Justo tropeço no Sul

Na noite trágica do Flamengo na Libertadores, o Fluminense sofreu também um duro golpe na Copa do Brasil.

Pela terceira vez seguida, o Rubro-Negro deixa a Taça precocemente, ainda na fase de grupos; o Tricolor terá que cortar um dobrado no Rio de Janeiro para não repetir 2016, quando não conseguiu avançar às quartas de final.

Viva mesmo a dupla Fla-Flu está é na Sul-Americana, competição que o time de Zé Ricardo acaba de adentrar, por não ter conseguido chegar à fase de mata-mata da Liberta, como é carinhosamente chamada pelos brasileiros.

Dependendo do sorteio, podem até reeditar um confronto pela copa internacional, como já aconteceu em 2009, a primeira entre eles num torneio da Conmebol. Naquela, o Tricolor passou não apenas pelo rival, como avançou até a decisão.

A derrota por 3 a 1 para o bom time do Grêmio, na Arena Sul, não é irreversível. Um placar de 2 a 0 no Maracanã classifica o Flu.

Apesar da destacada atuação de Wendel (foto), de novo não esteve bem o meia equatoriano Sornoza, que deverá subir de produção quando Gustavo Scarpa estiver mais bem condicionado e adaptado em seu retorno aos gramados.

Além dele, Richarlison (muito afobado), Henrique Dourado (errou bem mais do que acertou) e Marcos Júnior (vem jogando mal partida sim, outra também) não conseguiram dar ao time a dinâmica de jogo envolvente de outras jornadas.

Como consequência, o time foi pressionado no segundo tempo e, com muitos erros defensivos, viu Lucas Barrios, com dois gols, deixar o Grêmio em vantagem considerável.

Mas nesta Abel bobeou. Mesmo com o Flu encontrando forte resistência, o técnico demorou a mexer no time, que visivelmente não conseguia sair da encruzilhada.

Quando o fez, as entradas de Scarpa, Maranhão e Calazans (enfim, voltou a ser relacionado), contudo, não mudaram o panorama da partida.

O 3 a 1 acabou se revelando um placar justo, e o Flu agora vai ter de se mobilizar para reverter o placar no dia 31 de maio.

Se conseguir, terá tom heroico.

Se não, é compreender as dificuldades momentâneas, tocar o bom trabalho e seguir a vida no Brasileiro, na Sul-Americana e na Primeira Liga.

_____________________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

121 thoughts on “Justo tropeço no Sul

  1. Muitos elogiam muitos criticam a diretoria. Eu critico e acho ela incapaz igual já achava a do peter. O Santos imagino que encerrou o contrato com a Kappa e hj contra o coritiba o time já usou uma camisa sem marca. Já o flu usa adidas na base e em outros esportes e no futebol continua fazendo propaganda de graça para a dryworld que nunca cumpriu com suas obrigações. O galo fez uma camisa tampão com a toper antes de lançar a nova. Não conseguem uniformes quem dirá contratações, patrocínio master.

    1. Caro Jr nense

      Muito boa a sua observação! Realmente é muito estranha a atitude aparentemente passiva da atual direção com relação à esses fatos citados. Propaganda gratuita nos uniformes para quem não pagou, ou deixou de pagar depois do término do contrato, nenhum tipo de patrocínio para estampar na camisa. Não me lembro de outro período tão longo sem patrocinador para um time grande da série A, e o pior, isso está acontecendo com o nosso Fluminense. Para mim, isso é indesculpável, inaceitável.

      Saudações tricolores

  2. Caros,

    “Não podemos gastar mais do que arrecadamos. Por isso, contratamos a EY. Olhamos o custo do clube, se está adequado aos outros clubes do Brasil ou a empresas com orçamento parecido. O Fluminense é viável. A nossa meta é entregar o clube com zero déficit de caixa. Isso é pensar o clube para o futuro, para os próximos 100 anos.” Diogo Bueno.

    Pois é… Administradores e executivos não são empreendedores necessariamente. São é “empresários de Banco Imobiliário”, de mentirinha… Entram num jogo para o qual não têm perfil. Em geral, são aqueles que vislumbram projetos e políticas tão “seguras” quanto medíocres. O Fluminense poderia tentar se manter – com todos os riscos inerentes a uma tentativa mais ousada – como uma “grande rede de supermercados nacional”, mas na mão desse pessoal, vai virar mesmo uma “padaria de esquina”, com as contas saneadas, um público reduzido e sem nenhuma condição de competir com aqueles que os “donos do nosso futebol” elegeram e alavancam constantemente para serem “gigantes”.

    O pior é que nem adianta falar e avisar, pois logo virá algum pau mandado dizer com um orgulho imbecil “que hoje andamos com as próprias pernas”, etc. etc. etc. i.e. mais, blá-blá-blá…

    Enquanto isso o São Paulo, por exemplo, já fechou um patrocínio master e nós… andamos com total autonomia, rumo à mediocridade.

    SDs Tricolores e agora Diretas Já!

    1. Onde assino,Carlos?

      Sem querer menosprezar o conhecimento,pois é isso que nos impulsiona para a frente
      e desenvolve a nossa inteligência,mas a teoria ensinada nas universidades não nos
      dá certas “manhas” que só a vivência é que nos traz.

      Falta ao Fluminense pessoas que entendam realmente do assunto futebol e que o
      enxerguem como um clube de futebol.

      O São Paulo fechou com o novo patrocinador master por R$ 14 milhões por ano até 2020.
      O valor é até baixo para um clube da série A,mas seria um alento para nós,que,enquanto
      isso,seguimos nessa empreitada(viável?) de “andarmos com as próprias pernas”.

      E isso é uma mostra de que não é bem a crise por que passa o país nem campanhas
      medíocres que nos atrapalham fecharmos um patrocínio master,pois o próprio
      São Paulo,no ano passado,flertou com o rebaixamento e já foi eliminado da Sul-Americana.
      Está faltando é mais habilidade para isso.

      1. Exatamente, Daniel. E lembrando que a “padaria da esquina” acaba por se ver forçada a vender seus melhores produtos a preço mais barato para as “grandes redes de supermercados”. O produto do Fluminense é e deve ser o espetáculo e a paixão que gente medíocre como Peter acabam por reduzir e apequenar.

  3. Bom dia,

    Atentem para este trecho da entrevista do vice de finanças do Flu:

    “Que dívidas eram essas?

    Diogo Bueno: A gente tinha dívida com agentes e empresários de futebol. Ainda as temos. Foram contraídas ao longo de 2015 e 2016, ou seja, não foram contratadas pela nossa gestão. A gente recebeu esse passivo. A gente falou: o Fluminense vai precisar alongar essa dívida. Isso tem de ser enfatizado: montamos um comitê, entre o futebol, financeiro e jurídico. Todas essas discussões passam pelos três departamentos. Listamos todas as dívidas com empresários e clubes de aquisições realizadas em 2015 e 2016. ”

    Estou estupefato!!!

    O Fluminense com certeza é o único clube do mundo que deve para agentes e empresários de futebol. Em todos os outros clubes, estes elementos pagam gordas comissões a quem tem o poder de contratar, para enfiar suas barangas nos clubes.
    Daí, ser concorridíssimo o cargo de vice de futebol.

    Será que o Fluminense contratou maranhão, danilinho, marquinhos, w. paulista e outras mocréias e ainda teve que pagar comissão para quem empurrou essas #@$?!
    clube adentro?

    Cada dia mais decepcionado com estas “administrações”!

    ST

    1. Titio, ele está falando do Horta, do David Fischel, sei lá de quem…

      do Peter, é evidente que não pode ser,
      ora ora, esse foi o maior de todos.

      É preciso muita calma nessa hora, viu Titio?
      pra não atacar pessoas que habitam o Olimpo

    2. Pois é Uncle Jacques, dia desses vi uma entrevista na espn em que eles falaram q foi feita uma pesquisa e 25% dos entrevistados disseram q não estão nem aí pra futebol. 1 em cada 4 brasileiros não liga mais. Eu vi com bons olhos e posso dizer q estou me ‘encaminhando’ para isso . E devo isso em parte ao ‘notável’ ex-presidente e o seu extraordinário grupo político,q transformaram o clube ‘nisso’ q vemos hj…em um patamar inferior à Atlético/Pr, fogão, Chape…
      Antes estavam preparando o clube para 2050, agora é para 100 anos. Como se uma ‘única’ má/péssima administração (como a do Peter Pan, por exemplo) não fosse suficiente para colocar esses planos mirabolantes por água abaixo…mas tem trouxa (desculpem, mas não tem outra palavra) q acredita…

    3. Caro Jacques

      Esse é o verdadeiro legado da era “Peter S.”, duas das piores gestões do Fluminense FUTEBOL Clube. Eleito duas vezes pelos sócios do clube social, não pelos torcedores do Clube de Futebol pioneiro e tradicional no futebol brasileiro.

      No primeiro momento, cheguei a torcer pela vitória do então candidato da renovação, aquele que viabilizou no princípio a associação dos sócios torcedores. Começo confuso, com erros operacionais, dei a sorte de ser um dos poucos milhares de sócios que conseguiram se filiar antes da suspensão do processo. Num momento em que a performance do time favorecia a vontade dos torcedores espalhados pelo país a se filiarem a um clube vencedor.

      Mas, a má gestão, travestida de eficiente nos planos financeiro e administrativo, estava apenas no início da fase de erros graves no plano do futebol, sob a alegação de que primeiro “arrumar a casa” para depois pensar no futebol, cujos rendimentos viriam com o tempo.
      O tempo passou e os resultados foram os piores possíveis, inclusive por conta dos equívocos da interferência prejudicial da vontade do ex investidor/patrocinador, e da incapacidade dos gestores na negociação com o antes excelente patrocínio da empresa médica.

      A gestão do futebol foi desastrosa, apesar da crença de uma parte da torcida de gestão, mas o tempo está mostrando a farsa. Agora, aguardamos e torcemos para que a nova gestão se livre da herança maldita e coloque o Fluminense no seu devido lugar, de clube grande e vencedor. O time atual ainda não inspira confiança, mas a torcida verdadeira que em breve estará associada ao clube como sócio torcedor, mesmo que ainda ocorram erros na operação de associação conforme ocorreu recentemente, vai levantar o clube como fazem as melhores torcidas dos times vencedores.

      Saudações tricolores

  4. A bem da verdade sobre a entrevista do vice de finanças do Fluminense, essa é uma questão muito difícil sua discussão. Não se chegará a um resultado exato.

    A aplicação de uma política de austeridade financeira que a gestão adotou possui seus prós e contras.

    Eles estão apostando que amanhã o Clube possa ser gerido com total autonomia administrativa e financeira independente de fatores externos como uma possível ingerência de um mega patrocinador que venha a dar as cartas como acontece com muitos clubes estrangeiros que tem como controlador, um empresário de outro país como acontece na Inglaterra, por exemplo.

    Só não sabemos quanto tempo levará tal reestruturação, pois como sabemos o futebol é dinâmico e muitos outros personagens tem seus interesses como os outros Clubes.

    O preço que o Fluminense poderá pagar hoje por conta de pensar o futuro pode representar jejum de títulos, sem estádio, queda do número de torcedor e de arrecadação com premiações e declínio da sua imagem no cenário nacional. Isso permitirá que outros Clubes venham a tomar seu lugar de direito como já aconteceu no RJ onde antes era o maior campeão carioca.

    O que exponho acima, pode não retratar a toda uma verdade, mas sou da opinião que essa gestão tem que entender que eles estão tocando um Clube que tem sua História, envolve paixões e que não pode parar no tempo se retraindo num casulo sem ao mínimo tentar ousar e arregimentar meios de fazer o Fluminense continuar lutando para conquistar títulos.

    Um exemplo, por que quando mandam jogadores por empréstimo para outros Clubes, eles não procurem se informar se há algum destaque que o scout ou um olheiro do Fluminense tenha informações e usar como contrapartida na negociação???

    Vejo aí uma certa falta de habilidade na negociação.

    Enquanto isso, temos que aturar jogador do naipe do Maranhão e outros menos votados com um contrato vigente dando que custo x benefício para o Fluminense e sua torcida???

  5. Eu tenho que admitir que essa partida do Fluminense diante do galo lá no Horto me deixa preocupado.

    Trago tal questão em face de que nesse momento o Fluminense está jogando com o freio de mão puxado.

    Imaginem se repetir outras partidas onde o Fluminense consegue sair na frente do placar nos primeiros minutos do jogo e recua em seguida esperando por uma bola vadia???

    Minha impressão é essa que o Fluminense está apresentando como padrão de jogo e que inclusive tem sido motivos para as derrotas acontecerem.

    Aquele futebol intenso tem sido aplicado diante de equipes tecnicamente inferiores como foi o vasquim.

    Eu tenho que concordar com a declaração do H Dourado que coloca o galo como favorito, mas é pelo fato deles estarem jogando de forma ofensiva e com bom preparo físico. Ainda contam no elenco com jogadores técnicos e experientes.

    Podemos elencar o porquê do time comandado pelo Abel vem caindo de rendimento e digo se o Fluminense conseguir obter um empate diante do galo lá no Horto, podem se dar por satisfeitos de saírem de lá no lucro.

  6. Nação tricolor,

    Que é justo pagae o direito de imagem não resta dúvida.

    Agora é bom que os jogadores saibam que eles formam a parte mais visível do Fluminense Futebol Clube e quando entram em campo a imagem do clube e do atleta formam uma simbiose que é seriamente comprometida quando jogam mal e sem empenho.

    Fico a pensar qual a engenharia financeira para se chegar ao que esses atletas fazem jus para dar uma contrapartida a essa exposição ou se dançam tal benefício só de entrar em campo, mesmo que as veles pareça que não entro ou jogue tal mal que deveria esse atleta é reembolsar o Flu pelo desgaste da imagem.

      1. Veja bem, FLU/TO.

        O jogador é obrigado a usar o uniforme do clube, lógico, a exibir as marcas empresariais que estiverem impressas nele, e até nem podem mais dar entrevista sem estar vestindo a camisa do clube.
        Mas, como eles poderão trabalhar então se não mostrarem as caras?

        Aí eu tenho a solução: o clube manda fazer máscaras com as suas cores, é claro, bota mais uma uma marquinha qualquer nelas nelas, e exige que eles as usem nos jogos, para ocultar as suas imagens.
        Não dá certo, não?
        ST/T
        (20/05 08: 00)
        UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  7. Este blog pode ser de tudo, mas de Torcida do Fluminense…(?).

    A “tOrcida” sabe que o clube não tem dinheiro para comprar os jogadores que alguns querem e sugerem, e nem acha esses craques todos assim fácil no mercado, mas ela quer craques, e quem não gostaria de ter uns quatro ou cinco titulares de boas seleções no time?

    Mas não sei mesmo como alguns da “tOrcida” querem que o Flu traga grandes nomes, pois, além de não haver tantos assim na praça, a própria “comissão de controle das despesas do Flu”, que eles mesmos criaram e que funciona neste blog, só deixa a tesouraria do clube pagar o teto de dez salários mínimos, mais vale transporte a qualquer jogador de primeira linha.

    Essa “comissão” morre de raiva de saber que há jogadores que ganham mais de cem mil por mês no Flu, caça um por um, e logo o clube, gostado disso demais, dará a ela poder de negociar esses salários com alguns craques brasileiros que ela mesma tente repatriar, e, quem sabe, essa “comissão” até tope pagar, além do ‘teto” que estabelece, aluguel de apartamentos para eles na aprazível Rocinha só para atraí-los para cá.

    Aí a “gente veremos” craques mesmo no Flu, , pois qual o maluco recusará um contrato desses?
    Saudações tricolores sem miséria.
    (19/05 – 20; 40)
    HOTHOTHOTHOTHOTHOTHOTHOT

    1. Aí PÇA, não me incluo nesta.
      Estou naquela turma que acha muito melhor pagar 800mil ao Fred do que 300mil para o Oswaldo.
      Infelizmente está diretoria e a anterior pensa diferente.

  8. Turma do Blog,

    Acredito que com a última declaração do nosso Vice de Finanças não tenhamos dúvidas sobre a realidade financeira do clube.

    Tudo aquilo que sempre foi objeto de reclamações.

    Quem está na gestão é o mesmíssimo grupo. Foi eleita a situação.

    É uma espera sem fim. Agora é 2018. Mas uma data para se por no caderninho.

    Ou dá certo, ou, pelo menos, acaba. Só me resta torcer.

    ST

    1. Mauriceia,

      2º semestre de 2018, para o grupo que vem pedindo paciência há mais deveria anos?

      Mas é o que temos. Algo diferente mesmo, só se beirarmos a tragédia no futebol ou lá para 2020, quando, segundo os cálculos, haverá estabilidade para um planejamento seguro de ano, já que 2019 será o primeiro ano após o limite 2018, quando poderemos ir montando um time para ver se dará certo é fazer ajustes em 2020.

      Torcer para eles terem considerado que o futebol é dinâmico e envolve paixões. Não é, simplesmente, uma empresa. É um pouco mais.

      ST

  9. Parabéns pela visão e clareza Luiz Antônio, alguém da direção do clube tem que fazer isso chegar ao cabeça dura do Abel, ele está entrega os jogos aos adversários escalando esses caras que não tem condições de jogar no Fluminense, o Abel mesmo está jogando fora o seu passado vitorioso agindo com essa Teimosia/Miopia.

  10. Bom dia…
    Já não aguento mais ouvir a verborragia do Abel depois dos jogos dizendo que “nunca viu um grupo como esse…que no vestiário, depois do jogo, todos estavam inconformados com a derrota…que o grupo isso…que o meus jogadores aquilo…”
    Muda o disco, treineiro!
    Panelinha de novo?
    Vc tem que colocar os melhores prá jogar!
    ***
    Os Renatos, o Marco Jr, o Dourado, o Maranhão, Pierre, Marquinho…merecem nosso respeito pq estão lá trabalhando dignamente, mostram empenho, blza…mas na hora de entrar em campo tem que botar os melhores.
    Se eu que estou fora vejo isso, não é possível que vc, lá dentro, não veja.
    Se tem jogador que não está se empenhando, criando problema, resolve isso com o Abad!
    ***
    O que não pode é acontecer o que aconteceu no jogo contra o Grêmio.
    Manter o Marco Jr e o Dourado até o fim e insistir com o Maranhão tendo o Calazans e o Lucas no banco…é brincadeira.
    E isso o jogador está vendo…e vai ficando p…vai ficando p….
    É o mesmo filme de qdo o Peter te detonou!
    Igualzinho!
    ***
    Domingo…o Atlético…
    Os caras vão vir prá cima.
    Num jogo como esse…esse teu 4-3-3 maluco…com 3 no meio e o Dourado paradão na frente esperando uma bola que não vem, é suicídio!
    Coloca mais um no meio e deixa que o WS e o Richarlisson darão conta do recado lá na frente
    ***
    Eu temo pelo pior, por um vexame domingo em BH.

    1. É verdade, Luiz Antonio.
      Desde 18/11/2012, jogo da final contra o Cruzeiro, os torcedores têm assistido a gangorra do Fluminense. Infelizmente, pareciam que as coisas estariam se ajeitando neste 2017, mas novamente nos decepcionamos com as apresentações oscilatórias e vexatórias. Tudo como você falou em seu texto, devido a falta de peito em colocar os melhores em campo, já que não teremos condições de contratações pontuais e que nos tragam os resultados que esperamos com toda justiça e esperança.

    2. E tem mais Luiz… o Cone poderá se dar bem demais com o Chaves e o Kiko na zaga, seu Madruga e a Bruxa do (qual número? Era 77?) de laterais e ajudando a fazer a alegria dos adversários.
      Aí… ainda teremos de ouvir as viúvas do Cone se lamentando por ele estar no Galo e não no Flu… kkkkkkkkkk
      SSTT

    3. Luiz,

      Você tocou em um ponto evidente.

      Isso se dá, na minha opinião, porque no futebol e pela estrutura que há no Fluminense, precisamos de treinadores que tenham o “time nas mãos”.

      Aí, é aquela estória, o treinador busca tirar do grupo o maior rendimento. Eles “jogam pelo treinador”. Mas isto tem um “custo”, até agora aceitável.

      Mas já surgem questionamentos em alguns pontos.

      Quanto ao Dourado nós não temos reserva que melhore o setor. E tem gente que acha que não precisamos de reforços.

      ST

        1. Luiz Antonio,

          Talvez um esquema com dois meias e dois atacantes rápidos abertos pelos lados, mas com habilidade para cortar para o meio e entrar em velocidade na área para concluir em gol.

          ST

  11. Assistindo alguns jogos da Libertadores, pude constatar uma coisa que já era clara pra mim…o ‘triste’ estágio em que se encontra hoje o Fluminense no cenário brasileiro, principalmente devido à mentalidade dos 2 últimos presidentes e desse grupo político chamado Flu ócio, que a cada dia apequena mais o clube mais tradicional do Brasil. O Fluminense (time) , que foi facilmente derrotado pelo Grêmio, hoje é ‘menor’ até do que foguim, patético/Pr e Chape, sem contar vários times médios ou pequenos do continente. Vejam bem, estou falando dos times ‘medianos’, não dos fortes…
    Fiquei impressionado com as vitórias da Chape, patético, San Lorenzo e foguim… times pra lá de limitados (não tem nenhum time muito bom), mas que disputam a bola como se fosse um ‘prato de comida’. O Botafogo é limitadíssimo, conta com jogadores como Pimpão, lindoso, Dudu cearense, Renan fonseca, etc… ontem estava sem 3 dos principais jogadores, por vários motivos … Jeferson (há muito tempo), Montillo e Sassá. Vem pegando jogos complicadíssimos, fora do país, já eliminou 4 campeões de Liberta (se eu não me engano) e não se ouvem desculpas esfarrapadas sobre tempo, bola, arbitragem, cansaço, etc…
    enquanto isso, no Flu , comandados pela turma do país das maravilhas, ‘comemoram-se’ vitórias sobre Olaria, bangu, Boavista, Sinop…
    Estamos ou não estamos em outro ‘patamar’ no cenário futebolístico?
    E mesmo assim ,as Alices dizem que está tudo no caminho certo e o Abel nos fala que o time dele tem ‘alma’… só se for mesmo uma ‘alma penada’ como disse o Wash Luiz…
    – Ramires, o time titular é ‘bonzinho’, mas o elenco é fraco. Sempre que mostra o banco me dá vontade de mudar de canal (aliás o time voltou a ser o do ano passado, quando era normal essa prática de mudar de canal, para a maioria que não usa óculos rosados);
    – Ricolor, o Abel é teimoso e parece já estar se acomodando novamente, mas com esse elenco, nem uma junta com os melhores treinadores do mundo dá jeito. E quanto ao campeonato de surf, deu Mineirinho, que no melhor estilo mineiro, ‘comeu pelas beiradas’. Vi uma entrevista dele no começo e ele fez questão de falar: ‘a estrela’ é o favorito (sem ironia ou ofensa), jogando a responsabilidade para o Gabriel Medina. Esperto pra caramba esse mineirinho.
    E eu praticamente não fui lá, cara. Trabalhando direto… fica pra próxima, rsrs
    – Fred Zanitti, considere-se ‘homenageado’ também … tirando o Freddy Krueger quase todos os ‘Fredies’ são legais, rsrs

    1. Verdade @disqus_Q5a4UkRSDd:disqus, é muito frustrante ver Chapes, Atléticos, Botafogos na Libertadores (e ainda mais se classificando para fases seguintes) enquanto que nosso time do coração está com um pé na desclassificação da Copa do Brasil.
      É frustrante ver um clube com a história do Fluminense ser o único dos clubes grandes sem um mísero título internacional (e por favor, não me venham com “Mundial” de 52).
      É muito frustrante, numa quarta feira recheada de futebol, nossa única alegria ser a torcida pela desclassificação “impossível” do nosso maior rival.
      E o pior é que nem deu pra tirar um sarro com a cara de nossos amigos flamenguistas porque nosso time tomou uma traulitada na mesma quarta.

      Nosso time é fraco! É competitivo quando estão os 11 titulares em campo, mas é fraco como um todo. Se os 11 titulares fossem super heróis, não se machucassem, não fossem suspsensos, poderíamos esperar algum título este ano ainda, mas sem banco é impossível (só milagre!).

      Domingo o Flu vem a BH, jogar contra o embalado Galo… aguardemos!

      1. A maior prova q esse time é fraco é q a maioria da torcida está se borrando com medo do galo e vão comemorar um possível empate como se fosse goleada, Fred.

  12. Renato Chaves é muito ruim.
    Fraco fisicamente, horrível na bola aérea defensiva, não ganha uma.
    O Henrique é bom zagueiro, porém tem limitações, como na bola aérea.
    O Chaves não consegue equilibrar isso.
    Com Renato Chaves não dá para ganhar nada.

  13. No decorrer das últimas partidas, tenho observado que alguns jogadores do Fluminense tentam resolver algumas jogadas das formas mais difíceis.

    No gol por enquanto o Cava não aprontou. É melhor ficar quieto por que senão…

    Os laterais quando estão no apoio ao ataque, erram a maioria dos cruzamentos;

    A defesa do Fluminense está se acostumando a tomar gols de dentro da área seja de forma área ou nas trocas de passes dos atacantes adversários. Isso caracteriza também falhas de posicionamento;

    Nas saídas de bola, podem perceber que na tentativa de um drible, tem jogador do Fluminense que invariavelmente opta para a direção onde o adversário está ocupando aquele espaço;

    A criação de jogadas por vezes são inexistentes porque não se tem a aproximação de um companheiro para aquela troca de passes para abrir a defesa adversária.

    Estou observando que o Sornoza em determinados momentos da partida se esconde onde deveria estar mais encostado com os atacantes;

    Por mais que o Richarlisson tenha porte físico, sua capacidade técnica é reduzida dado que em muitas jogadas entra de forma atabalhoada e como desperdiça determinada jogada criada no ataque.

    Há partidas que a coitada da bola sofre nos pés do H Dourado que quando sai da área, que deveria estar servindo de pivô ou tentar uma finalização que seja, é um desastre quando vai disputar uma jogada com o adversário;

    O W Silva tem problemas físicos e isso está evidente e chega a ser um problema que os contra-ataques do Fluminense quase não acontecem mais;

    Sobre os reservas, estranho o que acontece com o Calazans que o Abel não tem aproveitado ele na sua posição e por algumas vezes, nem o deixa no banco em algumas partidas.

    Ainda sobre os reservas, queria entender a quem o Abel quer mostrar que Maranhão, M Jr, Marquinhos sejam a solução mágica que irá mudar os rumos de uma partida em que a vaca foi pro brejo???

    E pelo andar da carruagem com o calendário apertado, adversários mais qualificados pela frente, falta de reforços, possíveis saídas de jogadores etc, fica a dúvida até aonde esse time pode chegar diante de tais situações.

    Enquanto isso, o Fluminense segue sem conseguir fazer uma contratação que seja aliado ao patrocinador master. Será que a marca Fluminense não consegue atrair um patrocinador que seja?

      1. Isso tem que ter a mão do técnico nessas horas Andrei e não vejo o Abel alertar jogador nenhum para corrigir isso.

        ST.

  14. Imaginem R Chaves contra o Galo no Independência contra Fred, Cazares e Robinho, com Maranhão e M Júnior no banco, vai ser um pesadelo………

    1. É uma questão de saber quem vai falhar,

      se o Cavalieri que falhou contra o Flamengo 02 vezes, contra o Santos…
      ou o R.Chaves que falha em quase todos os jogos, e uma vez ou outra, o Henrique.

      Vamos aonde com essa defesa? e com a teimosia do Abel?

  15. Infelizmente não vai conseguir seguir com Abel e sua teimosia em não enxergar o óbvio, com R Chaves, Março Júnior, Maranhão, Marquim não vai chegar a lugar nenhum.

  16. Desde daquela classificação diante do potente Madureira para as finais da Taça Guanabara que o time do Fluminense vem mostrando que quando o técnico adversário quer anular um jogador ou o esquema adotado pelo Abel.

    Anos atrás, mais precisamente em 2010, quem não se lembra quando um técnico adversário colocava um marcador na cola do Conca e o time do Fluminense enfrentava dificuldades em certas partidas???

    Porém, o elenco contava com jogadores cascudos que sabiam “resolver” as partidas principalmente na reta final daquele brasileiro de 2010.

    Agora a realidade é outra distinta.

  17. Impressionante como o Flu começa bem e depois que marca,vai desacelerando até parar.

    Abel dando razão aos que implicam com ele.

    Teimosia em só chamar o Calazans quando já era tarde,insistir com
    Maranhão(vocês devem ter visto o lance em que ele,em vez de cruzar,
    chutou a bola para a linha de fundo!) e com M.Júnior.
    O melhor momento desse jogador foi o gol do título da Primeira Liga,e seria melhor
    se tivéssemos nos complicado lá,pois,sinceramente,não vale nada.
    Não dá status nem classifica para a Libertadores.

    E não sei não,João,2 x 0 na volta sem levarmos nenhum gol,e ainda mais com R.Chaves,
    que,além de falhar no primeiro gol,ficou sentado olhando e no terceiro permaneceu
    imóvel vendo o Barrios “dançar” na frente dele.

    ***

    Flamídia vai ter de contratar um reforço à altura do José Roberto Wright se quiser
    ganhar outra Liberta.

    1. kkkkkk, boa Daniel. O mulambo só ganharia outra Libertadores se levasse todos os salafrários, ladrões do apito do RJ pra Comenbol. Aí ele “ganharia na mão grande” invicto.

      Pois é, como o João, ainda tenho um quê de esperança na classificação, mas com esse sistema defensivo, que falha num jogo e noutro também, é um deus-nos-acuda. A sensação que o time passa sempre é que o time vai levar gol a qualquer momento. E leva…

      1. Fico com essa mesma sensação,Edu.
        Promessa de fortes emoções(no mau sentido) neste ano.
        E o pior é que o Cavalieri já não fecha mais o gol como fazia em 2012.

  18. Já estou até vendo o jogo da volta contra o Grêmio. Diretoria e jogadores convocando a torcida, dizendo que vão dar a vida pelo resultado e que o apoio da torcida é fundamental e blá blá blá.
    Começa o jogo, Flu preciona o grêmio e 15 minutos do 1 tempo já vence por 2×0 estranhamente o time recua. Abel tira WS Richarlison e Sornoza, e coloca Pierre , Maranhão e mais um goleiro, 47 do segundo tempo Renato chaves recua do meio campo, os 2 goleiros batem cabeça e goooool do grêmio.
    Abel fala que tá empolgado e que o time tem alma.

    1. Depois dá uma olhadinha no teu “corretor” de texto… “preciona” não existe e vc pode ter adicionado no mesmo sem querer… se utilizou o celular para escrever.
      SSTT

      1. Não meu amigo, foi erro mesmo. Não sei realmente escrever algumas palavras e obrigado pela dica, vivendo e aprendendo.
        SSTT.

  19. Essa declaração do Abel é uma via de mão dupla:

    “– Olha, hoje eu saio satisfeito. O resultado eu achei exagerado. Tem
    cinco que não ganha hoje, mas ficou nove jogos invicto no Carioca. Não
    vou tirar a garotada, não adianta. Vai ficar um tempo sem ganhar, um
    tempo sem perder. O legal é isso que eu resgatei deles, saindo com alma.
    Agora temos que virar a chave e pensar no Atlético-MG. É um grande time
    e será um grande jogo.”

    Primeiro como ele pode sair satisfeito após uma derrota como essa e o time atuando igual foi contra o mulambo no segundo jogo da decisão do Carioca?

    O Grêmio procurou jogar e o placar foi o reflexo disso e também foi justo ou os 3 gols não foram merecidos?

    Desde quando o Carioca dos últimos tempos serve para dizer que temos um time de primeira linha no futebol brasileiro??

    Do jeito que o Abel vem escalando, adotando o atual esquema tático e suas escolhas entre os reservas, vejo o time como uma alma penada após uma derrota acachapante como foi a de ontem e concordo com as análises do Amaury e do Nando Saqua que poderia ter sido pior o placar.

    E estranho que não vemos o pronunciamento da direção após mais um placar adverso.

      1. Isso soa muito estranho Edu, pois a direção nesses momentos tem que fazer seu papel de cobrar os resultados e cumprir com seus compromissos com os jogadores.

        ST

  20. A
    grande força no futebol criada, alimentada e fortificada pela Mídia
    Brasileira parcial em grande parte do tempo, sofre mais um revés.
    Ao longo dos anos são fracassos monumentais registrados na história do Flamengo. Quanto maior o monstro, maior o tombo.

    O Fluminense necessita urgentemente de zagueiro, o clube não pode mais fechar os olhos para isso.
    Abel tem que deter este relaxamento do time apresentado, sempre após gol marcado de forma relâmpago. O que aconteceria logo depois, o efeito vagalume cheio de oscilações do time. Sem falar claro, que a equipe foi muito mexida desde do início do ano.
    Não falarei mais sobre os problemas no gol, meio de campo e ataque insubstanciais.

  21. Amiguinhos, o problema do Abel é que ele é teimoso e sempre tem sua ‘panela’…mas colocar a culpa só nele é sacanagem. Quando a gente dizia aqui no início do ano q a equipe estava ‘encantando’ pq estava jogando contra times medíocres, as Alices e Pollyanas nos chamavam de abutres e chacais… agora está ficando comprovado como é fraco esse elenco. O Grêmio poderia ter metido 4, 5 e a verdade é que o Flu achou um gol de bola parada. Como já disse, esse time não tem chance de ganhar mais nada e tem q abrir o olho com o brasileirão…Os Renatos, ‘Pelé’, Pierro, MJ, Marquinhos…é muita ‘gente ruim’ junta. Mas para os defensores do ‘notável’ ex-presidente q deixou esse elenco aí é um rombo de mais de meio bilhão , está tudo lindo, florido e maravilhoso.

    P.s. : Zanitti, na verdade o nome do meu cãozinho é Frederico kkkkk. Fred é para os mais conhecidos. E foi naquela época que o Fred Chaves estava jogando uma enormidade. Abçs!

    1. O que mais me entristece, caro Nando, é que mesmo não tendo bola de cristal a gente já previa algo do tipo. Trazer o Tapir Ruminante de volta é passar o mesmo filme de suspense onde vc já sabe que o culpado é o mordomo porque vc já assistiu aquilo trocentas vezes.
      Mas… deve ser só colocar um oclinhos róseo e pronto…
      Levou o Fred para ver as gatas no surfe?
      SSTT

    2. Nando não acho o time ruim , o time completo é uma coisa , ontem por exemplo sem Lucas(Renato não dá nem reserva), Orejuela, Douglas , Scarpa e Weliton Silva , realmente não só o Flu qualquer um time sente, esse time com todos acima daqui a duas semanas jogando confio muito 2 a 0 .
      Acho tambem que esse esquema de 03 atacantes precisa ser revisto quando jogamos fora contra um dos grandes do Brasil , domingo por exemplo estou preocupado sem alguns titulares e jogando com 03 atacantes podemos tomar uma goleada aí amigo a mulecada vai sentir o golpe.
      Cuidado Abel.

  22. Pois é, pois é, pois é!

    Quando a barragem de lama da Samarco situada em Maiana, MG, estourou, num acidente que não foi proposital – e que, pelo menos, gerava empregos, renda, e impostos para o poder público, muita gente, mesmo longe dela, foi atingida severamente.

    Então, não dava para imaginar que a “barragem de lama imunda”, situada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e que sempre só gerou custos, ao estourar, num pavoroso acidente devidamente programado por seus gerentes durante mais de doze anos, não fosse enlamear todos que trabalhavam nela, e viviam nesse ambiente.

    Saudações tricolores sem lama nenhuma.
    (13/05 – 11: 30)

  23. O Abel vai destroçar o time com sua teimosia.

    Vai arrebentar fisicamente todos os que tentam sobreviver a seu louco esquema.
    Meio de campo com dois volantes e UM meia …. que joga marcando, recuado ?
    Três ‘atacantes’, usando os dois ‘de flanco’ como auxiliares de laterais ?

    Resultado : nosso time é um ‘balão japonês’.
    Aquele que sobe bonitinho logo no inicio, mas … cai logo ali na casa do vizinho.
    Joga bem por quinze ou vinte minutos, enquanto os jogadores não ‘morrerem’.
    Não há quem suporte cobrir por todo o tempo os buracos deixados pelo esquema do Abel.

    O Wendel jogou um primeiro tempo irrepreensível. Atuação de gala !
    Só que ele não é de ferro !
    Quando reduziu o ritmo louco em que vinha jogando ….. o time acabou e … recuou.

    Na realidade não oferecemos qualquer ameaça à defesa do Grêmio. Nada !
    Por que ?
    Porque o Sornoza só produz como quarto homem de meio campo, próximo à área.
    Como é o único encarregado do apoio, acaba recuando e desaparecendo do jogo.
    E porque nossos atacantes de ‘flanco’ são usados como ‘laterais complementares’.
    Em suma, todos recuam assim que acaba o ‘cilindro de oxigênio’.

    Na verdade, jogamos sem quatro de nossos melhores jogadores.
    Scarpa, Lucas, Orejuella e Well.
    O que não dá a nosso técnico o direito de insistir em sua louca teimosia.
    Se com os quatro o esquema já é (literalmente) ‘furado’, imaginem sem eles.
    Na realidade Lucas, Orejuella e Well já são vitimas deste seu louco esquema.

    Além disso colocamos em campo alguns de nossos piores jogadores.
    Entre eles o Marco Junior (erra tudo) e o Maranhão.
    E fico na dúvida : por que razão o Chaves continua no time apesar de entregar tudo, enquanto o jovem Nogueira não pode errar um passe no meio do campo que é logo sacado do time ?

    Só para concluir : fecha estas pernas, Chaves !
    Todo jogo é ‘aquilo’.
    Tá ficando feio !

    10:58 > 18/Maio.

  24. Bom dia…
    O Abel ontém sucumbiu pela sua teimosia.
    Ontém ele tinha, no banco, muitas outras opções melhores que Marco Jr, Dourado e Maranhão.
    E morreu abraçado com eles.
    Foi um tapa na cara de todos nós que pensamos e queremos um Fluminense diferente deste que está ai!
    ***
    Temo por um vexame domingo!

  25. Bom dia João.. Concordo com vc..como eu disse após o Santos na outra publicação….uma hora teremos que priorizar algo, para tentar ganhar algo, e acho que a Sula é a prioridade….. pois nós temos um time bom, com 14,15,16 bons jogadores no maximo..o plantel é carente…vide as laterais e zaga, bastou 3 jogadores sairem, para o time sentir muito..tb acho que estavamos um pouco cansados…o meio e ataque ainda se viram…qnt ao jogo…concordo com a análise do NETFLU..não fosse Cava,teria sido mais, pegou uma de cara no 1º tempo…e R.CHAVES autor do gol, isso é fato, mas falhou em 2..ficou no meio do caminho no primeiro,esperou o cara dominar,carregar,e definir a jogada na tabela, ainda furou o carrinho…no segundo, foi mais patético, pediu para o cara chutar ali, de pernas abertas esperando não sei o q, em vez de ir pra cima tirar o espaço do Barrios…rapaz, falo de coração…Saudade de Gum e L.Euzébio…. tb não entendo a insistência do Abel por Maranhão, já tropeçou duas vezes, ontem e no fla-flu…acho que já foi provado que não vai dar certo…. teremos que jogar bem e com erro zero no Maraca, vide o Fla-Flu, jogamos bem, e um vacilo,mesmo que tenha havido erro do juiz, custou caro….

    Temos que trocar ou dispensar ” Renato,Maranhão,R.Chaves,Marquinho (está péssimo fisicamente,faz 1 ano) “, não tem a menor condição de jogarem no FLU,são níveis de série B….

    Ontem ficou nítido o mesmo erro de sempre, se os 2 atacantes não fecharem o meio, Wendel,Sornoza e Orejuela (Pierre), ficam sobrecarregados, o 1º gol do Grêmio foi uma aula disso…acho que o Abel, pode aproveitar a contusão de W.silva, e mudar o esquema, para 4-4-2, seja com Scarpa sem ritimo,ou Douglas,Danielzinho, Calazans, sei lá..alguém de meio mesmo…pois o 3 atacantes, qnd não ajudam, fazem tudo estourar na defesa…que já não é essas coisas…

    Domingo, temos uma pedreira..e acho muito difícil ganharmos lá….ainda mais com os espaços dados no meio, eles atacam muito bem por dentro…um empate já seria ótimo resultado…e depois ganhar do Vasco outra vez…7 pontos em 9 possíveis..contra 3 times grandes..seria um ótimo começo de BR….sorte pra nós domingo….ST

    1. Isso, Thiago.
      Nas atuais circunstâncias :
      Lucas, Nogueira, Henrique e Léo.
      Orejuella, Douglas, Wendel e Sornoza.
      Rich e Dourado.

      Entretanto duvido que o cara abra mãos de sua teimosia. Duvido.
      E depois ainda jogará na cara de todos : ‘opção minha’.
      Como quem diz : ‘quem manda aqui sou eu’.
      11:18 > 18/Maio.

      1. Só discordo no Nogueira..não tem condição ainda….ainda fico com o “criticado” Gum…. depois colocaria Scarpa no lugar de um dos “8”, a briga pra sair ficaria entre Orejuella, Douglas, Wendel…. Rich briga com W.silva…ST

  26. Falando seriamente, torcedor sábio, sensato, coerente, sabe que o time ainda está se acertado, ou tentando, e que teve três desfalques seríssimos ontem, e ainda viu que houve um agarro explícito do jogador gremista no jogador tricolor dentro da área no primeiro tempo, houve outro que poderia ter sido pesquisado pela transmissão, e que “sua incompetência”, o juiz, mais outro, também não viu, e isso nem é comentado na mídia nem neste espaço.

    Mas, façamos um acordo de cavalheiros aqui neste blog. Os que virem jogos do Flu na TV ou no estádio digam que viram.
    Quem, por alguma razão não viu, podia estar trabalhando, estudando, viajando, passeando, namorando, ou dormiu antes por cansaço depois de muito trabalho no dia, por favor, diga que não viu o jogo.
    .
    E que ninguém, na situação exposta acima, que soube do resultado onde estava, acompanhou no celular, viu o resultado de manhã na TV , no rádio, não diga nada antes de, pelo menos, ver o VT.

    Sugestão, somente.
    Saudações tricolores sem chutes.
    (18/05 – 09: )
    POPOPOPOPOPOPOPOPOPOPOPOPOPOP

    1. Ai, PCA, disse tudo maravilha! Olha os treis últimos parágrafos são um primor. Em tempo: a galera no escritório está curtindo e rindo muito com o seu post. Ah, até o colega flamenguista disse: “zorra o Mengão já gastou um montão de grana contratando o diabo a sete, é eliminado na Liberta, venceu o carioca com uma ajudinha do juizão e nem por isso a galera está tão irada. No próximo jogo do Mengão, no maraca, pode anotar 35.0000 pessoas. ST

    2. Caro @paulocarajoes:disqus você falou exatamente o que acontece:

      1) Três desfalques seríssimos… convenhamos que, por esta simples frase, já podemos deduzir que não temos substitutos a altura, que ocorre aquele tão famoso bordão que “temos um time na conta do chá” e que com o brasileirão iniciando, o risco de desfalques é enorme (seja por contusão ou suspensão, ou as famosas “poupadas” de jogadores por simples cansaço). Aí sempre vamos passar sufoco se não tiver em campo o “TIME DO CHÁ”.

      2) O time está se acertando… me desculpe, mas essa não dá pra engolir! E olha que eu sou otimista hein? Mas já estamos nos aproximando do meio do ano, ou seja, MEIA TEMPORADA, e o time ainda está se acertando? Quando se acertar então, já vai ser tarde! A vaca já vai ter ido pro brejo! Essa desculpa de “está se acertando” no meio da temporada é inadmissível! Ninguém se acerta no meio de uma temporada, só time sem planejamento, será este o caso?

      Precisamos de reforços urgentes!
      ST

      1. Mas é isso que está ocorrendo mesmo, Zanitti.

        Não há nada certo ainda. É só ver que o técnico não tem um time certinho que possa colocar, com reservas certinhos para o lugar, sai um entra outro sem mudar nada, e temos vistos como isso tem atrapalhado.

        Reforços, amigo, quem aqui diz que não precisa? Mas quem tem certeza que o time pode encontrar e tem dinheiro para fazer isso?
        Se alguém resolver essas questões, é só o presidente ira atrás.
        ST/T
        (18/05 15: 30)
        EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

    3. Assisti e posso te dizer… time fraco na defesa, meio de campo desorganizado e o ataque que era o melhor que tínhamos sumiu sem o W. Silva e o Pedro para jogarem junto com o Da Lua. O treineiro a cada jogo mostra que é ridículo e atrasado, pois seu time toda vez que vai a frente no placar tenta fazer o que não sabe: retranca. E para se manter fiel a mesmice, só tenta mudar o time depois que a vaquinha já está atolada no brejo. Aí ele muda e coloca… Maranhão… kkkkkkkkk
      Querem fazer retranca? Contratem uns italianos para tal. Eles são mestres nisto.
      SSTT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *