O que esperar?

O que esperar do Fluminense quando se tem um técnico que “tira o seu da reta”, atribuindo a vexatória atuação contra o Goiás à falta de tempo, aos astros, à lua, e que, por ora, diz que o que dá pra fazer é “tentar” motivar os atletas? Há apenas alguns dias, não foi este mesmo Oswaldo quem fez questão de dizer que a vitória sobre o Fortaleza se deu pelo seu trabalho? Como agora, com ainda mais tempo decorrido, OO se isenta de responsabilidade na pancada que o time levou no Serra Dourada?

O que esperar do Fluminense quando se tem um vice-presidente boquirroto, quase sempre infeliz em suas colocações? Celso Barros, depois de desmobilizar o time ameaçando de demissão o ex-treinador às vésperas de um jogo crucial contra o CSA, repete agora a fórmula sensacional dias antes de outro confronto direto, jogando uma ducha fria em Yony González, ao falar publicamente que o atacante tem demonstrado “muito pouco interesse em permanecer”?

O que esperar do Fluminense quando o seu presidente, em vez de fazer bom uso da palavra, prefere colocar panos quentes na gravíssima situação de o treinador escolhido, de estilo antagônico ao seu antecessor, não contar com o respeito nem com a admiração de seus comandados, que o veem como “arcaico” e “ultrapassado”? A notícia, publicada com exclusividade neste Terno & Gravatinha, e depois também confirmada pelo portal Uol, provém daqueles que estão no dia a dia do elenco profissional. Ao tentar desmentir o que sabe ser uma verdade, o presidente optou por preservar a direção, em detrimento do próprio clube.

O que esperar do Fluminense quando conta com um elenco que parece “não estar nem aí para a hora do Brasil” (muitos com contratos por vencer em dezembro), como exposto na acachapante derrota de domingo? A atuação apática, fria e sem poder de reação deixa evidente a fragilidade institucional do clube, atualmente refém de seus próprios funcionários.

O que esperar do Fluminense? O quê?

Uma verve criativa e revolucionária como a de Horta?

Nos tempos atuais, pouquíssimo provável.

O ex-presidente, por sinal, a quem deixo meu abraço, completa 85 anos nesta segunda-feira.

Saudades de um tempo em que o Flu era temido no Rio, em Paris ou em qualquer outro canto do mundo…

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

381 thoughts on “O que esperar?

  1. Segundo pesquisa do Netfla, desculpem Netflu, mais de 93% da torcida tricolor não quer Osvaldo comandando o Flu… ou seja, pra arredondar, 28 de cada 30 tricolores NÃO QUEREM Osvaldo e não acreditam que Osvaldo, com aquela cara de Pacato do he-man e sua tática ‘vamos lá, vamos lá… nosso time é bom pra carvalho…’, vá tirar o time do atoleiro deixado pelo ex-treinador sedutor. Por falar nesse, NUNCA vi nada parecido na história do futebol. Que ‘tesão’ é esse que a maioria da torcida tem por um cara que deixou o time num atoleiro inacreditável, com 3 vitórias em 15 jogos e 26,7% de aproveitamento?
    Sinceramente, do pouco que eu vi na derrota para o Goiás, tinha muito do ‘ranço’ do estilo de jogo do ex-treinador… 70% de posse de bola, passes irritantes para o lado e para trás, extrema facilidade nos contra ataques adversários e derrota. A diferença é que, dessa vez, o time praticamente não criou nenhuma chance.

    O que esperar, João amigo? De minha parte, a mesma lenga lenga de sempre… se entrar com as duas tartarugas ninja no meio campo, nem me darei ao trabalho de procurar o canal no jogo contra o peixe.
    Pra quem acha que não há o que fazer, pq o Flu não tem ninguém pra colocar… em 2009 o Cuca afastou vários jogadores como Ruy, Luiz alberto, Fabinho e Roni nas últimas 11 rodadas, por insuficiência técnica ou outras ‘coisas’ e colocou alguns como Mariano e os novatos e desconhecidos Dalton, Diogo e Maicon. Tirando o Fred, que voltou voando, não tinha mais nenhum cracaço para utilizar.
    Dá pra mudar as coisas ainda SIM…mas com O2, acho difícil.

    1. Veja aí.
      “Parece” que nessa defesa de 2009, na escapada da série b, jogaram, e bem, o Dalton e o Digão que formaram o miolo de zaga. Daí, o Dalton estrelou e desapareceu do radar.
      Lembra?
      Sobre o problema de agora, com o “sedutor” (você sentia algum calafrio quando o via?) ainda dava para consertar a coisa. Com este atual, desse jeito, não sei mesmo.
      Tomara que dê certo, porque não torço contra o Fluminense em hipótese alguma.
      25/09)
      zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz .

      1. Parece que o Dalton pediu pra sair (como é comum no Fluminense) e desapareceu no Inter. Mas o que eu quis dizer é que o Cuca afastou aqueles que não queriam nada com nada e botou quem estava comprometido. Sinceramente, vc espera uma mudança de postura do Gansono por exemplo? O cara já entra em campo desanimado. Osvaldo tá perdidinho e vai repetir o time que foi goleado pelo time horroroso do Goiás.
        Vou procurar um filme pra ver, pq eu não sou masoquista.
        Quanto ao sedutor, não sou eu que quero a volta desse inventor… são alguns ‘enamorados’ aqui, como o seu amiguinho Ovni, por exemplo.

    2. Sofismas , nada mais que sofismas. Caro Fernando Cesar, assuma de vez sua condição de resultadista e se coloque no mesmo patamar de Celso Barros : ganhou, tá bom; perdeu tá ruim.

      Pra quem pensa assim, tudo vira uma questão de sorte ou de competência individual. O trabalho coletivo é desprezível. Números que medem performances pouco importam se o resultado não for a vitória. Treinadores são peças apenas motivacionais.

      Tenho certeza de que, na cabeça retrógrada do Dotô, uma boa bronca e um treineiro linha dura colocariam as coisas nos eixos. Aliás, pelos comentários que leio, muita gente ainda acha que assim se resolverão nossos problemas.

      O fraco elenco do Fluminense nas mãos do Diniz tinha desempenho, em vários quesitos, tão bom quanto os times que frequentavam o topo da tabela. São números. Todo mundo tem direito a ter a própria opinião, menos os próprios fatos.

      Que o desempenho defensivo do time treinado pelo Diniz era ruim, isso também é fato. Eu reconheço e entendo que ele tinha grande responsabilidade por isso, embora a baixa qualidade dos defensores também tenha contribuído muito para os resultados ruins. Era questão de acertar, de mudar peças. Algo factível e não tão difícil num time que já tinha uma organização. Algo que uma conversa da diretoria com ele poderia ter resolvido, caso houvesse habilidade, conhecimento de futebol e vontade por parte de Mário e Dotô.

      Mas o destino de Diniz já estava definido logo após a contagem do último voto. O Dotô queria Abel : sifu. Depois, aceitou Dorival : sifu. No final, inventou OO : nosfu.

      Os números ofensivos de Diniz eram muito bons, mas temos jogadores que têm extrema dificuldade de converter em gols as oportunidades criadas, algo que já vinha do ano passado. O papel do treinador é criar condições para que o time crie chances, mas chutar é com os jogadores.

      Afora isso, não há como desconsiderar as garfadas da arbitragem, com VAR e tudo. Teríamos, no mínimo, mais 10 pontos e essa conversa não estaria acontecendo.

      Então, o que você faz (habilmente, há que se reconhecer) é simplificar o contexto, omitir alguns aspectos, estuprar a lógica e vaticinar : se o resultado de Diniz era praticamente igual ao do OO, logo, os times eram iguais e ambos os treinadores são mesma porcaria.

      Não apenas o scout dos tempos de Diniz era muito superior ao de OO, comprovando uma maior organização (algo que se constata em campo), como a média de público do Fluminense nesse ano se aproximava da média de 2012, algo que não aconteceu em nenhum dos anos seguintes.

      Talvez seja isso que te incomode : esse time cujo estilo você detestava (ok, gosto não se discute, apenas se lamenta) chamou de volta a torcida, que na sua maioria ainda apóia o trabalho que estava sendo feito.

      Não é preciso muita inteligência, nem capacidade de observação para se chegar ao óbvio : o time do Diniz estava muito mais próximo de uma sequência de bons resultados do que está hoje, jogando como um bando de peladeiros de várzea.

      Como eu disse em outro post . trocamos alguma coisa por absolutamente nada.

      Pra terminar, não, não há como repetir 2009, por várias razões :

      1 – O futebol brasileiro evoluiu taticamente, ainda que esteja longe dos padrões europeus. Não basta escalar direitinho e colocar o time em campo. É preciso um grau maior de organização, que só se alcança com treinamento, já que os espaços são menores e as linhas dos times já não são tão espaçadas como eram em 2009;

      2 – Não temos nada parecido com o quarteto que fez a diferença em 2009 : Fred, Conca, Mariano e Michael Bolt;

      3 – Nossos reservas são sofríveis e se há alguma esperança, ela repousa em jogadores que, embora sejam promissores, são muito jovens para levar nas costas essa tarefa complicada. Marcos Paulo, João Pedro e mesmo Caio Henrique e Allan. Temos alguns jogadores Sub-20 muito bons e que poderiam (e deveriam) ser aproveitados, mas devido à pouca experiência e maturidade, apenas no banco, entrando em algumas situações : André (volante), Martinelli (meia), Evanilson (centro-avante) e Calligari (volante e lateral-direito);

      4 – Não há treinadores brasileiros que o Flu tenha condições de pagar, disponíveis no mercado, que possam assumir o papel assumido pelo Cuca. Talvez haja estrangeiros, mas o tempo é muito curto pra se conseguir os resultados necessários. Perdemos tempo nesses 6 jogos sob a direção do OO. Se um treinador bom tivesse vindo no lugar do Diniz, a essa altura já estaríamos vendo algum resultado. Pelo jeito, iremos para o sétimo jogo, quiçá o oitavo e se perdermos essas duas partidas, o que é bem provável, talvez já não haja tempo pra mais nada.

      Numa coisa concordamos : com OO, cairemos.

      Veja só como é a vida ! Eu, hoje, estou a cumprir o seu papel preferido : o de pessimista inveterado.Já comecei meu processo de aceitação do rebaixamento.

      Enquanto isso, é você quem ainda guarda alguma esperança. Rs.

      ST

      1. Permita-me um pitaco, caro Claudio : O Futebol é uma atividade de resultados, sim !
        110% dos técnicos demitidos, o foram por conta de maus resultados.
        O finado Diniz deu mostras de ser muito competente na arte de errar e de teimar.
        Creio que a decisão de demiti-lo foi acertada.
        O mesmo acerto não sei se ocorreu na contratação do OO.
        E, cá pra nós, estão botando toda a culpa no OO, o que é de uma injustiça sem tamanho.
        Na minha opinião a maior responsabilidade deve pesar sobre a diretoria, que vendeu todos os jogadores que despontavam com algum brilhareco, por pequeno que fosse.
        Exemplos : Ayrton Beijim, Ibañez, Richard, Sornoza, Wendel, Jadson, Everaldo, Luciano, Pedro, Calazans, etc. Só aí já temos um time completo de jogadores MUITO MELHORES do que qualquer um destes que estão no elenco.
        Repetindo minha frase já exposta aqui :
        ” Vendemos os melhores para pagar em dia os salários dos (piores) que ficaram “.

        1. Qualé, Amaury?
          Estes jogadores todos entraram no time e foram devidamente esculhambados pela douta torcida tricolor deste blog.
          Esses rapazes todos foram embora e estão jogando em outros times da série A, mas, no Flu, eram merdas que não podiam vestir a camisa tricolor.
          Jogador nenhum do nosso time presta se perder um jogo.
          (25/09)
          >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

        2. Muito boa sua última frase.
          Se você me permite faria uma pequena alteração que me parece mais adequada: “Vendemos os que tinham mercado (possivelmente os melhores) para pagar os salários dos que não tem (possivelmente os piores)”.
          Um abraço, sempre atuante Amaury.

        3. Não adianta Amaury, eu desisto.
          Cláudio, com todo o respeito, o seu pensamento é o mesmo daquele grupo Flu 2050 que queria ‘preparar’ o clube para daqui a 30 ou 35 anos.
          Nem vou dizer o q penso dessas pessoas.
          A ÚNICA torcida q pensa dessa maneira é a pacata e passiva torcida do Fluminense.
          Se não fossem os resultados, o Flu não seria campeão brasileiro de 2010 nem de 2012.
          Só completando… não sou pessimista inveterado…sou realista inveterado. 9 em cada 10 tricolores q eu converso, dizem q não aguentam mais assistir esse time de sanguessugas.

        4. Caro Amaury,

          É evidente que os resultados importam e são até fundamentais, em última análise.

          Todavia, estes não podem ser tomados isoladamente, sob pena de se perder uma série de informações que são fundamentais, no fim das contas, para obtenção dos resultados desejados.

          Saber porque se ganhou, ou como se perdeu, permite aperfeiçoar aquilo que já funciona ou corrigir falhas que tenham conduzido o time a derrotas.

          Analisar as derrotas do time, na época sob o comando do Diniz, sem se levar em conta as circunstâncias em que elas ocorreram é desonesto e improdutivo.

          Assim como considero desonesto e improdutivo festejar as poucas vitórias que o Osvaldo conseguiu desde que assumiu time.

          Com Diniz perdemos, com frequência, injustamente, assim como com OO ganhamos duas vezes também injustamente.

          Ainda que os percentuais de aproveitamento sejam muito próximos é razoável dizer que os trabalhos são similares ? Que os dois treinadores estão hoje no mesmo padrão ?

          Ainda que você não concorde com os conceitos de jogo do Diniz e que você tenha considerado correta a sua demissão, tenho certeza de que o o que você via em campo na época do treinador anterior o agradava muito mais.

          Ainda que o futebol não seja de todo previsível, me parece evidente que um time bem articulado e organizado com as peças escaladas nos seus devidos lugares tenda a estar muito mais próximo das vitórias do que um que não passa de um amontoado de jogadores perdidos em campo como é o caso do time de Oswaldo de Oliveira.

          Logo, sendo lógico, ainda que os resultados possam ser semelhantes, se tratam de times e trabalhos completamente diferentes e que não podem ser comparados apenas a partir de vitórias e derrotas obtidas.

          Também me soa evidente que qualquer esforço para ajustar o esquema de jogo de Diniz seria muito menor do que o que terá que ser feito caso Osvaldo deixe o time nas próximas rodadas.

          No primeiro caso tínhamos um time organizado que precisava de pequenos ajustes enquanto no último temos terra arrasada.

          Esse é meu ponto : não há como comparar alhos com bugalhos, ainda que a grafia e o som possam ser parecidos aos olhos e ouvidos dos mais desatentos.

          ST

        5. Não há a menor dúvida : a venda de jogadores promissores, e que hoje poderiam estar ajudando o time, tem grande peso na nossa situação atual.

          Mas a torcida votante, movida por um ódio irracional e por uma esperança infundada, escolheram pessoas que por suas ações no passado, se consideradas racionalmente, não tinham a menor condição de reverter o quadro de degeneração financeira e técnica herdados da administração Abad (que por sua vez também foi herdeiro de desastres oriundos de diversas administrações passadas).

          Não há saída para o Fluminense sem a união de todas as correntes políticas e o aproveitamento das melhores ideias, tudo isso desprovido de vaidade e desejos mesquinhos de poder.

          Pena isso, a princípio, não passar de um delírio meu.

          ST

      2. Piada. Tu estás de sacanagem. Diniz é um perdedor e a vitória é mais importante que a performance sim. Ganhar 3 pontos jogando mal vale mais que jogar barbaridade e ficar com 0 pontos. Os números ofensivos de Diniz eram uma merda, uma inutilidade só. 1250 ataques pró e 1 ou 2 gols “” fazidos””. Os números defensivos, uma merda pior ainda: 1250 ataques adversários e 1260 gols levados. Mas beleza, torça para o perdedor voltar, o que aliás retrata mais a nossa torcida atualmente.

        1. Cleber, pare um pouquinho e pense no que vc disse… ganhar jogando mal…
          A logica diz que se vc jogar mal sempre em um campeonato de 38 rodadas seu time muito provsvelmente estará em dificuldades. Se se time desempenha bem provavelmente ao longo do tempo teremos bons resultados.
          Ou seja, os que defendem resultado deveriam pensar mais um pouquinho pois para se ter resultado tem de ter processo, treino, padrão e etc…
          Estamos colhendo o que a minoria da torcida junto com CB plantaram… a destruição de uma ideia de jogo que funcionava. O resultado podia vir ou não mas estávamos mais perto dele.

          1. Não adianta tentar conversar com analfabeto funcional. Eu escrevo que uma boa performance aproxima o time da vitória e os caras entendem que eu não me importo com o resultado.

            Escrevo que o time com o Diniz tinha problemas defensivos e os caras entendem que eu achava o time perfeito.

            O pior é que o time agora continua com os mesmos problemas defensivos, mas não chuta mais a gol, não desarma, não tem posse de bola etc. KKKKKK

            ST

        2. Realmente é duro de entender isso.
          30% de aproveitamento histórico e bi rebaixador no BR.
          20 gols tomados em 15 jogos!
          Vai entender…
          ST

  2. Bom dia.
    Mais uma rodada iniciando, mais sofrimentos à vista.
    Queria dividir com os amigos uma questão: não acham que o time piorou com a saída do Daniel do time?
    Tava pensando nisso ontém.
    Pra fechar, chega de Yoni, chega de Ganso sem sangue derrubador de técnico, chega de Digão!
    Tá esperando o que prá colocar o Caio Henrique com o Allan no meio, voltar com o Daniel e o Marcos Paulo junto com o JP na frente?
    OO bundão!
    Cocô cheiroso de merda!

    1. Tinho foi com Daniel que não fizemos pontos nas primeiras 15 rodadas , Daniel é jogador para time médio e pequeno , acho que o Flu não vai cair se pagarem os salários em dia , temos 05 bons jogadores na minha opinião Nino, Caio Henrique , Allan , Ganso e João Pedro .
      A diretoria tem que fazer a parte dela ou seja pagar os salários , mandar Oswaldo embora (escrevi aqui , contratou para ficar 10 jogos , é fraco) e barras jogadores que não querem ficar
      Tem que barrar Yony Gonzalez .
      abraço

      1. Concordo com vc: salário atrasado é o que está por trás de tudo isso.
        Ou o Fluminense resolve isso de uma vez por todas, ou vai cair.
        Sinto vergonha.
        Abços

        1. Não concordo muito com isso, pois existem outros times na mesma situação de atrasos. Não é exclusividade do Flu.
          Agora, jogador tem que ser muito burro se fizer boicote por atrasos, pois ele sabe muito bem que o clube vive de classificações nos torneios que disputa.
          Para mim está faltando mesmo é futebol e ética.
          ST

    2. Olá Tinho,

      O Daniel, para mim, é aquele jogador que não é o protagonista. Não resolvendo jogo. E se seus companheiros estiverem mal ele acaba sucumbindo à improdutividade dos outros.

      Mas, por outro lado, ele parece ser a segunda voz de vários jogadores que podem jogar com ele ou, melhor, tirando dele a responsabilidade da criação sozinho de jogadas do time.

      É meia que não chuta e não tem aquela vontade de fazer gols. Por isso tem a antipatia de muitos torcedores.

      No time atual tem vaga no time para completar o Ganso.

      Mas não é o ideal, segundo penso.

      ST

  3. Cagão por cagão, voto no Marcão!
    Como diria o Tiririca, pior do que está não fica!
    Fora com o OO, ponham o Marcão que se dá bem com a galera.
    Marcão reúne a putada no meio de campo, tem um papo direto e reto com os caras, assunta qual a melhor forma de jogar na opinião dos caras, vê quem tá a fim e quem não tá, combina um esforço coletivo pra sair da merda e pronto!
    Se der certo, deu, se não der certo, foda-se! NINGUÉM HAVERÁ DE QUERER ASSUMIR O FLUMINENSE NESTE MOMENTO, PORRA! Quem é doido?
    Às vezes, durante os meus períodos de imensa tristeza tricolor, eu ficou pensando que o Fluminense precisa mesmo ‘beijar a lona’, ir pra Série B novamente, pra poder se reinventar e renascer das cinzas, ou então acabar de vez como clube de futebol, porque todo ano é essa mesma merda, esse mesmo sufoco.
    Viramos Fluminense Indústria e Comércio de Jogadores de Futebol Ltda!, deixamos de ser o “Football Club”.
    Criamos jogadores, vendemos (mal vendidos), o dinheiro some e o time faz tempo é uma merda, uma bosta, envergonha e alucina a torcida, ganha porra alguma, vive batendo na trave do rebaixamento… então deixa essa merda cair de vez,

  4. Bom dia.
    Celso Barros garante OO e desmente conversa de Angione com Diniz ou outro técnico.

    Alguém aqui acha que CB seria capaz de reconhecer um erro?

    Vamos morrer abraçados com OO e quando a vaca já tiver ido para o brejo vão demiti-lo para dizer que tentaram de tudo.

    Acho engraçado o seguinte:

    Com o anterior o time jogava bem mas como o resultado não vinha o CB demitiu dizendo que resultado era importante

    Com o atual o time joga mal, o resultado não vem mas parece que agora deixou de ser importante, que importante é acreditar no “pojeto” (By Luxa).

    Eu não entendo…alguém do blog se habilita a explicar esta lógica???????

    1. O grupo não está correspondendo. Antes mesmo de trocar o técnico, tem que chamar a responsabilidade para os jogadores. .Percebe-se claramente que boa parte ligou o botão do f* da-se, pq sabem que não estarão lá ano que vem . O orgulho do Celso não permitiria a volta do Diniz . Da mesma forma que trazer o Diniz pro time jogar bonito e continuar não ganhando seria vergonhoso para todos. Difícil arriscar.
      O time é esse aí. Esses jogadores que devem resolver o problema. Independentemente de técnico. Naquela parada técnica contra o Goiás deu pra perceber claramente que ninguém se importava com o que Osvaldo dizia. Todos ali, só esperavam o apito final.

      1. Isso aí.
        Se estivesse ainda com Diniz e perdendo todos iriam pedir a cabeça dele.
        O time é esse e agora dependemos dele.
        Sofrimento total .
        ST

    2. O importante para o canalha não é o que eu e você pensamos, e sim o dinheiro que ele vai por no bolso.
      Independe de resultados do futebol, o canalha está cagando pra isso. Quando ele decidiu que ia demitir o Diniz, estava resolvido que o Fluminense não tem a menor importância, pelo menos pra ele.

    3. Além da burrice, há a arrogância. Ao final, na hora em que o time estiver na Série B, essas merdas desaparecerão do mapa.

      Ainda acho cedo pra se tirar alguma conclusão sobre o que será essa administração, mas até agora a única novidade relevante foi a intervenção desastrada do Dotô demitindo o Diniz e contratando essa merda de OO.

      ST

  5. Estive a fazer uma pesquisa rápida de técnicos brasileiros que ainda estão parados no mercado:

    Abel Braga, Tiago Larghi, Maurício Barbieri, Felipão, Givanildo, Dorival Jr, Jair Ventura, Joel Santana, Celso Roth e por aí vai. A lista é bem extensa.

    Desses nomes fica até difícil indicar um nome por várias razões.

    Mas tem casos como o Dorival Jr e o Givanildo que possuem experiência em salvar times do rebaixamento. O primeiro foi prova disso no próprio Fluminense.

    A direção não pode é ser irresponsável em trazer agora um técnico do exterior sob pena do resultado não vir a curto prazo.

    E tão pouco não pode ficar esticando a corda a definição do que fazer com o Osvaldo Oliveira sob pena de ver a vaca indo ladeira abaixo no brasileiro.

  6. A diretoria tem que chamar o Departamento médico do Fluminense para esclarecer o que está havendo com o caso Mascarenhas, pois foi esperando a recuperação dele que não se contratou um jogador para a posição há mais tempo. E os custos dele parado?

    Essa estória de ex dirigente da base ter aliciado alguns jogadores para representá-los CONTRA o Fluminense, cabe no mínimo o Clube ir à Justiça para cancelar essa “esperteza” de quem quer ganhar dinheiro fácil.

    Ainda há tempo para a direção tomar a decisão sem direito a errar e contratar um técnico que faça esse time reagir no brasileiro enquanto o Fluminense ainda tem condições de com suas próprias forças sair do Z4.

    Ou vai agir só adotando a política do vender e vender??

    1. Sobre o Mascarenhas, parece que o rapaz optou por fazer uma cirurgia no joelho com um médico particular, em SP. E não se deu bem !
      Aí, resolveu fazer uma segunda cirurgia, também por médico particular.
      Aguardemos o resultado.

  7. Ajurica, se souber a programação , veja se há algum filme bom na faixa das 20 horas na quinta.
    Parece q o time de guerreiros vai continuar com O2, Digão capita, Gilberto lesma, Ganso bicho preguiça e Yoni (sem) disposição.
    Apesar de ser uma seleção, eu não aguento ver isso não…

    Será que o sr. Celso (ou seria soltando) Barros acredita mesmo que esses caras vão correr pelo Oz Valdo?

      1. Pois é! Até o amiguinho dele já percebeu… antes ele dizia: deixa o homem trabalhar, o importante é o Fluzão. E agora fica criticando todo mundo, se esquecendo que o grupo que ele defendia (a famigerada Flu ócio) é que colocou o Flu nesse lamaçal.

  8. Uma coisa é certa… Com OO salvo um milagre cairemos.
    Para sair disto:
    1 – Tenta trazer um técnico estrangeiro (vejam os sufocos que os brasileiros passam quando jogam Sula e Liberta contra times muito mais fracos)
    2 – REZAR, REZAR e REZAR mais um pouquinho.

    Para os que querem a recontratação do Diniz na minha opinião teria que tirar o CB, do contrário não vai funcionar e assim mesmo Mário vai ter de ter peito de jogar na conta dele (CB) a demissão do Diniz.

    Ou algum brilhante Tricolor inventa a máquina do tempo e volta para 5 min antes do CB ir cobrar o elenco e treinador da forma como foi feita, dá uma surra nele e corta a língua dele. feito isto acho que não estaríamos beirando o desespero como estamos agora.

    1. Márcio Cês, das opções que vc elencou, fico com REZAR, REZAR, REZAR… companheiro desde a chegada desses infelizes no nosso amado Fluminense, é só o q tenho feito.
      Corja de bandidos… só demente para esquecer o q esses bandidos fizeram com o Fluminense. O MB era empresário de jogadores na surdina, quando o Peter soube, demitiu sumariamente. O escroque do CB, feriu o nosso Fluminense de morte, quando pois fim unilateralmente a parceria. Não satisfeito, acionou o Fluminense na justiça. Agora, diz são esses canalhas q vão salvar o Fluminense?

      1. Ora, Oni, vamos com calma. Você está meio exaltado,

        Na verdade, o Peter, pelo menos, ganhou um campeonato, e o time ficou ainda ali por cima um tempinho, fazendo alguma figuração, já que herdou um time ainda com um mínimo de organização, mas o deixou já meio trocando as pernas.
        .
        Já o Abad parece ter dirigido o clube do mesmo modo como certos gestores públicos fazem – empoleirados nos seus cargos, sem nenhuma obrigação de fazer nada, sem precisar disputar mercado, concorrência, nadinha, deixando o barco correr -, já que ele não tinha grana. E, pensando bem, ele bem poderia ter entregue o comando a outro, e pedir desculpas pelo que não fez pois o seu trabalho não lhe permitia dar assistência ideal ao clube.

        Este presidente de agora também parece meio paradão, naquela de que não tem culpa por não ter dinheiro, e fica morrinhando, não mostra a cara, não discute nada, e a formiguinha está arrastando asa para o lado do elefante.
        Então, podemos dizer que o nosso time que está entrando em campo está sem nenhum comando efetivo desde lá detrás, né não?

        Acho que a solução seja encontrar um presidente fedor de clube e de Fluminense, muito entendido no assunto, que fique lá todo o tempo em que houver atividade, desses que a esposa manda alguém la pegar e o levar para casa.

        Então, esses engravatados todos já provaram que não dão para o negócio, e nem vale ficar defendendo ou atacando qualquer um deles. São farinha do mesmo saco.
        (24/09)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

        1. Concordo com sua visão, PCA.
          Todavia, não posso deixar de reconhecer o quão é importante para o Fluminense, a revitalização de Xerém, CT de profissionais, Democratização do clube, o sócio escolhendo o presidente, e o tetracampeonato q conquistamos. Sei, reconheço, sou agradecido a todos q participaram dos feitos. Mas, não posso compreender como o CB foi capaz de encerrar uma parceria de anos, e de modo unilateral, não satisfeito colocou o Fluminense na justiça!
          PCA, explica isso…Em q momento o CB é tricolor?

  9. Hola Tricolores,
    Até para não ser mal educado ou deselegante, esperei esfriar a cabeça para postar algo por aqui. Mas em resposta a sua pergunta Nobre Garcez, o que espero é uma atitude de alteridade e nesse sentido a saída imediata do Oswaldo de Oliveira. Sabemos que esse não é o único ponto a ser atacado, mas todas as outras coisas, e são muitas, tem perspectiva de médio e longo prazos. E tempo num campeonato de pontos corridos, com o time literalmente na zona, é artigo que não dispomos. Por hora fico por aqui. Tá sinistro pensar no FLU.
    ST

  10. Porra demite logo, até marcao é melhor. Mario seu bosque, estudando se vai pedir a liberacao?????? O abad é tão incompetente que tentou tentou e nao conseguiu nos rebaixar, ja você acha que vai conseguir.

  11. Os ‘gestores’ do Fluminense têm a cultura dos feirantes, com todo respeito a essa categoria.
    Sim, porque administram o clube como se fosse uma Feira Livre.

    À medida em que os jogadores despontavam, eram vendidos ao primeiro cliente que aparecia.
    Só que tem um detalhe : quando você deixa o cliente escolher as melhores frutas do cesto e vende apenas aquelas, o que sobrará em seu cesto ?
    Você ficará com o que chamamos de ” resto de feira “.

    Pois bem, o Fluminense tem, hoje, um time que representa o ‘resto da feira de 2019’.

    Então, bolas, por que razão todos (incluso eu) ficam reclamando de estarmos na zona de rebaixamento ?
    Este é o resumo das temerariamente incompetentes gestões tricolores :
    Vendemos os melhores, para pagar os salários dos (piores) que ficaram.
    E, como sub-produto (ou super-produto, sei lá) vamos rebaixar o clube para a Série B.
    Não nos esqueçamos do detalhe : os tais ‘piores’ que ficaram em nosso cesto certamente vão deixar o clube ao final de 2019.
    O que quer dizer que nós é que vamos sofrer aturando o clube na segundona.

    1. Frase perfeita Amaury (“Vendemos os melhores, para pagar os salários dos (piores) que ficaram”). A situação calamitosa atual é fruto direto das terríveis administrações anteriores e seis incontáveis erros.

    2. Tá esquecendo de um detalhe, Amaury, o Fluminense pertence a sua torcida! Na analogia do feirante, precisamos saber se o simpático é empregado, ou autônomo. Sendo o dono da banca, certamente, irá separar os melhores vegetais, frutas, legumes para seu (dele) consumo, sendo empregado, não tá nem aí, Amaury. Xiiiii, rimou.
      Acho que é o q acontece com o nosso sócio torcedor! Pois, conforme o MB, são apenas 14 mil em um universo de 5 milhões.
      Registro, pois, a sua campanha, aqui no blog, para associação.
      Conclusão: a torcida do Fluminense, só quer reclamar… não quer fazer parte da solução.

    3. Ora, Amaury, está lá no Netflu que havia um diretor da base que vendia a molecada, e está sendo chamado para conversas. Veja lá.
      Está dito, também, que venderam um garoto volante para os árabes nestes dias e outro antes, assim meio por baixo dos panos. .
      E è só isso tudo.
      (24/09)
      <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

      1. PCA, tem ideia de quantos foram vendidos de 2017 até hoje? depois alguns ficam bicudos, quando digo q o trabalho é notável. Desde a saída da Unimed, é graças ao trabalho do notável que segura a onda.

  12. A mitologia grega nos trouxe a figura do ” Amor Dionizíaco “.

    Agora, a falta de profissionalismo do futebol tricolor criou o ” Amor Dinizíaco “, no Clube.
    Estão – todos os jogadores – em uma sofrência só ! Choram rios ! Choram cachoeiras de lágrimais !

    Como dizia o outro : ” Tá faltando homem naquela zona ” !

  13. Minha opinião:
    Yoni, Ganso e Nenê, RUA porque não querem nada.
    Digão e Gilberto, RUA porque não jogam nada.
    João Pedro, banco por enquanto, porque joga muito menos do que acha que joga e está atrapalhando prendendo a bola.
    Caio Henrique e Allan no meio do campo, o que poderá ser a possível salvação.
    Wellington Nem, titular.
    As outras posições, qualquer um desde que esteja disposto a correr e suar sangue.
    O goleiro Muriel, evidentemente, fica porque é muito bom.
    Treinador: Diniz nos colocou neste inferno, Oswaldo, não dá, então: qualquer um que seja barato e que tenha ao menos entusiasmo (pode ser até o Marcão) porque todos os caros não prestam, já sabemos disso.

    1. Ora, Concere, não fique atiçando esses caras, porque eles ouviram esses conselhos oriundos deste blog, essa de mandar pra rua, como este seu, e meteram o pé na jaca, e deu nessa do Zap que o clube paga até hoje.
      24/09
      *******************************************************

      1. Ninguém aqui no Blog pediu a contratação do OO, PCA.
        Por outro lado, a demissão do Diniz fazia-se necessária, pela péssima performance no Brasileirão, com pífia performance de 32% e descendo a ladeira sem freios e na banguela.

  14. 08 de junho de 2019.
    O começo da derrocada!

    Mário Bittencourt é eleito novo presidente do Fluminense e diz: “Clube está mais vivo do que nunca”.
    – “O Fluminense está mais vivo do que nunca. É um clube que tem 5 milhões de torcedores, nossa marca é atrativa. Tanto que a nossa Chapa foi procurada por empresas na eleição. Nós somos a história do futebol brasileiro e é inadmissível que quem sente nessa cadeira não entenda isso”.

    Isto posto, tirem suas conclusões!
    A minha: Éramos felizes e não sabíamos!

    Cadê as empresas que disse ter procurado a sua chapa na eleição?

    Está jogando a história do futebol brasileiro no LIXO!
    Não sabe, não tem capacidade para sentar na cadeira de presidente do Fluminense!

      1. Você tem a resposta, Andrei.
        Vou te ajudar a lembrar… Revitalização de Xerém – nosso banco, nosso garantidor, nosso sustento. Ontem o MB, vendeu mais um. A propósito, em 100 dias, o MB já vendeu quantos?
        continuamos…CT de profissionais. Já pensou? só tínhamos Laranjeiras e ratazanas by Muricy;
        Democracia na escolha do presidente. Sócio torcedor escolhendo o presidente;
        Tetracampeão brasileiro! Éramos bicampeão – subimos de status, diminuímos a distância para o Flamengo.
        Lembrou? Tá bom para você?
        Ah, nos deixou na série A. Elite do futebol brasileiro.

        1. Hummmm…
          O título de 2012 foi herança da gestão anterior.
          Venda de jogador sempre houve e sempre haverá, não seja ingênuo.
          E só ficamos na série A graças à portuguesa, pois no campo fomos sim rebaixados, você deve se lembrar disso.
          Então não é como você pensa.
          Tá bom pra você?
          Não é você quem pedia dignidade, deixa os caras trabalharem, não acusem sem provas, blá, blá, blá?
          O mundo dá voltas né?
          ST

          1. Assunto requentado, Andrei.
            Esperava replica mais consistente.
            Eu, continuo acreditando nos mesmos valores… dignidade, verdade real etc.,

    1. O que esperar?

      Nao tem que esperar!

      É a hora de reconstruir o Fluminense como clube grandioso e de vanguarda que sempre foi na historia do futebol mundial.

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Maiores_p%C3%BAblicos_do_Fluminense_Football_Club

      58 jogos com mais de 100 mil torcedores
      81 jogos com mais de 90 mil torcedores

      04 titulos Nacionais
      01 Copa do Brasil
      01 BR serie C
      um monte de Taças nacionais e internacionais
      01 Campeonato Mundial 1952
      O maior campeão carioca 31 titulos, do seculo 20, quando tinha valor.

      01 Taça olimpica, unico clube do Mundo com essa honraria

      Há 100 anos atras o Fluminense tinha o maior estadio do Brasil

      Vamos reconstruir essa historia gloriosa do Fluzão!

      Quem faz estadios hoje são as empresas, que precisam de um time pra emprestar seu nome, a sua historia de glorias pra justificar a parceria.

      Tem uma lista de empresas da Asia e do Oriente Medio chegando, ansiosas pra aparecer.

      O empreendimento não tem nada a ver com a diretoria executiva, não é daí que sai o dinheiro.

      Ou o Fluminense começa a se reconstruir ou acaba como um clubezinho zona sul com um montinho de torcedores, refem da administração de um fundo abutre, sem qualquer compromisso alem do proprio bolso.

      É MUITA HISTORIA PRA SER ESQUECIDA.

      1. Olá, Guilherme, leia ali atrás um comentário que fiz para o Nando, e falando sobre isso que você diz também .
        (24/09) 18:57hs
        ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

        1. PCA
          O publico presente nos esportes, nos estadios, tem crescido em todos os lugares do mundo.

          Ninguem diminuiu o tamanho de seus estadios, só Brasil,
          pra favorecer um esquemão de roubalheira na construção para a copa do mundo. Tipo assim, quanto menos assentos, mais dinheiro sobrava da obra superfaturada.
          A necessidade de favorecer a Globo, não permitiu que após a Copa, os preços voltassem a realidade do bolso do brasileiro. Pra televisão sempre foi negocio o estadio vazio e o sofá da sala de tv, sempre cheio, com pay per view ou tv aberta, tanto faz pro monopolio. Com ingresso por 20 na geral e 50 na arquibancada, o Flamengo hoje coloca 150 mil em todos os jogos.

          Se o Fluminense partir pra um GRANDE projeto, um grande estadio, o sócio torcedor decola pra mais de 100 mil associados em um ano.

          Se não dá pro torcedor vibrar com o time fuleiro que temos, então vamos vibrar com projetos grandiosos pra recolocar o Fluzão no lugar de honra que temos na historia do futebol.

          Nessa politica de vender o almoço de Xerem pra pagar a janta do timeco profissional, esquece.

          Se pensarmos pequeno, vamos desaparecer.

          A reconstrução do time vem depois, com visibilidade e patrocinios a partir de um grande estadio, uma obra pra encher todo mundo de orgulho.

          Samsung Stadium
          Huawei Arena…

          Não vai faltar parceiros, se for pra um negocio grande!!!

          Historia, o Tricolor tem de sobra

  15. Senhores,

    Estou colando aqui o comentário que fiz em um link do Netflu. Não consigo vislumbrar nada mais a ser feito. E se não for o Felipão será alguém que tenha esse perfil e esteja livre no mercado.

    Como diz o Croupier, as apostas estão abertas…

    Segue o texto do meu comentário:

    “Caros,

    Pela demora no clube em se chegar a qualquer conclusão acerca do que deve ser feito, já estou imaginando que se deva chegar bem próximo de um ponto crítico para, aí sim, partir para o desespero. Digo, em verdade, um maior desespero.

    Tentarão quem possa colocar essa turma aí para jogar. Virá aquele que domine o grupo para dele retirar o esforço final.

    Neste caso, não me surpreenderei se vierem de Felipão. Será a nossa Copa do Mundo.”

    ST

  16. Mudando um pouco de assunto (até pra desestressar), a Marinha americana, muito graças ao ex-vocalista do Blink 182 Tom DeLonge, confirmou a veracidade de vários vídeos que mostram OVNIs…ou seja, eles (os aliens) estão por aí, acreditem ou não.
    Prestem bastante atenção… eles parecem ter uma aparência hominídea (ou ‘mulhernídia), muito semelhantes aos terráqueos, sendo que alguns se diferenciam por usarem um artefato de aspecto róseo na altura dos olhos…tem comportamento estranho, gostam de tumultuar, bajular determinadas pessoas e não entendem nada de esportes coletivos (principalmente futebol)… esse último aspecto é irrelevante, apenas por curiosidade.
    Os OVNIs estão por aí… e os lunáticos, marcianos e venusianos também. Prestem atenção!
    https://www.megacurioso.com.br/misterios/112043-marinha-americana-admite-que-videos-de-ovnis-sao-reais.htm

    1. Pois é, Amiguinho desesperado agora.

      Eu acho bom esses papos aleatórios sobre outros assuntos, e já provoquei vários aqui, mas a galera diz que “é só futebol que tem que ser tratado no blog”

      Sobre essa de habitantes de outros planetas entre nós, isso já foi tratado, muito intensamente, logo após a 2ª Guerra Mundial, pois saíram livros sobre isso, e gente jurava ter visto esses Ovnis, que eram discos voadores naqueles tempos. Gente via isso como diziam ver assombrações.

      Mas já houve reportagem sobre o tema, há um tempinho, que diziam que os americanos, logo após aquela guerra, e já entrando na era do jato, desenvolveram todas as espécies de objetos que poderiam voar, e os testavam no interior do seu vasto país, secretamente, e fizeram até uma asa voadora, que era só isso, sem qualquer fuselagem como aviões têm, e vários desses bagulhos voadores podem ter sido visto por alguém, como comandantes de aviões de passageiros viam e detonavam para o mundo.

      Mas, hoje, com este inacreditável telescópio Hublle – sobrenome do astrônomo Edwin Powel -, fotografando galáxias a 300 milhões de anos luz da Terra, já é dito pela equipe dele mesmo que a possibilidade de estarmos sozinhos nesse imensurável universo é quase cem por cento.

      Portanto, não fique cansando mais o seu atormentado cérebro tricolor, pensando que, num futuro próximo, possa ficar tenso vendo o Fluminense disputando um jogo num planeta parecido com o nosso por aí e ameaçado de ir para a segundona dessa competição.
      Fique calmo, amiguinho. Não sofra.
      (24/09)
      hihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihi

      1. Fico com as palavras do nosso querido Carl (agnóstico como ele só)…

        Qual seria a probabilidade de que uma única estrela comum, como o Sol, esteja acompanhada por somente um planeta habitado? Por que seríamos nós tão afortunados? Para mim, parece bem mais provável que o universo seja repleto de vida
        – Carl Sagan, cientista, autor e revolucionário pensador.

        Se tiver a oportunidade, assista o filme ‘Contato’, amiguinho.
        Eles estão por aí…
        aqui mesmo no blog, temos um…

        1. Ora, ora, Carl Sagan, amiguinho, conversou fiado por muito tempo, e só tentando provocar debate sobre esse tema. Na realidade, demonstrava curiosidade pura, e formulava muito mais questões interrogativas do que afirmava alguma coisa.

          Esses filmes todos sobre seres de outros planetas por aqui, nunca deixaram nada de esclarecimento sobre a questão, e fizeram vários ultimamente.
          Mas, lá nos anos vinte, segundo a história das revistas em quadrinhos, já fizeram o herói espacial Flash Gordon, que já andava por outros planetas e recebia seus habitantes por aqui. Depois, virou filme também.

          Mas, que eu soubesse, esse filme Contato era um enredo sobre espiritismo, né não? É a esse mesmo que você se refere?
          .
          Sobre haver algum habitante das galáxias neste blog, eu já imagino que há muitos mais, e chegados mais recentemente, pelo fato de não entenderem que o futebol carioca já foi fortíssimo, que na copa de 58 botou sete jogadores titulares na seleção campeã, seis na Bi em 62, quatro na de 70, e por aí.

          Nesse tempo, o Maraca não pegava menos de oitenta mil torcedores nos clássicos entre os quatro grandes.
          Estes alienígenas não sabem desse passado, e ficam pensando que o futebol carioca tem aquele poder de outrora. .
          (24/09)
          >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.

          1. Quanto ao filme Contato é uma adaptação de um livro do próprio Sagan de ficção científica, mas basicamente sobre o confronto entre a ciência (razão) e religião (fé), embora eu acredite na fé raciocinada… há espaço pros dois.
            É muito mais aceitável do q bobagens como ‘Guerra dos Mundos’ ou ‘Independence day’, que mostram Aliens malvados e os Estados Unidos salvando a Terra.

            Quanto ao ser do espaço, vc sabe q ele veio em um OVNI e inclusive conseguiu te abduzir com as suas baboseiras e sandices.

            1. Neca, neca, malandro, qualé?
              Este verbo é muito forte para você usar numa questão como esta de discussão sobre um esporte do qual conheço todos os quadrantes por experiência própria empírica até porque no futebol só esse método tem validade. .
              Mas, não só sobre este esporte, mas sobre muitas coisas é difícil alguém me tirar do rumo, cara.
              Cuidado para você não se deixar seduzir por ninguém. Fique esperto.
              24/09
              xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

              1. Mas amiguinho, vc também já notou que o seu amiguinho está completamente alucinado e perdeu totalmente a noção.
                Sem essa de sedução… os que estão totalmente seduzidos são as ‘viúvas’ do ex-treinador que querem pq que querem a volta desse lunático que queria que um time com Agenor, Digão e Ayrton aprendesse a jogar como o carrossel holandês.

  17. Manhã de terça-feira e Oswaldo de Oliveira ainda permanece como treinador. Como fica isso senhor presidente MB ? Delegação desembarcando por saída alternativa para fugir da torcida. O senhor assumiu para fazer DIFERENTE e não para ser o “novo Pedro Abad”. Kd a cobrança em cima desses pangarés disfarçados de jogadores ? Pode ter certeza que se o senhor continuar com essa postura de “alisador de cabeça” de jogador sem vergonha, coisa tão comum na era Flusocio, vai perder o apoio e o prestigio que o levaram a cadeira de mandatário do clube. Chega de mais do mesmo ! Isso aqui é Fluminense Football Club e não um clubinho de bairro. Pare de dar entrevistasinha que nada acrescenta e comece a AGIR ! A começar pela demissão desse ex-treinador em atividade que a sua administração fez a cagada de contratar. Esse cara não entende nada de futebol e, como motivador de elenco, está mais para coveiro de cemitério, tamanho é o seu desânimo e sua rejeição entre a torcida e os jogadores. Mexa-se Mário !!!

  18. Na minha opinião, não há técnico no mercado que, nesta altura, se disponha a substituir o Oswaldo. Nem aqueles tidos e havidos como porras-loucas
    Só que manter o OO é um voo direto à Série B.
    Pergunto: o Marcão se dá bem com o grupo? Os jogadores tem diálogo com ele? Se a resposta for “sim”, entreguem o comando pro Marcão que, como diria o Tiririca, ‘ pior do que está não fica’.
    Marcão deve ter apreendido alguma com o Diniz e talvez consiga equilibrar o time.
    Se não for assim, fodeu tudo e fodeu de vez!

  19. Fico a imaginar que o Osvaldo de Oliveira teve 1 mês segundo ele para trabalhar e acertar o time é ainda não conseguiu, o que dizer então com os jogos ocorrendo no meio e fim de semana intercalando com diversas viagens de norte a sul?

    E a direção o que ela tem a dizer a respeito?

    1. Querido Washington,

      OO é um ex-treinador em atividade, totalmente ultrapassado em seus conceitos e forma de enxergar o futebol. A época de treinador do “Vamos lá !” e “O nosso time é bom para carvalho !” já ficou para trás. Hoje em dia o bom treinador é aquele que, além de ter boa relação com o grupo de jogadores, sabe fazer as mudanças táticas que o time necessita de acordo com os adversários. Tá certo que o material humano do Flu é um dos piores que já passaram pelas Laranjeiras, mas é inegável a incapacidade do OO de fazer um trabalho, no mínimo, razoável. Não acredito em mudança de cenário enquanto ele continuar lá.

      ST

      1. Rafa, o mercado brasileiro está entupido de treneiros acomodados que ainda tentam inventar a roda.

        E detalhe. Eles fazem beicinho quando vem técnico estrangeiro com outros conceitos sobre o futebol e descem o sarrafo quando os clubes pensam em contratar esses profissionais de fora.

        O problema também é que os jogadores não ajudam ao se implantar nova metodologia de trabalho.

        ST

  20. Como muitas vezes vejo, aqui e em outros fóruns, há gente deixando de lado a lógica e o senso de realidade.

    Se é verdadeira a hipótese de que o Fluminense está sendo sabotado por jogadores que não desejavam a saída do Diniz, o que poderia ser feito, de fato, considerando as enormes deficiências do elenco?

    Por um acaso temos reservas que possam assumir a titularidade e conferir ao time a qualidade necessária para que possamos fugir do rebaixamento?

    Temos no time titular jogadores com alta capacidade de decisão, em torno dos quais seja possível fazer o que a diretoria do Fluminense fez em 2009 em torno de Fred, Mariano, Conca e Michael Bolt, todos os melhor de suas formas na época?

    Então, de nada adianta exigir que a diretoria tome medidas similares ou que afaste jogadores que supostamente estariam boicotando Oswaldo de Oliveira.

    Provavelmente quem os substituir jogará muito pior ou, na melhor das hipóteses, correrá muito mas não terá futebol para suprir as nossas necessidades.

    Não há saída sem a troca de Oswaldo de Oliveira.

    O problema é que, diante da gravidade da nossa situação, não há no mercado, mesmo no futebol estrangeiro, algum treinador que possa em tão pouco tempo restituir a competitividade à equipe, garantindo a sua permanência na série A.

    Mesmo com um técnico estrangeiro muito competente, ou mesmo uma descoberta nacional, ambas as situações improváveis em se tratando de Mário Bittencourt e Celso Barros, os riscos seriam imensos.

    Por estas razões entendo que não haveria melhor alternativa do que a recondução do Diniz ao cargo, embora ache isso improvável.

    Ele já conhece o elenco, os jogadores conhecem seu trabalho e tenho certeza de que em pouquíssimo tempo ele restauraria o jogo perdido na era Oswaldo.

    Agora, se isso garantiria o Fluminense na primeira divisão, não há como prever.

    Foram muitos erros na formação do elenco, inclusive com a participação do próprio Diniz, muitas vendas de jogadores importantes que hoje poderiam prover alternativas para alterar o modelo de jogo e muitos erros de arbitragem que nos tiraram, por baixo, uns 12 ou 15 pontos.

    Se há como minimizar todos esses desastres, que isso seja feito agora.

    Repito : mais quatro ou cinco rodadas com Osvaldo e talvez a nossa situação se torne irreversível.

    ST

    1. Claudio, escrevo baseado no que vejo. E o que vejo, depois da saída do Diniz, é um grupo de jogadores sem compromisso com o jogo. Se isso é planejado, premeditado ou outra coisa previamente acertada, não sei, mas é o que parece.
      Se antes era só a incompetência de Everaldo, Luciano, Yoni, Ganso, Daniel, e em menor escala CHenrique e Alan, agora é a velha incompetência, mais um grupo de jogadores sem compromisso com o jogo.
      Com esse grupo, se definido desde o início que o objetivo era a permanência na série A, qualquer outro resultado mais expressivo no próximo ano, como ida para a Sulamericana, ou Libertadores, seria o bônus.
      Os melhores jogadores do atual elenco são:
      Muriel,
      MFerraz, Mascarenhas,
      MPaulo, Miguel, CHenrique e Alan,
      JPedro.
      Um goleiro, um zagueiro, um lateral esquerdo, quatro meio campistas e um atacante.
      Oito jogadores. Faltam três para um time bom. Faltam dois só para a defesa. Um lateral direito e um zagueiro. E mais um atacante.
      Esse é o retrato hoje. Setembro. Vigésima rodada do brasileiro.
      Aí vem a saga.
      Não tínhamos goleiro. Agora temos.
      Tínhamos dois zagueiros, um foi embora e o outro se machucou, até o fim da temporada. Sobraram Nino e Digão.
      Ficaram BSilva e Airton.
      Everaldo e Luciano que levavam a bola até a área foram embora.
      Ainda não temos lateral direito e o esquerdo não fica bom.
      Se eu continuar não acaba.
      E pintaram o Diniz como responsável pela situação do time na tabela. Acho que nem o chamaram pra perguntar: “o que podemos fazer para ajudar”.
      Por isso tudo acho sim, que tem no mínimo, má vontade do grupo com o “capo Bugsy” e com o “duplo 00”, os responsáveis diretos por essa situação pós Diniz.
      Não esqueçamos, muitos deste jogadores vão embora em dezembro, então quem ficar, é que vai arcar com o peso.

      1. Pois é, meu caro ! Eu não posso afirmar que há sabotagem, nem que não há.

        Mas qual seria a solução? Nossas alternativas são tão poucas e ruins que se tirarmos dois ou três do time já não dá pra repor nem com a metade da qualidade.

        Então, é preciso arrumar um jeito de motivar os caras, mas não vai ser com o Dotô dando uma de xerife, nem com OO e seus métodos da idade da pedra.

        Concordo contigo : uma diretoria mais hábil e conhecedora de futebol certamente teria convencido o Diniz a flexibilizar suas ideais e fechar um pouco a casinha.

        Mas a verdade é que o Dotô, desde que chegou, estava só aguardando uma oportunidade pra colocar o Diniz na rua.

        ST

        1. Quando contrataram o Diniz fiquei esperançoso. Pensei que o futuro do futebol tricolor seria ótimo.
          Esperei que o contratante viesse a público, dizer que o clube estava iniciando o projeto de resgatar o futebol do clube, desde a base.
          Assim sendo, se o time fosse para a série b jogando futebol, para mim não seria o maior dos problemas.
          O grande problema, é que o time parece estar a cada jogo, indo para a série b, entrando em campo, sem jogar futebol.
          Se assim for, como será o futuro desse time que ao final do ano, vai ficar só com os jogadores que não fazem a menor diferença.

    2. Cláudio sei que me chamarão de maluco, mas sinceramente não acho o time ruim. Temos jogadores de muita qualidade, padecem de inexperiência (alguns) de falta de confiança (muitos) mas tem qualidade.
      Nossa zaga é mediana, dá para jogar, tem piores.
      Viramos as costas para um time que jogava bem em função de resultados ruins.
      Este time estava pegando entrosamento e confiança, teve de ser remontado várias vezes devido a muitas saídas de jogadores por causa da crise financeira e que tinha tudo para evoluir, .
      Nossos jogadores estavam encaixando e gostando do sistema de jogo proposto e isto fazia que desempenhassem bem.
      No time atual, não tem padrão, não sabem o que fazer. É a velha tática do todo mundo atrás da linha da bola, chutão, 2 bola, ligação direta ou um toque lateral sem penetração e blá, blá , blá.
      Mas olhem… isso não é um problema do OO não, isto é como jogam Felipão, Abel, Mano, Carile (alguém aguenta ver jogo do “Curintia”, o do Inter que esqueci o nome e 99% dos técnicos brasileiros.
      Quero observar melhor este tal de Thiago Volpi, talvez o Roger (ele iniciou aquele time do Grêmio)…
      É pessoal está foda…

  21. Agora que a casa caiu,,,,que ninguém mais quer saber dessas peladas que faltam, vem o MB e coloca o ingresso a cinco *

    Pode até jogar com o portão aberto que não chega a 2.500 testemunhas.

  22. Olha a bagunça que Nando e sua turma fizeram…OO, MB,CB.
    Fora Nando e sua turma!
    Fora MB,CB,OO!
    Devolvam o nosso Fluminense!
    Futebol é para quem entende!

  23. Com as vitórias de Avaí e CSA, não descarto q o time de guerreiros vá parar na lanterna, se continuar com toda essa vontade.
    Com esses jogadores, esse esquema (vamos lá…nosso time é bom pra carvalho) e toda a vontade demonstrada nós últimos 6 jogos, acho q conquistaremos mais ou menos 1 ponto nos próximos 5 jogos.
    Vamos Fluzão!
    Vamos guerreiros!

  24. Eu sei que esse papel cabe a direção, pois ela foi eleita para dirigir o Fluminense.

    Mesmo assim levanto a bola para a galera do blog analisar o assunto.

    Passado o brasileiro que hoje nem sabemos que futuro espera o Fluminense, o que será desse time que está aí para o ano que vem?

    A maioria desses jogadores tem seus contratos por encerrar no fim do ano.

    Alguns jogadores da base vem sendo negociados para o Fluminense conseguir cobrir a folha de pagamento do futebol. Pode ser que ainda sobre um ou outro para compor a equipe principal.

    O Fluminense não possui caixa para fazer investimentos em jogadores mais qualificados tecnicamente.

    Não tem recursos para bancar uma comissão técnica de peso.

    E tenhamos que admitir que a direção sabe que se o Fluminense for rebaixado, a cota da televisão cai e aí a coisa fica preta. E um pretenso patrocinador master vai pensar o que em estampar sua marca na série B?

    E será que esses dirigentes que estão aí serão capazes de encontrar a solução para esses e outros assuntos que influenciam o dia-a-dia do Fluminense já a partir de dezembro de forma responsável e duradoura?

    1. O que não pode acontecer caro Washington, é o que foi feito em 1996. Com o rebaixamento montaram um time de terceira divisão. O final da história você conhece.
      Independente da divisão ano que vem o que importa é a instituição FFC. Tem que ter um time competitivo para o que for disputar, e um técnico melhor.
      Nada de experiências, também já conhecemos o resultado disso…
      ST

  25. Todos os demais da Z4 estão mostrando vergonha na cara : o Avai venceu o Atl. Mineiro.
    Vejam como ficou a posição da turma do ” não faz onda, não faz marola ” ao final desta rodada :

    Vasco > 24 pontos.
    Ceará > 22.
    Fortaleza > 22.
    CSA > 19.
    Fluminense > 18.
    Cruzeiro > 18.
    Avai > 16.
    Capecoense > 14.

    A persistir a pouca vergonha em nosso time corremos o risco de cair ainda mais, para a última posição, depois dos próximos cinco jogos que teremos.

    1. Amaury, antes o atraso de salário era a desculpa para certos resultados e agora em quem vão se escorar para até fugirem da torcida como aconteceu no desembarque ao chegarem no RJ?

      Não são todos os jogadores que agem assim. Mas alguns nem parecem ser profissionais e fazer a sua parte dentro de campo.

      ST.

      1. Pois é, se atrasa salário é um escândalo, falta de responsabilidade, etc.
        Se o jogador boicota ninguém fala nada.
        Tem que sacar Digão, Gilberto e Gonzáles já na próxima partida. OO já deveria estar treinando uma outra formação.
        ST

    2. Parceiro, o nosso respeito por vc é incomensurável! Tudo, tuuuudooo que está acontecendo com o nosso amado, e por nós, nunca abandonado Fluminense, foi previsto por você, quando do seu comentário a cerca da reunião do nefasto CB x atletas x comissão técnica. Pior de tudo, o escroto, incompetente, com o apoio do igualmente escroto, incompetente MB, não satisfeitos publicizaram a idiotice! Vc chamou atenção para as consequências, aqui no blog, Nando e sua turma de incautos reagiram forte, como sempre, escrevendo bobagens, típico de incautos que são quando o tema é futebol. Amaury, pense no cara puto? multiplique por 1000, eleve ao cubo? esse cara sou EU.
      Fora OO, MB,CB!
      Fora Nando e seus incautos!
      Devolvam o nosso Fluminense!
      Fluminense ame-o ou deixe-o! PQP

      1. Virou uma verdadeira ” gaiola das loucas “, caro Marmund.
        E que Deus nos proteja.
        Mas, com o Digão em campo, e – ainda pior – com a braçadeira de capitão, sei não, cara !
        Sei não !

  26. O que esperar?
    Neste ano de 2019, essa resposta começou a ser dada quando, o estúpido vice alguma coisa, resolveu falar merda em público sobre jogadores e comissão. Foi além, demitiu um cara que conseguia fazer alguns cabeças de bagre, jogar um arremedo de futebol, que para alguns era improdutivo e sem sentido – claro, nunca souberam a diferença enter jogar bola e jogar futebol -, mas para outros era o esboço de um time de futebol.
    Agora a pergunta é: O que esperar?
    Mantendo esse escorregadio treinador a resposta é: Com ele 00, as séries B, C e D, são o destino. É em uma dessas séries inferiores, que o Flu vai chegar, e provavelmente não vai sair mais.
    E não sairá porque lá chegará como indigente, como um barco sem leme, como uma ovelha rejeitada pela mãe.
    Com o treinador anterior a chance de ir para a série B existia sim, mas com a sua saída, o Flu perdeu uma oportunidade única, de iniciar o projeto de como jogar futebol atualmente, desde a base até o profissional.
    A incompetência, a arrogância e a prepotência, de um cara incompatível com o mundo do futebol, colocou a torcida do Flu em uma situação ridícula, a ponto do comentarista ontem falar que “tinha pena do sofrimento da torcida tricolor”.
    Não falo de resultados, me refiro ao comportamento dos jogadores em campo. Se antes do 00 o comportamento era de incompetência nas conclusões e erros no sistema defensivo, agora o comportamento é de quem está cagando e andando para tudo. Vejo um grupo indo pra campo porque são assalariados, mas sem nenhum compromisso com o treinador, vejo-os fazendo tudo sem nenhum traço de time que treina alguma coisa. Parecem estar em uma guerra surda contra o “capo” Bugsy, versão tricolor, e também contra o seu assecla mor de campo.
    O que esperar?
    É uma pergunta sem resposta agora, pois o que se vê em campo é o retrato do descaso com a torcida, através da falta de respeito e responsabilidade com os jogadores. Só lembrando que esses caras jogaram sem salário por um bom tempo, e se alguém achar normal isso, sugiro começar a trabalhar de graça a partir de agora.
    O Fluminense precisa vir a público e dizer que está tudo errado, que o presidente não é o que parece ser, que o vice é pior do que parece ser, que vai iniciar um projeto de clube de futebol, um novo período começando com uns cinco jogadores experientes e o resto, só jogadores de Xerém, ou de outros estados, mas em idade de formação, porque assim como está, vai ser só vexame.
    O que esperar?
    Um, outro, mais outro vexame, até se tornar um clubetime que será apenas uma lembrança, um grande clube, que no passado era tido como um dos 12 Grandes que disputavam títulos.
    Não há o que esperar desse conluio, que está entre o (presidente MB e seu {tutor CB}), até a ponta esquerda, passando principalmente pelo gosmento e escorregadio (coach duplo 00 – não são dois ós, são dois zeros).
    Sou Tricolor, já faz algum tempo.

    1. Pois é José Raimundo,

      Por quê essa gente faz tanta força para chegar ao poder se na hora em que é necessário não apenas não apresenta ideias novas e no momento em que os problemas precisam de soluções inovadoras aparece o vice-presidente para ressuscitar um dinossauro no comando do time ?

      ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *