Call center de Lauro de Freitas.

      2. Pois é Oni, como disse o Flu/To, em momento algum eu denegri a Instituição Fluminense. Mas quanto à esse grupo de horrores, capitaneado pelos 2 piores presidentes da história, não quero nem ouvir falar. Vcs, Flu sócios, é que deveriam de ter o mínimo do mínimo do mínimo de vergonha na cara e ‘pena’ da torcida tricolor. São péssimos, estão destruindo o sonho de milhões de torcedores. Acho que todo Flu sócio deveria ser ‘identificado’ nos jogos do Fluminense (sempre falei isso)… ‘eu sou Flu sócio, ajudei a eleger peter e abad e a destruir o Fluminense Futebol Clube e toda a sua gloriosa história…
        é incrível o que vcs estão fazendo… e colocando a culpa nos ‘outros’…
        https://www.netflu.com.br/flu-atrasa-acordo-com-levir-mas-promete-voltar-a-pagar-junto-com-a-folha-salarial/

        1. Amiguinho, vc sabe que não faço parte de nenhum grupo politico. Sou torcedor do Fluminense e o fato de não comungar com a sua opinião não é motivo para sentir vergonha! Vergonha é ler diariamente suas chacotas, patuscadas com o Fluminense e seus atletas.
          Nando, em que vc ajuda o Fluminense com a sua conduta? Nando se tem certeza do q escreve, defenda o Fluminense. Se organize, procure apoio de outros use o judiciário! Seja maduro e respeite o Fluminense.

      3. Como pode uma pessoa q diz ser torcedor do clube, ficar diariamente no teclado TENTANDO defender uma administração catastrófica como a do A Bad ?

  12. Tendo acompanhado alguns jogos até oitava de final, essa Copa não está apresentando nenhum bicho papão.

    Algumas seleções favoritas como a Alemanha ficaram pelo caminho.

    É bom ver que o TS é muito melhor do que muitos zagueiros que o Fluminense teve nós últimos anos.

    O azar do Fluminense é ter uma gestão como essa que não faz um plano para repatriar um ídolo tricolor como o TS que certamente poderia render bons frutos dentro e fora de campo.

    Isso sem falar do Marcelo que também seria bem vindo o seu retorno para as Laranjeiras.

    Se o problema fosse a questão salarial, que coloquem o marketing para encontrar meios mas se está difícil arrumar um patrocinador máster onde o Abad abriu mão da CEF recentemente, imaginem a competência deles em se tratando de trazer um dos jogadores acima?

    1. Washington,

      Seria ótimo. Mas não acho eles queiram vir agora. É certo que, mesmo que quisessem vir, o clube não o faria. Não estão pagando salários de funcionários.

      No futebol a única forma de pensarem em fazer dinheiro é com patrocínio ou venda de “alguma coisa”. A torcida não vê qualquer ação que gere estímulo no futebol, segundo penso.

      ST

      1. Sim TT, se os últimos dirigentes tivessem um pouco da atitude do Horta e do M. Schwartz poderíamos ter um Fluminense com mais conquistas cuja tal vocação foi perdida com o passar dos anos.

        ST

  13. Há coisas que que não devemos esquecer, mas que não é saudável ficar relembrando.
    A cicatriz não nos permite esquecer da ferida, mas por que reabri-la?

  14. Acabei de ver as cenas da torcida ontem em frente à sede.

    Demos show! Parecia a torcida do Flamengo e a do Timão.

    Parece que agora está acordando e virando homens.

    ST

    1. Torcida? melhor dizer “testemunhas” kkk Limonta, torcida do Flamengo /Corinthians no mínimo 35 mil por jogo. Enquanto o Fluzão … 3 mil. Ah, tem uns 20 nos blogs da vida dando chiliques e chorando pitangas. kkk

    2. Hahahahaha. Jaques Limonto.
      Deram show ? Quantas lixeiras você quebrou ou botou fogo na rua Álvaro Chaves, quantas pedras você atirou nas vidraças que viu pela frente?
      “Parece que agora está acordando e virando homens”. (sic)
      Ora, será que ainda há jeito para “um” que a gente conhece? Não será caso, perdido?
      (04/06 – 13:00)
      huhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhu

      1. Não participei da manifestação e repudio violência física e danos ao patrimônio, mas acho que protestos pacíficos têm sempre que existir para que os responsáveis pelas tomadas de decisão no clube não se sintam à vontade para apequenar o nosso Fluzão.

        ST

        1. Hahahah Jacques o paradoxal! Vejam: Jacques Limonta • um dia atrás
          Acabei de ver as cenas da torcida ontem em frente à sede.
          Demos show! Parecia a torcida do Flamengo e a do Timão.

          Avatar
          Jacques Limonta Paulo C. Araújo – ES • 16 horas atrás
          Não participei da manifestação e repudio violência física e danos ao patrimônio.
          Jacques Limonta Jacques Limonta • um dia atrás
          Queria ter visto o recruta da fluócio correndo com a calcinha borrada.
          Limontam impossível fazer o vídeo! C/ vc correndo de calcinha borrada.
          Afinal Limontam o q queres? toma vergonha seu cabra.

  15. Caros,

    Sobre a confusão agora nas Laranjeiras, lembro que quando o clube caiu para a terceira divisão a torcida invadiu o gabinete do então presidente ( Álvaro Barcellos, acho) e este teve o bom senso de renunciar.

    O maior patrimônio do Fluminense é a sua torcida. Insistir com uma política para o futebol que a desagrade e afaste – ainda mais depois de um verdadeiro estelionato eleitoral – não é só insensato: é absurdo. Abad e os Flu-sócios ( os sócios Conselheiros inclusive ) não são “Donos deste património Imaterial”, são só aqueles que têm a responsabilidade de administrá-lo e bem. Se não conseguem fazê-lo que tenham a honradez e demonstrem o seu amor ao Fluminense, e entreguem logo o boné, como fez Barcelllos depois da lambança da terceirona.

    Alguém sensato precisa fazer ver ao Abad que ele não nem sombra do “estadista” que pensa que é. E que seu ‘projeto de clube vendedor’ que só apequena e humilha o Fluminense é inaceitável.

    SDs T

  16. Caros,

    Estive no jogo contra o Boca e também nesta final. Há derrotas que são gloriosas e eternas, esta foi uma destas. Não me arrependo de nada deste jogo, só lamento o azar. Saudades de quando o meu Fluminense proporcionava estes espetáculos.

    Será que ainda voltarei a ver/viver algo parecido com o Flu?

    SDs T

  17. Me lembra o meu filho chorando pela perda do título que estava perto de ser ganho pelo Fluminense.

    O Mundial aí era outra história.

    Infelizmente também foi que os ultimos dirigentes não souberam aproveitar o momento pós perda do título continental para colocar como prioridade posterior buscar já que falta tal conquista para o Fluminense.

    E quando voltar a ter uma nova chance, só o tempo dirá isso com dirigentes que entendam do riscado.

  18. Caros,

    Parece que vão levar o jogo contra o Parmera para Natal, e que o mesmo Parmera quer ‘conversar’ com Flu sobre Scarpa, que já voltou a ser deles ‘de grátis’.

    Já disse que, com a vinda deste Luciano, Abad abre a porta para a saída precoce e açodada de Pedro. É mais do equivocado ‘Vender ou Vender’ (auto)imposto pelo ‘Mundo do Futebol’ segundo Abad e Cia., no qual o Fluminense é um mero Clube ‘Vendedor’ (sic), fornecedor – até de graça – de atletas para os grandes do país.

    Sinceramente, não tenho mais saco para acompanhar o futebol do Fluminense enquanto este misto de panaca incompetente e arrogante lesa-pátria estiver à frente do Clube.

    Já deu pra ti Abad e Flusócios. Chega!

    SDs T

    1. Realmente está cheirando a uma venda do Pedro na próxima janela de transferência, a vinda desse atacante Luciano.

      O mais vil desse ‘vender ou vender’ são os valores ridículos das negociações.

      Outros clubes vendem muito melhor jogadores que servem no máximo para compor elenco.

      E mesmo que fossem bem vendidos, a prioridade deveria ser a manutenção do que há de melhor no plantel para um time forte e competitivo.

      Se o Fluminense estivesse sendo levado a sério, estaríamos nessa competição que foi citada no texto e com reais possibilidades de passarmos uma esponja nesse 2 de julho de 2008.

  19. Quem é que está pensando em trazer o péssimo zagueiro Tite, ex-Vasco e Bahia, para o Fluminense?
    É vc, Angioni?
    E vc, Abad, está concordando com isso?
    Que * é essa?
    Já não chega Renato Chaves, Gum e Frazan?
    Tá achando pouco?
    ***
    Numa boa, conselho de amigo: se eu fosse vc, eu não traria!
    Não sei pq…mas acho melhor!
    ***
    Não piora o que já está ruim prá vc!
    Vc já chegou no fundo do poço!
    Não tente afundar o poço tb!
    Conselho de amigo!

  20. Minha lembrança é ficar sentado mais de 4 horas depois do jogo olhando pro nada.
    Peguei ódio e nojo do futebol por um tempo.

  21. Estava lá. Foi a última vez que pisei no Maracanã. Lembro da festa durante o jogo. Foi lindo. Mas também lembro depois do jogo a massa descendo a rampa do estádio triste como se fosse um enterro. A torcida empurrava o time mas não era a torcida habitual. Os ingressos se esgotaram rápido e foram repassados para tricolores tipo torcedor de Copa do Mundo. Muita gente de outras cidades vieram assistir a final. A torcida habitual era mais barulhenta e motivadora. Senti falta daquela pressão. Chegamos tão perto…

  22. Pois é, a incompetência da diretoria do Fluminense é algo inacreditável. Os caras perdem o Scarpa de graça, não conseguem dinheiro, nem trocá-lo por outros jogadores. Dizem que está querendo contratar um certo Luciano… só fica faltando o Zezé di Camargo.
    Pelo menos, ficamos livres de sofrimento com essa copa do mundo. Há uns 20 dias o Fluzão da Flu ócio não perde.
    Com ‘abade’ e sua trupe dos horrores, é o fim do Fluminense… vamos tirar esse pateta de lá, antes que não sobre mais nada…
    https://www.netflu.com.br/abaixo-assinado-torcedores-pedem-impeachment-de-abad-e-novas-eleicoes/

  23. Pois é, pois é …
    Futebol é assim, as vezes se ganha, as vezes se perde.
    Mas eu gostei dessa derrota, pois se o Fluminense tivesse ganho essa competição teria dado um salto evolutivo muito grande e eu gosto mesmo é que ele fique cada vez menor e mais medíocre, bem de acordo com as minhas ambições.
    Com um clube apequenado, eu posso escrever longas laudas tentando convencer a todo mundo que sou mais tricolor do que os outros, pois apoio o time na desgraça Enqto eles criticam.
    É uma forma barata que encontrei para exercitar minha auto afirmação pessoal.

    cocoricócocoricócocoricócocoricócocoricó

    1. Também tem o lado positivo nessa nostalgia.

      Há dez anos atras, por aqui, ainda nem existia o Mundin.

      Ou existia??? E qual era o nick?

  24. “Ídolo tricolor admite que gostaria de ter conquistado a Libertadores” (sobre T Silva)

    Esse NETFLU é muito tolo! Na falta de notícias, criou essa pérola!
    É mesmo, NETFLU, não me diga que o Monstro queria ter sido campeão da Libertadores..
    Eu pensei que não quisesse!
    Vá pra PQP!

  25. Foi o dia mais triste da minha vida, depois dos dias em que meus pais morreram!
    O que mais lamento: os nossos três melhores jogadores perderam os pênaltis, quando até o Fernando Henrique pegou um.
    Por isso, acho muito injusto culparem o Renato Gaúcho, como alguns companheiros fazem aqui.
    Que culpa ele tem do Conca, T Neves e W9 terem feito a m*rda que fizeram?
    Se o Renato pudesse ter entrado em campo e cobrado os pênaltis, teria feito os três gols.
    Sinceramente, João, se eu fosse você, numa mais tocaria nesse assunto. Abre uma ferida que tem uma casa delicada e faz sangrar de novo.
    Aos que foram naquele dia e choraram como eu, um forte e apertado abraço.

    1. Talvez se ele tivesse aceitado que o time se preparasse mais adequadamente para jogar em altitude o time teria perdido de menos lá. Só viemos recentemente, apesar dos percalços, passar por um time, no caso boliviano, em uma altitude muito maior, esse ano.

      1. Nando, a questão fundamental da perda da Libertadoores não foi a derrota pra LDU lá, mas foi a perda dos três pênaltis aqui! TRÊS pênaltis!

    2. Torcedor às vezes é muito engraçado, né? Thiago Neves faz 3 gols na final, entra pra história como o único cara a fazer 4 gols em finais de Libertadores (já que o último gol da ida foi dele) e você diz que ele fez m*rda? kkkkkk
      Aquilo das cobranças de pênaltis foi fatalidade.
      Te garanto que não achou m*rda o gol do Xitão as 48 do segundo tempo contra o São Paulo!
      Te garanto que não achou merda o gol do Conca contra o Boca!
      E com certeza absoluta não foi m*rda os gols do Thiago Neves na final…
      Tudo bem que foram os responsáveis diretos pela derrota, pois foram os caras que erraram os pênaltis… mas dizer que eles fizeram m*rda, aí já é demais.

      1. Meu caro, foram 3 (três) pênaltis perdidos, repito, 3 (três).
        Isso não é fatalidade. Isso é uma mistura de incompetência + azar.

        Perder pênalti no jogo mais importante da história do clube.
        Isso não apaga o que o T Neves fez antes, mas o fato é que nadamos, nadamos e morremos afogados na praia, porque o salva-vidas estava dormindo.

        1. Sim, mas prefiro acreditar que a mistura correta foi azar + incompetência. Cara, pênalti todo mundo erra, o azar é que errou na pior hora possível. Sinceramente eu não jogo a responsabilidade toda nesses caras não, eu acho que o maior culpado foi o Renato Gaúcho em manter “PerYgor” no time e este ser responsável direto por um ou dois gols no jogo de ida contra a LDU.

      2. Concordo contigo Frederico Zanitti-MG.

        O Thiago Neves foi o melhor jogador nos embates contra a LDU, fez quatro gols sendo o último dele numa bela cobrança de falta. Eu defendo o Conca, o Washington e o Thiago Neves, o problema daquele time era um volante chamado Ygor que desde o jogo contra o São Paulo, o Boca Juniors e a LDU, ele tomou dribles ridículos que resultaram em gols. Tudo isso nos jogos no Maracanã! Tenho 27 anos mas tenho lembranças disso apesar de ter visto os jogos em casa, já que o ingresso estava caríssimo! Mas vamos lá, os gols saíram tudo em cima do Ygor que era um volante muito fraco! Apesar de criticados Fabinho e Maurício eram muito melhores do que ele.

        Gol do São Paulo! Aloísio Chulapa dribla Ygor e cruza para Adriano marcar o empate, sorte Dodô e Washington fizeram os gols que classificaram o Fluminense, antes do empate o Washington abriu o placar.

        Gol do Boca Juniors! Dátolo dribla Ygor e cruza para Palermo de cabeça colocar o time argentino na frente, Washington, Conca e Dodô depois fizeram os gols e eliminamos o temido time argentino.

        Gol da LDU! Guerrón dribla Ygor e cruza para Luis Bolaños chutar sem chances para Fernando Henrique, 1 a 0 LDU e depois o Thiago Neves fez três gols, no final lamentavelmente nós sabemos o que aconteceu.

        Eu sou muito grato a esses três até hoje! Não tenho raiva do Conca, não tenho mais raiva do Washington (tive raiva dele quando ele saiu do Fluminense porque o São Paulo foi pra Libertadores, mas em 2010 ele voltou e acreditei nele, e mesmo depois do jogo contra o Corinthians que foi no Engenhão onde perdemos por 2 a 1, ele fez o gol e disse que trocaria os gols dele pelo título brasileiro o que realmente aconteceu.) e sou muito grato ao Thiago Neves que joga hoje no Cruzeiro mas respeita muito e torce para o Fluminense.

        E para finalizar pênalti as vezes é fatalidade, mas também é competência e também loteria. Abraços e ST!

    3. O Renato Gaucho teve 03 fatores principais 1- Não levou o time uma semana antes para acostumar com a velocidade da bola (preparador queria ir antes) 2- Prepotente, achou que ja era campeao antes de jogar e 3 – teve 35 minutos mais a prorrogação( O flu fez 3 a 1 10 minutos do segundo tempo) para colocar mais um atacante no jogo que seria Somália que estava no banco , não ele colocou Roger e não mexeu mais no time e depois colocou Maurício. Renato hoje é campeão de libertadores, mas poderia ter sido antes, muito antes.
      Jogadores mortinhos no final do jogo e da prorrogação.

  26. Garcez e torcedores,

    Minha lembrança é a alegria de estar na fila para entrar. E eram muitas filas.

    Lembro-me, também, da conversa com o meu filho mais velho, ainda uma criança, para explicar que fizemos tudo o que foi possível e jogamos muito bem, apesar da atuação desastrosa do árbitro. Afinal, o nosso problema tinha sido lá no Equador.

    ST

  27. A lembrança que eu guardo meu caro amigo Garcez é que depois de nove anos exorcizamos esse fantasma de três letras chamado LDU e no jogo do Maracanã ainda foi com um gol de falta do ex-meia do Fluminense, Gustavo Scarpa que está no Palmeiras depois de ter ganho na justiça contra a gente.

    Agora naquele fatídico dia que perdemos a Libertadores, foi um erro gravíssimo do Renato Gaúcho em não ter colocado o Somália no ataque, ele colocou o Maurício que era muito jovem, mas naquele mesmo ano no Fla-Flu do segundo turno fez um belo gol de fora da área. Um juiz argentino desgraçado chamado Héctor Baldassi que deixou de dar dois pênaltis inclusive esse daí da foto que eu acho que é o Paul Ambrossi, lateral-esquerdo da LDU que puxou a camisa do Washington. E ainda anulou um gol legitimo da LDU. Aquele juiz era um FDP completo!

    Uma campanha que foi boa, depois de eliminarmos grandes clubes como São Paulo, Boca Juniors (com Riquelme, Dátolo e cia) e o Nacional de Medellín. De fato uma ferida muito dura de se cicatrizar, mas não adianta, mas que dói até hoje dói meu amigo. Um dia que o Thiago Neves estava inspiradíssimo mas quando chegou nos pênaltis o maldito Cevallos estava inspirado.

    Mas o que eu guardo também dessa foto é sem dúvidas o Washington, fez uma boa Libertadores, sofreu muito com a perda do título, mas nesse mesmo ano foi artilheiro do Brasileiro ao lado do Kléber Pereira (defendia o Santos, hoje está aposentado) e do Keirrison (que estava no Coritiba e hoje se não me engano joga no Londrina). Em 2009 deixou o Fluminense foi pro São Paulo e não ganhou nada e em 2010 (melhor ano da minha vida), voltou fazendo gols até o jogo contra o Corinthians aqui no Engenhão onde perdemos, mas ele disse que trocaria os gols dele pelo título brasileiro o que realmente aconteceu.

    E aquele título do Campeonato Brasileiro de 2010, também o Fluminense tinha que agradecer muito a LDU, pois se fossemos campeões da Copa Sul-Americana de 2009 o time talvez não escaparia do rebaixamento, como perdemos também para a LDU, mas lembro que o Jorge Fossati falou com o Cuca e desejou boa sorte naquela batalha contra o Coritiba onde os dois jogaram no passado.

    É isso! Uma imagem que dói muito, mas que quando passou dois anos foi um título para o Washington, que trocou todos os seus gols pelo título. Essa é minha opinião e o time do Fluminense era muito mais time que a LDU, mas já passou, ano passado exorcizamos o fantasma equatoriano com Gustavo Scarpa (ex-Fluminense) e com o nosso atacante Pedro fazendo gol lá no Estádio La Casablanca. ST!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *