Em terreno argiloso

A situação do Fluminense no Brasileiro não é mais sequer razoável.

O time não vence há cinco partidas e estagnou sua pontuação no campeonato.

Como consequência, uma inevitável queda livre na tabela, em que já aparece em 15º.

Como há 13 times embolados na parte de baixo, matemáticos garantem que nem 46 pontos serão suficientes para permanecer na elite.

Certeza mesmo só poderá ser dada para quem fizer, no mínimo, 47.

Em 2013, o Flamengo foi salvo(?) pela Portuguesa de uma queda à Série B.

O Flu terminou em 15º graças à trapalhada(?) da dupla, que, se não tivesse acontecido, atingiria o próprio Tricolor, que terminou a competição com 46 pontos.

Há 12 rodadas do fim, o Fluminense já se encontra quase numa situação de precisar vencer uma a cada duas partidas.

Seis vitórias o levariam a 49 pontos, número que o garantiria.

O que mais preocupa, além do parco futebol, é que, ao lado do Atlético-GO, o Flu é o time que menos venceu na competição (sete).

Soma-se a estas a enxurrada de empates da equipe (dez).

E temos a explicação para a perigosa situação em que o Flu se meteu.

Para se manter entre os raros clubes que nunca caíram na era dos pontos corridos, o Fluminense vai ter que vencer no terço final do Brasileiro quase o mesmo número de vezes que nas 26 rodadas já ultrapassadas.

Luz grená acesa.

***

Diego Cavalieri teria ganhado as manchetes de segunda-feira se o Flu não tivesse sofrido pela enésima vez um gol no fim da partida.

O goleiro teve uma atuação de encher os olhos, que surpreendeu a muitos – a este colunista, inclusive, sempre muito crítico a ele –, praticando pelo menos quatro defesas salvadoras.

O banco, ao que parece, fez bem a Cavalieri, que andava desinteressado e sofrendo gols tolos, por questões de posicionamento e falta de iniciativa.

Se continuar  assim, terá sua titularidade garantida.

***

Sigo entusiasta da garotada. Não são responsáveis pela situação do Fluminense.

Está visível que não seguraram o rojão de sustentarem sozinhos um clube do tamanho do Fluminense.

Desde a partida contra o Vasco, a terceira do returno, o time simplesmente parou.

O futebol sumiu.

Muitos já não jogam nada, estão travados, paralisados.

Sentem-se agora ainda mais pressionados, carregam o peso de terem de tirar o clube dessa.

Está osso, como se diz na linguagem popular.

A hora é do presidente e dos homens do futebol chamarem para si a responsabilidade.

Fazer como o prefeito do Rio, que só veio a público uma semana depois da ocupação na Rocinha, abalará ainda mais o prestígio da cúpula, que anda chamuscado.

Organizem-se para o terço final do campeonato e levem a público suas ideias, pretensões e o que farão para colocar o Flu nos trilhos.

Deixar tudo nas costas grandes de Abel, que também vem pecando muito em escalações, substituições e até no plano tático, e da garotada não me parece algo digno das tradições do Fluminense.

A corda está curta, mas ainda a tempo de ser puxada.

Sob risco de a governança sucumbir logo no seu primeiro ano.

________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

449 thoughts on “Em terreno argiloso

  1. o verdadeiro campeonato do fluminense começa dia 15 de outubro quando enfrenta o Avaí. A sequência é contra os postulantes à série B. o flu teve uma grande chance de experimentar um time contra o Grêmio, jogando com três atacantes, buscando o gol, como no início da temporada. Porque perder desse jeito, já se tornou rotina.
    p.s. wellingon e robinho no banco e aí entram peu e marco júnior
    p.s.2 a situação podia estar pior se o avaí ganhasse do atlético go e combinasse hoje com uma vitória da Ponte – aí a zona seria uma REALIDADE.

  2. O time estava enxuto. Quebra um vende outro… Dá nisso. Richarlison arrebentando na Inglaterra e a gente com o dinheiro na mão e a segundona à vista. Sem esquecer do Abelão por sua sequência de péssimas decisões…

    1. Pelo contrário, a venda do Richarlison não influenciou em nada a situação financeira do Clube, mas influenciou de forma negativa a situação do time. Um bando de garotos de cinco anos tentando administrar um time de futebol.
      Abraços Tricolores.

  3. Abad bundão, respeite a torcida do Fluminense, que nunca foi tão paciente, generosa e cumpridora da sua parte com o time como tem sido nos últimos meses!
    Trate de respeitá-la!
    O time não merece a torcida que tem

  4. Enquanto todos nós estamos iniciando mais uma semana de trabalho, nossos heróis guerreiros estão com dois dias de merecido descanso, afinal de contas eles não são de ferro.

    Será que estão mesmo preocupados com série B?

    Tenho minhas dúvidas.

    Alô Abad, e aí, o que podemos esperar para este fim de torneio?

    ST

  5. Muito bom o protesto de torcedores no aeroporto! Sem violência, mas com contundência! Os caras ficam escondidos lá no CT e tudo passa batido. Gostei do Abel, não fugiu da galera. Abad bundão quis pular fora. Espero que os jogadores entendam e reajam!

    1. ‘Abel acalma torcida no desembarque’

      $$$$$$$$$

      como é bem pago, esse FDP se presta a qualquer serviço, é um sem vergonha.

      Eu nunca vi ninguem tão apegado a um salario, como esse salafrario.

      O Abel é o maior enganador do futebol brasileiro, mentiroso, preguiçoso, burro e incompetente.

      Da diretoria/Flusocio não tem nada a dizer, porque aquilo não passa de uma quadrilha, tão somente.

      1. Não acho justa, Guilherme, essa crítica ao Abel de que ele é um cara apegado a salário.
        Certa vez, com a Ponte caindo, e qdo ele ainda não tinha a situação financeira que ele tem hj, se manteve como técnico mesmo com 9 meses de salários atrasados.
        Pagava, inclusive, do próprio bolso, despesas de jogadores e funcionários.
        E salvou a Ponte do rebaixamento.

  6. STT.
    Garcez,
    As costas largas desse sujeito vão ficar arcadas por dois rebaixamentos de times grandes. Ou troca de técnico ou de presidente ou os dois, somente assim nos livraremos do rebaixamento. Que preguiçoso, o time precisando treinar fundamentos, melhorar o preparo físico, ensaiar jogadas e o cara simplesmente ignora tudo isso e dá 2 dias e meio de folga. Toda a responsabilidade por não fazer o que tem que ser feito deve sim cair em suas costas largas.
    Saudações Tricolores.

  7. Caros,

    O que desespera é que, se em 2009 tínhamos liderança e competência de dentro de campo ( Fred, Gum, Conca, Alan, Mariano, Maicon Bolt, todos em boa fase ) e fora dele ( Cuca, Branco ), agora não temos nenhum dos dois, em nenhum dos dois lugares. Não vejo como este time pode partir para uma reação.

    Cair para a B nunca poderá ser considerado bom, só o será por aqueles que não dão ao futebol profissional a importância que ele tem de ter. Abad, Veiga, Torres, e alguns jogadores podem merecer o descenso, mas a torcida e o clube não. E não adianta achar que as coisa vão mudar se cairmos como mudaram em 1997, quando até expulsaram o presidente: Abad e sua turma continuarão lá. Lembrem-se que reelegeram o “minúsculo notável ” mesmo depois dele nos colocar na 2º divisão em 2013.

    Como em 2009 e 2013 só jogo a toalha quando e se se consumar, mas desta vez está mesmo difícil de não acontecer.

    SDs Tricolores, Tristes

  8. Primeiramente, quero aqui registrar que vou continuar como sócio-torcedor e poder exercer meu direito de voto para ajudar a tirar esse bando de incompetentes em 2019 do poder do FFC!

    O que estamos vendo acontecer desde o fim de 2012 é isso aí e com o agravante de não vermos mudanças estruturais no futebol do Fluminense que se for para a série B, eles não ficaram satisfeitos e farão de tudo para afundar ainda mais o Clube.

    Voltando para o presente, listo algumas questões interessantes que acomete o futebol do Fluminense há tempos:

    – Tornou-se especialista em ressuscitar outras equipes em crise;

    – Tem oportunidade de se trabalhar o elenco nas semanas sem jogos, mas dão folga geral como se tudo estivesse bem na tabela do brasileiro ou outra competição;

    – Atrasando ou não os salários de jogadores, o conjunto é ruim onde poucos se salvam para o ano que vem;

    – Quais são os objetivos para administrar o Samorin, é para aumentar a zoação e chacota caso os dois times sejam duplamente rebaixados?

    – Como finados está próximo, cadê a alma desse time?

    É bom eu parar por aqui e não encher de blá blá o blog que tudo isso acima e algumas questões mais estamos falando a tempos e só vemos a vaca indo pro brejo cada vez mais.

    Antes de finalizar, como seria importante ao fim do ano uma barca zarpar do Fluminense com o quarteto fantástico que comanda o futebol do Fluminense, mas isso acontecer é como se eu fosse ter a certeza plena de ganhar no próximo concurso da megasena.

  9. Não nos irritemos, irmãos. Como será praticamente impossível não cairmos com esse time horroroso, já podemos nos considerar na série B. O que, acredito, será justo e bom. Sem grandes pretensões, poderemos ficar treinando até conseguirmos montar um time minimamente decente.

  10. João, pelo andar da carruagem, o próximo título de seu artigo será “pisando na merda” !
    Tamos mal, muito mal, não imaginei que 2017 seria assim!

    1. Mas é só ler o que os Asas escreveram desde janeiro.
      Tudo que imaginávamos e temíamos vem acontecendo.
      Somos sábios? Temos bola de cristal?
      Nada disto. Apenas utilizamos o cérebro. Fizemos comparações com resultados anteriores do treineiro e como o time se apresentava no dia a dia.
      Assim, tudo o que tínhamos medo que acontecesse a gente procurava alertar.
      Mas… como somos “framenguistas”, arautos da destruição, Asas Negras e somente queremos a desgraça do clube e outras idiotices do tipo… aí está.
      Sempre quisemos o contrário do que se apresenta e tentamos evitar que agora o desespero tome conta.
      Pode reverter? Pode. Algo tem de ser feito. Mas poderiam ter feito muito antes.
      SSTT

  11. Ladeira abaixo, na banguela, sem freio, nem esperança.
    Beijar a lona, lamber o fundo do poço.
    Ah que saudades do Cuca e do time de 2009!

    1. Pedro, esse é o pior time do campeonato. Seremos ultrapassados até mesmo pelo Atlético goianiense. É só uma questão de tempo.

  12. Não temos laterais. Esquece!
    O Abel só tem uma saída: três zagueiros, três volantes (Richard, Douglas e Wendel), dois meias (Sornoza e Scarpa) e dois atacantes (rápidos) na frente.

    1. Luiz Antônio,

      O Scarpa não funciona bem como meia armador. Basta lembrar do ano passado. Essa função não é bem a dele.

      Portanto, temos 01 meia armador: Sornoza.

      ST

      1. Mas não temos outro, TT.
        Infelizmente.
        ***
        A idéia é que, já que não temos laterais (e faz tempo), que se jogue com três zagueiros, de preferência os mais experientes, abrindo uma brecha para mais um volante que jogue mais que o Orejuela está jogando e, com os dois meias, vc possa colocar mais um atacante na frente.
        Com Dourado, que não consegue dar sequência a uma jogada sequer, isolado na frente, não vamos sair de onde estamos.
        ***
        O Nando deu uma sugestão de colocar os cascudos que ainda temos no elenco.
        Pode ser uma alternativa.
        Certo é que, do jeito que está, e como ele, Abel, não vai cair…ele tem que fazer alguma coisa prá mudar isso.
        Abços

  13. Onde está o omisso “presidente” do clube?
    Abad, bote a cara a tapa. Onde vc está seu incompetente?!?!
    Vc disse que contrataria um craque para o time. Onde ele está?
    Vc não passa de um mentiroso. Se o clube for rebaixado, vc será o maior responsável por essa tragédia. Vc e esse grupelho de omissos e aproveitadores chamados de Flusocio.

    1. Na verdade caro Paulo, quem inciou a missão de rebaixar o time foi a gestão anterior. O Abad apenas está dando continuidade.

      ST

    1. O Abel vai afundar o Fluminense,
      porque ele acha que futebol é praticado com a língua. Ele é o Tecnico NÃO do futebol brasileiro.

      Incompetente, mentiroso, frasista de merda, nunca cobrou nada da equipe tecnica, O Fluminense tá um horror, não joga nada, simplesmente nada funciona,
      e hoje mais uma vez um jogador sentiu câimbras, isso é uma vergonha!!!

      FORA CAMBADA DE FDP!!!

    2. “Provamos para nós mesmos que temos muita condição”, diz Abel após jogo contra o Grêmio

      ESSE BABACA TEM QUE SER DEMITIDO!!!

      Eu nunca vi ninguem ser tão apegado a um salario, como esse velhaco do Abel.

      1. Quem teria que ter vergonha e pedir demissão é esse imbecil q colocaram na presidência do Fluminense…um sujeito despreparado , um almofadinha de marca maior , colocado por um bando de patetas q estão brincando com a maior instituição futebolística do Brasil. Se esse palhaço tivesse a menor noção do q é o Fluminense, teria o mínimo de vergonha na cara e renunciaria antes q o rebaixamento anunciado se concretize.

  14. Garcez,

    Este texto diz, com a habilidade usual nos seus artigos, exatamente o que venho tentando debater com os colegas tricolores sobre causas e efeitos no futebol tricolor.

    Dizer que o Abel erra, e nem seria o meu escolhido, mas dizer, como você o fez, que estão botando “nas costas largas” dele, é exatamente a nossa questão.

    Só assim podemos entender e buscar uma solução, porque quando se define o responsável ele acaba se implicando realmente no problema, ao invés de transferir para outros.

    ST

    1. Sei que o espaço respira futebol e sei tb que não estamos numa reunião de engenheiros, mas, sem querer ser chato…mas sendo, me permita insistir, caro João: terrenos argilosos são fáceis de serem moldados com a presença de água, mas não perdem sua resistência por causa disso. Pelo contrário, são altamente impermeáveis, prova é que são largamente utilizados em barragens onde a presença de água enorme.
      Mas tá valendo!
      ST

        1. O Flu tá num terreno pantanoso,

          ninguem sabe mais quando virá a próxima crocodilagem,
          todo hora é um bote mortal pra cima do Tricolor.

  15. Quando se criticava o time que tinha dificuldades de vencer os madureiras da vida no carioqueta, que não tinha elenco para os torneios que disputaria este ano, nossa, fomos chamados de urubus, boquirrotos, mensageiros do caos, e por ai vai.
    Pois é, se não acontecer um milagre, entraremos no Z4 na próxima rodada.
    Ninguém está feliz com isso, mas já vinha sendo alertado para esse risco faz tempo.
    Agora espero que a brilhante gestao do clube esqueça a sulamericana e foque tudo na missão de não ser rebaixado.
    É o que resta e o que realmente importa para este triste 2017.
    ST

    1. Caro Andrei,

      Em 2009 e 2013, rezei muito e paguei as promessas que foram feitas.
      Neste ano, em umas 3 rodadas anteriores já recorri às minhas orações.

      ST

      1. estaremos junto cara Mauriceia, torcendo até o apito fnal da última partida!
        Mas prepare seu coração, pois tudo indica que serão fortes emoções!

        ST

  16. Não resta a menor dúvida : o Fluminense é hoje o pior time dentre os 20 da série A. Ninguém apresenta um futebol tão ruim quanto nós. Enquanto os demais times vem tentando melhorar, nós pioramos rodada após rodada. Já são 4 derrotas em 5 jogos. Somos a pior defesa da competição e eu nem me lembro quando foi a última vez que conseguimos sair de campo com 3 pontos.

    As explicações para essa calamitosa situação são diversas, mas partem de um ponto em comum : o completo erro de planejamento e de visão da diretoria. Não dá para disputar uma temporada inteira apenas com jogadores jovens e sem experiência. Faltou mesclar com jogadores experientes e tarimbados. A desculpa da direção é que o clube está de pires nas mãos. O intrigante é que esse pessoal já está no poder a 2 mandatos presidenciais inteiros ( 2 x Peter – 6 anos ) e mais o início de um novo triênio do Abad e, até agora, não conseguiram atrair novos patrocinadores para o clube. Falaram muito da época da Unimed, mas o fato é que se mostraram totalmente incapazes de alavancar os cofres tricolores (muito bla bla bla e pouquíssima coisa concreta aconteceu). Somos o único clube da 1 divisão que não tem patrocinador master.

    O time é reflexo desse cenário medíocre : é lento na transição defesa-ataque, desorganizado na distribuição em campo, vive errando passes / lançamentos, toma gols todo jogo e é inofensivo no ataque. Isso explica o porquê de não conseguir ganhar de ninguém. Não consegue se impor nem dentro nem fora de casa. Virou o saco de pancadas do campeonato e faz a festa dos adversários.

    A prioridade deve ser a permanência na 1 divisão. Esqueçam sul-americana ou G6. O atual elenco não tem a menor condição de conquistar esses títulos, pelo contrário, está a anos luz deles. Um novo rebaixamento cairia como uma bomba atômica na imagem do clube e da torcida. Seria algo muito danoso ao Fluminense e a todos os tricolores. Chega de vexame ! Acorda diretoria ! Acorda time ! Acorda Fluminense !!!!!!!!!

  17. Abad, é chegada a sua hora: comece as mudanças, cancelando as folgas desses caras!
    Quem não gostar, a porta da rua é a serventia da casa!
    Em português claro prá essa turma poder entender: RUA!

  18. E como para o canastrão Abel Braga e seu fiel escudeiro, o panaca Abad, está tudo muito bom, estão muito satisfeito com essa zona toda, folga até quarta feira pra todo mundo. Esses caras estão fazendo escárnio do clube e da cara da torcida.

  19. Temos o time pangaré da serie A.
    O negócio é ficar na sombra comendo grama.
    Correr para que? Cansa muito….
    Sei que o treineiro não tem elenco, mas colocar o Scarpa como capitao do time reflete o momento atual do time. Falta de futebol e comando.
    Isso associado a falta de treino, falta de tatica, falta de saida de bola, falta de jogadas ensaiadas, falta de pontaria, falta de fôlego, falta de planejamento e vergonha na cara, o resultado só pode ser um: desastre.
    A gestão anterior tentou de tudo para rebaixar o time, como não conseguiu, a sucessora está trabalhando forte para isso.
    Todos deviam pedir para sair amanhã cedo. Aliás alguém sabe por onde anda o
    Torres??

    ST

  20. Pontos pertinentes:

    – O Fluminense caiu muito de produção após a saída do Richarlison, que era o nosso melhor jogador e está já fazendo muito sucesso na Premier League, mesmo em um time modesto, aliás, foi vendido muito barato pela sua idade e potencial.
    – A dupla de ataque Richarlison e Dourado era muito boa e estava entrosada e a interrupção dela fez cair muito os gols do Flu.
    – O Fluminense parece ser o time com a marcação mais frouxa do campeonato.
    – O Fluminense tem dois laterais fraquíssimos. São duas avenidas.
    – Alguns jogadores tiveram queda muito grande de rendimento.
    – A Diretoria tem pagar todos os atrasados aos jogadores e fazer promoções de ingressos para a torcida, porque o risco de entrar no Z4 é grande.

  21. Tinha meus medos, vejo que um está se tornando realidade, novamente a serie B.
    Ai vejo a programação, folga segunda e terça, estamos no rumo.
    Léo não é jogador de futebol.
    Lucas é um velho de 80 anos.
    Scarpa é um dos maiores enganadores que já vi.
    Orejuela é na verdade um Zé Ruela.
    Colocar quem no lugar?
    Não sei, com a palavra aqueles que diziam que não precisávamos de reforços.
    Fala aí Amaury, qual sua próxima escalação, o objeto voador vai concordar com certeza é após a derrota, novamente concordará com suas colocações.
    Papel de um bom lacraio.

  22. Programação de treinos da semana :
    Segunda e terça – folgas
    Quarta – treino às 15:30h
    Quinta, sexta e sábado – treino às 10:30h
    Domingo – folga, que ninguém é de ferro!
    ***
    É inacreditável!

  23. Senhores,

    Lembrei-me de uma coisa preocupante: Se a turma que dirige o clube já anunciou que vamos ter melhoras apenas em 2019, enquanto há, também, um projeto Flu 2050, caso o time caia teremos poucas chances de voltar em 2018.

    Isto é para quem acha normal cair de série.

    Estou enganado? Então, o negócio é não cair. Vão fazer na série B o que deviam ter feito na série A?

    ST

    1. Caro TT,

      Este elenco é tão fraco quanto os que cairam nos anos 90.
      Realmente se este cair, vai ser muito dificil subir já no ano que vem.
      Alerta geral nas laranjeiras, em caso de rebaixamento perderemos alguns anos e uma penca de torcedores.
      Nem precisa construir estadio, edson passos vai fica grande.

      ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *