Há dez anos na estrada

Quando escrevi a primeira coluna do Terno & Gravatinha, já a altas horas daquele 15 de maio de 2007, do computador da casa de meus pais, não imaginava, com toda a honestidade do mundo, que este blog causaria tamanho impacto, teria fôlego e resistiria por tanto tempo.

Dez anos, meus amigos! Dez anos! Estou felicíssimo por ter chegado a esta data. Hoje, temos uma marca consolidada e uma casa independente.

Na época, não tinha ainda fiapos rebeldes de cabelos brancos, tinha outra dinâmica de vida, e o Flu ainda vivia uma seca incômoda de títulos expressivos; não os conquistava havia 23 anos.

Coincidência ou não, bastou o Terno & Gravatinha estrear para que o Tricolor passasse a angariá-los em profusão – um deles, apenas dois meses depois de inaugurado o blog (que se revelou pé-quente), e que deu fim ao jejum de títulos nacionais, a Copa do Brasil de 2007.

Hoje, sou casado, tenho uma filha, gatos, sete livros publicados e um punhado de outras tantas responsabilidades – profissionais e pessoais.

Como a vida moderna aos 38 é bem diversa da vida aos 28 – o que faz da manutenção deste blog, com o nível de exigência que dele se espera, um desafio semelhante a correr uma ultramaratona por semana –, recebo como um título mundial a chegada deste 15 de maio de 2017.

Neste período, seguramente, mais de 1.200 crônicas foras escritas desde o pontapé inicial do Gravatinha, ainda no portal da Globo, passando pelo NETFLU, aos quais sou grato, até chegar a esta casa independente, há um ano, montada pela competente designer Priscilla Paranhos.

Tantas foram as emoções, interações, entrevistas, conquistas, fotos… O Terno e Gravatinha ganhou, ao longo do tempo, roupagem nova, mas jamais deixou de ser o cantinho acolhedor de leitores especiais, que contribuem consistentemente para fazer deste fórum um espaço quatro vezes finalista e três vezes ganhador do Oscar da Internet – o Prêmio Top Blog.

Aqui, viajamos juntos pelo mundo, via fotos dos próprios internautas, entrevistamos personalidades tricolores, fizemos postagens históricas (muitas acabaram reunidas em livros), trocamos sobre a militância animal, a qual considero vital para o futuro da humanidade, erramos, acertamos, lamuriamos, vibramos…

O Terno e Gravatinha consolidou-se, com o tempo, como uma tribuna reta, democrática e que sempre respeitou o seu leitor.

Para comemorar esta marca notável de dez anos no ar, pensando em dar a este vasto material um caráter mais duradouro, considerei que um livro seria uma maneira bacana de oferecer à matéria-prima de meu trabalho de uma década um acabamento digno, em que fossem reunidas as melhores crônicas neste período de 2007 a 2017.

A obra ainda está em construção, levará alguns meses até que seja publicada, mas o resultado final trará muito prazer a este cronista, que o fará pensando principalmente na satisfação de seu leitor, além da sensação de um encerramento de ciclo.

Mas, acalme-se: o Terno e Gravatinha não fechará para balanço, ele irá se manter no ar, embora nesta versão mais enxuta, que você acompanha há alguns meses, em face dos acúmulos profissionais deste escriba, escravo do capricho, do compromisso, mas sempre encarando tudo com o máximo de respeito a quem o lê.

Meu agradecimento especial à Christiane Garcez, minha esposa, entusiasta deste Terno & Gravatinha desde a sua concepção, à Melissa Garcez, fonte de inspiração nos últimos quatro anos, Tony e Claudia Garcez, meus pais, também fiéis escudeiros e incentivadores de tantos trabalhos, além de Christina, minha avó (92), pelo simples fato de ela existir.

Além destes e de todos os leitores desta coluna, agradeço ainda a Daiana, Prince, Pascoal, Fellini, Yago, Beco, Dunga, Kevin, Babi, Rodrigo, Anabela, Juca, Chico, Plumpy e Simba, gatos e cães (os dois últimos) com quem tive/tenho o privilégio de dividir parte do meu tempo e que tantas lições já me ensinaram.

Perenes, as vivências ficam cristalizadas em nossa memória e arraigadas bem no fundinho do coração.

O Terno & Gravatinha dá trabalho, mas também muito prazer. Saber que um produto como esse deu tão certo – tanto que chega hoje a longevos dez anos – reafirma convicções de que tudo que se entrega genuinamente, com sinceridade, é recebido com a mesma atenção e generosidade.

Vida (bem) longa ao Terno & Gravatinha!

E a você, muito obrigado por tudo!

66 thoughts on “Há dez anos na estrada

  1. Grande João, parabéns pelo sucesso! O Terno e Gravatinha é um dos nossos patrimônios. Já nasceu grande e crescerá mais ainda.

    O Wash mencionou há dois dias sobre o Robert e o Michael. Particularmente gosto muito dos dois, mas tenho dúvidas quanto ao aproveitamento deles. Creio que o Robert poderia ser o cara que falta no meio campo, se receber orientação adequada.

    Em relação ao Michael… Não sei se ele anda está emprestado ao América/MG, mas há cerca de 2 semanas o encontrei em um shopping no Rio. Ele estava com a esposa (grávida) e um casal de amigos em um restaurante. Até aí, tudo normal, a não ser pelos incontáveis chopps, em plena quinta-feira. Quando cheguei ao restaurante ele havia tomando alguns e ao sair, duas horas depois, ele ainda estava firme e forte em sua empreitada. Não sei se ele está de volta ao Flu ou se está de licença médica ou se está de folga, mas seja qual for a situação não creio que seja adequado para um desportista encher o pote num dia de semana, e ainda mais, em local público. Como falava alto, consegui ouvi-lo em alguns momentos. Deu pra perceber que é muito imaturo para se tornar um grande jogador, que tanto precisamos.

    STT e vida longa ao Terno e Gravatinha.

  2. 3650 dias debatendo principalmente o Fluminense com tricolores das mais variadas opiniões, mantendo antes de tudo uma postura de amor e respeito pelo Clube.
    Que venham muitos mais anos de crescente sucesso e reconhecimento para o seu Blog e para o nosso incomparável Fluminense Football Club.
    Parabéns e vida longa, Garcez!

  3. Parabéns, JG

    Aqui é o nosso “barzinho”, onde nos reunimos para trocar idéias, críticas, elogios e sugestões para o nosso Fluzão.

    ST

  4. Parabéns pelos 10 anos Garcez. Te acompanho desde os tempos do portal da Globo, e vc sempre nos cativando com suas crônicas imparciais e realistas sobre nosso querido fluminense. Te admiro pela forma como abraça a causa animal, tenho e sempre tive cães, desde a infância, e compartilho com vc a visão de um mundo melhor, quando aprendermos a respeitar e amar nossos companheiros , criaturas de DEUS, E merecedores de nossa compaixão. Que Deus te ilumine , em toda sua trajetoria, e que possa continuar brindando- nos com suas crônicas esportivas.
    Grande abraço.

  5. Vendo agora na Fox, o Galo atropelando o pobre do Godoy Cruz pela Libertadores!
    O céus!
    ***
    Melhor eu não dizer o que eu estou pensando!

  6. Caramba, gente.

    O João está sendo saudado por tantos admiradores, numa data significativa para si, todos que chegaram lhe deram parabéns, votos de felicidades , e estão todos no ambiente amistoso batendo papo, tomando um drink e ouvido boa música.

    Mas, eis que, “de repente, não mais que de repente”, entra alguém meio esbaforido, saúda o, João, mas vai logo dizendo que não vai demorar na festa porque há gente ali de quem ele não gosta, cita os defeitos de todos, um a um, destilando todo o seu desprezo por esses outros convidados, ali na frente do anfitrião espantado.

    Caceta! É assim mesmo que alguém civilizado faz?

    Desculpe, João, você não merecia que fizessem esse vexame na sua festa.
    Minha total solidariedade
    (16/ 05 ; 19: 40)
    AIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAI

  7. Caro Garcez, de fato: vida longa ao blog Terno e Gravatinha. Agora mais fácil e amigável para se comentar. No começo dessa nova roupagem apanhei pra caramba, pois não conseguia cadastrar-me. Resolvido esse empecilho, Deus permita que continuemos debatendo as coisas do nosso Fluminense mais 10…20… 30… anos. De preferência recheado com títulos.

    E que você continue nessa caminhada, superando limites e ganhando muito mais títulos da imprensa esportiva.

    E corroboro: o terno e gravatinha é, sem sombra de qualquer dúvida, dos blogs que conheço, de longe o mais democrático e até tolerante com nossos desabafos, quando estamos p. da vida com o time, afinal, ser torcedor não é só bater palmas. É sim bater palmas, apoiar, incentivar, mas também dar bronca e mostrar descontentamento com o time, quando devido.

    1. Que com que conseguiu, Edu! Sim, este Terno & Gravatinha, graças a vocês, parece ter fôlego ainda para algum tempo. Um forte abraço e muito obrigado.

  8. O assunto é polêmico, mas sugiro que quem tiver interesse dê uma lida nas demonstrações contábeis/financeiras 2016 no site do clube.
    Está na opção transparência, é logo o primeiro pdf com data de 28 de abril.
    Lá estão os números mencionados na revista, ou seja, nada foi inventado.
    Vale a pena ler as considerações finais do presidente Abad, bem como o relatório dos auditores independentes.
    Baseado em fatos reais.
    Depois cada um tire a sua conclusão da realidade do clube.

    ST

    1. Caro Andrei, cabe um esclarecimento, já que tive participação no trato do tema:

      Não se questionava a autenticidade dos números, mas a afirmação de que tal ‘rombo’ era recente, isto é, pós-2010 a partir de quando a nova gestão tomou conta do clube.

      Não se trata de blindar a gestão Peter, mas de tentar fazer justiça.

      Tento contestar o que a oposição maldosamente faz ao atribuir ao patrô os títulos conquistados na gestão Horcades, poupando a dupla Horca/patrô do ônus, que foi a explosão das dívidas do Fluminense.

      E isso ficou bem claro no complemento de análise que fiz baseado nos dados.

      ° Em outras palavras, a divida do Flu EXPLODIU para quase 400 milhões de reais – aumentando em 3,8 vezes NO PERÍODO Horca/patrô,

      ° e foi (a divida) reduzida em 37% na gestão subsequente – 2010/2015 – considerando a inflação do período, pois cresceu discretamente em 4% enquanto a inflação (IPCA) no período foi de 42%.
      Para facilitar a avaliação, se a divida tivesse crescido tal qual a inflação teria aumentado para 514 milhões no período 2011/2015.

      E isso esgota o assunto, Andrei : a verdadeira causa do “rombo” financeiro do Flu ocorreu na gestão anterior, no período 2005/2010.

      E agora, reduzir o endividamento sem patrocínio master, sem crescimento do plano Sócio Torcedor e sem lucro de bilheteria nos jogos fica muito difícil.

      A única saída – claro – é a venda de revelações que surjam de Xerém.

      E isso, claro, é impopular e causa compreensível desgosto aos torcedores.

      Bem que a torcida poderia criar um fundo para reerguer nosso Fluzão.
      Fica a sugestão !

      13:05 > 17/Maio.

      1. Caro Amaury, na verdade eu nem estava pensando de quem foi a gestão, até porque seria ingenuidade achar que o peter foi o causador de tudo, isso já vinha acontecendo faz tempo. Procurar culpado não resolve o problema.
        O que me chama a atenção mesmo é a situação crítica na qual o clube se encontra, pois a margem de erro da atual gestão vai ter que ser zero.
        Uma coisa é uma reportagem que pode até ter cunho sensacionalista, outra é ler as advertências dos auditores independentes. Nas entrelinhas eles estão dizendo que a continuidade do clube está calcada nas ações que a atual gestão está trabalhando.
        Para mim isso muito grave, ainda mais com esta dificuldade de patrocínio.

        Sou simpático à idéia de um fundo da torcida, mas se o torcedor não está indo nem ao estádio, será que iriam colaborar com dindin num fundo?

        Só nos resta torcer para que a atual gestão acerte a mão.

        ST

        1. Isso, isso, isso, caro Andrei.

          Outra leitura da advertência dos auditores poderia ser :

          ” Mantidas as ações a atual gestão o clube poderá ser salvo”.

          Ou, o verso desta mesma moeda :

          ” Não fosse a mudança de rumo promovida pela atual gestão o clube chegaria a uma situação insustentável, i.e, à insolvência”.

    2. Só pra contribuir pro debate:

      “Em 2016, o clube antecipou R$ 80 milhões dos direitos de transmissão de TV, da Rede Globo, referentes ao período a partir de 2019. Fato que aumentou o faturamento naquele ano de R$ 180 milhões para R$ 293 milhões.”

      p.s.

      Muito bom esses 10 anos, João Pé-quente

      neles, temos uma historia de 05 titulos, 03 nacionais, digna da tradição tricolor.

  9. Grande João Garcez,

    Lá se vão 10 anos acompanhando este blog, com certeza o melhor blog esportivo. Os prêmios recebidos não foram à toa!

    Já fui até agraciado com um livro autografado! Aliás, já estava sentindo falta de novos projetos literários, ainda bem que teremos novidades em breve!

    Parabéns pelo empenho em manter o blog no ar, tenho certeza que as dificuldades são grandes e diversas.
    Que venham mais 10 anos!
    Vida longa ao terno e gravatinha!!

    ST

  10. Sobre as 3 competições e mais a Primeira Liga (que ainda não caiu no gosto da torcida) que o Fluminense está disputando e que vem até bem no presente momento, não sei se essa estratégia traçada pela direção e a comissão técnica seja a acertada querendo priorizar a sulamericana.

    Sabemos que o elenco do Fluminense é enxuto e não tem um banco qualificado em que se possa afirmar que todos os que estão lá possam dar conta do recado como alguns que entraram demonstraram o contrário.

    Não sei se isso serve de desculpa, mas imaginando que o Fluminense hoje estivesse contando com um elenco forte dentro e fora de campo, seria um contraponto importante pra mostrar a importância que o Clube tem quando vemos as preferências que são dadas aos “queridinhos” da mídia quando o assunto é cotas de tv e transmissão de jogos.

  11. Parabéns, você é merecedor da bênção de Deus por ser uma pessoa do bem e, acima de tudo, honesto com você e com todos os seus parceiros de blog. Somos sim seus parceiros .
    Parabéns e saudações tricolores!

  12. Parabéns João! Muito legal essa foto com o Marcio Rocha, que está a cara do Eddie Vedder (de cabelo cortado e de ressaca). Te acompanho desde 2009 e se eu sentisse em algum momento algum sinal de parcialidade, teria ‘abandonado o barco’ há muito tempo. Não tem coisa mais irritante (pra mim) do que pessoas que só vêem maravilhas ou (por outro lado) que só enxergam motivo para críticas o tempo todo, por causa de ‘partidarismo’… não existe coisa mais chata do que aqueles que não aceitam críticas de maneira alguma e que só enxergam motivos para elogios por fanatismo, hipnose ou sei lá o quê…

    Aproveito também para parabenizar os ‘irmãos’ ASAS (Admiráveis, Sábios, Astutos e Sensatos). Como disse o Uncle Jacques, o blog ganha muito com esses caras…
    se não fossem eles, o blog ficaria uma chatice só, com as Alices, discos voadores e outros amiguinhos perdidos no tempo e no espaço, defendendo o tempo todo o péssimo presidente Peter Pan, em vez de pensarem apenas no Fluminense.
    Avante ‘abade’!
    Avante Abel!
    Mas, se fizerem m., as críticas vão voltar…

    1. Nando, saber que este blog inspirou-o a adotar um novo cãozinho, só por esta vida, este blog já teria valido a pena. Muito obrigado, um grande abraço e lembranças ao Fred.

  13. João Marcelo Garcez, parabéns pelos dez anos do blog Terno & Gravatinha.

    Parabéns também pela dedicação ao mesmo, visto que, acredito eu, não te
    traz nenhum retorno financeiro, pois é mais um projeto pessoal voltado à
    causa dos animais e do Fluminense.

    Nos bons e nos maus momentos, o depois de cada partida do Flu fica melhor com o Terno & Gravatinha.

    Um abraço!

    1. Obrigado, querido! É mesmo incrível pensar que dedico já mais de um quarto de minha vida a este blog. Não fosse por vocês, não haveria como ter chegado até aqui. Esta é a pura realidade! Outro grande, Daniel!

  14. Isto tudo?
    Ptz, como o tempo passa, parece que foi ontem.
    Pena que muitos dos que por aqui comentavam sumiram, mas quem sabe eles voltem em breve.
    Parabéns e,
    ST

    1. Muitos podem ter perdido a “direção” e nem sabem que o blog está ativo… teve muita gente que parou de comentar pelos seguidos problemas com o NetFlu à época. Aí o Garcez mudou de endereço e eles podem ter perdido a “direção” de onde estamos.
      Eu mesmo só achei o blog depois da saída do NetFlu por pesquisa.
      SSTT

  15. Programação das transmissões dos jogos de amanhã, para o Rio, na TV:
    Globo: jogo do Flamengo pela Libertadores,
    Sportv: jogo do Flamengo pela Libertadores,
    Sportv2: jogo do Palmeiras pela Libertadores,
    Sportv4: jogo do Atlético PR pela Libertadores.
    ***
    Atlético PR para o Rio?
    Palmeiras para o Rio?
    E o jogo do Fluminense contra o Grêmio pela CB, cadê?
    ***
    Como podemos ver…o Fluminense não é prioridade na Globo.
    Na hora de nossas escolhas, não podemos esquecer das escolhas deles!
    ***
    O jogo do Fluminense será transmitido, para o Rio, pela Fox

  16. O Cava está procurando corrigir seus fundamentos, Zanitti.
    V. já notou que ele já ‘ataca’ o lance, ao invés de andar para trás até cair sentado olhando a bola entrar, como era hábito fazer ?
    Da mesma forma, está saindo do gol, antecipando-se às jogadas, coisa que ele praticamente não fazia, antes.
    Sobre o Klever : agora entendo porque o Flu liberou o jogador ‘de boa’.

  17. Parabéns pela data, caro João Marcelo Garcez.

    Como frequentador deste blog desde antes do primeiro churrasco em Maricá, na casa da Lilian, asseguro-lhe que este é um espaço notavelmente bem mantido e moderado por você e sua equipe.
    Espero que a próxima década seja plena de realizações pessoais e profissionais.
    E com muitas conquistas para o nosso Flu.
    Afetuoso abraço do Amaury ~ Rio.

    1. Ao fim da próxima década do Terno & Gravatinha, já estarei beirando os 50… É tempo para o Flu conquistar, por baixo, mais dois mundiais e quatro brasileiros (rs). Retribuo seu carinho e agradeço a companhia de sempre, Amaury! Outro grande a você.

      1. E eu estarei …, bem, eu estarei …. sei lá onde estarei daqui a dez anos!
        Provavelmente ………….., bem,……….. provavelmente ….., sei lá !

        E para rimar : Haha !!!

  18. Verdade, Paulo! É muita história mesmo! E muita gente bronzeada de valor também. Obrigado por tantas e boas recordações. Um grande abraço.

  19. Caro Garcez,

    Ao longo destes 10 anos, foram grandes emoções vividas por todos nós, algumas tristes, mas em sua maioria felizes, graças a Deus. E uma destas felicidades estão este blog, em que podemos compartilhar nossos sentimentos e ansiedades. O nosso Fluminense sempre esteve em primeiro plano aqui, foram dissertações e angústias divididos com você através de seus textos, onde pudemos divagar sobre o quanto gostaríamos de vermos um Fluminense grande e vitorioso.
    O outro motivo em estar neste espaço, seria a defesa animal que você tem sempre divulgada aqui. Seres de luz que estão por aí, esperando um gesto de carinho simples do homem, como retribuição temos um amor incondicional.
    Parabéns! Obrigada!

  20. É isso aí João! São 10 anos de textos muito bem escritos! Não é fácil! Não é pra qualquer um!
    Eu não lembro ao certo a partir de quando comecei a frequentar seu blog, mas que foi na época do Globo.com eu tenho certeza! De lá pra cá dividimos muitas emoções, títutos, decepções, vitórias históricas, derrotas vergonhosas… mas enfim, é Fluminense, é esta paixão em três cores que nos une e faz sempre ter esperanças!

    Parabéns @JoaoGarcez:disqus, que este espaço dure mais 10, 20 anos! E que possamos ainda comemorar muitos títulos do nosso Fluminense!

    P.S.: Muito bacana esse recruso do @ ! Cliquei sem querer no arroba e vi que há a possibilidade de citar qualquer amigo do blog que tenha participado da discussão atual. Show! Mais um recurso bem útil!

  21. Tem sido mesmo cada vez mais difícil, caro amigo! Esta casa enverga, mas não quebra. Estamos juntos na estrada. Obrigado pelo imenso carinho.

  22. Dentre as últimas notícias do Fluminense, não me surpreendi com a demissão do técnico do sub-20 que já a um tempo não estava conseguindo obter os resultados que se esperam da base que amanhã venha a compor o time de cima. Medida acertada da direção do Clube. Seria uma boa a busca de um ex-jogador identificado com o Fluminense para preparar essa molecada do sub-20.

    Sou da opinião que esse aproveitamento do Robert pode ser uma boa no time se ele encarar com seriedade a oportunidade que lhe dado.

    Sobre o Michael, só tenho a lamentar as chances que lhe são concedidas e ele as joga no lixo.

  23. João Garcez,

    Parabéns por ter completado uma década da existência do Terno & Gravatinha. Já disse e repito: “Você é o Nelson Rodrigues do Século XXI”. Fico feliz por ter contribuído na época dos “Tricolores pelo Mundo” com minha viagem à Jordânia c/ fotos do Mar Vermelho/Petra.

    Aguardo o livro com as crônicas desses dez anos.

    ST,

    Filipe

  24. Vida longa ao blog e ao blogueiro.
    Parabéns João Garcez, por mais esta conquista, fruto de humildade e competência.

    Saudações Tricolores!

  25. Caro Garcez, longa vida ao Terno e Gravatinha para nossos debates que aqui temos a liberdade de expor nossas opiniões divergentes ou não sobre o nosso Fluminense!

    Que esse espaço continue com a interatividade que possui contando com a abertura inspiradas dos textos que o amigo cria!

    Parabéns!!!!

    S4T.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *