Aconteceu, virou manchete

Abro este texto cumprimentando e agradecendo a todos os envolvidos na emocionante e já histórica vitória do Fluminense sobre o Grêmio por 5 a 4, na Arena Sul.

Há muito não nos arrepiávamos com um jogo assim, que enche de orgulho os ultimamente vilipendiados corações tricolores.

Não sou louco de tentar explicar o que aconteceu. Parece claro a todos que foi uma partida de exceção, que em nada ficou atrás de embates da Premier League ou da Liga dos Campeões.

Se os jogos do Brasileirão fossem disputados sempre desta maneira, dada a constante imprevisibilidade pelo emparelhamento entre os grandes, nosso campeonato seria o melhor do mundo.

A entrega dos atletas tricolores, em específico, foi comovente.

Depois de estarem perdendo por 3 a 0 nos primeiros 25 minutos, foram buscar uma virada por 4 a 3 e, depois, a vitória por 5 a 4 (repetindo placar de 2011, no Engenhão, também a favor do Flu), com Yony marcando o gol derradeiro nos acréscimos, o segundo dele na noite festiva.

E Diniz, que reconheceu o erro na estratégia inicial (a mesma que ocasionou as derrotas para Santa Cruz, Goiás e Santos), deve agora estar convencido de que seu esquema com três volantes não teria mesmo futuro.

A entrada de Danielzinho no lugar de Airton (insistiu com Bruno Silva, que quase entregou o ouro de novo no fim) fez muito bem ao time, que iniciou o segundo tempo com uma volúpia até superior a do Grêmio nos 30 minutos iniciais.

Difícil também entender a opção de saída por Guilherme, depois que Everaldo teve seu acordo com o Corinthians oficializado.

Se era para colocar um jogador fisicamente à meia-boca, que botasse logo Pedro, infinitamente superior tecnicamente. O craque tricolor, que deixou o dele, só entrou aos 22 da etapa final.

A entrada de Igor Julião na lateral e a devolução de Caio Henrique ao meio, sua posição original, garantiram a criação e a ofensividade do time até o minuto final.

Que mostrou um Raphael Clauss com pulso, ao ignorar um lance na área do Flu colocado em suspeição pelos árbitros de vídeo.

Diferentemente de Dewson Freitas, que anulou gol legal de Everaldo na primeira rodada, por não querer chamar só para ele a decisão de validá-lo.

Não seria justo. E colocaria água na euforia tricolor, se outra vez tivesse sido prejudicado.

Desde os anos 1940, o Fluminense não virava uma partida em que saiu perdendo por três gols.

Não foi pouco o que fizeram no RS os representantes da nossa bandeira.

Louvo-os e agradeço-lhes.

Contra o Botafogo, sábado, um Flu renascido vai bombar no Maracanã.

E a galera, orgulhosa, vai chegar junto.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

203 thoughts on “Aconteceu, virou manchete

  1. O jogo começou com o Grêmio fazendo 3 x 0 com apenas 21 minutos do 1 tempo. O que se iniciou como um presságio de uma provável goleada e humilhação tricolor, virou umas das vitórias mais marcantes e vibrantes da história do Flu. Esse jogo já entrou para o rol da eternidade e essa virada jamais será esquecida.

    Diniz vem teimando no esquema com 3 volantes e na escalação de jogadores que tem sido questionados pela torcida, mas temos que ser justos agora: essa vitória tem o dedo dele que, durante o intervalo, fez o time voltar COMPLETAMENTE DIFERENTE da maneira sonolenta e apática que começou o jogo. Não sei o que foi falado por ele ao grupo, só sei que funcionou !

    É o tipo de vitória que anima a torcida, os jogadores e o próprio treinador. Seria extremamente negativo se chegássemos no clássico contra o Botafogo com zero pontos e na lanterna da competição. O futebol é apaixonante justamente porque, de tempos em tempos, acontecem jogos como o dessa noite. Ainda há muito trabalho pela frente mas, pelo menos nessa noite histórica de domingo o torcedor tricolor dormirá feliz da vida. VALEU, FLUZÃO !!!!

    1. Não foi só o que ele falou no intervalo, mas a substituição que fez.

      Ao livrar o time das amarras dos três volantes, passamos a jogar outro futebol.

      Se ele vai aprender com isso ou não, veremos no próximo jogo.

      ST

  2. Agradeço aos jogadores e comissão técnica. Domingo feliz. Triste com a situação, mas feliz demais com a atuação .

  3. O que tenho a dizer foi reafirmar o que coloquei. Dava para vencer o Grêmio e assim aconteceu.

    Só tirar os 20 minutos iniciais do jogo que foram uma tragédia para o Fluminense.

    Mas o time está de parabéns e isso tem que ser reconhecido.

    Tomara que sirva para o time reagir no brasileiro antes da parada para a Copa América!

      1. Bem Oni, se vc for ler os posts anteriores onde afirmei que se o time adotasse uma postura diferente, dava sim para vencer o Grêmio, como assim ocorreu.

        O time e o Fernando Diniz estão de parabéns pela vitória e que se acertem para as próximas partidas.

        ST

  4. Fim do primeiro tempo 3 x 2.
    Esse Guilherme chegou ontem da reserva do Bahia e já é titular.
    Vá entender cabeça de treinador.

  5. Liguei a TV exatamente na hora que o Grêmio comemorava o terceiro. Bom, já está desligada. Não venho comentando nada, mas leio o que escrevem aqui pela área. Sei que está arriscado fazerem mais uns 5 ainda sobre nós e o técnico cair hoje, mas vou defender o Diniz: temos uma m* de elenco que não daria certo na mão de qualquer outro técnico. Tentou-se o convencional nos anos passados próximos e não deu certo, então não vejo nada demais em mudar o estilo mesmo. Agora, se o Fluminense quer ter algum êxito (que no momento passa na cabeça de 9 entre 10 torcedores e nem preciso dizer qual é) tem que se auto reconhecer e ver que é inferior e jogar futebol “a la Joel Santana” para não perder para depois pensar em ganhar. Nosso elenco é elenco de time pequeno, p* Aceitam pagar 400 mil/mês para um jogador sem ter como fazê-lo. O Ganso ganha mais por mês que o Fluminense consegue de patrocínio. Não adianta criticar técnico, torcida ou qualquer outra coisa enquanto estes bostas da Flusócio continuarem lá. Nada vai dar certo nas mão deles. É simples! Não teremos credibilidade nunca e só aparecerão refugos que nos rejeitaram mil vezes anteriormente como foi o caso deste Guilherme. Continuarão a correr atrás de um Valdívia e ver ele parar no Vasco. Tentar o Eric e ver ele parar no Botafogo. Tentar o Gilberto e ele parar no Bahia. Tentar o Roger Machado para técnico e ver o cara rejeitar, mas aceitar o Bahia. Eu quero é se phod… Quem dá credibilidade mínima que seja para este bando, que destrói a cada dia a dignidade do torcedor.

  6. Legal é torcer, mas quando não te tão a oportunidade e o cara ja toma 3. Vergonha humilhação e o desânimo. Somos pequenos.

  7. Meta da flusocio sendo cumprida!!
    Manter o título de maior perdedor da história !
    Já tem 3 derrotas neste ano!!!

    Parabéns aos envolvidos
    Hoje não dá mais para ver, torcedor não merece isso.
    ST

  8. Primeiro tempo, 22 minutos, 3×0.
    E o Grêmio todo confuso. Não sabe se segue com o treino de seu time misto ou se segue atropelando os comandados por Diniz e aplica uma sonora goleada.
    E o Tricolor, na (visão?) do triunvirato, segue com muita lucidez!
    Ha! Ha!

  9. Minha gente, 20 minutos de jogo e o Grêmio vai atropelando o Fluminense por 3 x 0…

    Essa atuação do Fluminense é muito parecida com aquela época de série B!

    Estou sentindo que a semana vai ser bem pesada para o Fluminense caso esse vexame seja aumentado.

  10. Gol de video game.
    3 a 0 em menos de 25 minutos.
    Jesus, vai ser 6 a zero brincando.
    Jogo treino para o Grêmio.
    3 volantes, com Bruno Silva e Airton é isso ai.
    Misericórdia.
    Diniz vai cair.
    ST

  11. P* *erda? Que humilhação. O que fizeram com o Fluminense? Jogadores de quinta categoria e técnico totalmente inoperante. O Leo Moura, com seus 40, fazendo a maior festa. Ridículo!

  12. Hola Tricolores,
    Ta sinistro, menos de quinze minutos e dois a zero para os gaúchos. Ate aqui o Gremio poderia ter vindo sem goleiro.
    Cara, tá ruim demais. Pronto, acabou de sair o terceiro. Acabou

  13. Esse Guilherme deve ser muito bom. Mal chegou já é titular… ou os outros que estão lá, nem devem ser classificados como jogador.

  14. Está claro que não temos condições de disputar o brasileirão.
    2 a 0 em 12 minutos.
    Irritantes 3.567 min de posse de bola e nada, nada, nada.
    É uma total inoperância e incompetência.
    Hoje só resta rezar para não ser uma goleada humilhante.
    Diniz, batata passando do ponto…
    ST

  15. São 12 minutos do 1 tempo e já está 2 x 0 para os caras. Tirando os adoradores da Flusocio que escrevem aqui, alguém se surpreende com o “ótimo desempenho” ? Massacre à vista…

  16. Everaldo já foi, ufa! Demorou.
    Aí entra …. Guilherme! O cara chegou faz dias, nem deve ter uniforme! E os outros contratados anteriormente? Já não poderia ir testando antes? Manter o Everaldo já sabendo que não ficaria é mais uma barberagem dos notáveis.
    Vitória hoje fundamental para os ânimos e para fugir da lanterna.
    E vamos com BS e Airton. Adrenalina pura .
    ST

  17. É ou não é muita pu**ria? O cara voltou de novo com essa p* de 3 volantes, e para piorar colocou Guilherme que chegou agora e já entra de titular. Que cara louco!!! Está armando para ir para os molambos, só pode. Eu perdi todas as esperanças com esse cara.

  18. Já sem o Everaldo que preferiu sair, veremos qual o comportamento do time que para mim dá para vencer o Grêmio.

    Isso se as falhas individuais que por vezes são bisonhas do Fluminense não sejam determinantes para o resultado da partida.

    Serve também para tirar o Fluminense dessa posição incômoda de lanterna do brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *