Antológico!

“O gol que o Pelé tentou e não fez” já foi marcado por muitos.

Uns mais, outros menos bonitos.

Mas poucos com a plasticidade, precisão e beleza do golaço (aço) de Gustavo Scarpa.

O Rei assinaria.

Roger Flores havia sido o último jogador tricolor a ter balançado a rede de tão longa distância.

Foi no Torneio Rio-São Paulo de 2002, na derrota por 4 a 3 para o São Paulo, no Morumbi.

Desta vez, contra o novato Globo-RN, a partida era válida pela Copa do Brasil.

E como havia acontecido na Primeira Liga e no Campeonato Estadual, o Flu estreou com o pé direito.

No intervalo inferior a um mês, o time se lança em três frentes e, em todas, vai bem, obrigado.

Enfrenta o Volta Redonda, sábado, já garantido em primeiro (Abel, a exemplo do que havia feito contra o Inter, poupará os titulares), joga por um empate contra o Brasil-RS para avançar na Liga e já está na segunda fase da Copa do Brasil, quando enfrentará o vencedor de Sinop (MT) x Salgueiro (PE).

Um começo de ano acima da expectativa que vem animando o torcedor.

Contra o time potiguar, o lateral Lucas (melhor em campo), Henrique Dourado, duas vezes (ganha confiança a cada rodada), Wellington (arrebentou no primeiro tempo, ao cair pela direita) e Gustavo Scarpa (antológico) levantaram a massa tricolor em todo o Brasil.

E ainda teve pênalti desperdiçado por Sornoza, peça fundamental do time, o companheiro que Scarpa pediu a Deus.

Em que pese ter sido o segundo tiro livre desperdiçado em três dias, não fez falta.

Ainda bem!

O Flu fez o que dele se esperava e avançou com tranquilidade num 15 de fevereiro que ficará para sempre marcado na história do clube.

Não pela classificação, mas pela obra-prima de Scarpa.

Surpreendam-nos mais!

***

16729433_1143356385774187_8975383392575933479_n

Cerca de 100 milhões de galinhas, no Brasil, são torturadas por suas vidas inteiras em gaiolas minúsculas, nas quais elas não podem sequer andar ou bater suas asas completamente. E os ovos botados por elas são vendidos de forma altamente questionável pelos supermercados do Grupo Pão de Açúcar (PDA), com o nome de Qualitá, fazendo uma referência à qualidade.

Acesse o site da campanha www.torturadopaodeacucar.com.br e peça que o Grupo Pão de Açúcar – maior varejista do Brasil e dono das redes Extra, Assaí e Pão de Açúcar – pare de vender ovos de galinhas engaioladas.

É só clicar: https://www.torturadopaodeacucar.com.br/

***

“Você conhece o coração de um homem já na forma como ele trata os animais.” [Immanuel Kant]

_____________________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

115 thoughts on “Antológico!

  1. STT.
    Descendo a rua que eu moro em direção ao Bar do Hilário, que frequento normalmente nos finais de semana, evidentemente que começa nas sextas feiras. Ouço vindo das árvores, cantos familiares de pinta-silvos, pardais, rolinhas e até sabiás, por ter muitas árvores frutíferas a muito plantadas. Chegando ao bar do amigo botafoguense, vou logo pedindo uma gelada, na verdade, estupidamente gelada, um dos motivos de frequentar especificamente este bar. Já acomodado em uma mesa estrategicamente posicionada de frente para a rua, observando as pessoas passarem no vai e vem. Me refresco de um gole e depois estupefato, me vejo estalando a língua de um inenarrável prazer etílico. A manhã ensolarada e quente de um verão escaldante é um convite para a inebriante luxúria. Olhando para a rua, vejo passar muitos Tricolores com seus mantos sagrados tendo os rostos iluminados de felicidades, ou melhor, rindo a toa, não é por menos, estamos invicto no Carioca! No meio da prosa com alguns conhecidos, claro que a conversa era sobre futebol, peço alguns petisco para deixar a cerveja ainda mais saborosa, nada que me impeça de devorar o prato do almoço. Eis que de repente, chegou um nobre tricolor, amigo de longa data me perguntando: – E aí Franco, bom dia, tudo bem? Como vai ser o jogo de hoje? Sinto muito nobres Tricolores, fica para depois.
    Saudações Tricolores.

  2. Pois é pessoal, vamos falar seriamente.

    Justiça, hoje, no Brasil, está meio atordoada, parece que certas situações bizarras que ocorreram recentemente, exigiram muito dos seus membros, e eles começaram complicar certos casos e a bater pino. .
    Agora, a justiça começa a tramar para extinguir o futebol no Brasil de vez, pois acaba de determinar que os jogos não tenham mais torcedores das duas equipes litigantes juntos, por conseguinte, torcidas de outros clubes também não poderão, e esse ato de insanidade, prova que o poder público, nos seus três poderes, estão de cócoras para bandidos de todas as espécies.

    Mas será até muito fácil burlar essa determinação esdrúxula, pois os torcedores dos dois times podem ir com roupas normais, e ninguém poderá dizer para que time eles torcem.

    Brincadeira isso. Então perderam a guerra para os fora da lei, e os que gostam de ver futebol simplesmente, sem baderna, não poderão ir aos jogos, só quando os doutores deixarem. .

    Os clubes têm que tomar decisões rápidas e peitarem isso, e, como sempre, é o contestado Eurico quem bota a cara na frente e diz que seu time não entrará em campo numa situação dessas, e é bom que os outros clubes sigam a mesma ideia, e não se dobrem diante de algo desse tipo. .

    Mas, tem mais. Um juiz quer que o Estado indenize um preso por ele estar tendo a sua dignidade violentada, dentro de uma sela em más condições, e essa moda pode pegar.
    Por que não? Neste país, onde jogaram a ordem e a disciplina no lixo, isso pode pegar mesmo.
    (17/02 – 22: 20 hs)
    uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    1. Verdade Paulo, vivemos num país onde há a inversão de papéis dos 3 poderes e esse caso da proibição das torcidas em clássicos é só mais um exemplo a quanto andas a administração do nosso Brasil.

      ST

  3. Tenho duas situações que quero tratar aqui.

    Ainda não vi nenhuma reportagem a respeito de que nessa partida do Flu contra o voltaço, seja a de salvação do vasquim para “colaborar” na sua passagem para a semi-final da Taça Guanabara igual foi aquela mesma situação vivida pelo nosso Tricolor de forma inversa na competição em 2012!

    Chego a crer ser desnecessário partir para a discussão acerca desse assunto.

    O que interessa mesmo é saber a quanto andas sim é o time reserva do Fluminense que aí sim concordo com o Abel em utilizar desse expediente como essa partida.

    Primeiro para as avaliações de outros jogadores como o Marcos, Derlan e o Richarlison como está mesmo com a decepção da desclassificação da Seleção sub-20 e esse disse-me-disse do empresário dele.

    Segundo que o Abel deve ter aprendido é que escale sim o time reserva em partidas nesse nível contra o voltaço, por exemplo.

  4. Da série ” O tempo é o Senhor da Razão ” :

    ” Jornalista e escritor, Peninha terá de pagar R$ 15 mil ao Fluminense a título de indenização por danos morais.
    No programa Extraordinários SporTV, em 2015, Peninha chamou o Fluminense de “clube mais mau caráter do Brasil” ao comentar a contratação de Ronaldinho Gaúcho, jogador também chamado por ele de “mau caráter”.
    Por isso, o clube o processou e venceu a ação na Justiça em primeira instância.”
    Fonte : NetFlu.

    1. Penso eu Amaury que caso o Fluminense ganhe a causa, sugeriria ao Abad que essa indenização seja investida num bem público lá na Cidade de Deus e assim tentar aproximar mais aquela comunidade ao dia-a-dia do CT que está localizado na região.

      ST

    2. Amaury, quantas vezes li aqui no blog que a direção era frouxa e nada fazia para defender o Fluminense! Ah, duvido que Nando e seus miquinhos tenham coragem de repercutir o fato. rsrsr Mas, tem nada não. Vamos detonar os velhinhos de Bacaxá. ST

  5. Caros,

    Foi golaço!!!!!

    Chutar do local onde o Scarpa chutou, com consciência do que buscava fazer, e a bola entrar onde entrou, de forma que mesmo melhor um pouco posicionado o goleiro teria dificuldades em fazer a defesa, é para poucos.

    Não há como deixar de distinguir um cruzamento que acaba entrando, de uma bola chutada e que entra de forma espetacular no gol.

    Até quem joga pelada sabe disso.

    ST

  6. Impressive! Não apenas o gol espetacular do Scarpa, que até a FIFA reconheceu, mas constatar que, depois de dar uma rápida olhada no blog, o nosso querido ‘velho guerreiro’ continua dando ‘buzinadas’ nos comentários alheios rsrsrs… e não é que tem tudo a ver. Parece ser uma boa pessoa, mas é chato pra carvalho…
    Oni, amiguinho, já estava rindo muito com um certo comentário do meu amigo Tim, mas depois dessa daí, não tem como não gargalhar. Notável Peter Pan? Só se for o próprio escrevendo… aí tem desculpa…
    Enquanto isso, fiquei impressionado com a carga tributária dos confetes e serpentinas… vamos com calma, amiguinhos…
    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1401359-EI6579,00-Camisinha+e+menos+tributado+que+confete.html

  7. Quarta-Feira, 15/02 – 18: 54 hs, poucos momentos antes do Flu encarar o Globo, eu escrevi algo sobre jornalistas falarem algumas besteiras hoje, e que torcedores vão muito no que eles dizem, e citei o caso em que eles ficam extasiados com certas jogadas que veem algum jogador fazer, e parece até que eu estava antevendo que o Scarpa faria aquele gol, lá de trás da divisória, e que realmente causou frenesi na mídia esportiva e em vários torcedores.

    Eu continuo dizendo que esse tipo de gol não tem nada de genial, e quem o faz não tem nada de diferenciado, como quem faz um gol olímpico autêntico, desses em que a bola passa por cima de todos, do goleiro, dá uma queda e entra no canto oposto a quem bateu o escanteio, porque são casos fortuitos, e qualquer jogador, mesmo medíocre de carteirinha, pode fazer isso.

    Quem viu o DVD do Negão, Pelé Eterno, viu golaços que ele fez, muitos daqueles, hoje, concorreriam ao prêmio, e com grande chance de ganhar, mas não se vê nenhum desse tipo que ele até tentou, em 1970, e assombrou o mundo até por ser quem era.
    Outros grandes craques também nunca marcaram esse tipo de gol, e nem sei se Maradona conseguiu.

    O Scarpa, ao pegar aquela bola, ele tinha uns cinco adversários para encarar se tivesse ido para dentro deles e conseguido deixar todos para trás, driblando o goleiro e marcando, e aí teria que concorrer ao prêmio Puskas, sim, porque uma jogada desse tipo demonstra que o jogador teve intenção e competência para fazê-la.

    Mas ninguém pense que eu esteja aborrecido com o gol do Scarpa e desdenhando dele, não.
    Tomara que ele comece a fazer vários desses, principalmente quando o time adversário estiver trancado, e o nosso ataque perdendo gols incríveis, como perdeu contra o Vasco, quando poderia ter feito mais uns três para matar logo aquele jogo contra um adversário enjoado.
    Que ele faça vários daqui para frente.
    (17/02 – 15: 35 hs)
    hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

      1. Aproveita e aprende. Deixa de ser turrão! O Scarpa na atualidade é um dos grandes jogadores do nosso futebol. E antes que esqueça o Rick mandou lembrança. ST

          1. FLU/TO, já deu para notar que você tem sérios problema com MERITOCRACIA! Até o Pelé elogia a qualidade do Scarpa e projeta um belo futuro para o jogador. E você continua rabugento. Já o Peter, preferiu sair do conforto do torcedor corneteiro, botou a cara na tela. Foi um grande presidente. Esse time do Flu foi montado por ele.

  8. Nando, sugiro ler o texto abaixo. Excelente oportunidade para você amiguinho fazer uma reflexão com relação a gestão do notável Peter Siensem. Ah, leia também o diagnostico apresentado pelo banco Itaú. Eles disseram que o Fluzão adm/financ está redondinho e com os pés no chão rumo a eternidade. (SEM A GRANA DO PATROCINADOR!)
    Há 13 anos que Fluminense não tem início de temporada tão bom
    Em 2004, time de Roger, Ramon, Edmundo e Romário teve início tão animador quanto
    Apesar dos números similares, há diferenças importantes no comparativo das duas equipes. O ano de 2004 foi o primeiro da parceria Flu/Unimed que houve um investimento pesado, com as contratações de Ramon, Roger e Edmundo, que se juntaram a Romário e formaram o “quadrado mágico”, que acabou não dando certo.
    No time de 13 anos atrás, a base não tinha tanto espaço. Os jogadores que conseguiram mais oportuniades foram o lateral-esquerdo Júnior César e o zagueiro Rodolfo, titulares,. Diego, ainda sem o Souza no sobrenome, entrava esporadicamente. O atacante Marcelo “Mariola” também era utilizado.
    Neste ano, o craque tricolor é formado em casa, Gustavo Scarpa e há uma valorização maior à garotada da base como Nogueira, Léo, Douglas, Pedro e outros que fazem parte do elenco.

  9. Meus amigos, ontem o nosso dia foi muito agitado e prazeroso. Muito trabalho e a cereja do bolo foi a LAVAGEM DE ITAPUÃ! Muita gente bonita, sol, cervas geladinhas e ao fundo o exuberante mar azul esmeralda de Itapuã. De acordo com os índios “a pedra que ronca”.
    -Fred, vc, sempre atento! Desculpe-me, pelo “estupramento” fui duplamente traído: vontade de sacanear o Nando/teclado. Letras R e T são vizinhas. rsrsr – Amaury, após leitura da sua resposta ao Tim, pensei na frase:
    Similares12 (2). “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lc 23, 34). Pe. Airton Freire, Livro “Sete Palavras”. Há muitos que não sabem nem o que dizer, … – O que você acha?
    -Ramires Rodrigues, Lucas, Orejuela e Sornoza NÃO estavam no grupo do Flu em 2016. O resto estavam. Dos 11 que entram em campo tínhamos 8., quase 90%. Sem dúvida faltou o trabalho do treinador. Péssimo custo beneficio! (nessa o notável Peter Siemsen ficou devendo) Lembre-se que o Léo Pelé foi liberado pelo Levir para ser emprestado. Quanto a conversa do Abel com Levir, foi largamente noticiado que vários jogadores não ficariam para 2017. Entre eles os dois Henriques. A gestão anterior cuidou para que todo o plantel recebessem os salários em dia. Não tivemos problemas em campo por falta de pagamento. Importante ressaltar que o grupo de jogadores do FLU, que hoje nos tem dado alegrias foi montado pela gestão passada e que a gestão atual é uma extensão da vitoriosa gestão passada. Em treis anos mostramos que somos capazes de caminhar com as nossas próprias pernas, nos últimos sete campeonato brasileiro conquistamos DUAS VEZES, conquista a Primeira Liga e tb conquistamos um regional. Ramires, se todos que antecederam a gestão passada tivessem a mesma performance quantos títulos teríamos conquistados?
    -FLU/TO, que coisa feia! Rapaz cadê a maturidade? sempre que falta argumento você apela. Cara, já avisei: faltou argumento passa no posto ypiranga. Lembranças a Rick e Scarpa lí que ambos valem quase 100 milhões. Agora, FLU/TO imagine se fossem bons de bola? ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *