Aconteceu, virou manchete

Abro este texto cumprimentando e agradecendo a todos os envolvidos na emocionante e já histórica vitória do Fluminense sobre o Grêmio por 5 a 4, na Arena Sul.

Há muito não nos arrepiávamos com um jogo assim, que enche de orgulho os ultimamente vilipendiados corações tricolores.

Não sou louco de tentar explicar o que aconteceu. Parece claro a todos que foi uma partida de exceção, que em nada ficou atrás de embates da Premier League ou da Liga dos Campeões.

Se os jogos do Brasileirão fossem disputados sempre desta maneira, dada a constante imprevisibilidade pelo emparelhamento entre os grandes, nosso campeonato seria o melhor do mundo.

A entrega dos atletas tricolores, em específico, foi comovente.

Depois de estarem perdendo por 3 a 0 nos primeiros 25 minutos, foram buscar uma virada por 4 a 3 e, depois, a vitória por 5 a 4 (repetindo placar de 2011, no Engenhão, também a favor do Flu), com Yony marcando o gol derradeiro nos acréscimos, o segundo dele na noite festiva.

E Diniz, que reconheceu o erro na estratégia inicial (a mesma que ocasionou as derrotas para Santa Cruz, Goiás e Santos), deve agora estar convencido de que seu esquema com três volantes não teria mesmo futuro.

A entrada de Danielzinho no lugar de Airton (insistiu com Bruno Silva, que quase entregou o ouro de novo no fim) fez muito bem ao time, que iniciou o segundo tempo com uma volúpia até superior a do Grêmio nos 30 minutos iniciais.

Difícil também entender a opção de saída por Guilherme, depois que Everaldo teve seu acordo com o Corinthians oficializado.

Se era para colocar um jogador fisicamente à meia-boca, que botasse logo Pedro, infinitamente superior tecnicamente. O craque tricolor, que deixou o dele, só entrou aos 22 da etapa final.

A entrada de Igor Julião na lateral e a devolução de Caio Henrique ao meio, sua posição original, garantiram a criação e a ofensividade do time até o minuto final.

Que mostrou um Raphael Clauss com pulso, ao ignorar um lance na área do Flu colocado em suspeição pelos árbitros de vídeo.

Diferentemente de Dewson Freitas, que anulou gol legal de Everaldo na primeira rodada, por não querer chamar só para ele a decisão de validá-lo.

Não seria justo. E colocaria água na euforia tricolor, se outra vez tivesse sido prejudicado.

Desde os anos 1940, o Fluminense não virava uma partida em que saiu perdendo por três gols.

Não foi pouco o que fizeram no RS os representantes da nossa bandeira.

Louvo-os e agradeço-lhes.

Contra o Botafogo, sábado, um Flu renascido vai bombar no Maracanã.

E a galera, orgulhosa, vai chegar junto.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

203 thoughts on “Aconteceu, virou manchete

  1. Dentre as diversas tomadas de decisões que o novo presidente terá que adotar à frente do Fluminense, uma delas será o de rever todos os contratos dos jogadores que estão a se destacar dentro do elenco tricolor, inclusive na base.

    Queira ou não é uma fonte de receita importante para o Fluminense.

    Os últimos episódios envolvendo o Scarpa e o Everaldo, retratam bem a bola nas costas que o Fluminense levou fruto da incompetência da atual gestão.

    Quanto o Fluminense perdeu com esses dois jogadores, entram na conta da situação difícil pela qual o Clube vem passando nos últimos anos. Isso sem falar naquele famoso e-mail do Marcelo Teixeira estipulando um valor irrisório pelo valor do Diego Souza.

    Entender essa última viagem do Abad atrás de empréstimo, chega a ser desnecessário qualquer tentativa nesse sentido, pois será o novo presidente a decidir que rumo tomar apartir do mês que vem.

  2. Torcida do Botafogo esgota os ingressos para o jogão com o Fluminense!! Enquanto isso, parte da torcida tricolor, nas redes sociais, como sempre, chilicando, fazendo politicagem. Comprando ingresso que é bom! Nadica de nada.
    Isso Ajuri não fala!
    Tô pensando em levar uma caravana para o próximo jogão do Fluzão.

  3. “Pato manco” é uma expressão usada nos USA e Inglaterra para primeiro ministro e presidente em fim de mandato. É o cara que ainda está no poder mas não tem não tem autoridade nem para mandar servir um café. Ninguém negocia com ele e sim com o próximo mandatário. É o caso de Abad.
    Vai a Londres, possivelmente de primeira classe, com hospedagem completa, tudo às custas do Fluminense, para negociar um financiamento com quem não quer conversar com ele. Ou seja, vai usufruir de mordomia e jogar fora o dinheiro do Clube.
    E está explicado porque o Tricolor consegui a vitória épica sobre o Grêmio: Abad não foi a Porto Alegre.

    1. Hummmm – Ajuri também é cultura! rsrsrs – Nesse sentido, importante citar “Pirima Dona” – Prima-dona quer dizer, ” cantora principal da ópera”Prima-dona também quer dizer ” pessoa que se conduz com individualidade excessiva ”
      Ajuri, você é a Prima-Dona do T.G

  4. Outra observação que faço a respeito das mudanças promovidas pelas entidades que dirigem o futebol à nível de futebol sulmericano, foi copiar o que a UEFA decidiu que a final da Champions e da Liga Europa são em jogos únicos, respectivamente, com a escolha de um campo neutro em determinado país filiado na Confederação.

    Aí num futuro próximo, acontece do Fluminense ir para a final em uma das duas competições, terá que se sujeitar a ir disputar a decisão longe da torcida tricolor como por exemplo no Chile.

    Com isso, é provável que não terá o apoio maciço da sua torcida como foi em 2008 ou na sula de 2009 no Maracanã, pois uma das dificuldades que vejo é a logística de deslocamento e a própria situação econômica do País. O Fluminense perde e muito.

    Essa Comembol fez foi sim uma aberração e uma senhora caca ao adotar essa idéia com a conivência da CBF e dos Clubes brasileiros.

    Acham que a situação daqui está igual ao europeu dada as diversas diferenças sociais e econômicas.

    1. A Europa é toda interligada por trens. A América do Sul é toda interligada por Jumentos da Comembol. Com a anuência dos jumentinhos dirigentes dos clubes brasileiros.

    2. Prezado Washington, boa noite.
      Não obstante às suas pertinentes observações, podemos vislumbrar a questão sob outra vertente.
      Em 2008 e 2009, respectivamente finais da Libertadores e Sulamericana, às quais tive o privilégio e a honra de presenciar, caso fossem disputadas nos moldes a que te referiste, tenho certeza que venceríamos ambas, haja vista que em campo neutro, jogo único e com time superior, fundamentalmente o de 2008, não perderíamos para a LDU. Obviamente, que do ponto de vista desportivo e da emoção de uma final, certamente teríamos uma enorme perda, mas se a Conmebol caminha inevitavelmente neste sentido, não há o que fazer. ST !

      1. Boa noite para vc também Marcelo.

        Não tenho dúvidas também que o Fluminense venceria a LDU como ocorreu nos jogos de volta como foi, mas infelizmente, o resultado final não foi o que queríamos.

        A questão que ainda coloco reside no fato de que a Conmebol pode marcar essa decisão aonde ela bem entender como, por exemplo, já pensou hipoteticamente falando, Fluminense x LDU em países como a Bolívia cuja a altitude prejudica o nosso tricolor?

        Claro que são diversas hipóteses para se chegar a uma situação como mencionei.

        Até o José Raimundo abaixo coloca a questão da infraestrutura européia que é de primeiro mundo e isso já pude comprovar como é em Portugal.

        Contudo, o melhor será chegar o dia em que o Fluminense possa estar melhor estruturado dentro e fora de campo para que entre na decisão de um dos títulos continentais que ainda não tem e superar todas as adversidades trazendo o caneco para a sala de troféus das Laranjeiras.

        ST

  5. Após a ressaca da grande vitória com V maiúsculo do Fluminense contra o Grêmio, será que podemos considerar como um divisor de águas para que a equipe venha a crescer nas demais competições antes da parada para a Copa América?

    Será ainda que o Fernando Diniz encontrou a melhor formação da equipe após o intervalo do jogo lá na arena do Grêmio?

    Em respostas as duas perguntas acima, podemos até acreditar que sim na medida que se o time estiver focado e o Fernando Diniz ter repensado que as modificações que ele realizou tanto nas alterações das peças e o esquema tático deram certo, o Fluminense pode estar numa situação mais confortável nas competições que ainda participa antes da parada para a Copa América.

    E essa parada pode até ser uma boa para a nova gestão tomar medidas como colocar os salários em dia e porque não realizar uma boa contratação?

    São possibilidades e situações que teremos de acompanhar e ver se vão se cristalizar após a Copa América.

    1. Pois é, Washington.

      Em resposta às perguntas que você formulou, se me permite, eu imagino que toda a torcida tricolor esteja com grande expectativa do que possa acontecer no jogo de amanhã, e esperando vitória de modo sério. Mas penso que haja outra galera esperando que o Flu se estrepe para botar para fora o que ficou entalado no fim do jogo contra o Grêmio.

      Eu tenho por hábito considerar as chances de vitória, em qualquer jogo do Flu, como 50% para cada lado, e seja contra o time que for. Mas há quem não vá aceitar nem empate amanhã contra o Botafogo, e fará a sua costumeira “reza” caso o time não vença. .
      Mas que o time se acerte de vez.
      ST
      (10/05)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>!

  6. Guilherme chegou sem fazer nenhum treino, e sem treinar ha 50 dias, já chegou jogando. Agora vem esse tal de Yuri que ninguém conhece e é outro que pode jogar sem treino e sem entrosamento nenhum. O que faz a base do Fluminense? Não tem um volante?
    O Caio é pior que Yuri?
    O Zé Ricardo é pior que Yuri e Dodi?
    E o André? Esse eu afirmo, joga pra c@r@%#@. O FD desmotiva o próprio ambiente. Roda a pohha do elenco, Vamos explorar mais os moleques. Marcos paulo e joão pedro, de oportunidade para um desses volantes da base. Roda o time, estamos em três competições cara. Saia da mesmice Diniz!!!
    Pela ultima vez, roooodaaaa esse elencooooo peeelooooo amoooor deeeeee Deeeeeeeusssss!!!!!!!!!

    1. Sensato seu comentário.
      É o que venho questionando, sempre os mesmos e tendo opções, os moleques da base convocados para as seleções, um exemplo é o Marcos Paulo que pode escolher entre Brasil e Portugal, mas para o Diniz não serve.
      João Pedro já vendido, mas para o Diniz não serve.
      Duvido que não tenha um lateral esquerdo na base, mas ele insiste em desperdiçar Caio Henrique na lateral.
      Aí as mocinhas do blog acham ruim quando a gente reclama.

      1. Marcos Paulo já optou por Portugal. Então, temos um jogador com qualidade técnica para escolher em que seleção jogar, mas que não tem oportunidade no Fluminense …. vai entender.

  7. Na Sul Americana o Fluminense está no pote 2 por conta de haver ficado em classificação pior que algumas “potências” regionais na referida Copa, como Cólon, Independiente, Macará, Botafogo, Santani e Cerro.
    Que não venham a reclamar de azar no sorteio.
    A colheita é resultado da semeadura.

    1. Ajuri, meu filho, tenha fé!
      Que negócio é esse de semear a dura?
      Ajuri, depois da colheita, vem de 4 pé pra mim? rsrsrs

        1. Mas é você quem fica entregando tudo, FluTO. Lembra quando você disse que eu como m*? Eu sou discreto! Sou come-quieto. Ahahaha!

      1. Ainda com muita saudades do agricultor aqui do cerrado, não é mesmo?
        Só fala neste tema agora. Continua dando muito os fundos do seu quintal? Ou está meio caído?
        SSTT

        1. Eu, heim!! Esse negócio de fundos é com o Diogo Bueno, ex vice de finanças do Flu. Se ainda fosse babaçu rsrsrsr

  8. Leio que, se quiser ficar com o Gilberto em 2019, o Fluminense terá de pagar R$15.000.000,00 à Fiorentina, o que me leva a dizer:”Tchau Gilberto”
    Tenho a impressão de que o Igor Julião melhorou muito como jogador. Nas poucas vezes em que entrou, mostrou um bom desempenho tanto na defesa quanto no ataque.
    É chegada a hora de prestigiarmos esse rapaz!

  9. Continuo vendo que alguns “técnicos” estão querendo barrar o Airton – que já foi bem elogiado neste blog por vários escribas lá atrás -, por um momento em que o time todo foi mal, onde ninguém se entendeu, e nego acha logo uma bruxa para queimar.
    Em outros jogos, ele foi bem, pois ele é dessa posição de meio- campo e sabe marcar, sabe se aproximar do adversário, e isso não é qualquer jogador que desenvolve essa habilidade, não.
    Os muito habilidosos não sabem marcar, ou são batidos facilmente ou fazem falta.
    .
    Bruno também não é essa nulidade toda, como os experts dizem do mesmo modo que diziam do Allan.
    Ele pode ter algum problema mal curado que o atrapalha, que os médicos têm que ver, mas melhorou muito como o time todo no segundo tempo no domingo, sabe marcar também, chuta para gol, e não é a maçã podre do time não.
    Se ele e Airton estiverem bem fisicamente, e com o Caio e o Allan dá para fazer um 4 .4. 2 porreta, com o que há lá no momento.
    (08/05)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. Você se esqueceu que andávamos perdendo com esses dois em alguns jogos, e que antes da virada histórica estávamos perdendo do Grêmio. Sinto muito por você, mas querer ressuscitar esses dois volantes é como bater em pedra dura.

      STs.

      1. Veja bem, Juarez.

        Andávamos perdendo jogos com todos os onze que atuavam de início, e mais os três que entravam em substituição, e isso durou muito tempo, mas perdiam todos juntos.

        Mas, neste início de ano, apareceram alguns jogadores que foram dando corpo ao time, todos eles sob enorme desconfiança de parte da torcida, tanto defensores como atacantes, mas começou a dar um acertinho, o time jogava bonito, criava chances mas o ataque não fazia gols, e Luciano, Everaldo e Yony, todos eles perderam chances que, se aproveitadas, teriam feito o time ganhar alguma coisinha.

        Acontece que só esculhambam zagueiros, alguns de meio-campo e goleiros por levar, mas nenhum de ataque por perder gols. Eu sou esse cara que me aborreço com falhas de jogadores mas só xingo a situação e não não marco nenhum, porque sei como é a coisa.

        Vejo o Airton e o Bruno muito mais positivos que o Ganso hoje, e identifico isso com enorme facilidade.
        Estes dois estão bem vivos, sim, e nem precisam de ressurreição minha, já que nem tenho a magia negra “das asas”, e só se a praga que elas jogaram no Léo Santos venha pegar no dois também. Ai, danou. .
        ST
        (09/05)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  10. Olhe aí, Limontam, gostou e dormiu muito? Do tamanho que lhe faz bem, né não?
    (08/05)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      1. Isto só pode ser doença !
        Você não consegue … sequer tentar … conviver sem fazer uma ‘ fofoquinha ‘ !
        Só pode ser doença !
        Ou então sofreu muito bullying na escola primária !

  11. O que existe de ” boca de sapo ” aqui no blog não está escrito !
    Não é que secaram o Airton e o Bruno Silva, até que os dois se contundiram ?
    Quero mais é …. morrer como ‘amiguinhos’ destes caras !

    Falando sério :
    Simples assim …..

    Defesa : três zagueiros, com Nino, Ferraz e Frazan.
    Cinco meio campistas, quais sejam :

    Dois volantes , Allan (1º vol.), Caio Henrique (2º Vol).

    Dois alas e um meia : Gilberto (direita), Ganso ( centro) e Guilherme (esquerda).
    Dois atacantes : Yony e Pedro.

    E zé fini !

    1. Excelente proposta!
      Eu já disse que, se nós fizermos um grupo de 5 companheiros daqui (pra não dar empate), o Fluminense não precisa de técnico.
      A gente manda a escalação por e-mail e uma mídia como tutorial.
      Será show de bola!

    2. Não desejo o mal de alguém, quem quer que seja. Mas gostaria que o Diniz entendesse que os dois não podem jogar juntos. É muito peso bruto e lerdeza por metro quadrado. Se o Diniz está sendo forçado a escalar os dois, ok, mas se for por teimosia, aí lascou. Ou um, ou outro, os dois NÃO. E acho que o Luciano entendendo que ele, não é o Messi, nem sabe bater penalti, tem vaga nesse time. Jogando como meia/ala, e não como atacante.

      1. Esse é aquele momento em que os SEAL’s decidem que ninguém fica pra trás, é ir adiante com toda a disposição que tem, transpondo os obstáculos e sem olhar pra trás, só ouvindo o barulho das traçantes passado ao lado. Foda-se, vamos jogar futebol com mais vontade que o adversário e ver quem ganha. Como foi depois do terceiro gol do Grêmio. Só não devem esperar o adversário fazer primeiro. É esquecer os treinadores anteriores ao Diniz e ir adiante. Foram muitos anos de futebol covarde, sem nenhuma alma, sem nenhuma vontade de nada, oito jogos sem fazer um gol? O elenco do Cuca era fraco? E o que fizeram? Basta observar o que está acontecendo com Levir, Abel e tantos outros. God is great. Tanks God!

  12. Depois que a Conmebol, CBF e a TV inventaram essa de pegar as equipes eliminadas na Libertadores e alçam nas fases seguintes da Copa do Brasil e sulamericana, perdeu-se aquela graça que tinha essas competições quando um Clube de menor investimento chegar as finais como a própria Copa do Brasil.

    Tá certo que o Fluminense estando nas 2 competições que mencionei acima não tem que ficar escolhendo adversário, aumenta o grau de dificuldade de se conquistar a Copa do Brasil em função desses confrontos entrar as maiores equipes brasileiras que estão a disputar a Libertadores como é o caso do Cruzeiro.

    Portanto, ao meu ver estão somente a copiar o que é aplicado na Europa e tirou-se sim aquela essência das competições citadas como a Copa do Brasil que o Fluminense ganhou em 2007.

    1. Prezado Washington.
      A gente tem que notar que essas federações e confederações têm dinheiro para fazer essas competições e pagar prêmios, etc, porque ele sai das rendas de todos os jogos, mesmo que deem prejuízo aos litigantes, mas consta no borderô a taxa da federação nos jogos que ela patrocina, e da confederação em caso idêntico.

      Outro dia, eu postei aqui um borderô de um jogo do Flu em que ele, para variar, teve prejuízo, mas constava lá a taxa da Ferj no campo das despesas.

      Então, a Conmebol quer incrementar o certame dela colocando os times que ela imagina que proporcionem mais rendas, e ferra mesmo os mais humildes que poderiam ter um destaque maior, porque a sua taxa estará lá e mais gorda com certeza. Isso é meio canalha mesmo.
      Mas como será que a Fifa tem tanto dinheiro?
      (08/05)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  13. Pois é. Bomba, bomba!!

    O Liverpool tinha que fazer um placar quase impensável para eliminar o Barça e fez ganhando por 4 a 0, e ficando com a vaga da decisão da Champions. .
    O treinador declarou, logo após o jogo, que motivou o seu time passando um VT da vitória do Flu contra o Grêmio para eles na concentração, e isso foi determinante para a soberba vitória dos vermelhos hoje.
    É o Fluzão fazendo história. hahahaha
    (07/05)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. Warning… Warning… Hyena detected… Hyena detected… Warning… Warning…

      Deve ter sido isto mesmo PCA… bahhhh… vai dormir…
      Depois reclama. Pede explicitamente para ser sacaneado.

      1. Ricolorzinho, tá zangado? caso positivo, o ministério da sacanagem adverte…, não vá ao play! A propósito, mais um 5 a 4 no Grêmio, pedimos música? rsrs

      2. HAHAHA. Eu joguei a isca a esmo e ele, o mais intelectual do blog, pegou na minha em cheio. Ora, ora, sacaneado é um otário que não entende uma piada, e eu que digo, seja mais esperto, cacete.

        Mas não sei quem terá capacidade, em qualquer quesito, para me sacanear neste blog neste tom que você quer imprimir? Desafio até porque vejo muita gente embaixo de mim no quesito vivacidade etc etc etc…
        Abra a mente, pô.
        (80/05)
        uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

        1. Quem é mestre em passar os outros para trás é você, Llimontam, e não se faça de rogado por ser fera nesse quesito. Vá em frente.
          (08/05)
          VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV,

    2. https://www.netflu.com.br/grupo-apresenta-projeto-de-reforma-do-estadio-das-laranjeiras-confira-imagens/

      desfazendo a historia!!!

      Essa quadrilha da flusocio13 tem que sair rapidinho do Fluzão,
      porque senão essa obsessão de desfazer a historia de grandeza do Tricolor,
      vai acabar gerando coisas pequenas como essa porcaria de reforma das Laranjeiras pra 15 mil torcedores.

      O FLUMINENSE É ENORME!!! PORRA

      p.s.

      apoia aí Mundin, toda a Bahia sabe que voce gosta de coisa enorme

      1. Gui, Keep Calm! A saída da Flusocio 13, 14, 20 tá mais perto que nunca. E com eles os problemas do Fluminense. É o q esperamos. A propósito, o Diogo Bueno é Flusocio? pelo noticiado é um dos cabeças do projeto.
        Quanto gostar de tudo graaaaandeee, aí nós empatamos, quem dará o voto de Minerva é o nosso querido Fluto.

  14. Temos um time de malucos. Depois desta, eu não ficarei, nunca mais, admirado com aquilo que o nosso time fizer em campo. Seja bom, ou seja ruim. Se jogarmos e perdermos contra o Ibis, não ficarei espantado. Se jogarmos e ganharmos contra o Barça ou o Ajax, de igual modo isso em nada me abalará!

  15. O que dá para perceber é que o Fluminense está sem um lateral esquerdo para assumir a titularidade hoje, pois o Mascarenhas está há um tempo afastado e nada dele se recuperar.

    Nessa transição para ocorrer quanto a eleição e a posse do novo presidente, essa posição deve ficar carente até o novo presidente assumir.

    Com isso, o Caio Henrique deve ainda quebrar o galho na posição mas o Fernando Diniz tem que rever com atenção esse setor, pois o Fluminense tem tomado alguns gols com jogadas nascidas por lá.

    1. Duvido não ter um moleque na base… duvido…

      Se não tem é muita imcompetência da base do Flu. Serve para o que?
      SSTT

        1. Situação muito corriqueira no mundo do futebol, Was Luiz. Yuri, jogador contratado pelo Santos, perdeu espaço, sequer é relacionado para o banco, chegou para jogar no Fluminense. Indicação do FD.
          No Palmeiras tem um monte na mesma situação! Flamengo idem. Todos os clubes convivem com isso. Inclusive, o nosso Flu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *