Alívio

Ao vencer um adversário direto fora de casa, o Fluminense minimizou o estrago provocado nas rodadas passadas, quando foi batido no Maracanã por CSA e Avaí.
 
Além de ter ganho do Fortaleza, o time ainda contou com as derrotas de Vasco e Goiás (ambas em seus domínios), concorrentes que também deverão brigar até o fim pela permanência na Série A.
 
No Ceará, o time suportou a pressão inicial do Leão do Nordeste, muito pela excelente atuação de Muriel, até que também passasse a ameaçar o goleiro Felipe Alves.
 
Wellington Nem (duas vezes), Yony González e João Pedro, que marcaria no fim o gol da vitória, desperdiçaram gols dos chamados imperdíveis, fazendo o torcedor lembrar a razão dos dois últimos vexames.
 
O importante triunfo, contudo, deverá ter poder cicatrizador, para o elenco recuperar a confiança abalada e recolocar os nervos em ordem.
 
Terça-feira, o Fluminense reencontrará Mano Menezes, agora dirigindo o atual campeão brasileiro. O prejuízo tricolor, porém, é tão grande que nem mesmo se vencer esta partida atrasada, em São Paulo, a equipe terá pontuação superior à do Z4.
 
Além de acumular mais pontos, a manutenção da invencibilidade contra o treinador na temporada trará ainda mais tranquilidade ao ambiente, com vistas à difícil caminhada que terá até dezembro.
 
É tempo só de olhar pra frente.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

107 thoughts on “Alívio

  1. O Cruzeiro de 2019 parece o Fluminense dos anos finais da UNIMED.

    E a dupla dinâmica ainda está fazendo planos de trazer de volta Fred e Thiago Neves.

    Estão com saudade do “sindicato”…

    E os líderes sindicais bem mais velhos…

    ST

    1. O plano do MB/CB, entendo que tem retorno do caixa dois. Mas o desejo doentio de alguns, pela dupla Fred/Neves só é compreensível, pelo aspecto da carência afetiva.

  2. Discordo de quem diz q o Flu precisa de 10 vitórias para escapar…se for isso, será dificílimo. Mas é quase impossível q o clube só vença ou perca todos os jogos até o final do campeonato. Na minha opinião, 8 vitórias devem ser suficientes, com mais uns 5 ou 6 empates. É uma possibilidade muito mais realista, confortante e factível.
    Um matemático disse no UOL que, talvez 42 pontos possam ser suficientes para escapar…tomara. Eu tô acreditando em 44 pontos.

    P.S.: Cebolinha destroçando mais um… como joga bola esse cara.

    1. É mais ou menos por aí, Nando. Ninguém foi rebaixado com 11 vitórias, se quiser, pode conferir.
      Tô nem aí para OO, MB, CB, Netflu, Explosão Tricolor etc, meu compromisso é com o Fluminense.
      Obrigado Digão!

        1. É verdade, Junior… acho que Oni quis dizer ‘ninguém foi rebaixado com 12 vitórias’. Ano passado o Sport caiu com 11 vitórias e fiasco e ceará escaparam com 10. É muito relativo…

    2. Nando,
      08 vitórias – 24 pontos
      06 empates – 06 pontos
      Total – 30 pontos

      10 vitórias – 30 pontos.

      Discordas do que então?!!??

      São os mesmos 30 pontos.
      Para de ser meticuloso.

      Discorda então, de uma tese mais plausível de discussão, quando quiseres ser do contra.

  3. Cruzeiro perdendo de 1 x 3 em casa para o Grêmio. Goiás perdeu em casa para o Palmeiras 1×2. Vasco perdeu em casa para o Bahia 0x2. Avaí perdeu em casa (BSB) para o Flamengo 0x3.
    Acho que a sorte começa a nos favorecer. Que continue assim até dezembro.

  4. Pois é.

    Ganhou de um a zero ontem, fez um gol quase no fim do jogo ao invés de tomar como vinha acontecendo, tomara que passe a ser assim, num jogo em que o duelo foi pau a pau, mas, em dados momentos, os nossos ficavam vendo a defesa deles, três ou quatro caras, tocando bola, olhando e escolhendo para quem passar, e os nossos iam dando ré, dando ré, e só iam para o combate quase na entrada da nossa área.

    Nem precisa ser técnico de futebol para saber que – se o time está levando sufoco de um adversário qualquer, aquela bola não sai dali causando aflição – quando esse diabo dessa bola for aliviada e for parar lá na defesa do inimigo, todos têm que sair voando de trás até à linha divisória, os mais à frente cercam os caras, ninguém pode levar drible de cego nem fazer flatas burras, e, numa dessas, há grandes chances de se fazer gols.

    Outra jogada de grande chances de gol é essa que que o time sai rápido com dois ou três e pega a defesa adversária meio aberta, e que ela cede um lateral. O caras têm que treinar para bater isso rapidamente em que dois corram lá para linha de fundo recebam, e possam atrasar para o que venha de trás. Eles chegam, pegam a bola, passam a camisa nela, respiram, a defesa adversária já se fechou, e querem joga-la na marca do pênalti. Nem creio que a regra impeça de fazer isso no corner.

    Há gente que senta o pau no Gilberto, que ele não faz isto nem aquilo. Ontem, era só notar que ele ia ao ataque, mas, quando tocavam uma nas costas dele, havia um enorme terreno vazio que os nossos não vigiavam, e era ele que tinha que voltar voando para lá. Eu vejo o Caio Henrique muito mais bem assessorado lá pelo seu lado do que o Gilberto .

    Sobre o Airton, enquanto teve gás, esteve bem, é um cara que sabe marcar, sabe como se aproximar do adversário. Ele, com o Bruno Silva podiam, muito bem, jogar ali naquela zona, se o departamento médico os tivesse colocado cem por cento, porque esse negócio de idade não influencia muito hoje, e é só ver que trouxeram Nenê para o meio-campo.

    Mas é aquele negócio: neste blog fecham questão para mandar os lixos do Flu embora, vários já foram, querem mandar o Digão, e, na semana passada, foi o Bruno Silva, que chegou e já entrou no time do Inter ontem, e , mesmo, ainda sem ritmo, jogou todo o primeiro tempo e parte do segundo, leve e solto, correndo e tocando bolas certinhas.

    Ai, eu fico pensando por que outros clubes gostam de frequentar brechó no Flu, mandam fuçar nas caixas de lixo lá e têm encontrado objetos que lhes servem, mas que uma “douta comissão de modernização” do TG manda descartar.
    (08/09)
    ##########################################

    1. Hahaha PCA, show o último parágrafo. A maioria que opinam aqui, tão mais por fora que bunda de índio! Sabem nada inocentes.

        1. Você tá fora, Tinho. Você é elo da corrente. A nossa observação não te alcança, parceiro.
          Mais uma vez… obrigado Digão.

          1. Somos todos Fluminense, Nini.
            Todos queremos ver Fluminense jogando bem.
            Cada um a seu modo.
            Todos aqui têm razão.
            Mas, que tem muita baranga ali, isso tem!
            Um, dois três, o Mano é freguês!
            Vence o Fluminense

    2. PCA, o DM do Fluzão NUNCA recuperou ninguem, ninguem mesmo,
      aquilo é um sindicato de charlatães. Desempenho profissional ridiculo,
      tirando o Filé, o resto é puro osso.

      Em tempo, PCA
      não adianta o Fluzão vencer se aquela turma do hipoglós, depois de uma vitoria, sai pra ‘comemorar’ e usa do mesmo jeito.

  5. Vitória importante para melhorar o ambiente e injetar ânimo no grupo de jogadores para a difícil missão da permanência na série A. Grande partida do Muriel, provando que time tem que ter goleiro. Ao vê-lo fazendo aquelas defesas lembrei dos seus antecessores (Rodolfo e Agenor) e quantos gols e derrotas poderíamos ter evitado se ele estivesse no time desde o início do campeonato.

    Ainda há muito caminho a percorrer e a luta contra o rebaixamento promete ser dura, com varios times brigando (Flu, Vasco, Goiás, Fortaleza, Avaí, CSA, Cruzeiro,Ceará, Chapecoense), portanto, cada jogo conta muito. O importante é ir somando o maior número de pontos sempre que entrar em campo. Não podemos mais perder pontos irrecuperáveis, tipo as derrotas diante do Avaí e CSA em pleno Maracanã. Só aí foram 6 pontos diretos para o lixo, isso não pode mais acontecer se o Flu quiser jogar a série A em 2020.

    Gostei da volta do Gilberto pois produz muito mais que o inofensivo Igor Julião, que chegava na lateral e tocava a bola para trás. Mesmo não gostando do jogador em si, a entrada do Aírton foi importante para proteger a zaga, ponto mais vulnerável da equipe. É bom ter um “cão de guarda” para reforçar o frágil sistema defensivo tricolor, o calcanhar de Aquiles do time nessa temporada. Sei que não temos grana mas seria providencial a chegada de um novo zagueiro para suprir a lesão do Mateus Ferraz. Segurar o rojão somente com Frazan, Nino e Digão é muito pouco além de extremamente arriscado.

    Terça teremos uma dificílima partida diante de um Palmeiras que também busca reabilitação. Estádio cheio, treinador novo e time melhor, diante dessas circunstâncias, penso que se conseguirmos um ponto lá já terá sido bom negócio. O que não pode acontecer, de maneira alguma, é levarmos uma goleada humilhante pois isso abalaria, ainda mais, o já instável lado emocional do grupo. Temos que nos defender com competência e tentarmos a vitória no contra-ataque, afinal, não temos time para encarar os caras de igual para igual. Vamos torcer !

    1. Não que eu ache bons nossos zagueiros, mas eles não são piores do que a maioria dos que jogam na série A.

      O nosso problema sempre foi o sistema defensivo, em que o papel do meio-campo e mesmo do primeiro combate, dado pelos atacantes, é fundamental.

      Ainda com Diniz estava claro pra mim que o meio-campo com os lentos Ganso e Daniel não conseguia fazer a recomposição a tempo, deixando os zagueiros expostos demais.

      O problema está longe de ser resolvido, ainda mais com Nenê, que não tem fôlego pra ir e voltar.

      Como disse no comentário abaixo, essa vitória valeu ouro, mas o time não jogou bem mais uma vez.

      Não dá pra contar só com a sorte pra sair desse buraco.

      ST

      1. A essa altura da situação eu nem me importo mais com o time jogar mal, desde que ganhe os pontos. Com o Diniz o time finalizava 30 vezes e tinha 75 % de posse de bola mas perdia de todo mundo no Brasileirão. A posição do Flu na tabela pede pontos, mesmo que eles tenham que vir jogando mal.

        Concordo com você ao dizer que o meio de campo precisa ajudar na marcação, para não sobrecarregar lá atrás, mas o nosso não marca. Daniel não estava bem a muito tempo e demorou a ser sacado do time e Ganso nunca marcou ninguém na vida. Não esperemos dele velocidade nem correria pois isso ele não vai entregar. Vai ser sempre aquele futebol sonolento e aquela cara de chuchu. No entanto, faz bons lançamentos, quando pinta inspiração , mesmo que por poucos minutos.

        A sorte vale se você também fizer a sua parte e isso o Flu não vem fazendo. É um time que falha demais na defesa e toma muitos gols, sem falar na quantidade absurda de gols que perde. Toda hora tem adversário subindo livre dentro da área tricolor. Por isso falei da contratação de um zagueiro que possa, em tese, suprir a lesão do Ferraz, que era o nosso melhor homem da defesa. Quando ele se machucou, o Flu começou a ser vazado todo santo jogo. Digão, pelo que vem falhando, já deveria estar no banco de reservas e Nino e Frazan são pouco para aguentar um 2 turno inteiro.

        ST

  6. Agora em entrevista o O2 tá se achando porque conseguimos uma vitória graças ao Muriel o Cruel que pegou até vento.
    Estou feliz com a vitória mas não me iludo, nosso setor defensivo continua uma baba, toda bola parada é um Deus nos acuda.
    Speed e Caio Henrique parece que esqueceram seu futebol em algum lugar do passado.
    Bola parada é treinamento, tanto defensivo quanto ofensivo, sofremos na defesa e não somos efetivos no ataque.
    Aquela bola que o Welington Paulista poderia ter dominado mas até ele não acreditou que estava só e tentou o passe de cabeça, é resultado de um erro de posicionamento infantil.
    Se não corrigir isso, vamos continuar sofrendo gols em todas as partidas.

  7. Ultimamente tenho percebido que alguns participantes do blog não tem aparecido nos últimos tempos como o Ricolor, Zanith, Tadeu e por que não falar do JG.

    Espero que apareçam para abrilhantar ainda mais os debates sobre o nosso tricolor.

    1. Ô Wash!

      Eu não sumi não, estou firme e forte! Só que não tenho tempo para postar comentários devido ao cansaço do trabalho, mas abandonar o blog do Garcez nunca!

      Até que enfim uma vitória do Fluminense. Aleluia!

      Abraços e ST!

  8. Ao ver o W. Nem na partida, creio que o futebol dele tem de melhorar muito em relação aquele de 2011 e 2012 que partia para cima do adversário ali no canto do ataque e proporcionou boas jogadas.

    Ele atuando no futebol da Ucrânia pode ter perdido essa característica.

    Nunca foi bom finalizador e perdeu um gol feito no primeiro tempo.

    Espero que ele se encontre em campo para puxar a marcação e assim aumentar as chances de gol do Fluminense.

    E falar do gol do JP que há a algum tempo estava sem marcar e os tentos que vier a fazer, certamente vão ainda ajudar o Fluminense da zona perigosa antes dele ir embora para a Inglaterra.

  9. Não resta dúvidas que o mais importante foi uma vitória contra um adversário direto.

    Muriel fazendo defesas fechando o gol diferente de outros goleiros do Fluminense que ficavam debaixo das traves e caiam para trás.

    Observei muitos erros de passes e algumas displicências nas finalizações a gol.

    Fazer um parêntese importante,

    Outra partida que o juiz favorece o adversário.

    1 – Não assinalou falta clara próximo a grande área numa disputa que o João Pedro foi empurrado pelo zagueiro e o juiz disse que não foi nada!.

    2 – Anular o gol do João Pedro e nem consulta ao VAR fez para assinalar impedimento. Um gol anulado ao meu ver que foi legal e que pode fazer falta em critério de desempate.

    Não entendi o Osvaldo mexer no time onde o Nenê já não tinha mais pernas e o time anda perdendo gols feito. Isso tem que ser revertido.

    Jogo contra o Palmeiras muito difícil. Um empate não deixa de ser um bom resultado.

    Se o Osvaldo quiser manter seu emprego, escalava o Yuri como volante que o Aírton, bem é o Aírton.

    O Nenê poderia entrar no decorrer da partida que pela idade já mostrou que não tem mais físico para dar velocidade no meio campo.

    Rodada que teve empate do Ceará e derrotas do Vasco e Avaí. Ótimos resultados e que também diminui a diferença em relação ao pelotão de cima.

  10. Parabéns ao OO que escalou o time considerado o melhor e não mudou, acreditou, confiou e o grupo correu e correspondeu.
    Substituir por pressão da torcida não agrega valor algum. Às vezes um bom jogador que está jogando mal desencanta e resolve a parada.
    Uma ótima decisão, na minha opinião.
    Finalmente temos um bom goleiro, pra compensar falhas da defesa enquanto não forem corrigidas. Muriel o Cruel como disse alguém.
    O coletivo prevaleceu sobre o individual e foi por isso que ganhamos com uma bola na trave e um segundo gol ainda que anulado.
    Esse grupo tem de aprender a jogar junto e quando um ou outro jogar mal os outros compensam, jogam por quem não está bem, e assim formam um espírito de corpo.
    Já vou comprar meu ingresso pro jogo contra o Palmeiras. Mano é freguês, vamos ganhar e virar o turno fora ou quase fora do Z4.

  11. Convite!
    Ganso e Nenê convidam o amiguinho Nando e seus Miquinhos, para empurrar uma bolinha. Ah! Não sabem jogar futebol? Sem problemas… deixa com os dois, eles resolvem. Sabe o pq? pq, jogam muita bola.

  12. Ao pai Nando de Saquarema!
    Amiguinho, fique tranquilo! Dívida quitada! Agora, são 16 jogos entre Fluminense e Fortaleza, com 6 vitórias para Flu e Fortaleza, e 4 empates.

    1. Oni, não tem idéia de como fiquei satisfeito com essa vitoria…mas sem confetes e serpentinas, amiguinho. Coloca na conta do ‘Muroel’ (lembra?).
      Estou ali viado… só isso. Ainda falta muita coisa…e os caras continuam perdendo muitos gols.

      1. Tem razão em parte, Nando. Coloco a nossa vitória, na conta de todo sistema defensivo! Inclusive, o gol que fizemos. Pois, o JP, o Nem, perderam muitos gols.

  13. Ter vencido o Fortaleza foi fundamental, porque era a única das três partidas faltantes na qual tínhamos condições de obter os três pontos.

    Ganhamos sem jogar nada, com Muriel fazendo milagre e OO mais uma vez inepto.

    Ótimo, mas é preciso melhorar muito porque não dá pra conquistar 30 pontos só à base de cagada.

    ST

  14. Tá vendo só, amigo PCA ?
    Hoje, o Digão acabou com o jogo. Foi só ter lido meu refrão que ele teve atuação de monstro.
    Ão, ão, ão,
    Digão é seleção !

    Muriel, nosso grande goleiro, teve uma atuação de Castilho nos bons tempos.
    Nosso time ainda não havia começado a jogar, e alí pelos 5 minutos o Muriel já havia protagonizado três verdadeiros milagres.
    Goleiro que ataca o lance.
    Goleiro que ataca a bola.
    Diferentemente dos que o antecederam, que adoravam ” cair para trás, sentados, dentro do gol, olhando a bola que entrava e chegava às redes “.
    Agora sim, temos goleiro.

    Tirante aqueles quatro minutos iniciais, ficou a impressão de que o OO já começa a acertar a defesa.
    Dia de alegria.
    Parabéns, turminha !

    1. Com relação ao Digão. Eu já sabia!
      Obrigado Digão!
      Sou otimista e paciente de plantão! Antes da última rodada os nossos atacantes vão acabar com o jogo!
      Mais uma vez… obrigado a todo sistema defensivo do Fluminense, tem que defender e ajudar significativamente o ataque! Não levamos gol, mas continuamos na zona perigosa.

        1. Faltam 30 pontos, e não necessáriamente 10 vitórias, caro Jota.

          Sim, porque isso implicaria em estarmos admitindo 11 derrotas nos demais jogos.
          E um time que perde 11 em 21, não ganhará os outros 10 destes mesmos 21.
          Assim, que tal (?) :

          7 vitórias = 21 pontos.
          9 empates = 9 pontos.
          5 inevitáveis derrotas.
          9+21 = 30 pontos.

          Ou então, 6 vitórias = 18 pontos.
          12 empates = 12 pontos
          3 inevitáveis derrotas.

          Não é negativismo, meu caro, mas acho que este time precisa – sim – considerar suas deficiências e/ou dificuldades nas contas para ‘fugir de lá’.
          Em suma, acho que temos condições de conquistar 7 vitórias e 9 empates.

    1. Ué! Na minha televisão, tá passando isso não, Haguiar. Tá passando é Digão é Ganso é Nenê e cia, batendo um bolão.
      Fluzão 1 a 0.

  15. Caros,

    Vitória importantíssima que trás um pouco de calma e força para continuar, porque ainda faltam pelo menos mais seis, e com alguns empates. E não interessa se foi com bom ou mal futebol, interessa que são mais três pontos.

    Bola muito dentro a contratação deste Muriel!

    SDs T

  16. Fortaleza 0 x 1 Fluminense – 03 pontos.
    Parabéns! Fluminense.
    Parabéns! Muriel.
    Parabéns! a todos os jogadores.
    Parabéns! torcida tricolor.
    Vamos torcer por mais vitórias. Umas 9 ou 10 serão suficientes.

  17. Vitória importantíssima.
    Mérito total do Muriel.
    Nem adianta mencionar que o time não foi bem, o que está valendo a partir de agora são oa 3 pontos.
    ST

    1. É o tipo de vitória que ajuda muito nesses momentos Andrei.

      Se o time conseguir pontuar nas 3 partidas fora de casa, as chances são grandes de sair do Z4.

      ST.

        1. Pois é, Nando!
          Vc viu como o OO trabalhou o nosso sistema defensivo? Cretino com todas as letras! Viu a entrevista do cretino?
          Nando, q sufoco!
          Hoje, a sorte nos acompanhou! E o garoto de 100 milhões de euros?; será que vai aparecer alguém querendo cobrir a grana dos ingleses? O MB, quando entrou disse que ia fazer isso.

  18. Somos mais candidatos a rebaixamento que o Fortaleza. Nene veio do vasco para nos rebaixar. Comentário aos 22 do segundo tempo. Somos fracos somos débeis . Gonzales é um entregador. Empate é ouro.

  19. Está evidente que OO armou o time para tentar não tomar gol.
    Mas está faltando muita competência no ataque. Beira o patético as finalizações de um time profissional.
    Ainda acho que o Airton está acima do peso, mas hoje não está comprometendo. Só não pode deixar ele no mano a mano com o atacante, senão o bicho pega….
    Torcendo por um segundo tempo melhor.
    ST

    1. Também gostei da atuação do Yuri Oliveira, Andrei.
      Jogou leve, marcou bem e passou muito bem a bola.
      O mais importante : assumiu o papel de ‘cão de guarda’ da zaga e não largou os dois zageiros sozinhos em momento algum.

    1. Concordo.
      Caio Henrique também esqueceu seu futebol em algum lugar e não acha mais.
      Welington Nem e JOão Pedro não podem perder gol desse jeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *