Derrubado em Goiás

Há de ter sido uma espécie de homenagem pelos 25 anos daquela fatídica final.

De novo, pela Copa do Brasil, um jogador se atira na área no fim da partida e um árbitro paulista de nome Aparecido marca pênalti para o mandante, contra o Flu.

Aylon, do Goiás, repetiu Pinga, do Internacional – inclusive na confissão.

A péssima atuação de Marcelo Aparecido de Souza culminou com a repetição do erro de José Aparecido de Oliveira.

Ao menos esta não provocou a eliminação tricolor (no caso de 1992, a perda do título, que estava na mão).

O Flu amargou a sua primeira derrota no ano com os titulares, mas, como marcou no Serra Dourada, uma vitória simples por 1 a 0, no Maracanã, já lhe será suficiente.

A situação poderia ser bem mais confortável, se o árbitro tivesse marcado pênalti claro em Henrique Dourado, dentro da pequena área, logo no primeiro lance da partida.

Mesmo sem Richarlison, com edema na coxa, e com Wendel ganhando a vaga de Douglas, os tricolores fizeram um início de jogo intenso, à vontade, como se atuasse em sua própria casa.

O gol tricolor, marcado por Marcos Junior, foi costurado de pé em pé, durante quase um minuto e meio, até que o ótimo Wellington Silva servisse o carequinha.

Mas a contusão de Dourado, ainda no começo, fez com que Abel queimasse precocemente sua primeira alteração, colocando o menino Pedro, isolado, desta vez.

As coisas pioraram quando Diego Cavalieri deixou a sua área aplicando uma tesoura desnecessária em Carlos, provocando a sua expulsão.

O contra-ataque esmeraldino aconteceu justamente quando o zagueiro Renato Chaves estava fora de campo, mudando a camisa, manchada de sangue, por um lance de jogo.

Sem o goleiro, Abel teve de fazer sua segunda substituição antes do intervalo, colocando Júlio César, que pela frequência de atuações já nem pode ser considerado reserva.

Sornoza, que não vivia uma boa noite (errou muitos passes), foi sacado, abrindo um abismo entre os setores, mesmo com o recuo de Marcos Junior.

Com um a mais, o Goiás foi pra cima, o Flu se entrincheirou, trancou o cofre e escondeu a chave.

Sem espaço para transpô-lo, o jeito foi chutar de longe.

Foi o que fez Jean Carlos, quase aos 40. O pombo sem asa ainda bateu na trave de JC antes de morrer no fundo da rede.

O lance que decidiu a partida, no minuto seguinte, observou a falta de critério do árbitro para a marcação de infrações e distribuição de cartões.

Uma entrada de Hélder no meio da canela de Wendel, antes, havia valido apenas um amarelo ao jogador da casa.

Na cobrança do pênalti, Léo Gamalho deslocou JC e provocou uma derrota inédita aos titulares do Flu na temporada.

Por sorte, já nos acréscimos, Carlos Eduardo furou uma bola na cara do gol e, na sequência do lance, ainda foi expulso.

O Flu também subiu duas vezes ao ataque depois de ter sofrido a virada, o que deixou a sensação de que, se não tivesse recuado tanto, provavelmente não teria levado os dois gols.

Abel elogiou a atuação do time quando estava 11 contra 11 – “os caras sentiram” – e disse que no Maracanã a pressão será ainda pior.

A galera estará lá em peso para ver.

E o árbitro, para não atrapalhar.

_____________________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

85 thoughts on “Derrubado em Goiás

  1. Caros,

    Já disse e repito: chegou a hora desta garotada mostrar seu valor. Sua capacidade de decisão. Os próximos jogos contra o Goiás, um time bem ruinzinho mas que está com a vantagem, e contra o Vasco, que está melhor do que estava com Cristóvão tendo agora algumas P. Velhas como o “Fabuloso” e o Wagner, são um divisor de águas. Será ou a afirmação, ou um balde d’Água fria. Eles em campo é que vão definir isso. De qualquer maneira, precisaremos de mais ( ou menos ) reforços para o brasileiro: um goleiro e um zagueiro para serem titulares, um lateral esquerdo e um centroavante , uma vez que Peter, o invejado notável, se desfez daquele que é o melhor na posição no Brasil.

    SDs Tricolores e FT.

  2. STT.
    Para reforçar ainda mais a força da base tricolor, o repórter do “Globoesporte.com” Alexandre Lozetti relembrou que time ainda não conta com Gustavo Scarpa, se recuperando de lesão.
    – A maior prova que o Fluminense está bem é que está jogando boa parte do tempo sem um dos principais jogadores do Brasil, na minha opinião, que é o Gustavo Scarpa e não falamos tanto de como dizemos de outros desfalques. O Fluminense está tão bem resolvido que ele não tá jogando e não se diz nada.
    O Gustavo é sim um reforço. Agora, contratar um jogador qualquer e dizer que é reforço, beira a estupides. Ricolor! O Abel declarou em alto e bom som que não abre mão dos três atacantes, com a volta do Gustavo, ele vai ter que abrir mão dos três atacantes. Quando ele faz a sua vontade, o Fluminense perde. Quando ele não influi na escalação, o Flu ganha. O time se encaixou com naturalidade, não foi o Abel que montou o time titular.
    Saudações Tricolores.

    1. Caceta, Franco, que você não goste do Abel, vá lá, mas você dizer “que a diretoria pode demiti-lo e deixar o time sem técnico, que a rapaziada se ajeitará”, aí já fica meio complicado aceitar essa afirmação.

      Quem não montou time nenhum foi aquela turma de técnicos que passou por lá, e alguns ficavam à beira do gramado com o dedo no nariz, vendo o time bater cabeça, e não tomavam nenhuma atitude. .
      Abel, pelo menos, ainda demonstra satisfação ou frustração diante de certos lances ou resultados, e tem dado demonstrações que comanda mesmo a turma, embora sem nada de coisas do outro mundo, como todos os técnicos fazem. .

      Mas, que todos os que diziam que o “cairoqueta” não valia nada, não venham agora querer exigir que o time seja campeão, e lembrem que diziam que era para disputar com o subvinte, e armar o time titular para outras competições melhores.

      Mas, como diz o Zanitti aí embaixo, esses fdps dessa federação ridícula, conseguiram esculhambar o velho campeonato carioca, e serão os principais responsáveis pela derrocada que acontecer com o futebol do RJ.
      ST/T
      (17/04 – 10:50)
      BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB

  3. O regulamento desse carioca é simplesmente ridículo, vejam só, um time que não ganhou nenhum turno (Botafogo ou Flamengo) poderá ainda ser campeão carioca!
    Como eles conseguiram estragar algo que funcionava bem?

    O regulamento do carioca era o regulamento que mais achava bacana dos estaduais. Agora é o mais ridículo, com o absurdo de ter semifinais e finais de turno que simplesmente não valem nada!

  4. Agora com a definição do campeão da Taça Rio, vamos realmente ver quem fará jus de levantar o título do Carioca.

    Especificamente o Fluminense sabe quem irá enfrentar na semi-final.

    Tecnicamente o Fluminense é o favorito diante do vasquim e somente a soberba, a displicência ou a influência do trio de arbitragem que irá conduzir a partida favorecer o adversário evite o nosso tricolor de ir a final.

    Mas antes desse confronto contra o vasquim, o Fluminense entrará em campo na próxima diante do Goiás que virá sim fechado para garantir sua vantagem na Copa do Brasil.

    Estou muito confiante nessas duas partidas para o Fluminense sair vitorioso em ambas, contanto que o time não dê mole como foi naquela decisão diante do mulambo que ali se os jogadores ficassem ligados na partida toda, nem precisava ter ido para as penalidades como aconteceu.

  5. ° Creio que a desarticulação do meio-campo tricolor passa pela ausência do Scarpa.

    ° Mas não apenas pela ausência deste que é um de nossos melhores jogadores.

    ° Talvez principalmente pela ação do Abel, ao substituir o Scarpa.

    ° Substituiu um baita meia por um atacante. Instruído a voltar para marcar o lateral.

    ° Assim, perdemos um meia e nem mesmo ganhamos um atacante. Morre aos 45′.

    ° E voltamos àquele lenga-lenga dos últimos anos : jogar com apenas um meia.

    ° Como acontecia na era do Conca : é só marcar o Sornoza que o time murcha !

    ° Era só colocar o Calazans ou mesmo o Wendel para ocupar a vaga na meia.

    ° Ou até o Matheus Norton, que jogou muito bem (uma vez) na lateral e sumiu !

    ° Ou ‘sumiram’ com ele !

    ° Creio que o Abel mudou em muita coisa, …. menos em sua conhecida teimosia.

    ° Ah, eu ia esquecendo : não satisfeito, o Abel ainda tira de campo o … Sornoza !

    ° E deu naquilo que todos vimos !

    10:52 > 16/Abr.

    1. Amaury, preocupa também que o futebol do Orejuela também está apresentando seus altos e baixos.

      Naquela falha contra o SINOP me chamou a atenção a partir dali.

      Contra o GO em alguns momentos ele deixou muitos espaços atrás.

      Quando o time está perdendo o meio de campo, começa aquelas ligações diretas que ocorria mesmo após a saída do Abel em 2013.

      Eu tenho a opinião que o Abel tenha que aproveitar bem essa semana e trabalhar o time inclusive a questão de posicionamento e finalização que esse jogo contra o GO, será de alta intensidade pelo visto.

      E como o nobre lembrou uma vez, que o Abel passe a trabalhar mais o time e pare de dar certas entrevistas isentando o trio de arbitragem que muito tem prejudicado o Fluminense no frigir dos ovos e não vemos a direção tomar providências pra cobrar a comissão responsável.

      1. Orejuela ficou sem ter com quem dialogar, Wash.
        Como não temos um segundo meia o adversário fica à vontade para nos ‘sufocar’ na saída de bola. Aí, o jeito é dar chutão.
        19:46 > 16/Abr.

    2. Caracas… eu terei de concordar contigo? Realmente… deve estar na fase do assopra… kkkkkkkk
      Deixa eu correr senão vem a mordida.
      SSTT

      1. Ricolor, qual é a sua meu rei? o nosso pensador faz um baita post, repleto de pertinências e você faz gracinha! Velho, corra entre na fila bem atrás do amiguinho Nando e receba uma picadinha de racionalidade. ST

        1. Pois é, Amaury.

          Falando muito sério, quando vi o Cava expulso, pensei rápido com os meus botões e a primeira coisa que me veio à cabeça foi que ele tiraria o Sornoza.

          Eu pensei que se tirasse o MJ, que estava fazendo um boa partida, soaria como sacanagem, não digo isso por causa do gol que ele fez, mas por sua atuação até este momento, e, gostem ou não, o MJ é valente, e não é esse descartável que alguns já dizem. .

          Mas nessa hora o técnico tem que pensar rápido e decidir quem deve sair mesmo, e sobrou para o gringo, mas podia ser qualquer outro, e quem deveria sair?

          Mas só depois que vi o segundo tempo, só depois disso, eu fiquei com impressão que Abel deveria ter tirado o Pedro e metido o Douglas, mas acho que haveria de gerar muitos xingamentos por parte dos amigos do atacante que entrou parecendo que tinha acabado devorar uma baita feijoada.

          Mas é isso: a contusão do dourado e a expulsão do Cava deu uma boa arrebentada no time, sim.
          ST/T
          (16/04 – 20:00)
          0000000000000000000

          .

      2. Caramba, consegui escrever algo com que v. concordasse, Ricolor ?
        Acho que estou progredindo.
        Quem sabe acabo aprendendo ?
        Quem sabe chegarei lá ?
        E para rimar,
        haha !!!

        19:42 > 16/Abr.

  6. Nação tricolor,

    Verdades e Mentiras

    “Ceifador é vice artilheiro dos clubes da Serie A”
    Notícia que surge no Netflu nesse momento de lesão do atleta, mas o total de gols não significa que esse jogador venha arrebentando. Parte desse “desempenho” é resultado de cobrança de pênaltiés.

    Outras curtinhas:

    No dia da derrota para o Goiás o suplente Marcos Felipe, goleiro reserva do Júlio César, fazia aniversário. Enquanto isso, Cava cometia aquela jogada bisonha e a estória do jogo mudou. Julio César aceita aquele pombo sem asa lá do meio da rua. Seria um prenúncio de quem deveria estar de fato defendendo a posição?

    Mais um comentarista, o Ricardo Rocha do Sportvv, disse ser injusta a derrota para o Goiás e elogiou a atuação tricolor.

    O passado está de volta. Robert depois de sair do Barcelona, estagiar no Boavista, se diz apto a postular uma vaga no meio’campo tricolor. Salvo uma melhora incrível acho que sua entrada cadenciaria demais o ritmo desejável para um time competitivo.

  7. Amigos, porque o framenguista é um ser insuportável? Que raça fdp. Tudo eles falam que são melhores, e o pior, que a maioria são amigos.
    me ajudem a lidar com essa raça maldita chamada framenguista.
    Kkkkkkkkkk

    1. Rodrigo, que tal valorizar um pouquinho mais as nossas coisas e/ou o que temos? um pouco de prudência nas avaliações e elevar a autoestima! Exemplo: quando o Fluminense contratou Mariano parte da torcida detonava o jogador! Pois bem, o cara mostrou o seu valor deu retorno técnico/financeiro e hoje é um dos melhores do mundo! Com o Paulo César, idem. Aliás esse rapaz brilhou nas duas laterais. Lembra? – Recentemente, temos os equatorianos, mesmo sem jogar já eram sacaneados/debochados por nossa torcida! Os vira-latas apelidaram os jogadores de Zeruela e Soumoça! rsrsrsr – Aí, os caras entram em campo e jogam o fino da bola, atraindo cobiça dos adversários. E o que dizer do resto do nosso time? tão criticado e reprovado pelos mesmos senhores doutos em 2016. Rodrigo, a ajuda é simples: autoestima/acreditar/respeitar o trabalho desenvolvido por outros ilustres tricolores. ST

      1. Concordo, Marmund. Concordo inteiramente.
        Assinado : sócio contribuinte da ACCV ( Associação de Combate ao Complexo de Vira-latas).
        19:50 – 16/Abr.

  8. Aí Jacques Pigarrente como é que é? não vai chamar os parças Nando e Ricolor e dizer :
    Barba, cabelo e bigode: Flu derrota o Vasco e é campeão em três categorias…

    15 de abril de 2017 15:15
    1
    É o destino. O Fluminense não tomou conhecimento do Vasco e derrotou o rival nas finais de três categorias das cinco categorias na GO…

  9. É isso, Tadeu! Temos de repetir, ou quem sabe até superar, o público da estreia na Sul-Americana. Aquele abraço, companheiro!

  10. O Flu é um desses times que não podem abdicar de atacar. Quando isso acontece, os jogadores parecem que perdem a concentração. Praticam erros grosseiros de colocação, de passes, ficam lentos, entregam a total iniciativa ao adversário. Abdicar de atacar somente para times muito bons a defender, por irônico que possa parecer . Se o Flu tivesse continuado a atacar, mesmo que com menos intensidade, provavelmente teria ganho o jogo.

  11. Um gol enganador no começo que nos deu falsa confiança, depois afrouxaram na marcaçao e recuaram, deixaram o abatido e fraco goias crescer e equilibrar o jogo, veio o penalti, a expulsao e o flu morreu em campo. virou time pequeno rifador de bolas como antes, como pode tirar o unico meia de criaçao e acabar com o meio de campo, o abelanta ja começou a vacilar .

    E indesculpavel mesmo com um jogador a menos jogar de uma maneira tao ridicula ,todo recuado so se defendendo contra o “poderoso” time goiano.
    o juiz vacilou, meteram a porrada, a expulsao, a cavadinha do segundo gol nao e desculpa para a pavorosa e pessima atuaçao apos a expulsao.

    Sera que a carruagem vai virar abobora, fala ahe capixaba!

    1. Pois é, caro “lúcido, coerente… e iludido”.
      Eu nunca vi o time do Flu como “carruagem nem como abóbora”, mas é claro que há muita gente neste blog que torce muito para que o time se desmorone logo, para que suas previsões se confirmem.
      Mas eu vejo este time do Flu, como vejo uma plantinha que se coloca na terra, em que muitos trabalham para que ela pegue, põe água, terrinha sempre, adubo, e torcendo para que ela se crie, enquanto vejo outros trabalhando para que ele seque, e ficam felizes quando uma folhinha dela cai.
      ST/T
      (15/04 – 07:30)
      MMMMMMMMMMMMMMM

      .

      1. Caro PCA, saudações tricolores! Companheiro é claro que o nosso Fluminense não é nunca foi e nunca será exemplo/visto como “carruagem e/ou abóbora” isso é coisa da “arraia miúda” dirigida pelos parças Nando, Ricolor e Jacques Pigarrento. PCA, não tenha dúvida que essa galera torce, baba, coloca a saia na cabeça, tudo pelo insucesso do Fluzão.

        1. Vcs dois tem cérebro? Hmmmmm… pelo visto…
          Então… vou seguir a máxima: “não desça ao nível dos descerebrados, lá eles levam vantagem”.
          SSTT

          1. Ricolor, relaxe! Você já chegou lá… E como diria o Gérson canhotinha de ouro, está levando uma baita vantagem. ST

  12. Pode parecer coincidência mas reparem que está sendo uma constância acontecer do time do Fluminense começar a oscilar pra baixo na partida e aí vem de carona, um ou mais erros crasos da arbitragem para ajudar o que já está ruim.

    E a cada momento que as partidas vão se intensificando e as necessidades de se ter no banco de reservas que tenham jogadores que ajudem a manter a qualidade do time dentro de campo, como ocorre com o Wendel, Calazans, mais vai se evidenciando se dar mais cancha ao elenco mesmo contra a opinião divergente daqueles que o Fluminense não precisa se preocupar nesse quesito.

  13. STT.
    O Fluminense novamente , como acontecia seguidamente no ano passado, foi mal escalado e com substituições equivocadas. Erros da parte do técnico. O principal erro foi não ter escalado o Douglas. Digo isto porque o Marcos “que não é adulto ainda”, nem deveria ter entrado como titular. O jogo foi no estádio do adversário, deveria escalar um time mais cauteloso, com posse de bola e qualidade no passe. Isso vai acontecer sempre! O Abel não é um técnico tático, não escala o time conforme joga o adversário, mas de acordo a sua vontade. Quem perde é o time e seus torcedores. Com essa lambança toda, reforça a tese dos torcedores que pedem reforços. O Fluminense precisa de um técnico que entenda a diversidade tática de um jogo e de seus adversários.
    Saudações Tricolores.

    1. Sempre achei isto dele. Fraco técnicamente e sem jogo de cintura quando o que ele imaginou não dá certo. Parece que traça um plano sem outras variações. Ou vai aquilo ou… não vai.
      Neste jogo não foi.
      Estava surpreendendo neste início de ano, mas foi só encontrar o primeiro entrave que… travou.
      SSTT

  14. Impressionante o futebol… tivesse jogado com 11 o jogo todo, acho q o Flu carimbaria a classificação ontem mesmo, até com facilidade. Mas, depois daquela ‘cavalice’ desnecessária do Cavalieri, vimos um time completamente diferente e ‘outro jogo’ no segundo tempo.
    Algumas curiosidades e opiniões:
    – Mais tarde em uma entrevista, o Cavalieri deu uma declaração interessante e verdadeira: se o lance fosse dentro dá área, ele não seria expulso. O time seria ‘penalizado’ com o pênalti e ele receberia cartão amarelo. Alguém tem alguma dúvida de que isso aconteceria? Não é estranho?
    – Os primeiros 30 minutos me passaram uma confiança q há muito não sentia. Não foi ‘fantástico’ como disse o Abel, mas deu gosto de ver a troca de passes no ataque;
    – Tomara q eu me engane, mas ainda não vi nada do que falaram do Pedro. Ainda é cedo, mas me parece um caneleiro de primeira.
    – Tá na hora de tirar essa ‘espinha’ chamada Goiás da garganta. É questão de honra eliminar esse time, q sempre se dá bem contra o Flu, com grande atuação. Que o time entre com a faca nos dentes, como se fosse um fra-Flu;
    – Ainda ontem, no jogo do Paraná contra o Vitória, o irmão do Mateus Biteco (morto no vôo da Chape) recebeu cartão amarelo depois de fazer um gol, chorar, homenagear o irmão e tirar a camisa. Precisava ‘sua excelência’ ser tão rigoroso?

    P.s.: Luiz Maciel e Hélio Falcão, obrigado pelas palavras…Seria bem legal se pudéssemos reunir uma galera daqui algum dia (asas, não asas, críticos, discos voadores, etc… Rs) Quem sabe?

    1. Boa noite Nando espero que seu pai esteja bem, força companheiro. Tenho um amigo que tem casa ai quando for queria entrar em contato contigo como faço?

      1. Oi Hélio, estou no celular aqui…Meu pai continua na mesma. Sabemos q a situação é complicada, mas pelo menos ainda está andando e se alimentando sozinho. Valeu!
        Rapaz, pede pro João te passar meu e-mail , ou então depois eu te acho e te adiciono no Facebook , se o seu nome lá estiver completo como aqui. Ia colocar o meu nome, mas estou sendo perseguido e assediado por um certo disco voador, rsrs.
        Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *